Vous êtes sur la page 1sur 4

Ensino Religioso

Dos PCNER
O Ensino Religioso no Brasil, ao longo da nossa histria tem sido caracterizado belo binmio: Ensino da Religio e concesso do Estado. A partir do processo constituinte de 1988, o Ensino Religioso vai efetivando sua construo como disciplina escolar, a partir da escola e no de uma ou mais religies. Assim, a razo de ser do Ensino Religioso tem sua fundamentao na prpria funo da escola: o conhecimento e o dilogo. A escola o espao de construo de conhecimentos e, principalmente, de socializao dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados. E, como todo conhecimento humano sempre patrimnio da humanidade, o conhecimento religioso deve tambm estar disponvel a todos que a ele queiram ter acesso.
2

Prof. Hamurabi Messeder

Por questes ticas e religiosas, e pela prpria natureza da escola, no funo dela propor aos educandos a adeso e vivncia desses conhecimentos, enquanto princpios de conduta religiosa e confessional, j que esses sempre so propriedade de uma determinada religio. Conhecer significa captar e expressar as dimenses da comunidade de forma cada vez mais ampla e integral. Por isso escola compete integrar, dentro de uma viso de totalidade, os vrios nveis de conhecimento: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e o religioso. Assim, o conhecimento religioso, enquanto sistematizao de uma das dimenses de relao do ser humano com a realidade Transcendental, est ao lado de outros que, articulados, explicam o significado da existncia humana.
3

A escola compete prover os educandos de oportunidades de se tornarem capazes de entender os momentos especficos das diversas culturas, cujo substrato religioso colabora no aprofundamento para autntica cidadania. E, como nenhum conhecimento terico sozinho no explica completamente o processo humano, o dilogo entre eles que possibilita construir explicaes e referenciais, que escapam do uso ideolgico, doutrinal ou catequtico. Portanto, na escola o Ensino Religioso tem a funo de garantir a todos os educandos a possibilidade deles estabelecerem dilogo. E, como o conhecimento religioso est no substrato cultural, o Ensino Religioso contribui para a vida coletiva dos educandos, na perspectiva unificadora que a expresso religiosa tem, de modo prprio e diverso, diante dos desafios e conflitos. 4

O conhecimento resulta das respostas oferecidas s perguntas que o ser humano faz a si mesmo e ao informante. s vezes para fugir insegurana, resgatando sua liberdade, ele prefere respostas prontas, que apaziguam a sua ansiedade. A raiz do fenmeno religioso encontra-se no limiar dessa liberdade e dessa insegurana. O homem finito, incluso, busca fora de si o desconhecido, o mistrio: transcende. Esse fenmeno religioso a busca do Ser frente ameaa do No-ser. E, a humanidade tem quatro respostas possveis como norteadoras do sentido da vida alm morte: a ressurreio, a reencarnao, o ancestral e o nada. Cada uma dessas respostas organiza-se num sistema de pensamento prprio, obedecendo uma estrutura comum. E, dessa estrutura comum que so retirados os critrios para organizao e seleo dos contedos e objetivos do Ensino Religioso.
5

Contedos estabelecidos a partir de:


Filosofia da tradio religiosa: a idia do Transcendente, na viso tradicional e atual; Histria e tradio religiosa: a evoluo da estrutura religiosa nas organizaes humanas no decorrer dos tempos; Sociologia e tradio religiosa: a funo poltica das ideologias religiosas; Psicologia e tradio religiosa: as determinaes da tradio religiosa na construo mental do inconsciente pessoal e coletivo.
6

AspectosConstitucionais
Constituio Federal, Artigo 210, Pargrafo 1: O ensino religioso, de matrcula facultativa, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental.

Aspectos Legais (LDB)


Artigo 33, redao alterada pela Lei n 9475/97: O ensino religioso, de matrcula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado, constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental, assegurando o respeito diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedados quaisquer formas de proselitismo. Pargrafo 1: Os sistemas de ensino regulamentaro os procedimentos para a definio dos contedos do ensino religioso e estabelecero as normas para a habilitao e admisso dos professores. Pargrafo 2: Os sistemas de ensino ouviro entidade civil, constituda pelas diferentes denominaes religiosas, para a definio dos contedos do ensino religioso.
8

OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO RELIGIOSO PARA O E. FUNDAMENTAL

