Vous êtes sur la page 1sur 49

UNIDADE IV POR DENTRO DO COMPUTADOR

Objetivos de Aprendizagem Estudar a Unidade Central de Processamento e suas caractersticas. Compreender a forma de trabalho interna do hardware. Entender o que significa o clock da mquina.

Plano de Estudo A seguir, apresentam-se os tpicos que voc estudar nesta unidade: Unidade Central de Processamento Unidade de Controle e Unidade Lgica e Aritmtica Barramentos Clock do Sistema Placa-me (Motherboard) Hierarquia de Memria

INTRODUO
Ol, caro(a) aluno(a). Quando falamos em hardware, h um mundo fechado e obscuro dentro daquela caixa (gabinete) que iremos desvendar agora, verificando suas atribuies, caractersticas e finalidades. Os computadores internamente so constitudos por circuitos eletrnicos, mas como realizada a sua comunicao? Como ao conectar um teclado ou uma impressora realizada a comunicao entre esses componentes? Como realizado o processamento dos clculos de uma planilha eletrnica? sobre as questes acima e uma srie de outras que fazemos que esta unidade que iremos estudar buscar atender, ou seja, o computador e sua forma de comunicao interna, a forma que as informaes trafegam internamente, o que torna o desempenho do computador melhor, os tipos de memria e sua forma de processamento. Nesta unidade, iremos entender o funcionamento de um processador e dos componentes que auxiliam na sua performance: cache, registradores, barramentos.

ORGANIZAO DO PROCESSADOR
Para entender a organizao do processador, vamos considerar os requisitos que lhe so exigidos: Buscar Instrues: o Processador l uma instruo da memria (registrador, cache, memria principal). Interpretar Instrues: a execuo de uma instruo pode requerer efetuar alguma

103

operao aritmtica ou de E/S. Processar os dados: a execuo de uma instruo pode requerer efetuar alguma operao aritmtica ou lgica com os dados. Gravar os dados: os resultados de uma execuo podem requerer gravar dados para a memria ou um mdulo de E/S. Para fazer essas coisas, deve estar claro que o processador precisa armazenar alguns dados temporariamente. Ele deve lembrar a posio da ltima instruo executante para que possa saber onde obter a prxima instruo a ser executada. Em outras palavras, o computador precisa de uma pequena memria interna.

Fonte: <http://www.di.ufpb.br/raimundo/ArqDI/arqrai.jpg>

A figura acima detalha melhor o processador. So indicados os caminhos de transferncia de dados e de sinais de controle, o que inclui um elemento denominado barramento interno da CPU. Esse elemento necessrio para transferir dados entre os vrios registradores e a ULA (Unidade Lgica e Aritmtica), uma vez que esta ltima apenas opera sobre dados localizados

104

na memria interna da CPU. A figura mostra ainda os elementos bsicos tpicos de uma ULA.

POR DENTRO DO COMPUTADOR


A Unidade Central de Processamento

Fonte: SHUTTERSTOCK.COM onde o computador executa seu principal trabalho. A Unidade Central de Processamento, tambm conhecida como CPU, a responsvel por converter as entradas de dados em sadas de informaes (que podero ser armazenadas, impressas, exibidas). Essas converses so realizadas por um conjunto amplo e complexo de circuitos eletrnicos que executam instrues armazenadas de um programa. A CPU interage diretamente com a Memria (nas prximas unidades descreveremos mais sobre os meios de armazenamento), tanto para obter instrues (um clculo, uma comparao etc.), como tambm para dados (obter um valor armazenado na memria, por exemplo). A CPU composta por Unidade de Controle e Unidade Lgica e Aritmtica, em que cada parte dessa composio tem uma funo especfica. A Unidade de Controle Dispostas por circuitos que utilizam sinais eltricos para coordenar o computador inteiro e

105

realizar as instrues armazenadas em um programa. Para realizar essa funo, a Unidade de Controle deve comunicar-se com a Memria e com a Unidade Lgica e Aritmtica (ULA). A unidade de controle no executa instrues, a sua funo de comandar outras partes do sistema para fazer isso. A Unidade Lgica e Aritmtica Conhecida por ULA e tambm disposta por circuitos eltricos, contm os circuitos eletrnicos que executam todas as operaes lgicas e aritmticas. Possui a funo de executar quatro tipos de operaes: adio, subtrao, multiplicao e diviso. Alm, claro, como indicado pelo seu nome, executa operaes lgicas (comparaes), podendo estas ser: nmeros, letras ou caracteres especiais. Essa operao gera como resultado Falso ou Verdadeiro. As operaes lgicas podem testar trs condies: 1. Condio de Igualdade: o teste da condio igual a, em que comparado se os valores determinados so iguais. 2. Condio menor que: compara dois valores para determinar se o primeiro menor que o segundo. 3. Condio maior que: compara dois valores para determinar se o primeiro maior que o segundo. Ciclo de Mquina Toda instruo antes de ser executada deve ser colocada na memria, trabalho esse realizado pelos dispositivos de entrada ou de armazenamento secundrio (hard-disk, por exemplo), aps carregados na memria so executados alguns passos: a) A unidade de controle localiza a informao/instruo e deposita no registrador.

106

b) A unidade de controle codifica a instruo (nesse instante ela verifica se um clculo ou uma instruo lgica) e determina um endereo na memria. c) A unidade de controle transfere os dados da memria para a ULA realizar a devida operao. d) A unidade de controle armazena o resultado dessa operao na memria ou em um registrador. No final do processo, a UC instrui a memria a enviar o resultado para um meio de armazenamento secundrio ou a um dispositivo de sada. Clock de Sistema o que produz os pulsos a uma taxa fixa para sincronizar todas as operaes de um computador. Os equipamentos de computador (hardware) funcionam mediante sinais eltricos que ficam variando entre corrente alta (1) e corrente baixa (0). O clock de sistema completo quando o sinal eltrico sai de um nvel baixo e vai para um nvel alto, voltando depois para o nvel baixo. durante esses ciclos que o processador recebe, os dados e instrues vindos do software, ou seja, quanto mais clock um processador recebe mais dados e instrues ele consegue executar ao mesmo tempo e aumentar o desempenho da mquina. claro que no somente o clock que definir o desempenho do hardware, pois tudo depende da tecnologia/arquitetura do processador. Por exemplo, um Core 2 DUO de 2,66 GHz no tem a mesma performance de um Core 2 QUAD de 2,66 GHz, apesar dos dois terem o mesmo clock, mas depende da tecnologia, pois o Core 2 Quad tem 4 ncleos, j o Core 2 Duo possui 2, e muitos outros fatores de diferena.

107

A unidade de medida de Clock Hz (Heartz) que equivale a oscilaes por segundo. Na prtica so utilizados os mltiplos a cada 1000 vezes do clock. KHz l-se quilo-hertz, que equivale a 1.000Hz. MHz l-se mega-hertz, que equivale a 1.000KHz. GHz l-se giga-hertz, que equivale a 1.000MHz. THz l-se tera-hertz, que equivale a 1.000GHz.

