Vous êtes sur la page 1sur 5

Como Brastemp, Renault, Arezzo e Twix reverteram a crise nas redes sociais

Casos recentes das empresas provam o poder de repercusso dos erros das marcas na internet Por Letcia Alasse, do Mundo do Marketing | 17/08/2011 pauta@mundodomarketing.com.br Errar humano, j diz o ditado popular, mas ser que as marcas tambm tm esse direito? As mdias sociais se tornaram verdadeiras armas para os consumidores cobrarem servios, demonstrarem indignao e no deixarem nenhum deslize das empresas passar em branco. Nos ltimos meses, companhias de grande porte como Brastemp, Renault, Mars Brasil e Arezzo estiveram expostas negativamente nas redes sociais e trabalharam para contornar o momento de crise. Os motivos que levam as marcas a grandes repercusses na internet so diversos e dificilmente podero ser detidos pelas empresas. A soluo contornar o problema. As crises so desdobramentos de um fato, no so o fato em si. O mesmo fato pode ter desdobramentos totalmente diferentes em funo da poca e da cultura local, explica Jos Eduardo Prestes, professor em Comunicao Corporativa na ps-graduao da ESPM e especialista em Gesto de Crises, em entrevista ao Mundo do Marketing. No de hoje que ocorrem crises gerenciais na relao das empresas com os consumidores, mas a mudana de ambiente destas questes trouxe muito mais abrangncia e velocidade aos danos de imagem e reputao das marcas. Se antes as reclamaes dos clientes saiam em pequenas notas no jornal, poucas pessoas viam e, s vezes, apenas alguns funcionrios da empresa sabiam do ocorrido, agora, a repercusso de um problema de um consumidor na web pode ter um alcance mundial.

No uma Brastemp A Brastemp foi uma das marcas que tiveram repercusso internacional recentemente com o caso do consumidor Oswaldo Borelli, que chegou aos Trending Topics Mundiais do Twitter. A histria comea quando o morador de So Paulo, aps 90 dias sem geladeira e 10 ligaes para o SAC da empresa, resolve colocar seu refrigerador Brastemp na porta de casa e gravar um vdeo contando todo o caso. A Brastemp tomou conhecimento do vdeo no mesmo dia em que foi postado, quando o filme tinha apenas 200 visualizaes. Nossa primeira posio foi resolver o problema do consumidor. A segunda foi verificar onde ocorreu a falha no atendimento. A partir disso, treinamos novamente

todos os nossos profissionais que atuam no atendimento ao consumidor, para garantir que esse tipo de problema no voltasse a se repetir, conta Cludia Sender, Diretora de Marketing da Brastemp, em entrevista ao Mundo do Marketing. Aps reconhecer o erro, a empresa ainda prestou um esclarecimento por meio dos veculos de comunicao e aos consumidores na internet, explicando que havia entrado em contato com Borelli para solucionar o problema e lamentando o ocorrido. O caso da Brastemp teve uma repercusso grande, mas o posicionamento da empresa acabou revertendo o episdio. Quando o consumidor recebeu o refrigerador, todo mundo tambm ficou sabendo e acabou retornando para marca como algo positivo, afirma Elizangela Grigoletti, Gerente de Marketing e Inteligncia da MITI Inteligncia, em entrevista ao portal.

Meu Carro Falha Ao contrrio da Brastemp, a Renault falhou na hora de gerenciar a crise e acabou por colocar um cliente na justia. Para reclamar das tentativas de consertar o seu Renault Megani, que nunca saiu da g aragem por problemas tcnicos, Daniely Argenton criou o site Meu Carro Falha, em fevereiro de 2011, que chegou a receber mais de 700 mil visitas em um ms. Diante da iniciativa, a montadora solicitou uma liminar judicial para que a consumidora tirasse o endereo do ar no perodo de 48 horas, alm de todas as reclamaes realizadas nas redes sociais. Quando a Renault utilizou o sistema jurdico para bloquear as aes da consumidora, transformou a crise em uma crise de carter, comenta Prestes, da ESPM. Aps discusses entre a consumidora e a empresa, ambas chegarem a um acordo, que incluia o pagamento das despesas e o ressarcimento em relao aos danos causados pelo veculo. Consciente do erro, a Renault Brasil optou por lanar um comunicado se desculpando com o pblico em geral e doou um Clio 0km para a Associao de Assistncia Criana Deficiente (AACD). Para a maioria dos especialistas, no entanto, a Renault demorou a agir e no conseguiu reverter a situao por completo, deixando o caso como um exemplo negativo de gerencimento de crise. Ao encarar o problema, a montadora deveria t-lo solucionado imediatamente. O caminho correto para as empresas, quando encontram problemas deste tipo, tentar resolver. Por causa de um carro, a Renault correu o risco de ter a imagem da marca manchada, acredita a Gerente de Marketing e Inteligncia da MITI Inteligncia.

