Vous êtes sur la page 1sur 12

MINISTRIO DA EDUCAO

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

Nota Tcnica n 123/2005

Recomendaes para adequao de ESCOLA EM MADEIRA atendida pelo PAPE

Tendo em vista o grande nmero de edificaes escolares construdas em madeira nas regies atendidas pelo FUNDESCOLA, a presente nota tcnica tem como objetivo orientar as intervenes em escolas desse tipo, a serem executadas com recursos do Programa. Observao: Todos os elementos construtivos em madeira, citados abaixo, devero ser executados com madeira oriunda de certificao florestal, com manejo ade quado e obedecendo a legislao ambiental brasileira vigente. Preferencialmente, esses produtos devero ter o selo da certificao, produzidos com madeira de florestas certificadas. Ressalta-se que podero, tambm, ser utilizadas madeiras de espcies exticas destinadas comercializao como pinus e/ou eucalipto.

1. SALA DE AULA
No ambiente sala de aula, est sendo priorizada a utilizao de materiais construtivos de qualidade, visando maior segurana, salubridade, durabilidade, facilidade de manuteno e conforto ao ambiente escolar, sem esquecer a especificidade de materiais peculiares de cada regio. Assim como nas escolas construdas em alvenaria, ressalta-se que nas salas de aula adequveis, onde alguns materiais e componentes estejam em bom estado de conservao, faz-se necessrio apenas a correo e recuperao destes, desde que no comprometam os aspectos funcionais, estticos e de conforto ambiental da sala de aula.

1.1 Especificao de servios e materiais

1.1.1 P -direito A altura mnima dever ser de 2,60m para obter melhor conforto trmico. Recomenda-se nas regies Norte e Nordeste, quando possvel, um p-direito mnimo de 3,00m.

Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

1.1.2 Coberturas Estruturas a Devero ser executadas em madeira de 1 categoria (maaranduba, peroba, cedrinho, angelim, jatob ou outras com mesmas caractersticas de resistncia). A madeira dever ser resistente ao apodrecimento e ao ataque de insetos, previamente tratada com material ignfugo 1 /imunizante. Telhamento Dever ser, preferencialmente, em telhas cermicas de primeira categoria. No caso de ser executada em telha ondulada de fibrocimento ou metlica (alumnio, ao galvanizado) deve-se obrigatoriamente pensar na criao de um colcho de ar com forro, de modo a garantir melhor conforto termo-acstico. Sero aceitas tambm coberturas em cavaco, desde que devidamente protegidas contra a ao de insetos, fungos e umidade. Sugere-se o uso de sub-cobertura, tipo manta plstica, na cor branca de modo a evitar infiltraes e melhorar o conforto trmico. Forro Dever ser em madeira, devidamente protegida contra a ao de fungos e insetos. O mesmo poder ser instalado nivelado no plano horizontal ou inclinado, acompanhando a declividade do telhado. No caso de recuperao de forros existentes de madeira, recomenda-se obedecer ao padro original, visando a resistncia e o aspecto esttico.

1.1.3 Esquadrias Nas esquadrias devem sempre ser considerados os aspectos de segurana, durabilidade e manuteno. Todas as peas de madeira devero receber tratamento imunizante. Janelas As janelas podero ser de madeira (ip, canela, mogno, cerejeira ou jatob) ou metlicas. As mesmas devero permitir a ventilao natural mesmo quando fechadas. Para tal recomenda -se o uso do tipo basculante, pivotante ou veneziana. Os critrios da ventilao cruzada devero ser respeitados, colocando-se obrigatoriamente as aberturas em paredes opostas e paralelas. Para iluminao natural, recomenda-se um vo mnimo de abertura com rea equivalente a 1/5 da rea do piso. Para ventilao natural, a proporo deve ser de, no mnimo, 1/10 da rea do piso. Portas As portas devero ter dimenses mnimas de 0,80x2,10m e podero ser em madeira macia, prensada e tarugada ou semi-oca, devidamente protegidas contra a ao da umidade.

