Vous êtes sur la page 1sur 2

Tendo em mente os aspectos acima discutidos, Vygotsky ainda ressalta que quando limitamos os alunos com deficincia mental

em espaos nos quais ele s interage com outros alunos com a mesma deficincia estamos desenvolvendo uma ao danosa a esses indivduos. Beyer coloca-nos a seguinte reflexo de Vygotsky Diante dessa realidade que Vygotsky chama-nos a perceber que existe um outro nvel de desenvolvimento o potencial que, tanto quanto o nvel real, necessita ser considerado na prtica pedaggica. Quando eu no consigo realizar sozinho determinada tarefa, mas fao com a ajuda de outros, estou mostrando que em meu nvel de desenvolvimento proximal j constru aspectos noes e conceitos a cerca da aprendizagem que est se efetivando. Portanto, o nvel de desenvolvimento mental de um aluno, no pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, necessrio conhecer o que ele consegue realizar com a ajuda de outras pessoas.

Quando eu no consigo realizar sozinho determinada tarefa, mas fao com a ajuda de outros, estou mostrando que em meu nvel de desenvolvimento proximal j constru aspectos noes e conceitos acerca da aprendizagem que est se efetivando. Portanto, o nvel de desenvolvimento mental de um aluno, no pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, necessrio conhecer o que ele consegue realizar com a ajuda de outras pessoas. O conhecimento do processo que a criana realiza mentalmente fundamental uma vez que o desempenho correto nem sempre significa uma operao mental bem realizada. O acerto pode significar, apenas, uma resposta mecnica. Da a importncia do professor conhecer o processo que a criana utiliza para chegar a determinadas respostas. Do mesmo modo, conhecendo esse processo, e intervindo, provocando, estimulando ou apoiando quando a criana demonstra dificuldade num determinado ponto, podemos trabalhar funes que ainda no esto consolidadas. Dito em outras palavras, atravs de experincias de aprendizagem compartilhadas e mediadas, atuamos nesta zona de desenvolvimento proximal do aluno. Tendo em mente os aspectos acima discutidos, Vygotsky ainda ressalta que quando limitamos os alunos com deficincia mental em espaos nos quais ele s interage com outros alunos com a mesma deficincia estamos desenvolvendo uma ao danosa a esses indivduos. Beyer coloca-nos a seguinte reflexo de Vygotsky Vygotsky acreditou na capacidade de aprendizagem de todos os sujeitos, discordando de forma impetuosa das concepes tericas que defendiam a estagnao e a cristalizao da capacidade intelectual dos alunos com deficincia mental. Para ele todo o ser humano apresenta ao nascer possibilidades de progresso intelectual, dizia, na verdade, que ns nascemos todos com uma nica capacidade, a capacidade para aprender.

Vous aimerez peut-être aussi