Vous êtes sur la page 1sur 13

89

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO

Educao a Distncia e Tecnologias: conceitos, termos e um pouco de histria


Mrcio Luiz Corra Vilaa1 - UNIGRANRIO

Resumo: A rpida e crescente adoo da Educao a Distncia em diferentes contextos tem feito com que alguns conceitos, algumas vezes, estejam imprecisos e ambguos, tanto para professores e estudantes. Este artigo tem por finalidade discutir objetivamente alguns conceitos chaves em Educao a Distncia e no uso de dispositivos e recursos tecnolgicos em Educao. O artigo apresenta uma definio para Educao a Distncia, um perfil da sua histria e desenvolvimento a discusso de alguns conceitos e terminologias amplamente empregadas na rea. Palavras Chave: Educao a distncia, tecnologia, conceitos, histria, terminologia

Abstract: The growing and quick adoption of Distance Education in different context has made some concepts to be unclear or ambiguous sometimes, both for teachers and students. This article aims at briefly discussing some key concepts in distance education and in the use of technological devices and resources in Education. It presents a definition for Distance Education, an outline of its history and development and discussion of some basic concepts and terminology widely used in the field. Keywords: Distance education, technology, concepts, history, terminology
1

Doutor em Letras (Estudos de Linguagem) pela UFF, Mestre em Lingustica Aplicada pela UFRJ.

Vol. 1 Num.2

2010

90

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO 1 - Introduo evidente o crescimento do emprego de tecnologia em contextos de ensino-aprendizagem nos ltimos anos. Uma das formas mais visveis desta interao educao-tecnologia a Educao a Distncia (EaD) na modalidade online e no ensino semipresencial. Maia e Mattar (2007, p xiii) afirmam que:
O crescimento do mercado de educao a distncia (EaD) explosivo no Brasil e no Mundo. Dados esto disponveis por toda parte: cresce exponencialmente o nmero de instituies que oferecem algum tipo de curso a distncia, o nmero de cursos e disciplinas ofertados, de alunos matriculados, de professores que desenvolvem contedos e passam a ministrar aulas a distncia, de empresas fornecedoras de servios e insumos para o mercado, de artigos e publicaes sobre EaD, crescem as tecnologias disponveis, e assim por diante.

Esta realidade tem feito que, cada vez mais, professores se envolvam em atividades e projetos relacionados a EaD, tanto como parte de sua formao quanto em seus contextos profissionais, seja de forma voluntria, por necessidades especficas, ou ainda por questes mercadolgicas e de atualizao profissional. A adoo da EaD deve ser acompanhada de formaes e reflexes tericas e prticas. Em geral, necessrio compreender caractersticas, possibilidades, potencialidades e limitaes de diferentes formas de ensino, inclusive da educao a distncia, das tecnologias e dos recursos disponveis. No entanto, possvel constatar casos nos quais alguns professores e alunos apresentam compreenses confusas ou equivocadas sobre o que seja EaD, sobre o conceito de distncia, sobre terminologias empregadas, entre outras questes. Este artigo discute de forma objetiva alguns conceitos bsicos relacionados educao a distncia. O trabalho apresenta uma breve histria desta modalidade de ensino e aborda a relao entre tecnologias e formas de EaD. Algumas questes terminolgicas tambm so tratadas.

Vol. 1 Num.2

2010

91

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO 2- O que Educao a Distncia? Em termos gerais, a Educao a Distncia uma modalidade de educao na qual professores e alunos encontram-se em locais diferentes (MOORE e KEARSLEY, 2008; CARLINI e TARCIA, 2010) durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem ou ensinam (MOORE e KEARSLEY, 2008, p.1). A sigla EaD empregada tanto para Educao a Distncia quanto para Ensino a Distncia (BELLONI, 2009). A compreenso de EaD influenciada pela compreenso de distncia (GOUVA e OLIVEIRA, 2006; TORI, 2010). A distncia deve ser compreendida basicamente como separao espacial (geogrfica/local) entre participantes do processo educacional, sejam estes alunos ou professores. Em aulas por videoconferncia, comum que os alunos estejam juntos, mas em lugar diferente do professor. Por outro lado, quando o estudo ocorre pela internet, comum alunos e professores estejam em locais diferentes e acessem o curso e os materiais e recursos didticos em momentos diferentes. Estes dois exemplos ilustram que h diferentes possibilidades de distanciamento entre alunos e professores. Incompreenses sobre as possveis formas de distncia tendem a gerar, como consequncia, crticas e at mesmo preconceitos em relao a EaD. Neste sentido, relevante fazer duas consideraes. Primeiramente, a distncia - ou separao espacial - no implica necessariamente em divergncia temporal (cronolgica). Assim, alunos e professores podem estar em locais diferentes participando sincronicamente de uma mesma atividade com fim pedaggico, como, por exemplo, em atividades mediadas por chat. Em segundo lugar, conforme apontam Valente e Mattar (2007, p.19), o distanciamento fsico entre os participantes no implica em distanciamento humano. Os autores prosseguem afirmando que a EaD, po rtanto, possibilita a manipulao do espao e do tempo em favor da educao (p.20). Tori (2010) aponta que a EaD, na verdade, possibilita eliminar distncias, principalmente se considerarmos as potencialidades da internet. O autor discute o emprego de