Localizao dos dados Como vimos anteriormente, as Unidades de Controle carregam os dados/instrues e os depositam na memria para que ela possa manipular esses dados. Ela deve ser capaz de localiz-los tambm. Esta localizao identificada por um endereo, que ser disponibilizada para cada dado ou instruo. Assim como uma caixa postal que tem seu endereo, o seu nmero de endereo permanece fixo, o que muda so os dados ou instrues que so armazenados. A diferena do endereo de memria que o elo pode somente conter uma informao (instruo ou dado), quando a Unidade de Controle coloca uma nova instruo, em uma localizao da memria, o contedo sobrepe o anterior. A localizao arbitrria toda a localizao que no foi utilizada pode ser usada. Placa-me (MotherBoard )

Fonte: SHUTTERSTOCK.COM

108

As placas-me, antes somente alojadas nos gabinetes, agora tambm so encontradas dentro do compartimento do monitor. os quais tambm so conhecidos como unidade de sistema, responsvel por armazenar os componentes eletrnicos do computador, tendo como componente principal a placa-me ou motherboard. A placa-me a placa com um conjunto de chips e conexes capaz de organizar as funcionalidades do computador. Tem como principal componente a Unidade Central de Processamento, com mais alguns dispositivos comuns como dispositivos de armazenamento (principal e secundrio).

Ao adquirir um produto, importante avaliar se ele prova de futuro, ou seja, se determinado item no vai se desatualizar to facilmente.

Microprocessadores Podemos defini-lo como um minsculo quadrado de silcio. Contm milhes de minsculos transistores, que so comutadores eletrnicos que podem permitir ou no a passagem de corrente eltrica. A CPU pode ser colocada em um chip, ela denominada microprocessador, tambm conhecidos como chip lgico, quando utilizado para controlar dispositivos especializados (os computadores de bordo dos carros um exemplo). Os microprocessadores geralmente so compostos pela unidade de controle, unidade lgica e aritmtica, registradores e o clock do sistema.

109

Atualmente, os engenheiros colocam tanto circuitos em um nico chip quanto os que cabiam em computadores do tamanho de uma sala no incio da computao.

Sobre Processadores com a Intel, acesse: <http://www.youtube.com/watch?v=fWCSMQso6Us>.

Barramentos Quando tratamos das Entradas e Sadas, descrevemos o barramento e sua importncia no hardware, agora em relao a esta unidade, estaremos descrevendo a sua atuao no contexto geral e qual a sua composio e forma de trabalho. Um barramento um caminho de comunicao que conecta dois ou mais dispositivos. Esses caminhos mltiplos que o barramento possui so de comunicao ou linhas. A principal caracterstica de um barramento que ele um meio de transmisso compartilhado, ou seja, vrios dispositivos se conectam ao barramento, e um sinal transmitido por qualquer dispositivo ser recebido por todos os outros dispositivos conectados ao barramento. Somente um dispositivo de cada vez pode ser transmitido com sucesso. As linhas transmitem os sinais representado pelos binrios 0 e 1, sendo que uma sequncia de dgitos pode ser transmitida por uma nica linha. Um conjunto de linhas pode ser utilizado para transmitir esses dgitos em paralelo, ou seja, ao tentar transmitir uma unidade de dados que contenha 8 bits, os mesmos podero ser transmitidos por 8 linhas de barramento. Existem diversos barramentos diferentes, oferecendo caminhos diferentes entre os componentes em diversos nveis de hierarquia do sistema de computao. Um deles o barramento de sistema responsvel por conectar os principais componentes do computador

110

(processador, memria, E/S). Estrutura do Barramento Toda a estrutura de interconexo de computador mais comum baseada no uso de um ou mais barramentos do sistema. O barramento consiste, normalmente, de 50 a centenas de linhas separadas. Cada linha recebe um significado ou funo particular. Os barramentos podem ser classificados em trs grupos funcionais: a) Linhas de dados: oferecem um caminho para a movimentao de dados entre os mdulos do sistema. Essas linhas, coletivamente, so chamadas de barramento de dados, tambm conhecido como largura do barramento dos dados. b) Linhas de endereo: usadas para informar a origem ou destino dos dados do barramento de dados. Tambm so usadas para enderear portas de E/S. c) Linhas de controle: utilizadas para controlar o acesso e o uso de linhas de dados e endereo. As linhas de dados e endereos so compartilhadas por todos os componentes, necessitando haver um meio de controle do seu uso. As linhas de controle so constitudas por: Escrita de Memria: sua caracterstica posicionar os dados do barramento no endereo. Leitura de Memria: busca no endereo posicionado e coloca no barramento. Escrita de E/S: envia os dados do barramento para a porta do endereo de E/S. Leitura de E/S: envia os dados das portas do endereo de E/S para o barramento. ACK de barramento: sinaliza que os dados foram aceitos pelo barramento. Solicitao de barramento: sinal que algum mdulo precisa obter o controle do barramento. Concesso do barramento: um mdulo que solicitou recebe o controle.

111

Requisio de Interrupo: interrupo est pendente. ACK de interrupo: interrupo pendente reconhecida. Clock: operaes de controle. Reset: inicializa os mdulos.

As operaes do barramento funcionam da seguinte maneira: obtm o uso do barramento e transferem os dados por meio do barramento.

Fonte: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fc/PCIExpress.jpg/250px-PCIExpress. jpg>

Largura do Barramento Largura do Barramento: a largura do barramento de dados tem um impacto sobre o desempenho do sistema: quanto mais largo o barramento de dados, maior o nmero de bits transferidos de cada vez e quanto ao barramento de endereo, quanto mais largo, maior o intervalo de locais que podem ser referenciados. PCI

Fonte: SHUTTERSTOCK.COM

112

O barramento PCI () Peripheral um barramento Component de grande Interconnect largura de banda, independente de processador, que pode funcionar como um barramento perifrico. O PCI oferece melhor desempenho de sistema para subsistemas de E/S de alta velocidade, sendo utilizado para adaptadores de vdeo grficos, controladores de interface de rede, controladores de disco etc. O PCI foi projetado para admitir uma srie de configuraes baseadas em microprocessadores, incluindo sistemas de processador nico e mltiplo. Hierarquia de Memria A manipulao das informaes (instrues de um programa e dados) realizada por meio de muitas memrias do computador, estas interligam-se de forma bem estruturada, constituindo um sistema em si, parte do sistema global de computao que pode ser denominado como subsistema de memria. O subsistema projetado de modo que seus componentes sejam organizados hierarquicamente, conforme mostrado na estrutura abaixo:

Fonte: <http://www.di.ufpb.br/raimundo/Hierarquia/piramide.jpg>

Alguns parmetros so utilizados para anlise das caractersticas de cada tipo de memria que compe a hierarquia apresentada acima: Tempo de acesso: indica quanto tempo a memria gasta para colocar uma informao no endereo respectivo. O tempo de acesso depende do modo como o sistema construdo

113

e da velocidade dos seus circuitos. Capacidade: a quantidade de informao que pode ser armazenada em uma memria; a unidade de medida mais comum o byte, embora possam ser usadas outras unidades como clulas (no caso de memria principal ou cache), setores (no caso de discos) e bits (no caso de registradores). Volatilidade: memrias podem ser do tipo voltil ou no voltil. Uma memria no voltil a que retm a informao armazenada quando a energia eltrica desligada. Temporariedade: trata-se de uma caracterstica que indica o conceito de tempo de permanncia da informao em um dado tipo de memria. Custo: ela deve ser razovel em relao a outros componentes.

