Vous êtes sur la page 1sur 42

[-] www.sinaldemenos.

org Ano 1, n3, 2009

26

A superao do trabalho em Marx


Em busca do tempo no-perdido

Cludio R. Duarte*
Um minuto livre da ordem do tempo recriou em ns, para o podermos sentir, o homem livre da ordem do tempo. (Proust, Le temps retrouv)

I- Do trabalho ao no-trabalho Pode-se falar em Aufhebung1 do trabalho em Marx? Alguns textos o dizem sem meias palavras:
O trabalho a base viva da propriedade privada, a propriedade privada como fonte criadora de si mesma. A propriedade privada no mais que trabalho objetivado. No deve-se simplesmente atacar a propriedade privada como estado de coisa, mas atac-la como atividade, como trabalho, se se quiser desferir o golpe mortal. um dos maiores mal-entendidos falar-se em trabalho livre, humano, social, de trabalho sem propriedade privada. O trabalho , em sua essncia, a atividade no-livre, no-humana, no-social, condicionada pela propriedade privada e criadora da propriedade privada. A superao da propriedade privada s se tornar uma realidade efetiva quando ela for concebida como superao do trabalho [Aufhebung der Arbeit], uma superao que evidentemente foi tornada possvel pelo prprio trabalho, isto , pela atividade material da sociedade, e que de modo algum se deve conceber como a substituio de uma categoria por outra. Uma organizao do trabalho pois uma contradio. A melhor organizao que o trabalho pode receber a organizao atual, a livre concorrncia, a dissoluo de todas as organizaes anteriores que possam ter parecido sociais 2.

Ou nesse outro, dA Ideologia Alem:

* 1

Bolsista do CNPq, doutorando no DG/FFLCH/USP. A traduo mais usada para Aufhebung em portugus superao, mas outros termos como supresso, suspenso e abolio podem ser usados, sem que nenhum se aproxime do triplo sentido do termo alemo (suprimir, conservar e elevar). Quando se trata de acentuar a negatividade do movimento, o melhor termo supresso. MARX, Karl. ber Friedrich Lists Buch Das nationale System der politischen konomie [1845] in:__. Marx lesen. (Die wichtigsten Texte Von Karl Marx fr das 21. Jahrhundert. Herausgegeben und kommentiert von Robert Kurz). Frankfurt: Eichborn, 2001, p.156. Trad.: Crtica da Economia Nacional. Lisboa: Cadernos Ulmeiro n 12, 1976, pp.71-2. E tambm, em ingls: http://www.marxists.org/archive/marx/works/1845/03/list.htm (set. 2009).

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

27

Assim, enquanto os servos em fuga s visavam desenvolver livremente e fazer valer sua condio de vida j existente, e por isso em ltima instncia s chegaram ao trabalho livre, os proletrios, para se fazerem valer como pessoas devem superar [aufheben] a sua prpria condio de existncia at aqui, o trabalho.3

Marx no estaria querendo se referir ao trabalho alienado ? Certamente. Mas por que ento superao do trabalho ? que aqui no se trata de categorias ideais, supratemporais ou originrias de trabalho. Na histria, o trabalho concreto, real, objetivamente sempre foi, em graus diversos, uma forma de sujeio diviso do trabalho (manual/intelectual, campo/cidade, homem/mulher etc.): o trabalho aqui novamente o principal, o poder sobre os indivduos, e enquanto existir esse poder deve existir a propriedade privada (DI, 50/IA, 52). Porm, nesse momento de sua obra, Marx costuma distinguir conceitualmente do trabalho uma noo pressuposta de autoatividade (Selbstbettigung), e que se pe historicamente principalmente como atividade material (Bettigung... materielle), i., como trabalho manual, separado das atividades intelectuais. Nas formaes pr-capitalistas, em geral, o trabalho percebido como algo prprio de cada indivduo, naturalizado como condio eterna, ainda no contraposto estranhamente a eles (DI, 71-2/IA, 68); mas, para ns, a posteriori, trata-se de uma existncia unilateral (ibid.), pois subsumia e cimentava os homens numa funo parcelar na diviso social do trabalho. Por isso, o trabalho j era considerado uma forma subordinada/inferior (untergeordnete) de auto-atividade (DI, 67/IA, 73) e s tem uma aparncia de auto-atividade (ibid.). Se esta forma de auto-atividade, incrustada numa economia domstica, j tinha determinaes de separao (sobretudo de ciso patriarcal de sexos), todavia no aparecia ainda inteiramente como economia separada (DI, 29 /IA, 62), tal como vir a ser na economia moderna, como potncia reificada e independente. Assim, por exemplo,
cada arteso medieval estava plenamente absorvido em seu trabalho, tinha com ele uma confortvel relao servil e estava mais subsumido a ele do que o trabalhador moderno, para quem seu trabalho indiferente. (DI, 53/IA, 54).

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Die Deutsche Ideologie [1845/46]. In: MEW - Karl Marx-Friedrich Engels Werke, Band 3. Berlin: Dietz Verlag, 1969, p.77. Vrias obras citadas dessa edio, disponveis em: http://www.mlwerke.de/me/ . Trad.: A Ideologia Alem. So Paulo: Boitempo, 2007, p.66. Doravante abreviados no corpo do texto no formato: DI, 77 / IA, 66.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

28

Marx critica, pois, o trabalho concreto como tal ao contrrio do que se prega na homilia dominical do marxismo tradicional. Agora, no capitalismo,
a auto-atividade e a produo da vida material se encontram to separadas que a vida material aparece como a finalidade (Zweck), e a produo da vida material, o trabalho (que , agora, a nica forma possvel mas, como veremos, negativa, da auto-atividade), aparece como meio (DI, 67/IA, 73, grifos nossos, g.n.).

Ou seja, o que era meio negativo tornou-se um fim em si mesmo. Da sua abolio:
em todas as revolues anteriores o modo da atividade permaneceu intocado, e tratava-se apenas de instaurar uma outra distribuio dessa atividade, uma rediviso do trabalho entre outras pessoas, enquanto a revoluo comunista volta-se contra o modo da atividade existente at aqui, elimina o trabalho [die Arbeit beseitigt] (...) (DI, 69-70/IA, 42).

A superao do trabalho idntica superao da propriedade, da diviso do trabalho e das classes (DI, 54/IA, 63-4), sua supresso enquanto finalidade da vida, confinada vida material. No comunismo, essa supresso anuncia a posio da autoatividade como tal: a transformao (Verwandlung) do trabalho em auto-atividade e a transformao do intercmbio condicionado que existiu at aqui em intercmbio dos indivduos enquanto tais (DI, 68/IA, 74) ou seja, no mais como o intercmbio de trabalho entre trabalhadores. Transformao, aqui, o momento positivo da Aufhebung. Desta maneira, vemos que o trabalho , em sua essncia, a forma histriconatural, sempre determinada, da auto-atividade dos homens, que tornou-se abstrao de uma economia separada e no capitalismo uma relao material e social objetivada, totalmente posta como tal: a forma-trabalho, em si e para si, j se tornou livre, j est libertada e plenamente socializada; os homens e a sociedade que ainda no se libertaram desta forma. Para ns, como meros indivduos abstratos, ela a atividade no-livre, no-social, no-humana. Nesta sociedade, por seu duplo carter trabalho concreto e abstrato , o trabalho se tornou a condio de existncia da sociedade nosocial moderna, a sociedade do trabalho. Seu sentido a busca de transformao de todo tempo e energia humanos em mais-dinheiro. O que se socializa e se relaciona, como j aponta Marx neste momento, a mercadoria trabalho, no os homens; so os meios e as coisas (o trabalho e os seus produtos), no as pessoas direta e abertamente.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

29

Por causa de seu duplo carter, preciso conceituar o trabalho como mediao social especificamente moderna.4 O trabalho concreto/abstrato aparece como negao, alienao e inverso da auto-atividade dos homens (apenas pressuposta) mas como livre produo de riqueza, isto , desvinculada abstratamente de todo contexto social. Como tal, ele tem na atualidade, como diz Marx no texto sobre F. List, a sua melhor organizao. Sem idealizaes, portanto: aqui, o processo de trabalho material e concreto organizado e desenvolvido ao mximo como fora produtiva social justamente (e no apesar de) como meio para a valorizao do capital, atravs da livre concorrncia de todos, em que se tem de provar quem trabalha melhor e/ou faz trabalhar melhor, tendo a melhor produtividade excedente. Com esta organizao social, atravs da indstria moderna, produziu-se mais foras produtivas, mais objetos utilitrios e mais necessidades do que em todas as sociedades anteriores juntas, a ponto de chegarmos beira da destruio das condies scio-ambientais do planeta. Talvez no se possa imaginar uma organizao social que potencialize mais a capacidade de trabalho intelectual e material e a produo de riqueza, tanto abstrata como concreta embora, entenda-se bem, de forma destrutiva e antagnica a todos os interesses vitais! O socialismo real tentou essa melhor organizao social, mas foi vencido no prprio terreno abstrato do trabalho e da produtividade em que se ps a emular para buscar sua modernizao retardatria.5
O trabalho, nico vnculo que os indivduos ainda mantm com as foras produtivas e com a prpria existncia, perdeu para eles toda aparncia de auto-atividade e s conserva sua vida definhando-a. (DI, 67/ IA, 72, grifos meus). Segundo Moishe Postone, o trabalho moderno tem a especificidade histrica de ser uma mediao social dos indivduos, i., o meio relacional abstrato e coisificado de sua incluso e participao social: Numa sociedade caracterizada pela universalidade da forma-mercadoria um indivduo no adquire bens produzidos por outros atravs de relaes sociais abertas [costumes, laos tradicionais, relaes de dominao direta ou decises conscientes]. Ao invs, o prprio trabalho seja diretamente ou expresso em seus produtos substitui estas relaes servindo como um meio objetivo pelo qual os produtos dos outros so adquiridos. O prprio trabalho constitui uma mediao social em lugar das relaes sociais abertas. (...) A esfera da produo no capitalismo no deve ser entendida s em termos de interaes materiais dos homens com a natureza (...) [mas] suas relaes sociais fundamentais so constitudas pelo trabalho. O trabalho no capitalismo no se objetifica s em produtos materiais como o caso de todas as formaes sociais mas tambm em relaes sociais objetificadas. (...) a esfera do trabalho intermedeia relaes que, em outras formaes, existem como uma esfera de interao social aberta. Ele assim constitui uma esfera social quase-objetiva. Seu duplo carter significa que o trabalho no capitalismo tem um carter socialmente sinttico, que ele no tem em outras formaes. O trabalho como tal no constitui a sociedade per se, o trabalho no capitalismo, porm, constitui efetivamente essa sociedade. (POSTONE, Moishe. Time, Labor and Social Domination. A reinterpretation of Marx s critical theory. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1993, pp.150 e 157.) Cf. KURZ, Robert. O Colapso da Modernizao. (Da derrocada do socialismo de caserna crise da economia mundial) [1991]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

30

Nesse terreno, porm, sua sociedade ditatorial do trabalho foi organizada por uma forma de capital menos eficiente, a propriedade estatal; menos eficiente do ponto de vista do capital social mundial o suficiente, porm, para transformar as bases sciometablicas anteriores, convertendo a todos em meros trabalhadores abstratos. Esta organizao atual acorrenta qualquer sociedade na medida em que liberta o trabalho e o transforma no fundamento de suas relaes, numa sociedade do trabalho. Nela, o trabalho nunca est acorrentado: o trabalho a propriedade capitalizada em plena atividade, em estado desenfreado de movimento, e que retorna a si mesma acrescida de mais-valor. Ela se aliena nas mercadorias e no dinheiro como estado de coisa, mas ela mesma valor-trabalho em auto-expanso. A concretude desse trabalho , portanto, somente a forma fenomnica da abstrao em ato do capital. Por outro lado, Marx nunca negou que por isso que o capital produtivo; i., que seja uma relao essencial para o desenvolvimento das foras produtivas sociais. E s deixa de s-lo quando o prprio desenvolvimento das foras produtivas encontra uma barreira no prprio capital6. Mas, como veremos, essa barreira o limite lgico absoluto para a reproduo histrica da prpria forma-trabalho. ** Evidentemente, Marx no supe algo impossvel: a eliminao da produo como intercmbio material ou metabolismo (Stoffwechsel) dos homens com a natureza por isso, trata-se de uma Aufhebung , mas ele tenta indicar quais seriam as especificidades desse metabolismo numa eventual sociedade emancipada. E tambm repensar as razes pelas quais os indivduos postos enquanto indivduos livremente associados suprimem, nas relaes sociais entre si e com a natureza, no s a condio e a identidade de trabalhadores, como tambm determinaes objetivas da produo nas formaes da pr-histria, sobretudo do trabalho moderno (trabalho em geral ou trabalho sans phrase7), como formas de mediao material e social
6 7

MARX, Karl. Grundrisse der politischen konomie (1857-1858). Berlin: Dietz Verlag, 1953, p.231. (Doravante abreviado sob o modelo: G, 231.) Atente-se como Marx determina a categoria trabalho historicamente enquanto abstrao real especificamente moderna: o trabalho parece ser uma categoria totalmente simples. Tambm a representao do trabalho nesse sentido geral como trabalho em geral muito antiga. Porm, compreendido economicamente nessa simplicidade, o trabalho uma categoria to moderna quanto as relaes que geram essa simples abstrao. (...) Aqui pois [nos EUA], a abstrao da categoria trabalho, trabalho em geral, trabalho sans phrase, ponto de partida da economia moderna, tornou-se pela primeira vez uma verdade prtica. (G, 24-5)

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

31

historicamente determinadas desse metabolismo. verdade que Marx nomeia essa mediao metablica de processo de trabalho mas veremos como ele perde, quando superado, uma parte essencial de suas determinaes formais e de sua substncia prhistrica, livrando o campo para a posio efetiva da auto-atividade como no-trabalho. Esquematicamente, assim, poderamos dizer que h em Marx um movimento que leva da sociedade do trabalho (ou que trabalha) (pr- ou no-capitalista) sociedade do trabalho (capitalista) e a uma possvel sociedade do no-trabalho (comunista) onde os itlicos acentuam o que fica efetivamente posto como momento sinttico predominante, enquanto as aspas indicam o objeto determinado mas s pressuposto, no plenamente posto ou em constituio8. Tentaremos mostrar que a questo no de pura terminologia, mas tem relao com o estatuto objetivo da prpria coisa em questo: a funo que o tempo social destinado atividade produtiva teria na prhistria da sociedade humana9 e qual alterao radical receberia numa sociedade para alm do capital (que passou verdadeira histria humana). II- Pr-histria e histria, crtica imanente, metacrtica do capitalismo Os textos que citaremos nesse ensaio so em geral conhecidos: nunca dispensaram, porm, interpretao, dilogo e crtica. No temos a inteno de originalidade, mas apenas de organizar os termos de uma polmica, reforando o que h de mais importante em Marx: a fora de uma teoria crtica, isto , uma teoria historicamente determinada, que, dando o primado ao seu objeto, torna-se vlida apenas enquanto ele tiver o poder de auto-subsistir. As categorias fundamentais do modo de produo capitalista (mercadoria, valor, capital, trabalho etc.) so em Marx historicamente especficas e crtico-negativas, isto , so sempre pensadas como transitrias, com validade histrica determinada. O subttulo de O Capital crtica da