Vol. 1 Num.2

2010

92

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO tecnologias interativas na reduo de distncias em situaes de ensino e aprendizagem.

3- Dos tipos aos bytes: uma breve trajetria da EaD Nos ltimos anos, EaD tem sido foco de muitos estudos e de grande repercusso na mdia, sendo cada vez mais adotada por colgios, universidades, professores, entre outros. A popularizao e a visibilidade da EaD parecem estar diretamente ligadas popularizao, ao desenvolvimento e expanso da internet e de novas tecnologias (MAIA e MATTAR, 2007). Este fato induz compreenso equivocada de EaD como novidade. Tori (2010, p.4) afirma que a educao a distncia (EAD) no to nova como muitos acreditam. O uso das novas tecnologias para essa modalidade que trouxe o carter inovador e atualizado para a EAD. Na verdade, esta modalidade de ensino remonta a uma longa histria, sendo difcil definir o marco ou o momento de sua fundao. A literatura apresenta diferentes situaes que podem ser consideradas como experincias iniciais em EaD. Maia e Mattar (2007) apontam que, na concepo de alguns autores, as cartas de Plato e as Epstolas de So Paulo estariam entre primeiras experincias de educao a distncia. A inveno da imprensa, no entanto, mais frequentemente tratada como o desenvolvimento tecnolgico que possibilitou o surgimento da EaD. Os pesquisadores citados afirmam que:
H registros de cursos de taquigrafia a distncia, oferecidos por meio de anncios de jornais, desde a dcada de 1720. Entretanto, a EaD surge efetivamente em meados do sculo XIX, em funo do desenvolvimento de meios de transportes e comunicao (como trens e correio), especialmente com o ensino por correspondncia. (MAIA e MATTAR; 2007, p.21)

Em geral, os autores relacionam o surgimento da EaD ao emprego de tecnologias de impresso, especialmente dos jornais. Assim, os jornais seriam um dos primeiros instrumentos de educao a distncia (MAIA e MATTAR, 2007).

Vol. 1 Num.2

2010

93

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO Embora atualmente um nvel surpreendente de EaD ocorra por meio da internet, necessrio lembrar que h outras formas de EaD em uso, entre elas o ensino por correspondncia e por programas de TV e rdio. No Brasil, estas ltimas tecnologias podem ser consideradas as primeiras iniciativas formais de educao a distncia. O quadro a seguir oferece alguns dos destaques da histria EaD no Brasil no sculo XX:

Quadro 1 - Alguns destaques da EaD no Brasil no sculo XX Dcada de 20 Criao da Radio Sociedade do Rio de Janeiro por Roquette Pinto (MAIA e MATTAR, 2007; CARLINI e TRCIA, 2010) 1939 Instituto Monitor (MAIA e MATTAR, 2007; CARLINI e TRCIA, 2010) 1941 Instituto Universal Brasileiro (MAIA e MATTAR, 2007; CARLINI e TRCIA, 2010) 1947 Universidade do Ar fundada por SENAC e SESC e emissoras associadas (MAIA e MATTAR, 2007); 1970 1977 Projeto Minerva (MAIA e MATTAR, 2007); Telecurso da Fundao Roberto Marinho (MAIA e MATTAR, 2007)

Alves (2009, p.9), em discusso sobre a histria da EaD no Brasil, afirma que:
H registros histricos que colocam o Brasil entre os principais no mundo no desenvolvimento da EaD, especialmente at os anos 70. A partir dessa poca, outras naes avanaram e o Brasil estagnou, apresentando uma queda no ranking internacional. Somente no final do milnio que aes positivas voltaram a acontecer e pudemos observar novo crescimento, gerando nova fase de prosperidade e desenvolvimento.

A trajetria da EaD dividida por diversos pesquisadores em fases ou geraes (MAIA e MATTAR, 2007; MOORE e KEARSLEY, 2008, por exemplo).