A ilustrao da hierarquia nos remete sinalizao que enquanto desce: Diminui o custo por bit. Aumenta a capacidade. Aumenta o tempo de acesso. Aumenta a frequncia de acesso memria pelo computador.

Memrias mais caras, menores e mais rpidas so complementadas por memrias mais baratas, maiores e mais lentas.

COMPONENTES DA MEMRIA
Memria Semicondutora A maioria dos computadores modernos usa a memria semicondutora, composta de milhares de minsculos circuitos, produzidos em grande escala de maneira econmica, com confiabilidade, tamanho reduzido, baixo custo e menor consumo de energia.

114

A memria semicondutora voltil, ou seja, requer corrente eltrica contnua para representar dados. Se a corrente interrompida, os dados so perdidos. Um semicondutor bastante conhecido o CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor), encontrado nos computadores pessoais como CMOS RAM, que armazena informaes necessrias para o computador ser iniciado: hora, data e dados de configurao de hardware, graas energia de uma bateria. Com o computador em funcionamento, o CMOS RAM pode ser atualizado e o novo contedo permanecer at ser modificado.

ROM
Memria somente de leitura (Read-Only Memory ROM) contm programas e dados registrados permanentemente nesse tipo de memria na fbrica. Portanto, s permite leitura, ou seja, suas informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e no podem ser alteradas ou apagadas depois, podendo apenas ser acessadas. Ou seja, seu contedo gravado de modo permanente. Podem ser lidos, mas no modificados pelo usurio, somente com ferramentas especializadas (gravadores de ROM), podem ser alteradas as instrues contidas em alguns chips. Esses chips so denominados PROM (Programmable Read-Only Memory) ou chips de memria somente de leitura programveis. A ROM responsvel por conter a rotina e inicializao (boot). no voltil seu contedo no perdido quando a energia eltrica desligada. Existem alguns tipos bsicos de memria ROM: - PROM (Programmable Read-Only Memory): tem sua gravao feita por aparelhos especiais que trabalham mediante uma reao fsica com elementos eltricos. Os dados grava-

115

dos na memria PROM no podem ser apagados ou alterados. - EPROM (Electrically Programmable Read-Only Memory): os dados gravados na memria EPROM podem ser apagados pelo uso de radiao ultravioleta permitindo sua reutilizao. o tipo de memria ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador. - EEPROMs (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory): tipo similar EPROM. Seu contedo pode ser apagado aplicando-se uma voltagem especfica aos pinos de programao. Portanto, pode ter seu contedo modificado eletricamente, mesmo quando j estiver funcionando em um circuito eletrnico. - FlashROM: memria flash semelhante s EEPROMs. So mais rpidas e de menor custo. um tipo de chip de memria para BIOS de computador que permite que esta seja atualizada por meio de softwares apropriados. Esta atualizao pode ser feita por disquete ou at mesmo pelo sistema operacional. Tudo depende dos recursos que o fabricante da placa-me em questo disponibiliza. - CD-ROM so discos pticos que retm os dados no permitindo sua alterao. Memria RAM

Fonte: SHUTTERSTOCK.COM Na placa-me tambm ficam encaixados os mdulos da memria principal, tambm chamados de pentes de memria RAM (Random Access Memory), a memria de acesso aleatrio. Esses mdulos de memria so os responsveis pelo armazenamento dos dados e das instrues que o processador precisa para executar suas tarefas. para a memria RAM que so transferidos os programas (ou parte deles) e os dados

116

que esto sendo trabalhados nesse momento. principalmente nela que executada a maioria das operaes, portanto nesta memria que ocorrem as operaes da CPU. Este tipo de memria permite tanto a leitura como a gravao e a regravao de dados. No entanto, assim que os mdulos deixam de ser alimentados eletricamente, ou seja, quando o computador desligado, a memria RAM apagada, ou seja, perde todos os seus dados. Assim, a memria RAM uma memria temporria (voltil). Da vem a necessidade de guardar (salvar) o resultado do processamento no disco rgido antes de deslig-lo. A razo da existncia e importncia da memria RAM est na sua velocidade de leitura dos dados, que muito grande. Todas as informaes que esto contidas nela podem ser acessadas de maneira mais rpida do que as informaes que esto no disco rgido, no disquete ou no CD-ROM, que so consideradas tipos de memrias secundrias. Essas, apesar de terem acesso mais lento, so permanentes, ou seja, as informaes nelas gravadas ficam armazenadas mesmo quando o micro est desligado. Velocidade Os mdulos, tambm chamados pentes de memria RAM, variam em capacidade de armazenamento e em velocidade. Em princpio, quanto mais memria RAM o computador tiver, tanto mais rpido ser o seu funcionamento e mais facilmente ele suportar a execuo de funes simultneas. Os tamanhos de memria RAM foram aumentando gradativamente: 16, 32, 64, 128, 256, 512 MB, at chegar s atuais hoje, com seus GigaBytes de armazenamento, e assim por diante. Quando se escolhe um computador, esta especificao quase to importante quanto a capacidade do processador, pois a simples adio de mais memria pode deixar um computador mais rpido, sem que haja a necessidade de troc-lo por um modelo mais moderno. Evidentemente aumentar a memria RAM no garante um processador mais rpido, mas o torna mais eficiente, j que perde menos tempo para recuperar os dados armazenados na

117

memria virtual. Essa memria um recurso pelo qual o sistema operacional utiliza o do disco rgido como uma extenso da RAM quando essa memria est totalmente ocupada. Como a memria fsica mais veloz que o disco rgido, o desempenho do computador melhora. Tipos de RAM Cada tipo tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento. - DRAM (Dynamic Random Access Memory): o tipo dinmico. Os mdulos possuem alta capacidade, podendo comportar grandes quantidades de dados. No entanto, o acesso a essas informaes costuma ser mais lento que nas memrias estticas. Em compensao tem preos bem menores que as memrias do tipo esttico, pois utiliza uma tecnologia mais simples. - SRAM (Static Random Access Memory): o tipo esttico. So muito mais rpidas que as memrias DRAM, porm armazenam menor quantidade de dados. Memria Flash As memrias flash vm de encontro a uma necessidade: aumentar a velocidade de acesso aos meios de armazenamentos secundrios. As memrias flash so utilizadas em telefones celulares, cmeras digitais, gravadores de msicas digitais etc., e esto substituindo os hard-disks em alguns computadores. A memria flash no voltil. Fonte: SHUTTERSTOCK.COM

118

Registradores So reas de armazenamento temporrio de alta velocidade que servem a propsitos especiais e destinam-se a instrues ou dados. No fazem parte da memria, so reas de armazenamento temporrio. Os registradores so coordenados pela unidade de controle, com a funo de: guardar e transferir instrues ou dados e fazer comparaes aritmticas ou lgicas em alta velocidade. Algumas funes especficas dos registradores fazem com que eles se diferenciem das memrias, como manter a instruo que est sendo executada em um determinado momento ou controlar onde a prxima instruo a ser executada ser armazenada na memria, identificada por um endereo. Resumindo, os registradores guardam os dados que esto diretamente relacionados com a operao que est sendo executada. Cache rea de armazenamento temporrio projetada para acelerar a transferncia de dados dentro do computador, surgiu com a falta de velocidade que no mais acompanhava a velocidade dos processadores, causando espera, o que resultava em perda de desempenho. A memria cache um tipo de memria ultrarrpido, que armazena os dados mais frequentemente usados pelo processador.