Nesse ensaio, utilizamos essa notao de itlicos e aspas por todo o texto, a fim de expressar a dialtica prpria dos objetos. Sobre a dialtica de determinao, pressuposio, posio etc. em Marx, a obra de Ruy Fausto parece-nos imprescindvel: devo muito s suas leituras em geral afinadssimas, mais do que transparece nas citaes. FAUSTO, R. Marx: Lgica & Poltica. (Investigaes para uma reconstituio do sentido da dialtica). Tomos I e II. So Paulo: Brasiliense, 1983 e 1987. Sobre tais noes ver, tomo I, ensaio 1 e t. II, ensaio 2. Abreviado: MLP, I e II. MARX, Zur Kritik der politischen konomie. MEW, Bd. 13, op.cit., 1971, p.9. Trad.: Para a crtica da economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1982, p.26. Abreviaes: ZK e PC.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

32

economia poltica tem pois sua razo de ser: nunca se tratou de professar novos princpios de uma economia poltica positiva. O marxismo mais crtico pois como veremos h mais de um no tem nada a ver com uma fundao positiva do que j existe. H de fato um tipo especial de ontologia em Marx, mas uma ontologia crticonegativa, que determina o ser social objetivo como produto histrico-natural, sem ontologizar ingenuamente suas categorias de pensamento nem os seus fenmenos. O olhar de Marx dirigido supresso categorial-real do existente, com vistas s mais altas possibilidades objetivas (mesmo que imediatamente impossveis hoje), isto , visando a uma Aufhebung prtica da sociedade da mercadoria e do capital, levada ao extremo da negao determinada. Trata-se essencialmente, portanto, de uma teoria crtica e autocrtica, no de uma viso de mundo perene, nem de uma filosofia primeira (modos dogmticos de ontologia trans-histrica ou metafsica conceitual fundante). Suas categorias, no entanto, tm a aparncia de serem naturais, trans-histricas ou ontolgicas (sans phrase) porque, muito alm de qualquer nominalismo, correspondem efetivamente ao real, pois so, como ele as denominou, modos de ser ou determinaes da existncia (G, 26) objetivas, e no s simples determinaes lgicas do puro pensamento, tipos ideais ou noes simplesmente heursticas. Trata-se de um objeto em certo sentido quase-metafsico com um ncleo realmente fetichista, que inverte o mundo real em manifestao de abstraes objetivadas (mdias sociais de produtividade etc.). Assim, tal como o valor, tais categorias so abstraes reais, universais concretos, que se impem abstrata e objetivamente por trs das costas da sociedade. como se o real histrico ontologizasse a si mesmo, erigindo-se em lei natural ou condio humana das sociedades. Se a categoria no de fato ontologizada, trata-se de mostrar como tais abstraes reais contm a contradio objetiva em seu prprio modo de ser. Isto se chama, em linguagem dialtica, crtica imanente: a crtica do objeto feita pelo movimento do prprio objeto, sendo apenas necessrio chocar seu conceito com sua realidade efetiva contraditria. Que esse objeto ? O capital enquanto movimento de autovalorizao do valor, o sujeito automtico (automatisches Subjekt), o sujeito de um processo (Subjekt eines

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

33

Prozesses), o sujeito predominante (bergreifendes Subjekt)10. No se trata de recusar o capital (e todas as outras categorias fundamentais) por alguma vontade externa a ele mesmo ou por um ideal ou princpio tico que ele promete mas no cumpre.11 Tal crtica tica, ao modo de uma crtica da ideologia, em si mesma um momento vlido e importante, por si s no se basta, torna-se impotente principalmente em tempos de cinismo estrutural. A crtica da economia poltica compreende a crtica da ideologia, mas no se limita a ela. A crtica eficaz um modo de apresentao (Darstellungsweise) das contradies do desenvolvimento da relao-capital com seus prprios critrios e leis imanentes, no imediatamente com ideais ticos ou humanos.12 Tambm no se trata de uma crtica do ponto de vista do trabalho, em que se toma partido positivo do trabalho e do proletariado contra o capital, esse entendido como mera propriedade privada da burguesia, como se fosse o caso de criticar s as personificaes do capital, as formas injustas de distribuio da mais-valia ou de generalizar o trabalho como aberta e justa mediao social e os trabalhadores como classe fundamental e universal da sociedade emancipada.13 O trabalho tout court tem de ser criticado como um momento da propriedade privada e fundamento do valor e do capital condies da pr-histria , no da sociedade humana. A contradio objetiva do sistema, a negao e a contradio posta contra a forma e substncia trabalho como fundamento, est na esfera imanente da prpria produo capitalista, no simplesmente nas relaes de distribuio ou de classe, embora essas tambm sejam historicamente relevantes no contexto da reproduo do sistema. O objeto, o sujeito-capital, o seu prprio negativo:

MARX, Das Kapital. Kritik der politischen konomie. Buch I-III, MEW Band 23-5, op.cit., Buch I, p.169. Doravante citado: K, I: 169. Trad.: O Capital. So Paulo: Nova Cultural, 1988, Liv. I, t.1, p.126. (abr. C, I, 1: 126). Isso j se anunciava no captulo 1 sobre a Mercadoria: O trabalho concreto se torna forma de apario de seu contrrio, trabalho humano abstrato; a mercadoria cheia de sutileza metafsica e manha teolgica, forma sensvel-supra-sensvel, a relao de valor assume a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas etc. (K, I: 73, 85-6/ C, I, 1: 61, 70-1). 11 Cf. POSTONE, Time, labor and social domination, op.cit., p.67. 12 Isso o que distingue a dialtica de Marx dos campos do reformismo e do humanismo, bem como do voluntarismo e do politicismo do marxismo tradicional, sem cair no anti-humanismo. 13 Cf. POSTONE, op.cit., pp.64-71. Vide como Engels determina a emancipao da classe trabalhadora no socialismo, como estdio transitrio um tanto duro, mas em todo caso moralmente muito til: ao lado da utilizao planificada e desenvolvimento contnuo das imensas foras produtivas j existentes de todos os membros da sociedade, institui-se o mesmo trabalho obrigatrio para todos como meio para a vida e, segundo ele, para gozo da vida, para formao e atividade de todas as capacidades do corpo e do esprito (ENGELS, F. Einleitung zu Karl Marx Lohnarbeit und Kapital [1891], MEW Bd. 22, op.cit., p.209). Tal sociedade torna-se moralmente uma plena sociedade do trabalho, s libertada dos jugos de classe, mas no do trabalho universal abstrato, obrigatrio para todos.
10

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

34

ele mesmo a contradio em processo (G, 593), a revoluo permanente de si e de sua base, e por isso seu limite lgico dado por ele mesmo, na realizao de seu conceito: autocrtica que devm crise estrutural. O que h talvez de mais fetichista no capital, porm, essa quase-transcendncia contraditria em relao prxis que o constitui como totalidade autonomizada, e em tal grau de misticismo que como se em seu prprio movimento cego de autocrtica ele pudesse tambm superar-se e enterrar-se a si mesmo. As evidncias mostram bem o contrrio. Mas, ento, se houvesse alguma funo crtica reservada ao campo hoje disperso e desertado do proletariado, esta s poderia ser sua auto-abolio como classe j objetivamente em dissoluo, sem qualquer alavanca positiva no trabalho. Noutros termos, essa autocrtica cega s pode ser levada supresso do sistema tornando-se crtica consciente efetivada por um movimento superador do capital e do trabalho. A autocrtica sistmica do capital, girando em falso em processos de crise e colapso peridicos, no pode ser negada abstratamente ou de modo positivo (numa negao da negao: negao positiva, como a denominava Adorno14, que reafirma e repe a identidade de um fundamento ou origem), mas confirmada apenas como negao, isto , posta e reposta pelo movimento consciente de negao social do sistema negativo, como metacrtica categorial de todas as formas capitalistas.

14

A crtica adorniana da negao da negao hegeliana aponta o engodo das transies que levam identidade prevalecente na unidade de identidade e no-identidade, como projeo da lgica dedutiva, e por fim, do princpio da subjetividade sobre o absoluto: A negao da negao no revoga essa ltima, mas antes comprova que ela no era suficientemente negativa. [Ao contrrio,] (...) O negado negativo at desaparecer. O que no significa, ento, que Adorno prescinda da negao determinada como Aufhebung prtica do sistema negativo e posio da emancipao: Seu positivo seria somente a negao determinada, a crtica, e no um resultado desenvolto/saltitante [umspringendes] que felizmente teria em mos a afirmao. (...) De uma maneira irreconcilivel, a idia de reconciliao impede sua afirmao no conceito, ADORNO, Theodor W. Negative Dialektik. Gesammelte Schriften. Band 6. Frankfurt: Suhrkamp, 1986, pp.161 e ss. (Digitale Bibliothek B.97, Berlin: Direct Media, 2003). O modelo social da operao de abstrao conceitual encontrado por Adorno no valor e no trabalho abstrato (i., na troca de equivalentes), da sua dialtica negativa ser uma metacrtica que quer levar alm do conceito atravs do conceito (ib., p.27), i., alm da adequao ou identificao entre conceito e coisa, pois o conceito est fundido com o no-verdadeiro, com o princpio repressor (...) Ele no constitui nenhum telos positivo no qual o conhecimento pudesse sossegar. A negatividade do universal fixa, por sua vez, o conhecimento no particular como aquilo que precisa ser resgatado (ib., p.58). Para Marx, se o Conceito o Capital, como sujeito predominante, o trabalho abstrato/concreto o particular adequado por ele, e que s se torna realmente inadequado ao conceito quando, na dialtica imanente da base produtiva, ambos so suprimidos e superados em tempo livre e no-trabalho (esse o momento particular a ser resgatado nessa Aufhebung do princpio repressor).

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

35

III- Pressuposies conceituais da metacrtica


...gozar a essncia das coisas, isto , fora do tempo. (Proust, Le temps retrouv)

A teoria crtica do melhor Marx possui ainda alguns conceitos que funcionam de forma um pouco diferente. No so abstraes reais, nem posies da essncia humana efetivadas historicamente, ao menos de forma plena. Como mostrou Ruy Fausto, esse o caso das noes de homem (como sujeito ou indivduo autnomo), riqueza, liberdade, propriedade e satisfao. O discurso crtico substantivo exercido contra a economia poltica no os tem diretamente como seu objeto, nem como seu fundamento real, mas nega-os como tal e conserva-os como pressuposies de seu discurso. No so princpios primeiros ou uma ark de que se parte para analisar o real; so ento fundamentos suprimidos ou suspensos (aufgehoben), com significao muda, no posta (MLP, I, 29): no se pode, a rigor, dizer o que o Homem na sua pr-histria: este um devir, um resultado. Vale notar que Marx apresentou tais pressuposies de modo diverso ao longo da obra (p.ex., no humanismo da juventude como fundamentos).15 Por isso, o objeto principal do Marx da maturidade no a histria do homem (um pressuposto) mas a estrutura histrico-dialtica do Capital (algo posto, cuja pr-histria sua acumulao primitiva, K, I: 790; C, I, 2: 283).16 Como vimos, a crtica do sistema no efetivada diretamente atravs de ideais ticos, porque justamente ela s pode os pressupor como significantes universais mudos. Trata-se, ento, de fazer a crtica imanente do objeto efetivamente posto (a relao-capital), mantendo tais pressuposies como um reino de fins universais concretos (ou de possveis antropolgicos) negativos, isto , como potencialidades realizveis s pelo movimento social emancipatrio (comunista, como Marx o denominou). Sua posio prtica efetiva equivaleria ao fim da pr-histria da sociedade humana. Nesse

FAUSTO, MLP, I, 1. Dialtica marxista, Humanismo e Anti-humanismo; e Marx: Lgica & Poltica, Tomo III. So Paulo: Ed.34, 2002, ensaio I (Abrev. MLP, III). 16 O discurso terico marxista em sentido estrito o que se refere s estruturas do capitalismo no tem como objetivo central o operrio e o capitalista, mas o capital. Lembrando que o operrio e o capitalista so suportes do capital (...), poder-se-ia dizer [que] o discurso terico marxista (...) tem como objeto central no os predicados do sujeito pressuposto homem, mas o sujeito real capital, cujos predicados suportes reais so os predicados (negaes) do sujeito pressuposto homem. (...) No nvel da sua pr-histria o homem e no . Ele , mas somente atravs de seus predicados, que so negaes. (FAUSTO, MLP, I, 31).
15

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

36

momento especfico que as pressuposies ganham importncia na crtica do capitalismo, como busca de um passo fora e mais alm (mesmo que inicialmente apenas terico) da dinmica autotlica do sistema. A posio de seu contedo (a verdadeira riqueza etc.) daria a eles o estatuto de universais concretos positivos, no porm como positividade de um conceito social desptico, j conhecido e j concebido, como totalidade homognea e fantasmagrica que se impe fora aos homens, enfim, nem ao modo utpico nem como pura identidade de todos com todos, mas sim como uma abertura real para a diferena infinita da autodeterminao social e individual (por isso a noo de justia ou igualdade resolve-se na noo de liberdade e de diferena do indivduo pleno). No mbito da pr-histria tais pressuposies despontam como presentes-ausentes no tempo/espao. Ora, os marxistas perguntariam: poderamos juntar a elas o trabalho? Veremos por que no. De modo geral, privilegiando aqui os Grundrisse e O Capital (sem referncias pois so textos bastante conhecidos), no capitalismo, o homem aparece como... suporte e personificao da relao-capital (capitalista, trabalhador etc.), sendo o capital o verdadeiro sujeito automtico. A riqueza aparece como... uma imensa coleo de mercadorias. A liberdade aparece como... liberdade dos laos de dependncia direta e liberdade dos meios de produo, negativamente, assim, como necessidade de se vender livremente a fora de trabalho no mercado (uma libertao do trabalhador para o trabalho etc.). J a propriedade aparece como... propriedade privada mercantil e capitalista, excluso da apropriao individual e coletiva da riqueza socialmente produzida. A satisfao aparece como... insatisfao ou satisfao (virtualmente i-)limitada dentro de um conformismo social generalizado ao mundo de funes, papis sociais e necessidades produtivistas que a esto, como reduo do desejo e do gozo etc. Como diz Ruy Fausto, em todos os predicados destas expresses temos negaes do sujeito das frases, ou seja, no determinaes antropolgicas prprias do homem, mas determinaes ontolgicas de sua pr-histria. A posio plena do trabalho livre, j efetivada, negao/inverso (umschlagen) do conjunto de pressuposies. Por outro lado, com a emancipao (sua posio efetiva) tem-se para cada um dos sujeitos das frases a posio de um verdadeiro fim: o homem ... o sujeito social e individual autnomo e multilateral (pastor, caador, pintor, crtico etc. para alm do

