Vous êtes sur la page 1sur 1

BRAVOS AMORES

BALNERIO CAMBORI Quinta-Feira, 01 de Agosto de 2013

Itapema

11

Fundao Ambiental volta a multar guas de Itapema


Aps denncias da comunidade, na sexta-feira, 26, a equipe de fiscalizao da Fundao Ambiental rea Costeira de Itapema, FAACI, constatou irregularidades na Rua 306, no Loteamento Recanto dos Pssaros, na Meia Praia, e multou a guas de Itapema, concessionria responsvel, em R$ 150 mil. A FAACI encontrou um vazamento de efluentes nas Ruas 306 e 306B, que escoava no Rio Perequ. A situao um dilema para a famlia de Marciane Ramos Florncio, a moradora da localidade afirma que durante trs dias, a tubulaes derramavam efluentes em frente a sua casa. Tenho trs filhos com menos de nove anos. Conviver com essa situao um perigo para eles. Alm da poluio ao meio ambiente e o mau cheiro, tem o risco das doenas, desabafou a moradora da Rua 306. Esta no foi a primeira vez que a famlia conviveu com o problema. H uns trs meses passamos pela mesma situao. E como da outra vez, liguei para a concessionria, mas nada foi feito, afirmou.

Atividade especial movimenta CAPS de Itapema


Na tarde de quinta-feira, 25, a alegria e diverso deram toque especial ao arraial no Centro de Ateno Psicossocial (CAPS) de Itapema. A tradicional Festa Julina, reuniu pacientes, familiares, amigos e a equipe tcnica. Tudo foi preparado com a ajuda dos prprios pacientes, o que contribui no tratamento teraputico, permitindo a socializao e a construo coletiva. Casamento Caipira, quadrilha, brincadeiras e comidas tpicas fizeram parte da atividade especial. No incio, alguns pacientes estavam tmidos, mas durante os ensaios eles foram se ambientando e conseguiram expressar o personagem, afirmou a Terapeuta Ocupacional, Franciele Dal Santo, responsvel pelas apresentaes tpicas. Para a Enfermeira Coordenadora do CAPS, Sullen Soares Wall, atividades diferenciadas auxiliam no atendimento aos pacientes. Trabalhamos o desenvolvimento psicomotor e a socializao. Essa festa tpica tambm um momento de integrao entre os prprios pacientes e a equipe tcnica, afirmou coordenadora.

Obras de infraestrutura seguem por toda a cidade


Os bairros de Itapema continuam recebendo as aes do Programa de Recuperao e Manuteno da Infraestrutura. Equipes da Secretaria de Obras e Transportes realizam atividades especficas nos Bairros Casa Branca e Meia Praia, alm de limpeza das tubulaes pluviais em vrios pontos da cidade. Na Rua 816, no Bairro Casa Branca a fora tarefa segue com as obras de tubulao. Esta obra uma reivindicao antiga da comunidade e vai permitir o escoamento da gua, principalmente em dias de chuva, explicou o Secretrio de Obras e Transportes, Carlos Eduardo Vieira. A tubulao deve estar concluda j nos prximos dias. Uma novidade no Programa de Recuperao e Manuteno da Infraestrutura foi a contratao do caminho de hidrojateamento. O equipamento realiza a desobstruo de areia, gordura e outros objetos que trancam a tubulao subterrnea. O secretrio ressaltou ainda que uma equipe da Secretaria de Obras e Transportes vem trabalhando para a resoluo de casos pontuais. Estamos empenhados em atender todos os pedidos da comunidade com agilidade e eficincia. Uma equipe de servidores trabalha focada nos pedidos emergenciais, buscando responder de forma rpida toda a populao.

Transtornos Alimentares

Por Thalita

Disfuno alimentar ou transtorno alimentar (TA) so termos amplamente usados para designar qualquer padro de comportamento alimentar que tem como conseqncia algum prejuzo sade de um indivduo, seja qual for a intensidade do dano. caracterizado como uma doena psiquitrica, pois o individuo sofre alteraes significativas no comportamento alimentar, tendo, geralmente, suas primeiras manifestaes na infncia e na adolescncia. Tais distrbios so responsveis pelos maiores ndices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes que so diagnosticados. A grande maioria - mais de 90% - so mulheres adolescentes e jovens. Esta uma das razes pelas quais mulheres dessa faixa etria so mais vulnerveis a esses problemas, uma vez que a tendncia de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta ideal, notoriamente mais recorrente. Dos vrios Distrbios Alimentares os mais conhecidos so: Anorexia Nervosa, que caracterizada por uma rgida e insuficiente dieta alimentar e stress fsico; Bulimia Nervosa, onde o indivduo ingere grandes quantidades de alimentos e depois utiliza mtodos compensatrios, tais como vmitos auto-induzidos e uso de laxantes e/ou diurticos. Ingesto Compulsiva, onde h uma ingesto exagerada de alimentos sem preocupaes com o ganho de peso e pro fim a Obesidade, caracterizada pelo excesso de gordura corporal. O diagnstico precoce e uma abordagem teraputica adequada so fundamentais para o manejo clnico e o prognstico destas condies, facilitando sobremaneira ao indivduo o controle do problema atravs de psicoterapia e, em casos mais graves, utilizao de medicaes, mantendo assim uma vida saudvel.

Vous aimerez peut-être aussi