Boicote Arezzo Contrariando a mxima de que o cliente tem sempre razo, a Arezzo tambm no deixou os consumidores nada satisfeitos ao lanar a coleo PeleMania, composta por produtos feitos de pele de animais, em abril deste ano. Houve falhas em dois momentos. Primeiro no planejamento, em que a marca no levou em conta os interesses e expectativas do consumidor em relao aos preceitos atuais como sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O segundo momento foi a forma como a empresa se posicionou. Em nenhuma circunstncia a marca sustentou o objetivo de ter levantado a campanha e no apresentou uma posio sobre o tema, comenta Elizangela. Os internautas tampouco aprovaram a iniciativa e logo criaram protestos na web contra o comportamento da empresa. O caso foi parar em diversos portais de notcias e chegou ao primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter. Segundo o estudo da MITI Inteligncia, a pgina Boicote Arezzo ultrapassou o nmero de usurios da fan page oficial da marca em pouco tempo e, no dia 29 de abril, o boicote j registrava 6.503 membros contra 5.234 fs da Arezzo. Aps o pronunciamento do presidente da empresa, Anderson Birman, a repercusso da marca se intensificou nas redes sociais. Entre 26 e 30 de abril, a Arezzo respondeu por 73,68% das interaes nas mdias sociais, muito alm de concorrentes como Via Uno (7,09%) e Schutz (7,32%), tambm de acordo com a pesquisa da MITI Inteligncia. Deste percentual, 58,4% das citaes eram negativas. Para contornar o problema, a empresa colocou no site um comunicado ao pblico quatro dias aps o incio da repercusso e retirou toda a coleo das lojas. No entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa to ampla e controversa. Um dos nossos principais compromissos oferecer as tendncias de moda de forma gil e acessvel aos nossos consumidores, disse a companhia em pronunciamento, dando o assunto por encerrado. Mas no era disso que o consumidor estava reclamando, eles estavam questionando a postura da empresa de buscar alternativas como esta, simplesmente para moda e beleza. E a resposta no foi dada pelo canal correto. As reclamaes estavam no Twitter e no Facebook, enquanto que a empresa se restringiu, no primeiro momento, a fazer uma notificao no site, expe Elizangela sobre o comunicado da Arezzo.

Chuva de Twix Outra ao mal sucedida por falta de planejamento ocorreu com a Mars Brasil. Neste caso, o feitio virou contra o feiticeiro. Aps realizar uma campanha viral nas redes sociais, os erros de desenvolvimento da ao repercutiram a proporo do impacto da campanha sobre os consumidores. O comercial viral prometia a distribuio de 16 mil barras do chocolate Twix, no dia 30 de maio de 2010, em plena Av. Paulista, principal via da cidade de So Paulo, mas a promoo no saiu como o esperado. A ao de Marketing atraiu mais de quatro mil pessoas, ultrapassando as expectativas dos organizadores, e deixando metade do pblico de fora. Somente duas mil pessoas entraram no espao da chuva de chocolates e mesmo assim muita gente no conseguiu pegar nenhuma unidade. Ocorreram falhas nos ca nhes que expeliam os produtos junto com papis dourado picados e a impresso foi de muita promessa para pouco Twix. Os consumidores frustrados no deixaram por menos e a ao da Mars tambm parou nos Trending Topics Brasil do Twitter com as hashtags #chuvadetwix e #chuvadetwixfail, alm de uma pgina agressiva na internet. O Twix no foi uma crise, foi transtorno operacional. Uma ao de Marketing que no foi bem gerenciada. A apario das reclamaes nas redes sociais no causou danos imagem do produto. Este caso um exemplo de crise contingencial, que ser rapidamente esquecida e no causar dano reputao da empresa, ressalta Prestes. Aps a tempestade Mas depois de todo o burburinho nas redes sociais e nos portais de notcias, como ficaram as marcas perante os consumidores? O vdeo do senhor Borelli permanece no Youtube, com 806 mil visualizaes. Em contrapartida, a campanha da Brastemp, O Dia em que um sorriso parou So Paulo, no mesmo canal, possui mais de 2,3 milhes de visualizaes. No bom ter algum falando mal da sua marca nas redes sociais. claro que isso vai surtir um impacto nos consumidores. Mas a Brastemp uma empresa que est h 56 anos no Brasil. Os clientes acreditam na marca e so apaixonados por ela, declara a Diretora de Marketing da Brastemp. No mesmo patamar est a Mars Brasil, que alega que os consumidores usaram as plataformas sociais para comentar sobre o evento, da mesma forma que a empresa usou o canal para divulgar a ao. No caso da Renault, o site Meu Carro Falha se tornou um canal de reclamaes aberto ao pblico para compartilhar e buscar solues para os problemas junto s montadoras. Uma seo no portal, no entanto, aconselha os clientes a resolverem seus problemas por meio do SAC da empresa ou do Procon, e que apenas em ltima instncia as insatisfaes sejam publicadas nas redes sociais. Para os consumidores, a parte do carro j est superada, o que ficou foi a postura inadequada da empresa tentado cercear a liberdade de comunicao, completa Prestes.

J a Arezzo surpreendeu o mercado e os especialistas que apostavam num prejuzo da marca aps o escndalo da coleo de pele de animas. Alm da fan page ter saltado de 5,3 mil usurios para mais 13,3 mil nos ltimos meses, a empresa registrou um aumento no lucro lquido de 43,3% no segundo trimestre de 2011 em relao ao mesmo perodo de 2010 e um saldo positivo de R$ 24 milhes, com a venda de 1,56 milhes de pares de sapatos e 103 mil bolsas entre abril e junho.

Vous aimerez peut-être aussi