Substncia que inibe a combusto.


Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

1.1.4 Revestimentos As paredes das salas de aula das edificaes escolares em madeira estaro isentas da aplicao de revestimento, desde que as tbuas das paredes estejam devidamente aplainadas, lixadas e protegidas contra a ao de insetos, fungos e penetrao de gua, seguido de pintura at o teto.

1.1.5 Pisos Cermico Poder ser utilizado em edificaes escolares onde o piso for apoiado em laje ou diretamente no solo. O piso cermico a ser aplicado dever ser de alta resistncia, assentado sobre uma camada de regularizao, com grau de absoro II e resistncia mnima abraso PEI 4, ter dimenses padro de 20x20, 30x30 ou 40x40. Cimentado reguado/desempenado Dever ser executado sobre base perfeitamente limpa e lavada. O cimentado deve conter argamassa com trao 1:3 (em volume cimento e areia). A superfcie deve ser dividida em painis de 0,90 x 0,90 mediante sulcos profundos ou juntas de madeira. O sarrafeamento, desempeno e moderado alisamento deve ser feito quando a argamassa ainda estiver plstica. Dever ser aplicado, na seqncia, pintura especfica para piso. Madeira O piso em madeira dever ser devidamente seco e resistente ao de fungos e insetos atravs da aplicao de produto insolvel em gua, conservando a madeira contra o ataque de cupins e apodrecimento. A superfcie dever ser perfeitamente lixada, recebendo, na seqncia, pintura especfica ou cera para madeira.

1.1.6 Instalaes eltricas Iluminao A iluminao das salas de aula dever ser uniforme em todos os planos de trabalho, obedecendo ao parmetro de iluminncia de 300 lux. Utilizando-se como exemplo, uma sala de aula de 48,00m, poder ser alcanada a seguinte configurao: 01 luminria fluorescente completa 2x40W a cada 8m; 01 luminria fluorescente completa 2x20W a cada 4m; 01 luminria fluorescente compacta de 20W a cada 2,65m; Por questes de economia, dever ser feita uma perfeita distribuio nos comandos (interruptores) de modo a manter acesas somente as luminrias da rea que esteja sendo utilizada. Para uma sala com 48m de rea, utilizando luminrias fluorescentes de 2x40W, devero ser previstos: Pontos de luz : no mnimo 06 (seis) pontos;
Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

Luminrias fluorescentes 2x40W completa (lmpada, reator, starter e soquete) 06 (seis) unidades Interruptor com 03 (trs) teclas 01 (uma) unidade. Cada tecla comandando 02 luminrias; Interruptor com 02 (duas) teclas 01 (uma) unidade. Cada tecla comandando dois ventiladores de teto ou um ventilador de parede.

Eletrodutos Os eletrodutos aparentes, devero ser em PVC rgido na cor pr eta devidamente fixados na parede com braadeiras metlica a cada 80cm ou eletroduto de ferro galvanizado. Poder ser utilizada canaleta plstica de sobrepor em PVC, desde que devidamente fixada na parede. Esto vedadas as instalaes eltricas com fiao aparente e/ou eletroduto corrugado flexvel.

1.1.7 Pintura Pintura em paredes As paredes internas das salas de aula devero ser obrigatoriamente pintadas com esmalte sinttico ou tinta a base de leo, em cores claras, sendo aplicado previamente fundo de acabamento fosco. A superfcie dever ser devidamente lixada e isenta de farpas. Est vedado o uso de pintura a cal ou similar, at o teto. Pintura em esquadrias Em esquadrias de madeira, a pintura dever ser em esmalte sinttico ou tinta a base de leo, sendo aplicado previamente fundo de acabamento fosco sobre a superfcie devidamente lixada e isenta de farpas. Em esquadrias metlicas

