Vous êtes sur la page 1sur 2

www.ceee.com.

br - Eletricidade para Estudantes - Teoria

Como funciona uma Usina Hidreltrica


No Rio Grande do Sul, a energia eltrica gerada predominantemente hidreltrica, sendo a CEEE Gerao e Transmisso responsvel por importante parcela desta gerao. Este texto possibilita o conhecimento dos principais componentes de uma Usina Hidreltrica e seu funcionamento. Em uma instalao hidreltrica, a barragem represa as guas de um rio formando um reservatrio. Esta gua represada conduzida por meio de tubulaes at uma turbina (roda com ps). A energia potencial, existente entre o nvel do reservatrio antes da barragem e o nvel do rio aps a barragem transforma-se em energia cintica, atravs da gua que faz girar a turbina. A turbina est ligada por um eixo a um gerador de energia eltrica que, que conseqentemente, tambm entra em movimento. No gerador a energia cintica, ou energia mecnica, transformada em energia eltrica. A energia eltrica produzida vai para uma subestao de onde transmitida para os centros de consumo. As turbinas, em funo da sua forma, podem ser de 3 tipos: Kaplan, Francis e Pelton. A escolha do tipo depende da altura da queda dgua e do regime de operao da usina. O gerador composto de um rotor (im), que gira no interior de uma bobina (estator), provocando o aparecimento de uma corrente eltrica. As figuras a seguir representam os principais elementos de uma usina hidreltrica:
1. Reservatrio ou lago: Surge quando a gua do rio represada pela construo de uma barragem. 2. Barragem: uma estrutura construda no leito de um rio, permitindo acumular gua. Pode ser de terra, enrocamento, alvenaria ou concreto. 3. Vertedouro: Permite o controle do nvel da gua do reservatrio, principalmente em perodos de cheias. Pode ter ou no comportas. 4. Tomada dgua: a estrutura que permite a conduo da gua do reservatrio para aduo das turbinas. Equipada com comportas de fechamento e

Pg. 1

Reproduo autorizada pelo autor. Citar a fonte.

www.ceee.com.br - Eletricidade para Estudantes - Teoria grades de proteo. 5. Conduto Forado: a canalizao que conduz gua, sob presso, para as turbinas. Podem ser externos ou subterrneos. 6. Casa de Fora: Local de onde se opera a usina e esto localizados os grupos turbo-geradores e auxiliares. 7. Canal de Fuga: Local de sada da gua aps movimentar as turbinas. 8. Subestao: Recebe a energia eltrica gerada na usina, transformando-a em alta tenso, para que possa ser transportada pelas linhas de transmisso a grandes distncias. 9. Turbina: uma roda com ps. A gua faz a turbina girar ao atingi-la, transformando energia hidrulica em energia mecnica. 10. Gerador: Est acoplado mecanicamente turbina. A energia mecnica disponvel no eixo da turbina transformada em energia eltrica pelo gerador.

Pg. 2

Reproduo autorizada pelo autor. Citar a fonte.

Vous aimerez peut-être aussi