Vous êtes sur la page 1sur 3

Ato Institucional Nmero Cinco

O Ato Institucional N5 ou AI-5 foi o quinto de uma srie de decretos emitidos pelo regime militar brasileiro nos anos seguintes ao Golpe Civil-Militar de 1964 no Brasil. O AI-5 sobrepondo-se Constituio de 24 de janeiro de 1967, bem como s constituies estaduais, dava poderes extraordinrios ao Presidente da Repblica e suspendia vrias garantias constitucionais. Redigido pelo ministro da justia Lus Antnio da Gama e Silva em 13 de dezembro de 1968, entrou em vigor durante o governo do ento presidente Artur da Costa e Silva, o ato veio em represlia deciso da Cmara dos Deputados, que se negara a conceder licena para que o deputado Mrcio Moreira Alves fosse processado por um discurso onde questionava at quando o Exrcito abrigaria torturadores ("Quando no ser o Exrcito um valhacouto de torturadores?"2 ) e pedindo ao povo brasileiro que boicotasse as festividades do dia 7 de setembro. Mas o decreto tambm vinha na esteira de aes e declaraes pelas quais a classe poltica fortaleceu a chamada linha dura do regime militar. O Ato Institucional Nmero Cinco, ou AI-5, foi o instrumento que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira consequncia foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano.

Principais determinaes do AI-5


Pelo artigo 2 do AI-5, o Presidente da Repblica podia decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Cmaras de Vereadores, que s voltariam a funcionar quando o Presidente os convocasse. Durante o recesso, o Poder Executivo federal, estadual ou municipal, cumpriria as funes do Legislativo correspondente. A demais, o Poder Judicirio tambm se subordinava ao Executivo, pois os atos praticados de acordo com o AI-5 e seus Atos Complementares excluamse de qualquer apreciao judicial (artigo 11). O Presidente da Repblica podia decretar a interveno nos estados e municpios, "sem as limitaes previstas na Constituio" (art. 3). Conforme o artigo 4, o Presidente da Repblica, ouvido o Conselho de Segurana Nacional, e "sem as limitaes previstas na Constituio", podia suspender os direitos polticos de quaisquer cidados por 10 anos

e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.3 Pelo artigo 5, a suspenso dos direitos polticos, significava: I - cessao de privilgio de foro por prerrogativa de funo; II - suspenso do direito de votar e ser votado nas eleies sindicais; III - proibio de atividades ou manifestao sobre assunto de natureza poltica; IV - aplicao, pelo Ministrio da Justia, independentemente de apreciao pelo Poder Judicirio, das seguintes medidas: a) liberdade vigiada; b) proibio de frequentar determinados lugares; c) domiclio determinado. Art. 8 - O Presidente da Repblica poder, aps investigao, decretar o confisco de bens de todos quantos tenham enriquecido, ilicitamente, no exerccio de cargo ou funo pblica, inclusive de autarquias, empresas pblicas e sociedades de economia mista, sem prejuzo das sanes penais cabveis. Pargrafo nico - Provada a legitimidade da aquisio dos bens, far-se- sua restituio. Fonte: ATO INSTITUCIONAL N 5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968 Ademais "outras restries ou proibies ao exerccio de quaisquer outros direitos pblicos ou privados" poderiam ser estabelecidas discrio do Executivo. O Presidente da Repblica podia tambm, conforme o artigo 8, decretar o confisco de bens em decorrncia de enriquecimento ilcito no exerccio de cargo ou funo pblica, aps a devida investigao - com clusula de restituio se provada a legitimidade da aquisio dos bens.4 O artigo 10 suspendia a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes polticos, contra a segurana nacional, a ordem econmica e social e a economia popular. Durante a vigncia do AI-5, tambm recrudesceu a censura. A censura prvia se estendia imprensa, msica, ao teatro e ao cinema.

O fim do AI-5
Em 13 de outubro de 1978, no governo Ernesto Geisel, foi promulgada a emenda constitucional n 11, cujo artigo 3 revogava todos os atos institucionais e complementares, no que fossem contrrios Constituio Federal, "ressalvados os efeitos dos atos praticados com bases neles, os quais esto excludos de apreciao judicial".6 , restaurando ohabeas corpus. A emenda constitucional entrou em vigor em 1 de janeiro de 1979.

Vous aimerez peut-être aussi