Vous êtes sur la page 1sur 62

Apresentao

O Ministrio da Sade, por meio da CoordenaoGeral de Alimentao e Nutrio (CGAN) , e tendo como parceiros os Ministrios do Desenvolvimento Social e Combate Fome, da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrrio, do Meio Ambiente, do Instituto Nacional do Cncer, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao, do Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, da Associao Brasileira de Horticultura e a Organizao Pan Americana de Sade apresenta os principais debates e resultados do 5 Congresso Pan-Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortalias para Promoo da Sade, realizado no perodo de 21 a 24 de setembro de 2009, em Braslia DF.

A alimentao saudvel um dos principais determinantes das condies de sade da populao, tanto para a reverso do quadro das deficincias nutricionais, como tambm sendo fator fundamental para a reduo das altas taxas de prevalncia de doenas crnicas. Estas evidncias apontam para a necessidade de realizar mudanas no atual perfil de consumo de alimentos da populao e para a incluso do tema na agenda das polticas pblicas de forma intersetorial.

A realizao deste Congresso no Brasil sinaliza a inteno do governo brasileiro de implantar estratgias sustentveis que contribuam para que alimentos saudveis estejam disponveis para toda a populao, por meio da conjugao de esforos de diversos segmentos da sociedade, cujo ponto central e de convergncia o de promover sade e segurana alimentar e nutricional para a populao. Para o Ministrio da Sade, este tema fundamental para a implementao da estratgia de promoo da alimentao saudvel, enquanto prioridade da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio.

A relevncia e atualidade dos temas propostos pelo Congresso propiciando a integrao e troca de experincias sobre as melhores prticas no incentivo ao consumo de frutas e hortalias entre os pases da Amrica Latina, representa a contribuio do Brasil para alargar as fronteiras da relao sade, nutrio, sustentabilidade ambiental e segurana alimentar e nutricional e desenvolvimento do continente latino americano.

Ministrio da Sade

Sumrio

I Antecedentes II A organizao do Congresso no Brasil III - Programao do Congresso IV As principais discusses e debates do Congresso A. Programao principal conferncias e mesas redondas B. Na programao paralela oficinas e reunies de trabalho V Concluses, recomendaes e propostas VI Prximos passos VII Anexos Anexo 1 Comisso organizadora do Congresso Anexo 2 - Programao principal e paralela

I Antecedentes
O aumento do consumo de frutas e hortalias uma das recomendaes nutricionais relacionadas preveno e controle das doenas crnicas no transmissveis - DCNT (obesidade, cncer, diabetes mellitus e doenas cardiovasculares), responsveis pelas principais causas de morbidades e mortalidade no Brasil e tambm responsveis por 70% dos gastos do SUS.

Pesquisas demonstram que frutas e hortalias desempenham papel protetor no surgimento de DCNT. Uma dieta com uma grande quantidade e variedade de frutas e hortalias pode prevenir 20% ou mais dos casos de cncer; o baixo consumo de frutas e hortalias est associado a cerca de 31% das doenas isqumicas do corao e 11% dos casos de derrame no mundo e a reduo no risco de desenvolvimento de doenas cardiovasculares pode se dar pela combinao de micronutrientes, antioxidantes, substncias fitoqumicas e fibras presentes nestes alimentos.

Desde 2002, o incentivo ao consumo de frutas e hortalias vem ocupando espao na agenda de polticas de sade, quando da publicao do Informe sobre Sade no mundo repercutiu os cinco principais fatores de risco responsveis em grande parte pela morbidade e mortalidade por DCNT. So eles: hipertenso arterial, hipercolesterolemia, pouca ingesto de frutas e hortalias, excesso de peso ou obesidade, falta de atividade fsica e consumo de tabaco, alguns dos quais esto estreitamente associados m alimentao e a falta de atividade fsica.

Incentivar o consumo de frutas e hortalias passou a ser uma das recomendaes principais da Estratgia Global para a Promoo da Alimentao Saudvel, Atividade Fsica e Sade EG, aprovada no dia 22 de maio de 2004, na Assemblia Mundial de Sade, com o apoio de 192 pases, incluindo o Brasil. A EG foi lanada com o objetivo de reduzir substancialmente as mortes e doenas em todo o mundo, fomentando a necessidade de formulao e implementao de estratgias nacionais efetivas e integradas para a reduo dos custos diretos e indiretos com a morbidade e a mortalidade relacionadas alimentao inadequada e ao sedentarismo. Tem como meta geral a promoo e proteo sade mediante aes sustentveis em nvel comunitrio, nacional e mundial, com apoio a modos de vida saudveis e com a participao dos profissionais de sade e de outros setores pertinentes.

A EG recomendou aos pases elaborar, implementar e avaliar aes que promovam a sade das pessoas e das comunidades, por meio de uma alimentao saudvel e da prtica de atividades fsicas. Assim, a promoo do consumo de frutas e hortalias ocupa lugar de destaque,

considerando a recomendao para consumo de pelo menos 400 gramas de frutas e hortalias ao dia para prevenir as DCNT.

No Brasil, este tema ocupou espao na agenda pblica a partir da primeira reunio intersetorial de instalao da EG, em 2004, na qual foram estabelecidas trs grandes prioridades de foco das polticas pblicas. So elas: a iniciativa ao aumento do consumo de Frutas e Hortalias, a regulamentao do marketing dos alimentos infantis e a promoo da alimentao saudvel no ambiente escolar. O desafio aumentar em pelo 3x o consumo de frutas e hortalias. As pesquisas atuais apontam para um consumo mdio de 132g/dirios pela populao brasileira, bem menor do que a mdia recomendada pela OMS, e tambm referendada no Guia Alimentar da Populao Brasileira.

Em seguida, a discusso avanou para o Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA, onde foi elaborada uma matriz de aes de governo com a participao de diferentes Ministrios e Setores. Ainda em 2004 o Brasil participou do workshop sobre a temtica frutas e hortalias para sade, em Kobe/Japo.

No ano de 2005, foi realizada na 32 Sesso do Comit de Nutrio da ONU (2005), realizada no Brasil, a oficina sobre Segurana Alimentar e Nutricional: Alimentao Saudvel, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentvel, onde o debate foi ampliado para finalizao da matriz de aes do governo e foi formada uma comisso executiva para tratar do tema. Nos anos subsequentes, houve a organizao e participao do Brasil no Workshop de Lisboa em Portugal (2005) sobre a promoo de frutas e hortalias nos pases de expresso portuguesa; a participao da delegao brasileira no 2 Congresso Pan-Americano de Frutas e Hortalias na Argentina (2006); e, foi formado um Grupo Tcnico de Alimentao Adequada e Saudvel no mbito do Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA para discusso e validao da matriz de aes intersetoriais de governo, cujo foco das discusses foi ampliado para os aspectos dos modelos de produo de base agroecolgica, qualidade dos alimentos, aspecto cultural, organizao de um programa intersetorial de promoo da alimentao saudvel e adequada, entre outros.

No ano de 2008 foi formado um grupo tcnico para a organizao do 5 Congresso PanAmericano de Frutas e Hortalias no Brasil, que ficou responsvel em levar a proposta preliminar para discusso no 4 Congresso Pan-Americano de Frutas e Hortalias, realizado no Chile, formando o comit executivo cujas atribuies vo alm da organizao do 5 Congresso, mas tambm responsvel em elaborar, fomentar e articular polticas pblicas afetas ao tema.

II A organizao do Congresso no Brasil


A organizao do 5 Congresso Pan-Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortalias para Promoo da Sade iniciou-se no ano de 2008 quando foi reunido um grupo de especialistas e representantes de diversos setores de governo, dentre eles, representantes do Ministrio da Sade, Instituto Nacional do Cncer, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - EMBRAPA/Hortalias, Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA e Associao Brasileira de Horticultura que tiveram a misso de oficializar a proposta de realizao do 5 Congresso Pan-Americano de Frutas e Hortalias no Brasil, em 2009. (Anexo I comit executivo).

A proposta de sediar o 5 Congresso no Brasil foi oficialmente apresentada pela delegao brasileira no 4 Congresso, realizado no Chile em 2008, composta por representantes do Governo, Sociedade Civil, Academia e Setor produtivo. A proposta apresentada foi a realizao de um Congresso que privilegiasse a discusso sobre a promoo do consumo de frutas e hortalias, para alm daquelas focadas nas medidas de informao, de mdia e de marketing ao consumo destes alimentos, mas que discutisse o tema com o enfoque na biodiversidade e alimentao regional, a partir de polticas pblicas que promovam a Segurana Alimentar e Nutricional (SAN), num espao privilegiado de reflexo e de troca de experincias entre os pases. Alm destes, outros objetivos propostos para o 5 Congresso no Brasil foram :

9 o aumento do consumo, da produo e da comercializao de frutas e hortalias na perspectiva de SAN e da alimentao saudvel enquanto direito humano, valorizando hbitos alimentares, dimenses biolgicas e culturais e disponibilidade regional desses alimentos no contexto da produo sustentvel; 9 promover aes nos mbitos nacional e internacional, com vistas a aumentar o consumo de hortifrutis; 9 discutir estratgias criativas e inovadoras que possam ser realizadas em cadeias varejistas, escolas ou locais de trabalho; 9 Promover a integrao dos diversos rgos de governo afetos ao tema (agricultura, abastecimento, desenvolvimento social, sade, educao, desenvolvimento agrrio) com outros setores como sociedade cientfica, sociedade civil, e etc;

9 fortalecer e expandir os programas j implementados em vrios pases e estimular a criao naqueles que no tm polticas definidas de promoo ao consumo destes alimentos; 9 discutir alguns temas de forma mais detalhada, tais como o monitoramento da contaminao por agentes qumicos e biolgicos; necessidade de reduo de perdas de alimentos; a rotulagem de alimentos; um novo modelo de produo agrcola de base ecolgica, para assegurar uma alimentao diversificada; cultura/patrimnio alimentar; o papel do gnero na escolha alimentar; ampliao do acesso; e crise de alimentos.

At a realizao do 5 Congresso em setembro de 2009, o grupo coordenador reuniu-se em diversos momentos e contou com a incorporao da Organizao Pan-Americana da Sade OPAS e do Ministrio do Meio Ambiente no processo de organizao do mesmo. As atividades realizadas podem ser sistematizadas da seguinte forma: 9 Formao do grupo de trabalho, com a Identificao e integrao de todos os atores/ setores afetos ao tema; 9 Planejamento das atividades necessrias realizao do evento, com seus respectivos prazos e responsabilidades; 9 Organizao das atividades definidas no planejamento: o desenvolvimento do site do congresso, cadastramento dos participantes, envio dos convites aos palestrantes, finalizao do termo de referncia para a contratao da empresa responsvel pela estrutura logstica, escolha do local do evento, elaborao dos materiais para os participantes e levantamento das demandas relacionadas solicitao de passagens para convidados e palestrantes. 9 Realizao do Congresso: o Contratao da empresa responsvel pela estrutura logstica,

acompanhamento das tarefas desenvolvidas pela empresa, finalizao do material dos participantes, fechamento da lista de participantes e palestrantes e montagem do local. 9 Finalizao e avaliao: o fechamento de pendncias, avaliao do evento e entrega do relatrio do congresso.

III - Programao do Congresso


O 5 Congresso Pan-Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortalias foi realizado na cidade de Braslia, Brasil, entre os dias 21 e 24 de setembro de 2009. O tema principal do Congresso foi a promoo da sade, a partir da nfase na construo de um modelo de consumo de alimentos saudveis e produzidos de forma sustentvel, reunindo diversas reas e setores cujas aes so determinantes da qualidade de vida e da sade da populao.

A mesa de abertura do Congresso contou com as presenas de representantes do Ministrio da Sade Claunara Schilling Diretora do Departamento de Ateno Bsica e Ana Beatriz Vasconcellos Coordenadora Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio; do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Crispim Moreira; do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Odilson Luiz Ribeiro da Silva; do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Arnoldo de Campos; do Ministrio do Meio Ambiente Joo de Deus Medeiros; do Ministrio da Cincia e Tecnologia Joe Carlo Viana Valle; do Conselho Nacional de Sade Rosane Nascimento; do Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA Renato Maluf; da Organizao Pan-Americana de Sade - Enrique Jacoby; do Instituto de Nutrio e Tecnologia de Alimentos do Chile Fernando Vio.

A programao principal e paralela, consta do Anexo 2 do presente Relatrio.

IV As principais discusses e debates do Congresso A. Programao principal conferncias e mesas redondas


A programao principal contou com 1 Dilogo de abertura ao Congresso, 5 conferncias e 8 mesas redonda de discusso sobre as temticas relacionadas as mltiplas dimenses da alimentao e sade; consumo, produo e abastecimento de frutas e hortalias; cultura alimentar; sustentabilidade; experincia dos pases Sulamericamos; agrotxicos e etc.

A seguir, os principais debates realizados:

Dilogo: Mais frutas e hortalias em favor das mltiplas dimenses da alimentao e sade Moderador: Ana Beatriz Vasconcellos - Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio - Ministrio da Sade do Brasil Expositores: Alberto Pellegrini - Comisso Nacional sobre Determinantes Sociais em Sade - CNDSS/Fiocruz Renato Maluf - Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA
Ana Beatriz Vasconcellos inicia a discusso solicitando aos debatedores uma discusso sobre a aproximao das concepes da determinao social da sade e a concepo do Direito Humano Alimentao Adequada - DHAA e da Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional - LOSAN. E avana: O propsito das polticas pblicas de sade que as pessoas possam desfrutar de excelente qualidade de vida. Nos ltimos 30 anos as polticas esto sendo mais abrangentes de forma a interferir mais positivamente na qualidade de vida das pessoas. E por este motivo o setor sade avana na proposio de aes que seguem nesta direo a da promoo. A alimentao um determinante das condies de sade. A qualidade da alimentao adequada no possvel hoje para a maioria da populao, no somente a brasileira. Alberto Pellegrini apresenta a discusso feita em torno dos Determinantes Sociais da Sade como enfoque bsico para a definio de polticas de sade. Apresenta o conceito ampliado de sade, proposto pela organizao Mundial de Sade Sade um estado de completo bem estar biopsicosocial e salienta a retomada das questes sociais, biolgicas e psicolgicas, dando maior nfase na determinao social e privilegiando, por exemplo, a Ateno Primria em Sade. A determinao social e a condio de sade se tornam compromissos mais explcitos sobre a ao/interveno com a questo da equidade e com o combate s iniqidades. A ao sobre os determinantes no exclusiva do setor sade deve ser uma poltica de estado com participao

dos setores de estado e de governo, com destaque para a participao social que o apoio poltico de amplos segmentos da sociedade, que devem participar da construo das polticas pblicas. No tema da alimentao e nutrio e como intervir neste tema, Pellegrini apresenta que se deve intervir em determinantes mais distais, por exemplo, na poltica agrcola, em determinantes intermedirios, como o acesso aos alimentos e na qualidade dos alimentos e em determinantes mais proximais, como o estilo de vida e a qualidade da dieta. E ressalta que este Congresso vai propiciar esta discusso, pois esto presentes setores de governo que atuam nesses mais diferentes nveis. Renato Maluf inicia a sua fala com um retrospecto da formulao da SAN no Brasil e das contribuies das cincias sociais (economia, agricultura, produo) e do campo da sade e nutrio. Retoma a discusso das determinaes da sade enfocando a intersetorialidade e a participao social. Sobre a intersetorialidade, Maluf explica que a demanda muito significativa para o enfoque da SAN quando se trata de direito e soberania. Nesta perspectiva salienta que o enfoque de SAN est orientado pelo princpio do Direito Humano e o acesso a uma alimentao adequada e saudvel se sobrepe a qualquer outro determinante. Segundo Maluf, outro princpio, o da soberania alimentar, que nasceu dos movimentos sociais, uma reao do sistema alimentar globalizado. Tem-se a expectativa do Direito dos povos decidirem o que querem comer, como comer e o que produzir, mas esta noo ainda precisa ser desenvolvida, pois ainda muito ruralista e ligada aos povos tradicionais e comunidades rurais. Precisa-se avanar nesta compreenso, incluindo o tema consumo. Ao discutir a questo do consumo, Maluf indaga quais seriam os fatores que determinam que a populao consuma ou produza de alguma forma, e refora a necessidade de mais estudos sobre este assunto. Ele ressalta que o pas abriu mo de uma poltica de abastecimento, pois o mercado daria conta dessa questo. E, por este motivo no h regulao pblica, a alimentao da forma como ela produzida e vendida, toda regulada pelo setor privado. O maior gasto das famlias feito em supermercados e no h ao pblica que regule isso; um exemplo a dificuldade com a regulao da publicidade de alimentos. Maluf finaliza com a apresentao do sentido da soberania: o direito de decidir, escolher e, para isto, as pessoas devem ter capacidade de escolher isso significa educao, regulao pblica. Uma sada para se valorizar esta questo o reforo agricultura familiar sustentvel e, para se falar em alimentao saudvel e sustentabilidade tem-se que falar em alimento limpo isso uma boa traduo de SAN. Ana Beatriz incorpora discusso mais uma questo - Como qualificar as decises dos gestores pblicos articulando as decises de forma a garantir a integralidade das aes? Alberto Pellegrini inicia pontuando que o combate s grandes iniqidades o objetivo central das polticas. E, desta forma, necessrio intervir nos vrios nveis de determinao,

quaisquer que sejam as intervenes; e, em qualquer rea ou nvel, elas tem que estar ancoradas no trip da intersetorialidade, da participao social e das evidncias que apiem as decises polticas. Para que as intervenes sejam mecanismos de Estado, deve-se institucionalizar as polticas. Alm disto, as polticas especficas so necessrias, mas precisam se articular para conhecer o seu impacto na sade. Algumas barreiras neste sentido so: vontade poltica da sociedade, isto , reconhecer as iniqidades como um problema de sade, pois neste caso a iniqidade em sade intolervel; o conhecimento, pois tem que ser produzido para apoiar as polticas e os mecanismos de articulao intersetorial.

