Vous êtes sur la page 1sur 8

LISTA DA II UNIDADE - AULA EXTRA DE REDAO

TEXTO 1 Tenho vindo a diz-lo repetidas vezes: trata-se de uma mera vingana da sociedade, mas no traz qualquer soluo para os problemas sociais e econmicos que levam ao crime. Da que considere que inaceitvel a pena de morte. De fato, uma tal penalizao em nada repara o sofrimento da vida ou da famlia; em nada serve de castigo exemplar, pois, se o fosse, bastava ter havido um s executado; em nada segue o exemplo dado pelos pases civilizados, em que tem sido transformada em priso perptua sem que isso represente um aumento das respectivas taxas de criminalidade; em nada reduz um direito da sociedade, pois se no foi ela que deu a vida ao criminoso, tambm no ser ela que tem o direito de lha retirar; em nada simboliza um gesto da humanidade, de amor ao prximo e de fraternidade, cuja carncia est, psicologicamente, na base de qualquer crime violento. Em nada se pode basear a defesa de to repugnante, vil, odioso e chocante procedimento como a pena de morte.
Manifesto Annimo

1. Identifique o problema sobre o qual o texto toma posio. Problema: A pena de morte aceitvel? 2. Identifique a tese central do autor. Defende se a tese de que a pena de morte injustificada sob todos os ngulos: no defende a sociedade contra o crime, no est de acordo com a moral nem com o direito. 3. Explicite os argumentos apresentados. Argumento que critica a ideia da pena de morte como reparao do sofrimento : A pena de morte legtima apenas se a pena de morte reparar o sofrimento. Mas a pena de morte no repara o sofrimento. Logo, a pena de morte no legtima. (Muitas pessoas tendem a usar, como primeira premissa, a afirmao "Se a pena de morte repara o sofrimento, ento a pena de morte legtima", o que torna o argumento invlido, um caso da falcia da negao do antecedente.) Argumento que critica a ideia da pena de morte como castigo exemplar: Se a pena de morte fosse um castigo exemplar, ento bastaria uma execuo para prevenir crimes susceptveis de pena de morte. Ora, j se deram e continuam a dar execues. Logo, falso que as execues previnam crimes susceptveis de pena de morte. Logo, falso que a pena de morte seja um castigo exemplar. Argumento baseado no progresso civilizacional: Os pases mais civilizados substituem a pena de morte pela priso perptua, sem a desvantagem do aumento de crimes. Devemos seguir os pases mais civilizados na substituio da pena de morte pela de priso perptua. Ora, os pases mais civilizados substituem a pena de morte pela priso perptua e sem desvantagens. Logo, devemos, como os pases mais civilizados, substituir a pena de morte pela priso perptua. Argumento baseado nos princpios do direito: Se no foi a sociedade que deu a vida ao criminoso, tambm no ela que tem o direito de lha retirar. No foi a sociedade que deu a vida ao criminoso. Logo, a sociedade no tem o direito de retirar a vida ao criminoso. Argumento baseado nas condies da boa cidadania e da paz social: Se a pena de morte legtima, deve contribuir para a diminuio dos crimes violentos. Se a sociedade perde os laos do amor e da fraternidade, os crimes violentos aumentam. A pena de morte contribui para a perda dos laos de amor e fraternidade da sociedade. A pena de morte contribui para o aumento dos crimes violentos.

