Vous êtes sur la page 1sur 28

Perodo Composto por Coordenao

O perodo composto por coordenao formado por oraes que no estabelecem nenhuma dependncia sinttica entre si.

O perodo composto por coordenao se constitui de oraes independentes entre si

Perodo composto por coordenao... Antes de enfatizarmos suas caractersticas, analisemos primeiramente o exemplo: Deram o brao e desceram a rua. (Machado de Assis) Analisando-o, constatamos que existem dois verbos: dar (deram) e descer (desceram). Logo, trata-se de um perodo, dada a presena de mais de um verbo. Prosseguindo com nosso raciocnio, ocupemo-nos agora em desmembrar as oraes que integram esse perodo: Deram o brao / Desceram a rua. Outro aspecto que tambm se faz presente que ambas as oraes so independentes, ou seja, uma no depende da outra, em se tratando de termos sintticos, para serem dotadas de sentido. Eis a a razo principal de serem conceituadas como oraes coordenadas. Elas, por sua vez, podem aparecer sem a presena de um conectivo (conjuno), como podem tambm ser ligadas por ele, assim como nos mostra o exemplo original, ou seja: Deram o brao e desceram a rua. Quando se evidenciam sem a presena do conectivo, so denominadas assindticas (o prefixo -a denota ausncia de algo). E quando apresentam conectivo, denominam-se sindticas. Sendo assim, de acordo com o sentido (significado) demarcado por esse elemento que as liga (conectivo), recebem classificaes distintas, como veremos adiante. Dessa forma, temos: Oraes coordenadas aditivas As oraes coordenadas aditivas, como bem nos retrata o conceito, esto relacionadas ideia de soma, adio. Assim sendo, so representadas pelas conjunes e, nem, mas tambm: Ela nem estuda nem trabalha. O garoto educado e inteligente. No s inteligente, mas tambm educado. Coordenadas adversativas

Elas, por sua vez, revelam fatos ou conceitos que se antepem ao que se declara na coordenada anterior, estabelecendo, assim, uma ideia de oposio, contraste. Geralmente so introduzidas pelas conjunes mas, porm, todavia, entretanto, contudo, no entanto: Ele se esforou bastante, contudo no obteve bom resultado. Ela se mostra uma pessoa gentil, todavia no demonstra ser confivel. Tratava-se de um local muito aconchegante, no entanto no fomos bem recebidos. Coordenadas alternativas O termo alternativas se relaciona ideia de alternncia. Portanto, afirmamos que as coordenadas alternativas exprimem fatos ou conceitos que se alternam ou que se excluem mutuamente. As conjunes que as representam so demarcadas por ou... ou, ora... ora, j... j... quer... quer: Ou voc trabalha, ou procure outro lugar para se hospedar. Quer voc queira, quer no, iremos visit-lo. Ora se mostrava calmo, ora agitado. Coordenadas explicativas As oraes coordenadas explicativas conferem justificativa a explicao referente a uma ordem, sugesto ou suposio. Geralmente so introduzidas pelas conjunes que, porque, porquanto, pois: Respeite-o, pois se trata de uma pessoa mais velha. No pude comparecer reunio porque tinha um compromisso inadivel. No fujas, que eu te sigo... (Menotti Del Picchia) Coordenadas conclusivas De forma literal, as conclusivas esto relacionadas ideia de concluso. Dessa forma, afirmamos que elas exprimem uma concluso lgica obtida em relao aos fatos expressos na coordenada anterior. So introduzidas pelas conjunes logo, portanto, por conseguinte, por isso, pois: Obteve bom desempenho no teste, logo demonstrou ser capacitado. Hoje est bastante quente, portanto iremos ao clube. No valorizava a companhia de sua amada, por isso hoje est sozinho.

Por Vnia Duarte Graduada em Letras Anncios Google

Perodo composto por Coordenao


<a

Perodo Composto aquele constitudo por mais de uma orao. O perodo composto pode ser: Perodo composto por coordenao No perodo composto por coordenao as oraes se ligam pelo sentido, mas no existe dependncia sinttica entre elas. As oraes coordenadas subdividem-se em: Assindticas- No so introduzidas por conjuno. Ex.: Trabalhou, sempre ir trabalhar. Sindticas - So introduzidas por conjuno. Esse tipo de orao se subdivide em: 1- Aditiva: ideia de adio, acrscimo. Principais conjunes usadas: e, nem, (no somente)... como tambm. Ex.: O professor no somente elaborou exerccios como tambm uma extensa prova. 2- Adversativa: ideia de contraste, oposio. Principais conjunes usadas: mas, contudo, entretanto, porm... Ex.: O professor elaborou um exerccio simples, mas a prova foi bastante complexa. 3- Alternativa: ideia de alternncia, excluso. Principais conjunes usadas: quer...quer, ora...ora, ou...ou. Ex.: Ou o professor elabora o exerccio ou desiste de aplicar a prova. 4- Conclusiva: ideia de deduo, concluso. Principais conjunes usadas: portanto, pois, logo... Ex.: O professor no elaborou a prova, logo no poder aplic-la na data planejada. 5- Explicativa: ideia de explicao, motivo. Principais conjunes usadas: pois, porque. Ex.: O professor no elaborou a prova, porque ficou doente. Dicas:A conjuno pois pode introduzir oraes conclusivas ou explicativas. Quando tiver dvidas, procure substitu-la por outras conjunes.

