Vous êtes sur la page 1sur 10

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

Elementos de Extrao e Retorno

Os elementos de extrao so responsveis em expulsar o produto final dos machos, aps a refrigerao e a abertura da mquina. So utilizados de acordo com a necessidade do produto, forma, tamanho, material e produo. Sempre que possvel usar o sistema de extrao automtico. Os extratores podem ter as formas descritas abaixo: - Pinos redondos; - Lminas extratoras; - Buchas extratoras; - Placas de extrao. Todos os elementos de extrao possuem caractersticas de construo que so fundamentais para seu bom desempenho. Aps a confeco em H-13 ou semelhantes, ser retificado e receber um tratamento termoqumico, cementao ou nitretao criando uma camada superficial, endurecida seu ncleo fica com a dureza menor a fim de manter a tenacidade do ao. Esta camada superficial com dureza elevada necessria devido ao atrito constante com as partes do molde no momento da extrao e seu ncleo tenaz para manter a flexibilidade do elemento para no se quebrar ou deformar com eventuais desencontros possveis durante o funcionamento do molde. As folgas entre os pinos e
NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

45

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

as partes do molde devem ser em torno de 0,5mm 0,6mm no dimetro e ajuste H7g6 na altura de 1,5 2 vezes o dimetro do pino na regio de deslizamento na rea do produto. Na superfcie das cavidades os extratores no devem possuir folgas pois poderia ocasionar rebarbas no produto. Desnvel em relao a superfcie das cavidades gera um alto ou um baixo relevo no produto podendo enfraquecer ou causar chupagens no produto. Recomenda-se utilizar elementos de extrao padronizados, que podemos adquirir de fabricantes especializados, em vrios dimetros e comprimentos, com melhor qualidade e rapidez. A rea de extrao deve ser a mxima possvel, ou seja, o maior nmero de pinos e maior dimetro possvel disposto de forma que a pea ao ser extrada mova-se equilibrada e a fora de extrao se distribua uniformemente ao longo da rea do produto, evitando assim uma inconstncia na posio do produto em relao a linha de abertura do molde, podendo gerar defeitos no produto. Devemos manter uma tima perpendicularidade dos pinos em relao as placas extratoras e as demais partes para no se desgastar, quebrar ou travar os pinos no momento da extrao, para isto podemos usar os pinos com cabea forjada e retificada. As lminas extratoras so usadas em peas de paredes delgadas e nervuras profundas, regio onde no possvel ou invivel a colocao de pinos redondos. As buchas extratoras so elementos de extrao que empregamos para ejetar peas de forma tubular, onde a mesma envolve o macho central que molda o dimetro interno do produto. Obrigando assim a fixao do postio na placa base inferior. As placas de extrao podem substituir as buchas extratoras dependendo do tipo de molde, da quantidade de cavidades ou do produto em questo. Os pinos redondos so os mais utilizados devido a versatilidade da usinagem e da prpria furao no ferramental por ser feito com broca e ajustado com alargador.

NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

46

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

notrio que podemos utilizar mais de um tipo de elemento extrator no mesmo projeto. Quem ir ditar isto o formato da pea, h casos onde preciso a utilizao de pinos redondos, lminas e buchas extratoras. Em fim, possvel fazermos uma combinao entre estes elementos de extrao de acordo com a necessidade exigida pelo produto.

PINO EXTRATOR TIPO C

PINO EXTRATOR TIPO A

LMINA EXTRATORA

BUCHA EXTRATORA LISA

BUCHA EXTRATORA ESCALONADA

Extrao a ar comprimido Representa uma alternativa eficiente e econmica para o problema da extrao. O extrator mantido retrado sob ao da mola, sendo acionado por ar comprimido. Consiste na introduo de ar comprimido entre a face do molde e o produto moldado. um mtodo eficiente de extrao para uma moldagem adequada, geralmente do tipo de caixa ou recipiente.
NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