119

Princpios da Memria Cache

Fonte: SHUTTERSTOCK.COM O uso da memria cache visa obter velocidade de memria prxima das memrias mais rpidas que existem e, ao mesmo tempo, disponibilizar uma memria de grande capacidade ao preo da memria semicondutora mais barata. Existe uma memria principal relativamente grande e lenta junto com a memria cache, menor e mais rpida. A cache contm uma cpia de partes da memria principal. Quando este precisa ler dados da memria RAM, um circuito especial transfere blocos de dados muito utilizados da RAM para a memria cache. Assim, no prximo acesso do processador, este consultar a memria cache que bem mais rpida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente. Quando o processador tenta ler uma palavra da memria, feita uma verificao para determinar se a palavra est na cache. Se estiver, ela entregue ao processador. Se no, um bloco da memria principal, consistindo em algum nmero fixo de palavras, lido para a cache e depois a palavra fornecida ao processador, etapa que mais lenta. Desta forma, podemos concluir que a memria cache atua como um intermedirio, fazendo com que um processador nem sempre necessite chegar memria RAM para acessar os dados dos quais necessita. O trabalho da memria cache to importante que sem ela o desempenho de um processador pode ser seriamente comprometido.

120

Os processadores basicamente tm trs tipos de cache: L1 (a letra L uma abreviao de Level Nvel), cache L2 e cache L3. O L1 o cache mais prximo ao processador, uma pequena poro de memria esttica. A cache L2 mais lenta e normalmente maior que a cache L1, e a cache L3 mais lenta e normalmente maior que a cache L2. Antigamente, um tipo distinguia do outro pelo fato de a memria cache L1 estar localizada junto ao ncleo do processador, enquanto que a cache L2 ficava localizada na placa-me. Atualmente, ambos os tipos ficam localizados dentro do chip do processador, sendo que, em muitos casos, a cache L1 dividida em duas partes: L1 para dados e L1 para instrues. Vale ressaltar que, dependendo da arquitetura do processador, possvel o surgimento de modelos que tenham um terceiro nvel de cache (L3). Mas isso no novidade: a AMD chegou a ter um processador, em 1999, chamado K6-III que contava com cache L1 e L2 internamente, algo incomum poca, j que naquele tempo o cache L2 se localizava na placa-me. Com isso, esta ltima acabou assumindo o papel de cache L3. Ainda um tipo de cache raro devido complexidade dos processadores atuais, com suas reas chegando a milhes de transistores por micrmetros ou picmetros de rea. Ela ser muito til e possvel a necessidade futura de nveis ainda mais elevados de cache, como L4 e assim por diante.

PROCESSADORES RISC
Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instrues (RISC) uma linha de arquitetura de computadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instrues que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos so RISCs, por exemplo, DEC Alpha, SPARC,

121

MIPS e PowerPC. O tipo de microprocessador mais largamente usado em desktops, o x86, mais CISC do que RISC, embora chips mais novos traduzam instrues x86 baseadas em arquitetura CISC em formas baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execuo. Os processadores baseados na computao de conjunto de instrues reduzido no tm microprogramao, as instrues so executadas diretamente pelo hardware. Como caracterstica, esta arquitetura, alm de no ter microcdigo, tem o conjunto de instrues reduzido, bem como baixo nvel de complexidade. Caractersticas comuns a maior parte dos processadores RISC: nmero de instrues limitado; codificao de instrues em uma palavra de tamanho fixo; execuo sem microcdigo; altas taxas de execuo (prximas a 1 instruo/ciclo); poucos modos de endereamento; operaes envolvendo a memria principal restritas a transferncias (LOAD, STORE); operaes lgicas e aritmticas entre registradores, tipicamente com instrues de trs endereos.

PROCESSADORES CISC
CISC (Complex Instruction Set Computer, ou, em uma traduo literal, Computador com um Conjunto Complexo de Instrues): um processador capaz de executar centenas de instrues complexas diferentes sendo, assim, extremamente verstil. Exemplos de

122

processadores CISC so os 386 e os 486 da Intel.

Um modelo CISC
Fonte: <http://imagens.0fx66.com/2009/02/486cpudim-296x300.jpg>

Os processadores baseados na computao de conjunto de instrues complexas contm uma microprogramao, ou seja, um conjunto de cdigos de instrues que so gravados no processador, permitindo-lhe receber as instrues dos programas e execut-las, utilizando as instrues contidas na sua microprogramao. Seria como quebrar estas instrues, j em baixo nvel, em diversas instrues mais prximas do hardware (as instrues contidas no microcdigo do processador). Examinando do ponto de vista um pouco mais prtico, a vantagem da arquitetura CISC que j temos muitas das instrues guardadas no prprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de mquina; disponibilizando, assim, praticamente todas as instrues que sero usadas em seus programas. Os processadores CISC tm a vantagem de reduzir o tamanho do cdigo executvel por j possurem muito do cdigo comum em vrios programas, em forma de uma nica instruo. Esta arquitetura processa e trata grandes e complexas instrues, nomeadamente operaes de multiplicao e diviso, mas tambm executa e/ou descodifica grandes quantidades de operaes, parecendo possuir outro processador pelo fato da maioria dos algoritmos j se encontrarem no processador, sendo o seu tempo de restabelecimento praticamente nulo.

123

Processadores CISC possuem internamente ncleos RISC. Assim, a parte CISC do processador pode cuidar das instrues mais complexas, enquanto que o ncleo RISC pode cuidar das mais simples, nas quais mais rpido. Parece que o futuro nos reserva uma fuso destas duas tecnologias. Um bom exemplo de processador hbrido o Pentium Pro.

PROCESSADORES COM DOIS OU MAIS NCLEOS


H tempos que possvel encontrar no mercado placas-me que contam com dois ou mais slots para processadores. A maioria esmagadora dessas placas so usadas em computadores especiais, como servidores e workstations, que so utilizados em aplicaes que exigem grandes recursos de processamento. Para aplicaes domsticas e de escritrio, no entanto, computadores com dois ou mais processadores so inviveis devido aos elevados custos que esses equipamentos representam, razo pela qual conveniente a esses nichos de mercado contar com processadores cada vez mais rpidos. At um passado no muito distante, o usurio tinha noo do quo rpido eram os processadores de acordo com a taxa de seu clock interno. O problema que, quando um determinado valor de clock alcanado, torna-se mais difcil desenvolver outro chip com clock maior. Limitaes fsicas e tecnolgicas so os motivos para isso. Uma delas a questo da temperatura: quanto mais mega-hertz um processador tiver, mais calor ele gerar. Uma das formas encontradas pelos fabricantes para lidar com essa limitao fabricar e disponibilizar processadores com dois ncleos (dual-core) ou multi-core mais ( ). Mas, o que isso significa? Processadores desse tipo contam com dois ou mais ncleos distintos no

124

mesmo circuito integrado, como se houvesse dois processadores dentro de um. Dessa forma, o processador pode lidar com dois processos por vez, um para cada ncleo, melhorando o desempenho do computador como um todo. Note que, em um chip de nico ncleo, o usurio pode ter a impresso de que vrios processos so executados simultaneamente, j que a mquina est quase sempre executando mais de uma aplicao ao mesmo tempo. Na verdade, o que acontece que o processador dedica determinados intervalos de tempo a cada processo e isso ocorre de maneira to rpida, que se tem a impresso de processamento simultneo. Pelo menos, teoricamente, possvel fabricar processadores com dezenas de ncleos. No momento em que este artigo era escrito no InfoWester, era possvel encontrar processadores com 2, 3 e 4 ncleos (dual-core, triple-clore e quad-core, respectivamente). importante ressaltar que ter processadores com dois ou mais ncleos no implica, necessariamente, em computadores que so proporcionalmente mais rpidos. Uma srie de fatores influencia nesse quesito, como as velocidades limitadas das memrias e dos dispositivos de entrada e sada, e as formas como os programas so desenvolvidos. Na imagem abaixo, uma montagem que ilustra o interior de um processador Intel Core 2 Extreme Quad-Core (com 4 ncleos).

