Vous êtes sur la page 1sur 2

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS CURSO DE ESPECIALIZAO EM ELABORAO E MONITORAMENTO DE PROJETOS SOCIOCULTURAIS PARA O MAIS EDUCAO

DISCIPLINA POLTICAS SOCIAIS AVALIAO


A avaliao da disciplina Polticas Sociais ser realizada mediante duas atividades individuais: a) a primeira, proposta pela professora Letcia e realizada diretamente no moodle do curso, consiste em assistir a documentrio e responder a pergunta formulada, e b) a segunda, proposta pelo professor Alexandre, consiste em atividade de produo reflexiva (artigo). Ambas as atividades so detalhadas a seguir.

PRAZO FINAL DE POSTAGEM OU ENTREGA: 30 de agosto de 2012. TRABALHO 1 (vale 2 pontos) Participao no Frum de Discusso sobre Polticas Sociais, com postagem de resposta.
Assistir o documentrio (durao de 1 hora) Polticas Pblicas no Brasil: um sculo de luta pelo direito sade e responder questo no prprio MOODLE. Link do documentrio:http://www.youtube.com/watch?v=cSwIL_JW8X8&feature=related QUESTO PARA RESPONDER NO MOODLE: A partir da trajetria das polticas sociais (de sade) mostrada no documentrio, comente, com as suas prprias palavras, a ideia de que a consolidao da poltica social (nas suas diversas reas) no Brasil est relacionada com o processo de construo da nao 1 e com a integrao social (MELLO, 1998 ). Se quiser, pode relacionar com a poltica social especfica da discusso em aula, ocorrida no dia 24 de maio pp.

TRABALHO 2 (vale 8 pontos) - Atividade de produo reflexiva (Artigo)


A educao como um direito: um caminho a percorrer
A perspectiva crtico-reflexiva da ao e capacitao das pessoas envolvidas nas prxis educativas sempre dialgica e dialtica, requerendo de todas e todos estarmos atentas(os) aos livros e aos acontecimentos, mas tambm s pessoas em todas as suas dimenses, para conseguirmos integrar as diferentes perspectivas da vida, fundindo e interligando o intelectual e o emocional, o pensar e o fazer, o terico e o prtico, o dever e o prazer, o aprender e a alegria, o individual e o social (HENZ, 2005, p. 152).

A educao apresenta um valor universal livre de contestao. um fator capaz de desenvolver nos indivduos suas potencialidades e/ou ferramentas cognitivas e culturais necessrias ao exerccio da cidadania, bem como para a construo das bases materiais de sua existncia. Alm disso, fator de desenvolvimento pessoal, econmico, social, cultural e ambiental. Ela, ademais, pr-requisito igualdade de oportunidades e pressuposto para a conquista e garantia de direitos, sejam eles civis, sociais, econmicos, culturais ou ambientais. Mais que isto, potncia para o acesso a bens sociais, participao poltica, emancipao individual, bem como para a transformao social. Ela garante a possibilidade do pensar de modo diferente para produzir as condies diferentes de existncia. Ela, em suma, condio para que o funcionamento da sociedade seja consoante dignidade humana (TEIXEIRA, 1996; CURY, 2002). Entretanto, o reconhecimento da educao como um direito humano, no Brasil, tem sido obstado por inmeras injustias e desigualdades. A oferta no tem sido para todos, tanto quanto no para todos a garantia do direito de aprender. Em realidade somos um pas de semianalfabetos. So 58 milhes de brasileiros com mais de 18 anos que no tem, sequer, o ensino fundamental completo. Dos 11 milhes de crianas de 0-3 anos, somente pouco mais de 2 milhes so atendidas em creches. No mbito da infraestrutura de nossas escolas encontramos as marcas da desigualdade. Enquanto que na rede pblica temos 44% das escolas com laboratrio de informtica; 40% com biblioteca e 27,5% com quadra de esportes estes indicadores so, para a rede privada, respectivamente, 76,9%, 73,6% e 56,4%. Dos
1

MELO, Marcus Andr. As sete vidas da agenda pblica brasileira. In: RICO, Elisabeth Melo (org.). Avaliao de polticas sociais: uma questo em debate. So Paulo: Cortez, 1998. p. 11-28.

professores que atuam na educao bsica, pouco mais de 2 milhes, somente 74% concluram o curso superior e 70% possuem vnculo de trabalho estvel. Em sentido correlato, to ou mais grave o fato de que apenas 50,9% dos adolescentes, que esto entre os 15 e 17 anos, estudam no nvel de ensino adequado. Registre-se, amide, que na populao localizada entre os 20% mais ricos este percentual chega aos 72,5%, enquanto que na populao dos 20% mais pobres apenas 31,3% encontram-se nesta condio. Alm disso, no menos srio o fato de que as expectativas de concluso do ensino fundamental e mdio da populao que frequenta estes nveis de ensino , respectivamente, 53,8% e 66,6% (INEP, 2012; BRASIL, 2010; FALUS; GOLDBERG, 2011). O que este contexto revela que a educao como um direito ainda , para uma grande parte da populao brasileira, um caminho a percorrer. No obstante, algumas polticas pblicas tem representado um aporte importante no desafio de fazer da educao potncia de nosso desenvolvimento pessoal e social. Em sentido mais restrito, reconhecemos na educao integral, seno no projeto mais-educao, uma contribuio substantiva neste campo. Nesta perspectiva, e como sntese de sua contribuio e participao em torno dos temas desta 2 disciplina, situe - em no mais de 10 laudas - o potencial e/ou as contribuies desta

perspectiva de compreender e produzir educao, seja para o currculo escolar, seja para o desafio do desenvolvimento social, econmico e cultural das comunidades onde ela se desenvolve.
REFERNCIAS:
INEP, 2012. Censo da educao bsica: 2011 - resumo tcnico. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. Disponvel em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_b asica_2011.pdf Consulta realizada em 03/05/2012. BRASIL, 2010. Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Republica. Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA). PNAD 2009 Primeiras anlises: Situao da educao brasileira: avanos e problemas. Disponvel em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/101118_comunicadoipea66.pdf. Consulta realizada em 25 de novembro de 2011. CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito educao: direito igualdade, direito diferena . Cadernos de Pesquisa, n. 116, jpu.l h2o4/52-20602, julho/ 2002. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf. Consulta realizada em 09 de novembro de 2010. FALUS, Lucila; GOLDBERG, Mariela. Perfil de los docentes en Amrica Latina. SITEAL: Sistema de Informacin de Tendncias Educativas en Amrica Latina. Cuaderno 09, Junio/2011. Disponvel em http://www.siteal.iipeoei.org/sites/default/files/cuaderno09_20110624.pdf. Consulta realizada em 05 de maio de 2012. HENZ, Celso Ilgo. O humano do humano na docncia. In.: HENZ, Celso Ilgo; GHIGGI, Gomercindo (orgs.). Memrias, Dilogos e Sonhos do Educador: Homenagem a BalduinoAntonioAndreola. Santa Maria, 2005. TEIXEIRA, Ansio. Educao um direito. RJ: UFRJ,1996.

FORMA DE ENTREGA: DEIXAR O TRABALHO IMPRESSO NO ESCANINHO DO PROFESSOR ALEXANDRE, NA SALA 106 DO IFCH.

Importante lembrar alguns cuidados quanto s propriedades desta produo. No demais recuperar que o(a) autor(a) dever ser capaz de sustentar e/ou manifestar capacidade de interpretao e formulao prpria, de raciocinar e abstrair logicamente, de fazer e compreender relaes entre o contexto social e as diferentes categorias conceituais apreendidas e/ou interpretadas. Em acrscimo, oportuno apresentar contedo devidamente fundamentado, ou seja, apresentar razes plausveis, bem formuladas e amarradas para o que pretende sustentar ou questionar.

Vous aimerez peut-être aussi