Exerccios - Perodo composto por Coordenao

1. Sublinhe os verbos e classifique os perodos em Simples ou Composto: a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhvamos na areia. A brisa do mar ainda era fira quando acordamos do sonho. b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plstica e vivia nos Estados Unidos. 2.Transforme os perodos simples em perodos compostos, acrescentando as conjunes adequadas. a. Vinicius de Moraes j morreu. No morreram seus poemas e msicas. Sua criao artstica eterna. b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos. c. Observei o comentrio do diretor. Percebi o meu engano. 3. Sublinhe os verbos, identifique as conjunes, separe as oraes e classifique-as em coordenadas assindticas e coordenadas sindticas. a. As autoridades pedem rigor e exigem a fiscalizao dos maus comerciantes. b. A personagem saiu do quarto, escondeu as lgrimas, saiu pela porta dos fundos. c. No beba muito que faz mal. d. A pacincia do pedestre esgotou-se e comeou a confuso. e. Ela sorriu carinhosamente e passou a mo nos cabelos do neto. 4. Classifique as oraes coordenadas sindticas em aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa e sublinhe a conjuno empregada. a. Amanh eu ligo e digo alguma coisa. b. pena, mas hoje no irei sua casa. c. Ora amos ao parque, ora ficvamos no condomnio mesmo. d. So crianas, portanto precisam brincar. e. Os adultos deveriam ouvir os mais jovens, pois saberiam de coisas incrveis.

PERODO COMPOSTO POR COORDENAO

O perodo composto por coordenao constitudo por oraes coordenadas. Chamamos orao coordenada por no exercer nenhuma funo sinttica em outra orao, da ser chamada tambm orao independente. Exemplo: Voc trouxe o bolo, mas eu no o comi.
Verbo verbo

O pedreiro chegou e comeou o servio. As oraes coordenadas podem ou no conter a presena de conjunes. Dependendo desta condio podemos classificar as oraes coordenadas como:

ASSINDTICAS
Chamamos oraes coordenadas assindticas aquelas que no possuem conjuno.

SINDTICAS
As oraes coordenadas sindticas so aquelas que possuem conjuno.

ORAES COORDENADAS ASSINDTICAS


Coordenam-se umas s outras sem a presena de conectivo, conjuno. Exemplo: Amanheceu, acordei, admirei os primeiros raios solares. O computador era potente, tinha velocidade, no possua proteo.

ORAES COORDENADAS SINDTICAS


Coordenam-se umas s outras por meio de conectivo, conjuno. Exemplo: Olhei e comprei o presente. Correu demais, por isso caiu.

CLASSIFICAO DAS ORAES COORDENADAS SINDTICAS


As oraes coordenadas sindticas so classificadas de acordo com as conjunes que as unem. Podem ser: ADITIVAS ADVERSATIVAS ALTERNATIVAS EXPLICATIVAS

CONCLUSIVAS

ORAES COORDENADAS SINDTICAS ADITIVAS


Expressam idia de soma, adio. Conjunes: e, nem (e no), mas tambm, como tambm. Exemplo: Ele no s conhecia a cidade, mas tambm os melhores pontos tursticos. No s estudava como tambm ensinava. Telefonou e comunicou sua deciso ao chefe.

ORAES COORDENADAS SINDTICAS ADVERSATIVAS


Expressam idias contrrias outra orao. Conjunes: mas, porm, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Exemplo: A populao fez vrias passeatas, mas no conseguiu bons resultados. Viajou para Londres, contudo no esquecia Recife. O problema era facilmente resolvido, entretanto poucos conseguiram resolv-lo.

ORAES COORDENADAS SINDTICAS ALTERNATIVAS


Expressam idia de excluso, alternncia. Conjunes: ou... ou, ora... ora, j... j, quer... quer. Ora estudava matemtica, ora estudava portugus. Procure chegar cedo ou no conseguir a vaga.

ORAES COORDENADAS SINDTICAS EXPLICATIVAS


Expressa uma justificativa, explicao, contida na outra orao coordenada. Conjunes: pois (anteposta ao verbo), porque, que visto que. Exemplo: Recife est intransitvel, pois repleta de buracos em suas ruas. No vou sair noite, porque vou fazer uma prova importante amanh.

ORAES COORDENADAS SINDTICAS CONCLUSIVAS


Expressa uma idia de concluso do fato contido na orao anterior. Conjunes: logo, portanto, pois (colocada aps o verbo), assim, por isso. Exemplos: Conseguimos bater a meta, portanto podemos comemorar o nosso sucesso.

Acreditamos na igualdade entre os povos; por isso devemos lutar por uma distribuio de renda melhor.

EXERCCIOS RESOLVIDOS
1. Relacione as oraes coordenadas por meio de conjunes: a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros folies surgiram. b) No durma sem cobertor. A noite est fria. c) Quero desculpar-me. No consigo encontr-los. Respostas: Ouviu-se o som da bateria e os primeiros folies surgiram. No durma sem cobertor, pois a noite est fria. Quero desculpar-me, mais consigo encontr-los. 2. (PUC-SP) Em: ... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas... a partcula como expressa uma idia de: a) causa b) explicao c) concluso d) proporo e) comparao Resposta: E A conjuno como exercer a funo comparativa. Os amplos bocejos ouvidos so comparados fora do marulhar das ondas.

POLISSEMIA CONJUNTIVA E A ORAO COORDENADA


Conjuno pois: pode caracterizar as seguintes oraes: CONCLUSIVA no inicia a orao, aparece entre vrgulas ou separada da orao por uma vrgula. Exemplo: Henrique est louco; devemos, pois, interdit-lo. EXPLICATIVA inicia a orao e pode ser substituda pelas conjunes explicativas porque e que. A conjuno e pode assumir valor adversativo. Exemplo:

Convidei vrios amigos e nenhum veio ao jantar. (Convidei vrios amigos mas nenhum veio ao jantar).

