Vous êtes sur la page 1sur 6

Escriturao do Livro Fiscal de Sada - SIGALOJA

Ambiente Data da publicao Verses Bops Tabelas utilizadas : Controle de Lojas : 20/08/07 : Protheus 8.11 e 10 : 00000108982 : SF3 Livro Fiscal; SFT Livro Itens da Nota; SFI Resumo da Reduo Z; SF2 Cabealho da Nota Fiscal; SD2 Itens da Nota Fiscal Boletim Data da reviso Pases Bancos de dados : 00002926-07 : 22/08/07 : Brasil : Todos

Sistemas operacionais : Windows

Foi realizada adequao para escriturao do Livro Fiscal de Sada no ambiente Controle de Lojas (SIGALOJA), atendendo s necessidades de gerao das Notas Fiscais Eletrnicas de ISS (Municipal So Paulo). Aps a leitura e atualizao do sistema de acordo com este Boletim Tcnico, a partir de agora, a gerao do Livro Fiscal ser realizada de modo On-line a cada venda, no sendo mais necessrio utilizar a rotina Reprocessamento Livro (LOJA300) do SIGALOJA. Caso haja necessidade de utilizao do Reprocessamento do Livro Fiscal, deve-se utilizar a rotina Reprocessamento Fiscal (MATA930) do ambiente Fiscal. Caso esse ambiente no seja utilizado, possvel incluir esta rotina no menu do Controle de Lojas. Neste novo cenrio, para quem utiliza escriturao do livro fiscal de acordo com o Mapa Resumo, o contedo do parmetro MV_MAPARES deixa de ser utilizado. Para a impresso do Livro Regime de Processamento de Dados (MATR930) de acordo com o Mapa Resumo, nos parmetros do relatrio h a pergunta Imprime Mapa Resumo?

Boletim Tcnico SIGALOJA Escriturao do Livro Fiscal de Sada SIGALOJA 1

De forma a permitir que todo o procedimento descrito seja realizado, ser necessrio criar o parmetro MV_LJLVFIS. Assim, caso seja mantida a escriturao do Livro Fiscal no modelo atual (LOJA300), basta alterar o contedo deste parmetro para 1. Porm, neste modelo, utilizando escriturao do Mapa Resumo, no possvel gerar Nota Fiscal Eletrnica. Observao: Para gerao da NF-e (Nota Fiscal Eletrnica), necessrio que o cliente consumidor informado na venda, esteja cadastrado na rotina Cadastro de Clientes, opo Atualizaes/Cadastros/ Clientes (MATA030), identificado por CPF ou CNPJ, visto que trata-se de pr-requisito para gerao da NF-e. Para NF-e de ISS (So Paulo): imprescindvel que no momento da venda haja apenas um cdigo de servio por venda. Podem existir n servios por venda, desde que o cdigo de servio seja o mesmo. Isso uma restrio da Prefeitura da Cidade de So Paulo. Exemplo: Servios de Lavagem, lubrificao e limpeza pertencem ao mesmo cdigo 06742, e podem ser realizados na mesma venda para gerar a NF-e. Agora, servios de recauchutagem e regenerao de pneus (pertencentes do cdigo 06904) mais servios de lavagem (pertencentes do cdigo 06742) so de cdigos de servios distintos. Neste caso, no pode ser realizado na mesma venda. Contextualizao/Base legal Mais informaes sobre NF-e, e requisitos bsicos para a gerao: NF-e de ISS para So Paulo http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/nfe/index.asp

Informaes Tcnicas Gerao do arquivo do Livro Fiscal de Sada no SIGALOJA

Cenrio anterior implementao


Com o modelo anterior, a tabela Livros Fiscais SF3 era gerada somente quando utilizada a rotina Reprocessamento Livro (LOJA300), independente da utilizao do Mapa Resumo. Quando no h utilizao do Mapa Resumo, pela rotina Reprocessamento Livro (LOJA300) o sistema verifica cada cupom fiscal existentes nas tabelas Cabealho da nota fiscal de sada SF2, e Itens da nota fiscal de sada SD2, para posteriormente gerar os dados das tabelas Livro Fiscal SF3 e Livro Itens da Nota SFT. J, utilizando o Mapa Resumo, a gerao de dados para a tabela SF3 prosseguia conforme a tabela Reduo Z SFI, realizando as quebras necessrias por data, alquota e PDV.