Logo, pena de morte no legtima. 4. Admita que tinha de atacar um dos argumentos apresentados. Escolha-o e exponha as linhas principais do (s) seu (s) contra argumentos. Os trs primeiros argumentos apelam a factos contra trs tentativas de justificar a pena de morte. Ao apelar a factos, porm, concedem a ltima palavra a uma investigao emprica bastante espinhosa porque no se podem relacionar apenas os dados relativos pena de morte e ao crime esquecendo outros factores. Por exemplo: a afirmada diminuio dos crimes violentos nas sociedades mais civilizadas pode ser atribuda diminuio da misria e, por isso, no se pode facilmente eliminar a hiptese de que as sociedades mais civilizadas ainda teriam menos crimes violentos mantendo a pena de morte. O argumento pelos princpios do direito tende a impressionar, mas tem dificuldades bvias. Pode-se, por exemplo, argumentar que, num sentido importante, a sociedade d a vida - numa espcie de contrato implcito que assegura o mnimo de ordem e proteco da vida. O ltimo argumento tambm apela a um facto - a diminuio de laos de fraternidade gera o aumento da criminalidade -, mas, neste caso, difcil imaginar que a pesquisa emprica o possa desacreditar. Tem tambm a vantagem de permitir rever e reforar os primeiros argumentos. Estes deixariam de ser interpretados em termos estatsticos, como sugerido, para serem revistos em funo das condies psicolgicas do crime: eliminando a pena de morte, a sociedade repele a ideia de que matar pode ser um acto de justia, ideia esta que, certamente, no contribui para a diminuio da violncia. TEXTO 2 Se o poder poltico tem por funo primeira dar a sua fora ao direito das liberdades a despeito dos poderes, ele deve permanecer independente destes. Ele deve, exactamente, ter poder sobre os outros poderes, sobre toda a fora que tenda a exercer-se contra a liberdade dos fracos. Disso resulta que no pode ser nenhum dos poderes. Nem o poder econmico, nem poder ideolgico, nem o poder religioso. Tambm no pode identificar-se com o poder de mais prestgio e eficaz - o da cincia e tcnicas que ela engendra. Em particular e forosamente, pois o seu poder afecta directamente o esprito, a cincia mdica. Por isso a medicina no deve tornarse uma competncia do Estado.
Claude Bruaire, Une thique pour Ia medicine, Fayard, 1978, pg. 132

1. Explicite o problema abordado no texto. O problema tratado no texto este: Deve a medicina tornar-se uma das competncias do Estado? Observao: O problema central obscurecido pelo facto de grande parte do texto se dedicar a estabelecer uma premissa - O Estado no pode identificar-se com o poder da cincia e das tcnicas -, desejada para a concluso, e pelo facto de a concluso aparecer subitamente deduzida de uma premissa muito mais geral. 2. O texto tem dois argumentos. Um primeiro um subargumento destinado a justificar uma tese sobre o poder poltico. O argumento principal usa a concluso do anterior para justificar a sua primeira premissa. - Explicite os dois argumentos. O poder poltico deve ser independente dos outros poderes. A cincia e as tcnicas que ela engendra so poderes. Logo, o Estado deve ser independente das cincias e das tcnicas. 3.A tese ou concluso principal pode parecer um pouco surpreendente. H material suficiente para a estabelecer? H premissas omitidas que possam atenuar ou dissipar essa surpresa? O que pensa do argumento? O argumento muito pouco claro, o que, alis, frequente na argumentao pol tica. No claro, por exemplo, o alvo da argumentao: o que abrangido pela expresso "medicina como competncia do Estado"? Tudo - da investigao ao levantamento dos

problemas da sade pblica - o que se relaciona com medicina? Ou o que habitualmente se designa por Sade Pblica? Tambm no claro que considerar a medicina uma competncia do Estado seja "identificar" o Estado com a cincia e as tcnicas: a defesa da soberania uma com petncia do Estado, mas isso no significa identificao do Estado com a Fsica, a Engenharia, a Geografia e outras cincias e tcnicas necessrias instituio militar. A falta de clareza do argumento deve-se ao facto de o argumentador ter passado da discusso de princpios muitos gerais para uma questo mais especfica sem os ne cessrios passos intermdios.

TEXTO 3

As descobertas da tcnica tiveram por consequncia dividir domnios at aqui confundidos: sexualidade, reproduo, maternidade e educao. Ora, quando se dividem domnios nos quais se pode agir selectivamente, as escolhas possveis so introduzidas e multiplicadas: cria-se uma liberdade. A mulher assim, cada vez mais, desalienada em relao natureza graas s cincias da natureza.
Evelyne Sullerot, L Fait Fminin, Centre Royaumont pour une science de rhomme,Fayard, 1978, pg. 18