EXERCCIOS RESOLVIDOS
3. (FUVEST SP) Entrando na faculdade, procurarei emprego, orao sublinhada pode indicar uma idia de: a) concesso b) oposio c) condio d) lugar e) conseqncia Resposta: C A condio necessria para procurar emprego entrar na faculdade. 4. (Univ. Fed. Santa Maria RS) Assinale a seqncia de conjunes que estabelecem, entre as oraes de cada item, uma correta relao de sentido. 1. Correu demais, ... caiu. 2. Dormiu mal, ... os sonhos no o deixaram em paz. 3. A matria perece, ... a alma imortal. 4. Leu o livro, ... capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porm, pois, porque, mas d) porm, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto Resposta: B Por isso conjuno conclusiva. Porque conjuno explicativa. Mas conjuno adversativa. Portanto conjuno conclusiva.

Que conjuno explicativa. 5. Rena as trs oraes em um perodo composto por coordenao, usando conjunes adequadas. Os dias j eram quentes. A gua do mar ainda estava fria. As praias permaneciam desertas. Os dias j eram quentes, mas a gua do mar ainda estava fria, por isso as praias permaneciam desertas.

SNTESE DO TUTORIAL
O perodo composto por coordenao constitudo por oraes coordenadas. ASSINDTICAS Chamamos oraes coordenadas assindticas aquelas que no possuem conjuno. SINDTICAS As oraes coordenadas sindticas so aquelas que possuem conjuno. As oraes coordenadas sindticas so classificadas de acordo com as conjunes que as unem. Podem ser: ADITIVAS ADVERSATIVAS ALTERNATIVAS EXPLICATIVAS CONCLUSIVAS ADITIVAS Expressam idia de soma, adio. Conjunes: e, nem (e no), mas tambm, como tambm. ADVERSATIVAS Expressam idias contrrias outra orao. Conjunes: mas, porm, todavia, contudo, no entanto, entretanto. ALTERNATIVAS Expressam idia de excluso, alternncia. Conjunes: ou... ou, ora... ora, j... j, quer... quer. EXPLICATIVAS Expressam uma justificativa, explicao, contida na outra orao coordenada. Conjunes: pois (anteposta ao verbo), porque, que visto que. CONCLUSIVAS Expressam uma idia de concluso do fato contido na orao anterior. Conjunes: logo, portanto, pois (colocada aps o verbo), assim, por isso.

6 - PERODO COMPOSTO

Coordenao e Subordinao
Quando um perodo simples, a orao de que constitudo recebe o nome de orao absoluta. Por Exemplo: A menina comprou chocolate. Quando um perodo composto, ele pode apresentar os seguintes esquemas de formao: a) Composto por Coordenao: ocorre quando constitudo apenas de oraes independentes, coordenadas entre si, mas sem nenhuma dependncia sinttica. Por Exemplo: Samos de manh e voltamos noite. b) Composto por Subordinao: ocorre quando constitudo de um conjunto de pelo menos duas oraes, em que uma delas (Subordinada) depende sintaticamente da outra (Principal). Por Exemplo: No fui aula porque estava doente.

Orao Principal Orao Subordinada


c) Misto: quando constitudo de oraes coordenadas e subordinadas. Por Exemplo: Fui escola e busquei minha irm que estava esperando.

Orao Coordenada Orao Coordenada Orao Subordinada


Obs.: qualquer orao (coordenada ou subordinada) ser ao mesmo tempo principal, se houver outra que dela dependa.

PERODO COMPOSTO POR COORDENAO


J sabemos que num perodo composto por coordenao as oraes so independentes e sintaticamente equivalentes. Observe: As luzes apagam-se, abrem-se as cortinas e comea o espetculo. O perodo composto de trs oraes: As luzes apagam-se; abrem-se as cortinas; e comea o espetculo. As oraes, no entanto, no mantm entre si dependncia gramatical, so independentes. Existe entre elas, evidentemente, uma relao de sentido, mas do ponto de vista sinttico, uma no depende da outra. A essas oraes independentes, d-se o nome de oraes coordenadas, que podem ser assindticas ou sindticas.

A conexo entre as duas primeiras feita exclusivamente por uma pausa, representada na escrita por uma vrgula. Entre a segunda e a terceira, feita pelo uso da conjuno "e". As oraes coordenadas que se ligam umas s outras apenas por uma pausa, sem conjuno, so chamadas assindticas. o caso de "As luzes apagam-se" e "abrem-se as cortinas". As oraes coordenadas introduzidas por uma conjuno so chamadas sindticas. No exemplo acima, a orao "e comea o espetculo" coordenada sindtica, pois introduzida pela conjuno coordenativa "e". Obs.: a classificao de uma orao coordenada leva em conta fundamentalmente o aspecto lgico-semntico da relao que se estabelece entre as oraes.

Classificao das Oraes Coordenadas Sindticas


De acordo com o tipo de conjuno que as introduz, as oraes coordenadas sindticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. a) Aditivas Expressam ideia de adio, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequncia. As conjunes coordenativas aditivas tpicas so "e" e "nem"(= e + no). Introduzem as oraes coordenadas sindticas aditivas. Por Exemplo: Discutimos vrias propostas e analisamos possveis solues. As oraes sindticas aditivas podem tambm estar ligadas pelas locues no s... mas (tambm), tanto...como, e semelhantes. Essas estruturas costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o contedo da segunda orao. Veja: Chico Buarque no s canta, mas tambm (oucomo tambm) compe muito bem. No s provocaram graves problemas, mas (tambm)abandonaram os projetos de reestruturao social do pas. Obs.: como a conjuno "nem" tem o valor da expresso "e no", condena-se na lngua culta a forma"e nem" para introduzir oraes aditivas. Por Exemplo: No discutimos vrias propostas, nem (= e no) analisamos quaisquer solues. b) Adversativas Exprimem fatos ou conceitos que se opem ao que se declara na orao coordenada anterior, estabelecendo contrasteou compensao. "Mas" a conjuno adversativa tpica. Alm dela, empregamse: porm, contudo, todavia, entretantoe as locues no entanto, no obstante, nada obstante. Introduzem as oraes coordenadas sindticas adversativas. Veja os exemplos: "O amor difcil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade." (Ferreira Gullar) O pas extremamente rico; o povo, porm, vive em profunda misria. Tens razo, contudo controle-se. Janana gostava de cantar, todavia no agradava. O time jogou muito bem, entretanto no conseguiu a vitria. Saiba que: - Algumas vezes, a adversidade pode ser introduzida pela conjuno "e". Isso ocorre normalmente em oraes coordenadas que possuem sujeitos diferentes.