47

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

O ar introduzido no ponto mais afastado em relao linha de fechamento, de tal forma que separe definitivamente a moldagem da face do molde, antes que possa haver o escape do ar. Alm de fazer uma extrao positiva, a introduo do ar comprimido elimina o vcuo produzido, quando a moldagem do tipo balde retirada da ferramenta macho. O detalhe da extrao tpica a ar, consiste invariavelmente em um pino do tipo vlvula, que operado pela introduo de ar comprimido por trs de sua cabea. O retorno feito geralmente, atravs de uma mola de compresso. O ar controlado pelo operador da injetora, atravs de uma vlvula operada externamente, que pode tambm ser ligada para operar automaticamente. A fim de eliminar arestas vivas, deixa-se um corpo paralelo de 0,5 mm na vlvula e na sede.

NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

48

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

Extrao por Pino

NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

49

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

Extrao por Bucha

NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

50

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

Extrao por Placa (3)

NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

51

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

Extrao por Lmina

NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

52

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

Elementos que Compe a Extrao Alm dos elementos de extrao temos outros elementos que formam o conjunto extrator, que atuaro de forma simultnea, direta ou indiretamente no sistema, completando o ciclo de ejeo. Estes so elementos que fazem parte do padronizado exceto o curso de extrao que ditado pela altura mxima do produto e os furos na placa base inferior que estabelecido de acordo com o tamanho da injetora. Funo dos Elementos 1-Calos: Estes elementos geram o alojamento para os demais e limita o curso de extrao necessrio, pr-estabelecido de acordo com o tamanho do produto. 2-Porta Extrator: Placa mais delgada, que aloja os elementos de extrao. 3-Placa Extratora: Placa de maior espessura, responsvel pelo avano e retorno dos extratores, recebe o impacto do varo de extrao da mquina injetora. 4-Buchas e Colunas: Tem como funo guiar as placas extratoras e mantendo assim a perpendicularidade e o alinhamento dos extratores. 5-Pinos Tops: So pequenos discos sob a placa criando folga entre a placa base inferior e a placa extratora, facilitando o assentamento e evitando o acmulo de sujeira. 6-Molas: um dos componentes responsveis em retornar a placa extratora para a posio de injetar, recolhendo assim os pinos extratores evitando que os mesmos colidam com as cavidades. 7-Pinos de Retorno: Trabalhando em conjunto com as molas garante no momento final do fechamento que a placa extratora est totalmente recuada e apoiada sobre os pinos tops. No corremos o risco da placa ficar avanada no perodo da injeo 8-Furo na Placa Base Inferior: Estes furos so necessrios para possibilitar o avano das placas extratoras, pois o movimento das mesmas feito pelo avano do varo da mquina, podendo ser um nico furo central ou mais, de acordo com o tamanho e recurso da mquina, podendo chegar at cinco, sendo um central e quatro nas laterais a uma distncia que pode ser encontrada nos catlogos da injetora a ser utilizada.
NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

53

Escola SENAI Mario Amato Projeto de Moldes para Plsticos

O avano e recuo da placa extratora tambm podem ser feitos pelo acoplamento deste varo na placa extratora atravs de rosca, este sistema pode eliminar as molas e os pinos de retorno, condio esta no muito aconselhvel no que tange a segurana do molde. 9-Curso de Extrao: O curso de extrao a distncia que as placas extratoras devem avanar para que os pinos extratores expulsem o produto preso no macho atravs da contrao. Este compreende da superfcie da placa porta extratores at a face de apoio da placa suporte. Normalmente este curso a altura da pea mais uma pequena folga suficiente que proporcione a total liberao do produto e caia por ao da gravidade. Fatores que Influenciam na Extrao do Produto 12345Refrigerao ngulo de Sada Presso de Injeo, Recalque. Polimento (Rugosidade) Detalhes Contra-Sada (Moldes com Gaveta)

Guia Prtico para Selecionar Molas

NTP Ncleo de Tecnologia do Plstico

54

Vous aimerez peut-être aussi