Vous êtes sur la page 1sur 7

Gincana do DNA

Compartilhar por E-mail

Compartailhar no Orkut

16/03/2011 Autor e Co-autor(es)

Autor Grace Luciana Pereira SAO PAULO - SP Universidade de So Paulo Co-autor(es) Mary Grace Martins (coordenao) Estrutura Curricular Modalidade / Nvel de Componente Ensino Curricular Ensino Mdio Biologia Ensino Fundamental Lngua Portuguesa Final Ensino Fundamental Cincias Naturais Final Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula

Tema Origem e evoluo da vida Lngua oral e escrita: prtica de produo de textos orais e escritos Ser humano e sade

Entender o conceito de DNA; Estabelecer a diferena entre DNA e cromossomo; Trabalhar em equipe
Durao das atividades

3 aulas
Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

O que eles conhecem sobre DNA.

Estratgias e recursos da aula

Orientaes didticas

fonte da imagem: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/genetica/DNA.ht ml A biologia to fascinante como um filme de suspense e aventura, no entanto, as aulas desta disciplina transformam-se em siglas, nmeros e cdigos que muitas vezes nem chegam a ser desvendados pelos alunos. A maioria de ns passa pela escola e no compreende a importncia dessa rea de conhecimento. Portanto as aulas precisam ser mais significativas e desafiadoras. O objetivo desta aula unir diferentes recursos e fazer o aluno entrar em contato com o conceito e ao mesmo tempo colocar seu conhecimento em jogo. A gincana no tem a inteno de estimular a competio, s de motivar o aluno a encontrar as respostas corretas no menor tempo possvel. Enfatize essa questo para os alunos e o respeito aos diferentes ritmos, valorize o encontro da resposta e que esse o verdadeiro aprendizado.

Sequncia Didtica Divida a classe em trios e diga que participaro de uma gincana sobre DNA, que o processo exigir, anlise, pesquisa, elaborao de boas respostas e um trabalho em equipe harmonioso. Gincana do DNA Desafio 1Ir at o site

http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/genetica/dna/dna.html E pesquisar sobre o conceito de DNA. O trio deve elaborar com palavras prprias o que vem a ser DNA.

Desafio nmero 2 Assistir o experimento disponvel no Portal do Professor e em trio construir um DNA semelhante.

Construindo uma molcula de DNA comestvel

Desafio nmero 3 Para este desafio o aluno dever utilizar o processo de pesquisa na internet., no entanto no poder utilizar as mesmas palavras do site, o trio deve elaborar uma explicao prpria baseada no que pesquisaram. O que DNA? Qual a diferena entre DNA e cromossomo? Quando h alterao gentica, que parte alterada? Como mantemos caractersticas das outras geraes de nossas famlias? Como a paternidade pode ser determinada atravs do DNA? Se um crime fosse cometido por um irmo gmeo, a polcia forense seria capaz de identificar precisamente o criminoso? Por que o estudo do DNA importante para a ecologia e antropologia?

Desafio 4Assistir ao filme Gattaca e fazer um texto sobre o contedo do filme e sua relao com a matria estudada.

fonte da imagem: http://www.celtoslavica.de/chiaroscuro/films/gattaca/gattaca.html

Tabela de pontuao Desafio 1- 10 a 20 pontos Desafio 2- 10 a 20 pontos Desafio 3- 20- 30 pontos Desafio 4- 20- 30 pontos

Desafio 5 Os grupos devem discutir as descobertas e cada trio dever produzir uma representao visual sobre uma das questes pesquisadas. A representao poder ocorrer por meio de desenhos, representao teatral ou outros recursos conforme a criatividade de cada um.

Recursos Complementares

http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0079_imprimir.asp?strTitulo=Aula s%20mutantes%20de%20gen%C3%A9tica http://www.odnavaiaescola.com/artigo-eva.htm http://www.odnavaiaescola.com/textosedebates.htm

http://www.odnavaiaescola.com/dna/index.menu1.htm
Avaliao

Utilize a produo dos alunos para verificar se cada trio atingiu os objetivos propostos, depois discuta com o grupo o que cada um conseguiu aprender a respeito do tema, verifique onde ainda h dvidas e necessidade de aperfeioamento. Como avaliao final, cada grupo poder propor uma questo no formato de Quizzes (como discutido no frum http://portaldoprofessor.mec.gov.br/interacao/acessar_forum/listar_mensagens.htm?idF orum=93 ). O professor deve olhar a qualidade das perguntas construdas por cada grupo e aprimor-las se for necessrio e depois propor que todos participem respondendo as questes propostas pelos prprios alunos. Esta atividade contribuir para avaliar tanto os conhecimentos a respeito do tema por meio das respostas, como tambm pelo nvel de elaborao das perguntas.

Construindo uma molcula de DNA comestvel


Material necessrio: - 1 saco de jujuba ou massa de modelar de diferentes cores - 1 caixa de palitos de dente - arame fino e flexvel - 1 alicate - 1 rgua

Construindo uma molcula de DNA comestvel


Como fazer? 1 Corte o arame em dois pedaos de aproximadamente 40 cm cada.

Construindo uma molcula de DNA comestvel


2 Escolha quatro cores de jujuba, que representaro cada um dos nucleotdeos da molcula de DNA. Separe as cores que faro pares entre as fitas de DNA (voc pode combinar a jujuba laranja com a vermelha e a amarela com a roxa, por exemplo).

Construindo uma molcula de DNA comestvel


3 Espete as jujubas nos arames, respeitando os pares escolhidos. Se voc escolheu a combinao de cores acima, se em um arame voc coloca a jujuba amarela, no outro coloque o seu par roxo. Lembre que ao longo de todo o DNA esses pares devem ser respeitados.

Construindo uma molcula de DNA comestvel

4 Coloque os palitos entre as jujubas para fazer a ligao entre os dois arames. Coloque 3 palitos ligando pares iguais de jujubas (por exemplo, 3 palitos ligando as roxas com as amarelas) e 2 palitos ligando os outros pares (por exemplo, 2 palitos ligando as vermelhas com as laranjas).

Construindo uma molcula de DNA comestvel


5 Tora lentamente cada parte do arame. Pronto, voc tem em mos uma simulao da molcula de DNA!

Depois de mostrar para todos em sua casa ou escola, se delicie com sua molcula de DNA! Voc pode fazer tambm uma cpia da molcula de DNA e distribuir para seus pais e colegas. s separar os dois arames da sua molcula de DNA e usar cada um deles como molde para fazer novas molculas.

Vous aimerez peut-être aussi