Por Exemplo: Deus cura, e o mdico manda a conta. Nesse ditado popular, clara a inteno de se criar um contraste. Observe que equivale a uma frase do tipo: "Quem cura Deus, mas o mdico quem cobra a conta!" - A conjuno "mas" pode aparecer com valor aditivo. Por Exemplo: Camila era uma menina estudiosa, mas principalmente esperta. c) Alternativas Expressam ideia de alternncia de fatos ou escolha. Normalmente usada a conjuno "ou". Alm dela, empregam-se tambm os pares: ora...ora, j...j, quer...quer..., seja...seja, etc. Introduzem as oraes coordenadas sindticas alternativas. Exemplos: Diga agora ou cale-se para sempre. Ora age com calma, ora trata a todos com muita aspereza. Estarei l, quer voc permita, quer voc no permita. Obs.: nesse ltimo caso, o par "quer...quer"est coordenando entre si duas oraes que, na verdade, expressam concesso em relao a "Estarei l". como dissssemos: "Embora voc no permita, estarei l". d) Conclusivas Exprimem concluso ou consequnciareferentes orao anterior. As conjunes tpicas so: logo, portanto epois (posposto ao verbo). Usa-se ainda: ento, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, etc. Introduzem as oraes coordenadas sindticas conclusivas. Exemplos: No tenho dinheiro, portanto no posso pagar. A situao econmica delicada; devemos, pois, agir cuidadosamente. O time venceu, por isso est classificado. Aquela substncia toxica, logo deve ser manuseada cautelosamente. e) Explicativas Indicam uma justificativa ou uma explicaoreferente ao fato expresso na declarao anterior. As conjunes que merecem destaque so: que, porque e pois (obrigatoriamente anteposto ao verbo). Introduzem as oraes coordenadas sindticas explicativas. Exemplos: Vou embora, que cansei de esper-lo. Vincius devia estar cansado, porque estudou o dia inteiro. Cumprimente-o, pois hoje o seu aniversrio. Ateno: Cuidado para no confundir as oraes coordenadas explicativas com as subordinadas adverbiais causais. Observe a diferena entre elas: - Oraes Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a orao

anterior. Por Exemplo: A criana devia estar doente, porque chorava muito. (O choro da criana no poderia ser a causa de sua doena.) - Oraes Subordinadas Adverbiais Causais: exprimem a causa do fato. Por Exemplo: Henrique est triste porque perdeu seu emprego. (A perda do emprego a causa da tristeza de Henrique.) Note-se tambm que h pausa (vrgula, na escrita) entre a orao explicativa e a precedente e que esta , muitas vezes, imperativa, o que no acontece com a orao adverbial causal.

PERODO COMPOSTO POR SUBORDINAO


Classificao das Oraes Subordinadas As oraes subordinadas dividem-se em trs grupos, de acordo com a funo sinttica que desempenham e a classe de palavras a que equivalem. Podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais. Para notar as diferenas que existem entre esses trs tipos de oraes, tome como base a anlise do perodo abaixo: S depois disso percebi a profundidade das palavras dele. Nessa orao, o sujeito "eu", implcito na terminao verbal da palavra "percebi". "A profundidade das palavras dele" objeto direto da forma verbal "percebi".O ncleo do objeto direto "profundidade". Subordinam-se ao ncleo desse objeto os adjuntos adnominais "a" e "das palavras dele ". No adjunto adnominal "das palavras dele", o ncleo o substantivo "palavras", ao qual se prendem os adjuntos adnominais "as" e "dele". "S depois disso" adjunto adverbial de tempo. possvel transformar a expresso "a profundidade das palavras dele", objeto direto, em orao. Observe: S depois disso percebi que as palavras dele eram profundas. Nesse perodo composto, o complemento da forma verbal "percebi" a orao "que as palavras dele eram profundas". Ocorre aqui um perodo composto por subordinao, em que uma orao desempenha a funo de objeto direto do verbo da outra orao. O objeto direto uma funo substantiva da orao, ou seja, funo desempenhada por substantivos e palavras de valor substantivo. por isso que a orao subordinada que desempenha esse papel chamada de orao subordinada substantiva. Pode-se tambm modificar o perodo simples original transformando em orao o adjunto adnominal do ncleo do objeto direto, "profundidade".Observe: S depois disso percebi a "profundidade" que as palavras dele continham. Nesse perodo, o adjunto adnominal de "profundidade" passa a ser a orao "que as palavras dele continham". O adjunto adnominal uma funo adjetiva da orao, ou seja, funo exercida por adjetivos, locues adjetivas e outras palavras de valor adjetivo. por isso que so chamadas de subordinadas adjetivas as oraes que, nos perodos compostos por subordinao, atuam como adjuntos adnominais de termos das oraes principais.

