Vous êtes sur la page 1sur 2

CENTRO DE FORMAO JURDICA

LNGUA PORTUGUESA

4 CURSO DE MAGISTRADOS

Cada um de ns tem os seus valores morais, que constituem o nosso patrimnio mais precioso. Para uns, certos valores so mais importantes do que outros e, em caso de dvida, esto dispostos a sacrificar uns em favor de outros. Os valores tm uma natureza racional, abstrata e tm como exemplo aes humanas, como ir ver de seguida nalguns dilemas morais elaborado por Lawrence Kholberg.

PARTE I

Numa cidade da Europa, uma mulher estava a morrer de cancro. Um medicamento descoberto recentemente por um farmacutico dessa cidade podia salvar-lhe a vida. A descoberta desse medicamento tinha custado muito dinheiro ao farmacutico, que agora pedia dez vezes mais por uma pequena poro desse remdio. Ele gastava $200 e cobrava $2000 por uma pequena dose do medicamento. Henrique (Heinz), o marido da mulher que estava a morrer, foi ter com as pessoas suas conhecidas para lhe emprestarem o dinheiro pedido pelo farmacutico, mas s conseguiu juntar cerca de $1000, o que era metade do necessrio. Foi ter, ento com ele, contoulhe que a sua mulher estava a morrer e pediu-lhe para o deixar levar o medicamento mais barato. Em alternativa, pediu-lhe para o deixar levar o medicamento, pagando mais tarde a metade do dinheiro que ainda lhe faltava. O farmacutico respondeu que no, que tinha descoberto o medicamento e que queria ganhar dinheiro com a sua descoberta. O Henrique, que tinha feito tudo ao seu alcance para comprar o medicamento, ficou desesperado e estava a pensar assaltar a farmcia e roubar o medicamento para a sua mulher. Deve Heinz assaltar a farmcia para roubar o medicamento para salvar a sua mulher? E deveria Heinz assaltar a farmcia para roubar o medicamento para salvar a vida de um desconhecido?
Traduzido e adaptado de L. Kohlberg (1971/1980) Indoctrination versus relativity in Value Education, in Jlio Vaz de Andrade, Os valores na Formao Pessoa e Social, Texto Editora

1- Responda s seguintes questes e depois proponha a discusso na aula. a) Henrique devia roubar o medicamento? Porqu? Ou por que no? b) Se Henrique no amasse a sua mulher, devia roubar o medicamento para ela? Porqu? Ou por que no? c) Suponha que a pessoa doente no a sua mulher, mas uma estranha. Henrique devia roubar o medicamento para a pessoa estranha? Porqu? Ou por que no?

CENTRO DE FORMAO JURDICA

LNGUA PORTUGUESA

4 CURSO DE MAGISTRADOS

d) No caso de ser a favor do roubo para a pessoa estranha: suponha que se trata de um animal de estimao. Henrique devia roubar para o salvar? Porqu? Ou por que no? e) importante para as pessoas fazerem tudo o que podem para salvar a vida de outrem? Porqu? Ou por que no?

PARTE II

Heinz assaltou a Farmcia. Roubou o medicamento e deu-o mulher. No dia seguinte, a notcia do roubo vinha nos jornais. O senhor Brown, um polcia que conhecia Heinz, leu a notcia e lembrou-se de o ter visto a sair correndo da tal Farmcia e percebeu que foi Heinz quem roubou o medicamento. Como era amigo de Heinz, e conhecendo o seu caso, perguntou a si mesmo se deveria denunci-lo.
1- Deve o polcia acusar o Heinz de roubo? Porqu? 2- E se o fizer, deve ser ele a prend-lo? Porqu? PARTE III

O polcia Brown encontra Heinz e prende-o. Heinz levado a tribunal e organizado um jri. O trabalho do jri descobrir se uma pessoa culpada ou inocente de um crime. O jri considera Heinz culpado. Ao juiz compete determinar a sentena. Deve o juiz sentenciar Heinz ou deve suspender a sentena e libertar Heinz?
Porqu? 3- Pensado em termos sociais _ as pessoas que violam a lei devem ser punidas? Porqu? 4- Em que medida isto se aplica ao que o juiz devia fazer? Como? 5- Heinz fez o que a sua conscincia lhe ditou, ao roubar o medicamento. Um violador da lei deve ser punido se age por uma questo de conscincia? Porqu? 6- Heinz podia pensar que importante obedecer lei e salvar a sua mulher, mas no pode fazer as duas coisas. H alguma maneira de resolver o conflito entre a Lei e a Vida, tendo em conta os melhores argumentos a favor de cada uma? Como? Ou por que no? 7- Para Heinz, roubar ir contra a Lei. Isso torna-o moralmente condenvel? Porqu? 8- As pessoas devem tentar tudo o que podem para obedecer Lei? Porqu? 8.1- Em que medida que isto se aplica ao que Heinz devia fazer? Questes Gerais: Que faramos no lugar de Heinz, do Policia e do Juiz? Que valores esto em conflito neste dilema?

Vous aimerez peut-être aussi