Vous êtes sur la page 1sur 3

Retranca: INSTITUCIONAL Fone: 55 3742 3209

Durao: 500

Programa: Reprter: Flora Dutra Imagens: Marcos Brizolla Jnior e Aramis Brizolla Cidade: Palmeira das Misses

ABERTURA DO VDEO (Maurcio Barcellos a voz do Brasil)


Vivem na beira da estrada, charqueando a troco de nada, num sonho quase impossvel. De ver diante dos olhos, o que aos olhos de hoje se considera invisvel. De ver brotar desta terra, alm do fruto que encerra, talvez da vida a razo. Nesta vontade tamanha de construir o futuro com a fora das prprias mos... Em cada passo que dado, em cada canto entoado se redescobre o Brasil. E a voz que desce do morro e a voz do povo excludo toda a angstia civil que todos cantaro na estrada, nas procisses enquanto resta a razo e marcham reivindicando o que lhe de direito embora digam que no.

Mx. 40 seg. de imagens

Selecionar Imagens da realidade dos pescadores.

LEGENDA 01

COOPERATIVA

Imagens da Cooperativa

OFF 01

Uma sociedade de pessoas tendo como objetivo principal a prestao de servios. O controle democrtico, neutralidade poltica, sem discriminao religiosa, social ou racial. A prpria definio societria e outras determinaes, ticas e gesto, fazem das Cooperativas, instrumentos especficos, com caractersticas prprias.

Passagem vdeo 01 (imagem envelhecida contar a histria da Crehnor)

CREHNOR

OFF 02

Em agosto de 1996, 34 agricultores do municpio de Sarandi fundam a Cooperativa de Crdito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi. Atravs do cooperativismo esses agricultores unem fora ao esprito de luta sendo motivo de orgulho de todos os associados. A sustentabilidade social, econmica e ecolgica da agricultura familiar viabiliza a permanncia dos 38 mil associados no campo em 310 municpios nos Estados do RS, SC e PR. No ano seguinte, em 1997, a Cooperativa inicia suas atividades oferecendo crdito e servios com menores custos aos assentados da Reforma Agrria e Pequenos Agricultores. Segundo o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, o PIB da agricultura familiar representa 10% e gera cerca de 156 bilhes de reais. O papel da Crehnor desde sua criao reduzir a excluso e transformar o sistema de produo dos pequenos agricultores atravs das linhas de crdito, da possibilidade da casa prpria tanto no campo como na cidade e a realizao de transaes financeiras.

LEGENDA 02
OFF 03

TRABALHO HABITACIONAL DA CREHNOR O capital est a servio da Cooperativa, a contribuio dos scios e a distribuio de resultados so variadas. Na medida em que buscam a participao de todos possvel fortalecer, tambm, o setor habitacional rural.

Imagens programa habitacional (Inserir trilha)

LEGENDA 03

18 mil famlias cooperadas conquistam o sonho da casa prpria.


OFF 04

Em 2002 a Crehnor iniciou um trabalho pioneiro na rea de habitao rural que hoje modelo no Brasil. Naquele ano, em parceria com a Caixa Econmica Federal e Secretaria Estadual de Habitao, 1988 casas foram construdas na zana rural em 109 municpios do Rio Grande do Sul.

PASSSAGEM DIFERENCIADA PESCANDO MORADIA

INSERIR UMA PASSAGEM PARA O NOVO PROJETO DA CREHNOR PESCANDO MORADIA Atravs do pioneirismo do Programa habitacional beneficiando os assentados e os pequenos agricultores, a Crehnor expande, atravs do (PNHR) Programa Nacional de Habitao Rural seus benefcios para os pescadores do RS, que somam em torno de 17 mil no Estado.

OFF 05 (PNHR em legenda com o OFF)

Vous aimerez peut-être aussi