Vous êtes sur la page 1sur 25

Universidade Federal do Cear Centro de Humanidades Departamento de Cincias da Informao Disciplina: Gesto da Informao e Gesto do Conhecimento Profa: Denyse

Borges

Gesto da Informao

Fortaleza 2013

Objetivo da Aula

Apresentar instrumento

gesto

da para

informao o

como e

essencial

crescimento

desenvolvimento das organizaes no cenrio atual.

ORGANIZAES

A informao e o conhecimento tm papel fundamental nos ambientes organizacionais, porque todas as atividades desenvolvidas, inclusive o processo decisrio, so apoiados por esses elementos. A informao e o conhecimento, portanto, so insumos do fazer organizacional e, por esse motivo, devem ser mais bem gerenciados, desde o macro ambiente at os microambientes que compem a organizao e interagem no conjunto da sociedade.
Fonte : Valentim - 2008

ORGANIZAES

Considera-se que a informao precede a comunicao, a tecnologia, o conhecimento e a ao (ILHARCO, 2003). A informao considerada insumo do saber e do fazer em diferentes contextos, bem como possui diferentes objetivos. No ambiente organizacional esta afirmativa concretiza-se de forma contundente, uma vez que a informao insumo do fazer organizacional, para qualquer setor, em qualquer especialidade, em qualquer segmento econmico.
Fonte : Valentim - 2008

ORGANIZAES

A informao e o conhecimento possuem real importncia para as organizaes contemporneas, uma vez que, a partir da gesto dos processos organizacionais que envolvem a informao e o conhecimento possvel:
Adaptar-se s mudanas ambientais; Empenhar-se na aprendizagem constante, o que inclui desaprender pressupostos, normas e crenas que perderam validade;

Mobilizar o conhecimento e a experincia de seus membros para gerar inovao e criatividade;


Focalizar o decisivas. conhecimento em aes racionais e

SUJEITOS ORGANIZACIONAIS

O conhecimento produto de um sujeito cognoscente que a partir da internalizao de diferentes informaes e percepes elabora ou reelabora seu novo conhecimento. O conhecimento construdo por um indivduo alimenta a construo do conhecimento coletivo e, por outro lado, o conhecimento coletivo alimenta a construo do conhecimento individual em ambientes organizacionais.

Fonte : Valentim - 2008

SUJEITOS ORGANIZACIONAIS

A informao e o conhecimento so insumos do fazer organizacional e so fundamentais para o processo decisrio. No possvel separar informao e conhecimento, visto que um alimenta o outro, ou seja, um processo dual necessrio para a evoluo do sujeito organizacional.

Fonte : Valentim - 2007

SUJEITOS ORGANIZACIONAIS
Somente podemos nome-la informao, se a compreendemos, isto , se existe por parte do indivduo condies cognitivas para sua apropriao, caso contrrio, no informao. Outro aspecto importante refere-se s qualidades relevncia e propsito inerentes ao termo informao, visto que o sujeito cognoscente busca a informao com determinado objetivo, consciente ou no.

A informao est totalmente imbricada ao sujeito, pois requer a mediao humana, o que informao para um pode no ser informao para outro. Assim, o sujeito cognoscente ressignifica a informao, uma vez que infere sntese e contexto ela.
Fonte : Valentim - 2008

Sujeitos Organizacionais
Os Cinco Anis de Wurman

Informao Interna
Informao Conversacional Informao de Referncia

Informao Noticiosa Informao Cultural

Fonte: Wurman - 1995

Sujeitos Organizacionais

INFORMAO INTERNA:

INFORMAO DE REFERNCIA:

So as mensagens que governam nossos sistemas internos e possibilitam o funcionamento do nosso corpo. Aqui, a informao toma a forma de mensagens cerebrais.

INFORMAO CONVERSACIONAL:

Aqui nos voltamos para a informao que opera os sistemas do nosso mundo cincia e tecnologia e, mais imediatamente, para os materiais de referncia que usamos em nossa vida. A informao de referncia pode ser qualquer coisa, desde um manual de fsica quntica at a lista telefnica ou o dicionrio.

So as trocas formais e informais, as conversas que mantemos com as pessoas nossa volta, sejam amigos, parentes, colegas de trabalho, estranhos na fila de embarque ou clientes em reunies de negcios. A conversa -- talvez por sua natureza informal -- constitui uma importante fonte de informao [...].

INFORMAO NOTICIOSA:

Ela abrange os ventos da atualidade a informao transmitida pela mdia sobre pessoas, lugares e acontecimentos que talvez no afetem diretamente a nossa vida, mas podem influenciar nossa viso de mundo.