O Ensino Religioso, valorizado o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, facilita a compreenso das formas que exprimem o Transcendente na superao da finitude humana e que determinam, subjacentemente, o processo histrico da humanidade. Por isso necessita:

PCNER
Os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso constituem-se num marco histrico da educao brasileira. Pela primeira vez, pessoas de vrias tradies religiosas, enquanto educadores, conseguiram juntas construir os elementos constitutivos do Ensino Religioso como disciplina escolar, cujo objeto o Transcendente.
10

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Proporcionar o conhecimento dos elementos bsicos que compem o fenmeno religioso, a partir das experincias religiosas percebidas no contexto do educando; Subsidiar o educando na formulao do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado; Analisar o papel das tradies religiosas na estruturao e manuteno das diferentes culturas e manifestaes socioculturais; Facilitar a compreenso do significado das afirmaes e verdades de f das tradies religiosas; Refletir o sentido da atitude moral, como consequncia do fenmeno religioso e expresso da conscincia e da resposta pessoal e comunitria do ser humano; Possibilitar esclarecimentos sobre o direito diferena na construo de estruturas religiosas que tm na liberdade o seu valor inalienvel.
9

Laicismo
O laicismo uma doutrina filosfica que defende e promove a separao do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matria religiosa. Os valores primaciais do laicismo so a liberdade de conscincia, a igualdade entre cidados em matria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado. Esta corrente surge a partir dos abusos que foram cometidos pela intromisso de correntes religiosas na poltica das naes e nas Universidades ps-medievais. O laicismo teve seu auge no fim do sculo XIX e no incio do sculo XX.
11

Proselitismo
O proselitismo (do latim eclesistico proslyt us, que por sua vez provm do grego ) o intento, zelo, diligncia, empenho ativista de converter uma ou vrias pessoas a uma determinada causa, ideia ou religio (proselitis mo religioso)

12

Busca pelo conhecimento que leva a tolerncia


Tolerncia religiosa refere-se atitude respeitosa e convivial diante das confisses de f diferentes da sua. Respeito. Segundo a Constituio brasileira, no Art. 5, inciso VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e as suas liturgias ,e a aceitao dos diferentes tipos de religio existente no mundo e na sociedade. O Cdigo Penal Brasileiro, Art. 208 afirma: "Escarnecer de algum publicamente, por motivo de crena ou funo religiosa; impedir ou perturbar cerimnia ou prtica de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto do time religioso

Questes de provas

13

14

PREFEITURA MUNICIPAL DE NAZRIA Concurso Pblico para o Provimento do cargo de PROFESSOR DE ARTE E ENSINO RELIGIOSO

30. Das alternativas abaixo, qual a opo que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso? A) Um telogo com conhecimento das escrituras sagradas, consciente da importncia de Deus na histria e capaz de respeitar o posicionamento religioso de seus educandos. B) Uma pessoa religiosa sensvel s questes sociais, consciente do seu papel como cidado e que seja capaz de educar na f. C) Um estudioso da cultura e de sua diversidade, consciente do papel relevante da religio e apto a questionar a f. D) Um cientista da religio, consciente da complexidade do fenmeno religioso e capaz de dialogar com as diversas reas do saber. E) Um profissional de educao sensvel pluralidade, consciente da complexidade sociocultural da questo religiosa e que garanta a liberdade do educando sem proselitismo
15

31. Os PCNER foram elaborados em 1996 e orientaram a nova redao do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN) n 9.394/96 no ano de 1997. Conforme essa afirmao, assinale a alternativa que indica o responsvel pela elaborao dos PCNER. A) Ministrio da Educao e Cultura MEC. B) Associao Brasileira de Histria das Religies ABHR. C) Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil CNBB. D) Frum Nacional Permanente do Ensino Religioso FONAPER E) Associao de Escolas Catlicas AEC.
16

32. Os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) constituem um marco histrico da educao brasileira. Assinale a alternativa que apresenta o contedo dos PCNER: A) Os contedos, as metodologias e a didtica do Ensino Religioso. B) Os elementos histricos, os critrios para organizao e seleo dos contedos e os pressupostos didticos do Ensino Religioso C) As denominaes religiosas, os contedos e os recursos didticos do Ensino Religioso. D) A seleo dos contedos, os objetivos e a avaliao no Ensino Religioso. E) A organizao dos contedos, o planejamento e as metodologias do Ensino Religioso.
17

33. A partir das respostas elaboradas pela humanidade para a vida alm-morte, que os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso apontam como centro do fenmeno religioso, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1 coluna 1 Ressurreio

2 coluna ( ) a crena segundo a qual, na morte, a pessoa se integra a o mundo dos deuses e passa e ser protetor(a) de toda a sua posteridade no mundo. ( ) a crena de que, na morte, o esprito dado para uma nova criatura que concebida naquele mesmo instante. ( ) a crena, segundo a qual, nada mais existe depois da Morte. ( ) a crena de que a vida vai ser transformada numa nova vida que comea na morte.
18(MNCT)

2 Reencarnao

3 Ancestralidade 4 Nada

34. Com base no enunciado desta questo, marque a alternativa CORRETA. Ethos, utilizada nos PCNER como categoria para especificar um dos quatro eixos organizadores do contedo do ER na segunda etapa da educao bsica, ali caracterizada com os seguintes elementos definidores:

Marque a opo CORRETA de respostas: A) 2, 3, 1, 4 B) 1, 4, 2, 3 C) 3, 2, 4, 1 D) 4, 2, 3, 1 E) 1, 2, 3 , 4

A) conceitualmente entendida como forma interior da moral humana em que se realiza o prprio sentido do ser. B) formada na percepo interior dos valores, da qual nasce o dever como expresso da conscincia e como resposta do prprio eu pessoal. C) O valor moral inerente a esta categoria, iluminado pela tica, cujas funes so muitas, sendo que duas delas se destacam: a funo critica e a funo utpica. D) As alternativas a) e b) so verdadeiras porque das trs especificadas apenas essas duas se encontram explicitadas no texto dos PCNER para caracterizar a categoria Ethos. E) As alternativas anteriores a), b) e c) so verdadeiras porque se encontram explicitadas no texto dos PCNER para caracterizar a categoria Ethos, ali utilizada como eixo organizador do contedo do ER
19 20

35. A Educao Religiosa constitui uma das reas do conhecimento no ensino fundamental, conforme dispositivo expresso da Res CNE/CEB n 02/1998. A caracterizao do ER como rea de conhecimento implica um tratamento a ser dado ao contedo curricular a respeito do qual, nem sempre as colocaes feitas so procedentes. o caso dos elementos do conjunto seguinte: I A abordagem dos contedos tendncia a histria das religies na atualidade, no proporcionando espao para o dilogo transdisciplinar. II No cabe escola, atravs do ensino, propor adeso e vivncia aos princpios de conduta religiosa e confessional, mas cabe oferecer uma disciplina centrada no registro da Antropologia Religiosa III Os contedos do ER devem ser trabalhados por todas as reas do conhecimento, j que fazem parte dos temas transversais e tm sua argumentao sustentada em bases 21 epistemolgicas.

A respeito das afirmaes constantes dos itens I a III mencionados, marque a alternativa CORRETA. A) Apenas a I est correta. B) Apenas a II est correta. C) Apenas a III est correta. D) I, II e III esto corretas. E) I, II e III esto incorretas.
22(4)

36. Respeitar e valorizar as diferenas no significa aderir aos valores do outro, mas respeit-los como expresso da diversidade, respeito que , em si, devido a todo ser humano, sem qualquer discriminao. Assim, qual a diferena entre ecumenismo e dilogo inter-religioso? Assinale a alternativa CORRETA. A) O ecumenismo o processo de entendimento mtuo no qual esto envolvidas outras religies. O dilogo interreligioso a busca da unidade entre as Igrejas Crists. B) O ecumenismo a busca da unidade entre as igrejas crists. O dilogo inter-religioso o processo de entendimento mtuo no qual esto envolvidas outras religies C) O ecumenismo a busca por convencer outras religies atravs do confronto. O dilogo inter-religioso a soberania de apenas algumas igrejas crists. D) O ecumenismo e o dilogo inter-religioso podem ser classificados da mesma forma, pois ambos falam de religio. E) Tanto o ecumenismo quanto o dilogo inter-religioso possuem a caracterstica de proselitismo, sendo assim conceitos similares.
23

38. O reconhecimento e consequentemente o pedido de perdo dos erros cometidos pela Igreja durante sua caminhada foi feito no pontificadode: A) Joo XXIII B) Bento XIV C) Joo Paulo II D) Pio XII E) Bento XVI
24

Vous aimerez peut-être aussi