Vol. 1 Num.2

2010

94

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO Estas divises tendem a considerar predominantemente o tipo de tecnologia empregada. As propostas de anlises em geraes apresentam diferenas entre os autores, mas o ensino por correspondncia tradicionalmente classificado como EaD de primeira gerao (MAIA e MATTAR, 2007; MOORE e KEARSLEY, 2008). Vejamos abaixo, por meio de um quadro2, a proposta de Maia e Mattar (2007).

Quadro 2 Geraes de EaD de acordo com Maia e Mattar (2007) Gerao Forma Recursos instrucionais e tecnolgicos bsicos Primeira Segunda Terceira Ensino por Correspondncia Novas mdias e universidades EaD on-line Materiais impressos, livros, apostilas Rdio, Vdeo, TV, Fitas cassetes Internet, MP3, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), vdeos,

animaes, ambientes 3D, redes sociais, fruns,

Se, para Maia e Matar (2007, p. 22), vivemos hoje a terceira gerao: EaD on-line, na diviso elaborada por Moore e Kearsley (2008, p. 44 e 45), o momento atual reflete a quinta gerao: Aulas virtuais baseadas no Computador e na Internet. As geraes de EaD por Moore e Kearsley podem ser sinteticamente observadas no quadro3 abaixo:

Quadro original elaborado com base nas discusses em Maia e Mattar (2007) Quadro original elaborado com base nas discusses em Moore e Kearsley (2008)

Vol. 1 Num.2

2010

95

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO

Quadro 3 Geraes de EaD de acordo com Moore e Kearsley (2008, p. 26) Gerao Forma Recursos instrucionais e tecnolgicos bsicos Primeira Segunda Terceira Ensino por Correspondncia Transmisso por rdio e televiso Universidades abertas Materiais impressos, livros, apostilas Rdio, Vdeo, TV, Fitas cassetes materiais impressos, TV, Rdio,

telefone, fitas cassete Quarta Teleconferncia Teleconferncia interativa com udio e vdeo Quinta Internet/web Internet, MP3, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), vdeos,

animaes, ambientes 3D, redes sociais, fruns ...

Valente e Mattar (2007, p. 20) afirmam que recentemente, a EaD, passou a utilizar, com maior intensidade, tecnologias de telecomunicao e transmisso de dados, som e imagens que convergem cada vez mais para o computador. Fica evidente que a Educao deve procurar fazer uso da rede mundial de computadores, expandindo papis e atuaes de alunos e professores.

4- Educao a Distncia e Ensino Tradicional: uma oposio perigosa Com certa frequncia possvel encontrar professores que, no intuito de apresentar ou defender a EaD estabelecem oposio entre EaD e ensino tradicional. Esta oposio, no entanto, em termos prticos apresenta

impreciso conceitual e pode ter um efeito inverso ao desejado, atribuindo

Vol. 1 Num.2

2010

96

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO compreenses equivocadas sobre o que seja EaD e o que seja ser tradicional. As discusses at aqui possibilitam compreender a proximidade entre EaD e tecnologias, em especial as Novas Tecnologia de Informao e Comunicao- NTICs (BARROS, 2009, KENSKI, 2010). Conforme j apontado, este fator acaba por atribuir EaD um carter inovador (TORI, 2010). No entanto, a oposio entre EaD e ensino tradicional bastante perigosa, j que palavra tradicional pode ser equivocadamente interpretada com sentidos

pejorativos tais como antigo, conservador, ultrapassado, limitado, por exemplo. Em geral, quando ouvimos que uma escola ou um professor adota uma metodologia tradicional, quase que invariavelmente, a avaliao vista de forma negativa. Esta compreenso poderia apontar o professor que trabalha ou defende a EaD como um professor do futuro e o professor que no trabalha ou no aceita EaD como um professor do passado. Infelizmente este argum ento algumas vezes equivocadamente usado para tentar motivar professores a aceitar, adotar ou reconhecer potencialidades da EaD. As generalizaes so perigosas. Afinal, a tecnologia por si s no pode garantir qualidade ao ensino. A qualidade da educao depende de uma ampla variedade de fatores. Em outras palavras, posvel ser tradicional em EaD da mesma forma como possvel ser inovador no ensino dito tradicional. necessrio que os professores sejam devidamente preparados em termos pedaggicos e tecnolgicos para a EaD, comprendendo suas possibilidadedes, caractersticas e potencialidades. Caso contrrio, h o risco de transposio de aulas presenciais para ambientes online (MAIA e MATTAR, 2007), provocando, entre outras coisas, o subaproveitamento dos recursos disponveis.