1.1.8 Quadros Quadro-de-giz Dever ter dimenso mnima de 3m, ser fixado a uma altura de 0,80cm em relao ao piso acabado, contendo moldura e aparador de giz. Alm disso, deve estar centralizado para evitar a reflexo pela incidncia de raios solares. O posicionamento do mesmo na sala de aula deve levar em considerao a maior incidncia de luz natural, evitando a pr ojeo de sombra sobre o plano de trabalho dos alunos. Recomenda-se o uso de frmica, na cor escura, para fabricao do quadro-degiz. Quadro de aviso Dever ser em frmica branca ou cortia.
Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

2. SANITRIOS
OBSERVAO : As recomendaes abaixo referem-se a uma unidade escolar abastecida por gua e energia eltrica. Caso contrrio, devero ser observadas as dicas constantes no Anexo.

O ambiente destina-se higiene dos alunos, professores e funcionrios da escola, durante o perodo das aulas, e da comunidade escolar, durante as reunies e atividades festivas. O FUNDESCOLA, nessa etapa est financiando a adequao de sanitrios para alunos, cujo dimensionamento est associado quantidade de bacias sanitrias definida em funo do nmero de usurios. Caso seja possvel, na escola dever existir, pelo menos, 01 bacia sanitria adequada ao portador de necessidades especiais para uso de ambos os sexos. O(s) sanitrio(s) adequado(s) dever(o) ser dotado(s) de barras de apoio, ligado(s) a uma rota acessvel e dimenses mnimas de 1,50x1,50, conforme recomendaes na NBR 9050/2004. A menor escola a receber interveno de adequao deve ter pelo menos 01(um) sanitrio ligado aos ambientes da escola por uma rota acessvel. Rota Acessvel: trajeto contnuo, desobstrudo e sinalizado, que conecta os ambientes externos ou internos de espaos e edificaes, e que possa ser utilizado de forma autnoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas portadoras de necessidades especiais. A rota acessvel externa pode incorporar estacionamentos, caladas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, rampas, etc. A rota acessvel interna pode incorporar corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores, etc.

2.1 Especificao de servios e Materiais

2.1.1 P -direito A altura mnima dever ser de 2,60m para obter melhor conforto trmico. Recomenda-se nas regies Norte e Nordeste, quando possvel, um p-direito mnimo de 3,00m. 2.1.2 Coberturas Estruturas a Devero ser executadas em madeira de 1 categoria (maaranduba, peroba, cedrinho, angelim, jatob ou outras com as mesmas caractersticas de resistncia). A madeira dever ser resistente ao apodrecimento e ao ataque de insetos, previamente tratada com material ignfugo 2 /imunizante.
2

Substncia que inibe a combusto.


Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

Telhamento Dever ser, preferencialmente, em telhas cermicas de primeira categoria. No caso de ser executada em telha ondulada de fibrocimento ou metlica (alumnio, ao galvanizado) deve-se obrigatoriamente pensar na criao de um colcho de ar com forro de modo a garantir melhor conforto termo-acstico. Sero aceitas tambm coberturas em cavaco, desde que devidamente protegidas contra a ao de insetos, fungos e umidade. Sugere-se o uso de sub-cobertura, tipo manta plstica, na cor branca de modo a evitar infiltraes e melhorar o conforto trmico. Forro Dever ser em madeira, devidamente protegida contra a ao de fungos e insetos. O mesmo poder ser instalado nivelado no plano horizontal ou inclinado, acompanhando a declividade do telhado. No caso de recuperao de forros existentes de madeira, recomenda -se obedecer ao padro original, visando a resistncia e o aspecto esttico.