Outra modificao que podemos fazer no perodo simples original a transformao do adjunto adverbial de tempo em uma orao. Observe: S quando ca em mim, percebi a profundidade das palavras dele. Nesse perodo composto, "S quando ca em mim" uma orao que atua como adjunto adverbial de tempo do verbo da outra orao. O adjunto adverbial uma funo adverbial da orao, ou seja, funo exercida por advrbios e locues adverbiais. Portanto, so chamadas de subordinadas adverbiais as oraes que, num perodo composto por subordinao, atuam como adjuntos adverbiais do verbo da orao principal.

Forma das Oraes Subordinadas


Observe o exemplo abaixo de Vincius de Moraes: "Eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto." Orao Principal Orao Subordinada Observe que na Orao Subordinada temos o verbo "existe", que est conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. As oraes subordinadas que apresentam verbo em qualquer dos tempos finitos (tempos do modo do indicativo, subjuntivo e imperativo), so chamadas de oraes desenvolvidas ou explcitas. Podemos modificar o perodo acima. Veja: Eu sinto existir em meu gesto o teu gesto. Orao Principal Orao Subordinada Observe que a anlise das oraes continua sendo a mesma: "Eu sinto" a orao principal, cujo objeto direto a orao subordinada "existir em meu gesto o teu gesto". Note que a orao subordinada apresenta agora verbo no infinitivo. Alm disso, a conjuno que, conectivo que unia as duas oraes, desapareceu. As oraes subordinadas cujo verbo surge numa das formas nominais (infinitivo -flexionado ou no - , gerndio ou particpio) chamamos oraes reduzidas ou implcitas. Obs.: as oraes reduzidas no so introduzidas por conjunes nem pronomes relativos. Podem ser, eventualmente, introduzidas por preposio.

Perodo composto por coordenao


No perodo composto por coordenao, as oraes se ligam pelo sentido, mas no existe dependncia sinttica entre elas. As oraes coordenadas de subdividem em: Assindticas- No so introduzidas por conjuno. Ex.: Trabalhou, sempre ir trabalhar.

Sindticas- So introduzidas por conjuno. Esse tipo de orao se subdivide em:

1- Aditiva: idia de adio, acrscimo. Principais conjunes usadas: e, nem, (no somente) ...como tambm. Ex.: O professor no somente elaborou exerccios como tambm uma extensa prova.
2- Adversativa: idia de contraste, oposio. Principais conjunes usadas: mas, contudo, entretanto, porm... Ex.: O professor elaborou um exerccio simples, mas a prova foi bastante complexa.

3- Alternativa: idia de alternativa, excluso. Principais conjunes usadas: quer...quer, ora...ora, ou...ou. Ex.: Ou o professor elabora o exerccio ou desiste de aplicar a prova. 4- Conclusiva: idia de deduo, concluso. Principais conjunes usadas: portanto, pois, logo... Ex.: O professor no elaborou a prova, logo no poder aplic-la na data planejada. 5- Explicativa: idia de explicao, motivo. Principais conjunes usadas: pois, porque. Ex.:O professor no elaborou a prova, porque ficou doente.

A conjuno pois pode introduzir oraes conclusivas ou explicativas.Quando tiver dvidas, procure substitu-la por outras conjunes.

EXERCCIOS

1. Sublinhe os verbos e classifique os perodos em simples ou compostos. a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhvamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho. b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plstica e vivia nos Estados Unidos.

2. Transforme os perodos simples em perodos compostos, acrescentando as conjunes coordenativas adequadas. Depois, classifique as oraes. a. Vincius de Moraes j morreu. No morreram seus poemas e msicas. Sua criao artstica e eterna. b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos. c. Observei o comentrio do diretor. Percebi o meu engano. d. Olhou-me duramente. Foi-se embora. e. O marceneiro chegou. Comeou o servio.

3. Classifique as oraes coordenadas grifadas nas frases abaixo: a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na to sonhada faculdade. b) No deixe de estudar, pois amanh haver prova. c) Fale depressa que eu preciso ir embora. d) A desintegrao do ncleo libera o calor; logo fornece energia. e) Ou voc me conta a verdade, ou sai daqui. f) Terminou toda a obrigao; portanto pde sair. g) Queriam caminhar muito; contudo no tiveram foras. h) Sempre foi atenta s aulas, mas nunca gostou da matria.

i) Foram ao shopping; nada compraram. j) Netuno deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente. l) A rvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois. m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo. n) No era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia. o) Ela no estaria morrendo nem de frio, nem de fome. p) O governo aumentar o preo do lcool e impor novas medidas de racionamento de combustvel. q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.

GABARITO
1. Sublinhe os verbos e classifique os perodos em simples ou compostos. a. Amanheceu. (Perodo simples) Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhvamos na areia. (Perodo composto) A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho. (Perodo composto) b. Lenon casou-se pela segunda vez. (Perodo simples) Ela era japonesa, inteligente, artista plstica e vivia nos Estados Unidos. (Perodo composto)

2. Transforme os perodos simples em perodos compostos, acrescentando as conjunes coordenativas adequadas. Depois, classifique as oraes. a. Vincius de Moraes j morreu, (orao coord.assindtica) mas no morreram seus poemas e msicas, (or. coord. sindtica adversativa) pois sua criao artstica eterna. (or. coord. sindtica explicativa) b. Faltava dinheiro para o lazer, (orao coord.assindtica) portanto o jeito era participar da pelada aos domingos. (or. coord. sindtica conclusiva) c. Observei o comentrio do diretor. (orao coord.assindtica) por isso percebi o meu engano. (or. coord. sindtica conclusiva) d. Olhou-me duramente (orao coord.assindtica) e foi-se embora. (or. coord. sindtica aditiva) e. O marceneiro chegou (orao coord.assindtica) e comeou o servio. (or. coord. sindtica aditiva)