Base do processador Intel core i7-940


Fonte: Wikimedia Commons

125

No site da Intel, voc tem as informaes tcnicas e com mais riqueza de detalhes: <http://www.intel.com/portugues/products/processor/core2duo/index.htm>

CONSIDERAES FINAIS
Como vimos, o bom funcionamento e desempenho do computador contam com vrios componentes para satisfazer essa condio. Conhec-los e estud-los primordial para o entendimento de outras reas de estudo como o desempenho, comunicao. Agora, voc acadmico, j tem base para adentrar na prxima unidade: os softwares que ajudam na interao mquina x computador os sistemas operacionais e os softwares aplicativos.

ATIVIDADE DE AUTOESTUDO
1. Qual a memria RAM instalada no seu micro? Qual a capacidade dessa memria? 2. Qual a configurao da Placa-Me instalada no seu micro? Qual o processador que ela possui? 3. No computador que voc utiliza para assistir s aulas, h como atualiz-lo em relao memria RAM, processador? Cite quais as novas caractersticas que instalaria para deix-lo melhor. 4. A largura de um barramento influencia em quais aspectos de um computador?

126

CARTER, Nicholas; MILLER JR., Ralph. Teoria e problemas de arquitetura de computadores. Porto Alegre: Bookman, 2003. 240 p. (Coleo Schaum).

FERRI, Enrique Humberto Hernandez. Introduo ao 80386/486. [s.l.] [s.n.], So Paulo: rica. 356 p.

WHITE, Ron. Como funciona o computador. 3. ed. Emeryville: Ziff-Davis; So Paulo: Quark, 1993. 202 p.

127

UNIDADE V SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS E APLICATIVOS

Objetivos de Aprendizagem Estudar os Sistemas Operacionais e sua Evoluo. Compreender como os Softwares so classificados. Analisar os Tipos de Software.

Plano de Estudo A seguir, apresentam-se os tpicos que voc estudar nesta unidade: Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais classificados por tipo de computador Classificao dos softwares Aplicativos Linguagens de Programao

INTRODUO
Ol, querido(a) aluno(a). Quando falamos em Fundamentos e Arquitetura de Computadores, alm do hardware necessrio saber como feita a interao entre mquina e usurio. Quem responsvel por desempenhar esse papel e facilitar essa comunicao o Sistema Operacional. Estudaremos os sistemas operacionais mais importantes, inclusive os atuais para Mobile e tambm os softwares aplicativos no mercado. Trataremos das formas que os softwares podem ser comercializados e sua classificao. Sero, tambm, discutidas as linguagens de programao e como a linguagem natural que escrevemos pode ser entendida pelo computador.

SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS E APLICATIVOS


Sistemas Operacionais O computador, quando sai da linha de montagem, ainda dentro de uma fbrica, no tem funo nenhuma, pois o hardware por si s no funciona. Para sua utilizao o hardware precisa do software para funcionar. O software que possui essa funo chamado de Sistema Operacional (SO). Sistema Operacional um conjunto de programas que se encontra entre o software aplicativo e o hardware. O software aplicativo possibilita que os usurios trabalhem proveitosamente, por exemplo, uma planilha de clculo e um editor de texto (esse tipo de software ser mais detalhado na sequncia). O kernel (ncleo) a parte mais importante de um sistema operacional. Sua funo gerenciar

131

todos os recursos do computador. O kernel permanece na memria, e por isso chamado de residente. Responsvel por controlar todo o sistema operacional, quando necessita, carrega do dispositivo de armazenamento para a memria outros programas, os chamados no residentes. Ao ligar um computador, um pequeno programa armazenado em um chip de ROM realiza alguns testes de componentes de hardware internos, e o sistema operacional (kernel) carregado do hard-disk para a memria. Esse processo de inicializao chamado de bootstrapping ou booting do sistema.

Booting deriva-se da expresso raise oneself by ones own bootstraps precisar da ajuda de outros.

O SO, em grande parte do seu trabalho, no pode ser visto pelo usurio, muitas tarefas essenciais so executadas em segundo plano. O SO tem trs funes principais: a) Manter os recursos do computador (CPU, Memria, Hard-Disk). b) Estabelecer uma interface com o usurio. c) Executar e oferecer recursos para softwares aplicativos. A comunicao com o SO feita a todo o momento para utilizar um pacote de software aplicativo e executar vrias tarefas de gerenciamento. O estabelecimento dessa comunicao feita por meio das interfaces com o usurio, que estabelece como o usurio interage com o SO.

132

As duas formas bsicas de interao com o SO so as interfaces de linhas de comando e a interface grfica (GUI Graphical User Interface). A interface de linha de comando utiliza texto e exige que os comandos completos do SO sejam digitados. Os SO MS-DOS, Linux e muitos outros SO de computadores de grande porte utilizam a interface de linhas de comando. As interfaces grficas usam imagens e menus para que os usurios introduzam comandos, exemplos de SO que utilizam essas interfaces so o Windows e Mac. Atualmente, muitas instalaes de Linux e Unix so configuradas para oferecer uma GUI. Sistemas Operacionais para Computadores Pessoais Os softwares aplicativos so constitudos para serem executados de acordo com a plataforma. O termo plataforma refere-se a uma combinao de hardware de computador e sistema operacional. A plataforma de microcomputador mais comum compe-se de alguma verso do Microsoft Windows em execuo em PC com o processador Intel. Muitas vezes, o software aplicativo pode ser executado somente em uma plataforma. Os fabricantes de software tm que optar pela plataforma para a qual desenvolvero um pacote de software aplicativo, embora alguns desenvolvam para mais de uma plataforma. Embora os SO difiram entre si, muitas das suas funes bsicas so similares. Vamos abaixo, examinar alguns SO.

MS-DOS
O sistema operacional MS-DOS foi introduzido na dcada de 1980 e utiliza uma interface com o usurio de linha de comando.