Aproveitando esta questo, Ana Beatriz lembra que Poltica de SAN est tentando construir o dilogo com as polticas que so deletrias para a sade da populao.

Renato Maluf, ento, apresenta 3 premissas: 1 Precisa-se investir em melhor conhecimento da realidade. Necessitamos de mais informaes sobre o consumo de alimentos, pois no h estatsticas disponveis. Toda essa discusso vai ser fortalecida com o Mdulo de Consumo da prxima Pesquisa de Oramento Familiar e acredita-se que os dados de consumo sero muito ruins. Assim, vamos conhecer a realidade do consumo da populao e, segundo Maluf, os maus hbitos alimentares sero iguais entre os estratos da populao. 2 Intersetorialidade Os sistemas precisam ordenar aes de um determinado campo e construir relaes do pacto federativo. O SISAN, por exemplo, vai alm porque prev um sistema intersetorial pois a condio alimentar do indivduo, da famlia e do grupo tem mltiplas dimenses e, por este motivo, o sistema tem que ser interserorial. Isto complexo, pois coloca em dilogo vrios sistemas; cada um com seus cdigos e vises. A construo de um sistema intersetorial para tratar as questes em sua complexidade muito difcil pois significa partilhar metas, recursos, entre outros e isso significa briga pelo poder. 3 - Participao Social Primeiro por acabar com a tradio tecnocrtica de se fazer poltica, refundando a construo de polticas pblicas tem-se no Brasil uma marca distintiva da elaborao de polticas pblicas com a participao social e em segundo lugar, a participao social favorece a intersetorialidade, pois a demanda da sociedade que induz o estado a produzir programas integrados. Maluf continua a discusso e conclui pontuando questes chaves para esta temtica: - Uma alimentao adequada e saudvel, no caso frutas e hortalias, no se dissociam do modo de produzir. No se pode fechar os olhos agricultura, ao agronegcio, s grandes empresas.

- Sobre o tipo de produto: no se quer massificar o consumo de determinadas variedades de frutas e hortalias, interessa a sazonalidade respeitar a natureza e aproximar a produo do consumo. O modo de produzir e distribuir o que aproxima a produo e o consumo. - A promoo do consumo est relacionada educao alimentar e nutricional. O setor educao deve ir para alm de um programa de alimentao escolar e o setor sade deve discutir o alimento e seu significado ambiental, cultural. A alimentao escolar pode ser um instrumento difusor de bons hbitos alimentares e da agricultura regional. A escola um equipamento pblico que vai alm da sala de aula. - A respeito da regulao pblica dos mercados: O Brasil precisa reconstruir uma Poltica de Abastecimento que incorpore direito, soberania e descentralizao. No se pode deixar esta questo na mo dos supermercados e na lgica do setor privado.

Conferncia de Abertura - Alimentos, dieta e sade. Por que e como promover o consumo de alimentos bsicos? Expositor - Carlos Augusto Monteiro Universidade de So Paulo USP
Carlos Monteiro iniciou sua exposio apresentando uma srie de informaes acerca da magnitude das doenas crnicas e do baixo consumo de frutas e hortalias no Brasil. Destacam-se algumas informaes relevantes: - Quase 10% das calorias consumidas por um adulto so provenientes de frutas e hortalias levando em considerao uma pessoa que consome 5 ou 6 pores de frutas e hortalias por dia assim, no se pode descuidar do restante da dieta. - Observa-se o crescimento avassalador do consumo de alimentos ultra processados normalmente esses alimentos tm substitudo as frutas, hortalias e os alimentos tpicos regionais como o arroz e o feijo. - O baixo consumo de frutas e hortalias o nico fator de risco com evidncias confiveis e quantificveis relacionadas s doenas e mortes no mundo. Estimando a carga de doenas segundo os fatores de risco na Amrica Latina se somarmos os fatores de risco: consumo excessivo de calorias, consumo excessivo de sdio, consumo excessivo de gorduras saturadas ou trans e o baixo consumo de frutas e hortalias, estima-se mais de 10 milhes de anos de vida perdidas relacionadas ao consumo alimentar isso significa que basicamente o consumo excessivo de alimentos ultra processados e o baixo consumo de frutas e hortalias faz perder cerca de 10 milhes de anos de vida. - Com relao ao consumo desses alimentos no Brasil, observa-se com os resultados da Pesquisa de Oramentos Familiares (POF) - 2002/03 que os 20% mais ricos da populao

consomem quase 1/3 das calorias com alimentos processados, enquanto que os 20% mais pobres consomem 13% (IBGE, 2002/2003). - A tendncia da evoluo do consumo de frutas e hortalias, com base nos grandes inquritos nacionais disponveis nos anos 1987, 1996 e 2003 mostra alm do consumo muito baixo, uma leve reduo. Por outro lado, quando analisadas as tendncias do consumo dos alimentos ultra processados, observa-se um aumento no consumo de todos os produtos biscoitos, doces, embutidos, queijos e refrigerantes. (IBGE, 1987, 1996 e 2003). - Quando analisada a relao de custo dos alimentos ultra processados e das frutas e hortalias, observa-se que os dois possuem um custo elevado por caloria. E, se o consumo de alimentos ultra processados aumenta, porque o de frutas e hortalias no aumenta? Provavelmente porque existem diferentes fatores que influenciam as pessoas a consumir mais alimentos processados a frutas e hortalias. - A variao da participao de alimentos nas compras totais do domicilio entre 1987 e 2003 mostra uma reduo importante na aquisio de alimentos in natura e dos ingredientes culinrios, como arroz, feijo, leite, frutas, legumes e verduras, ovos, acar, farinha e leo; enquanto que no grupo de alimentos ultra processados, um aumento importante, por exemplo, na aquisio de pes, biscoitos, doces, refrigerantes, queijos, embutidos e outros (IBGE, 1987 e 2004). Isto indica que as pessoas nas suas casas esto optando por comprar alimentos prontos para consumo do que preparar a sua alimentao.

Com essas evidncias, Carlos Monteiro discute dois impactos da troca no consumo de alimentos in natura e culinrios por alimentos ultra processados. O primeiro impacto na composio nutricional da dieta - se as pessoas s comem alimentos ultra processados, extrapolam o consumo de acar, gordura saturada, sdio, consomem menos fibras e aumenta muito a densidade energtica dos alimentos, fator importante para o crescimento da obesidade. Outro impacto dita as influncias nos padres de comer segundo Carlos Monteiro, entender como as pessoas comem muito importante nesta epidemia de obesidade no mundo. Como as pessoas comem depende do que elas comem e, algumas caractersticas dos alimentos processados induzem padres de comer que so obesognicos. Por exemplo: - as caractersticas intrnsecas dos alimentos ultra processados como prolongado prazo de validade (por mera convenincia), a possibilidade de serem acondicionados em embalagens de vrios tamanhos e de dispensar a preparao culinria.

- os alimentos ultra processados podem ser encontrados em toda parte e podem ser consumidos em qualquer hora e qualquer lugar. Nestes casos, os alimentos induzem um padro de consumo. - esses alimentos so chamados hiperpalatveis, pois a gordura, acar e sal contidos neles, estimulam o seu sabor, aguando o paladar e deixando as pessoas com uma fome insacivel. - so produtos nicos receitas prprias, com grandes marcas associadas e que viabilizam as campanhas publicitrias, ampliando a hiperpalatabilidade por meio das mensagens. - so alimentos altamente lucrativos o valor de mercado (preo que o consumidor est disposto a pagar) depende muito mais da eficincia do marketing do produto do que das matrias primas utilizadas na sua produo (que custam muito pouco para a indstria: leos, gorduras, acar, farinhas, amido, corantes e aditivos). - a alta lucratividade permite o lanamento incessante de novidades no mercado novas embalagens e novas estratgias de marketing, por exemplo, para cada ciclo de vida e at para pessoas de baixa renda (os alimentos ultra processados populares). - a alta lucratividade do setor de alimentos ultra processados acabou com as pequenas indstrias. O poder econmico e poltico dessas empresas tem assegurado sua rpida expanso em todo o mundo, inibindo quaisquer mecanismos regulatrios ou fiscais que pudessem se opor ao seu crescimento.

Segundo Carlos Monteiro, o livre mercado aumenta ou favorece o consumo de alimentos ultra processados e a poltica pblica tem que fazer fora contrria. Um exemplo disso a necessidade da regulao da publicidade de alimentos, uma medida urgentssima e outras devem ser discutidas para se limitar o consumo de alimentos ultra processados. O que se pode fazer com este cenrio o desenvolvimento de polticas pblicas que promovam padres saudveis de alimentao intervenes junto ao indivduo e ao meio ambiente e o acoplamento de vantagens de se consumir alimentos naturais sobre a sade, meio ambiente e cultura. O aspecto cultural precisa ser resgatado, pois o consumo de alimentos ultra processados acabam com as culturas locais. Uma das sugestes apontadas por Carlos Monteiro utilizar as mesas estratgias adotadas com a promoo da amamentao: combinando aes de incentivo, apoio e proteo.

Mesa I - Alimentao e Cultura Moderador: Denise Oliveira Coordenao de Alimentao e Nutrio da Fundao Oswaldo Cruz Braslia Palestrantes: Rosa Wanda Garcia Universidade de So Paulo - USP Ribeiro Preto Mirian Bertran Universidade Autnoma Metropolitana Xochimilco, Mxico Janine Collao Universidade de Braslia UnB
Denise Oliveira iniciou a moderao da mesa afirmando que no seria possvel discutir a questo do consumo de frutas e hortalias simplesmente do ponto de vista biolgico, pois o ser humano no come nutrientes, ele come alimentos e fazemos as nossas escolhas por aspectos simblicos e culturais. Neste sentido, trazer o enfoque da cultura para esta discusso um desafio.

Rosa Wanda Garcia abordou como as novas prticas se inserem na cultura alimentar. A expositora partiu da contestao que feita ao padro de consumo alimentar inadequado e na busca por novas prticas de promoo, relacionadas ao consumo de F&H. As informaes que se tem sobre o padro alimentar diz que aumentamos o consumo de alimentos industrializados e diminumos o consumo de alimentos in natura, dentre eles as frutas, legumes e verduras esta transformao ocorre em virtude do processo de globalizao da economia em todo o mundo e do intenso processo de urbanizao que cria um novo padro de alimentao que se desloca do domiclio para a rua. Isso vem acompanhado de solues e uma nova publicidade. A expositora apontou quais princpios norteadores nos fazem querer retomar o consumo de frutas, legumes e verduras. E, para esta questo, a cincia tem apontado algumas questes. Estamos passando de uma fase de tradio (aquela formada por conhecimentos tradicionais) para a fase do conhecimento cientfico. Os conhecimentos tradicionais esto muito vinculados aos rituais de alimentao modo de comer e de valorizar a alimentao. As tecnologias para aumentar a produo conferem outro valor no somente produo, mas tambm ao consumo desses alimentos. Neste sentido, ocorre uma quebra da relao do homem com a comida e desloca para a indstria a responsabilidade pelo preparo do alimento e o conhecimento cientfico do alimento passa a ser norteador da ao de comer todos vem pelo rtulo se o alimento bom ou ruim. Desta forma, segundo Rosa Wanda, o conhecimento tradicional se perde junto com os rituais de alimentao. Alm disso, como o conhecimento cientfico constantemente reformulado, as pessoas passam a mediar o consumo e passam a contestar o conhecimento cientfico. Rosa Wanda ressalta que estamos na era de mudanas de comportamento e temos que investir nela. As condies macroestruturais tm que existir para que as pessoas mudem, mas salienta que qualquer escolha alimentar passa pelo prazer. Assim, preciso reverter o padro nas

microestruturas, como escola, trabalho, domiclio e, explorar as inmeras variveis que imperam na escolha alimentar, como a percepo sensorial, o ambiente de trabalho, a varivel econmica, entre outras. E, acrescenta que as mediaes so flexveis e todas as reas precisam ser envolvidas.

Miriam Bertran apontou as razes de se promover o consumo de frutas, legumes e verduras, e d nfase distncia cada vez maior do produtor ao consumidor. A expositora salienta que as polticas pblicas devem garantir a possibilidade dos indivduos decidirem como comer, sem por em risco a sade.

Janine Collao iniciou a apresentao questionando o fato de sabermos que frutas, legumes e verduras so saudveis, mas mesmo assim no consumimos. Os motivos para isto seriam os valores culturais que perpassam a vida das pessoas e as mudanas ambientais e a globalizao impactaram sobre isso. A expositora conclui que os seres modernos acabaram modernizando os padres de comer e por este motivo perdeu-se o contato com o produto busca-se, no caso da alimentao, a compra pela modernidade e a facilidade.

Mesa II - Crise de Alimentos, Direito Humano Alimentao Adequada e Soberania Alimentar Moderador: Maria Emlia Pacheco - Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional - CONSEA Palestrantes: Francisco Menezes Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA Newton Gomes Universidade de Braslia UnB Patrcia Louvandini Coordenao Geral de Vigilncia em Sade Ambiental Ministrio da Sade do Brasil
Maria Emlia iniciou a moderao da mesa atentando para o fato do Congresso ter reunido vrios seguimentos sociais, proporcionando um encontro interdisciplinar, multisetorial, com grandes perspectivas em avanar num debate bastante importante. Acrescenta que a 3 Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional trouxe vrias deliberaes sobre a questo da segurana dos alimentos, destacando a importncia crucial da recuperao da capacidade reguladora do estado, a valorizao das polticas publicas e tambm a necessidade de condicionar a exportao de alimentos bsicos e controlar os avanos da monocultura e a garantia de uma poltica nacional de abastecimento; todos aspectos cruciais, alm da necessidade de associar o tema com o enfrentamento da crise de alimentos, do apoio aos sistemas agroecolgicos, agricultura familiar e s populaes tradicionais - necessidades socioculturais.

