Vous êtes sur la page 1sur 2

26/04/13

BatteryCare - Guia de utilizao da bateria de Porttil

Guia de utilizao da bateria de porttil


Efeito de Memria (viciao) Retirar ou no a bateria quando ligado corrente Descargas da bateria Como fazer uma calibrao (descarga total) Conservao prolongada Comprar uma bateria suplente Vantagens em usar o BatteryCare Perguntas Frequentes (FAQ) do BatteryCare

Efeito de Memria (viciao)


Em 1 lugar necessrio desfazer um mito que persiste na cabea de muita gente. O efeito de memria, ou seja o viciar da bateria.
Read what BatteryCare has to say...

No caso das baterias de ltio , esta regra no se aplica, portanto descarregar completamente e carregar a bateria apenas quando descarregada completamente intil e at prejudicial como se ir verificar abaixo. A bateria de ltio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga, dado que isso no tem qualquer efeito negativo.

Retirar ou no a bateria quando ligado corrente


Em seguida esclarece-se uma questo que muitos utilizadores dos portteis tm: "Ser que devo tirar ou no a bateria quando estou ligado a corrente?" A resposta : SIM e NO, depende dos casos. No prejudica ter a bateria com 100% de carga e estar ligado corrente, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e feito um bypass directamente para o sistema de alimentao do porttil. Porm existe uma desvantagem em manter a bateria no porttil quando ligado corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do porttil. Portanto: - Num uso normal do porttil sem aquecer em demasia (Processador e Disco Rgido na ordem dos 40~50C) deve manter-se a bateria no porttil; - Num uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos, p.e., temperaturas acima de 60C) deve retirar-se a bateria para que esta no sofra aquecimento indesejado; O calor, aliado ao facto de estar com 100% de carga, o grande inimigo da bateria e no o cabo do transformador, como muitos pensam.

Descargas da bateria
Quanto s descargas da bateria, devem evitar-se as descargas completas (at o PC desligar sozinho, 0%) pois isto stressa muito a bateria e pode mesmo danific-la. prefervel fazer descargas parciais, at nveis de capacidade restante de bateria na ordem dos 20~30%, e frequentes recargas a fazer um descarregamento e carregamento total. As baterias de porttil contm um medidor de capacidade que permite saber com exactido a quantidade de energia alojada. Porm, devido ao ciclo de cargas e descargas este sensor tende a ficar descalibrado com o tempo. Alguns portteis incluem na BIOS ferramentas para recalibrar o sensor da bateria, o que no mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa. Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada cerca de 30 ciclos de descarga, uma descarga completa ininterrupta, seguida de uma carga completa ininterrupta. Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, quando na realidade essa capacidade inferior. Nesta situao o computador pode desligar-se subitamente quando por exemplo ainda seja mostrada 10% de capacidade. capacidade.

Os ciclos de descarga (ou carga) consistem em utilizar toda a carga da bateria (100%), mas no necessariamente de uma s vez. Por exemplo, pode-se utilizar o equipamento durante algumas horas num dia, utilizando metade da sua autonomia, e depois recarreg-lo totalmente. Se se fizesse o mesmo no dia seguinte, tal seria contado como um ciclo de descarga, e no dois, pelo que pode levar vrios dias at completar um ciclo.

Como fazer uma calibrao (descarga total)?


O mtodo mais correcto para fazer uma descarga total (100% at um mnimo de 5%) consiste no seguinte procedimento:

1. Carregar a bateria totalmente at ao mximo da sua capacidade (100%); 2. Deixar a bateria "repousar" no estado de totalmente carregada durante 2 horas ou mais a fim de esta poder arrefecer do processo de carregamento. Pode usar o computador normalmente durante este perodo; 3. Desconectar o cabo de alimentao e configurar o computador para hibernar automaticamente aos 5%, como descrito na sequncia de imagens abaixo (clique nas imagens para aumentar). Se no for possvel definir 5%, ento deve ser definido o valor mnimo possvel, acima de 5%;

4. Deixar o computador descarregar, ininterruptamente, at hibernar sozinho. Pode us-lo normalmente durante este perodo; 5. Quando o computador desligar por completo, deixar est-lo no estado de hibernao por 5 horas ou mais; 6. Ligue o computador corrente para fazer um carregamento ininterrupto at ao mximo da sua capacidade (100%). Pode usar o computador normalmente durante este perodo.
Aps o processo de calibrao, o nvel de desgaste mostrado geralmente maior do que antes. Isso natural, j que agora mostrada a verdadeira capacidade que a bateria tem de reter a carga. As baterias de ies de ltio tm um nmero limitado de ciclos de descarga (geralmente 200 a 300 ciclos) e, como tal, com o passar do tempo a bateria vai reter cada vez menos carga. Muitas pessoas tendem a pensar "Se calibrar d maior nvel de desgaste, ento uma coisa m". um pensamento errado porque, como j dito, a calibrao serve para que a bateria relate a verdadeira capacidade pode reter. A calibrao tem o objectivos de evitar surpresas como, por exemplo, estar no meio de uma apresentao e de repente o computador desligar com 30% da carga mostrada.

Conservao prolongada
No que toca conservao por longos perodos da bateria, esta deve ser feita com a carga da mesma a cerca de 40% e num local o mais fresco e seco possvel. Poder recorrer-se a um frigorfico (0C - 10C), apenas se a bateria ficar hermeticamente fechada e isolada de qualquer humidade. de frisar mais uma vez que o maior inimigo de uma bateria de ltio o calor, por isso deixar o porttil ao sol no carro num dia de Vero com a bateria a 100% de carga meio caminho para uma morte anunciada.

Comprar uma bateria suplente


Em relao compra de uma bateria suplente, recomendado que se faa apenas quando a bateria actual estiver a dar as ltimas, caso contrrio, o no aproveitamento de uma das baterias leva sua degradao. Se for comprada uma bateria extra e no se usar durante muito tempo, deve usar-se o mtodo acima. Alm disso, aquando da compra de uma bateria deve-se ter em ateno a data em que foi fabricada.

Vantagens em usar o BatteryCare


O BatteryCare permite ter o controlo do nmero de ciclos de descarga, e quando estas chegam a 30 (ou outro valor configurvel), notifica o utilizador que chegou a altura de fazer uma descarga total para efectuar a calibrao do sensor. Assim garantido que a bateria relata sempre o valor real da capacidade. Alm disso, quando se est a usar a bateria existe a possibilidade de suspender funcionalidades que contribuem para um decrscimo da autonomia (apenas em Windows Vista e Seven): - Windows Aero , o tema que fornece efeitos visuais como a transparncia de janelas, requer acelerao atravs da placa grfica, o que obviamente vai contribuir para a diminuio da autonomia; - SuperFetch, ReadyBoost e SearchIndexer so trs servios do Windows Vista e Seven que, mesmo quando se est a usar a bateria, esto a utilizar bastante o disco rgido indexando ficheiros, e contribuem altamente para o consumo de energia e diminuio da autonomia. A pausa destes servios no tem qualquer impacto negativo no desempenho do sistema. Estas funcionalidades so retomadas automaticamente assim que o porttil ligado corrente. Links externos:

Vous aimerez peut-être aussi