1. Que problema tratado no texto? Problema: Qual o papel da cincia e da tcnica para a mudana da condio da mulher? 2. Qual a tese defendida? Defende se a tese de que cincia e a tcnica tm contribudo para a desalienao da mulher. 3. Que argumento apresentado? (Responda usando a transcrio o menos possvel e privilegiando a clareza). A fuso da sexualidade, da reproduo, da maternidade e da educao retira muitas possibilidades mulher. Ora, a cincia e a tcnica separaram esses domnios. Logo, a cincia e a tcnica contribuem para a liberdade da mulher. 4. O texto supe a afirmao de que, sem a separao de domnios apontada, a mulher estaria mais alienada, isto , teria uma vida menos humana porque estaria mais presa natureza. Pode apresentar razes para defender esta suposio? A resposta apela reconstituio da condio da mulher anterior separao daqueles domnios. A presso de tais circunstncias faz com que cada uma das funes apontadas aparea limitada pelas outras que, em conjunto, se transformem num destino "natural" da mulher. TEXTO 4 Quisemos tudo, desejmos tudo, tommos tudo, obtivemos tudo. Devormos tudo como as vtimas da fome canina em que nos transformmos. E, assim que tivemos tudo, precismos de nos voltar para outra coisa. A satisfao no do nosso mundo. Um grande amor? Precisamos de um filho. Um filho? Precisamos de dois, depois de trs ou quatro. Um marido? Precisamos de um amante. O emprego? Precisamos de chegar ao topo. As alturas? Precisamos tambm do dinheiro. O xito completo? Precisamos da felicidade. Tudo ao mesmo tempo? Continua a no ser bom. Cansa ser superwoman...
Michle Fitoussi, L ras-le-bol ds Superwomen, Calmann-Lvy, 1987, pg. 195

1. Identifique o problema abordado no texto. Problema: A mulher emancipada a mulher realizada? 2. O texto esfora-se por apresentar uma justificao indutiva da tese ou concluso que, por sua vez, est ausente. Clarifique a tese e o argumento.

O texto pretende defender a tese de que as metas habitualmente apontadas para a realizao (satisfao) da mulher so ilusrias. O argumento consiste apenas em, su cessivamente, apontar tais metas - amor, casamento, descendncia, emprego, dinheiro, sucesso completo - e afirmar, para cada uma, o seu fracasso. Como no se detm em dados que confirmem este fracasso, o argumento supe que os factos sugeridos so consensuais. 3. Discuta o argumento. A concluso que for extrada ser verdadeira para todo o ser humano? O texto admite que o destinatrio conhece exemplos claros de cada uma das situa es de fracasso ou desiluso que aponta, mas parece contra esse conhecimento para criar a adeso a uma generalizao precipitada e duvidosa, isto , uma generalizao sem base suficiente e que nem considera os casos que a podem pr em causa. Efeito semelhante ocorre quando as pessoas, impressionadas pela meia dzia de disparates de conduo que observaram durante uma viagem de automvel, concluem que "s h loucos na estrada" - omitindo, portanto, os milhares de condutores com que se cruzaram e que no lhe deram razo de queixa. A raiz desta generalizao est no facto de os casos que fogem regra serem, precisamente por isso mesmo, os que mais impressionam. Da mesma maneira, os exemplos de pessoas que, apesar de aparentarem todas as condies para se sentirem realizadas, esto insatisfeitas, so os que mais impressionam e fazem esquecer os casos de pessoas talvez annimas, mas bem sucedidas. Contribuindo para estabelecer a generalizao precipitada est a indefinio com que usada a ideia de "insatisfao". O texto assume que o destinatrio est pronto a aceitar que a satisfao obtida pelo sucesso em alguma actividade nunca completo e fica, em regra, aqum do esperado. De facto difcil desacreditar tal ideia, mas o texto evita, mediante a catadupa de exemplos, considerar a ideia de que um grau tolervel de insatisfao no incompatvel com a ideia de realizao ou, noutros termos, que uma satisfao incompleta no tem de ser sinnimo de pura insatisfao. Por estas razes duvidoso que o argumento estabelea tanto como quer estabele cer. TEXTO 5 Assim que uma mulher transpe a fronteira do territrio masculino, a natureza do combate profissional muda. As virtudes que se exigem ento de uma mulher, pergunta-se quantos homens seriam capazes de mostr-las. Eu disse h pouco que a evoluo actual das mulheres, a forma que ela se assumir - e pode fracassar-, a meu ver o tema de perturbao mais profundo das sociedades desenvolvidas, juntamente com a partilha do poder de deciso. Ateou-se um incndio que diz respeito ao essencial das coisas, e em primeiro lugar famlia. A origem a plula, naturalmente. No porque ela permite evitar os filhos - esse o aspecto acessrio, por mais cmodo que seja -e sim porque, pela primeira vez na histria da humanidade, cabe s mulheres a deciso sobre o objectivo mais fundamental. Biologicamente. E no apenas lhes cabe a deciso, como elas no podem escapar dela, uma vez que no toma-la uma forma de toma-la. claro que essa responsabilidade maior est na origem do movimento de fundo que se manifesta neste momento, e que ela conduz exigncia de responsabilidades sociais. Mas tudo isto complicado. As mulheres no tm medo de perder o que elas no tm, no mesmo?.. A autoridade, o comando, o poder; em suma, a deciso exercida por algum que no se sente ameaado na sua virilidade ou obrigado a tranquilizar-se a seu respeito, no ter nem os mesmos efeitos nem o mesmo carcter. Portanto, todo acesso em massa das mulheres a postos de responsabilidade deveria ter consequncias considerveis, inestimveis, na conduo dos assuntos humanos.
Franoise GIROUD, Si je mens, Librarie Gnrale Franaise, 1974, Paris, pp. 140-1.