O primeiro expositor Francisco Menezes chamou ateno para o fato de que as crises de alimentos, ambiental, energtica, econmica e financeira j estavam sinalizadas desde 2008, e que as mesmas no ocorreram separadas. Pode-se pensar em crise civilizatria que uma crise que abala a todos. Sobre a crise alimentar, Francisco Menezes registrou que a mesma se fez visvel por meio do aumento nos preos dos alimentos. Somados a isto, ressaltam-se os problemas climticos provocados por estiagens rigorosas e inundaes resultado do aquecimento global; o aumento do preo do petrleo e a influncia do etanol produzido nos Estados Unidos que concorreu com outras culturas, inclusive impedindo a utilizao do milho para o consumo humano e animal. Outra questo abordada foi com relao especulao no campo dos alimentos que passaram a ser vistos como mercadoria. No caso do arroz, por exemplo, os produtores aproveitaram o momento e voltaram a produo interna para a exportao assim, o alimento foi tratado como mercadoria e, por isto, precisa ser resgatado o seu sentido enquanto direito fundamental do ser humano. Francisco Menezes aproveitou a oportunidade para falar da votao da PEC que coloca a alimentao como direito e isto vai de encontro mercantilizao do alimento. O expositor acrescenta que a aprovao da PEC tem aspectos de grande importncia como o respaldo garantia do direito alimentao e a construo de uma conscincia de direitos ao alimento criando uma concepo de forma ampla e que ainda no existe no Brasil, mas que pode ser cobrada. Com a aprovao da PEC, a sociedade estar mais preparada para cobrar medidas que assegurem o direito alimentao, principalmente em momentos de crise alimentar. Segundo o expositor, a crise alimentar trouxe muito a questo da soberania dos povos, pois a crise globalizada, como se apresentou, colocou prova o direito dos povos em definir o que vo produzir, como vo produzir e o que vo consumir. Em diversas situaes foi demonstrada que o modelo hegemnico corroeu a soberania bsica dos povos e evidenciou o quanto precisamos lutar para a sua recuperao. No caso do Brasil, fez algumas observaes sobre como a crise alimentar e a crise econmico-financeira reduziram a aquisio de alimentos de uma parte da populao brasileira e como influenciou no comportamento dos preos dos alimentos dados da pesquisa feita pelo IBASE em 2007. O expositor finaliza que muito importante o encontro da Poltica de Segurana Alimentar e Nutricional com a Poltica de Alimentao e Nutrio, porm, primeiro necessrio uma ampliao das polticas para a agricultura familiar; ressaltando a necessidade de potencializar o PAA. Outra questo pertinente a criao de uma poltica de abastecimento e a retomada dos equipamentos que foram desativados ao longo do tempo, a poltica de estoques e o investimento em infra-estrutura e transporte.

O segundo expositor Newton Gomes iniciou sua discusso com a apresentao de alguns conceitos, como Necessidades Humanas Bsicas; Direitos Sociais; Necessidades do Capital; o Mnimo e o Bsico e Direito Humano Alimentao. Sobre a crise alimentar, registra seu aspecto multicausal, resultado de uma relao agressiva com o meio ambiente, com o solo e da transformao da comida em mercadoria comum neste caso, salientou para o fato de no s ter havido a elevao dos preos mais uma mudana no comportamento das pessoas em relao comida. Assim, deve-se verificar se esta crise atual ou se j estava a algum tempo iniciada com o capitalismo e com as relaes que aconteceram na consolidao da urbanizao e no processo de transio alimentar e nutricional. Segundo Newton, a crise alimentar apenas comeou e deve piorar muito, quando leva-se em considerao a alta rotatividade de empregos e a sua influncia no acesso alimentao. Desta forma, finaliza indicando a necessidade do Estado discutir intersetorialmente o resgate da Cultura e das Prticas Alimentares como papel da poltica pblica social e a alimentao adequada nos marcos das Necessidades Humanas Bsicas.

A expositora Patrcia Louvandini iniciou sua exposio com a apresentao da rea de Vigilncia em Sade de Populaes Expostas e Contaminantes Qumicos VIGIPEQ do Ministrio da Sade que tem como objeto de atuao o desenvolvimento de aes de vigilncia em sade, visando adotar medidas de preveno, promoo e ateno integral de populaes expostas a contaminantes qumicos e focou a sua apresentao na discusso sobre o uso de agrotxicos no Brasil. Segundo a expositora, o Brasil o maior consumidor mundial de agrotxicos que representa um dos mais importantes fatores de risco para a sade da populao geral, especialmente para sade dos trabalhadores e para o ambiente. Com vistas a estabelecer aes de vigilncia de riscos e agravos, alm de medidas preventivas e de controle do uso de agrotxicos e contribuir para a construo e efetivao de um sistema de vigilncia integrado permitindo ao nvel federal do SUS o monitoramento e controle de situaes de riscos sade humana relacionados aos agrotxicos, o Ministrio da Sade em parceria com a Anvisa e a Fiocruz compem o Grupo de Trabalho responsvel pelo acompanhamento do Plano Integrado de Aes de Vigilncia em Sade relacionado a riscos e agravos provocados por agrotxicos. Os eixos de interveno do plano so: ateno integral em sade das populaes expostas a agrotxicos; promoo sade; agenda integrada de estudos e pesquisas e participao e controle social. Alm do Plano, so elaborados Informes de Informaes sobre Agrotxicos, que englobam dados dos sistemas de informao disponveis no SUS - Sinan e Sinitox e do Programa de Anlise de Resduos de Agrotxicos em Alimentos PARA.

Com a finalizao das exposies, Maria Emlia Pacheco retomou a discusso e finalizou a mesa registrando que algumas iniciativas do governo tm sido extremamente importantes, como a Poltica Nacional da Alimentao Escolar; mas, o desafio do governo o de transformar projetos pilotos em grandes polticas, como por exemplo, o Programa de Aquisio de Alimentos que deve ser fortalecido enquanto poltica pblica.

Conferncia - Os modos de produo de frutas e hortalias: escala, sustentabilidade, cultura e a experincia dos sistemas de abastecimento local. Expositor: Silvio Porto Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB
Silvio Porto iniciou a exposio com o retrospecto da estruturao e concentrao do mercado agrcola (produo, comercializao e consumo) iniciado nos anos 70. Atualmente, 90% da produo nacional de soja, milho e arroz, representando uma dependncia da produo agrcola pelos gros, seja para consumo humano seja para o animal. No caso de frutas e hortalias a banana, laranja, cebola e tomate representam o maior volume comercializado e menos de 10 produtos representam a base alimentar do que consumido hoje. Na perspectiva da sustentabilidade, Silvio Porto afirma que no possvel aceitar a convivncia possvel com os agrotxicos, pois os seus impactos no ambiente e na sade humana so graves. Segundo o expositor, a sustentabilidade passa por um sistema agroecolgico, um amplo processo de reforma agrria, distribuio dos modelos de produo ambientalmente sustentveis, com pouca dependncia de insumos agrcolas. Em relao ao setor de abastecimento, Silvio Porto lembra que nos anos de 70 houve um processo de formao agrcola bastante significativa, com estruturao dos servios pblicos, conhecimento e interveno no mercado. As CEASAs e COBALs atuaram no apenas no mercado atacadista, mas tambm varejista; e no apenas no Centro-Sul, mas tambm na Regio Norte. A partir dos anos 90, tm-se incio os processos de privatizao das estruturas de abastecimento do pas. Neste momento a soberania alimentar prevaleceu. Apesar disso, Silvio salienta que isso no significa voltar ao que era antes, mas recriar as estruturas antigas, ou criar novas como o PAA. E, neste sentido, preciso ter determinao poltica e criatividade que dem conta de responder complexidade da questo alimentar no Brasil. No processo de descentralizao do Estado, Silvio Porto aponta que as maiores redes so transnacionais, sendo que as trs maiores empresas detm mais de 70% da comercializao de alimentos. Neste sentido, a concentrao econmica no mbito do varejo determina processos de produo e de consumo, principalmente na produo de frutas e hortalias, pois quase metade daquilo que se consome no pas em termos de alimentos provm destas trs redes de supermercados, o que gera enormes processos de mudana da estrutura produtiva em nvel

regional, ou seja, passa a ter acesso a esse canal de comercializao efetivamente os grandes e mdios produtores, com descaracterizao das marcas prprias, com perda de identidade e flexibilidade de mudana de fornecedor, o que gera uma desestruturao. Assim, h a necessidade de estipular o limite para empresas e para o capital econmico, no sentido de enfrentar a tendncia da concentrao. Por exemplo, em 2001, no Instituto de Cidadania, foi pensado o limite para o tamanho de lojas na cidade, para permitir que o pequeno empreendimento familiar tenha condies de sobreviver. Silvio destaca que se no h democracia econmica, a possibilidade de exercer o direito fica difcil. No incentivo ao consumo, Silvio refora a necessidade de pensarmos na oferta, renda, capilaridade dos canais de comercializao e dilogo sobre a questo de preo. Segundo ele, as frutas e hortalias so os circuitos locais regionais que mais podem ser fortalecidos. Acerca da retomada das centrais de abastecimento, Silvio registra que esta questo faz parte de um documento aprovado pelo CONSEA em 2005 - isto a necessidade de reinstituir uma poltica nacional de abastecimento no sentido de aproximar os agentes de produo e comercializao e favorecer o consumo de frutas e hortalias. As feiras livres, por exemplo, permitem a aproximao entre produo e consumo onde h uma valorizao, resgate e manuteno de hbitos alimentares locais e regionais e de outros hbitos culturais. A feira um espao vivo de relaes sociais, com troca de experincia, o alimento tem uma relao social ativa e no se resume a uma mercadoria. Sobre este assunto, Silvio apresenta a REFAP - Rede de Fortalecimento do Comrcio Familiar de Produtos Bsicos, um projeto da CONAB que tem como perspectiva apoiar pequenos empreendimentos familiares para fazer frente aos grandes supermercados. Sobre o PAA, Silvio registra que este foi pensado como uma poltica de crdito para o pblico do PRONAF - de povos e grupos tradicionais e teve como propsito responder aos canais de comercializao, compra por dispensa de licitao e pagamento por preos regionais. O programa tem apresentado enorme sucesso porque consegue lidar com a diversidade cultural e produtiva do pas, valoriza os hbitos de consumo alimentar com frutas, hortalias e pescados prprios da regio, permite evidenciar a biodiversidade desta brasileira, est presente em quase 20% dos municpios brasileiros e as frutas e hortalias tm representao expressiva o PNAE abre ainda mais esta perspectiva. Durante a discusso aberta ao pblico no final da conferncia, Silvio Porto abordou outras questes, como o fato de no haver, no PAA, o controle de resduos de agrotxicos, mas os produtos agroecolgicos tm um valor maior em 30%, como forma de estimular sua produo. Salientou o trabalho massivo de distribuio das sementes crioulas para enfrentamento s transnacionais e que atualmente o maior problema o transgnico - que estabelece uma relao

perversa de poder com os agricultores, pois produzir transgnico mais caro que o convencional, em virtude do pagamento de royalties e, por este motivo, alguns produtores de transgnicos esto voltando a produzir convencionalmente. Outras questes no esto claras: como no contaminar as culturas tradicionais com as transgnicas e para a produo de milho, isto praticamente impossvel. Silvio salienta que a maioria das sementes aprovadas hoje no MAPA so transgnicas forando uma padronizao do processo de produo. A respeito dos projetos para revitalizao das CEASAs, Silvio Porto informa que primeiro esto sendo resgatadas as informaes dos preos e volumes comercializados para insero em uma nica base de dados (PROHORT). Alm disto, o uso da informao como instrumento de planejamento tem como desafio o reconhecimento do destino deste alimento e este o nvel de informao que se deseja, sendo este um instrumento de planejamento de poltica agrcola fundamental para o fomento da produo de plos de produo, para minimizar o deslocamento excessivo do alimento. Para as solues relacionadas promoo de aes com vistas mudana de hbitos, Silvio Porto afirma que existem processos indutivos e aqueles que precisam ser induzidos para este fim, a exemplo do per capita da alimentao escolar. Alm disto, precisa-se focar condicionalidades como a compra do PAA e, neste caso, quem compra do PAA, teria mais recursos. Para esta questo fundamental trabalhar o tema na escola, mas preciso travar o processo da mdia, estabelecendo um outro parmetro tico; alm da insero de instrumentos, como os produtos agroecolgicos na alimentao escolar, que tambm estimulam a demanda por estes produtos.

Mesa III - Panorama da produo, comercializao e consumo de frutas e hortalias nas Amricas. Moderador: Gotardo Machado de Souza Jnior - CONAB Palestrantes: Mariano Winograd Programa 5 ao Dia na Argentina Floria Pars Lucovich (Amrica do Norte) Fundao Campo, Educao e Sade Mxico Paulo Csar Tavares de Melo - Associao Brasileira de Horticultura Sebastio Mrcio Nascimento - Associao Brasileira do Comrcio de Sementes e Mudas ABCSEM

O primeiro expositor Mariano Winograd apresentou o panorama da produo, comercializao e consumo de frutas e hortalias na Amrica do Sul e destacou num primeiro momento a representatividade da populao com idade entre 0 e 14 anos no Continente Sul americano - quase 30%. Como nesta fase esto sendo formados os hbitos alimentares, Mariano

sugere que as intervenes para aumento do consumo de frutas e hortalias sejam focadas nesta faixa etria, garantindo assim, um crescimento saudvel da populao. Dentre as intervenes neste campo, Mariano indica o investimento em mensagens de comunicao para esta populao. Outro ponto apontado pelo expositor foi que apesar de grande parte da produo de frutas no continente Sul americano ser direcionada para exportao, no existe problema de disponibilidade, mas sim de baixo consumo. Destaque feito para a visvel reduo no consumo de hortalias e leguminosas. A respeito dos Programas 5 ao dia iniciativa voltada para aumento do consumo de frutas e hortalias, Mariano alega que o mesmo necessita de maior articulao no sentido de reforar a mobilizao que vem sendo feita nos pases. Ressalta que uma mobilizao exclusivamente pblica ou exclusivamente privada no traz ganhos e desta forma, faz-se necessrio manter o equilbrio entre setor pblico e privado, reunindo esforos em todos os sentidos para conseguirmos duplicar o consumo de frutas e hortalias na Amrica.

Floria Pars apresentou o panorama da produo, comercializao e consumo no Mxico. Segundo a expositora, falta no seu pas reforo educao e apoio aos pequenos produtores, pois o mesmo enfrenta um srio problema de escassez de gua. Com relao comercializao de alimentos, as centrais de abastecimento movimentam bastante a comercializao de frutas e hortalias, junto com os autoservios comrcios do tipo verduro. Com vistas a estimular o consumo, o governo federal do Mxico tem investido em programas e campanhas, mas as informaes disponveis mostram que o mesmo apresenta declnio importante. Floria finaliza a sua apresentao apontando as principais recomendaes feitas em seu pas para aumento do consumo de frutas e hortalias: - Reforo aos programas de apoio ao campo (educao, capacitao e tcnico) que motivem o aumento da produo de frutas e verduras para reduo de preos; - Apoio do governo federal e estaduais para o desenvolvimento de programas e campanhas de incentivo ao consumo de frutas e verduras na populao; - Estmulo ao consumo de produtos nacionais; - Participao conjunta de todos os envolvidos - estado, sociedade, profissionais de nutrio, produtores, entre outros, para o cumprimento do objetivo comum aumentar o consumo de frutas e hortalias.

Paulo Csar Tavares de Melo exps sobre o panorama da produo e comercializao de frutas e hortalias no Brasil. Segundo ele, o pas tem produo auto-suficiente para todas as espcies, mas apenas sete hortalias respondem por 61% da produo. Quanto aos canais de distribuio, Paulo Csar afirma que as feiras livres precisam ser incentivadas e nunca deixaro de existir, mas, no se pode deixar de valorizar a modernizao dos canais de comercializao de hortifrutis como o CEAGESP e as opes dos grandes supermercados. Segundo o expositor, a mudana na estrutura de comercializao tem causado impactos negativos cadeia de hortalias na medida em que exclui produtores incapazes de atender as exigncias das centrais de compra das grandes redes varejistas e, desta forma, o mercado passa a ser dominado por um reduzido nmero de grandes redes, prejudicando os pequenos produtores. Sobre este tema, Paulo Csar salienta que as iniciativas de incentivo ao consumo de frutas e hortalias no tm recebido a devida ateno dos diferentes setores da cadeia e, desta forma as aes isoladas hoje realizadas no so capazes de atingir resultados positivos. Para o expositor, a intersetorialidade, isto , a articulao de esforos entre organismos governamentais em todos os nveis, do setor privado e de organizaes civis relacionadas rea hortifrutcola so fundamentais para o enfrentamento de tamanho desafio. Outras questes que precisam ser consideradas so a necessidade de expanso da produo em regies onde a olericultura incipiente; os impactos do aquecimento global na produo de hortalias; o desenvolvimento de tecnologia de produo em reas marginais; uso racional da gua de irrigao e energia; reduo das perdas ps colheita; desenvolvimento de aes pblico-privadas visando o aumento do consumo de hortalias e a necessidade de organizao do setor produtivo de hortalias.