3. Classifique as oraes coordenadas grifadas nas frases abaixo:

Observao: Todas as oraes que no esto em negrito so assindticas. a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na to sonhada faculdade. (or. coord. sindtica conclusiva) b) No deixe de estudar, pois amanh haver prova. (or. coord. sindtica explicativa) c) Fale depressa que eu preciso ir embora. (or. coord. sindtica explicativa) d) A desintegrao do ncleo libera o calor; logo fornece energia. (or. coord. sindtica conclusiva) e) Ou voc me conta a verdade / ou sai daqui. (or. coord. sindtica alternativa) f) Terminou toda a obrigao; portanto pde sair. (or. coord. sindtica conclusiva) g) Queriam caminhar muito; contudo no tiveram foras. (or. coord. sindtica adversativa) h) Sempre foi atenta s aulas, mas nunca gostou da matria. (or. coord. sindtica adversativa) i) Foram ao shopping; nada compraram. (orao coord. assindtica) j) Netuno deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente. (or. coord. sindtica adversativa) l) A rvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois. (or. coord. sindtica conclusiva) m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo. (orao coord.assindtica) n) No era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia. (or. coord. sindtica adversativa) o) Ela no estaria morrendo nem de frio, nem de fome. (or. coord. sindtica aditiva) p) O governo aumentar o preo do lcool e impor novas medidas de racionamento de combustvel. (or. coord. sindtica aditiva) q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo. (or. coord. sindtica conclusiva)

2009
Sintaxe - Exerccios com Gabarito

J falamos neste blogue, sobre todos os termos do perodo simples, fizemos alguns exerccios separados por assunto. Agora o momento de treinar esses termos juntos, misturados e verificar como se saiu nos exerccios, topa? Se quiserem, postem o nmero de acertos e faremos um ranking. Abrao!

1.Na orao: Foram chamados s pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha, o ncleo do sujeito : a) todos; b) fazenda; c) vizinha; d) vaqueiros; e) pressas. 2. Assinale a alternativa em que o sujeito est incorretamente classificado: a) chegaram, de manh, o mensageiro e o guia (sujeito composto); b) fala-se muito neste assunto (sujeito indeterminado); c) vai fazer frio noite (sujeito inexistente); d) haver oportunidade para todos (sujeito inexistente); e) no existem flores no vaso (sujeito inexistente). 3.Em ramos trs velhos amigos, na praia quase deserta, o sujeito desta orao : a) subentendido; b) claro, composto e determinado; c) indeterminado; d) inexistente; e) claro, simples e determinado. 4.Marque a orao em que o termo destacado sujeito: a) houve muitas brigas no jogo; b) Ia haver mortes, se a polcia no interviesse; c) faz dois anos que h bons espetculos; d) existem muitas pessoas desonestas; e) h muitas pessoas desonestas. 5. Indique a nica frase que no tem verbo de ligao: a) o sol estava muito quente; b) nossa amizade continua firme; c) suas palavras pareciam sinceras; d) ele andava triste; e) ele andava rapidamente. 6. Considere a frase: Ele andava triste porque no encontrava a companheira, os verbos grifados so respectivamente: a) transitivo direto - de ligao; b) de ligao - intransitivo; c) de ligao - transitivo - indireto; d) transitivo direto - transitivo indireto; e) de ligao - transitivo direto.

7.Na praa deserta um homem caminhava - o sujeito : a) indeterminado; b) inexistente; c) simples; d) oculto por elipse; e) composto. 8.Na orao:Anunciaram grandes novidades - o sujeito : a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) elptico; e) inexistente. 9. O toque dos sinos ao cair da noite era trazido l da cidade pelo vento. O termo grifado : a) sujeito; b) objeto direto; c) objeto indireto; d) complemento nominal; e) agente da passiva. 10.Eu andava satisfeito com o mundo e comigo mesmo, o perodo : a) simples; b) composto por coordenao; c) composto por subordinao; d) composto por coordenao e subordinao; e) composto de duas oraes. 11. Na orao Mestre Reginaldo, o impoluto, uma sumidade no campo das cincias - o termo grifado : a) adjunto adnominal; b) vocativo; c) predicativo; d) aposto; e) sujeito simples. 12.Na expresso: por todos era apedrejado o Luizinho, o termo grifado : a) objeto direto; b) objeto indireto; c) sujeito; d) complemento nominal; e) agente da passiva. 13. Dentre as oraes abaixo, uma contm complemento nominal. Qual? a) Meu pensamento subordinado ao seu. b) Voc no deve faltar ao encontro. c) Irei sua casa amanh.

d) Venho da cidade s trs horas. e) Voltaremos pela rua escura ... 14. Assinale a alternativa em que o termo grifado adjunto adnominal: a) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor. b) Ela uma fera maluca. c) Ela maluca por lambada nacional. d) No tenho medo da louca. e) O amor de Deus o primeiro mandamento. 15.Em a linguagem do amor est nos olhos os termos grifados so respectivamente: a) complemento nominal e predicativo do sujeito; b) adjunto adnominal e predicativo do sujeito; c) adjunto adnominal e objeto direto; d) complemento nominal e adjunto adverbial; e) adjunto adnominal e adjunto adverbial. 16. Diga ao povo que fico um perodo: a) simples; b) composto por coordenao; c) composto por subordinao; d) composto por coordenao e subordinao; e) composto de trs oraes. 17. Sade e felicidade so as minhas aspiraes na vida nessa expresso o sujeito : a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) oculto; e) orao sem sujeito. 18.Na expresso: Ordem e progresso, esse o nosso lema o sujeito : a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) oculto; e) inexistente. 19. J na expresso O prefeito Odorico nomeou Dirceu Borboleta ajudante de ordens as palavras grifadas funcionam como: a) objeto direto; b) objeto indireto; c) predicativo do sujeito; d) aposto; e) predicativo do objeto

