Vous êtes sur la page 1sur 3

izando prticas e conhecimentos > Projetos Pedaggicos >

Vamos brincar com as poesias?


Raquel Panise (T-10/E2A2/Md Impresso/Ciclo Bsico) TEMA: Vamos brincar com as poesias?
DURAO

MDIAS UTILIZADAS

: 10 dias : cmera digital, TV, DVD, computador.

JUSTIFICATIVA: A tecnologia foco de interesse e encanta crianas, jovens e adultos, a proposta utilizar esse recurso a favor da alfabetizao, juntamente com as poesias, que brincam com sons, usam e abusam dos trocadilhos e aproximam-se da linguagem e do jeito de ser das crianas, justificando-se por si s em um gnero textual que pode ser usado mesmo antes de saberem ler convencionalmente. Por isso, o objetivo fundamental deste projeto a de que os alunos vivenciem o papel de leitores, tambm atravs de mdias como a cmera digital, a TV, o vdeo, o DVD, o computador e a internet. Em geral, as crianas se sentem bastante atradas por este tipo de texto e muitas vezes j o conhecem por intermdio dos tipos de tecnologia citados acima, de msicas infantis, de parlendas, de outros textos da tradio oral que tm predomnio da linguagem potica. OBJETIVOS: Atravs da mdia impresa, da tv/ vdeo, apresentar esse gnero textual (poesias) para as crianas; Oferecer variedades de poesias e autores; Ler e ouvir poesias; Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros (mdia impresa); Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora; Pesquisar e escolher poesias na internet para ler e apreciar; Entrar em contato com as caractersticas do texto potico (musicalidade, ritmo, diagramao); Organizar o espao da sala de forma que as crianas sintam-se convidadas a ocupar o papel de leitoras; Ampliar o repertrio de textos que se sabe de cor; Promover interaes significativas entre as crianas nas atividades de leitura. Oferecer um variado repertrio de poemas s crianas; ESTRATGIAS: Participao em situaes em que o educador o leitor; Participao em atividades em que o educador o escriba; Participao em situaes em que os alunos so os leitores, ainda que no convencionalmente; Caractersticas, recursos e interao com textos poticos; Valorizao da leitura como fonte de prazer; Observao e manuseio de materiais impressos, como livros e textos, e de vdeos de sarais de poesias retirados da internet.

Pesquisas de poesias na internet. Gravao do sarau de poesias.

DESENVOLVIMENTO: 1 DIA Apresentao do projeto e da situao comunicativa que finalizar o projeto: a confeco de um livro com poesias e apresentao de um sarau de poesias. Roda de conversa: oferecer vrios livros de poesia e fazer a leitura de algumas delas. 2 Dia Organizar com as crianas a biblioteca da sala com estes livros para ficarem permanentemente expostos. 3 DIA Leitura de uma poesia feita pelo professor. Escrita coletiva (professor escriba) de um bilhete destinado aos pais, explicando o projeto que desenvolvero e solicitando a ajuda para pesquisa na internet de uma poesia conhecida, que gostem, para a confeco do livro e a escolha de uma para a apresentao do sarau. 4 DIA Leitura de uma poesia contida em um dos livros da biblioteca da prpria sala. Socializao das poesias trazidas pelas crianas e escolha de uma delas para leitura compartilhada. 4 DIA Realizar a leitura da poesia escolhida pelas crianas garantindo que cada uma tenha o texto impresso e possa acompanhar a leitura. Ilustrao individual sobre a poesia. 5 DIA Ler uma poesia com rima e conversar com as crianas sobre a possibilidade de troca de algumas palavras por outras. Deixar o texto exposto na sala, em um lugar onde possam ler diariamente. 6 DIA Produo de uma poesia (poesia) coletiva (professor escriba) pelas crianas. 7 DIA Organizar com as crianas as poesias enviadas pelos pais, para xerocopiar e organizar uma coletnea para confeco do livro (cada criana ter seu exemplar!). 8 DIA Mostrar o livro organizado com as poesias enviadas pelos pais e com aquela que eles produziram coletivamente durante o projeto para as turmas da escola. Combinar que um livro pertencer ao grupo e ficar na biblioteca da sala e entregar uma cpia para as turmas visitadas. 9 Dia Ensaio para a apresentao da poesia pesquisada na internet, cada criana apresentar a poesia que pesquisou com os pais. 10 Dia: Apresentao do sarau de poesias. AVALIAO: Ser diria e continua. PRODUTO FINAL: Gravao do sarau em DVD.

SUGESTO DE SAITE PARA PESQUISAS: Google, Portal do Professor e revista Nova Escola. SUGESTES DE LIVROS DE POESIAS A poesia um pulga, Sylvia Orthof, Atual. Antologia potica de Manuel Bandeira, Martins Fontes. Berimbau e outros poemas, Manuel Bandeira, Nova Fronteira. Colombo, saudades e caracis, Fernando Pessoa, FTD. Di-versos hebraicos e Di-versos russos, trad. Tatiana Balinky, Scipione. L com cr, Jos Paulo Paes, tica. O nariz de vidro, Mrio Quintana, Moderna. Ou isto ou aquilo, Ceclia Meireles, Nova Fronteira. Poemas malandrinhos, Almir Correa, Atual. Poemas para a infncia, Henriqueta Lisboa, Ediouro. Poemas para brincar, Jos Paulo Paes, tica. Rimas no Pas das Maravilhas, Jos Paulo Paes, tica.

Vous aimerez peut-être aussi