Mrcio Nascimento, representante da Associao Brasileira do Comrcio de Sementes e Mudas (ABCSEM), apresentou o compromisso da associao com o desenvolvimento do comrcio de sementes e mudas no sentido de fortalecer a cadeia produtiva, buscando a regulamentao e a organizao do setor. A discusso que se fez depois de finda a mesa trouxe questes relevantes relacionadas ao confronto entre a agricultura orgnica, convencional e agroecolgica. Sobre esta questo, os membros da mesa registraram que no apiam este confronto e ressaltam a necessidade da convergncia de culturas, de forma a garantir que todos os alimentos que sejam colocados disposio da populao sejam seguros, independente dele ser orgnico ou convencional. Salientou-se o no apoio ao uso indiscriminado de agrotxicos e sim necessidade de uso responsvel e racional em todas as culturas. Neste sentido, foi sugerida ANVISA a ampliao do Programa de Monitoramento de Resduos de Agrotxicos (PARA) para anlise de resduos de

contaminao microbiolgica, coliformes fecais, ameba e metais pesados e um maior esforo na difuso dos dados. Foi sugerido que o setor de orgnicos precisa se organizar para a produo de sementes orgnicas e foi registrado o apoio s produes das comunidades tradicionais especficas e necessidade de resgatar o consumo desses alimentos principalmente junto populao jovem. Acerca da agricultura familiar foi ressaltado o grande desafio da produo suficiente para atendimento da populao mais carente ou oferecimento de produtos com preos mais acessveis para a grande maioria da populao e da necessidade de fortalecer as associaes de produtores, por exemplo, dando assento na cmara setorial de hortalias do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento.

Mesa IV A Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio e as Iniciativas governamentais para aumentar o consumo de frutas e hortalias no Brasil Moderador: Elisabetta Recine - GT de Nutrio da ABRASCO - ABRASCO Palestrantes: Patrcia Chaves Gentil Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio Ministrio da Sade do Brasil Crispim Moreira - Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Eliene Ferreira de Sousa - Coordenadora Tcnica de Alimentao e Nutrio do Programa Nacional de Alimentao Escolar/ FNDE/PNAE/Ministrio da Educao Arnoldo Anacleto de Campos - Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Svio Mendona - Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Luiz Carlos Balcewicz - Ministrio do Meio Ambiente - Ministrio do Meio Ambiente
Elisabetta Recine iniciou a discusso apontando o diferencial deste Congresso que o esforo nas discusses da promoo do consumo no focando em um s aspecto, mas em toda a cadeia que vai da semente, a terra at o indivduo; da necessidade de dar lgica complexidade que a promoo do consumo de frutas e hortalias para a promoo da sade e das diferentes responsabilidades que todos tm neste processo.

O primeiro expositor, Svio Mendona do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento iniciou sua apresentao apontando a demanda mundial de alimentos e a perspectiva de que no ano 2025 cerca de 1,8 bilhes de pessoas vivero com escassez de gua, degradao importante de solo e uma necessidade cada vez maior de se produzir de forma sustentvel. Neste sentido, as mudanas climticas tm gerado uma situao complexa, como o

aparecimento de pragas, doenas, problemas de secas, dificuldade de conduo do processo produtivo e, nesta conjuntura, tem-se buscado alternativas de produo mais natural com otimizao de recursos naturais, colocando em prtica as solues para a agricultura sustentvel, j testadas, que incrementam a produtividade. Segundo Svio Mendona, as exigncias dos mercados e dos consumidores mundiais so a busca por alimentos seguros; e o que garante isso so a certificao (que confere confiabilidade ao produto) e a sustentabilidade (preocupao com o uso racional dos recursos). O Alimento Seguro tem haver com a inocuabilidade e isso pressupe a necessidade de rastreabilidade de sistemas com boas prticas agropecurias e ps-colheita que garantam segurana alimentar. A rastreabilidade possibilita o acompanhamento da produo do alimento para garantia da segurana. Sobre a atuao do MAPA, Svio Mendona apresentou o Programa de produo integrada - sistema de transio agroecolgica que tem a preocupao com a rastreabilidade e a certificao de produtos. Segundo o expositor a preocupao com o alimento seguro provm da exigncia do consumidor e, neste sentido, necessrio difundir mais os produtos provenientes da agricultura orgnica e da produo integrada. Svio Mendona ao finalizar registra o papel fundamental do setor sade na formao de opinio da populao, para que o cidado cobre por um alimento mais seguro nos seus supermercados e do seu produtor.

Patrcia Chaves Gentil, representante do Ministrio da Sade, iniciou sua apresentao retomando os esforos do setor sade em prol da iniciativa ao aumento do consumo de frutas e hortalias no Brasil. Resgatou a Estratgia Global para Promoo da Alimentao Saudvel, Atividade Fsica e Sade e as prioridades de governo poca, dentre elas, a iniciativa ao aumento do consumo de frutas e hortalias, a regulamentao do marketing dos alimentos infantis e a promoo da alimentao saudvel no ambiente escolar. Destaque foi conferido induo do Ministrio da Sade no processo de incentivo ao consumo de frutas e hortalias para promoo da sade e o significado desse esforo alm do desenvolvimento de campanhas ou da induo de mudanas de comportamento enquanto escolhas individuais, mas, no sentido de propor medidas efetivas de abastecimento, com acesso saudvel, sustentvel, com segurana e qualidade.. A expositora resgatou a matriz de aes intersetoriais construda no mbito do Consea, em 2004, onde foram definidas algumas aes do governo consideradas prioritrias. A referida matriz amplia a discusso em alguns aspectos, dentre eles os modelos de produo de base agroecolgica, a qualidade dos alimentos, o aspecto cultural, a organizao de um programa intersetorial de promoo da alimentao saudvel e adequada, entre outros. A realizao do

Congresso de frutas e hortalias no Brasil foi estratgica no sentido de rediscutir essas propostas num frum ampliado. Especificamente, no setor sade, Patrcia Gentil retoma o tema do consumo de frutas e hortalias no cenrio da promoo da sade e da promoo da alimentao saudvel. Nestes contextos, apresentou as aes de alimentao saudvel desenvolvidas com base nos cinco campos de atuao: a definio de polticas pblicas (com vistas a conferir sustentabilidade a essas aes - definindo recursos oramentrios e metas para que as mesmas sejam implementadas); a orientao dos servios de sade (em virtude do grande desafio para tratar do tema da promoo da sade nos servios, pois implica na mudana do modelo de ateno); reforo ao comunitria (includa a participao da sociedade civil) e o desenvolvimento de habilidades pessoais (com a adoo de medidas individuais e coletivas que dem suporte s escolhas dos indivduos, como por exemplo, a educao alimentar e nutricional). Outra iniciativa apresentada foi o Guia alimentar da populao brasileira, que apresenta as diretrizes nacionais para uma alimentao saudvel, destacando seus princpios - alimento como referncia, abordagem integrada, resgate da cultura alimentar e sustentabilidade ambiental e a abordagem multifocal para diferentes atores (populao, famlia, profissionais de sade, governo e setor produtivo). Com vistas a potencializar a orientao dos servios de sade para as aes de promoo da alimentao saudvel na ateno bsica, foi apresentada a potencialidade da estratgia de sade da famlia e a necessidade do investimento na formao dos profissionais de sade, incluindo os nutricionistas que compem o ncleo de ateno integrada sade da famlia. Um primeiro esforo foi a implementao da Estratgia Nacional para Promoo da Alimentao Complementar Saudvel ENPACS que tem por finalidade subsidiar a atuao dos profissionais de sade na orientao da alimentao complementar com vistas a proporcionar a formao de hbitos alimentares saudveis na infncia. Outras aes desenvolvidas pelo setor sade foram destacadas: a publicao da Portaria interministerial 1010/2006 que estabeleceu eixos prioritrios de atuao da promoo da alimentao saudvel no espao escolar, dentre eles, o desenvolvimento de aes de educao alimentar e nutricional; o estmulo produo de hortas escolares para a realizao de atividades com os alunos e a utilizao dos alimentos produzidos na alimentao ofertada na escola; o estmulo implantao de boas prticas de manipulao de alimentos nos locais de produo e fornecimento de servios de alimentao do ambiente escolar; a restrio ao comrcio e promoo comercial no ambiente escolar de alimentos e preparaes com altos teores de gordura saturada,

gordura trans, acar livre e sal; o incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras; e o monitoramento da situao nutricional dos escolares. - o Programa Sade na Escola, que tem como objetivo contribuir para a formao integral dos estudantes da rede pblica de educao bsica por meio de aes de preveno, promoo e ateno sade e cujas aes previstas esto, dentre outras, implementar um programa de oferta diria de frutas e/ou hortalias na escola. - a discusso das oficinas culinrias no mbito da rede de sade, com a reviso dos alimentos regionais brasileiros, com vistas a fomentar a formao de multiplicadores e implementao das oficinas na rede de sade. - o apoio regulamentao da propaganda, publicidade, promoo e informao de alimentos com quantidades elevadas de acar, gorduras trans, sdio e bebidas com baixo teor nutricional. - o plano de melhoria da qualidade nutricional dos alimentos processados no Brasil com vistas a reduzir o consumo excessivo de acar, gordura e sdio. Esta ao compe trs estratgias educao alimentar e nutricional para o consumo saudvel, melhoria da qualidade nutricional dos alimentos comercializados e o monitoramento dos alimentos.

Crispim Moreira, Secretrio do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, apresentou as potencialidades para a promoo do aumento do consumo de frutas e hortalias no Brasil e quais as condies que a Estratgia Fome Zero, a Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional e a 3 Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional trazem para o aumento do consumo de frutas e hortalias. Nesses contextos, Crispim chama a ateno para a necessidade de articulao e implementao das aes de governo no territrio e de interveno no sistema agroalimentar com vistas a dar um ordenamento mais justo, submetendo-o ao interesse da populao e da soberania alimentar. Crispim Moreira abordou a discusso feita em torno do tratamento dado ao alimento enquanto negcio, onde a circulao e distribuio so privadas e, por este motivo, limites precisam ser impostos para a garantia do direito da populao ao acesso ao alimento saudvel e distribuio equnime de alimentos. No que se refere ao sistema pblico, tambm so ofertados bens e servios de Segurana Alimentar e Nutricional, seja para intervir na produo, na comercializao ou no consumo. Na rede pblica, o expositor destaca alguns programas que favorecem a produo, distribuio e o consumo de frutas e hortalias e que podem ser potencializados: o Programa Bolsa Famlia, onde 70% dos recursos so gastos com alimentao e esforos podem ser direcionados no sentido de estimular as famlias a comprar frutas e hortalias; Programa de educao alimentar

com vistas a resgatar o consumo de arroz, feijo, frutas e hortalias; Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF para garantia de crdito, seguro, preo mnimo e assistncia tcnica; Programa de Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar PAA; Programa de Agricultura Urbana e Periurbana; Programa de Agricultura Integrada e Sustentvel PAIS; Programa Segunda gua para acesso gua no Semi-rido; Programa Nacional de Alimentao Escolar, a Rede de Equipamentos Pblicos de SAN, dentre outros. O representante do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Arnoldo Campos, centrou a sua apresentao na agricultura familiar e na produo de alimentos e iniciou destacando a importncia do segmento de agricultores familiares do ponto de vista social, econmico e ambiental. Segundo Arnoldo, a agricultura familiar uma grande produtora de frutas e hortalias e o setor em muito pode contribuir para o aumento do consumo de frutas e hortalias. Segundo o expositor, os programas e polticas que podem potencializar a Agricultura Familiar enquanto produtora de alimentos so: o PRONAF; a Poltica de financiamento e proteo de crdito, seguro de clima, preo e renda (principalmente das carteiras de olericultura e fruticultura); a Poltica Nacional de Assistncia Tcnica e Extenso Rural; o Programa de Aquisio de Alimentos; o Programa Nacional de Alimentao do Escolar e o Programa de Garantia de Preos Mnimos da Agrobiodiversidade. Arnoldo avana a discusso e conclui que no basta fortalecer o agricultor familiar, preciso estimular a produo de alimentos, diversificar a oferta e potencializar as cestas regionais de alimentos que a agricultura familiar produz e oferece. Alm disto, preciso retomar a capacidade do estado brasileiro em criar novos mercados, criando oportunidades e estabelecendo regras de relacionamento dentro da cadeia produtiva no sentido de garantir o direito da populao algumas dessas oportunidades so o Programa de Aquisio de Alimentos, que ao mesmo tempo discute segurana alimentar e nutricional e fortalece a agricultura familiar; o Programa Nacional de Alimentao do Escolar que trata a alimentao como um direito, incorpora a educao alimentar e cria um mercado especfico para a agricultura familiar; o Programa de orgnicos que feito em sua grande maioria por agricultores familiares. Arnoldo conclui que o grande desafio da Agricultura Familiar o reconhecimento por parte do consumidor.

Eliene Ferreira, a representante do Programa Nacional de Alimentao do Escolar - PNAE iniciou sua apresentao chamando ateno para a convergncia de polticas pblicas na rea de segurana alimentar e nutricional e de promoo da alimentao saudvel. Sua apresentao focou a Lei n 11947 de 16/06/2009 que trata da alimentao do escolar e traz uma srie de avanos e desafios. Com a publicao da referida lei, toda a educao bsica e ensino mdio passaram a ser atendidos no programa, compondo um oramento de aproximadamente 2 bilhes de Reais. Atualmente so atendidos no PNAE as creches, o ensino fundamental, o ensino mdio, o

ensino de jovens e adultos, as escolas federais e as filantrpicas. Com a ampliao do programa, algumas aes passaram a ser discutidas, dentre elas as voltadas para o aumento do consumo de frutas e hortalias, onde exigiu-se que 30% das compras fossem feitas da agricultura familiar (por ser um importante segmento para o aumento do consumo de frutas e hortalias), criando uma nova modalidade de compra especfica para alimentao escolar e para a agricultura familiar sem exigncia da licitao. No campo do consumo de frutas e hortalias, Eliene mostrou os dados do perfil de consumo dos escolares brasileiros de 12 a 19 anos, identificados em pesquisa realizada em 2007. De acordo com a pesquisa, menos de 30% dos escolares consumiam frutas e menos de 40% consumiam as hortalias. Quando analisados os dados de oferta de alimentos nos cardpios das escolas, observa-se que hortalias aparecem apenas em 56% dos cardpios enquanto frutas aparecem em 27%, sendo que a principal forma de oferta das frutas na forma de sucos e as hortalias esto presentes na forma de temperos, sendo poucas as preparaes exclusivas de hortalias. Esses dados mostram uma insuficincia na oferta de frutas e hortalias na alimentao do escolar. Com base nesses resultados, o FNDE tem reforado algumas aes com vistas a promover o aumento da oferta e do consumo de frutas e hortalias, como: - Aquisio direta da agricultura familiar; - Formao dos Centros Colaboradores - Cecanes - que promovem a capacitao e formao de merendeiras, nutricionistas, conselheiros da alimentao escolar, agricultores, professores e gestores, em parceria com o MDA; - Projeto Educando com a Horta parceria com a FAO visando o aumento do consumo de frutas e hortalias no apenas pela produo da horta mas, na utilizao da horta escolar na discusso da educao alimentar e nutricional; - Promoo da alimentao saudvel nas escolas; - Rede Brasileira de Alimentao Escolar REBRAE; - Aumento do nmero de nutricionistas de 900 para 3,6 mil e ampliao das atribuies do nutricionista enquanto responsvel tcnico do programa; - A Resoluo n 38 que traz os parmetros da oferta de alimentos e obriga que sejam ofertados no mnimo3 pores de frutas e hortalias 200 g por aluno por semana. Eliene finalizou afirmando que o programa teve uma grande conquista na alimentao do escolar e para o aumento da oferta e do consumo de frutas e hortalias, que foi a publicao da Lei 11.947/2009, mas grandes desafios permanecem, por exemplo, a necessidade de aumento do percapita para oferecer uma alimentao mais adequada e com maior qualidade.

Luiz Carlos Balcewicz, representante do Ministrio do Meio Ambiente MMA, iniciou a sua apresentao chamando ateno para o grande esforo de integrao entre os Ministrios durante o congresso. Sua apresentao foi centrada no compromisso do MMA em Valorizar, resgatar, conservar e fomentar o uso sustentvel principalmente das nossas espcies nativas e nos programas que possuem interface com a temtica Frutas e Hortalias - Programa de Conservao e Uso Sustentvel da Biodiversidade e dos Recursos Genticos e o Programa de Conservao, Manejo e Uso Sustentvel da Agrobiodiversidade. As aes de conservao, manejo e uso sustentvel da agrobiodiversidade tm como objetivo assegurar o resgate, a conservao, o manejo e o uso sustentvel dos componentes da agrobiodiversidade, visando a soberania e a segurana alimentar e nutricional, a gerao de trabalho e renda e a retribuio por servios ambientais (respeitando as especificidades territoriais e culturais), cujos pblicos beneficirios so os produtores rurais, povos indgenas, comunidades tradicionais e locais, agricultores familiares e assentados de reforma agrria. Outras iniciativas importantes destacadas so os Centros Irradiadores de Manejo da Agrobiodiversidade CIMAs, cujo objetivo o resgate, uso e conservao dos componentes da agrobiodiversidade, com foco na agricultura familiar e nos assentamentos da Reforma Agrria; a Promoo dos Produtos da Sociobiodiversidade cujo desafio propiciar que a maior biodiversidade do planeta gere incluso social e renda e contribua para a melhoria das condies de vida de toda a populao, em especial, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, com repartio dos benefcios; a Iniciativa Plantas para o Futuro e Parentes Silvestres de Plantas Cultivadas, dentre outras. Balcewicz finaliza sua apresentao ressaltando os principais motivos do estudo com as espcies nativas. Primeiro por ser uma grande diversidade gentica existente no pas, mas pouco conhecida, manipulada e explorada e, em virtude das novas opes para a agricultura familiar, com grande potencial alimentar, nutricional e econmico. Aps as apresentaes foi ressaltado pela moderadora Elisabetta a grande riqueza de aes mostradas em cada uma das apresentaes, mas chamou ateno para os desafios da intersetorialidade. Alguns presentes na plenria participaram do debate discorrendo sobre alguns pontos crticos levantados durante o Congresso: - publicidade de alimentos e a necessidade de regulamentao; - a questo dos grandes supermercados e a resposta para o investimento no abastecimento capilarizado de frutas e hortalias em regies remotas, includas as favelas de grandes metrpoles; - a retomada da poltica nacional de abastecimento e o fortalecimento do programa de aquisio de alimentos enquanto indutor de novos modelos;

- a criao de mecanismos de proteo dos pequenos produtores, para os casos em que as prefeituras no paguem os produtos direcionados ao programa de alimentao escolar; neste sentido qual seria a forma de minimizar isto. Foi apresentada a experincia do Rio de Janeiro na criao de uma cmara gestora intersecretarias, para que estas questes fossem pautadas de forma intersetorial junto aos gestores municipais.

Lanamento da revista Aes de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortalias do Governo Brasileiro - Ana Beatriz Vasconcellos Coordenadora Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio do Ministrio da Sade

Ana Beatriz Vasconcellos procedeu ao lanamento da revista Aes de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortalias do Governo Brasileiro. A revista simboliza o esforo intersetorial e articulado do governo brasileiro e apresenta o conjunto de aes potencializadoras do incentivo ao consumo de frutas e hortalias, que os ministrios trouxeram para discusso. As aes no se esgotam, mas so iniciadoras de muitas outras possibilidades concretas que precisam ser articuladas. Vale destacar que o material foi elaborado com base em dois documentos: Proposta de diretrizes para o desenvolvimento de um programa intersetorial para a promoo da alimentao adequada e saudvel no Brasil do Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA e tambm com apoio do Instituto Nacional do Cncer e dos diversos Ministrios envolvidos com a temtica das frutas e hortalias. O documento lanado consta do Anexo 2 do presente Relatrio.

Mesa V - Iniciativas pblico-privadas para aumentar o consumo de frutas e hortalias nas Amricas. Moderador: Enrique Jacoby Responsvel Regional da Unidade de Doenas NoTransmissveis, Alimentao Saudvel e Atividade Fsica da OPAS/OMS WDC Palestrantes: Cristina Olaizola Instituto de Cincia e Tecnologia de Alimentos. Faculdade de Cincias. Universidade Central da Venezuela Ossir Gorestein Companhia de Entrepostos e Armazns Gerais de So Paulo CEAGESP Isabel Zacaras Instituto de Nutrio e Tecnologia de Alimentos, Universidade do Chile INTA

O moderador Enrique Jacoby iniciou a discusso apontando que o movimento de produo, comercializao e consumo de frutas e hortalias tem sido discutido a bastante tempo e que o tema muito complexo em virtude de seus mltiplos aspectos envolvidos.

A primeira expositora Cristina Olaizola apresentou o Programa 5 ao Dia na Venezuela uma campanha de sensibilizao social para promover hbitos de alimentao saudvel. Ressaltou a reunio de esforos do setor pblico e privado na organizao de campanhas de sensibilizao, o que resultou em um compromisso social com o objetivo de fomentar hbitos de alimentao saudvel na Populao Venezuelana seguindo o delineamento da OMS e FAO. Este projeto possui alto contedo social, envolve setores da academia, escolas, comunidades, famlias, governo, dentre outros e serve de guia aos estudantes para motivar e ensinar a populao os beneficios de praticar hbitos de vida saudveis, pondo em prtica os conhecimentos obtidos durante seus estudos. No setor privado, Cristina acrescenta que muitas instituies esto sensveis e conscientes da necessidade de promover hbitos saudveis em seus ambientes de influncia, locais de trabalho e com o pblico com o qual se relacionam. A respeito desta iniciativa, Cristina teceu as seguintes consideraes gerais: - A campanha de conscientizao responde a uma teoria de troca social, por meio da garantia de uma boa alimentao, especialmente durante a infncia; podendo afetar o desenvolvimento econmico e social da populao como um todo e, conseqentemente, sua qualidade de vida e bem-estar. - Como na maioria dos campos de ao social, a alimentao e nutrio so causas comuns de interesse de governos, empresas e organizaes da sociedade civil. - Uma evidncia disso o nmero de instituies de todos os setores que trabalham nessa direo. - Sendo assim, a participao e colaborao intersetorial no somente possvel, mas altamente desejvel para alcanar o bem estar da populao de uma forma eficaz e sustentvel.

A expositora do Chile Isabel Zacaras iniciou sua exposio apresentando o marco legal que direciona as aes dos pases nesta temtica a Estratgia Mundial sobre dieta, atividade fsica e sade da OMS, que convida os pases a promover a mobilizao de todos os grupos sociais e econmicos, em particular as associaes cientficas, os profissionais, voluntrios, o setor privado, a sociedade civil e a indstria, e de participar de maneira ativa e apropriada na execuo da estratgia e no alcance de sua meta e seus objetivos.

A respeito da experincia do Chile com a temtica, Isabel retomou as principais recomendaes da Cpula de Nutrio e Sade realizada em Santiago, Chile, em 2008. - Avanar na definio e implementao de um marco normativo; - Incluir disposies que facilitem aos consumidores uma seleo adequada dos alimentos; - Proteger a populao, em especial as crianas, dos efeitos da publicidade que est sendo trabalhada numa lei que proteja a criana da publicidade; - Avanar na definio de um currculo educacional; - Introduzir incentivos e programas que facilitem a atividade fsica; - Fomentar polticas de desenvolvimento agrcola; - Estabelecer mecanismos concretos que favoream a participao cidad; - Implementar um amplo plano nacional de educao e comunicao social. Com isto, o compromisso social no Chile foram: juntar esforos intersetoriais para fortalecer o Programa 5 ao Dia; analisar os aspectos que poderiam ser objeto de mudanas polticas e de regulamentao; coordenar campanhas de comunicao contnuas e conjuntas; reforar os vnculos entre as referncias regionais de cada setor, onde se realizam as adaptaes necessrias de acordo com a realidade local. As atividades realizadas no pas envolveram os meios de comunicao, os pontos de venda, o nvel comunitrio; os feirantes; os pequenos produtores e a investigao. Os prximos passos englobam a elaborao de spots publicitrios para TV; livros de receitas saudveis; campanhas de lanches saudveis e o Dia Mundial da Alimentao, alm das atividades em escolas com a capacitao de pais, professores, responsveis por cantinas, nutricionistas de escolas e incentivar a participao de escolares em concursos de frases sobre frutas e hortalias e desenhos no mural das escolas.

O representante da CEAGESP, Ossir Gorestein, centrou sua apresentao no importante papel da CEAGESP no processo de produo ao consumo de frutas e hortalias no Brasil e no potencial de contribuio para o aumento do consumo de frutas e hortalias.

Conferncia: Programa de Diversificao na Agricultura Familiar Fumicultura: desafios e oportunidades para fortalecer a fruticultura. Expositor: Adriana Gregolin Ministrio do Desenvolvimento Agrrio e Charles Lamb - Coordenador do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor CEPAGRO
A conferencista Adriana Gregolin apresentou o Programa de Diversificao em reas Cultivadas com Tabaco, que tem como objetivo apoiar a implementao de projetos de extenso rural, formao e pesquisa para o desenvolvimento de estratgias de diversificao produtiva em propriedades de agricultores familiares que produzem fumo, buscando novas oportunidades de

gerao de renda e qualidade de vida das famlias, sendo a produo de frutas e hortalias uma grande oportunidade. O esforo na luta contra o tabaco foi iniciado com a aprovao da Conveno Quadro para o Controle do Tabaco, onde o Brasil teve participao bastante ativa. Aps a adoo desse tratado internacional criou-se internamente a conveno interministerial e, no ano de 2005, o Brasil ratificou, de fato, a participao na conveno e lanou o Programa Nacional de Diversificao em reas Cultivadas com Tabaco, pois a grande preocupao dos produtores com a fonte geradora de renda e, neste sentido, a conveno aponta para a busca de alternativas para a produo. Adriana ampliou a discusso incluindo aspectos relativos ao desenvolvimento sustentvel, diversificao produtiva, participao social e segurana alimentar. No que se refere segurana alimentar, o debate central discute o fato de agricultores do setor fumicultor se especializarem somente na produo de fumo e de no possuir uma produo diversificada para o seu desenvolvimento sustentvel; isto faz com que os pequenos produtores fiquem dependentes da produo e, a diversificao com a produo de frutas e hortalias uma estratgia que pode conferir qualidade de vida ao agricultor. O Programa Nacional de Diversificao em reas cultivadas com tabaco trabalha com diversas reas que vo desde a assistncia tcnica, capacitao, formao, segurana e outros. Atualmente existem projetos apoiados na Regio Sul e Nordeste, beneficiando 300 municpios e mais de 25 mil famlias envolvidas direta ou indiretamente. Adriana destacou que muitos agricultores esto diversificando sua produo, indo para a vitivinicultura, a produo de abacaxi, banana, entre outras e que a produo de frutas e hortalias vista como uma oportunidade e isto demonstra a convergncia das polticas pblicas nacionais. O segundo Conferencista Charles Lamb Coordenador do Centro de apoio ao pequeno agricultor (CEPAGRO), abordou os princpios da Rede ECOVIDA com a gerao da identidade, com a autonomia dos agricultores, a gerao de credibilidade e o processo de aprendizagem, como a estimulao da produo de alimento, sendo executadas algumas aes com foco no apoio promoo da agroecologia e do desenvolvimento solidrio, no estado de Santa Catarina. O debate se concentrou na necessidade do apoio que os estados e municpios precisam dar organizao e fomento das feiras livres e de espaos onde os produtores rurais possam vender e trocar seus produtos, e no fortalecimento da agricultura familiar na produo de frutas e hortalias. Adriana Gregolin ressaltou a necessidade de investimento em assistncia tcnica e apoio famlia agricultora. Neste sentido, Charles Lamb frisou que as famlias necessitam no apenas de assistncia tcnica, mas tambm de apoio social, nutricional, educacional, dentre outros, alm de informao para que possam acessar outros programas.

Mesa VI O enfrentamento do problema do uso de agrotxicos em Frutas e Hortalias Moderador: Marlia Leo Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos ABRANDH Palestrantes: Carlos Alexandre Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - ANVISA Dbora Cruz e Carlos Ramos Venncio Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA Sebastio Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A moderadora da mesa Marlia Leo iniciou as discusses destacando a alta relevncia deste Congresso e o esforo do envolvimento de vrios setores, aes e polticas pblicas. Sobre a questo dos agrotxicos, Marlia ressalta que o tema preocupa a todos, principalmente no foco da segurana alimentar e nutricional, SAN sustentvel, que no envolve somente a sade e a sustentabilidade, mas a discusso do meio de produo e da qualidade dos produtos que esto sendo disponibilizados para a populao.

O primeiro expositor Carlos Alexandre apresentou o Programa de Anlise de Resduos de Agrotxicos em Alimentos PARA, que tem como objetivo geral monitorar a qualidade de alimentos quanto utilizao de agrotxicos e afins, com vistas ao alcance da segurana alimentar e como objetivos especficos, identificar e quantificar os nveis de resduos de agrotxicos nos alimentos, fortalecer a rede de laboratrios de sade pblica, rastrear a fonte dos problemas e subsidiar aes de vigilncia sanitria para minimizar os efeitos agudos e crnicos dos agrotxicos, avaliar o uso e mapear a distribuio dos agrotxicos e disponibilizar informaes sociedade.

Carlos Alexandre ressaltou que os grandes problemas do uso de agrotxico so a utilizao de produtos que no so autorizados pela ANVISA e a identificao de culturas com nveis de agrotxicos acima dos limites mximos de resduos permitidos. Os principais encaminhamentos do programa so: - Reavaliar ingredientes ativos de importncia toxicolgica evidenciada pelos resultados do PARA; - Agilizar a publicao de normas tcnicas para as culturas com suporte fitossanitrio insuficiente e para os produtos destinados produo orgnica de alimentos; - Informar ao Ministrio da Agricultura e a Polcia Federal quanto presena de agrotxicos proibidos no pas, encontrados nas culturas analisadas pelo PARA; - Fortalecer os programas de governo j existentes, tais como as aes da Produo Integrada atravs da divulgao dos benefcios de sua utilizao como agricultura sustentvel, que

profissionaliza o setor, atravs da adoo de tecnologia e capacitao, acarretando entre vrios benefcios a reduo da utilizao de agrotxicos nos alimentos e produtos derivados; - Incentivar e aumentar a abrangncia de atuao dos projetos do sistema de produo integrada e orgnicos como parte de polticas pblicas, como por exemplo: alimentos de Produo Integrada e Orgnicas na merenda escolar e Incentivar e apoiar o Programa Pr-Orgnico do MAPA para ampliar a oferta de produtos que no utilizam agrotxicos. Por fim, salientou a necessidade do controle de agrotxicos em toda a cadeia produtiva de alimentos e enfatizou o perigo no somente para quem consome o alimento, mas para quem trabalha no cultivo.

Deborah Cruz focou a sua apresentao nos Minor crops, que so as pequenas culturas, as quais no existem agrotxicos autorizados.

Carlos Ramos Venncio abordou a segurana do alimento na perspectiva do Plano Nacional de Controle de Resduos e Contaminantes, que identifica como a cadeia produtiva de um determinando alimento est do ponto de vista de resduos e contaminantes, possibilitando a adoo de medidas de correo para tornar o cultivo mais saudvel e fortalece a rastreabilidade dos produtos na cadeia produtiva. Carlos Ramos acrescentou que o controle de agrotxicos importante, mas no o nico que deve ser feito; e que recursos devem ser investidos na melhoria da investigao de agrotxicos, controle microbiolgico em produtos orgnicos e convencionais, controle de agrotxicos em orgnicos, com vistas a atingir todas as cadeias e realmente garantir um alimento seguro na mesa do consumidor. Tambm registrou a parceria que est sendo feita com a CEAGESP para coleta de produtos para monitoramento de resduos e agrotxicos. Segundo o expositor, a CEAGESP recebe produtos de 25 estados, o que possibilita a rastreabilidade e uma ampla ao de monitoramento. Carlos ressaltou que a fiscalizao um ponto importante, mas no a nica forma e talvez no seja o meio mais efetivo de resolver o problema, ele incluiu o investimento em educao sanitria e o trabalho direcionado aos locais indicados com maior nmero de violaes (irregularidades), em conjunto com outros rgos de governo. Ele ressalta que s vamos ter um alimento seguro quando tivermos segurana em todas as etapas da cadeia produtiva da fazenda mesa do consumidor, includos o transporte, as indstrias e o comrcio, pois a cada dia o consumidor exige produtos mais adequados e seguros, que no ponham em risco a sua sade.

Sebastio Pinheiro abordou questes relacionadas ao aumento do consumo de frutas e hortalias e algumas contradies, como o impacto do uso de contaminantes e agrotxicos em

alimentos na sade da populao, o impacto da crise econmica na reduo do consumo de frutas e hortalias, o aumento da excluso gerado pelo no consumo de frutas e hortalias, o crescimento no consumo de alimentos industrializados e as facilidades da indstria neste sentido e o no apoio aos pequenos agricultores. Durante o debate ao final das apresentaes foram abordadas as seguintes questes: - Necessidade de repensar a base tecnolgica de produo, a assistncia tcnica, o acesso informao e o acesso ao crdito do pequeno produtor. - O PARA evidencia o problema do uso de agrotxicos e precisa ser um instrumento de apoio transio de frutas e hortalias das culturas convencionais para a orgnica. - O movimento dos pequenos agricultores precisa ser fortalecido. - O papel do agrnomo precisa ser rediscutido, ele precisa ter mais sensibilidade para viabilizar o uso de diferentes ferramentas e solues para os mais variados problemas, alm de assumir este compromisso com a sade. - O setor sade (os profissionais de sade) precisa se aproximar dos agricultores e camponeses para aflorar a idia da alimentao para a sade. - Esforos entre governo, pesquisadores e setor produtivo devem ser reunidos para proporem prazos e possibilidades de banimento do uso de agrotxicos na produo de hortifrutigranjeiros. - Todos os elementos da cadeia produtiva so responsveis pela qualidade dos alimentos postos disposio do consumidor. No se pode penalizar apenas o produtor. - O consumidor precisa exigir mais o alimento seguro em seus ambientes trabalho, casa, escola, entre outros. - A Embrapa precisa ser envolvida nessa discusso, em funo da sua capacidade tcnica.

Conferncia As iniciativas da Embrapa para o aumento do consumo de frutas e hortalias no Brasil. Expositor: Jos Geraldo Eugnio de Frana - Diretor Executivo da Embrapa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria
Jos Geraldo iniciou a sua apresentao ressaltando o compromisso da Embrapa no apenas com a produo de alimentos, mas tambm com a educao alimentar. A respeito da produtividade, a Embrapa possui uma srie de iniciativas que tem como objetivo elevar a produo de frutas e vegetais e reduzir as perdas de campo e de processamento, diminuindo o desperdcio do alimento. Dentre as iniciativas da Embrapa para o aumento do consumo de frutas e hortalias, Jos Geraldo citou: Aes da Embrapa Hortalias:

- Projeto Horticultura de Planaltina e reas Adjacentes que objetiva a capacitao dos olericultores para melhorar as prticas agrcolas e de manuseio ps-colheita, contribuir para o aumento da eficincia dos canais de comercializao garantindo o abastecimento regular da populao com hortalias produzidas de acordo com as Boas Prticas de Produo Agrcola. - Hortalia no s salada (como comprar, conservar e consumir hortalias) iniciativa que contribui para o aumento do consumo de hortalias, oferecendo ao consumidor opes de uso a partir da premissa HORTALIA NO S SALADA e divulgao das hortalias de menor consumo e de informaes nutricionais; alm de contribuir para a reduo das perdas ps-colheita, orientando o consumidor sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra e o correto manuseio e acondicionamento das hortalias no mercado e em sua residncia. - Projeto Embrapa e escola - Busca orientar alunos do ensino mdio e fundamental do Distrito Federal e Entorno sobre a importncia do consumo de hortalias, principalmente no que tange os seus benefcios na preveno de doenas e na melhora da qualidade nutricional e estimular o consumo de hortalias, transmitindo seus conhecimentos aos estudantes que visitam a Unidade por meio de apresentao de material visual, visita a um campo produtivo e materiais impressos de linguagem fcil e acessvel, que desperte a ateno e interesse do pblico do projeto. (no apenas a educao para o plantio da horta, mas a abordagem da questo ambiental e uso racional da gua). - Jogo de Cintura - Interveno para reduo dos fatores de risco para doenas no transmissveis, com nfase na alimentao saudvel, atividade fsica e preveno do tabagismo na comunidade com excesso de peso, assistida em Unidades Bsicas de Sade, de So Sebastio DF. So realizadas oficinas sobre hortas em pequeno espao, aproveitamento de resduos provenientes de hortalias minimamente processadas e incentivo do consumo de hortalias. - Projeto de biofortificao de alimentos - Desenvolvimento de cultivares de batata doce com maiores teores de pr-vitamina A.

Aes da Embrapa Agroindstria de alimentos: - Construo de uma estratgia de interveno em nvel local para promoo do consumo de frutas e hortalias com vistas a contribuir para o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras e a promoo da sade da populao dos bairros de Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz, situados na zona oeste do Municpio do Rio de Janeiro; desenvolver instrumentos para promoo do consumo de frutas, legumes e verduras, capazes de

subsidiar estratgias que possibilitem mudanas ambientais e comportamentais e que possam ser utilizados em outras localidades e atuar de forma mais sistemtica na regio do entorno da Embrapa Agroindstria de Alimentos (RJ), promovendo encontros e reunies com os atores locais envolvidos com a promoo da alimentao saudvel, de forma a contribuir para uma maior interao entre os diferentes setores. - Mercado de frutas em virtude da diversidade pouco explorada prev a realizao de projetos com vistas a agregar valor a frutas tropicais subutilizadas com grande potencial de comercializao. - Valorizao de frutas silvestres da vegetao litornea do Cear, com o objetivo de caracterizar frutas nativas da vegetao litornea do ponto de vista nutricional e funcional. - Projeto Frutamais para preservao de caractersticas funcionais, nutricionais e organolpticas de frutas e alimentos, para agregao de valor e aproveitamento da funcionalidade destes.

Jos Geraldo finalizou a sua apresentao registrando que as aes apresentadas no esgotam o trabalho desenvolvido pela Embrapa e que outras unidades podem ser envolvidas nesta temtica.

Mesa VII - A responsabilidade dos setores da cadeia alimentar na promoo de frutas e hortalias e o papel da sociedade civil. Moderador: Lcia Pacfico - Associao das donas de casa de Minas Gerais Palestrantes: Claudia Schmitt Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Luiz Borges Jnior - Instituto Brasileiro de Frutas IBRAF Natal Joo Magnanti - Centro Vianei de Educao Popular
A primeira expositora Claudia Schmitt iniciou sua apresentao apontando as principais transformaes ocorridas na produo, processamento e consumo de alimentos nos ltimos cinqenta anos a disseminao, em nvel global, das tecnologias da Revoluo Verde: variedades genticas de alto rendimento, mecanizao, uso intensivo de fertilizantes e agrotxicos, dependncia energtica em relao aos combustveis fsseis; mudana nos hbitos alimentares e estilos de vida da populao; mercado de alimentos como um mercado globalizado, com a converso de determinados produtos alimentcios em ativos especulativos no mercado financeiro; enfraquecimento da capacidade de regulao e interveno dos Estados Nacionais sobre a produo, processamento e o consumo de alimentos; a fragilizao da agricultura camponesa e familiar e a desestruturao dos circuitos locais de abastecimento.

Acerca do consumo alimentar do brasileiros, Claudia Schmitt ressaltou os dados da FAO onde 90% das calorias consumidas na alimentao humana vm de 30 espcies de plantas; do ponto de vista da energia, apenas trs culturas - trigo, milho e arroz respondem por mais de 50% do total de calorias e, no Brasil, tomate, batata e cebola correspondem a 43% das variedades produzidas - dados que instigam a avaliao de como a diversidade alimentar se constri. Acrescido a isto, a vulnerabilidade do sistema agroalimentar com a manifestao das altas dos alimentos e o impacto dessa crise na situao de pobreza. Sobre a responsabilizao dos diversos atores da cadeia alimentar na produo de frutas e hortalias, Claudia salienta que dada variedade de aspectos envolvidos, o tema se torna bastante complexo. Um dos aspectos envolvidos se relaciona a estrutura das cadeias produtivas cada qual com sua dinmica, desenhos e a forma na qual se relacionam; as estruturas de poder e influncias que essas cadeias possuem e o desafio de mud-las; o marco legal que organiza a atividade e que algumas vezes so contraditrios ao objetivo de busca por uma alimentao saudvel. H ainda a problemtica do acesso a frutas, legumes e verduras, as condies de preo e sazonalidade, o debate sobre o conceito de alimento de qualidade que possui vrias percepes e nem sempre considera a viso de todos os agentes envolvidos, as questes de consumo, onde pelo menos 25% dos alimentos so consumidos fora de casa e a necessidade de um amplo debate das polticas pblicas em torno da setorialidade e da construo dinmica de interaes para o alcance da intersetorialidade. Segundo Claudia, a organizao do processo de debate pblico entre os vrios agentes da cadeia pode ser construda pelo delineamento de algumas linhas de ao, por exemplo, a construo de espaos de interlocuo e discusso dos marcos regulatrios para melhorar a qualidade da alimentao, sendo que este debate no se resolve apenas na cadeia de frutas e hortalias; incluso de outros agentes fundamentais para pautar hbitos de consumo, inclusive do ponto de vista negativo - como a indstria de fast foods e de propagandas; a utilizao de linguagens para o consumidor que iniciem um embate na mdia e a discusso das imagens e linguagens simblicas do que vem a ser o alimento. Um avano recente a Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional LOSAN e a criao do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional SISAN segundo Claudia, arenas que possibilitam o dilogo sobre os aspectos da regulao e de uma mudana cultural que so a formao dos hbitos alimentares. Um pilar forte da LOSAN, por exemplo, a considerao mais abrangente da Segurana Alimentar e Nutricional, no apenas focada no acesso, mas que considera a produo familiar tradicional que leva para descentralizao dos circuitos de produo, processamento e consumo, a incluso e o fortalecimento da SAN no meio rural; a valorizao da biodiversidade e do patrimnio gentico, que so a base de uma alimentao

diversificada; o debate da sade e da nutrio que discutem a qualidade do alimento numa perspectiva mais abrangente, as prticas alimentares e a relao com a cultura e a produo da informao. Assim, uma viso sistmica da SAN orienta para a necessidade de referncias ou parmetros num processo de responsabilizao dos atores em uma cadeia produtiva. Grandes marcos no Consea foram o exerccio da construo do conceito de alimentao adequada e saudvel; a construo de um documento sobre uma Poltica Nacional de Abastecimento, como uma forma de fortalecer a capacidade do Estado no apenas de regular, mas de construir novos mercados e incidir nos modelos de abastecimentos - essa poltica parte de uma viso ampla de abastecimento, num sistema integrado da produo ao consumo, na qual a sociedade civil e o Estado atuam como atores relevantes. Junto a isso um conjunto de propostas prticas como a revitalizao de sistemas pblicos de abastecimento, o controle social atravs do SISAN, a realizao de campanhas educativas, a descentralizao da infra-estrutura de abastecimento e a regulao sobre agentes maiores. A construo de tudo isso exige uma demanda social - uma dimenso estratgica da sociedade brasileira para a efetivao do DHAA e da SAN da populao. Claudia finaliza que estamos num mundo de mercados globalizados, de condies de vulnerabilidade das populaes mais pobres e os desafios da crise alimentar no esto resolvidos. iminente a necessidade de discusso de uma Poltica de Abastecimento e esses so aspectos fundamentais dentro de uma viso sistmica e sustentvel de SAN.

O segundo expositor Luiz Borges Jnior focou sua apresentao nas diversas iniciativas desenvolvidas pelo setor produtor de mas com o objetivo de aumento do consumo de frutas. De forma resumida, Luiz concluiu que apelar para os benefcios do consumo de frutas para a sade, por meio de campanhas educativas, pouco alterou o consumo e, neste sentido, o consumo de frutas est muito relacionado ao hbito das pessoas do que a falta de campanhas para o consumo. Outros aspectos pontuados por Luiz que concorrem com a escolha do indivduo so os produtos industrializados com sabor de frutas, os produtos da moda e os lanches rpidos. Bons esforos que podem gerar resultados positivos so as iniciativas como 5 ao dia e a incluso de frutas na alimentao dos escolares, pois esta pode contribuir fortemente com a formao do hbito alimentar saudvel. Quanto produo especfica de mas, Luiz afirmou que atualmente 90% da produo de mas no Brasil passa pelo controle de resduos. Apesar disso, grandes avanos precisam ser conquistados, como a necessidade de organizao dos produtores de frutas com vistas a garantir maior qualidade ao alimento, reduo do preo (com a reduo de atravessadores), maior

investimento em educao para toda a cadeia produtiva e maior envolvimento da sociedade nesta discusso.

O terceiro expositor Natal Joo Magnanti, representante do Centro Vianei de Educao Popular, destacou a necessidade dessas discusses serem acompanhadas pelo Ministrio Pblico e Ministrio do Planejamento em virtude do carter do direito alimentao e das dificuldades no acesso aos recursos pblicos para incentivo realizao de projetos e campanhas de incentivo ao consumo de frutas e hortalias. Outra questo abordada por Natal inclui a necessidade de articulao mais prxima entre as agendas de governo e dos movimentos sociais, com vistas a explicitar e pactuar as responsabilidades de cada um dos agentes do sistema alimentar, inclusive as da sociedade civil; explorando no apenas as responsabilidades com a produo de alimentos, mas a responsabilidade do baixo consumo.

Conferncia As iniciativas da Organizao Pan Americana de Sade - Organizao Mundial de Sade para fortalecer o aumento do consumo de frutas e hortalias. Expositor: Enrique Jacoby Unidade de Doenas No-Transmissveis, Alimentao Saudvel e Atividade Fsica da OPAS/OMS WDC
Enrique Jacoby iniciou a apresentao afirmando que as opes para uma alimentao saudvel no so fceis de alcanar, pois em geral, so mais caras, no esto prontas para consumo, necessitam de preparo anterior para poder consumi-las e, por isto, tomam mais tempo. A OMS e suas agncias disseminam algumas estratgias para estimular o consumo de frutas, legumes e verduras, promovendo a importncia do consumo de frutas e hortalias e apoiando o desenvolvimento de programas nacionais e intersetoriais. O expositor chamou a ateno para o fato dos pases, mesmo os mais ricos, possurem um consumo muito abaixo da recomendao de 400g/dia; somado a isto, estudos comprovam uma importante queda no consumo de frutas e hortalias nos ltimos anos e aumento no consumo de carboidratos refinados, refrigerantes e biscoitos. Junto a este fenmeno se reconhece uma grande inverso das polticas de marketing, onde se aplicam muitos recursos na publicidade de alimentos no saudveis que j apresentam tendncia de consumo aumentado enquanto no se investe na publicidade de frutas e hortalias. Com essa inverso de marketing torna-se impossvel mudar esse consumo. Ao finalizar a apresentao, Enrique Jacoby ressalta que o tema deve ser encarado como uma prioridade poltica, com a incluso de outros setores na discusso, como a cincia, meio ambiente e cultura. Alm disto, as intervenes em sade pblica precisam ser atualizadas no

sentido de resgatar a cultura de se cozinhar e de incentivar as refeies em famlia, pois este ritual se perdeu e desestimula a alimentao saudvel.

Mesa 8 - Efetividade de aes/ intervenes voltadas ao aumento do consumo de frutas e hortalias Moderador: Fbio Gomes Instituto Nacional do Cncer INCA, Brasil Palestrantes: Fabio Hertel Hortifruti , Rio de Janeiro Rafael Claro Universidade de So Paulo - USP Ins Rugani Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ Gloria Prada Universidade Industrial de Santander, Colmbia
Fbio Hertel iniciou a apresentao registrando que a batalha para conquistar adeptos visando o aumento no consumo de frutas, legumes e verduras antiga. Segundo Fbio preciso haver uma convergncia na comunicao e no planejamento de um programa integrado de marketing. Sobre a hortifruti empresa representada pelo expositor, uma ampla rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil, que alia a frescura da feira com a comodidade e servio dos supermercados. Fabio destacou o setor de processados e pr preparados, pois o que mais cresce na empresa, pois oferece praticidade s donas de casa e consumidores que tem pouco tempo para o consumo de frutas. Outro grande investimento do hortifruti a explorao da publicidade e a valorizao das alegaes saudveis.

O segundo expositor Rafael Claro mostrou os resultados de um estudo feito em So Paulo sobre a perspectiva dos preos dos alimentos e a participao de frutas e hortalias na dieta. O estudo feito em 1998-99 comprovou que de todos os grupos de alimentos, as frutas, legumes e verduras so os de maior custo e, a melhora dos preos, a realizao de aes de educao nutricional e a melhora ao acesso fsico aquisio de frutas, legumes e verduras, aumentou o consumo desses alimentos de 4,5% para 6,7% num perodo de 2 meses. Outro dado advindo da POF 2002/2003, constatou-se que o brasileiro gasta 10% da renda com alimentao, desses, 1,8% com frutas, legumes e verduras; quanto maior a renda, maior o gasto com alimentao e tambm com frutas, legumes e verduras. Dentre todos os grupos de alimentos, os mais caros eram as frutas e as hortalias e o mais barato o grupo de acares. Assim, adicionar frutas, legumes e verduras na dieta aumenta o custo da mesma provando a premissa de que o preo dos alimentos faz parte da deciso do consumo das pessoas e, no caso das frutas, legumes e verduras, o preo uma barreira para o seu consumo. Com as evidncias apresentadas, Rafael parte para a discusso das possibilidades de aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, por exemplo, no caso da renda da populao aumentar e o preo das frutas, legumes e verduras diminuir ou aumentar o preo dos outros

alimentos. Rafael conclui que o preo um incentivo direto, e com a pesquisa se descobriu que o preo dos alimentos influncia 2x mais o consumo de frutas, legumes e verduras e, se esse efeito da reduo do preo for conjugado com polticas de promoo do consumo, o resultado pode ser positivo. Rafael concluiu que a formao do preo das frutas, legumes e verduras no varejo feita pelos custos de produo, lucro e impostos, sendo esse ltimo o meio mais fcil para alterar o preo das frutas, legumes e verduras. Em mdia para frutas, 27,5% do preo so impostos (ICMS). Neste cenrio, Rafael salienta que o preo de frutas, legumes e verduras no incentiva o seu consumo, na verdade em virtude do baixo preo estimulado o consumo de alimentos industrializados, ricos em acares e gorduras. Em sntese, as pessoas so sensveis mudana de preo.

A terceira expositora Ins Rugani apresentou reflexes sobre a efetividade de aes de promoo de frutas e hortalias com base na ao local. Inicialmente tratou da importncia do reforo sinergia entre as polticas de promoo de alimentao saudvel, por exemplo, das aes na escola e da continuidade delas em casa, na famlia. Outro ponto abordado se refere ao delineamento, experimentao e avaliao de desenhos inovadores na abordagem de frutas, legumes e verduras. Neste sentido, Ins discutiu os elementos metodolgicos/operacionais que contribuem para uma abordagem mais consistente, com base em aes locais realizadas no Rio de Janeiro - Projeto culinria prazer e Projeto cultivar, cozinhar e consumir - coordenado pela Embrapa. Os elementos apresentados foram explicitao de referenciais tericos, ao em diferentes espaos, diagnstico inicial, formao de formadores de opinio e tomadores de deciso, culinria, cultivo e parcerias. A explicitao de referenciais tericos, legais e institucionais para a promoo de frutas, legumes e verduras deve conjugar os campos da promoo da sade, da segurana alimentar e nutricional e da promoo da alimentao saudvel o grande desafio como promover o consumo, j que a experincia indica que as pessoas sabem que o consumo de frutas, legumes e verduras faz bem sade. Outros pontos que devem ser considerados em termos de abordagem terica para a promoo do consumo de frutas, legumes e verduras - as aes devem ser dirigidas a ambiente e indivduo, considerando a oferta e o consumo; deve tratar o consumidor enquanto cidado; o consumo deve ser abordado enquanto ao poltica no sentido de uma sinergia de aes. A abordagem da alimentao deve ser feita por meio das suas dimenses, a do Direito Humano (Acesso fsico e econmico a alimentao adequada); Biolgica (nutricional / sanitria)

com vistas a atingir os benefcios para a sade, preveno de doenas; Econmica (no s do preo mas do alimento); Scio-Cultural (A comida e seus significados e rituais, a alimentao e contemporaneidade); Sustentabilidade ambiental considerando as formas de produo e consumo. Em sntese, quando se quer promover o consumo de frutas, legumes e verduras, pretendese prevenir doenas, valorizar cultura, reduzir desigualdade e promover a sustentabilidade. Neste sentido, o consumo de frutas e hortalias tido como tema estratgico e articulador de polticas. O segundo elemento abordado por Ins tratou da ao em diferentes espaos, considerando as especificidades dos mesmos, por exemplo: Servios de sade (Consultas individuais, atividades de grupo, visitas domiciliares), Escola (Alimentao fornecida, cantinas, atividades pedaggicas, horta), Ambientes de trabalho (Sensibilizao gestores, UAN, outras alternativas de oferta, espao, aes educativas individualizadas e coletivas), Comunidade (Mobilizao, aes cotidianas, veculos de comunicao (rdio) e em Estabelecimentos comerciais (Difuso de material educativo/ motivacional, apoio ao pequeno empreendedor). O terceiro elemento dita sobre a necessidade de reconhecer o pblico que se quer propor a ao, isto , traar o diagnstico inicial do consumo/aquisio de alimentos; dos padres de consumo; das opinies; das representaes (sobre si e o outro) e de determinantes proximais, como aspectos econmicos, disponibilidade (oferta), hbito (preparao) e rejeio, considerando as diferenas locais, do Brasil e de outros pases. O quarto elemento - Formao de formadores de opinio e tomadores de deciso visa identificar e investir em sujeitos com diferentes inseres e vivncias, com vistas a multiplicar o conhecimento, numa abordagem educativa pautada na reflexo e na ao no processo de formao, com desenvolvimento de instrumentos para a prtica. Outro aspecto incorporado s aes a retomada da culinria, tratando dos seguintes aspectos: a comida em vez de nutrientes, o cotidiano, a sacralidade, o encantamento da comida, a retomada da sade e do prazer no ato de cozinhar, a cultura, o cuidado, a convivncia, a ludicidade, o desenvolvimento de habilidades e a autonomia do indivduo. A ideia do resgate do cultivo tem contribudo nas propostas educativas das aes de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras, na medida em que retomam a conscincia da origem e do ciclo dos alimentos, da conscincia ecolgica, da preservao da cultura alimentar e o uso dos espaos urbanos (quintais, lajes, terrenos baldios). O ltimo elemento abordado por Ins foi a parceria, isto , a necessidade de reunir poder pblico, academia e sociedade civil em torno do mesmo objetivo.

A ltima expositora Glria Prada, apresentou experincias da aplicao de investigao nas intervenes que tem como objetivo aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras. A primeira pergunta que se quer responder depois de finalizada uma estratgia se a mesma foi exitosa e se foram alcanados resultados satisfatrios. Essa informao importante no somente ao final de uma estratgia, mas no momento que se desenvolve uma nova interveno. Por este motivo necessrio o recurso da investigao em trs momentos - na formulao (as evidncias), na execuo (no seguimento da interveno) e na avaliao (do resultado ou do impacto da interveno). Algumas evidncias para formulao das estratgias direcionadas ao consumo de frutas e hortalias esto disponveis no site da OMS (OMS, 2004). Foram selecionados 60 estudos sobre o estmulo ao consumo de frutas e verduras, nenhum na Amrica Latina. A principal questo a ser pesquisada foi como orientar as intervenes ou o programa que se quer realizar. Em intervenes em escolas, por exemplo, importante que seja um processo organizado e sistematizado, feito em pequenos grupos, com uma educao personalizada e que haja disponibilizao de frutas, legumes e verduras no ambiente escolar. Os estudos neste ambiente consideram importante a participao dos pais e apontam como fator desestimulador do consumo de verduras, o tempo de preparo e das frutas o preo e a pouca saciedade desse alimento. A interveno s deve ser orientada aps estudo dos hbitos e costumes da populao, pois em geral as pessoas sabem que as frutas, legumes e verduras fazem bem sade, o que desestimula o preo e o preparo. Na Colmbia, a fruta consumida principalmente em forma de suco e para ampliar o consumo de frutas in natura foi realizada uma interveno com durao de quatro meses, baseada na elaborao de receitas saudveis com frutas, legumes e verduras. A ao possibilitou falar a respeito do alimento, sua importncia na famlia e na sade, aprender a personalizar o gosto, as preferncias de cada indivduo e a incorporao desses alimentos na rotina alimentar das famlias. Com essa estratgia, foi possvel entender melhor as possibilidades de interveno, como criar confiana, romper a barreira entre as mes, identificar o caminho mais efetivo para a promoo de alimentao saudvel e estimular o consumo de frutas, legumes e verduras. Foi conhecendo o problema do baixo consumo que entendemos a soluo o caminho mais efetivo para aumentar o consumo de frutas e verduras. Nossa experincia foi basicamente trabalhar em volta da famlia. A mensagem que trazemos que a investigao no s acadmica, nas universidades, devemos incorpor-la ao nosso trabalho dirio para podermos observar se a ao est avanando ou no. A sistematizao da experincia nos permitiu recuperar as fases da execuo da interveno e identificar os aspectos fortes e as falhas, possibilitando a tomada de decises acertadas.

A avaliao da estratgia de interveno uma fase bastante importante, pois evidencia os avanos alcanados atribudos estratgia, compreende os resultados, identifica lies aprendidas e possibilita reconhecer informaes sobre o consumo de alimentos da comunidade. Na experincia da expositora algumas concluses puderam ser observadas, por exemplo, a ao direcionada s crianas so mais fceis, mas se os pais no so envolvidos, a estratgia no avana; o tempo para alcance de resultados no aumento do consumo de verduras maior do que o tempo para observar aumento no consumo de frutas, isto , as famlias incorporam mais facilmente as frutas em seus hbitos alimentares do que as verduras e, por este motivo, as estratgias para o aumento no consumo de frutas e verduras devem ser diferentes, pois as barreiras para o consumo so bastante diversas. Antes da interveno apenas 2% das famlias consumiam cinco pores de frutas, legumes e verduras, e, ao final houve um aumento para 26%. Algumas concluses feitas pela expositora referem-se a no observncia da sustentabilidade da interveno condio importante para qualquer ao em sade pblica; a necessidade de prever antecipadamente o quanto representa a poro de fruta ou verdura que se quer incentivar o consumo e o custo/benefcio da ao.

B. Na programao paralela oficinas e reunies de trabalho


Paralelamente programao principal do congresso ocorreram 19 oficinas temticas e foram apresentadas 150 experincias em formato de pster. As oficinas temticas foram coordenadas pelos diversos Ministrios envolvidos na organizao do congresso e parceiros da sociedade civil e academia. As oficinas propiciaram o aprofundamento das discusses em torno de temas especficos, abaixo descritos:

1. Experincia do sistema agropecurio de produo integrada de frutas e hortalias do Brasil, como garantia de produo de alimento seguro Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. 2. O Programa de Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar e a promoo do consumo de frutas e hortalias Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. 3. Oficina do Grupo da Terra - Socializando experincias participativas na construo de Polticas de Promoo da Equidade em Sade Secretaria de Gesto Participativa/Ministrio da Sade. 4. Aes para o monitoramento do consumo de Frutas, Legumes e Verduras e vigilncia dos fatores de risco Coordenao- Geral de Alimentao e Nutrio/Ministrio da Sade. 5. Rede Ecolgica: uma experincia de consumo consciente.

6. Iniciativas do setor sade para aumento do consumo de frutas e hortalias CoordenaoGeral de Alimentao e Nutrio/Ministrio da Sade. 7. Resduos de agrotxicos em Frutas e Hortalias frescas comercializadas na CEAGESP CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazns Gerais de So Paulo) 8. Polticas Pblicas para transio agroecolgica como estratgia de promoo da sade EMBRAPA HORTALIAS. 9. Programa de Modernizao do Mercado Hortigrangeiro - PROHORT- CONAB 10. Avanos na Amrica Latina dos Programas de Promoo de Frutas e Hortalias. Programa 5 ao dia do Chile 11. O Programa de Aquisio de Alimentos - PAA como mecanismo de fortalecimento das Organizaes Sociais e valorizao de hbitos alimentares regionais e saudveis. CONAB e Organizaes Sociais parceiras. 12. Incentivo ao consumo de frutas e hortalias: perspectivas multidimensionais EMBRAPA. 13. Estratgias para o aumento da oferta de frutas e hortalias regionais na alimentao escolar Programa Nacional de Alimentao do Escolar - PNAE/FNDE 14. Promoo do uso de espcies nativas e sua importncia para a alimentao e sade Ministrio do Meio Ambiente. 15. Plano Integrado de Marketing para Acelerar o Consumo de Frutas no Brasil - Instituto Brasileiro de Frutas/IBRAF. 16. Contaminao de Alimentos: A quem interessa? Sebastio Pinheiro. 17. Prticas Integrativas e Complementares no SUS: plantas medicinais na Sade da Famlia Departamento de Ateno Bsica/Ministrio da Sade. 18. Normas para Pequenos Produtores: como a Anvisa pode contribuir - ANVISA 19. Programa Terra de Gigantes da Fazenda Itua de Salto. As experincias apresentadas em formato Pster possibilitaram a formao de um espao privilegiado de reflexo, que estimulou a discusso e a troca de experincias entre os parceiros e permitiu que o conhecimento adquirido fosse utilizado como fonte de elaborao e aperfeioamento das aes de incentivo ao consumo de frutas e hortalias e a promoo da alimentao saudvel. Ao todo foram apresentadas 150 experincias (resumos disponveis em http://www.saude.gov.br/nutricao), sendo que as 10 melhores experincias relacionadas ao incentivo do consumo de frutas e hortalias receberam uma placa de reconhecimento e esto listadas a seguir:

1. Ttulo: PROMOO DO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIAS EM ATIVIDADE EDUCATIVA COM IDOSOS (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Maria de Ftima Garcia de Menezes

2. Ttulo: INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS EM USURIOS DE SERVIO DE PROMOO SADE DENOMINADO ACADEMIA DA CIDADE DE BELO HORIZONTE MG (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Raquel de Deus Mendona

3. Titulo: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA HORTICULTURA EM PLANALTINA E REAS ADJACENTES (PRODUO E ABASTECIMENTO). Autor: Carlos Antonio Banci

4. Ttulo: CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIAS EM COMUNIDADE INDGENA TERNA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Dulce Lopes Barboza Ribas

5. Titulo: CESTA VERDE (AES INTERSETORIAIS). Autor: Christiane Zanol Araujo

6. Titulo: ALIMENTAO ESCOLAR: INTRODUO DE FRUTAS E HORTALIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA LIMA (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Flvia Maria Ferreira dos Anjos

7. Ttulo: ESTRATGIAS DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIAS EM UM MUNICPIO DO ESTADO DA BAHIA: RELATO DE EXPERINCIA (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Nedja Silva dos Santos

8. Ttulo: ESTUDO DO POTENCIAL NUTRITIVO DE FRUTAS DA AMAZNIA (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Sandro Rodrigues dos Santos

9. Ttulo: ELABORAO DE FICHAS COM INFORMAO NUTRICIONAL DE MATRIAS PRIMAS IN NATURA PARA DIVULGAO AOS CONSUMIDORES EM TERMINAIS PILOTO DE CONSULTA: PROJETO ALM DO RTULO (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Mnica Alves Lobo

10. Ttulo: PROJETO COM SABOR DE SADE: PROMOVENDO A ALIMENTAO SAUDVEL RELATO DE EXPERINCIA (CONSUMO, NUTRIO E SADE). Autor: Rosana Maria Ferreira de Moura Lima

V Concluses, recomendaes e propostas


Os debates do Congresso nos seus diferentes espaos trataram-se dos esforos necessrios para colocar disposio de cada cidado, frutas e hortalias em quantidades suficientes, de qualidade, sem contaminao biolgica e qumica, fruto de uma agricultura sustentvel e de uma comercializao justa, numa perspectiva ampliada baseada em polticas pblicas para a segurana alimentar e nutricional. Alm disso, foi palco de exitosas experincias dos pases latino-americanos Chile, Argentina, Mxico, Bolvia e Venezuela, das diversas experincias pblicas englobando a produo, o abastecimento e o consumo de hortalias e frutas e a discusso dos diferentes sistemas de produo com nfase na interao entre as diversas polticas e aes.

O Congresso agregou os representantes de diversos setores pblicos e privados possibilitando ampla articulao no sentido de enfrentar a problemtica do baixo consumo de frutas e hortalias e das causas relacionadas a este quadro.

A conotao dada ao congresso promover o incentivo ao consumo de frutas e hortalias para promover a sade - foi o diferencial das discusses e das impresses dos participantes. A priorizao dada promoo da sade reforou e constituiu o elo entre os setores envolvidos, no sentido de desenvolverem polticas pblicas que promovam padres saudveis de alimentao, que incluam intervenes junto ao indivduo e ao meio ambiente, com nfase nas vantagens de se consumir alimentos naturais sobre a sade, o meio ambiente e a cultura dos povos.