20.O verbo de confio este carro distino dos senhores passageiros : a) transitivo direto; b) transitivo indireto; c) transitivo direto e indireto; d) intransitivo; e) de ligao. 21. Em: Era inverno e fazia frio h duas oraes cujos sujeitos so respectivamente: a) inexistente e indeterminado; b) indeterminado e inexistente; c) inexistente e inexistente; d) indeterminado e indeterminado; e) N. R. A. porque ambos so compostos. 22. Qual o perodo simples? a) Encontrar, talvez, no caminho da vida, asperezas, ingratides, grosserias, injustias, brutalidades. . .; b) Quem sabe se no encontrar inimigos cruis e amigos prfidos; c) Dorme, dorme meu anjinho, que a Mam vela por ti . . .; d) Ela defende-o e protege-o; e) Faz cinco anos que o procuro. 23.Confiamos no futuro Desconhecemos as coisas do futuro. Temos confiana no futuro - Nas expresses acima, os termos grifados funcionam respectivamente, como: a) objeto indireto; adjunto adnominal; complemento nominal; b) objeto indireto; complemento nominal; objeto indireto; c) objeto indireto; objeto indireto; complemento nominal; d) objeto direto; adjunto adnominal; objeto indireto; e) objeto direto; sujeito; complemento nominal. 24. Em: faz anos que no chove no serto h duas oraes com sujeito: a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) inexistente; e) elptico. 25.Em: pediram-me papai e mame que eu fosse mais audacioso: a) o sujeito da primeira orao simples e o da segunda inexistente; b) o sujeito da primeira orao composto e o da segunda, simples; c) o sujeito da primeira orao indeterminado e o da segunda, inexistente; d) o sujeito da primeira orao inexistente e o da segunda indeterminado; e) o sujeito da primeira orao composto e o da segunda inexistente.

26. Em: boca da noite a cata-piolhos rezava baixinho . . . , o sujeito : a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) inexistente; e) oculto. 27.Em qual das alternativas o verbo grifado de ligao? a) Quando voc pra, eu continuo. b) Amlia continua mulher de verdade. c) Esta droga de relgio no anda. d) Andei dois quilmetros a p. e) Nos primeiros dias aprendi as notas musicais. 28.O predicado nominal em: I - Voc acha Cristina bonita, mame? II - O mundo podia ser tranqilo. III - Z Man no estava embriagado. IV - O guarda noturno permanece atento a todos os perigos. V - Os transeuntes ficaram assustados. a) I - II - III; b) II - III; c) II - IV; d) III - IV - V - II; e) I - II - IV. 29. Dentre as oraes abaixo, uma tem sujeito indeterminado. Qual? a) A nossa casa parecia uma arca de No. b) No iria alm de um vice-campeonato. c) As guas trafegam furiosas. d) Atropelaram um boi l na gentil. e) No lugar s ficou a surpresa. 30.Na orao: Diziam que ele era igualzinho a meu pai, o sujeito da primeira orao : a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) inexistente; e) oculto. 31.D a funo sinttica do elemento grifado: Mestre Cupij, ouviu-se h dias a sua grande obra. a) adjunto adnominal; b) sujeito; c) vocativo;

d) aposto; e) objeto direto. 32. Em: o homem no gosta de reconhecer a inevitabilidade de uma morte natural . . ., a expresso grifada : a) adjunto adnominal; b) adjunto adverbial; c) complemento nominal; d) agente da passiva; e) sujeito. 33. U, gente: vocs ainda no foram pra sala? ! o sujeito: a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) inexistente; e) oculto. 34. Em: Bebe que doce, papai a palavra grifada funciona como: a) sujeito; b) aposto; c) vocativo; d) adjunto adverbial; e) adjunto adnominal.

GABARITO

1. D 2. E 3. A 4. D 5. E 6. E 7. C 8. C 9. E 10. A 11. D 12. E 13. A 14. C 15. E 16. C 17. B 18. B 19. E 20. C 21. C 22. A 23. A 24. D 25. B 26. A 27. B 28. D 29. D 30. C 31. C 32. C 33. A 34. C

Lista de Exerccios - Perodo Composto por Coordenao

1) Observe o perodo abaixo:

Late o cozinho do porto no primeiro plano; ladra o co maior do quintal, no segundo plano; de plano em plano, at a floresta, grandes e pequenos ces rosnam, ganem, uivam, na densa escurido da noite... (Ceclia Meireles. O anjo da noite)

Responda: a) Quantas oraes h nesse perodo? b) Classifique esse perodo. c) Classifique essas oraes.

2) Grife os verbos, separe as oraes e classifique-as:

a) Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. b) Paulo Batista, sua mulher e os quatro filhos pequenos deixaram o serto pernambucano e vieram morar em So Paulo. c) Choveu pouco na regio, no entanto a colheita foi boa. d) Corri para l e vi minha me estendida no cho. e) O guarda-noturno passa rente, ouve ainda a msica de algum rdio. f) O olho de Maria foi procurar o nmero da pgina, mas encontrou a mo de dona Eunice no caminho. g) Finalmente o mgico chegou e foi um alvoroo. h) Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. i) Primo Argemiro sopra ties e ajunta brasas. j) Pedro Pedreiro est esperando a morte ou esperando o dia de voltar pro Norte. k) No fizera a pergunta, no recebera portanto, o cascudo. l) Papai lia jornais, mame cerzia meias. m) Havia uma galinha, mas no havia ninho. n) Deixa em paz meu corao, que ele um pote at aqui de mgoa.

o) No nada a minha experincia de preso poltico, por isso a omiti das memrias. p) No queiras uma resposta imediata para esse tipo de problema, pois ele envolve uma rede muito variada de acontecimentos. q) Vo assaltar a rocinha, mas, antes, piam e contrapiam. r) Sou mulher, logo, s posso falar palavro em lngua estrangeira. s) Os jogadores, no seu conjunto, no s exibiam excelente tcnica, mas tambm um preparo fsico surpreendente para os europeus. t) Agora, o couro o senhor ou me d dinheiro por ele, ou o dinheiro. u) Deve ter chovido noite, pois o cho est molhado. v) So todos cegos, portanto no podem ver. w) Siga o mapa ou pea informaes nos postos. x) Quis prosseguir viagem, mas no teve foras. y) O mascate comprou a passagem e pegou o primeiro trem. z) O monstro saltava, bufava, chiava, soltava fumo pelas ventas.

Gabarito

1) Observe o perodo abaixo: Late o cozinho do porto no primeiro plano; ladra o co maior do quintal, no segundo plano; de plano em plano, at a floresta, grandes e pequenos ces rosnam, ganem, uivam, na densa escurido da noite... (Ceclia Meireles. O anjo da noite) Responda: a) Quantas oraes h nesse perodo? 5 b) Classifique esse perodo. Composto c) Classifique essas oraes. As cinco so oraes coordenadas assindticas. 2) Grife os verbos, separe as oraes e classifique-as: a) Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, /ficariam presos nela. OCA/OCA b) Paulo Batista, sua mulher e os quatro filhos pequenos deixaram o serto pernambucano/ e vieram morar em So Paulo. OCA/OCS ADITIVA

c) Choveu pouco na regio,/ no entanto a colheita foi boa. OCA/OCS ADVERSATIVA d) Corri para l /e vi minha me estendida no cho.OCA/OCS ADITIVA e) O guarda-noturno passa rente,/ ouve ainda a msica de algum rdio.OCA/OCA f) O olho de Maria foi procurar o nmero da pgina, /mas encontrou a mo de dona Eunice no caminho.OCA/OCS ADVERSATIVA g) Finalmente o mgico chegou/ e foi um alvoroo.OCA/OCS ADITIVA h) Policarpo tinha decerto algum partido, porm nunca pude averiguar esse ponto.OCA/OCS ADVERSATIVA i) Primo Argemiro sopra ties e ajunta brasas. j) Pedro Pedreiro est esperando a morte/ ou esperando o dia de voltar pro Norte.OCA/OCS ALTERNATIVA k) No fizera a pergunta,/ no recebera portanto, o cascudo.OCA/OCS CONCLUSIVA l) Papai lia jornais, /mame cerzia meias.OCA/OCA m) Havia uma galinha, mas no havia ninho. OCA/OCS ADVERSATIVA n) Deixa em paz meu corao, /que ele um pote at aqui de mgoa. OCA/OCS EXPLICATIVA o) No nada a minha experincia de preso poltico, /por isso a omiti das memrias.OCA/OCS CONCLUSIVA p) No queiras uma resposta imediata para esse tipo de problema,/ pois ele envolve uma rede muito variada de acontecimentos.OCA/OCS EXPLICATIVA q) Vo assaltar a rocinha,/ mas, antes, piam/ e contrapiam.OCA/OCS ADVERSATIVA/OCS ADITIVA r) Sou mulher,/ logo, s posso falar palavro em lngua estrangeira.OCA/OCS CONCLUSIVA s) Os jogadores, no seu conjunto, no s exibiam excelente tcnica,/ mas tambm um preparo fsico surpreendente para os europeus.OCA/OCS ADITIVA t) Agora, o couro o senhor ou me d dinheiro por ele, /ou o dinheiro.OCS ALTERNATIVA/OCS ALTERNATIVA u) Deve ter chovido noite, /pois o cho est molhado.OCA/OCS EXPLICATIVA v) So todos cegos, /portanto no podem ver.OCA/OCS CONCLUSIVA w) Siga o mapa/ ou pea informaes nos postos. OCA/OCS ALTERNATIVA

x) Quis prosseguir viagem,/ mas no teve foras. OCA/OCS ADVERSATIVA y) O mascate comprou a passagem/ e pegou o primeiro trem.OCA/OCS ADITIVA O monstro saltava, /bufava, /chiava, /soltava fumo pelas ventas. As 4 OCA

Exerccios sobre perodo composto por coordenao

EXERCCIOS SOBRE PERODO COMPOSTO POR SUBORDINAO SUBSTANTIVA 1)Divida e Classifique as oraes substantivas dos perodos abaixo: a) Fizeram a seguinte advertncia: que o trabalho fosso secreto. b) possvel que as provas sejam anuladas. c) A boa notcia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS. d) Algum lhe perguntou de onde vinha. e) Ningum soube se morrera de desgosto. f) Inteirei-me de que ela havia mentido. g) Queramos saber onde estava o proprietrio do veculo. h) Foi permitido que se estacionasse na calada. i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos. j) Ningum sabe quem so os assaltantes. l) Compreende-se que o ponto da lio era difcil. m) Estou convencido de que ningum mais ver esse convite. n) obrigatrio que se ande de camisa aqui dentro. o) O necessrio que se tenha a quantia solicitada para a realizao do evento. p) uma pena que no existisse transmisso direta de tev naquela poca. q) Tenho dvida de que voc veha hoje. r) Lembre-se de que todos somos p. s) Quando uma mulher no te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos. GABARITO DOS EXERCCIOS SOBRE PERODO COMPOSTO a) apositiva b) subjetiva c) predicativa d) objetiva direta e) objetiva direta f) objetiva indireta g) objetiva direta

h) subjetiva i) subjetiva j) objetiva direta l) subjetiva m) objetiva indireta n) subjetiva o) predicativa p) subjetiva q) completiva nominal r) objetiva indireta s) completiva nominal

Vous aimerez peut-être aussi