Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ALAN DIONE BASLIO MARIETTA G. DE MATTOS BARRETTO

DESIGN DIGITAL MA4

SURREALISMO

So Paulo 2009/2

Os surrealistas procuravam a combinao do inconsciente com o consciente, Os artistas eram guiados pelas alucinaes e faziam com que sonho e realidade se fundissem em suas obras (na realidade cotidiana) e tentavam passar tudo que estava no inconsciente para a realidade.

Surgimento e histriografia do movimento surrealista O surrealismo surgiu na Frana na dcada de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalticas de Sigmund Freud ( a importncia do inconsciente na criatividade do ser humano) e das incertezas polticas criaram um clima favorvel para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europia e a frgil condio humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade. De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lgica imposta pelos padres comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazo aos sonhos e as informaes do inconsciente. O pai da psicanlise, no segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a famlia e a ptria. O surrealismo foi por excelncia a corrente artstica moderna da representao do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadasmo e na pintura metafsica de Giorgio De Chirico. Este movimento artstico surge todas s vezes que a imaginao se manifesta livremente, sem o freio do esprito crtico, o que vale o impulso psquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoo mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximao do fantstico, no ponto onde a razo humana perde o controle. A publicao do Manifesto do Surrealismo, assinado por Andr Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restaurao dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artstica. Para isso era preciso que o homem tivesse uma viso totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do esprito no qual a realidade interna e externa so percebidas totalmente isentas de contradies. Segundo Andr Breton, "Surrealismo o automatismo psquico puro pelo qual se prope expressar, verbalmente, por escrito, ou de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. O pensamento ditado com ausncia de qualquer outro exerccio da razo, a margem de toda preocupao com esttica ou moral. Em outras palavras: existe outra realidade, to real e lgica como a exterior, que a dos sonhos, da fantasia, dos jogos espontneos do inconsciente que se desenvolve a margem de toda a funo filosfica, esttica ou moral.

Outros marcos importantes do surrealismo foram a publicao da revista A Revoluo Socialista e o segundo Manifesto Surrealista, ambos de 1929. Os artistas do surrealismo que de destacaram mais na dcada de 1920 foram: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francs Antonin Artaud, os pintores espanhis Salvador Dal e Joan Mir, o belga Ren Magritte, o alemo Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buuel e os escritores franceses Paul luard, Louis Aragon e Jacques Prvert. A livre associao e a anlise dos sonhos, ambos mtodos da psicanlise freudiana, transformaram-se nos procedimentos bsicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expresso em que a mente no exercesse nenhum tipo de controle, os urrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simblicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente. O Surrealismo apresenta relaes com o Futurismo e o Dadasmo. No entanto, se os dadastas propunham apenas a destruio, os surrealistas pregavam a destruio da sociedade em que viviam e a criao de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atrao sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos romnticos, embora sejam muito mais radicais. A dcada de 1930 conhecida como o perodo de expanso surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as idias e o estilo do surrealismo. Porm, no final da dcada de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo. ARTES PLSTICAS Foi atravs da pintura que as idias do surrealismo foram melhor expressadas. Atravs da tela e das tintas, os artistas plsticos colocam suas emoes, seu inconsciente e representavam o mundo concreto. O movimento artstico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dal, trabalha com a distoro e justaposio de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo A Persistncia da Memria. Nesta obra, aparecem relgios desenhados de tal forma que parecem estar derretendo. Os artistas da segunda corrente libertam a mente e do vazo ao inconsciente, sem nenhum controle da razo. Joan Mir e Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melanclica, so duas pinturas de Mir que representam muito bem esta vertente do surrealismo.

LITERATURA Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e textos deste movimento so marcados pela livre associao de idias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e idias do inconsciente. O poeta Paul luard, autor de Capital da Dor e Andr Breton, autor de O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, so representantes da literatura surrealista. CINEMA Os cineastas tambm quebraram com o tradicionalismo cinematogrfico. Demonstram uma despreocupao total com o enredo e com a histria do filme. Os ideais da burguesia so combatidos e os desejos no racionais afloram. Dois filmes representativos deste gnero do cinema so Um Co Andaluz (1928) e L'ge D'Or (1930) de Luiz Bruuel em parceria com Salvador Dal. TEATRO O dramaturgo francs Antonin Artaud o maior representante do surrealismo no teatro, atravs de seu teatro da crueldade. Artaud, buscava atravs de suas peas teatrais, livrar o espectador das regras impostas pela civilizao e assim despertar o inconsciente da platia. Um das tcnicas usadas pelo dramaturgo foi unir palco e platia, durante a realizao das peas. No livro O Teatro e seu duplo, Arnaud demonstra sua teoria. Sua obra mais conhecida Os Cenci de 1935, onde ele conta a vida de uma famlia italiana durante a fase do Renascimento. Nas dcadas de 1940 e 1950, os princpios do surrealismo influenciaram o teatro do absurdo. O SURREALISMO NO BRASIL As idias do surrealismo foram absorvidas na dcada de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar caractersticas surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente. A obra Eu Vi o Mundo, Ele Comeava no Recife, do artista pernambucano Ccero Dias, apresenta muitas caractersticas do surrealismo. As esculturas de Maria Martins tambm caminham nesta direo.

Iconografia

Giogio De Chirico Cano de amor

Salvador Dal - A Persistncia da Memria.

Vladimir Kush

Mir - O Carnaval de Arlequim

Tarsila do Amaral - A Negra

Magritte Painter of Dreams?

Bibliografia http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html http://www.suapesquisa.com/surrealismo/ http://br.geocities.com/tetraides/O_Surrealismo/body_o_surrealismo.html

Vous aimerez peut-être aussi