Este texto pretende justificar uma tese sobre a actual relao entre a condio, em mudana, da mulher e a sociedade. Apresente uma anlise crtica do texto de acordo com as seguintes linhas: Indicao do problema abordado e da tese central.

Apresentao do argumento, da forma mais simples possvel e evitando transcries. Avaliao do argumento e, se for o caso, indicao das linhas que poderiam ser seguidas para a sua crtica. O texto aborda o problema do impacto da emancipao da mulher sobre a estrutura do poder e pretende concluir que o acesso da mulher ao poder trar mudanas profundas, revolucionrias, ao exerccio do poder. O argumento parte de um facto : a plula deu mulher um poder de deciso sobre a reproduo de que no dispunha. Mas o mais importante que esse poder de deci so , ao mesmo tempo, um poder de deciso sobre o seu prprio estatuto - tendo de decidir sobre o uso ou no da plula, a mulher tem de decidir sobre se quer ou no esse poder e essa responsabilidade nova. O poder de deciso assim adquirido desencadeia (ou refora) o movimento da mu lher para o aumento do seu poder e das suas responsabilidades na sociedade . Esta primeira parte do argumento apenas expe o impacto da plula na luta da mulher para ultrapassar a seu estatuto de submisso. Mas, baseado nele, podemos prever apenas uma repartio mais equitativa das responsabilidades sociais, nada foi dito ainda sobre mudanas significativas nos fins e natureza dos poderes. Este objectivo ser atingido mostrando que a forma de a mulher exercer o poder ter, necessariamente, uma profunda diferena qualitativa em relao maneira como o homem o exerce. Um homem pode desejar o poder por vrios motivos e, claro, os motivos influenciaro a maneira como se busca e exerce o poder. Mas a motivao fundamental e subjacente a todas as outras , no homem, de raiz biolgica: a autoridade de que o homem precisa a do "macho dominante", que encontramos em outras espcies de mamferos onde o exerccio do poder garante a virilidade, assegurando o domnio das fmeas e a reproduo. O poder exercido pelo homem no deixar de exprimir, com ou sem disfarce, o desejo de garantir ou impor a virilidade. A mulher, para sair da submisso, ter de enfrentar essa identificao arcaica entre o poder e a virilidade. Esse facto explica as dificuldades, referidas no primeiro par grafo, que a mulher enfrenta na sua competio com o homem - no lhe basta provar que competente para uma posio de responsabilidade, tem ainda de enfrentar o sentimento de ameaa virilidade. Acontece que a mulher no tem, claro, qualquer motivo para temer a perda ou depreciao da sua virilidade. Assim, sejam quais forem as formas pelas quais ela venha a exercer o poder, ele ter um aspecto necessariamente diferente. TEXTO 6 O texto de Freud, que apresentamos para anlise, um pouco mais longo do que os anteriores. Porm, muito do material apresentado destina-se a esclarecer as suas premissas, podendo, portanto, ser consideravelmente sintetizado. Sugerimos que na leitura exploratria procure descobrir, da forma mais simples possvel: A distino entre erro, iluso e delrio e a respectiva justificao; A tese dos desejos infantis como origem das iluses. Vejamos a gnese psquica das ideias religiosas. Essas ideias que professam ser dogmas no so o resduo da experincia ou o resultado final da reflexo: elas so iluses, a realizao dos desejos mais antigos, mais fortes, mais prementes da humanidade; o segredo de sua fora a fora desses desejos. J vimos: a impresso aterradora da angstia infantil havia despertado a necessidade de ser protegido - protegido e amado -, necessidade que o pai satisfez; o reconhecimento do facto de que essa angstia dura a vida inteira fez com que o homem se apegasse a um pai, a um pai desta vez mais poderoso. A angstia humana diante dos perigos da vida tranquiliza-se ao pensar no reino benevolente da Providncia divina; a instituio de uma ordem moral do universo assegura a realizao das exigncias da justia, to irrealizadas nas civilizaes humanas, e o prolongamento da existncia terrestre numa vida futura fornece os quadros de tempo e de lugar em que esses desejos se realizaro. Respostas s questes colocadas

