Vous êtes sur la page 1sur 9

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA

Edital POSGRAP/COPES/UFS n 07/2013


Retificao n. 01 (os itens retificados/inseridos esto grafados em vermelho)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), atravs da sua Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa (POSGRAP) e da Coordenao de Pesquisa (COPES), em conformidade com a Resoluo no 018/1986 do CONEP, abre inscries aos Professores Efetivos da UFS interessados em concorrer a APOIO FINANCEIRO A ATIVIDADES DE PESQUISA (HERMES).

OBJETIVOS O Programa HERMES tem como objetivos: I. Fortalecer a pesquisa na Universidade, apoiando institucionalmente os pesquisadores e grupos de pesquisa; II. Propiciar aos pesquisadores e grupos emergentes condies para o incio das atividades de pesquisa; III. Contribuir para a consolidao da estrutura de registro da produo cientfica e tecnolgica da UFS.

PBLICO ALVO I. Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe que esto vinculados a Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu ou recm doutores ainda no inseridos na Ps-Graduao e que no foram contemplados no ltimo Edital do MAGIS. DAS FORMAS DE APOIO I. LINHA AUXLIO VIAGEM: Destinada a apoiar a apresentao de trabalhos aceitos em eventos cientficos ou tecnolgicos Nacionais (fora do Estado de Sergipe) e Internacionais (fora do Brasil); II. LINHA FOMENTO PUBLICAO: Destinada ao pagamento de taxas ou servios para publicao (reviso/traduo/taxas) de artigos cientficos; III. LINHA BOLSA DE PESQUISA: Destinada a apoiar na execuo de atividades de pesquisa (coleta de dados, servios de terceiros, compra de equipamentos para laboratrios). Cada pesquisador poder concorrer em apenas uma das Linhas de Apoio neste Edital.

DOS VALORES E QUANTIDADES DE BOLSAS I. Para este Edital o valor disponvel de R$ 160.000,00, a ser distribudo em funo da demanda para as trs Linhas de fomento. II. 30% dos recursos deste Edital estaro reservados a recm doutores (doutorados obtidos a partir de 2008) com ingresso recente na UFS (Efetivados entre 2011 e 2013);

III. Para a LINHA AUXLIO VIAGEM, ser disponibilizado um recurso equivalente a, no mximo, 02 (duas) parcelas, cada uma com valor equivalente a 50% do valor da bolsa de mestrado para eventos nacionais e at 04 (quatro) parcelas para eventos internacionais (ocorridos fora do Brasil). IV. Para a LINHA FOMENTO PUBLICAO, ser disponibilizado um recurso equivalente a, no mximo, 02 (duas) parcelas, cada uma com valor equivalente a 50% do valor da bolsa de mestrado. V. Para a LINHA BOLSA DE PESQUISA, o valor de cada parcela de Bolsa fixado em 50% (cinquenta por cento) do valor nacional da bolsa de mestrado fixada pela CAPES para a Demanda Social, podendo o pesquisador receber entre duas e quatro parcelas. O valor da bolsa de mestrado demanda social da CAPES a ser considerado neste Edital toma por base a data de publicao do mesmo; no sendo altervel durante seu transcurso. DA PERIODICIDADE I. O Programa HERMES de APOIO A ATIVIDADES DE PESQUISA apresentar fluxo semestral em calendrio para apresentao de propostas, estando a sua continuidade condicionada aos recursos de custeio disponveis para a POSGRAP.

DOS REQUISITOS E CONDIES PARA O SOLICITANTE O Docente solicitante dever: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. Pertencer ao quadro efetivo da UFS sob o regime de dedicao exclusiva; No estar afastado das suas atividades nas datas de solicitao do auxlio; Estar cadastrado no SIGAA; No estar recebendo apoio ou ter sido contemplado no ltimo Edital pelo Programa de Bolsas de Pesquisa para Docentes e Tcnicos Administrativos da UFS MAGIS; No ser Bolsista Produtividade em Pesquisa nvel I em todas as suas categorias, ou de desenvolvimento tecnolgico, ou equivalente, do CNPq ou qualquer outra instituio de fomento a Pesquisa; Estar adimplente com os compromissos assumidos com a POSGRAP, CNPq e FAPITEC; Possuir Currculo Lattes atualizado no ms da submisso da proposta; Ser o primeiro autor nos casos de auxlio para publicao de artigos ou ida a eventos cientficos.