Vol. 1 Num.2

2010

97

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO 5- Blended Learning ou Ensino semipresencial Assim como a oposio discutida na seo anterior, outra

diferenciao comum : EaD x ensino presencial. Embora a oposio possa ser til, necessrio ter em mente que h diversas possibilidades de combinao das duas modalidades de educao, o que resulta no ensino semipresencial, tambm denominado blended learning ou ensino hbrido (TORI, 2009). O verbo ingls blend significa misturar, combinar. Esta forma de ensino, portanto, combina estudos presenciais e a distncia. O termo blended learning pode ser empregado tanto quando aulas presenciais so combinadas com atividades a distncia ou para o sentido inverso, quando um curso em EaD requer aulas, encontros ou aulas presenciais. Tori (2009, p. 121) defende que:
A convergncia entre virtual e real tem sido discutida h algum tempo (Tori e Ferreira, 1999), (Tait e Mills, 1999), (Moran, 2002) e Tori(2003). Mais recentemente, essa abordagem tem se popularizado, e o termo blended learning comea a se consolidar. Com essa abordagem, os educadores podem lanar mo de uma gama maior de recursos de aprendizagem, planejando atividades virtuais ou presenciais, levando em considerao limitaes e potenciais que cada uma apresenta em determinadas situaes e em funo de forma, contedo, custos e resultados pedaggicos desejados.

importante ressaltar que a atividade a distncia no precisa necessariamente ser realizada online ou mediada por modernas tecnologias de informao e comunicao. Em outras palavras, o blended learning no implica obrigatoriamente em integrar atividades presenciais com atividades online. As atividades a distncia poderiam ser realizadas por materiais impressos, TV, rdio, entre outras possibilidades.

6- Terminologias em Lngua Inglesa: cuidados necessrios Formiga (2009, p. 39), em artigo que discute o uso de terminologias em EaD, alerta que:

Vol. 1 Num.2

2010

98

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO
A prtica educativa e as teorias educacionais so propostas e conceituadas por meio de termos tcnicos ou expresses lingusticas, que expressam o sentido e definem suas concepes. A terminologia delimita a abrangncia de uma cincia e demonstra o domnio pelos seus propositores e usurios. De certa meneira, a terminologia constitui o dialeto prprio de cada cincia . Ao mesmo tempo que esclarece para os j iniciados, pode confundir os menos familiarizados com o campo de atuao de uma cincia pelo uso diferente daquele estabelecido pelas fronteiras de determinada rea de conchecimento.

Em outras palavras, o pesquisador

aponta para a necessidade de O uso

cuidados com o usos de terminologias e expresses, para evitar o que o autor denomina de armadilha terminolgica (FORMIGA, 2009, p. 39). descuidado de termos e expresses pode ocasionar

imprecises,

ambiguidades ou, at mesmo, produzir discursos vazios, que, apesar de longos e repleto de palavras chaves na rea, podem dizer muito pouco ou, em casos extremos, at mesmo nada. Se h riscos no uso de termos tcnicos entre familiarizados na rea, a questo potencializada quando a interao ocorre com pessoas de outras reas ou leigos. Dois exemplos clssicos disso so o que, na mdia, aparecem chamados popularmente de economs, juridiqus, que se referem basicamente ao amplo emprego de terminologia e linguagens profissionais nas reas de Economia e Direito. interessante notar a forte presena da lngua inglesa em diferentes termos ligados a educao a distncia e ao uso de tecnologia em educao. Alguns destes termos so: online, blended learning, e-learning, mobile learning, click universities, web quest, webware. O uso da lngua inglesa pode ampliar os riscos de armadilhas terminolgicas. Os principais motivos que contribuem para o amplo uso do ingls em EaD so: a) as experincias de universidades americanas e britnicas em cursos e pesquisas em EaD; b) o impacto dos Estados Unidos no desenvolvimento de tecnologias de comunicao e informao (TICs), de softwares e hardwares;

Vol. 1 Num.2

2010

99

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO c) o predomnio da lngua inglesa na internet. Enquanto alguns termos podem ser facilmente substituidos por suas tradues ou equivalentes em portugus (blended learning por ensino semipresencial, por exemplo), outros no apresentam esta mesma facilidade de traduo. O contexto da chamada Web 2.0, por exemplo, tem motivado a criao de neologismos em lngua inglesa tais como webware ( web + software, para se referir a um software que roda diretamente na internet), peopleware (people + software) e webtop (web + desktop). No caso dos dispositivos eletrnico, dois exemplos de neologismo so netbook (notebook + internet) e smartphone (smart + telephone). Muitas pessoas, mesmo com algum conhecimento da lngua inglesa, desconhecem palavras frequentes em publicaes e sites de tecnologia, como widgets4 e gadgets (dispositivo, aparelho, geringona), e o significado de conceitos como cloud computing, mesmo que, neste ltimo caso, a traduo computao nas nuvens no seja difcil. Em sntese, necessrio cuidado no uso de terminologias de lngua inglesa em atividades em educao a distncia, uma vez que as palavras e expresses estrangeiras podem conduzir a incompreenses.