pela curiosidade humana diante destes enigmas: a gnese do universo, a relao entre corporal e o espiritual, elaboram-se de acordo com as premissas do sistema religioso. E um formidvel alvio para a alma individual ver os conflitos da infncia, emanados do complexo paterno conflitos jamais inteiramente resolvidos - serem-lhe, por assim dizer; retirados e receberem uma soluo aceite por todos. Quando digo: tudo isso so iluses cumpre que eu delimite o sentido desse termo. Uma iluso no a mesma coisa que um erro, uma iluso to pouco necessariamente um erro. A opinio de Aristteles, segundo a qual os vermes seriam engendrados pelo lixo era um erro. Era uma iluso da parte de Cristvo Colombo acreditar ter descoberto um novo caminho martimo das ndias. O que caracteriza a iluso ser derivada dos desejos humanos; deste modo ela se aproxima da ideia delirante sem psiquiatria, mas tambm separa-se desta, mesmo se levarmos em conta a estrutura complicada da ideia delirante. A ideia delirante est essencialmente sublinhamos esse carcter - em contradio com a realidade; a iluso no necessariamente falsa, isto , irrealizvel ou contraditria com a realidade. Uma jovem de condio modesta pode, por exemplo, criar a iluso de que um prncipe vir busc-la para casar. Ora, isso possvel: alguns casos do gnero realmente ocorreram. Dadas essas explicaes, voltemos s doutrinas religiosas. Tornaremos a dizer: as doutrinas religiosas so todas iluses, no se pode verific-las, e ningum pode ser obrigado a t-las por verdadeiras, a crer nelas.
Sigmund FREUD, L'avenir d'une i/lusion, Paris, PUF,7. ed., 1987, pp. 43-5.
a

Apresente uma anlise crtica do texto de acordo com a seguinte orientao: Indicao do problema abordado e da tese defendida pelo autor. Apresentao do argumento principal e da justificao das premissas. Avaliao do argumento contendo a indicao das linhas que poderiam ser seguidas se tentssemos refutar a tese Freud. O texto pretende esclarecer a natureza das crenas religiosas e defende a tese de que as crenas religiosas so iluses sustentadas pelo desejo persistente de ultrapassar a angstia infantil. O argumento de Freud compreende-se melhor se comearmos pela premissa que, no ltimo pargrafo, acompanha a repetio da concluso. Afirma Freud nesse pargrafo: as doutrinas religiosas no so verificveis. Se aceitarmos esta premissa, o que no ser difcil se pensarmos em "verificao" semelhana da "verificao cientfica", torna-se natural perguntar que motivos podem levar as pessoas a acreditar e to fortemente numa religio. De facto, na explicao dos mecanismos psicolgicos da crena que reside o essencial da tese de Freud e no, como poderia sugerir o termo "iluso", na avaliao do contedo da crena segundo padres racionais de justificao. Para evitar mal-entendidos, Freud mostra que iluso, erro e delrio no so sinnimos e que no diferem apenas em grau. Um erro pode ser defendido no curso normal de uma investigao e mesmo que o investigador no tenha qualquer motivao para o defender. O delrio um erro total baseado na motivao patolgica do sujeito. Quanto iluso, uma crena no justificada por padres racionais, mas baseada apenas em motivos subjectivos. A iluso pode, por acaso, vir a revelar-se verdadeira. Portanto, o facto psquico fundamental da iluso no est no contedo da crena e no facto de esse contedo estar ou no de acordo com a realidade, reside antes na motivao ou desejo de acreditar. Qual ento a raiz do desejo de acreditar? A crena religiosa tem, segundo Freud, origem nas angstias infantis e no desejo de as superar. Para satisfazer os desejos in fantis a religio oferece: um pai que ama e protege, mas no tem os limites do pai de carne e osso; a promessa de justificao e ultrapassagem dos perigos e injustias da vida; uma resposta tranquilizadora para os enigmas do universo. Qual a fora do argumento de Freud? Freud apenas mostra que a religio responde aos medos infantis e sugere que tais medos nunca so inteiramente ultrapassados, o que justifica a persistncia das crenas religiosas. Trata-se, portanto de uma hiptese plausvel para explicar a fora da crena e por que razo resiste ela aos esforos do cepticismo. Com isto manteve-se no plano