2.1.3 Esquadrias Nas esquadrias devem sempre ser considerados os aspectos de segurana, durabilidade e manuteno. Janelas As janelas podero ser de madeira (ip, canela, mogno, cerejeira, jatob ou madeira com caractersticas de resistncia similares), proporcionando ventilao (1/10 da rea do piso) e iluminao natural (1/8 da rea do piso) no ambiente. As aberturas para iluminao e ventilao devero ser guarnecidas de janelas que permitam a abertura do tipo veneziana, pivotante ou basculante em madeira ou metlicas. Portas As portas para os portadores de necessidades especiais devero ser de 0,80x2,10m para os boxes com dimenses acima de 1,50x1,70m e de 1,00x1,80m para os boxes com dimenses de 1,50x1,50m. Devero ser assentadas a 0,15m acima do piso acabado. As portas podero ser em madeira macia, prensada e tarugada ou semi-oca, devidamente protegidas contra a umidade. Ferragens Devem ser de padro superior de acordo com a Norma da ABNT NBR 12.931. Para porta dos boxes, recomenda-se tarjeta simples e resistente.

2.1.4 Revestimentos As paredes dos sanitrios de edificaes escolares em madeira estaro isentas da aplicao de revestimento cermico, desde que as tbuas estejam devidamente aplainadas, lixadas e protegidas contra a ao de insetos, fungos e penetrao de gua, alm de pintadas.
Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

No caso de escolas mistas (executadas em alvenaria e madeira), as paredes do(s) sanitrio(s) devero receber revestimento cermico nas paredes em alvenaria at o teto, aplicado aps emboo, com argamassa ou pasta de cimento colante at a altura do forro. A cermica dever ser de boa qualidade, apresentar resistncia mnima abraso PEI 3, ter dimenses padro de 10x10cm ou 20x20cm, sugerindo-se, preferencialmente cores suaves como: branco, verde, azul, amarelo. Devese evitar o emprego de cermicas decoradas. Divisrias Devero ter altura mnima de 1,80m e serem elevadas a 0,15m do piso acabado.

2.1.5 Pisos Cermico Poder ser utilizado em edificaes escolares onde o piso for apoiado em laje ou diretamente no solo. O piso cermico a ser aplicado dever ser de alta resistncia, assentado sobre uma camada de regularizao, com grau de absoro II e resistncia mnima abraso PEI 4, ter dimenses padro de 20x20, 30x30 ou 40x40. Cimentado reguado/desempenado Dever ser executado sobre base perfeitamente limpa e lavada. O cimentado deve conter argamassa com trao 1:3 (em volume cimento e areia). A superfcie deve ser dividida em painis de 0,90 x 0,90 mediante sulcos profundos ou juntas de madeira. O sarrafeamento, desempeno e moderado alisamento deve ser feito quando a argamassa ainda estiver plstica. Dever ser aplicado, na seqncia, pintura especfica para piso. Madeira O piso em madeira dever ser devidamente seco e resistente ao de fungos e insetos atravs da aplicao de produto insolvel em gua, conservando a madeira contra o ataque de cupins e apodrecimento. A superfcie dever ser perfeitamente lixada, recebendo, na seqncia, pintura especfica ou cera para madeira.

2.1.5 Instalaes Eltricas As instalaes eltricas devero atender s seguintes Normas Tcnicas da ABNT : NBR 5410/NBR 5411: Instalaes eltricas de baixa tenso NBR 5413: Iluminncia de interiores. Ponto de Luz Devero ter iluminao artificial de, no mnimo 150 lux e potncia de 8w/m. Pode-se ter como exemplo:
Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

01 luminria fluorescente completa 1x40W a cada 8m; 01 luminria fluorescente completa 2x20W a cada 8m; 01 luminria fluorescente compacta de 20W a cada 5m; Ponto de interruptor Dever ter 01 interruptor de uma tecla simples para cada 02 luminrias. Eletrodutos Os eletrodutos aparentes, devero ser em PVC rgido na cor preta devidamente fixados no paramento com braadeiras metlicas a cada 80cm ou eletroduto de ferro galvanizado. Poder ser utilizada canaleta plstica de sobrepor em PVC desde que devidamente fixada na parede. Esto vedadas as instalaes eltricas com fiao aparente e/ou eletroduto corrugado flexvel.