7- Consideraes Finais A EaD tem se popularizado e expandido para diferentes contextos e nveis escolares. Como consequncia, a necessidade de professores, conteudistas, designers instrucionais5 (FILATRO, 2007 e 2008) assim como de outros profissionais da rea, crescente.

Termo empregado para pequenos aplicativos e funcionalidades que aparecem, em especial, nas laterais da tela de um computador ou de um site, sendo muito comum em blogs.
5

O termo desenhista instrucional tambm empregado, porm com menor frequncia, considerarando, por exemplo, duas publicaes especializadas (FILATRO, 2007 e 2008).

Vol. 1 Num.2

2010

100

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO necessrio que professores e estudantes estejam devidamente informados sobre as caractersticas e potencialidades desta modalidade de ensino, de forma a evitar conceitos equivocados e, at mesmo, crenas e preconceitos. Este artigo buscou abordar sinteticamente alguns conceitos bsicos sobre EaD, sua histria, suas formas e terminologias. Desta forma, ele pode ser empregado na formao bsica pr-servio e em servio de professores para esta modalidade educacional. O texto pode ainda contribuir para que estudantes interessados ou iniciantes compreendam alguns fundamentos da EaD. Por fim, convm mencionar que a bibliografia empregada foi selecionada e intencionalmente reduzida de forma a possibilitar que leitores deste trabalho busquem livros e artigos que tratam de aspectos de EaD de forma clara e objetiva. Outros crtrio que foi adotado para fundamentao bibliogrfica foi a publicao no Brasil nos ltimos 5 anos, o que facilita a sua pesquisa e aquisio, alm de contemplarem novas tecnologias e potencialidades da EaD.

8- Bibliografia

ALVES, J. R. M. A histria da EaD no Brasil.IN: LITTO, F. e FORMIGA, M. (Org) Educao a Distncia: o estado da arte. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. BARROS, D. M. V. Guia didtico sobre as Tecnologias da Comunicao e Informao:. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2009. BELLONI, M. L. Educao a Distncia. 5 Edio. Campinas: Autores Associados, 2009. CARLINI, A. L. e TARCIA, R. M. L. Contribuies didticas para o uso das tecnologias de educao a distncia no ensino presencial. IN: CARLINI, A. L. e TARCIA, R. M. L. 20% a distncia e agora?: orientaes prticas para o uso da tecnologia de educao a distncia no ensino presencial. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

Vol. 1 Num.2

2010

101

Revista Magistro - ISSN: 2178-7956 www.unigranrio.br Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras e Cincias Humanas UNIGRANRIO FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educao e tecnologia.2 Edio. So Paulo, Editora Senac So Paulo, 2007. FILATRO, A. Design instrucional na prtica. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. FORMIGA, M. A terminologia em EAD. IN: LITTO, F. e FORMIGA, M. (Org) Educao a Distncia: o estado da arte. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. GOUVA, G. e OLIVEIRA, C. I. Educao a Distncia na Formao de Professores: Viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006. KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distncia. 8 Ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. MAIA, C. e MATTAR, J. ABC da EaD: educao a distncia hoje. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. MOORE, M. e KEARSLEY. Educao a Distncia: uma viso integrada. So Paulo: Cengage Learning, 2008. TARCIA, R.M. L. e COSTA, S. M. C. Contexto da Educao a Distncia. IN: CARLINI, A. L. e TARCIA, R. M. L. 20% a distncia e agora?: orientaes prticas para o uso da tecnologia de educao a distncia no ensino presencial. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. TORI, R. Cursos hbridos ou blended learning. IN: LITTO, F. e FORMIGA, M. (Org) Educao a Distncia: o estado da arte. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. TORI, R. Educao sem distncia: as tecnologias interativas na reduo de distncias em ensino e aprendizagem. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2010. VALENTE, C. e MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na Educao: o potencial revolucionrio das novas tecnologias. So Paulo: Novatec, 2007.

Vol. 1 Num.2

2010

Vous aimerez peut-être aussi