133

Quando um computador que usa o MS-DOS (frequentemente chamado de DOS) iniciado, a tela se apresenta vazia exceto pelos caracteres C:\> que aparece no canto superior esquerdo, onde o C: \ refere-se unidade de disco; o > o prompt, um smbolo que indica que o sistema est espera de alguma instruo. Para executar determinado programa do DOS, necessrio digitar um comando, um nome que chama um programa especfico do DOS. Alguns dos comandos mais comuns do DOS so relacionados aos arquivos, tais como: copiar arquivos de um meio de armazenamento para outro, apagar arquivos etc. As interfaces de linha de comando, por no serem muito amigveis, foram amplamente substitudas pelas GUIs. Microsoft Windows O Windows se iniciou como um ambiente operacional para MS-DOS, outra camada adicionada para separar o sistema operacional do usurio e, dessa forma, torn-lo mais fcil de usar. Essa camada chamada de Shell, porque forma uma cobertura, com cones e menus, sobre o sistema operacional. A partir do Windows 95, o Windows tornou-se um sistema operacional independente, ou seja, no necessita que o DOS esteja instalado. A grande vantagem operacional do Windows em relao ao DOS so os recursos disponibilizados aos seus usurios, os quais, ao invs de linhas de comando (DOS), agora trabalham com menus e imagens (cones) nas telas, o que o torna mais "amigvel" (no precisa mais decorar um comando de linha). Os cones e menus possibilitam que o usurio aponte e d um clique com o mouse, um mtodo que pode agilizar o uso do computador, tornando-o mais fcil e intuitivo.

134

O Windows suporta Plug and Play, um conceito que permite que o computador se autoconfigure quando um novo componente adicionado. Para que o Plug and Play funcione, os componentes de hardware tambm devem suportar o padro Plug and Play. Uma tecnologia Windows bastante utilizada a OLE (Object Linking and Embedding Vinculao e incorporao de objetos) que permite incorporar e vincular um documento a outro. Windows Phone (Mobile) O sistema operacional Windows Phone foi projetado para substituir o Windows Mobile. Baseado no Kernel do Windows CE, foi desenvolvido pela Microsoft para smartphones. Juntamente com touchscreens, uma grande variedade de fatores so desencadeados para a plataforma, tais como: teclados deslizantes, botes frontais mnimos etc. A maioria das verses do Windows Phone tem um conjunto de recursos padro para a multitarefa e a capacidade de navegar em um sistema de arquivos semelhantes ao Windows para desktop, com suporte para muitos dos mesmos tipos de arquivos, ou seja, vem com um conjunto de aplicaes para executar tarefas bsicas.

Mais informaes sobre toda a linha de sistemas operacionais Windows podem ser adquiridas em: <http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/explore/get-to-know>.

Mac OS Mac OS foi nomeado pela empresa Apple como Software de Sistema Mac no incio, um sistema operacional especialmente desenvolvido apenas para processadores 68 k primeiros

135

Motorola. O Mac OS ocupa um papel especial no mundo dos sistemas desktop. A primeira verso foi chamada de Sistema 1 e apareceu junto com o Mac em 1984. O ambiente de trabalho clssico projetado como um nico sistema operacional do usurio e quase oculta completamente o caminho completo para arquivos e diretrios. A representao grfica reduzida para a essncia. A interface muito fcil de usar e no precisa do boto direito do mouse para interao do usurio. Mac Os inclui uma interface de linha de comando. A otimizao do sistema operacional no acompanhamento da evoluo do hardware tem a desvantagem que o software do sistema no pode ser instalado em qualquer Mac. A compatibilidade de aplicaes para sistemas Mac tambm podem variar de acordo com cada verso. Unix A histria do Unix tem incio em 1969, dentro dos Laboratrios da AT&T, juntamente com a GE (Generic Eletric) e o MIT, em um projeto chamado MULTICS, tendo como objetivo criar um sistema operacional com a finalidade de permitir que milhares de usurios usassem simultaneamente um grande computador. Um projeto ambicioso para a poca, que acabou falhando. Neste mesmo ano, o engenheiro de projetos, Ken Thompson, teve a ideia de criar um sistema de arquivos para o novo kernel, criando uma estrutura hierrquica de diretrios onde os arquivos podiam ser armazenados em forma ordenada. Uma caracterstica importante que o UNIX foi concebido para ser independente da arquitetura do hardware, permitindo a sua instalao em vrios tipos de mquinas, sendo necessrio

136

escrever um manual. Vrias empresas auxiliam no crescimento do UNIX por meio de implementaes e nesse ponto a AT&T percebeu que o seu sistema operacional um produto de alto valor e resolveu proibir o estudo no meio acadmico, para proteger seu segredo comercial. Muitas universidades usavam o cdigo fonte do UNIX para ensinar sistemas operacionais, a partir da proibio o ensino passou a ser terico. Tanenbaum, autor de vrios livros sobre sistema operacional e tambm de arquitetura, escreveu um sistema operacional do tipo UNIX (para driblar a proibio) sem usar uma nica linha de programao, batizando esse sistema operacional e Minix, que foi utilizado para criar uma nova verso do UNIX, que recebeu o nome de LINUX. Linux O Linux firmou posio entre 1995 e 1999. Desde ento, tem sido uma alternativa sria para os assim chamados sistemas UNIX proprietrios. O que se pode afirmar que a vitria do cdigo aberto sobre o cdigo proprietrio uma grande lio, que prova, mais uma vez, que o interesse individual no tem chance de sobrepujar a dedicao e o trabalho que do suporte ao interesse coletivo. O Linux um sistema operacional que se caracteriza pela estabilidade e versatilidade de um software livre (podemos fazer cpias livremente). Sistema Operacional de Cdigo Aberto Open-Source (mais a frente, esta unidade tratar desta classificao de software), provando mais uma vez que o interesse individual no tem chance contra a dedicao, interesse e o trabalho coletivo. A filosofia de criao do Linux bate de frente com o Windows, que um Sistema Operacional Comercial.

137

H vrias distribuies de Linux (centenas), sendo que o Sistema Operacional o mesmo, o que difere uma verso da outra so certas caractersticas, tais como facilidade na instalao, facilidade de configurar, segurana e aplicativos que compem o Sistema Operacional. A internet passou a ser a maior fonte de informao e o reduto dos colaboradores voluntrios, por isso o grande avano desse Sistema Operacional, onde vrios programadores, profissionais de infraestrutura, modificam, testam e validam a qualidade do Sistema Operacional que mais cresceu nos ltimos anos.

Voc pode buscar mais informaes sobre Linux, visitando o site: <http://br-linux.org/faq-linux/>.

Android O Android um Sistema Operacional Aberto para celulares que espera ser um dos melhores, se no o melhor, j criado. O Android j comeou acertando na parte do desenvolvimento: enquanto a Apple liberou o SDK para desenvolvedores apenas um ano aps o lanamento do aparelho, o Google lanou o SDK antes do lanamento do celular. O primeiro dispositivo a contar com o Android foi o HTC Dream, lanado em 22 de outubro de 2008. Desde ento, vrios celulares contam com o sistema. No Brasil, o primeiro aparelho a rodar o sistema Google foi o HTC Magic, no ms de setembro de 2009.

138

De acordo com a Gartner, mais de 67 milhes de aparelhos com sistema operacional Android foram vendidos em todo o mundo (mais de 22% do mercado mundial). O Sistema Android hoje conta com mais de 84,7 mil dispositivos por aqui. No toa, portanto, que a Motorola viu suas vendas crescerem, j que a empresa apostou no sistema Operacional da Google para alavancar as vendas de seus produtos. iOS/4 O iOS o sistema operacional para mobile da Apple, derivado do Mac OS X. Lanado primeiramente para iPhone, o sistema tambm compatvel com outros aparelhos da empresa, como iPod, iPad, iPod Touch e Apple TV. A interface de usurio do iOS baseado no conceito de manipulao direta, usando gestos multi-touch (assim como o Android). Essa interao inclui gestos, como um toque, ou girando-a em trs dimenses (um resultado comum a mudana de modo retrato para paisagem). O iOS utilizado por cerca de 16% dos usurios de smartphone. Sistemas Operacionais para grande porte Pelo fato desses computadores geralmente serem adquiridos por empresas e universidades, eles podem ser usados por muitos usurios ao mesmo tempo, diferente da situao que geralmente estamos acostumados, ou seja, um usurio por vez, ao contrrio temos vrias pessoas usando simultaneamente um computador de grande porte. O sistema operacional para grande porte deve prever uma srie de interferncias e quais solues para compartilhar os recursos do computador. O maior problema quanto a problemas de compartilhamento, ou seja, vrios usurios compartilhando CPU, memria, armazenamento e impressora.

139

Os recursos compartilhados so alocados, no que computacionalmente denominamos Alocao de recursos, que pode ser definido como o processo de atribuio de recursos do computador a determinados programas para que sejam usados. Esses mesmos recursos so removidos quando o programa finalizado.

SOFTWARES APLICATIVOS
Os softwares aplicativos podem ser personalizados ou oferecidos em pacotes. Muitas corporaes contratam programadores de softwares (pessoas que projetam, desenvolvem, testam e implementam software) para desenvolver software personalizado. Uma grande variedade de softwares est disponvel para ajud-lo em inmeras tarefas, como redigir textos, preparar oramentos, armazenar e recuperar informaes, criar grficos, jogar etc. Esse conjunto de software que torna os computadores utilitrios imprescindveis. Os softwares de computadores pessoais so projetados para serem amigveis (o termo amigvel ao usurio faz referncia facilidade de manuseio e at ser intuitivo), para que possam ser utilizados com um mnimo de treinamento e documentao.

CLASSIFICAO DOS SOFTWARES APLICATIVOS


Os softwares aplicativos podem ser adquiridos atravs da seguinte classificao: Freeware Software gratuito. Quando o autor faz a opo por oferec-lo gratuitamente a todos. Essa classificao de software protegida por direitos autorais, ou seja, o autor mantm a propriedade legal e pode impor restries de uso. Os softwares freeware so disponibilizados somente com o seu cdigo-objeto, ou seja,

140

somente o seu executvel. Software de Domnio Pblico Os softwares nesta classificao no so protegidos por direitos autorais e podem ser usados, ou mesmo alterados, sem restrio alguma. Esses softwares so desenvolvidos por universidades e instituies de pesquisa, geralmente so de domnio pblico. Software aberto Tambm conhecido como software open-source uma variao do freeware. Enquanto os softwares freeware so disponibilizados somente o executvel, os softwares abertos so disponibilizados com seu cdigo-fonte, o que habilita a sua modificao. Essa modalidade de software na rea comercial cada vez mais comum, especialmente os projetados para serem executados no sistema operacional Linux Shareware uma categoria de software que muitas vezes confundido com freeware. O freeware distribudo gratuitamente, mas apenas por um perodo experimental. Muitos autores oferecem incentivos para a sua aquisio (compra), tais como: documentao gratuita, suporte e/ou atualizaes, para que as pessoas optem por registr-lo. Software Comercial Softwares como os processadores de textos ou planilhas eletrnicas. So os chamados softwares empacotados. Software protegido por direitos autorais e custa mais do que o Shareware. No se deve copiar um software comercial sem permisso do fabricante, pois esse ato ocasiona o delito de pirataria.

141

Os fabricantes tm o direito de processar os infratores com todo o rigor da lei.

CATEGORIAS DE SOFTWARES
Softwares de Produo Usurios domsticos ou comerciais, em sua maioria, so atrados por softwares de produtividade, que tornam o trabalho mais rpido e facilitam a sua vida. Os principais tipos de softwares dentro dessa categoria so: os processadores de textos, as planilhas eletrnicas, gerenciamento de banco de dados, grficos e comunicaes. A combinao desses softwares tambm pode ser encontrada em um nico pacote. Esses softwares, atualmente, podem ser encontrados em todas as classificaes: freeware, shareware, open-source e comercial. Processadores de Textos Software de computador pessoal mais amplamente usado. Utilizados para redigir memorandos, relatrios, correspondncias, minutas de reunio e qualquer outro material que seja necessrio utilizar texto. Encontra-se no territrio da editorao eletrnica (desktop publishing). Planilhas Eletrnicas Compostas de linhas e colunas, utilizadas como ferramentas de negcios. O software de planilha eletrnica recalcula de maneira automtica os resultados quando um nmero alterado, permitindo que os profissionais da rea de negcios experimentem diferentes

142

combinaes de nmeros e obtenham os resultados rapidamente. Gerenciamento de Banco de Dados O SGBB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) manipula dados de diversas maneiras. Ele pode armazenar dados, atualiz-los, manipul-los, recuper-los, relat-los em uma variedade de modos de visualizao e imprimi-los de diversas formas. Os SGBGs podem ser teis para qualquer pessoa que precise controlar um grande nmero de fatos relacionados. Grficos Os grficos, mapas e tabelas auxiliam as pessoas a comparar, detectar tendncias mais facilmente e tomar decises mais rapidamente. A informao visual mais atraente do que uma pgina numrica. Os pacotes de apresentao grfica possibilitam que as pessoas desenvolvam apresentaes de slides profissionais contendo grficos, udio e vdeo de alta qualidade. Comunicaes Do ponto de vista de um indivduo, o termo sistema de comunicaes significa que possvel ligar o computador a uma linha telefnica ou a um cabo e comunicar-se com o computador do escritrio, acessar dados armazenados em outro computador em outro local ou enviar uma mensagem a um amigo. O usurio necessita de um software denominado navegador (browser) para acessar sites Web e outras partes da Internet. Existem no mercado atualmente os home-offices (escritrios em casa), que permitem que

143

as pessoas, utilizando softwares adequados, trabalhem em suas casas e faam reunies remotas, diminuindo custo de locomoo e estrutura da empresa. Gerenciadores de Informaes So programas que oferecem as funes necessrias para controlar todas as atividades de sua atarefada vida. Os recursos variam de acordo com o produto, mas, em geral, incluem calendrios de compromissos, catlogos de endereos, gerenciador de tarefas, bloco de notas e calculadora. Esses recursos so todos integrados, sendo possvel exibir sua agenda diria, semanal ou mensal, mostrando todas as reunies e as informaes de contato relativas aos participantes, uma lista de anotaes com prazos e anotaes que voc fez sobre as tarefas, ou at mesmo utilizar um alarme para que o sistema avise antes. Software de Negcios Os softwares de negcios podem ser adquiridos ou feitos sob personalizao (encomenda). Muitas empresas usam pacotes-padro para tarefas-padro, como folha de pagamento e contas a receber. Alguns fornecedores de software se especializam em determinado segmento vertical de negcios, servindo cliente semelhante, como farmcias, autopeas etc. Software de Mercado Vertical Software desenvolvido especialmente para um negcio em particular. Este software direcionado ao usurio e geralmente apresenta opes com uma srie de telas fceis de acompanhar que minimizam o treinamento necessrio.

144

O fornecedor inclui o software como parte do pacote completo que tambm inclui hardware, instalao, treinamento e suporte. Linguagens de Programao Uma linguagem de programao uma linguagem criada para instruir o computador a realizar suas tarefas. Um programa completo, escrito em uma linguagem de programao, frequentemente denominado de cdigo. Portanto, codificar um algoritmo significa converter suas declaraes em um comando ou instrues especficas de uma certa linguagem de programao. O tipo mais primitivo de linguagem de programao a linguagem que o computador entende diretamente, isto , as instrues que podem ser diretamente executadas pelo hardware, conhecida como linguagem de mquina, que foi utilizada pela primeira gerao de computadores. Uma instruo de mquina um conjunto de bits, divididos em subconjuntos, com funes determinadas: um subconjunto estabelece o cdigo de operao e o outro define a localizao dos dados. Uma linguagem que refletisse mais os procedimentos utilizados na soluo de um problema, sem preocupaes com o tipo de CPU, ou de memria, foi o grande passo para a criao de uma linguagem mais simples. Essa linguagem, por ser estruturada de acordo com a compreenso e inteno do programador, conhecida como linguagem de alto nvel. Uma linguagem de alto nvel, ou orientada ao problema, permite que o programador especifique a realizao de aes do computador com muito menos instrues.

145

Desde o aparecimento de linguagens com FORTRAN, COBOL, BASIC e agora com Java, linguagens para dispositivos mveis (Android SDK), dezenas de linguagens de alto nvel foram desenvolvidas, seja para uso geral ou para resolver tipos mais especficos de problemas.

MONTAGEM E COMPILAO
Os programas de computador, como vimos anteriormente, so escritos em formas simblicas de representar as instrues que o programador deseja que sejam realizadas. Mas as mquinas continuam entendendo somente em binrio, e por isso, sempre h necessidade de converso ou traduo de um programa em linguagem simblica para outro, equivalente, em linguagem binria. Montagem A traduo mais simples e rpida que existe denomina-se montagem e realizada por um programa denominado montador (assembler). A montagem realizada para traduzir um programa em linguagem de montagem para seu equivalente em linguagem binria, executvel. Basicamente, as funes de um montador so: Substituir cdigos de operaes simblicas por valores numricos (por exemplo, substituir LOAD por 00101101). Substituir nomes simblicos de endereos por valores numricos dos endereos. Reservar espaos de memria para o armazenamento de instrues. Converter valores de constantes para o cdigo binrio.

146

Compilao Para converter para linguagem de mquina um programa escrito em linguagem de mais alto nvel que o da linguagem de montagem, ento o mtodo utilizado chama-se Compilao. Portanto, Compilao o processo de anlise de um programa escrito em linguagem de alto nvel, o programa fonte (ou cdigo-fonte) e sua converso (ou traduo) em um programa equivalente, s que descrito em linguagem binria de mquina (cdigo-objeto). O programa que far essa converso denominado Compilador. Durante a compilao o cdigo-fonte analisado, comando por comando. Inicialmente, o compilador realizar uma anlise do cdigo-fonte, dividido em trs partes funcionalmente distintas: Anlise Lxica: consiste em decompor o programa fonte em seus elementos individuais distintos (comandos, operadores, variveis etc.), os quais so verificados de acordo com as regras da linguagem (por exemplo, em C, o sinal de igual composto por dois smbolos ==), gerando mensagem de erro se for encontrada alguma incorreo. Anlise Sinttica: consiste na criao de estruturas de cada comando, na verificao da correo dessas estruturas e na alimentao da tabela de smbolos com as informaes geradas. Anlise Semntica: consiste em realizar pelo compilador as regras semnticas estticas da linguagem, produzindo da mesma forma que os demais analisadores, mensagens de erros para as incorrees ou inconsistncias semnticas.

Ligao ou Linkedio Quando um programador escreve um programa, ele no se preocupa em codificar determinadas operaes, porque o cdigo binrio necessrio para realizar aquelas tarefas j existe armazenado no sistema.

147

preciso apenas que o cdigo em questo seja buscado onde estiver e incorporado ao programa. Um cdigo gerado por um compilador no imediatamente executvel, visto que ainda h cdigo binrio a ser includo no programa, como uma chamada de rotina de impresso, ou uma chamada de rotina para clculo etc. Interpretao A Interpretao, embora tenha o mesmo resultado final das outras trs fases descritas anteriores, apresenta o modo de realizao da interpretao bastante diverso do mtodo de compilao/ligao/execuo. O mtodo de interpretao se caracteriza por realizar as trs fases (compilao, ligao e execuo) comando a comando, do programa-fonte. No h, pois, um processo explcito de compilao e ligao. Na realidade, um programa-fonte diretamente executado (interpretado) por um programa (o interpretador) e produz o resultado. No h produtos intermedirios, como o cdigo-objeto ou cdigo executvel, como acontece no mtodo anterior. Em resumo, pelo mtodo de interpretao, cada comando do cdigo-fonte lido pelo interpretador, convertido em cdigo executvel e imediatamente executado antes que o comando seguinte seja lido. Compilao x Interpretao Ambos os mtodos possuem vantagens e desvantagens oriundas do modo prprio de funcionamento de cada um.

148

A principal vantagem da interpretao sobre a compilao sua capacidade de identificar e indicar um erro no programa-fonte, seja na etapa de converso da fonte para executvel (esttica), seja na execuo do cdigo binrio (dinmica), isto , erro na lgica do algoritmo ou na inconsistncia entre o valor do dado e o tipo de dado definido. Uma razovel desvantagem da interpretao o consumo de memria. O mtodo de compilao utiliza memria apenas por perodos definidos de tempo, ou seja, s permanece na memria durante a fase de compilao; ao terminar esta fase, o compilador cede espao para o ligador e este, em seguida, cede espao para o carregador executar o cdigo binrio.

CONSIDERAES FINAIS
Como vimos, so vrios os Sistemas Operacionais existentes, tanto por fabricantes como por formas de comercializao e tambm para os diversos tipos de dispositivos existentes. Conhecer o seu funcionamento e tambm a sua comercializao importante para decidirmos o tipo de arquitetura que ela contempla e tambm como adquiri-la. Os Softwares Aplicativos tambm foram destaque nesta unidade, pois de nada adiantariam toda a arquitetura se no houvesse o que disponibilizar para o usurio. Tambm foi abordado um pouco sobre a linguagem de programao e suas formas de traduo para que a mquina pudesse entender.

ATIVIDADE DE AUTOESTUDO
1. Compare os dois modos: compilao e interpretao. Indique em que circunstncias um modo mais vantajoso que o outro. 2. Como a utilizao de computadores seria afetada se no houvesse Interfaces Grficas e se todos os Sistemas Operacionais utilizassem somente interface baseada em comandos? 3. O Mac Os, pelo que foi descrito nesta unidade, se apresenta mais fcil de ser utilizado do que o Windows, mas quem mais utilizado o Windows no mercado. Qual sua opinio sobre isso? O que a Apple deve fazer para aumentar sua participao no mercado?

149

Vous aimerez peut-être aussi