Algumas estratgias possveis de serem adotadas para o incentivo ao consumo de frutas e hortalias, por meio da combinao de aes de incentivo, apoio e proteo, foram enfatizadas no Congresso. Por exemplo, aes de incentivo pautadas na busca pela adeso aos hbitos saudveis (campanhas educativas em diversos setores sade, ambiente, cultura, entre outros); as medidas de apoio visam facilitar opes saudveis entre as pessoas que j estejam motivadas (polticas fiscais e de abastecimento, a criao de subsdios produo de frutas e hortalias e a taxao de alimentos ultraprocessados, de forma a gerar recursos para se investir em aes de promoo da alimentao saudvel); e as aes de proteo, que tem como objetivo diminuir ou evitar que a populao seja exposta a fatores que dificultam as opes saudveis (regulamentao do marketing de alimentos processados).

Os debates das mesas, conferncias e da programao paralela do Congresso geraram recomendaes que subsidiaro articulaes e o desenvolvimento de aes nos campos da sade,

segurana alimentar, desenvolvimento ambiental, desenvolvimento territorial. Algumas das principais recomendaes so:

- Criar uma rede latino-americana de promoo do consumo de frutas e hortalias para os benefcios da sade. - Contextualizar o consumo de frutas, legumes e verduras na agenda da Promoo da Alimentao Saudvel e num contexto macro de Segurana Alimentar e Nutricional. - Integrar todos os parceiros e oportunidades possveis em eventos de grande relevncia, como os Congressos Pan-americanos e reunir todos os setores que tm interesse positivo nesta agenda da Promoo da Alimentao Saudvel e do consumo de frutas, legumes e verduras.

- Unir e integrar a agenda da alimentao saudvel e o desenvolvimento sustentvel.


- Integrar outros setores que possam contribuir com o incentivo ao consumo de frutas e hortalias, como a cultura e a cincia e tecnologia e ampliar o debate para diferentes instncias. - Aproximar as reas de formao da agronomia e da nutrio com estmulos a projetos e programas de extenso e ps graduao que valorizem a concepo de produo e consumo saudvel e adequado de alimentos. - Estimular as aes integradas entre nutrio e a agricultura familiar em escolas, unidades de sade e equipamentos pblicos de segurana alimentar e nutricional. - Articular e estimular o trip educao, sade e alimentao nas esferas da produo do consumo e da cultura. - Incluir e fortalecer nos currculos escolares e na formao dos profissionais de sade, de nutrio e de agronomia a educao alimentar e nutricional. - Estimular mecanismos de crdito diferenciados para a transio da agricultura de base agroecolgica. - Estimular a realizao de pesquisas e estudos para se conhecer melhor a composio nutricional dos alimentos, em especial das espcies nativas. - Eliminar o registro e o uso de agrotxicos nos cultivos de frutas e hortalias, dentro da perspectiva da transio para a agricultura de base agroecolgica. - Ampliar o apoio para a produo de alimentos saudveis e livres de agrotxicos, em especial, para os povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. - Priorizar a produo de frutas e hortalias produzidas localmente, em especial, para alimentao escolar, em substituio aos fornecedores terceirizados.

- Criar mecanismos de reduo de preos das frutas e hortalias com a identificao dos custos com a produo e comercializao justos. - Ampliar e qualificar a assistncia tcnica e extenso rural no pas. - Ampliar a atuao e alcance do Programa de Aquisio e Alimentos PAA incorporando espcies nativas e produtos da sociobiodiversidade. - Criar mecanismos de incentivo financeiro especfico aos municpios e estados que ofertem frutas e hortalias na alimentao escolar. - Investir na estruturao da parte fsica das escolas e das unidades de alimentao e nutrio para que elas possam preparar frutas e hortalias de forma segura. - Aproveitar a oportunidade da nova lei da alimentao escolar que abriu a aquisio direta da agricultura familiar para a ampliao da oferta de frutas e hortalias regionais. - Ampliar as aes de formao dos agricultores familiares, das merendeiras e das nutricionistas para maior oferta de frutas e hortalias na alimentao escolar. - Efetivar compras pblicas de alimentos para escolas, restaurantes universitrios, restaurantes comunitrios e hospitais que incentivem a compra de frutas e hortalias da agricultura familiar. - Ampliar os mecanismos de incentivo aos equipamentos pblicos de varejos e pequenos varejistas para garantir a oferta de frutas e hortalias. - Estimular a diversificao da agricultura familiar e apoiar as aes de substituio da fumicultura a produo de frutas e hortalias uma boa escolha. - Fortalecer as aes do Programa Sade da Escola voltadas para o incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras. - Incluir indicadores de monitoramento do consumo alimentar da populao nas pesquisas nacionais, regionais e locais de sade ou de nutrio. - Reunir esforos para dar condies aos agricultores para produzirem alimentos limpos e saudveis. - Estimular a realizao do monitoramento das aes de incentivo ao consumo de frutas e hortalias, com vistas ao aperfeioamento dessas medidas e do seu impacto na sade da populao. - Reforar e apoiar as medidas que visam resgatar a cultura alimentar da populao. - Apoiar medidas que desloquem o consumo de processados para o consumo de alimentos in natura e da produo in natura produzidas de forma insustentvel para a forma sustentvel. - Como medida urgentssima - Regular a publicidade de alimentos para se limitar o consumo de alimentos ultra processados.

- Potencializar o uso racional na nossa biodiversidade brasileira. - Fortalecer a estrutura de laboratrios que analisam alimentos para identificao do seu teor nutricional e outras pesquisas para identificao de agrotxicos e outros. - Apoiar a implementao de aes e intervenes que tenham como pblico as crianas, para incentivar o hbito de consumir frutas e verduras. - Desenvolver estratgias para aumentar a confiana do consumidor no consumo de frutas e hortalias de qualidade e segurana. - Fortalecer a rede de produo da agricultura orgnica. - Viabilizar o acesso dos produtores s sementes da produo agroecolgica e s polticas de crdito diferenciadas. - Apoiar medidas de valorizao dos mercados locais em oposio a grandes redes de supermercados.

VI - Prximos passos
Este relatrio apresenta o consolidado dos temas, sugestes e recomendaes advindos do 5 Congresso para o aumento no consumo de frutas e hortalias, realizado no Brasil em 2009. A comisso brasileira assume o compromisso de manter este trabalho ampliado, dando seguimento construo da estratgia brasileira voltada para o incentivo ao consumo de frutas e hortalias. Esse compromisso ampliado prev a participao de vrios Ministrios que se reuniram em torno de um mesmo objetivo, que o de contribuir para o bem estar e a sade da populao, tornando este tema prioritrio na agenda dos diversos setores reunidos.

Alm disso, destaque merece ser feito ao enorme esforo de articulao das polticas pblicas, com o intuito maior de recuperar e exercitar a intersetorialidade que o tema demanda, pondo em foco a necessidade de articulao diria no sentido de construir do dilogo uma proposta da Iniciativa Intersetorial Brasileira do Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortalias, com o objetivo principal de estabelecer medidas que incentivem o aumento do consumo, produo e comercializao de alimentos saudveis, a preos acessveis, na perspectiva da promoo da sade, respeito e valorizao dos hbitos alimentares e da garantia da segurana alimentar e nutricional. A partir de agora o grande desafio desenvolver um desenho articulado com os diversos setores da organizao institucional da Poltica de Estado para o desenvolvimento desta ao no pas.

Na esfera internacional, o Congresso possibilitou o encontro e a troca de experincias entre os pases. Como conseqncia desse encontro, foi proposta a criao da Rede latino-americana de promoo do consumo de frutas e hortalias para os benefcios da sade, que ficar sob responsabilidade do Comit Latinoamericano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortalias. Vale destacar que o Mxico sediar o prximo Congresso Pan-Americano, dando continuidade ao esforo de se manter a discusso a cerca das estratgias para promover o aumento do consumo de frutas e hortalias na Amrica Latina.

VII Anexos
Anexo 1 Comisso organizadora do Congresso
Ana Beatriz Vasconcellos Coordenao-Geral de Alimentao e Nutrio/Ministrio da Sade Ana Maria Cavalcante de Lima - Coordenao-Geral de Alimentao e Nutrio/Ministrio da Sade Patrcia Chaves Gentil - Coordenao-Geral de Alimentao e Nutrio/Ministrio da Sade Sueli Gonalves Couto Instituto Nacional do Cncer INCA Fbio da Silva Gomes - Instituto Nacional do Cncer INCA Valderez Arago Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Rosana Ribeiro de Vasconcellos - Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Rosilene Ferreira Souto Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Luis Carlos Nasser - Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Milza M. Lana Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA Dejoel de Barros Lima - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA Igor Teixeira Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Rocilda Santos Moreira Companhia Nacional de Abastecimento CONAB Maria Madalena Izoton - Companhia Nacional de Abastecimento CONAB Michele Lessa de Oliveira Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educao/Ministrio da Educao Luiz Carlos Balcewicz Ministrio do Meio Ambiente Elisabetta Recine Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional - CONSEA Janine Coutinho Organizao Pan-americana da Sade - OPAS Paulo Csar Tavares de Melo Associao Brasileira de Horticultura - ABH

Anexo 2 - Programao principal e paralela


PROGRAMAO PRINCIPAL 21 de Setembro de 2009 Mesa de Abertura Dilogo - Mais frutas e hortalias em favor das mltiplas dimenses da alimentao e sade Ana Beatriz Vasconcellos Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio - Ministrio da Brasil Alberto Pellegrini Comisso Nacional sobre Determinantes Sociais em Sade - (CNDSS/Fiocruz) Renato Maluf Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA 22 de Setembro de 2009 Conferncia de Abertura - Alimentos, dieta e sade. Por que e como promover o consumo de alimentos bsicos? Carlos Augusto Monteiro Universidade de So Paulo - USP Mesa I - Alimentao e Cultura Moderador - Denise Oliveira Coordenao de Alimentao e Nutrio da Fundao Oswaldo Cruz Braslia Palestrantes - Rosa Wanda Garcia Universidade de So Paulo - USP Ribeiro Preto Mirian Bertran Universidade Autnoma Metropolitana Xochimilco, Mxico Janine Collao Universidade de Braslia UnB Mesa II - Crise de Alimentos, Direito Humano Alimentao Adequada e Soberania Alimentar Moderador Maria Emlia Pacheco - Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA Palestrantes - Francisco Menezes Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional CONSEA Newton Gomes Universidade de Braslia UnB Patrcia Louvandini Coordenao Geral de Vigilncia em Sade Ambiental - Ministrio da Sade do Brasil Conferncia - Os modos de produo de frutas e hortalias: escala, sustentabilidade, cultura e a experincia dos sistemas de abastecimento local. Silvio Porto Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB Mesa III - Panorama da produo, comercializao e consumo de frutas e hortalias nas Amricas. Moderador Gotardo Machado de Souza Jnior - CONAB Palestrantes - Mariano Winograd Programa 5 ao Dia na Argentina Floria Pars Lucovich (Amrica do Norte) Fundao Campo, Educao e Sade

Mxico Paulo Csar Tavares de Melo - Associao Brasileira de Horticultura Sebastio Mrcio Nascimento - Associao Brasileira do Comrcio de Sementes e Mudas ABCSEM 23 de Setembro de 2009 Mesa IV A Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio e as Iniciativas governamentais para aumentar o consumo de frutas e hortalias no Brasil Moderador Elisabetta Recine - GT de Nutrio da ABRASCO - ABRASCO Palestrantes Patrcia Chaves Gentil Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio Ministrio da Sade do Brasil Crispim Moreira - Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Eliene Ferreira de Sousa - Coordenadora Tcnica de Alimentao e Nutrio do Programa Nacional de Alimentao Escolar/ FNDE/PNAE/Ministrio da Educao Arnoldo Anacleto de Campos - Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Svio Mendona - Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Brulio Ferreira de Souza Dias - Ministrio do Meio Ambiente Mesa V - Iniciativas pblico-privadas para aumentar o consumo de frutas e hortalias nas Amricas. Moderador Enrique Jacoby Responsvel Regional da Unidade de Doenas No-Transmissveis, Alimentao Saudvel e Atividade Fsica da OPAS/OMS WDC Palestrantes - Cristina Olaizola Instituto de Cincia e Tecnologia de Alimentos. Faculdade de Cincias. Universidade Central da Venezuela Ossir Gorestein Companhia de Entrepostos e Armazns Gerais de So Paulo CEAGESP Isabel Zacaras Instituto de Nutrio e Tecnologia de Alimentos, Universidade do Chile - INTA Conferncia: Programa de Diversificao na Agricultura Familiar Fumicultura: desafios e oportunidades para fortalecer a fruticultura. Adriana Gregolin Ministrio do Desenvolvimento Agrrio e Charles Lamb - Coordenador do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor CEPAGRO Mesa VI O enfrentamento do problema do uso de agrotxicos em Frutas e Hortalias Moderador Marlia Leo Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos ABRANDH Palestrantes Carlos Alexandre Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - ANVISA Dbora Cruz e Carlos Ramos Venncio Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA Sebastio Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul 24 de Setembro de 2009

Conferncia As iniciativas da Embrapa para o aumento do consumo de frutas e hortalias no Brasil. Jos Geraldo Eugnio de Frana - Diretor Executivo da Embrapa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Mesa VII - A responsabilidade dos setores da cadeia alimentar na promoo de frutas e hortalias e o papel da sociedade civil. Moderador - Lcia Pacfico - Associao das donas de casa de Minas Gerais Palestrantes Claudia Schmitt Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Luiz Borges Jnior - Instituto Brasileiro de Frutas IBRAF Natal Joo Magnanti - Centro Vianei de Educao Popular Conferncia As iniciativas da Organizao Pan Americana de Sade - Organizao Mundial de Sade para fortalecer o aumento do consumo de frutas e hortalias. Enrique Jacoby Unidade de Doenas No-Transmissveis, Alimentao Saudvel e Atividade Fsica da OPAS/OMS WDC Mesa VIII - Efetividade de aes/ intervenes voltadas ao aumento do consumo de frutas e hortalias Moderador Fbio Gomes Instituto Nacional do Cncer INCA, Brasil Palestrantes - Fabio Hertel Hortifruti , Rio de Janeiro Rafael Claro Universidade de So Paulo - USP Ins Rugani Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ Gloria Prada Universidade Industrial de Santander, Colmbia

PROGRAMAO PARALELA 22 de setembro de 2009 Experincia do sistema agropecurio de produo integrada de frutas e hortalias do Brasil, como garantia de produo de alimento seguro Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. O Programa de Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar e a promoo do consumo de frutas e hortalias Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Oficina do Grupo da Terra - Socializando experincias participativas na construo de Polticas de Promoo da Equidade em Sade Secretaria de Gesto Participativa/Ministrio da Sade. Aes para o monitoramento do consumo de Frutas, Legumes e Verduras e vigilncia dos fatores de risco Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio/Ministrio da Sade. Rede Ecolgica: uma experincia de consumo consciente.

Iniciativas do setor sade para aumento do consumo de frutas e hortalias Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio/Ministrio da Sade. Resduos de agrotxicos em Frutas e Hortalias frescas comercializadas na CEAGESP - CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazns Gerais de So Paulo). 23 de setembro de 2009 Polticas Pblicas para transio agroecolgica como estratgia de promoo da sade EMBRAPA HORTALIAS. Programa de Modernizao do Mercado Hortigrangeiro - PROHORT- CONAB Avanos na Amrica Latina dos Programas de Promoo de Frutas e Hortalias. Programa 5 ao dia do Chile. O Programa de Aquisio de Alimentos - PAA como mecanismo de fortalecimento das Organizaes Sociais e valorizao de hbitos alimentares regionais e saudveis. CONAB e Organizaes Sociais parceiras. Incentivo ao consumo de frutas e hortalias: perspectivas multidimensionais EMBRAPA. Estratgias para o aumento da oferta de frutas e hortalias regionais na alimentao escolar Programa Nacional de Alimentao do Escolar - PNAE/FNDE. Promoo do uso de espcies nativas e sua importncia para a alimentao e sade Ministrio do Meio Ambiente. 24 de setembro de 2009 Plano Integrado de Marketing para Acelerar o Consumo de Frutas no Brasil - Instituto Brasileiro de Frutas/IBRAF. Contaminao de Alimentos: A quem interessa? Sebastio Pinheiro. Prticas Integrativas e Complementares no SUS: plantas medicinais na Sade da Famlia Departamento de Ateno Bsica/Ministrio da Sade. Normas para Pequenos Produtores como a Anvisa pode contribuir. ANVISA Programa Terra de Gigantes da Fazenda Itua de Salto - SP.

Vous aimerez peut-être aussi