estritamente psicolgico e no provou, nem pretendeu provar, que o contedo de tais crenas esteja errado. TEXTO 7 A palavra "amor" no tem o mesmo sentido para um e para o outro sexo, e essa uma origem dos graves mal-entendidos que os separam. Byron disse, com razo, que o amor apenas uma ocupao na vida do homem, ao passo que a prpria vida da mulher. a mesma ideia que Nietzsche exprime em A Gaia Cincia: "A mesma palavra amor" diz ele, "significa de facto duas coisas diferentes para o homem e para a mulher. O que a mulher entende por amor bastante claro: no apenas a dedicao, uma doao total de corpo e alma, sem restrio, sem nenhuma considerao pelo que quer que seja. essa ausncia de condio que faz do seu amor uma f, a nica que ela possui. Quanto ao homem, se ele ama uma mulher, trata-se do amor que ele quer dela; portanto ele est muito longe de postular para si o mesmo sentimento que para a mulher; se houvesse homens que sentissem tambm esse desejo de abandono total, podem estar certos, no seriam homens." H homens que em certos momentos de sua existncia podem ter sido amantes apaixonados, mas no h um nico que possamos definir como "um grande apaixonado" em seus arrebatamentos mais violentos, eles jamais abdicam totalmente; mesmo se caem de joelhos diante da amada, o que eles desejam ainda possu-la, anex-la; permanecer no centro de suas vidas, como sujeitos soberanos; a mulher amada apenas um valor entre outros; eles querem integr-la na sua existncia, no absorver a sua existncia inteira nela. Para a mulher, ao contrrio, o amor uma submisso total em proveito de um senhor."
Simone de BEAUVOIR, Lamoureuse, L deuxime sexe, Folio-Essais, Paris, Gallimard, t. 11, cap. II, pp. 376-7.

O texto apresenta um argumento de tipo indutivo para, em primeiro lugar, estabelecer uma importante distino e, em segundo lugar e com base nessa distino, extrair uma tese central relativa condio da mulher. 1.Esclarea o problema, a tese principal avanada e o argumento utilizado. O texto pretende esclarecer o significado do amor para o homem e para a mulher. Defende a tese de que h uma profunda assimetria entre homem e mulher na relao amorosa: para o homem o amor uma forma de domnio e para a mulher o amor uma forma de submisso, de alienao. O argumento progride somando enunciados gerais: "o amor apenas uma ocupao na vida do homem", "o amor a prpria vida da mulher", "o homem jamais abdica totalmente por amor", "para a mulher o amor uma submisso total em proveito de um senhor". Estas premissas so apresentadas como sendo pacficas e consensuais j que nenhuma justificada. 2. Avalie a posio de Simone de Beauvoir. As razes apresentadas so ou no suficientes para apoiar a tese central? O contedo do argumento claro e podemos facilmente admitir que h pelo menos um caso de relao amorosa que tem a estrutura assimtrica indicada. bvio que o argumentador, no dando exemplos, espera que o destinatrio os tenha em mente e, por assim dizer, complete com eles o argumento. Mas isto motivo para suspeitarmos que o argumento encaminhe o leitor para uma generalizao precipitada, passando de alguns exemplos impressivos totalidade das relaes amo rosas, e totalmente desproporcionada em relao s premissas. Por outro lado, o argumento no fornece uma explicao para a estrutura da relao amorosa que apresentou, pretende dizer-nos o que se passa e no por que razo se passa assim. O que nos permite perguntar se, no seu todo, o argumento no pretende apenas transformar situaes episdicas, contingentes, em algo de essencial, permanente e imutvel.

Vous aimerez peut-être aussi