Nas Linhas de Auxlio Viagem e Auxlio Publicao obrigatria a apresentao de carta de aceite do trabalho/resumo e o comprovante de submisso ou recibo das despesas de traduo do artigo. O apoio ser concedido apenas para artigos submetidos em peridicos cientficos cadastrados no Qualis da CAPES no mnimo como B3 e para Eventos Nacionais ou Internacionais.

DA SUBMISSO DE PROPOSTA A proposta dever ser encaminhada ao SECOM para ser criado um processo dirigido a COPES contendo as seguintes peas: I. II. III. IV. Carta de encaminhamento da solicitao (Anexo I); Planilha de pontuao preenchida, disponibilizada (Anexo II); Formulrio Solicitao de Apoio (Anexo III); Cpia do Objeto de auxlio, sendo este Resumo, trabalho completo, artigo e ou Cronograma e Metodologia da Pesquisa proposta;

V. Carta de aceite do trabalho/resumo e o comprovante de submisso ou recibo das despesas de traduo do artigo, quando o pedido se referir a Auxlio Viagem ou Auxlio Publicao.

DA ADMINISTRAO DO PROGRAMA A Comisso de Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (COMPQ) ser responsvel pela gesto, julgamento das propostas e acompanhamento do Programa com assessoria executiva da COPES, respeitando as seguintes atribuies: I. Julgar as solicitaes, utilizando os critrios e procedimentos indicados na Portaria n 941 de 21 de Agosto de 2008; II. Manter arquivo atualizado com as informaes administrativas referentes s concesses de auxlios; III. Julgar as prestaes de contas referentes a auxlios concedidos.

DAS REAS DE CONCESSO O quantitativo semestral disponvel de recurso disponvel ser distribudo proporcionalmente ao nmero de solicitantes qualificados com projetos de pesquisa enquadrados, como prev a Portaria n 744 de 26 de Maro de 2012, em cada uma das seguintes reas de conhecimento: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. Cincias Agrrias; Cincias Biolgicas e Outros; Cincias da Sade; Cincias Exatas; Engenharias e Computao; Cincias Humanas; Lingustica, Letras e Artes; Cincias Sociais Aplicadas

DA CLASSIFICAO DAS PROPOSTAS: I. A Comisso de Pesquisa da POSGRAP classificar as solicitaes avaliando a produo cientfica, tecnolgica e artstica de cada solicitante de auxlio, utilizando a tabela de pontos anexa a este Edital; II. A classificao ser feita utilizando-se os valores decrescentes da soma dos pontos obtidos na produo cientfica e tecnolgica; III. Sero eliminadas as propostas que no atendam a qualquer dos itens previstos neste Edital; IV. No sero enquadradas propostas de pesquisadores que obtenham menos de 2,5 (dois pontos e meio) na Tabela de Pontuao (Anexo II); V. Propostas referentes publicao de artigos que envolvam alunos ativos da ps-graduao stricto sensu da UFS como coautores tero atendimento prioritrio, depois de cumpridos os itens I, II, III e IV deste tpico.

DA AVALIAO DA PRODUO CIENTFICA, TECNOLGICA E ARTSTICA Para avaliar a produo cientfica, tecnolgica e artstica do solicitante de bolsa de pesquisa sero computados apenas os itens de produo obtidos nos ltimos quatro anos (2010, 2011, 2012 e 2013); II. Em caso de empate entre os solicitantes a Comisso de Pesquisa da POSGRAP utilizar como critrio de desempate a produo cientfica, tecnolgica e artstica do pesquisador no ano da solicitao do auxlio. I.

DA PRESTAO DE CONTAS A prestao de contas dever seguir as exigncias conforme a(s) faixa(s) de apoio beneficiada(s): I. Para a Linha de Auxlio Viagem a Evento Cientfico Nacional/Internacional dever apresentar comprovante de apresentao de Trabalho no referido evento, junto com cpia dos cartes de embarque, at cinco dias teis aps o retorno da viagem. Sero considerados vlidos apenas os comprovantes datados em at seis meses aps a aprovao do recurso; II. Para a Linha de Apoio a publicao cientfica, o beneficiado dever apresentar nota fiscal do servio de traduo do artigo, ou da taxa da Revista aps a aprovao da cota de Bolsa de Pesquisa e antes da liberao dos recursos; III. Para a Linha de Fomento Pesquisa, o beneficirio dever apresentar notas fiscais dos servios ou bens adquiridos juntamente com o relatrio de campo (quando h coletas de dados prevista) em at seis meses aps a concesso. Para todas as Linhas de Fomento o beneficirio dever encaminhar Coordenao de Pesquisa um relatrio das atividades desenvolvidas (modelo no Anexo IV).

DAS ASSESSORIAS CIENTFICAS I. Todos os docentes e tcnicos administrativos do quadro efetivo da UFS que foram beneficiados por programas institucionais de apoio pesquisa e ps-graduao que so mantidos pela UFS podero ser convocados para atuar como Assessores Cientficos da POSGRAP; II. Os Assessores Cientficos da POSGRAP atuaro na anlise, julgamento, seleo e acompanhamento de projetos de pesquisa.

DAS PENALIDADES O descumprimento da apresentao da Prestao de Contas do presente Edital implica na: I. Devoluo das cotas ao errio pblico em conformidade com o pargrafo nico do artigo 70 da Constituio e artigo 936 do Decreto-Lei 200/67 a fim de evitar o enriquecimento sem causa ante a obrigatoriedade de prestao de contas por aqueles que utilizem dinheiro pblico; II. Cadastro negativo junto a POSGRAP, impossibilitando a participao em Programas Institucionais de apoio a Pesquisa e Ps-Graduao mantidos pela UFS at a aprovao da Prestao de Contas e/ou comprovao da devoluo das cotas recebidas.

CRONOGRAMA Data 06/06/2013 17/06 a 15/07/2013 At 22/07/2013 23 e 24/07/2013 25 e 26/07/2013 29/07/2013 Atividade Lanamento do Edital Perodo de submisso das propostas Divulgao dos resultados Prazo para recursos Julgamento dos recursos Resultado Final

DISPOSIES FINAIS I. Cada pesquisador pode, a cada ano civil, concorrer uma nica vez neste Edital. II. Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso de Pesquisa (COMPQ) da UFS.

CONTATOS PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA COORDENAO DE PESQUISA Av. Marechal Rondon s/n Bairro Jardim Rosa Elze 49100-000 So Cristvo-SE Fone: (79) 2105-6499/6511 - Fax: 2105-6494 e-mail: copes@ufs.br

Cidade Universitria "Prof. Jos Alosio de Campos", 14 de Junho de 2013.

Prof. Dr. Emerson Ticona Fioretto Coordenador de Pesquisa

Prof. Dr. Marcus Eugnio Oliveira Lima Pr-Reitor de Ps-Graduao e Pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA COORDENAO DE PESQUISA ANEXO I CARTA DE SOLICITAO ________________, _____de_______________de 2013. Ao: Pr-Reitor de Ps-Graduao e Pesquisa Assunto: Solicitao de auxlio financeiro sob a forma de bolsa de pesquisa (HERMES)

Prezado Pr-Reitor de Ps-Graduao e Pesquisa,

Venho atravs deste, solicitar a concesso de auxlio financeiro sob a forma de bolsa de pesquisa no mbito do Programa de Apoio Financeiro a Atividades de Pesquisa para docentes da UFS (HERMES) para apoiar: ( )LINHA AUXLIO VIAGEM: Destinado a apoiar a apresentao de trabalhos aceitos em eventos

cientficos ou tecnolgicos no Pas(fora do Estado de Sergipe) e no Exterior; ( )LINHA FOMENTO PUBLICAO: Destinada ao pagamento de taxas ou servios para

publicao(reviso/traduo/taxas) de artigos cientficos; ( )LINHA BOLSA DE PESQUISA: Destinada a apoiar na execuo de atividades de pesquisa(coleta de

dados, servios de terceiros, compra de equipamentos para laboratrios). Para tanto solicito a concesso de _______________ cotas de bolsa. Declaro para os devidos fins que tenho conhecimento da obrigao de entregar POSGRAP/UFS, relatrio das atividades desenvolvidas, contendo a comprovao. O descumprimento da apresentao da Prestao de Contas do presente Edital implica em: I Devoluo das cotas beneficiadas ao errio pblico em conformidade com o pargrafo nico do artigo 70 da Constituio Federal e artigo 936 do Decreto-Lei 200/67 a fim de evitar o enriquecimento sem causa ante a obrigatoriedade de prestao de contas por aqueles que utilizem dinheiro pblico. II Cadastro negativo junto a POSGRAP, impossibilitando a participao em Programas Institucionais de apoio Pesquisa e Ps-Graduao mantidos pela UFS at a aprovao da Prestao de Contas e/ou comprovao da devoluo das cotas beneficiadas. Sem mais para o momento subscrevo-me. Atenciosamente, ________________________________________

ANEXO II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA


PROGRAMA DE APOIO A ATIVIDADES DE PESQUISA (HERMES)
TABELA DE PONTOS PARA AVALIAO DA PRODUO CIENTIFICA E TECNOLGICA PONTOS PONTUAO N DE PONTOS GRUPO TIPO DE PRODUO (POR MXIMA DO ITENS OBTIDOS UNIDADE) GRUPO Artigo indexado no ISI, Artigos publicados em 2,5 Scopus ou Scielo peridicos cientficos 30 com conselho editorial Artigo no indexado. 1,0 Trabalho completo 0,5 Trabalhos publicados publicado em anais. decorrentes de Resumo de trabalho participao em eventos 10 publicado no livro de 0,2 cientficos resumos ou nos anais Autoria, organizao e traduo de livros e Livro publicado por captulos de livros editora. 2,5 publicados em editoras com ISBN(de carter cientfico, tcnico, 30 didtico ou de divulgao Captulo de livro na rea de formao ou 1,0 publicado por editora de atuao profissional do pesquisador) Patente concedida e/ou 1,0 depositada no INPI Processos, produtos Registro de Software, tecnolgicos, softwares e Processos, produtos 0,5 proteo de cultivares 10 tecnolgicos, marcas Proteo de cultivares 0,5 Curadoria, mostra artstica, fotogrfica ou documental, direo artstica ou cinematogrfica em Produo artstica para 1,0 espaos certificados pesquisadores da rea de 10 (galerias Artes especializadas, museus,bienais de artes, congressos, etc.). Orientao ou coorientao de tese de 2,0 doutorado Orientao ou coorientao de dissertao de 1,0 Atividades de orientao mestrado 10 concludas Orientao de iniciao cientfica 0,5 PONTUAO TOTAL MAXIMA 100 PONTOS OBTIDOS POR GRUPO

ANEXO III UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE POSGRAP/COPES Programa de Apoio Financeiro a Atividades de Pesquisa FORMULRIO DE SOLICITAO DE APOIO DADOS DO SOLICITANTE Nome: CPF: Departamento: E-mail: LINHA AUXILIO VIAGEM NOME DO EVENTO (abreviatura do evento) Matrcula SIAPE: Centro: Telefones: LOCAL DO EVENTO (Cidade/Estado) (Cidade/Pas) TIPO DE EVENTO N nacional I - Internacional N I

PERODO DO EVENTO (dd/mm a dd/mm/aa)

LINHA FOMENTO PUBLICAO Ttulo do Artigo Ttulo da Revista (abreviatura) CAPES rea Conceito JCR Revista

LINHA BOLSA DE PESQUISA Ttulo da Pesquisa Grupo de Pesquisa (abreviatura) Registro UFS (S-sim/N-no) S VALOR TOTAL DE PARCELAS SOLICITADAS N de parcelas: Valor Unitrio: R$ Valor Total*: R$ N Perodo de Desenvolvimento

* O valor total no poder ser superior a quatro parcelas. DADOS NECESSRIOS PARA DEPSITO DO AUXLIO Agncia Conta Banco: n: Corrente: Declaro para os devidos fins que tenho conhecimento da obrigao de entregar a POSGRAP/COPES, relatrio das atividades desenvolvidas, contendo todas as comprovaes exigidas, sob pena de devoluo das cotas ao errio pblico e impossibilidade de participao em Programas Institucionais de apoio Pesquisa e Ps-Graduao mantidos pela UFS at a aprovao da Prestao de Contas e/ou comprovao da devoluo das cotas beneficiadas. / / 20 Cidade: Chefe imediato (carimbo)

Requerente Observaes e mais Informaes: http://www.posgrap.ufs.br/copes

ANEXO IV UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO A ATIVIDADES DE PESQUISA (HERMES). RELATRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DADOS DO SOLICITANTE Nome: CPF: Departamento: E-mail: Matrcula SIAPE: Centro: Fone:

Celular: Atividades de Pesquisa Desenvolvidas no Semestre em que foi beneficirio da Bolsa de Pesquisa da UFS atravs do Apoio Financeiro a Atividades de Pesquisa (HERMES):

Linha Auxlio Viagem Nome do evento que participou com apresentao de trabalho: Ttulo do Trabalho: Perodo e local do evento: Linha Fomento Publicao Ttulo do Artigo: Ttulo da Revista: N e ano de publicao: Linha Bolsa de Pesquisa: Artigos Produzidos: Bens adquiridos: Servios Adquiridos: So Cristvo - SE, / / 20

_______________________________________ Assinatura do Servidor OBS: Anexar o(s) comprovante(s) de acordo com a forma de apoio solicitada (Auxlio Viagem, Fomento Publicao e/ou Execuo de Atividades de Pesquisa).

Vous aimerez peut-être aussi