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

37

trabalho e da diviso do trabalho); a verdadeira propriedade a propriedade coletiva e individual (K, I: 791/C, I, 2: 284), fonte de apropriao e gozo, para alm do critrio do dispndio do trabalho social individual e da sociedade utilitarista; a verdadeira riqueza no s a qualidade dos bens teis e necessrios, mas o tempo de no-trabalho, de cio e auto-atividade, fora da ordem do tempo heternomo; a verdadeira liberdade a autodeterminao individual e social da vida, para alm do reino da necessidade e do trabalho, como no-trabalho, tempo para auto-atividade etc.; a verdadeira satisfao a realizao de si como indivduo etc. etc. Como se v, o trabalho aparece negado e superado em todas as posies dos conceitos pressupostos; mas quando o trabalho est posto como totalidade eles se invertem em seu contrrio. IV- Formaes sociais anteriores ao capitalismo: o trabalho como momento coercitivo mas subordinado da reproduo social Isso tudo no significa que em formaes pr- ou no-capitalistas as pressuposies mencionadas no foram em algum grau realizadas (ou nem mesmo vislumbradas) ao contrrio, j que o sentido circular da reproduo social nessas formaes bem outro: a propriedade, a riqueza, a satisfao, o indivduo e mesmo a liberdade estavam postos em alguma medida varivel, historicamente limitada. Tais formaes no terminam em superacumulao de riqueza (monetria ou em bens teis), e muito menos na reproduo ampliada de mais-valor e capital (Cf. G, 412). Nestas formaes, diz Marx, h uma unidade natural do trabalho com seus pressupostos materiais (G, 375, grifo nosso). Isso em geral promove necessariamente e por princpio s um desenvolvimento limitado das foras produtivas(G, 396). Qual a razo desse movimento limitado? Ele tem a ver justamente com a objetividade determinada das pressuposies (sua posio determinada), em primeiro lugar, a da propriedade (ou posse). No incio tem-se, ento, o pressuposto da propriedade realmente posto e reposto como fundamento social para a maioria dos indivduos da comunidade: sua condio original natural (naturwchsig) continuamente reiterada e consagrada pela evoluo comunal. A perda da posse/propriedade dificultada: em geral, como na forma antiga, a propriedade a relao posta (gesetzt) pela comunidade, proclamada e garantida

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

38

enquanto lei (Gesetz), e na forma oriental a perda devm s por influncias totalmente externas. (G, 393)17. Deste modo, grande parte dos indivduos no sero meros trabalhadores, mas co-proprietrios comunais:
os indivduos no se comportam como trabalhadores, mas como proprietrios, como membros de uma comunidade em que trabalham. A finalidade deste trabalho no criao de valor, ainda que possa fazer-se trabalho excedente para troc-lo por produto excedente estrangeiro; mas seu fim a manuteno do proprietrio individual e sua famlia, bem como da comunidade como um todo. A posio dos indivduos enquanto trabalhadores, nesta nudez, propriamente um produto histrico (G, 375).

Na comunidade tribal primitiva, p.ex., a apropriao efetiva pelo processo de trabalho ocorre na base (unter = sob) dessas pressuposies, que no so elas mesmas produtos do trabalho, mas aparecem como suas pressuposies naturais ou divinas (G, 376, Cf. tb. 379). A forma da propriedade, assim, tem um contedo no-econmico pressuposto (apesar de mediada pela produo material, como veremos): um contedo, digamos, poltico e simblico-cultural inconsciente (ou fetichista18). Deste modo, temos a apropriao no pelo trabalho, mas como pressuposto ao trabalho, as condies naturais do trabalho (G, 384). Se o trabalho no por si s o fundamento das relaes sociais (elas so estruturadas por instituies e relaes fetichistas), ento, a ocupao do territrio e o cultivo do solo a produo como ato de apropriao da natureza sero apenas o pressuposto histrico material (se se quiser s uma mera base [Grundlage] em que se assenta o fundamento [Grund] propriamente social)19 para a manuteno da propriedade e da vida da comunidade.
Nas sociedades pr-capitalistas, de um modo geral, a propriedade da terra (pode ser tambm a posse) est ligada condio de cidado, e mais geralmente a uma relao extra-econmica. (...) Nas formaes pr-capitalistas, a relao [de propriedade e apropriao] simplesmente confirmada pelo processo; no capitalismo ela recriada. Ou, se se quiser introduzindo a noo de posio , nas formaes prcapitalistas, a relao reposta, no capitalismo, ela re-posta. (...) Nos modos pr-capitalistas, a relao fundamental, que no , a rigor, de produo, est na pressuposio; a pressuposio a relao. (FAUSTO, MLP, II, pp. 40 e ss.) 18 A idia de cdigos fetichistas como mediao social fundamental das formaes da pr-histria humana aparece em KURZ, Robert. Subjektlose Herrschaft. Zur Aufhebung einer verkrzten Gesellschaftskritik. Krisis, n13, 1993. Trad.: http://obeco.planetaclix.pt/rkurz86.htm (set.2009) 19 Para Marx, dizer que a histria pr-burguesa e cada uma de suas fases tem sua economia e uma base econmica [konomische Grunlage] do movimento [histrico], no fundo mera tautologia (G, 388). Mas a base material precisa ter um fundamento social estruturante (a forma essencial que lhe determina como sua matria). O fundamento (Grund), segundo Hegel: a essncia posta como totalidade. (...) o que tem o seu ser em um outro. O fundamento a essncia em si existente, que essencialmente fundamento, e fundamento somente como fundamento de algo, de um outro.(HEGEL, G. W. F. Enzyklopdie..., I- Die Wissenschaft der Logik, 121). O que caracteriza o
17

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

39

Propriedade significa, portanto, pertencer a uma tribo (comunidade) (ter nela sua existncia subjetivo-objetiva) e atravs da relao desta comunidade com a terra, como seu corpo inorgnico, ocorre a relao do indivduo com a terra, com a condio externa primria de produo. (G, 392)

Para Marx, isso significa que, para obter a reproduo comunitria, a apropriao da natureza vai obviamente alm de uma relao de puro consumo ou de uma relao imaginria ou de mero pensamento com ela, implicando uma relao ativa, real, com estas condies (G, 393), o que se denomina esforo, trabalho (G, 392), mas tambm fora de guerra (G, 378) para conquista e defesa territorial, aparecendo esta at, nalguns casos, como o grande trabalho comunitrio (ibid.): note-se porm que o termo trabalho no pode ser aqui substancializado (ontologizado), pois poderia ser substitudo por atividade vital, sem ganhar as determinaes exatas do trabalho material. H uma impreciso semntica nesta noo de trabalho (seu denominador comum o esforo fsico), que identifica atividades qualitativas diferentes, que no so ainda abstraes como o trabalho em geral do capitalismo, ou antes no so momentos de reproduo estritamente material ou econmica (como a guerra). Neste sentido, guerra ou culto religioso (este, algo inseparvel tanto da guerra quanto do cultivo do solo nestas formaes20) so reduzidos por Marx (mas no na realidade scio-simblica destas formaes) ao termo trabalho. Admitamos o termo assim, mas sem substancializ-lo ontologicamente (j que sua posio plena como conceito, segundo o prprio Marx se d somente na modernidade burguesa, G, 24-5). H, portanto, atravs dessa relao ativa, real, um movimento de reposio (ou seja, reproduo) dos pressupostos: a propriedade aparece como algo prprio dos indivduos, como pertencente a eles e s efetivada pela prpria produo (G, 393). Produo aqui, tal como antes o trabalho, parece englobar semanticamente todas as

capitalismo que sua mediao ou forma social fundante uma forma econmica (forma-valor, com uma substncia, trabalho abstrato) que aufgehoben (suprimida/conservada/suspensa) como base do verdadeiro fundamento-sujeito em processo (capital) (Ver FAUSTO, Ruy. Ainda sobre O Capital e a Lgica de Hegel. Kriterion n 90, Belo Horizonte, 1994, pp.15-6; e tambm MLP, II, 179). 20 Na Grcia Antiga, a agricultura no era vivida como um tipo particular de comportamento visando produzir, por meios tcnicos, valores teis ao grupo; trata-se mais de uma nova forma de experincia e de conduta religiosas (...) a cultura da terra nada tambm seno um culto instituindo o mais justo dos comrcios com os deuses. (...) Devendo o okos bastar a todas as necessidades familiares, a autarcia permanece o ideal da vida campesina. (...) O trabalho fundamenta mais uma troca pessoal com a natureza e os deuses do que um comrcio entre os homens. (VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento nos Gregos. Estudos de psicologia histrica. So Paulo: Difel, 1973, pp.220, 223, 225).

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

40

atividades sociais concretas. Essa condio dita primria, no entanto, no seno um pressuposto material (como diviso do trabalho campo/cidade etc.) e no exatamente um fundamento social (Grund), pois a produo vem mediada simbioticamente pelos laos comunitrios predominantes, que redeterminam seu lugar no todo: as foras produtivas esto unidas organicamente a relaes sociais mais amplas (estruturas de parentesco, formas religiosas, ideolgicas, jurdicas, polticas, incluindo as relaes de propriedade = pertencer comunidade e ter meios prprios) como fetiches divinos, aceitos como dados pela tradio. A distino marxista de base e superestrutura, como esferas separadas, perde aqui sua legitimidade.21 preciso citar:
Em todas estas formas, a base (Grundlage) do desenvolvimento a reproduo pressuposta das relaes entre o indivduo e sua comunidade relaes mais ou menos naturais ou tambm tornadas histricas, mas tornadas [fixas na] tradio, e uma existncia objetiva determinada, predeterminada, tanto em relao s condies de trabalho, como quanto s relaes com seus companheiros de trabalho, de tribo etc. Base de desenvolvimento que de incio limitada, mas que com a superao das barreiras apresenta decadncia e runa. (G, 386, grifo meu em base).

A reproduo (base do desenvolvimento = fundamento social) aqui determina o carter da produo (base material): a cega tradio social, religiosa e poltica determina e predetermina o conjunto. A produo obviamente condiciona e reproduz o conjunto, mas no o domina em ltima instncia, como diz o marxismo tradicional. Na medida em que os laos comunitrios e a propriedade estabelecem-se historicamente como um fundamento quase a priori para os homens, como o prolongamento de seu corpo inorgnico, trabalho e trabalhador em abstrato so a socialmente algo inessencial e mesmo marginal, tal como a mercadoria, o dinheiro e o capital o foram. Os indivduos esto firmemente enraizados(G, 394), e dificilmente aparecem como meros sujeitos do trabalho, tal como no capitalismo:
na sociedade burguesa, o trabalhador, p.ex., existe de um modo puramente noobjetivo, subjetivo; mas a coisa que se pe diante dele se tornou agora a verdadeira comunidade que ele tenta devorar, mas que o devora.(G, 396).
21

Assim, nas formaes sociais pr-capitalistas, as superestruturas do parentesco, da religio, do direito ou do Estado entram necessariamente na estrutura constitutiva do modo de produo. Elas intervm diretamente na conexo interna de extrao do mais-produto, enquanto que nas formaes sociais capitalistas, as primeiras na histria a separar a economia como um domnio que contm formalmente a si mesmo, elas constituem, pelo contrrio, pr-condies externas. Em conseqncia, os modos de produo pr-capitalistas no podem ser definidos seno atravs de suas superestruturas polticas, jurdicas, ideolgicas, pois so elas que determinam o tipo de coero extra-econmica que os caracteriza. (ANDERSON, Perry. Lineages of the Absolutist State, 1974, apud FAUSTO, MLP, II, 44.)

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

41

O homem pr-capitalista aparecia, de princpio, no como mero indivduo que trabalha, nessa abstrao, mas tem pela propriedade da terra um modo objetivo de existncia pressuposto sua atividade e que no aparece como simples resultado dessa ltima (...) (G, 385). A estrutura ou base real que Marx gostaria de reservar unicamente s relaes de produo aqui constituda pelo conjunto simbitico material-social-poltico-simblico (com elementos ditos de super-estrutura22), no por um contedo econmico exclusivo. Assim, a prpria comunidade aparece como a primeira grande fora produtiva (G, 395) aqui novamente, fluidez e deslizamento semntico de Marx: a comunidade obviamente no se reduz aqui a mera fora de produo, mas suas instituies sociais tradicionais subsumem a si as foras produtivas ditas econmicas. Ou seja, isso justamente limita o ritmo da produo, subordinandoa s relaes sociais, simblicas e polticas institudas quase-axiomaticamente de modo algum super-estruturais, pois elas tm um peso objetivo (ontolgico), em suma, constituem o fundamento social reproduzido. Por isso, nestas formaes, a ordem do tempo social no ditada pelo tempo de trabalho, mas pelo ritmo circular (G, 386) da natureza e do mito, que orienta as atividades e tarefas comunitrias livrando-as do tempo abstrato, linear, cumulativo e homogneo da economia moderna, algo reconhecido desde Hegel pelo menos. As festas, os cultos religiosos, as reunies polticas e as guerras, nestas civilizaes agrrias, so os grandes momentos de ruptura da ordem da vida material e utilitria (sempre pressuposta). Se a apropriao pelo trabalho se apresenta nestas formaes como critrio natural da propriedade ou posse individual (G, 379) como relao social originria ou proto-histrica tradicional e inconsciente isso no razo suficiente para tornar tais comunidades plenas sociedades do trabalho, de indivduos privados. O trabalho e as relaes de produo no constituem per se sua essncia. Elas so antes sociedades
22

Para relembrar: (...) na produo social da prpria vida, os homens contraem relaes determinadas, necessrias, independentes de sua vontade, em relaes de produo que correspondem a um nvel determinado de desenvolvimento de suas foras produtivas materiais. O conjunto dessas relaes de produo forma a estrutura econmica da sociedade, a base real [reale Basis] sobre a qual se levanta uma superestrutura jurdica e poltica, e qual correspondem determinadas formas de conscincia social. (ZK, 8/ PC, 25). J em 1849, MARX reduzia a sociedade e as relaes sociais s relaes de produo: as relaes de produo em seu conjunto formam o que se chamam relaes sociais, a sociedade, e, de fato, uma sociedade num nvel determinado de desenvolvimento social, uma sociedade com um carter peculiar, distinto. (Lohnarbeit und Kapital, MEW, Bd. 6, op.cit., p.408) com o que se podia comparar sociedades (antiga, feudal, burguesa) sob um fundo econmico, em linha evolutiva.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

42

comunitrias que para se reproduzir tm de trabalhar, sobretudo manualmente (da tambm a associao do trabalho a sofrimento e dependncia social, contida etimologicamente em Tripalium, Labor, Arbeit23), dados o nvel mais ou menos rudimentar das foras produtivas e as estruturas sociais de dominao e diviso do trabalho. Mas o sentido geral trabalhar o necessrio, ou melhor, (re)produzir para viver, e no viver para trabalhar (produo pela produo = capitalismo).24 E, como nota R. Kurz, a moderna separao de esferas (trabalho, tempo livre, arte, religio etc.) no est real ou totalmente posta. O excedente s retirado fora da dominao direta. Para criar uma linha evolutiva artificial com o capitalismo, digamos que elas seriam, ento, sociedades do trabalho (ou que trabalham, se se quiser), cujo sentido no-econmico (oposto ao econmico: no s o consumo, mas a reproduo de homens), onde a produo est imbricada significativamente em todos os momentos e atividades do grupo e no numa esfera autnoma. A sociedade pressuposio primeira, posta e reposta, em relao ao trabalho, que fica sob o controle mais ou menos estvel de suas instituies polticas e socioculturais (fetichistas) pressupostas, implementadas e direcionadas pelo Estado, estamentos ou castas dominantes (reis, sacerdotes, aristocracias etc.). O que no significa, portanto, ausncia de dominao

Lembrada pelo GRUPO KRISIS, Manifesto contra o trabalho. So Paulo: Conrad, 2003, O trabalho a atividade da menoridade. Mas no texto reserva-se a noo de trabalho sua abstrao moderna. Nosso caminho mostrar que j havia nas formaes pr-capitalistas, atravs da diviso do trabalho, uma posio determinada embrionria do trabalho como separao e princpio coercitivo social, sinalizada inclusive por sua etimologia: o fato de o trabalho no estar plenamente posto no significa que ele j no estava l embrionariamente, tal como a mercadoria e o valor. 24 O trabalho era, portanto, uma necessidade imposta pela natureza, porm precisamente por isso nenhum dispndio abstrato de fora de trabalho e nenhuma atividade social que traz em si sua prpria finalidade. KURZ, O colapso da modernizao, op.cit., p.25. O autor reformula esta questo, tal como no Manifesto contra o trabalho: o trabalho categoria do moderno e no ontolgica: as sociedades pr-modernas tinham obviamente um processo de metabolismo material com a natureza, mas no uma esfera diferenciada do trabalho; e mesmo quando produziam mercadorias, essa produo era imbricada com os demais momentos (religio, tradio, estruturas consangneas e comunitrias etc. Sob tais relaes, absolutamente impossvel existir uma clara separao entre trabalho e tempo livre. (KURZ, Postmarxismus und Arbeitsfetisch. Zum historischen Widerspruch in der Marxschen Theorie. Krisis # 15, Horlemann, 1995. Trad.: (http://obeco.planetaclix.pt/rkurz136.htm). No entanto, a formulao do texto de 91 me parece mais coerente, sem ter que necessariamente cair numa ontologia do trabalho. Como condio histrico-natural, ele tinha j de fato peso ontolgico material (negativo e separador, mesmo que embrionariamente: impossvel pensar os nobres no separados do trabalho p.ex.) sem ser o fundamento social (mas apenas um pressuposto material), algo a ser superado historicamente: pois na histria at agora transcorrida, a vida social, quaisquer que sejam suas formas modificadas, apenas podia ser uma vida que inclusse o trabalho. Somente as idias ingnuas do paraso e o conto do pas das maravilhas fantasiavam uma sociedade sem trabalho. (KURZ, O colapso..., op.cit., p.26.)
23

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

43

social e poltica, nem a inexistncia de certo movimento desintegrador interno ou externo, que Marx denomina dialtico (G, 386). A reproduo [ levada a cabo], conclui Marx, at certo ponto. [Depois,] inverte-se, ento, em dissoluo(G, 395). Ou ainda, esta reproduo , ao mesmo tempo, necessariamente nova produo e destruio da velha forma(G, 393). Processo que no leva em linha reta acumulao primitiva de capital, pois, a mera existncia de riqueza monetria no suficiente para fazer nascer o capital. Se fosse assim, Roma, Bizncio etc. teriam terminado sua histria, ou melhor, comeado outra nova, com trabalho livre e capital (G, 399). Ento, temos de pensar a sucesso histrica dos modos de produo de forma descontnua e dispersiva, sem continuidade necessria, sem teleologia evolucionista ou causa econmica fundante nica e exclusiva (Fausto, R. MLP, II, Ensaio 1). Onde a populao (no s como fator de produo, mas tambm de consumo), as conquistas militares, a colonizao e a produo25 comeam a crescer e sair do controle, desenvolvem-se o comrcio, as dvidas, a escravido, o trabalho, as tcnicas, a grande acumulao de riqueza privada, amide sob o primado da poltica dos Estados imperiais26. Mas o comrcio e o artesanato nas cidades antigas clssicas eram em geral considerados inconvenientes para os cidados (G, 381) e relegados aos estrangeiros, dependentes, escravos ou exescravos. E, quando o artesanato valorizado no feudalismo, este no ainda exatamente puro trabalho livre, mas algo misturado criao artstica (G, 397), como atividade regulada por cdigos e tempos individuais, gremiais etc. De modo algum o trabalho se torna atividade em geral, comparvel abstratamente a outras num mercado. Assim, onde h desenvolvimento descontrolado e independente das foras
Ruy Fausto assinala alguns deslizamentos semnticos de Marx, que tenta ler a negao interna nas formaes pr-capitalistas como sendo sempre originadas da esfera econmica: assim, o crescimento populacional torna-se avano da produo (G, 386), ou seja, a produo de homens torna-se sinnimo de produo de coisas, que ento, de certa forma, deslizada e equacionada em necessidade de colonizao e guerras de conquista (G, 393). Tais deslizamentos, que tentam fundar o econmico como sujeito fundante fixo, so duvidosos, como mostram os historiadores da Antiguidade. (FAUSTO, MLP, II, 66-71.) 26 S para citar um historiador: no h uma nica conquista de um imperador romano que fosse motivada pela possibilidade de enriquecimento imperial, eram todas, sem exceo, o resultado de clculos poltico-estratgicos e, embora os exrcitos pilhassem quanto podiam e os imperadores acrescentassem ao Imprio algumas novas provncias, o elemento econmico era acidental e insignificante, exceto normalmente no lado do dbito, nas despesas para o tesouro e nas perdas de homens. (FINLEY, Moses I. A economia antiga [1973]. 2 ed. Porto: Afrontamento, 1986, p.216). H (..) nas formaes antigas, emergncia de um infinito de violncia e poder no s o infinito (no capitalista) do dinheiro que Marx conhece mas que o seu discurso tem dificuldade em acolher. (FAUSTO, MLP, II, p.74).
25

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

44

produtivas/destrutivas (pois aqui, preciso colocar o fator poltico-militar em relevo) h tendncia desintegrao da formao social (Antiguidade Clssica, Feudalismo etc.). Mais que o crescimento, portanto, parece haver uma acumulao primitiva das foras produtivas j dadas, cuja causa principal foi menos o progresso econmico e o enriquecimento pelo trabalho do que a violncia extra-econmica(G, 388), o que Marx demonstrar mais tarde no captulo sobre a acumulao primitiva em O Capital. ** Se o primado da reproduo, assim, poder-se-ia dizer que tais formaes so menos modos de produo27 do que modos de reproduo social de indivduos (no sentido etimolgico = indiviso) ou membros orgnicos da comunidade. Marx diz que a propriedade da terra e as atividades agrcolas so a base da ordem econmica (Basis der konomischen Ordnung, G, 384) cuja finalidade em geral, porm, no a aquisio de riqueza abstrata, mas a produo de valores de uso ou seja, um fim no-econmico , como meio para a reproduo dos indivduos em determinadas relaes pressupostas com a comunidade(ibid., grifo nosso). Ou: A finalidade de todas estas comunidades [da antiguidade] a conservao, i., a reproduo, enquanto proprietrios, dos indivduos que a formam (G, 393). Assim, p.ex., na formao antiga no temos a investigao de qual forma de propriedade mais produtiva ou traz mais riqueza, mas qual produz melhores cidados (G, 387). Mas, ento, mais que valores de uso, tratar-se-ia da reproduo de homens. Mesmo sua caracterizao como modos de produo de valores de uso precisaria ser historicamente determinada, conforme o caso, na medida que a produo de homens at mesmo primeira, nalgumas formaes, em relao prpria produo de coisas teis. Onde o trabalho no livre, como na Antiguidade, os cidados o percebem negativamente e liberam-se dele para o cio.

27

A anlise da sociedade grega a partir da idia de produo mostra que l a produo no primeira. Ou (...) a produo no produo pela produo. Mas que significa esse movimento? Ele pode significar que, no caso da sociedade antiga, mas que o de todas as sociedades no-capitalistas, o econmico passa em no-econmico [no consumo]. (...) Poder-se-ia perguntar se no seria o caso de substituir a noo de modo de produo (que aparece como um conceito geral e totalizante l onde a produo passa na realidade no seu contrrio) pela noo de formao social (...) No fundo, seria preciso diversificar de um modo negativo, por ex. pressupondo formao social e pondo algo com o modo de dominao asitico ou ainda modo de dominao burocrtico e modo de produo capitalista etc. H de qualquer maneira algo de excessivo em expresses como modo de produo feudal ou modo de produo antigo quando designam a totalidade ou pelo menos a essncia da formao social feudal ou antiga. (FAUSTO, MLP, II, 32, 37, 38).

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

45

Assim, somente com a great civilising influence of capital, diz Marx com certo sotaque de utilitarista ingls,
que a natureza se torna puro objeto para o homem, pura coisa de utilidade; que ela deixa de ser reconhecida como poder para si; e que o prprio conhecimento terico de suas leis autnomas s aparece como uma astcia para submet-la s necessidades humanas, seja como objeto de consumo, seja como meio de produo. Conforme esta sua tendncia, o capital se impele tanto por sobre todas as barreiras e preconceitos nacionais, como por sobre a divinizao da natureza, e a satisfao tradicional das necessidades existentes, circunscrita modestamente no interior de limites determinados, e a reproduo do antigo modo de vida. Ele destrutivo diante de tudo isto e revoluciona constantemente, derruba todos os obstculos que freiam o desenvolvimento das foras produtivas (...)(G, 313).

O capital funda a indstria universal isto , o sobretrabalho e o trabalho criador de valor, um sistema de explorao universal das propriedades naturais e humanas, um sistema da utilidade universal, em que nada fora desse crculo de produo social e intercmbio aparece como superior-em-si, justificado por-si-mesmo (ibid.). H, portanto, um utilitarismo do capital que pe tudo, natureza ou homem, como trabalho ou matria til, ser-para-outro. nesse sentido tambm que se pode dizer que o trabalho concreto abstrado e separado do contexto vital, pois esse ltimo no pode se reduzir mera lgica utilitria.28 Nas formaes pr-capitalistas no h nem primado da economia e eventualmente nem do valor de uso utilitarista: a prioridade seria a dos homens que vivem, pensam, agem, usam etc. Da certa posio limitada da satisfao e do indivduo, segundo sua insero na hierarquia social. necessrio relembrar: quando h grande produto excedente, este consumido e dissipado em festas, no luxo e no gozo coletivo ou de grandes potentados (riqueza de gozo, diz Marx, G, 181). No domnio romano, a sobrevivncia da commune a reproduo de todos seus members como self-sustaining peasants, cujo tempo excedente pertence precisamente commune, trabalhos de guerra etc. (G, 380). Tratase de um tempo excedente de no-trabalho. Assim, o membro da comunidade no se
28 O que social e historicamente especfico no trabalho no , evidentemente, que as coisas em geral sejam produzidas e realizadas por atividades sociais bastante diferentes. Isso, de fato, toda sociedade precisa fazer. O especfico a forma na qual isto acontece na sociedade capitalista. Para esta forma social, essencial que o trabalho j de sada seja uma esfera separada, destacada do resto do contexto social. Quem trabalha apenas trabalha e no faz nada diferente disso. (...) Se o trabalho abstrato a abstrao de uma abstrao, ento, o trabalho concreto representa apenas o paradoxo de ser o lado concreto de uma abstrao (isto , da forma-abstrao trabalho). TRENKLE, Norbert. Was ist der Wert? Was soll die Krise? [1998] [http://www.krisis.org/1998/was-ist-der-wert-was-soll-die-krise. Trad. O que o valor ? A que se deve a crise? http://antivalor.vilabol.uol.com.br/textos/krisis/trenkle/tx_trenkle_013.htm ].

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

46

reproduz com a cooperao no trabalho de wealth producing como na economia capitalista ou socialista de caserna mas com a cooperao no trabalho para interesses comuns (reais ou imaginrios) que sustentam a associao interna e externamente (G, 380). Novamente, Marx aqui est chamando naturalmente de Arbeit (trabalho) at mesmo as atividades de guerra, o tempo usado nos cultos, festas e obras religiosas etc., ou seja, virtualmente qualquer comportamento ativo ou til na reproduo social. esse desalinho conceitual que permitir o marxismo mais tarde tornar-se uma ontologia do trabalho, um discurso ideolgico que transpe o trabalho social em fundamento social e predominncia trans-histrica da economia. Marx, porm, s vezes muito claro: o artesanato urbano na transio para o capitalismo, ainda que essencialmente baseado na troca e na criao de valor de troca, sua produo tem por fim principal e imediato a subsistncia do arteso e do mestre-arteso enquanto tais, portanto, o valor de uso; no o enriquecimento ou o valor de troca como tal. Assim, a produo est por toda parte subordinada (untergeordnet) a um consumo pressuposto, a oferta demanda, e s amplia-se lentamente (G, 411-2, g.n.).29 No que o trabalho, como vimos, como modo de dominao direta e imposio de diviso do trabalho etc., no esteja a j posto de alguma forma determinada. Mas as determinaes do trabalho em geral, do valor e do capital no esto totalmente postas.30 Quando surge um Estado altamente desptico, como nas formaes asiticas, h dominao social direta e mobilizao do trabalho manual dos homens, embora no necessariamente como trabalhadores, homens abstratos, mas como membros do Estado, que mantm suas posses individuais. Aqui no se constituiu a plena separao dos meios de produo, os escravos e servos so simples condio inorgnica e natural, i., eles so puro trabalho eles mesmos... juntamente com o gado ou como
Alm do Prefcio de Para a crtica da economia poltica, j citado, o texto que parece ir mais no sentido de uma fundao economicista e antropolgica do marxismo a Introduo de 1857 aos Grundrisse, em que Marx denomina a produo em geral como o momento predominante (G, 15 e 20). Veremos adiante os problemas das ms leituras marxistas desse texto. 30 Isso significa, para a Grcia Antiga p.ex., que se a diviso do trabalho aparece como o fundamento [material] da politia, o elo social determinante deve basear-se em um plano exterior atividade profissional: (...) a comunidade poltica dos cidados definidos como iguais, semelhantes. (...) o [plano] que compe a vida poltica e religiosa da cidade. (VERNANT, op.cit., pp.228-9). Alis, o grego no conhece termo correspondente a trabalho (ib., p.217). Da a prevalncia da prxis sobre a piesis: nesse sistema social e mental, o homem age quando utiliza as coisas, no quando as fabrica. O ideal do homem livre, do homem ativo, ser universalmente usurio, nunca produtor. E o verdadeiro problema da ao, pelo menos para as relaes do homem com a natureza, o do bom uso das coisas, no de sua transformao pelo trabalho (ib. p.242).
29

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

47

apndices da terra (G, 389). Mas estas, observa Marx, so formas secundrias e derivadas (G, 395). J o mundo antigo, diz o autor, tem como base (Grundlage) o trabalho forado direto; a comunidade repousa sobre ele como base de apoio (Unterlage)31, e no feudalismo europeu, o trabalho como privilgio [artesos], ainda na sua particularidade, no valendo como algo que produz valor de troca universal (G, 156). Aqui seria preciso insistir: essa base material (trabalho concreto coercitivo) no , porm, um fundamento social, no sentido de ser a mediao que tem o papel principal na organizao social.32 S o escravismo moderno no capitalismo colonial comea a pr (de modo anmalo, G, 412) o trabalho como base material e social (como abstrao) da sociedade do trabalho das Amricas (o trabalho livre assalariado obviamente ainda secundrio aqui), na medida em que a socializao j no mais a relao direta dos homens entre si (embora esta seja essencial para implantar a empresa colonial), mas a socializao fetichista dos produtos de seu trabalho no mercado mundial (incluindo o prprio trabalho o escravo como mercadoria viva). Marx mostrar, alm disso, a formao histrica do trabalho e da classe trabalhadora modernos nos captulos finais do Livro I dO Capital, sob o regime violento de expropriao e de disciplinamento para o trabalho (nas workhouses inglesas, p.ex., j que s a forca, o pelourinho e o chicote empurraram para a senda estreita que levava ao mercado de trabalho, G, 406). Em tudo isso fica implcito (da a necessidade de interpretao) um

Mas o modo de produo escravista parece ser um fantasma [pois,] nunca vastos setores (tanto no tempo como no espao) do mundo greco-romano empregaram, em escala significativa, mo-de-obra produtiva escrava. (FINLEY, op.cit., p.246). Outros confirmam Marx, porm: o mundo helnico clssico, claro, jamais repousou exclusivamente no uso do trabalho escravo. Os camponeses livres, os rendeiros dependentes e os artesos urbanos sempre coexistiram com os escravos, em variadas combinaes, nas diferentes cidades-estado. (...) mas o modo de produo dominante na Grcia clssica (...) foi o da escravido. (...) a proporo entre escravos e cidados livres na Atenas de Pricles estava em torno de 3 : 2 ; (...). O que limita o desenvolvimento tcnico e econmico: A via tpica para a expanso da Antiguidade (...) era assim sempre um caminho lateral a conquista geogrfica e no o avano econmico. (ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo [1974]. 5 ed. So Paulo: Brasiliense, 1994, pp.20-1; 28.) 32 Na Antiguidade clssica o momento dominante como mediao social seria a poltica, na Idade Mdia a poltico-religiosa. Assim, Marx pde dizer numa nota famosa de O Capital, tentando fundar o econmico como sujeito fixo: Deve ser claro que a Idade Mdia no podia viver do catolicismo, nem o mundo antigo da poltica. A forma e o modo como eles ganhavam a vida explica, ao contrrio, por que l a poltica, aqui o catolicismo, desempenhavam o papel principal. (K, I, 96/C, I, 1, 77). [Ver a crtica de FAUSTO, MLP, II, 32-3]. Esse texto pode ser lido e criticado assim: o trabalho tem a papel de base material (ibid.), mas no ainda de fundamento social como na economia capitalista, j que ali o papel principal (o momento predominante) era exercido por momentos no-econmicos (poltica, religio).
31

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

48

reconhecimento crtico do trabalho como relao social histrico-natural em Marx (e no apenas natural ou tcnica), na medida em que todas estas formaes nocapitalistas no pem a produo no centro da vida humana como mediao social mas apenas como pressuposto (base) material, como elemento inextirpvel de seu metabolismo histrico com a natureza. Alm disso, a produo limitada no era sinnimo necessrio de carncia como quer o marxismo, pois, como diz Pierre Clastres sobre as comunidades primitivas da Amrica, que recusam o trabalho e o Estado: sempre pela fora que os homens trabalham alm de suas necessidades.33 As relaes institudas nas formaes no-capitalistas permitem que a produo no se torne uma esfera parte, i., numa economia moderna propriamente dita, totalmente liberta dos vnculos sociais, simblicos, polticos etc.34 Por isso, como sabe Marx (G, 394), na Antiguidade Clssica, a manufatura considerada fonte de dissoluo social e o trabalho no ser valorizado eticamente (cidado grego nobre = homem livre do trabalho etc.). Aqui, crtica do trabalho como finalidade social aparece com fora:
A riqueza entendida como riqueza abstrata e objetiva nunca a finalidade da produo (...) Assim, a viso antiga, em que o homem aparece sempre como a finalidade da produo qualquer que seja a sua determinao limitada, nacional, religiosa, poltica parece muito elevada diante do mundo moderno em que a produo aparece como a finalidade do homem e a riqueza como a finalidade da produo. (G, 387, g.n.).

CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979, p.136). Citemos alguns trechos: Os ndios, efetivamente, s dedicavam pouco tempo quilo a que damos o nome de trabalho. E apesar disso no morriam de fome (...) a chamada economia de subsistncia das tribos indgenas no implicava de forma alguma a angustiosa busca, em tempo integral, de alimento. Uma economia de subsistncia pois compatvel com uma considervel limitao do tempo dedicado s atividades produtivas. (...) Os homens, isto , a metade da populao, trabalhavam cerca de dois meses em cada 4 anos ! O resto do tempo era passado em ocupaes encaradas no como trabalho, mas como prazer: caa, pesca; festas e bebedeiras; a satisfazer, enfim, o seu gosto apaixonado pela guerra. (ibid., pp.135-6). E acrescenta: As sociedades primitivas so, como escreve J.Lizot a propsito dos yanomami, sociedades de recusa de trabalho: o desprezo dos yanomami pelo trabalho e o seu desinteresse por um progresso tecnolgico autnomo certo. Primeiras sociedades do cio, primeiras sociedades da abundncia, na justa e feliz expresso de M. Sahlins. (...) A economia [] uma dimenso no-autnoma da vida social primitiva. (...) as sociedades primitivas so sociedades sem economia por recusarem a economia (ibid., pp.137-8). 34 Veja-se como Marx descreve o okos domstico no sentido ecolgico original: No fundo, o todo econmico [nos germanos] cada lar individual, formando para si um centro autnomo de produo (...) no mundo antigo, a cidade com sua periferia rural o todo econmico(G, 383). precisamente a que seria necessrio dizer que a economia est mais ausente que presente (FINLEY, op.cit. e tambm os textos clssicos sobre o okos primitivo em Max WEBER, Histria econmica, Economia e sociedade etc.). Segundo o prprio Marx, na concepo antiga da crematstica de Aristteles, a economia tornava-se algo como a economia moderna: ilimitada, desmedida (D-M-D), como esfera de negcios contrrias natureza (e ao cio). (K, I, 179/C, I, 1, 125).
33

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

49

Ou seja, a produo e a riqueza (abstrata = valor, objetiva = valores de uso) como fins em si mesmos (ou a produo pela produo, a riqueza pela riqueza) so algo tpico do capitalismo. A produo burguesa algo que nos aparece eticamente bem menos nobre (elevado) do que o mundo antigo, em que os (alguns) homens so a finalidade ltima do processo. Marx ento prossegue:
Mas, de fato, se a forma burguesa limitada retirada, que a riqueza seno a universalidade produzida no intercmbio universal das necessidades, capacidades, gozos, foras produtivas etc. dos indivduos ? O pleno desenvolvimento da dominao humana sobre as foras naturais tanto as da assim chamada natureza como a da sua prpria natureza? (...) (ibid.)

Aqui, temos a idia clssica da misso civilizatria do capital, como certa apologia prometeica das foras produtivas moldadas pelo trabalho abstrato e, no entanto, este visto como apenas um meio para algo superior, no um fim em si. Um meio altamente contraditrio e sanguinrio de gerar a possibilidade de fins mais elevados:
Na economia burguesa e na poca de produo que lhe corresponde esta plena elaborao da interioridade humana aparece como um completo esvaziamento, esta objetivao universal como alienao total, a derrubada de todas as finalidades determinadas unilaterais, como sacrifcio da finalidade-de-si em benefcio de uma finalidade totalmente externa. Por isso, de um lado, o infantil mundo antigo aparece como superior. Por outro lado, ele o sempre que se buscar (uma) configurao, (uma) forma fechada, e (uma) delimitao estabelecida. Ele satisfao de um ponto de vista limitado; enquanto o mundo moderno deixa insatisfeito, ou quando aparece satisfeito de si, ele vulgar.(ibid.)

Ento, se algumas dessas formaes pem o homem como fim, ao mesmo tempo de modo limitado e antagnico. Sua limitao atinge as prprias noes de indivduo e liberdade por elas serem reguladas estruturalmente por cdigos inconscientes e fetichistas. Originalmente, diz Marx, o indivduo aparece como um animal de rebanho e no como um zoon politikon (G, 396), como inseparvel (indiviso) da comunidade natal, etc. O capitalismo pe a possibilidade objetiva do reino da abundncia e da realizao universal das pressuposies (liberdade, satisfao etc.). Assim, se Marx no um humanista (pois suprime os fundamentos de uma essncia humana), tambm no anti-humanista (como querem os althusserianos), pois pressupe que homem, liberdade, riqueza etc. sejam possveis de serem postos (fundados) com a sada da pr-histria.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

50

V- Um Marx alm da pr-histria: a superao do trabalho


Tal ser nunca me aparecera, nunca se manifestara seno longe da ao, da satisfao imediata... (Proust, Le temps retrouv)

Se tais pressuposies no so seres positivos (ontolgicos) porque seu estatuto a de negatividades arrastadas pelo curso da pr-histria humana. Pode-se reiterar a questo: por que no incluir a tambm o trabalho concreto, j no como fundamento social, mas como outra pressuposio antropolgica? Ora, na verdade, as determinaes simples do processo de trabalho, i., como produo material (metabolismo), tambm funcionam, no discurso dialtico de Marx da maturidade, como uma espcie de pressuposio mas como universais abstratos, como condio de mediao material do metabolismo com a natureza, a ser posta e re-posta pela forma social dominante de cada sociedade histrica, o que pode negar e alterar totalmente seu significado, como o caso evidente do capitalismo, em que a produo de valores de uso passa a ser mero substrato material e no fundamento da valorizao do capital. Temos uma generalidade abstrata pois no efetivamente a produo per se (a matria), mas o modo de produo social (a forma) que se torna o decisivo para fundar concreta e objetivamente as anlises (embora j vimos em que sentido o conceito modo de produo tem algo de excessivo, sendo prefervel a noo de formao social). O trabalho, como vimos, no funda per se as formaes sociais seno no capitalismo, pois alm de mediao material (produo de utilidades) ele se tornou uma abstrao real com funo de relao ou mediao social objetivada (trabalho que pe valor), no lugar das relaes sociais diretas. Assim, podemos analisar criticamente a Introduo de 1857 aos Grundrisse (G, 5-31), em que a produo determinada como o momento predominante (bergreifende Moment) (G, 15 e 20). No por acaso que o marxismo lukcsiano toma esse texto como uma das bases axiomticas incontestveis para sua ontologia do ser social: uma ontologia positiva, entretanto, que transforma a necessidade do trabalho como fundamento antropolgico e trans-histrico de um social em geral. Antes de mais nada, Marx frisa que o risco de uma introduo geral anteposta prpria apresentao crtica da economia poltica criar um fundamento antropolgico

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

51

(indivduos conforme a natureza humana, leis geralmente humanas e sobretudo posio da humanidade ou sociedade como um nico sujeito, de modo especulativo) ou um fundamento ontolgico positivo (eternidade e a harmonia das relaes sociais existentes, leis burguesas como leis naturais, imutveis, da sociedade in abstrato) procedimentos que eternizam as relaes histricas, tal como faz a economia poltica, com suas pequenas e grandes robinsonadas (G, 5). Por isso tudo, nada de antropologia e ontologia positiva: as assim chamadas condies gerais de toda produo no so mais que esses momentos abstratos, a partir dos quais no possvel conceber nenhuma fase da produo histrica efetiva (G, 10, g.n.). So, pois, determinaes gerais abstratas, independentes da forma social, que s serviro para evitar repeties, embora tambm possam apagar as diferenas histricas. Posto isso, Marx coordena tais quase-tautologias da economia poltica: no h processo de distribuio, consumo ou troca sem algo prvio: a produo como ponto de partida real, e assim, tambm, seu momento predominante, o ato em que decorre todo o processo novamente (G, 15). Nesse sentido abstrato, quase tautolgico, a produo seria o momento dinmico e sinttico do processo de produo social, na medida em que contm os momentos opostos a si e movimenta-os, passando, alastrando-se e dominando [greift ber] todos eles (G, 20) esse o sentido geral do verbo bergreifen (greifen = pegar, agarrar, apreender, alastrar; ber = sobre, acima, alm, da usurpar e dominar). Interessa em especial a Marx indicar que as condies de distribuio (de produtos e dos meios de produo), to importantes para definir as relaes de produo, so sempre resultados postos e repostos pelo processo ativo da produo (G, 16 e ss.). Isso significa que a reproduo da sociedade tem uma espcie de motor na produo. Ora, o erro conceb-lo, nesse nvel abstrato anterior Darstellung efetiva, mais do que como uma pressuposio material, algo que tem suas prprias determinaes pressupostas no consumo, na distribuio, na troca, mas tambm nas relaes sociais mais amplas alm da produo material estrita. O realmente decisivo saber qual finalidade dirige esse motor, pois coloca a questo do fundamento efetivo da sntese (a do modo de produo ou formao social de modo objetivo, e no por simples intenes de produtores isolados). Assim, Marx indica que, formalmente, a produo em geral tem no consumo o seu fundamento ideal, que impulsiona internamente a produo, que sua pressuposio (G, 13). Como vimos, esse seria o

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

52

caso de todas as formaes pr- ou no-capitalistas, na medida em que a produo no autonomiza-se nem constitui o social por si mesma, na medida em que as instituies fetichistas e relaes diretas so o princpio efetivo da sntese social; a produo, a, era ento predeterminada pelas necessidades sociais institudas, e passava em outra coisa alm da produo. Marx no faz profisso de f de conceber a produo em geral, nessa indeterminao abstrata, como o eterno sujeito dominante: assim, diz ele, a circulao mercantil simples (M-D-M), o movimento da mercadoria em que sua existncia como valor de uso constitui o momento predominante [bergreifende Moment] (...) no processo (G, 926) e se este for uma determinao histrica de sociedades pr-capitalistas, ento, aqui a produo est por toda parte subordinada a um consumo pressuposto (G, 412, g.n.). A conscincia produtora que a pe fins teis no pe o consumo produtivo capitalista (cujo ponto chave a mercadoria fora de trabalho, capaz de gerar mais-valor) para realimentar mais-produo abstrata. Nesse sentido, o momento pressuposto da produo a co-determinado em ltima instncia, como j mostramos, pelos outros momentos de reproduo do social, pois ela, mesmo se concebida como um motor, no funciona como um sujeito automtico. Assim, Marx termina dizendo que todos os momentos da produo interagem e determinam-se reciprocamente, como ocorre em qualquer todo orgnico (G, 21). Totalidade aberta e isso Marx infelizmente negligencia nesse texto pois em conexo com os outros momentos do social mais amplo. Considerar a produo em abstrato como eterno momento predominante do social, no como momento material pressuposto, mas como fundamento social, conceb-la justamente como produo capitalista. o que faz o marxismo tradicional, com suas grandes robinsonadas ontolgicas, pseudo-materialistas e pseudo-dialticas. Qual ento o estatuto dessas determinaes gerais da produo na apresentao do modo capitalista? Certamente elas no so ontolgicas, como o prprio Marx indicou (vide supra, G, 10), pois no tm fora fundante ou determinante. No so o ponto de partida para desenvolver todo o resto. Mas, por serem pressuposies gerais, parecem bases antropolgicas positivas. Trata-se, diz o autor, de uma abstrao razovel (G, 7)

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

53

do entendimento analtico. 35 Ora, foi por isso mesmo que Marx no partiu da, mas da forma da mercadoria e do valor abstraes reais. O abandono dessa Introduo no nenhum acaso. A discusso das verdadeiras relaes gerais abstratas que so determinantes (G, 21) aparecem no seu 3 (O mtodo da economia poltica), em que se distingue a especificidade histrica das categorias modernas, principalmente do trabalho (G, 24-5). Certamente, Marx percebeu o erro de partir de determinaes razoveis mas no-efetivas, j que a essncia e o sentido das formaes s podem ser determinados pelo discurso crtico com a apresentao do seu modo determinado de produo. E por isso tambm que em O Capital o momento predominante no ser qualquer produo em geral, ou seja, uma produo de valores de uso, com um fundamento ideal subjetivo no consumo, tal como aparece nestas determinaes gerais, mas justamente o Capital, concebido, agora sim, como o momento, ou melhor, o sujeito predominante (bergreifendes Subjekt, K, I: 169/C, I, 1: 126). No fundo, esse equvoco terico s surge quando no se concebe a especificidade histrica do fetichismo da relao-capital: no modo de produo capitalista, e no capital, que constitui a sua categoria dominante [herrschende Kategorie], a sua relao de produo determinante, esse mundo encantado e invertido se desenvolve ainda mais (K, III: 835/C, III, 2: 260). Assim, j ao nvel aparente da circulao simples o trabalho determinante no qualquer produo ou trabalho concreto, mas o trabalho concreto abstratificado, capaz de alar-se mdia de produtividade do trabalho social. Com o capital, teremos a forma-trabalho, que at aqui representara certa separao alienante, tornando-se mais que mediao social objetificada no lugar das relaes sociais diretas: teremos o primado da produo de mais-valor e reproduo ampliada de capital. O capital suspende (aufheben) o trabalho e o valor como sua base imanente de reproduo ampliada, e o redobramento da produo, como fim em si produo pela produo equivale a uma negao determinada de ambos, elevando-os ao estatuto de base material e social (substancial) posta do verdadeiro fundamento-Sujeito (capital).
35

A categoria de produo [em geral] destarte uma abstrao filosfica (...) no exprimindo um momento autnomo do real, no possui a capacidade de mov-lo (...) as abstraes filosficas no so do tipo das abstraes da economia poltica [mercadoria, capital etc.]; em virtude do formalismo e da exterioridade de seu processo constitutivo, as primeiras esto desprovidas de qualquer peso ontolgico, ao contrrio das segundas que exprimem universais concretos cuja abstrao e generalidade provm do funcionamento do sistema produtivo (...). (GIANNOTTI, Jos A. Origens da dialtica do trabalho. So Paulo: Difel, 1966, p.192). Isso foi assinalado tambm vrias vezes por Ruy FAUSTO (MLP, I, E. 1 e 2).

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

54

S a, pode-se afirmar, com rigor, que temos a economia encantada e invertida em momento realmente predominante totalitrio sobre a sociedade. ** Se parssemos aqui, isso j nos levaria adiante do marxismo da ontologia do trabalho, que simplesmente atribui de modo metafsico o papel de sujeito ao trabalho humano, formal e substancialmente, ou seja, pondo-o como sujeito e fundamento trans-histrico na produo da riqueza, do homem, da liberdade, do valor etc.36 em geral. Mas, como demonstraremos, a pressuposio do tempo de trabalho torna-se uma base miservel (G, 593), negada pelo prprio capital e a ser suprimida na sada da pr-histria. No humanismo dos Manuscritos de 1844, o trabalho vivo, a vida produtiva, no aparecia como base miservel, mas antes como o fundamento posto da humanizao da natureza e do homem, isto , como essncia humana ou carter da espcie (Gattungswesen). Base antropolgica posta que se invertia negativamente em misria, auto-sacrifcio, mortificao etc. dos homens enquanto trabalho alienado e estranhado, s pelo intermdio externo da propriedade privada. Marx, por isso, punha (mais que pressupunha) esse trabalho, mesmo invertido, como atividade vital consciente, auto-atividade ou atividade livre do gnero humano.37 Da sua necessidade de fundar pela subjetividade: pensar o homem social posto como o verdadeiro ponto de partida, como o verdadeiro sujeito das objetivaes sociais, mas posto como negado (alienado), numa espcie de antropologia negativa (Fausto, MLP, I, 236-7). Como conseqncia, p.ex., o fundamento da relao-capital era fortemente subjetivado.38 Ao mesmo tempo, como aponta R.Fausto (MLP, III, 152 e ss.), a

O marxismo vulgar sempre teve um tipo de seduo e fixao pela materialidade exuberante da produo industrial da riqueza moderna. A atividade operria aparecia, ento, demiurgicamente como a nica fonte da riqueza social do mundo, tal como aparecia p.ex. no Programa de Gotha, criticado com desgosto por Marx ao fim da vida. Voltaremos ao tema no final. 37 MARX, Karl. konomisch-philosophische Manuskripte aus dem Jahre 1844. Werke, Ergnzungsband, 1. Teil. Berlin, Dietz, 1968, pp.516-7. Trad.: Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004, pp.84-5 (Abreviaes, respectivamente: M e MEF). 38 (...) O ser estranho ao qual pertence o trabalho e o produto do trabalho, para o qual o trabalho est a servio e para o gozo do qual est o produto do trabalho, s pode ser o homem mesmo, (...) o domnio de quem no produz o capitalista (...), senhor do trabalho (M, 518-9/MEF, 86-7). Ou: ... o proprietrio fundirio e capitalista, segundo a economia nacional, so simplesmente deuses privilegiados e ociosos, so por toda a parte superiores ao trabalhador e lhe ditam leis. (M, 476/MEF, 29). Textos assim, malgr eux, alimentam o marxismo vulgar, onde o nobre trabalho vira ideologia total do movimento, mobilizao total contra a classe dos ociosos e esbanjadores, donde trata-se apenas de libertar o trabalho e no do trabalho; libertar-se do jugo do burgus, no da relao-capital.
36

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

55

encontramos o Marx menos prometeico: a supresso positiva da propriedade privada reconciliao da atividade humana com a natureza (sua ressurreio, no pura dominao, e alm do mero utilitarismo, M, 537-40/MEF, 107-9).39 O prometesmo criticado (de modo ambguo, porm): o trabalho parece j ser concebido como um meio historicamente necessrio de exteriorizao e alienao do homem prometeico, mas que pode ser superado. Marx parece sentir que h algo de excessivo em transformar ontologicamente os homens em trabalhadores reductio ad absurdum de sua prpria tese fundante (se a raiz de tudo o Homem reductio ad hominem mas puro homem que trabalha, M, 524/MEF, 93). Assim, a crtica do trabalho sans phrase j aparece: Afirmo, porm, que o trabalho no apenas sob as condies atuais, mas tambm na medida em que, em geral, sua finalidade a mera ampliao da riqueza pernicioso, funesto (MEF, 29-30); trabalho que vira sinnimo de alienao e estranhamento, e que se pe como centralidade e totalidade ontolgica apenas pela mediao interna da moderna diviso do trabalho, da propriedade privada e do capital.40 O fetiche comea a ser equacionado historicamente. Da mesma forma, aparece a crtica duma primeira fase de comunismo rude em que a determinao de trabalhador no superada, mas estendida a todos os homens (M, 534/MEF, 103-4). ** Mas voltemos. H um outro texto em que ressurge a mesma questo das condies gerais da produo: no captulo V de O Capital. O termo trabalho aparece a como a mediao do metabolismo, mas Marx visa produo material num sentido descritivo, abstrato, elementar: trata-se, novamente, de uma pressuposio e no de um fundamento. Dentre essas determinaes simples do processo de trabalho, Marx inclui: a atividade orientada a um fim ou o prprio trabalho, seu objeto e seus meios, i., a conscincia arquitetnica (no apiria) do homem que projeta e realiza fins

Ao mesmo tempo em que se pensa a indstria como o livro aberto das foras essenciais humanas, a psicologia humana presente sensivelmente (!), mas numa forma particular alienada, j que toda atividade humana at agora era trabalho, portanto, indstria, ela mesma atividade estranhada (M, 5423/MEF, 111), com o que a educao/atividade artstica e cientfica tomam o lugar do trabalho na futura formao. 40 Assim como o trabalho s uma expresso da atividade humana no interior da exteriorizao alienada (Entusserung) (...) a diviso do trabalho nada mais do que a posio estranhada, alienada, da atividade humana como uma atividade genrica real (...) (M, 557/MEF, 149-50). Mas, a propriedade privada contm latente em si a relao da propriedade privada como trabalho, assim como a relao dela mesma como capital e a conexo destas duas expresses uma com a outra (M, 524/MEF, 93).
39

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

56

com sua atividade material (para atender necessidades humanas), o esforo corporal da atividade (esforo dos rgos que trabalham), os meios de trabalho (as tcnicas e instrumentos) e as condies naturais (terra etc.) (K, I: 192 ss./C, I, 1: 142 ss.). Tal condio natural eterna da vida humana, contudo, e Marx deixa isso claro, varia historicamente de acordo com o modo de produo e o nvel das foras produtivas. O eterno se transpe (ou se re-pe) na determinao histrica dos modos de produo. Isso pode significar e esse bem o caso do capitalismo contemporneo que uma determinao que Marx visou como antropolgica neste processo de mediao metablica o esforo humano, a quantidade socialmente necessria de trabalho vivo pode historicamente variar e ser reduzida a um mnimo, aumentando-se a composio tcnico-cientfica da produo (trabalho morto). Ora, isso o que Marx desenvolve nO Capital (Livro III, seo III) como aumento da composio orgnica do capital (capital constante/capital varivel) e tendncia contraditria reduo da taxa de lucro. Ambos conectados, essencialmente, com o estreitamento da base social de produo de mais-valor: a queda da taxa de lucro expressa, portanto, a proporo decrescente do prprio mais-valor em face do capital global adiantado (K, III: 224/C, III, 1: 156), o que se traduz numa massa crescente de produtos com cada vez menos valor por unidade produzida, enquanto a massa de lucro ou mesmo a taxa de mais-valia podem ser crescentes. A taxa de lucro cai no porque o trabalhador seja menos explorado, mas porque, em relao ao capital empregado, utiliza-se em geral menos trabalho (K, III: 256/C, III, 1: 177, g.n.). Tendncia que contrariada por fatores como a elevao do grau de explorao do trabalho, barateamento dos elementos do capital constante e a multiplicao do comrcio exterior e de novos ramos de produo (portanto de necessidades coisificadas), principalmente daqueles ramos com menor composio orgnica (indstria da construo, setor primrio etc.) (K, III: 242 e ss./C, III, 1: 168 e ss.). Do ponto de vista puramente material, porm, quando as tcnicas modernas da microeletrnica tornam, em largussima escala, o trabalho improdutivo e suprfluo face a equipamentos e processos superprodutivos em todos os ramos da produo, fica anunciado (pressuposto) a runa histrica da sociedade do trabalho embora no ainda da forma abstrata e fetichista do capital. Analisemos mais de perto as implicaes conceituais mais amplas desse esgotamento da forma-trabalho.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

57
**

J nO Capital, com a subsuno real do trabalho ao capital na fase da grande indstria, o trabalho aparecia negado como apndice vivo da maquinaria (K, I: 445; C, I, 2: 45). Ou, como esse momento aparece nos Grundrisse:
o processo de produo deixou de ser processo de trabalho no sentido de que o trabalho nele prevaleceria/interviria (bergriffe) como unidade que domina (beherrschende Einheit). (...) o trabalho vivo [torna-se, na grande indstria,] mero acessrio vivo desta maquinaria; como meio de sua ao. O aumento da fora produtiva do trabalho e a grande negao do trabalho necessrio so a tendncia necessria do capital (...) (G, 585, g.n.).

Isso significa que o trabalho vivo, o suporte (Trger) do capital, desaparece como uma fora infinitamente pequena (ibid.) na produo da riqueza em geral, isto , ele deixa em geral de aparecer como produtivo enquanto tal, a menos que seja produtivo dentro do trabalho comum que submete as foras naturais (...) (G, 588), ou seja, como trabalho tcnico-cientfico. Ruy Fausto comenta: Se a grande indstria aparece como a negao do processo de trabalho, a ps-grande indstria seria a segunda negao do processo de trabalho, e na realidade a negao da negao (MLP, III, 129). Assim, comenta Marx, o capital trabalha (arbeitet) para a sua prpria dissoluo enquanto forma dominante de produo (G, 588). Veremos, em que ponto essa dupla negao resvala em negao positiva (Adorno). Mas o processo de mutao tecnolgica posterior grande indstria, ao eliminar o tempo social de trabalho como fator material predominante na produo de riqueza, em ltima instncia, devora tambm seus prprios pressupostos formais (trabalho abstrato/valor):
A troca do trabalho vivo contra o trabalho objetivado, i., a posio do trabalho social na forma da oposio entre capital e trabalho o ltimo desenvolvimento da relao de valor, e da produo que repousa sobre o valor. Sua pressuposio e permanece [sendo] a massa de tempo de trabalho imediato, o quantum de trabalho utilizado como fator decisivo da produo da riqueza. Mas medida que a grande indstria se desenvolve, a criao da riqueza efetiva torna-se menos dependente do tempo de trabalho e do quantum de trabalho utilizado, do que da fora dos agentes [mecnicos, CRD] que so postos em movimento durante o tempo de trabalho, os quais, eles mesmos, sua poderosa efetividade, por sua vez, no tm mais qualquer relao com o tempo de trabalho imediato que custa a sua produo, mas [a criao de riqueza efetiva] depende antes da situao geral da cincia, do progresso da tecnologia, ou da utilizao da cincia na produo.(G, 592, g.n.).

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

58

O general intelect (G, 594) e as foras produtivas tcnico-cientficas trabalhizadas e capitalizadas como outro ramo de negcios pelo mercado (G, 591 e 593) passam a ser a fonte principal imediata da produo da riqueza material (bens teis), erodindo a base da valorizao. Assim, reafirma-se a tendncia negadora da grande indstria: o processo de produo deixa de ser um processo de trabalho, pois:
o trabalho no aparece mais at o ponto de estar includo no processo de produo, mas o homem se relaciona antes como guardio e regulador do processo de produo (G, 592, g.n.).

Esse texto fundamental: uma das determinaes pressupostas do eterno metabolismo com a natureza historicamente superada pelo prprio processo de produo. Isso ir significar tambm que h uma posio virtual do homem como sujeito e no mais como puro suporte, isto , como trabalho ou trabalhador abstrato.41 Os produtores deixam virtualmente de se apresentar como meros rgos do trabalho (ZK, 18/ PC, 33), pois a abstrao real pressupe certo apagamento da qualidade do trabalho dos diferentes sujeitos, reduzindo-o praticamente a trabalho sem diferenas, uniforme, simples (ibid.). Certamente, essa reduo continua ocorrendo atravs da troca no mercado, sem que a abstrao formal do contedo e do sentido da produo tenha desaparecido. Mas, independente disso, o trabalho/trabalhador retirado seno expulso do processo de trabalho: ele entra ao lado (neben) do processo de produo em vez de ser seu agente principal (Hauptagent) (G, 593). O homem, assim, pode virtualmente se libertar do trabalho, passando a ser elaborador e controlador do processo de produo:
nessa transformao no nem o trabalho imediato que o homem executa, nem o tempo que ele trabalha, mas a apropriao da sua prpria fora produtiva universal, sua compreenso da natureza e sua dominao dela atravs da sua existncia como corpo social em uma palavra, o desenvolvimento do indivduo social, [] que aparece como o grande pilar da produo e da riqueza.(ibid., g.n.)

Parece difcil conceituar esse indivduo social como mero trabalhador apndice digamos ento que o laborador tornou-se um elaborador , ao mesmo tempo em que ele continua, pela coero formal do capital, como portador vivo da sua
41

Como anota R.Fausto, a passagem do suporte ao sujeito j est expressa pela prpria ruptura na construo da frase: depois do mas, esperar-se-ia a repetio do sujeito trabalho da principal. Em vez disso, introduz-se o homem em lugar de trabalho. Esse anacoluto dialtico indicia a ruptura entre portador (suporte) e o sujeito. (MLP, III, 130)

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

59

reproduo, aparecendo cada vez mais como trabalhador intelectual, i., como elaborador tcnico-cientfico altamente qualificado. Mas a base formal revolucionada:
O roubo de tempo de trabalho alheio sobre o qual repousa a riqueza atual aparece como base miservel diante dessa [base] que se desenvolve pela primeira vez criada pela prpria grande indstria. Logo que o trabalho em forma imediata deixa de ser a grande fonte da riqueza, o tempo de trabalho deixa e deve deixar de ser a sua medida e, por isso, o valor de troca [deve deixar de ser a medida] do valor de uso. O sobretrabalho da massa deixou de ser condio para o desenvolvimento da riqueza universal, assim como o no-trabalho de poucos para o desenvolvimento da fora universal do crebro humano. Com isso cai a produo fundada no valor de troca, e o prprio processo de produo imediato se despoja da forma do carecimento e do antagonismo (ibid., g.n.).

A verdadeira riqueza, agora, no o tempo posto como trabalho geral (tempo reificado e espacializado, perdido para a vida), nem mesmo a riqueza material, mas o tempo de no-trabalho: tempo livre, tempo para o cio, que tambm tempo para a formao artstica, tcnico-cientfica etc. O prprio processo imediato de produo perde o carter dialtico de necessidade e antagonismo. O que fica posto como possibilidade objetiva , ento, o no-trabalho para todos, no como mero lazer ou preparao para o trabalho, mas como o rico desenvolvimento do indivduo, agora livre:
O livre desenvolvimento das individualidades e, por isso, no a reduo do tempo de trabalho para pr sobretrabalho; mas, em geral, a reduo do trabalho necessrio da sociedade a um mnimo, o qual corresponde ento formao artstica, cientfica etc. dos indivduos, atravs dos meios criados e do tempo que se tornou livre para todos. (G, 593, g.n.)

A centralidade do trabalho agora pode revelar-se plenamente como tempo perdido para o fim em si mesmo do capital, tempo de no-liberdade, tempo perdido s recupervel pela conquista histrica de uma outra ordem social do tempo. Com isso, a ontologia do trabalho do marxismo tradicional totalmente desontologizada e virtualmente destruda. Como algo que foi plenamente posto, o trabalho livre esgotou sua positividade histrico-natural. A produo no s pode deixar de ser processo de trabalho, lugar de coero e necessidade (embora suas determinaes estaro l, imanentes ao novo processo de produo, menos sua posio como trabalho efetivo), como ela pode deixar de ser o momento central da vida, momento que no capitalismo degradao do indivduo a mero trabalhador, subsuno sob o trabalho (G, 596). Mas para isso, fica pressuposta uma ruptura dessa base ontolgica miservel e limitada (apropriao pela massa revolucionria, ibid.), base que j em si e por si mesma

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

60

desenvolve foras produtivas que so condies materiais para faz-la explodir (G, 594). O tempo de trabalho deixa e deve deixar de ser a fonte e a medida da riqueza: esses verbos resumem todo o antagonismo entre o ser imanente fetichizado do valortrabalho e o seu deve deixar de ser, que o transcende. Esse dever-ser s pode se realizar atravs da metacrtica terica e prtica das categorias capitalistas (mercadoria, valor, dinheiro, trabalho, capital, Estado, ciso de gneros etc.), e no com sua reposio positiva como fundamento ontolgico ou trans-histrico da sociedade. ** grande a tentao do marxismo em ver nesse processo de produo material radicalmente alterado a continuao do mesmssimo processo de trabalho social abstrato, num nvel at mais alto e infinito de produtividade, usando a mscara ideolgica do trabalho concreto, agora livrado do jugo do burgus. De fato, essa , porm, a essncia ontolgica do prprio capital contemporneo. Como diz o prprio Marx: sua tendncia criar disposable time e, por outro lado, to convert it into surplus labor (G, 596). O capital no s captura a cincia e a pesquisa como negcio, mas, para se perpetuar como tal, busca trabalhizar todos os momentos da vida social (tempo livre, educao, consumo etc.), sobretudo a do pequeno ncleo de trabalhadores ainda produtivos e inseridos de forma privilegiada no mundo da mercadoria.42 Contudo, o prprio Marx parece manter, nestes textos, um olhar ambiguamente prometeico no tempo disponvel: O tempo livre que tempo livre como tempo para a atividade superior transformou naturalmente o seu possuidor num outro sujeito e enquanto tal ele entrar no processo de produo imediato (G, 599). Um processo que no mais conceitualmente, como vimos, um processo de trabalho e de valorizao. Mas como se o tempo livre ainda estivesse aqui em funo do trabalho, i., fosse
Os mtodos ps-fordistas e humanistas de co-gesto da produo, como analisados por Andr Gorz, tentam recriar a ideologia do trabalho para um operrio superqualificado e soberano, sempre em atividade mesmo nas horas de lazer enquanto ao lado, totalmente cindida, cresce a massa de empregos precarizados e improdutivos, bem como do desemprego estrutural, sempre camuflado por atividades temporrias ou marginais. Uma tica do rendimento, do esforo, do profissionalismo que desprovida de qualquer contedo humanista em uma situao onde o trabalho no mais a principal fora produtiva e onde, por conseguinte, no h empregos permanentes suficientes para todo o mundo. H assim um processo quase-natural de ciso corporativista e dessolidarizao social radical, que mascara que h um crescente excedente estrutural de mo-de-obra e que a sociedade do trabalho caducou: o trabalho no pode mais servir de fundamento integrao social. (GORZ, Andr. Metamorfoses do trabalho. (Crtica da razo econmica) [1988]. So Paulo: Annablume, 2003, pp.6777.)

42

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

61

preparao para ele, para uma maior produtividade abstrata (A verdadeira riqueza a fora produtiva desenvolvida de todos os indivduos, G, 596) e uma nova economia de tempo, e assim sucessivamente: a economia real poupana consiste na poupana de tempo de trabalho; (mnimo (e reduo ao mnimo) dos custos de produo; mas esta poupana idntica ao desenvolvimento das foras produtivas (G, 599). Ou seja, mais tempo livre, mais formao cientfica, mais capacidade de produo de riqueza. Mas assim, diz Marx, desenvolve-se tambm uma finalidade: o desfrute (Genu) e a capacidade de desfrutar. Tratar-se-ia de um crculo virtuoso. Ou ser antes vicioso? Uma relao em que as necessidades vm a reboque do modelo da produo como fim em si? Difcil decidir. Por um lado, a verdadeira economia a que nega a si mesma como tal. A produo torna-se novamente mero pressuposto material, mas no centralidade na nova ordenao do tempo e espao sociais. Na verdade, esse trecho dos Grundrisse um tanto ambguo e temporalmente impreciso, pois pensa a transio para alm do capital sem que ela esteja determinada como tal. Assim, do ponto de vista do processo de produo imediato, ela [a poupana de tempo de trabalho] pode ser considerada como produo do capital fixo; sendo o capital fixo o prprio homem (being man himself) (ibid.). Dificuldade: desse ponto de vista, tal homem emancipado ainda fora produtiva de capital ? Capital fixo ?! Aqui, parece ocorrer uma identificao fetichista entre duas noes postas de nveis ontolgicos totalmente distintos (homem e capital fixo). Para alm disso (e obviamente s atravs de uma ruptura social), esse capital fixo humano pode se tornar efetivamente homem no-capitalista quando libertado da trabalhizao do tempo, portanto, da prpria necessidade abstrata da economia de tempo e de mais desenvolvimento de suas capacidades produtivas, propriamente para o cio, o desfrute etc. Percebe-se em textos assim que Marx pensa ainda atravs do sistema referencial produtivista do trabalho abstrato.43 A questo saber se esse homem tornado verdadeiro capital humano ter alguma necessidade

43

Num esboo de 1847, Marx ensaiava ver o lado positivo do salariato e, portanto, do capital, da grande indstria, da livre concorrncia e do mercado mundial, positividade que no parecia se esgotar com eles: aqui, toda atividade perde sua aura sacra, todo trabalho assim chamado elevado, espiritual, artstico etc. transforma-se em artigo de comrcio, um grande progresso em que, por outro lado, todo o trabalho corporal se torna infinitamente simples e fcil para uma futura organizao da sociedade ( posio disso em modo geral). (MARX, Karl. Arbeitslohn [1847]. MEW, Band 6, op.cit., 1959, p.556, g.n.).

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

62

radical de uma vida para alm do circuito fechado que se erigiu em torno da produtividade. Marx no chega a pr radicalmente em questo, porm, o modelo de formao pelo trabalho advindo de Hegel e do idealismo alemo, pressupondo, no contexto de explorao e dominao crescentes do mundo industrial, uma condio sociopsquica dos indivduos relativamente intacta e progressista, uma subjetividade revolucionria no s cada vez mais lcida e revoltada, mas tambm educada, unida e organizada pelo prprio mecanismo do processo de produo capitalista. [Com o que] (...) os expropriadores so expropriados (K, I: 790-1 / C, I, 2: 284.) Da certo finalismo especulativo: a produo capitalista produz, com a inexorabilidade de um processo natural, sua prpria negao. a negao da negao (ibid.). Adorno apontou o problema de um tal otimismo, aquilo que ele via como um tipo de metafsica da histria e das foras produtivas em Marx. Para ele, era preciso pensar a composio orgnica da subjetividade moderna, constituda como meio de produo pelas exigncias tecnolgicas do processo de produo do capital: um sujeito da autoconservao que, totalmente mediado pela troca e pelas exigncias produtivistas, adapta-se s relaes de produo dominantes, e que, no limite, enrijece-se num carter psictico, base para movimentos de massa totalitrios.44 O problema reaparece noutros textos, pois Marx nunca negou a misso civilizatria do casamento monogmico de capital e trabalho:
O grande sentido histrico do capital o de criar esse sobretrabalho, este trabalho suprfluo do ponto de vista do simples valor de uso, da mera subsistncia. A determinao [Bestimmung] histrica do capital se completa, de um lado, quando esto as necessidades to desenvolvidas que o sobretrabalho (que produz acima e alm das necessidades) passa a ser, ele mesmo, uma necessidade geral que surge das prprias necessidades individuais; por outro lado, quando a disciplina estrita do capital, pela qual passaram sucessivas geraes, desenvolveu uma laboriosidade universal que foi apropriada universalmente pelas novas geraes. (...) Por isso, o capital produtivo (...) e s deixa de s-lo quando o prprio desenvolvimento das foras produtivas encontra uma barreira no prprio capital (G, 231).

Nesse ponto, Marx parece imaginar uma forte continuidade ontolgica (e pior, agora desacorrentada) entre o desvario produtivista do capital e a sociedade emancipada: um Prometeu que tem o pleno domnio da natureza, que elaborou absolutamente sua interioridade e exterioridade e est no movimento absoluto do
44

ADORNO, Th. Minima Moralia. Gesammelte Schriften, Band 4, op.cit., 147, Novissimum organum.

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

63

devir (G, 387). Adorno desconfia disso e ilumina as premissas cegas dos projetos positivos do socialismo produtivista.45 Que tal casamento seja civilizatrio aos olhos burgueses, patriarcais e modernizantes de Marx, no impede-nos de consider-lo ao mesmo tempo um enorme e contraditrio processo de regresso social, cultural e ambiental, no elemento dessa converso disciplinar rigorosa dos homens em trabalho em geral, mais pura laboriosidade abstrata, interiorizada como necessidade geral e individual das sucessivas geraes. Noutro texto, tal disciplina capitalista dita suprflua e insuportvel (G, 318) mas, bem entendido, uma barreira cada vez maior para a produo (G, 319) e para um maior desenvolvimento das foras produtivas! O que Marx no previu, porm, que o capitalismo demonstraria que, em certa medida histrica difcil de precisar, ele poderia reproduzir-se muito bem com base no progresso desenfreado das foras produtivas e na criao de mais-valia relativa (embora isso tambm elimine a longo prazo sua prpria base), e que esse desenvolvimento tornase, ao contrrio do esperado, um de seus pilares de sustentao, atravs da criao de novos ramos de produo e novos produtos (suprfluos ou planejados para o obsoletismo), alavancados pelas polticas de crdito, gerao de consumo em massa e organizao do espao e da vida cotidiana46, criando assim uma forma de autolegitimao prtico-ideolgica de si mesmo como sistema mundial. De fato, no terreno dos mtodos econmicos de trabalho, de maximizao da produtividade abstrata e quantitativa, o capitalismo talvez seja imbatvel: aqui, como dizia Marx, o trabalho tem

No ideal de um homem desinibido, pujante, criativo, infiltrou-se o fetichismo da mercadoria, que traz consigo, na sociedade burguesa, a inibio, a impotncia e a esterilidade do sempre o mesmo. O conceito de dinmica, que vem complementar a a-historicidade burguesa, torna-se elevado ao absoluto, enquanto que na sociedade emancipada ele prprio teria que ser enquanto reflexo antropolgico das leis da produo criticamente confrontado com as necessidades. A idia de uma atividade sem peias, de um engendrar ininterrupto, de uma insaciabilidade de boca cheia, da liberdade como uma empresa a todo vapor, nutre-se daquele conceito burgus de natureza que serviu sempre e to-somente para proclamar a violncia social como irrevogvel, como uma parte da s eternidade. (...). No o amodorramento da humanidade no bem-estar que se deve temer, mas a brutal expanso do social sob o disfarce de uma natureza universal, a coletividade como cega fria do fazer. (...) uma sociedade livre de suas correntes poderia bem refletir que as foras produtivas no so o substrato ltimo do homem, mas representam to-somente a forma histrica do homem, adequada produo de mercadorias. Talvez a verdadeira sociedade se farte do desenvolvimento e deixe, por pura liberdade, possibilidades sem utilizar, ao invs de se precipitar, com uma louca compulso, rumo a estrelas distantes. Uma humanidade que no conhea mais a necessidade [Not = carncia] comear a compreender algo do carter alucinado e vo de todos os empreendimentos feitos at ento para se escapar da necessidade e que, com a riqueza, reproduziram a necessidade em escala ampliada. (ADORNO, Minima Moralia, op.cit., 100, Sur l au). 46 Cf. LEFEBVRE, Henri. La production de lespace. Paris: Anthropos, 1974.
45

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

64

sua melhor organizao. Mas isso no tem sentido algum para quem se pe no campo de ruptura desse sistema fetichista, pois isso tudo s conseguido ao preo de coero e infortnio, o mximo grau de dominao e explorao de homens e natureza. bvio que podemos interpretar o desenvolvimento das foras produtivas nestes textos de Marx como algo qualitativamente do capitalista. Mas isso pressupe uma crtica de algumas idias fixas socialistas do marxismo tradicional, tais como libertao infinita das foras produtivas ou acumulao primitiva socialista: se o primado o das necessidades humanas e ecolgicas, socialmente discutidas e decididas, trata-se de reorientar e controlar os ritmos de produo como um todo, incluindo uma desacelerao em geral e a paralisao da produo de determinados objetos, principalmente suprfluos e destrutivos, bem como de uma espcie de desacumulao de foras produtivas (eliminao de tcnicas destrutivas, neutralizao de outras de alto impacto ambiental, reconfigurao total de processos produtivos moldados pelo trabalho abstrato, redistribuio global de recursos). Em todo caso, realmente h, como assinalaram crticos como Adorno, Gorz, Fausto ou Kurz, um momento ontolgico-produtivista em Marx. Ao mesmo tempo, essa regresso ontologia pode cessar, com sua supresso consciente; Marx acrescenta ambiguamente, no mesmo trecho antes citado, o sentido da superao do trabalho, determinado pela velha necessidade pr-histrica, pela auto-atividade histrica:
Finalmente, quando o desenvolvimento das foras produtivas do trabalho, aguilhoado continuamente pelo capital em sua ilimitada busca de enriquecimento e nas nicas condies sob as quais esta busca pode realizar-se alcanou tal ponto que a posse e a conservao da riqueza geral exigem um tempo de trabalho menor para a sociedade inteira; [ento] a sociedade que trabalha se relacionar cientificamente com o processo de sua reproduo progressiva, em meio a uma abundncia crescente; e assim desapareceu o trabalho em que o homem faz o que ele pode deixar que as coisas faam em seu lugar. (...) Em sua sede incessante pela forma universal da riqueza, o capital impele o trabalho a ultrapassar os limites de sua necessidade natural, criando os elementos materiais para o desenvolvimento de uma rica individualidade, multilateral na produo e no consumo. O trabalho, nesse caso, no se apresenta como trabalho, mas como desenvolvimento pleno da prpria atividade, na qual desaparece a necessidade natural na sua forma imediata; pois em lugar dela aparece uma necessidade histrica. (G, 231, g. n.).

No fundo, Marx termina convergindo, como no texto clssico do livro III dO Capital, para o conceito de que o reino da liberdade comea alm da esfera da produo propriamente material, onde cessa o trabalho determinado pela carncia e a finalidade externa. Trata-se aqui de um trabalho que perdeu toda carga ontolgica

**

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

65

conceitual prpria (atravs daquele deslizamento semntico caracterstico). Assim, Marx pode chamar de trabalho, em certo texto dos Grundrisse, o esforo complexo de composio musical, num pretenso elogio vulgarmente marxista do trabalho em geral, feito contra nada mais nada menos que Adam Smith! (G, 504-5). Assim, claro que no se trata de elogio ingnuo, pois confirma, no final, o que j vimos: a verdadeira autoatividade o trabalho superado; e claro, aqui, que se continua a chamar de trabalho o tempo de no-trabalho, de cio (em que a distino entre seriedade e prazer, utilidade e fim em si perdeu o sentido), uma atividade artstica, alis contraposta no mesmo texto ao trabalho dos escravos do capital (ibid.); uma atividade com determinaes em que o trabalho, como disse Marx, j no se apresenta como trabalho, mas como desenvolvimento pleno da prpria atividade (G, 231). Assim, no trecho do Livro III dO Capital, a produo material considerada como um reino da necessidade cada vez mais reduzido, face grande eliminao do trabalho vivo necessrio, tornando o metabolismo com a natureza cada vez mais uma regulao social e comunitria racional, oposta fora cega que governou os homens at aqui. Parece claro, para ns, que Marx assim est levando a possibilidade real (e no utpica) de dissoluo da rgida separao entre vida (liberdade) e prxis material (necessidade) ao limite mximo possvel e no estabelecendo um rgido corte entre ambos os momentos (no esferas). Ocorre que no s impossvel que estes momentos tornem-se totalmente idnticos, pela prpria essncia das atividades materiais, regidas por causalidades naturais e tcnicas imanentes, como tambm seria indesejvel regredir-se socialmente a uma pura desdiferenciao desses momentos, pois isso seria descartar o distanciamento do rude metabolismo, historicamente conquistado. Para Marx, assim, trata-se de instaurar uma regulao consciente com o mnimo dispndio de foras e sob as condies mais dignas e adequadas sua natureza humana(K, III: 828/C, III, 2: 255). A Aufhebung do trabalho funda o homem objetivamente, para alm do tempo perdido e alienado. ** Por fim, vejamos o trecho famoso em que o trabalho convertido em primeira necessidade vital, segundo a Crtica do Programa de Gotha. Esse texto celebrado pelos marxistas vulgares como o triunfo final do trabalho na obra de Marx. Trata-se da celebrao religiosa do trabalho quase como obrigao moral comunista, exatamente

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

66

no momento em que, segundo o prprio Marx, ele teria perdido objetivamente sua necessidade histrico-natural e j teria sido h muito superado.47 Trata-se, assim, de um texto ambguo, que pode realmente oferecer legitimao ideolgica para ditaduras pseudo-comunistas. Assim, uma tal necessidade vital, diz R. Fausto, s pode resultar de uma educao que transforma em atividade livre alguma coisa que, segundo O Capital, no da ordem da liberdade (Fausto, MLP, III, 150). No entanto, lembremos, em primeiro lugar, que o texto critica justamente o trabalho convertido pelos lassallianos em fonte de toda a riqueza e de toda a cultura, i., o trabalho como suposta fora criadora sobrenatural (bernatrliche Schpfungskraft)48, quer dizer, separado de suas condies histricas objetivas: alm da natureza, mas tambm alm das foras produtivas tcnicas j alcanadas (Marx fala em objetos e instrumentos). O texto pressupe, portanto, a crtica da metafsica do trabalho como fonte nica de riqueza numa sociedade emancipada do capital e do trabalho (ou, digamos em vias socialistas de tal emancipao). Em segundo lugar, aps tudo o que vimos nesse ensaio, um tal trabalho vital no nada mais que um nome arbitrrio para outra coisa, totalmente diferente, pois no pode mais ser apreendido conceitualmente segundo a forma-trabalho pr-histrica: numa fase superior da sociedade comunista, depois que a subordinao servil dos indivduos sob a diviso do trabalho, e, com ela, a oposio entre trabalho espiritual e trabalho material tiverem desaparecido (...) pode ento o trabalho, i., negado objetivamente e superado socialmente como tempo de notrabalho e de auto-atividade, tornar-se a primeira necessidade vital e, como diz Marx, atividade que no mais puro meio para a valorizao de mais-trabalho, sendo firmemente pressupostos, tal como vimos antes nos Grundrisse, o desenvolvimento multilateral dos indivduos e a riqueza realizada pelas foras produtivas materiais altamente desenvolvidas.49 Em terceiro lugar e mais importante: mesmo tratando-se de

Em termos brutais, Trotsky justificava o trabalho, na fase do comunismo de guerra, como reeducao socialista do homem, um animal bastante preguioso, que deveria ser ento recrutado pelos exrcitos do trabalho militarizado (TROTSKY, Lon. Terrorisme et communisme: le Anti-Kautsky [1920]. Paris : UGE, 1963, chap.VIII). O absurdo seria extrapolar posies como essa para o contexto da Crtica do Programa de Gotha. 48 MARX, Kritik des Gothaer Programms [1875]. MEW Band 19, op.cit., 1973, p.15. 49 Idem, Ibidem, p.21. O que no impede Marx de defender o trabalho infantil na transio socialista, dizendo que a proibio geral do trabalho infantil seria incompatvel com a existncia da grande indstria e algo reacionrio(!); a combinao precoce de trabalho produtivo e instruo escolar seria um dos mais poderosos meios de transformao da sociedade alem da poca (ibid., p.32).
47

[-] www.sinaldemenos.org Ano 1, n3, 2009

67

um texto condicionado historicamente a um contexto muito preciso (a crtica do horizonte poltico imediato do partido socialista alemo sob a gide de Lassalle), nele desponta a inteno crtica de superao comunista radical do direito burgus, fundado justamente no valor-trabalho e na troca de equivalentes algo que seria impensvel caso se os mantivesse como coisa ontolgica primeira ou fundamento trans-histrico da relao e da integrao dos indivduos livremente associados. Assim, o ponto de vista do trabalho realmente suprimido. ** Para concluir com uma breve resposta nossas questes iniciais: a formatrabalho tem um fim potencial pois o capital suprime a grande massa de trabalho socialmente necessrio, suprimindo a substncia do valor e precipitando uma crise violenta de seus prprios fundamentos. Tal crise, porm, obviamente no a derrocada automtica das formas capitalistas de socializao, pois estas reiteram-se como relaes fetichizadas anacrnicas: sua vigncia a de abstraes reais cada vez mais abstratas e descoladas de seu nexo material efetivo (produo social de mais-valia), que assim precisam ser administradas e reproduzidas sistematicamente pelo crdito estatal, o capital fictcio e mediante reformas scio-econmicas e territoriais de todos os tipos (donde a mediao poltico-estatal torna-se tambm fundamental). As categorias obsoletas tornam-se mais absurdas medida em que integram massas de trabalhadores sob formas cada vez mais precrias e miserveis, na maior parte em empregos improdutivos e suprfluos do ponto de vista das necessidades reais e das foras produtivas sociais j alcanadas, bem como da prpria produtividade capitalista. A economia do capital como um todo (Gesammtkapital) repousa sobre bases cada vez mais improdutivas em termos de valor e mais-valor. Atravs das polticas estatais de crdito e das gigantescas bolhas de capital fictcio50, a sociedade do trabalho simula sua prpria existncia ontolgica. (Setembro/Outubro de 2009)
50

Para essa discusso: KURZ, Robert. Die Himmelfahrt des Geldes. Krisis # 16/17, Horlemann, 1995. Traduo: http://o-beco.planetaclix.pt/rkurz101.htm

Vous aimerez peut-être aussi