Vous êtes sur la page 1sur 2

A Literatura Africana

A literatura africana uma das mais populares entre os meios literrios. Sua fora tamanha que cursos de letras e comunicao a estudam como disciplinas diferenciadas, algo a ser mostrado parte como forma de levar mais a fundo o aprofundamento em tal cultura.Sua maior expresso como modelo literrio vem, sem sombra de dvidas, da expresso negritude. Para quem no conhece, este o tema de maior anlise dos formadores de opinio de escritores africanos com produes locais na atualidade.

Literatura Africana O negritude um movimento que alguns cantores, atores e intelectuais brasileiros negros trouxeram para a mdia brasileira, que tem como fundamento fazer com que o africano olhe para dentro de si. o negro por dentro de sua cultura e razes. feito um resgate intelectual das razes e histria da cultura negra, que pode aparecer ao pblico em geral atravs de letras de msica, vdeos, filmes e atravs da literatura.

A Histria da Literatura Africana

Autores A literatura africana existe em lnguas diversas, nas naes com as quais se uniu durante o perodo de colonizao. O pas era, antes de sua suposta descoberta pelos europeus, em sua maioria, povoado por tribos nmades, totalmente independentes umas das outras, e por tal motivo, no

tinham conhecimento dos dialetos uns dos outros, e assim, cada uma tinha sua prpria forma de ver o mundo e falar sobre ele. Os dialetos africanos da antiguidade em sua maioria no tinham forma escrita que no fosse simbolgica. Os povos da regio foram acrescentando ou mesmo substituindo seus idiomas pelos dos colonizadores e assim surgiram as formas escritas. Por isso, s temos registros de obras literrias africanas aps a ida dos europeus ao continente. As primeiras obras literrias surgidas no contente de que se tem notcia so frutos dos portugueses, os primeiros a iniciar uma rota de explorao do mundo pelo mar, alcanando a frica. Em sua maioria so crnicas, poemas e escritos de registros das primeiras impresses ao chegar ao continente povoado por pessoas de cores e trejeitos diferentes dos europeus. As obras datam do comeo do sculo XV e so apelidadas de literatura do descobrimento.

Literatura da Colonizao

Teoria J no perodo em que a frica viveu como colnia, os europeus trouxeram para sua nova colnia obras j dos movimentos da arte vigente na metrpole. Comeam a a aparecer os primeiros poetas e romancistas que ambientam suas tramas no continente do sol e peregrinao em busca da gua e terras frteis. Nesta fase, o centro da obra vira o homem europeu e suas andanas pelo novo mundo desconhecido, a frica, bero da humanidade. O primeiro livro escrito em africano data de 1949 e se chama Espontaneidade da minha alma, do angolano mestio Jos da Silva Maia Ferreira. Apesar de todas as obras publicadas anteriormente serem feitas na frica, s a partir deste momento podemos dizer que so realmente produes do continente.

Vous aimerez peut-être aussi