Fonte: Wurman - 1995

Sujeitos Organizacionais

INFORMAO CULTURAL:

Esta a forma menos quantificvel. Abrange histria, filosofia e artes, qualquer expresso de uma tentativa de compreender e acompanhar nossa civilizao. Informaes colhidas nos outros anis so incorporados aqui para construir o conjunto que determina nossas atitudes e crenas, bem como a natureza de nossa sociedade como um todo.

Fonte: Wurman - 1995

GESTO DA INFORMAO

Davenport (2001) diz que a gesto da informao trata essencialmente de

Como coletar, armazenar, consultar, distribuir e explorar a informao no interior das organizaes e nas redes de fornecedores, clientes e demais parceiros relacionados com a organizao.

GESTO DA INFORMAO

Valentim (2008) diz que a gesto da informao um conjunto de atividades que visa: Obter um diagnstico informacionais; das necessidades

1.

2.

Mapear os fluxos formais de informao dos setores da organizao;

3.

Prospectar, coletar, filtrar, monitorar e disseminar informao de diferentes naturezas;


E elaborar produtos e servios informacionais.

4.

Gesto da Informao

Tem

como

objetivo

maior ao

disposio

das

informaes certo.

adequadas

indivduo que dela

necessita para a tomada de deciso no momento

Fonte: Valentim - 2007

Gesto da Informao

responsvel por valorizar e utilizar a informao existente na organizao;

Preocupa-se com o gerenciamento dos dados e

informaes disponveis ou passveis de serem


disponibilizadas em meios de comunicao impresso ou eletrnico.

DADOS E INFORMAES ESTRUTURADOS

DADOS E INFORMAES ESTRUTURVEIS

GESTO DA INFORMAO

DADOS E INFORMAES NO ESTRUTURADOS

c2012, Valentim

Gesto da Informao
So aqueles j estruturados e acessados dentro ou fora da organizao. Ex.: Bancos de Dados Internos Bancos de Dados Externos ProQuest EbscoHost SciVerse Systems Link BDTDs Redes de Comunicao Internet Intranets Impressos Peridicos Catlogos, Diretrios etc. Dados e informaes estruturados

Gesto da Informao
Dados e informaes estruturveis Basicamente so aqueles que esto internamente organizao, porm sem tratamento e acesso. Ex.: Cartes de Visita (Possibilita identificar o universo de contatos da organizao) Nota Fiscal (Possibilita identificar o mercado atendido pela organizao) Atendimento ao Cliente (Possibilita identificar a clientela real e potencial, novas demandas etc.)
Valentim (2012)

Gesto da Informao
Basicamente so aqueles que esto Dados e externamente organizao, porm sem informaes seleo e tratamento. Ex.: no estruturados Mdia (TV, Rdio, Redes Sociais) (Possibilita elaborar anlises e indicadores sobre o mercado, poltica econmica, concorrncia, clientela etc.) Boatos (Possibilita elaborar anlises e cenrios futuros de acordo com as informaes recebidas) Fatos/Acontecimentos (Possibilita a gerao de anlises de acordo com o fato/acontecimento (social, tecnolgico, econmico etc.)
Valentim (2012)

Gesto da Informao

Davenport (2001) define quatro etapas para o processo de gerenciamento da informao, que

seriam:
1.

Identificar as exigncias informacionais;

2.
3. 4.

Obter informao;
Distribuir informao; e

Utilizar informao.

Gesto da Informamao

Resumidamente, tais etapas consistem em: Busca; Identificao; Classificao; Processamento; Armazenamento; e Disseminao.

Gesto da Informao - Desafios


Maximizar o valor da informao; Aperfeioar as tcnicas e ferramentas de coleta, armazenagem, busca e recuperao da informao;

Disseminar e intercambiar informao;

Desenvolver diretrizes, procedimentos e polticas; e


Ajustar os interesses internos.

Gesto da Informao - Atributos


Integrao dos diversos tipos de informao; Reconhecimento de mudanas evolutivas; nfase na observao e na deciso; e nfase no comportamento pessoal e informacional.

Fonte: Valentim - 2007

Referncias
BEAL, Adriana. Gesto Estratgica da Informao: como transformar a informao e tecnologia da informao: fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizaes. So Paulo: Atlas, 2004. BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informao: um recurso estratgico no processo de gesto empresarial. So Paulo: Atlas, 1998. CARDOSO, Luiz Henrique; PEREIRA, Edmeire Cristina. Teoria do caos e gesto da informao na complexidade dos negcios e dos sistemas de informao. Transinformao, Campinas, v. 17, n. 3, p.221-233, set./dez., 2005. CRONIN, Blaise. Esquemas conceituais e estratgicos para a gerncia da informao. Revista Escola de Biblioteconomia UFMG, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p.195-220, set. 1990.

OBRIGADA ! denyse_mb@yahoo.com.br

Vous aimerez peut-être aussi