2 Boletim Tcnico SIGALOJA Escriturao do Livro Fiscal de Sada SIGALOJA

Novo cenrio, aps a implementao:


Agora, as vendas so geradas de modo On-line na tabelas SF3 e SFT, sempre partindo dos cupons fiscais existentes nas tabelas Cabealho da Nota Fiscal SF2 e Itens da Nota Fiscal - SD2, independentemente da utilizao do Mapa Resumo obrigatrio. Observao: Quando utilizado Mapa Resumo, no momento da execuo do relatrio Regime de Processamento de Dados, ao informar Sim no parmetro de configurao Imprime Mapa Resumo?, ao gerar os registros de cupom fiscal, desconsidera a leitura das tabelas SF2 e SD2, e considerados somente os dados da tabela Reduo Z SFI.

Procedimentos para implementao


1. Como procedimento inicial, deve-se seguir s instrues descritas no seguinte Boletim Tcnico, disponvel no endereo FTP da Microsiga: ftp://ftp.microsiga.com.br: Nota Fiscal Eletrnica de ISS So Paulo Boletim Tcnico: FIS-FAT-COM Nota Fiscal Eletrnica de ISS So Paulo SP IMPORTANTE: de extrema importncia que as orientaes descritas nesses boletins (conforme necessidade) sejam seguidas. Caso contrrio, a implementao para gerao da NF-e no ter validade. Somente ter validade para gerar Livro de Sada de modo On-line. 2. No ambiente Configurador, opo Ambientes/Cadastros/Parmetros, crie/observe o parmetro a seguir:

Itens/Pastas Informaes Nome da Var. Tipo Cont. Por. Descrio Descrio Cont. Descr. Cont. Descr. MV_LJLVFIS Numrico 2

Descrio

Define a gerao do Livro On-line, sendo 1, processamento ocorre pelo LOJA300, ou 2, ocorre pelo ambiente Fiscal, rotina MATA930 e gera vendas no livro On-line.

3. Caso no haja acesso ao ambiente Fiscal, ou queira que o processamento dos livros seja realizado pelo ambiente Controle de Lojas, na opo Ambiente/Cadastro/Menu, inclua a nova opo de menu, conforme instrues a seguir:
Boletim Tcnico SIGALOJA Escriturao do Livro Fiscal de Sada SIGALOJA 3

Ambiente SIGALOJA Descrio Portugus Programa Status Habilitado Mdulo Tipo Funo Protheus Rotinas do Browse Tabelas Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio Alias Descrio SA1 Cadastro de Clientes SA2 Cadastro de Fornecedores SD2 Itens da Nota Fiscal de Sada SF2 Cabealho das Notas Fiscais de Sada SA1 Cadastro de Clientes SF3 Livro Fiscal SD1 Itens da Nota Fiscal de Entrada SF1 Cabealho das Notas Fiscais de Entrada SF4 Tipos de Entrada e Sada SFT Livro Fiscal por Item de NF Reprocessamento MATA930

3
Controle de Lojas

3 3

4 Boletim Tcnico SIGALOJA Escriturao do Livro Fiscal de Sada SIGALOJA

Procedimentos de utilizao
1. Para as notas fiscais sobre cupom, necessrio haver um TES cadastrado no parmetro MV_TESNOTA. Preferencialmente, utilize um TES no informado em qualquer outro produto. Assim, no ambiente Controle de Lojas, opo Atualizaes/Gerncia Vendas/Tipos Entrada Sada (MATA080), cadastre um TES conforme sugerido: Exemplo:

Boletim Tcnico SIGALOJA Escriturao do Livro Fiscal de Sada SIGALOJA 5

2. No campo Frmula (F4_FORMULA) deve haver uma frmula, que pode ser cadastrada da seguinte forma: a. No ambiente Fiscal, opo Atualizaes/Cadastros/Frmulas (CFGX019), cadastre uma nova frmula da seguinte maneira:

b.

Esta adequao necessria, pois a funo fiscal no est preparada para gerar notas fiscais sobre cupom com o valor 0 (zero), o que ser permitido somente quando h uma frmula preenchida. Recomendamos a leitura do Boletim Tcnico CFOP para N F sobre cupom fiscal.pdf.

c.

6 Boletim Tcnico SIGALOJA Escriturao do Livro Fiscal de Sada SIGALOJA

Vous aimerez peut-être aussi