2.1.6 Instalaes Hidro-sanitrias As instalaes hidro-sanitrias devero atender as seguintes normas tcnicas da ABNT: NBR 5626: Instalao predial de gua fria NBR 5651: Sistemas prediais de gua pluvial, esgoto sanitrio e ventilao tubos e conexes em PVC, tipo DN Requisitos

Esgotos Prever ramais de esgoto sanitrios separados para cada 3 bacias sanitrias. Dever ter 01 caixa sifonada e 01 ralo de limpeza de acordo com o projeto de adequao. Louas Bacia sanitria Dever ter uma bacia sanitria e uma papeleira para cada 40 alunos. Lavatrio Dever ter 01 lavatrio para cada 30 alunos. Recomenda-se 01 saboneteira para cada 02 lavatrios e 01 cabideiro para cada lavatrio. Metais Torneira Dever ter 01 torneira para cada lavatrio Vlvula/Caixa de descarga Dever ter 01 vlvula ou caixa de descarga para cada bacia sanitria. Barra de apoio para portador de necessidades especiais Devero ser 02 barras por bacia sanitria adequada ao portador de necessidades especiais, conforme recomendaes da Norma NBR9050/2004. As barras devero ser fixadas com parafusos diretamente na estrutura (montantes de madeira).
Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

2.1.6 Pinturas Pintura em paredes As paredes internas dos sanitrios devero ser obrigatoriamente pintadas em esmalte sinttico, sendo aplicado previamente fundo de acabamento fosco. A superfcie dever ser devidamente lixada e isentas de farpas. Est vedado o uso de pintura a cal ou similar. Pintura em esquadrias Dever ser em esmalte sinttico, sendo aplicado previamente fundo de acabamento fosc o. A superfcie dever ser devidamente lixada e isentos de farpas.

Braslia, 20 de setembro de 2005.

------------------------------------------------Rodolfo Oliveira Costa Coordenador Geral de Estudos e Anlises

------------------------------------------------Cludia Maria Videres Trajano Tcnica em infra-estrutura

------------------------------------------------Tiago Lippold Radnz Consultor

Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

ANEXO I

Recomendaes para adequao de sanitrios em escolas sem redes de abastecimento de gua e energia eltrica.

Em escolas onde inexiste redes de abastecimento de gua e energia eltrica, deve-se seguir as seguintes recomendaes para adequao do sanitrio, em edificao externa escola: No caso de sanitrios com fossa seca, deve ro ser previstas unidades separadas por sexo, devidamente fechadas com divisrias em madeira e/ou alvenaria, com porta de acesso com largura mnima de 0,60m e trava para fechamento; As unidades sanitrias devero ser cobertas com telha cermica, fibrocimento, metlica ou cavaco de madeira, com inclinao que permita o escoamento adequado das guas pluviais; Recomenda-se a previso de aberturas para ventilao e iluminao natural, com rea mnima de 1/8 da rea til do piso; Dever ser previsto chamin para evacuao de gases (em tubo de PVC, 75cm), a partir da fossa seca, com sada 30cm acima da cumeeira da cobertura; A unidade sanitria dever estar situada a uma distncia mnima de 15m do corpo principal da edificao escolar, preferencialmente do lado oposto cozinha e distante da horta (se existir) e rea de abastecimento de gua No caso de fossa seca, deve-se prever tampa em concreto ou madeira para fechamento da mesma, evitando a entrada de animais e a evacuao de gases.

Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

MINISTRIO DA EDUCAO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

Via N-1 Leste, Pavilho das Metas CEP 70150-900 Braslia DF Fones (61) 3212 5909-5908 / Fax (61) 3212 5910 e-mail dipro@projetos.fnde.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi