Vous êtes sur la page 1sur 4

[ESTRUTURA ELETRNICA]

GRUPO DE ESTRUTURA ELETRNICA Diana Guenzburger Joice Terra COLABORADORES Donald Ellis (doutor) Zeng Zhi (doutor) Javier Gomez Romero (doutorando) Patrcia Antunes Granzotto (mestrando) Etienne Silva Ramos (graduando)

A estrutura eletrnica da matria


Os eltrons e os ncleos se acoplam para formar tomos, molculas e slidos que constituem a matria no mundo que conhecemos. Descobrir como a estrutura microscpica da matria se relaciona s suas propriedades um desafio que exige o emprego de mtodos tericos complexos e sofisticados computadores.

ocorreu uma revoluo na fsica. Foi principalmente nesse perodo que se desenvolveu a chamada teoria quntica, que lida com os fenmenos nas dimenses do diminuto universo das molculas, dos tomos e suas subpartculas. A teoria quntica se iniciou em 1900, quando o fsico alemo Max Planck (1858-1947) props que, na natureza, a energia s pode ser gerada ou absorvida em pequenos pacotes, os quanta (plural de quantum), rompendo com uma tradio de sculos na qual a energia era tida como um fluxo contnuo. A partir da, a teoria quntica se desenvolveu de forma surpreendente, explicando fenmenos para os quais a ento teoria existente, a mecnica clssica excelente para descrever fenmenos do mundo macroscpico e astronmico , mostrava-se inadequada ou insuficiente. Entre os problemas enfrentados sem sucesso pela mecnica newtoniana estavam a estabilidade do ncleo dos tomos, >>>

Entre 1923 e 1932,

REVISTA DO CBPF 29

[ESTRUTURA ELETRNICA]

COMPONENTE DE OSSOS E DENTES UM DOS ALVOS DA PESQUISA


O Grupo de Estrutura Eletrnica do CBPF tem trabalhado na aplicao de clculos de estrutura eletrnica para sistemas complexos. Apresentamos aqui, de forma resumida, quatro exemplos de nossas linhas de pesquisa. Molculas de grandes dimenses que contm vrios tomos de elementos de transio podem se comportar como magnetos (ms) microscpicos. Esses sistemas apresentam interesse tecnolgico pela possibilidade de funcionarem como dispositivos de armazenamento de dados microscpicos. Alm a disso, por suas dimenses, podem apresentar efeitos magnticos estranhos duas dessas molculas esto representadas nas figura 1. Alguns materiais se estruturam pela superposio de camadas de tomos do mesmo tipo. Nosso grupo estudou o composto EuCo2P2, slido formado por tomos dos elementos qumicos eurpio (Eu), cobalto (Co) e fsforo (P), como mostra a figura 2. Como os tomos de Eu so muito pesados, foi necessrio usar a extenso relativstica da teoria de Schrdinger (teoria de Dirac). b

Figura 2. Aglomerado representando a molcula EuCo2P2, evidenciando a estrutura em camadas. As esferas maiores (rosa) representam os tomos de eurpio. Os tomos de cobalto e fsforo esto representados respectivamente pelas esferas azuis e amarelas.

Figura 1. Em a, representao de uma molcula de grandes dimenses (nanoscpica) contendo 12 tomos de mangans (esferas vermelhas). As esferas menores so tomos de carbono (azuis) e oxignio (verdes) os tomos de hidrognio no esto representados. Em b, molcula nanoscpica contendo 11 tomos de ferro (esferas azuis). As esferas menores so tomos de oxignio os tomos de hidrognio no esto representados. Vislumbra-se que molculas nanoscpicas possam funcionar como dispositivos de armazenamento de dados microscpicos, da seu grande interesse tecnolgico.

Annite um silicato do grupo da mica, conhecida por ser usada, por exemplo, no interior de ferros de passar roupa, como isolantes eltricos. Devido ao tipo peculiar da estrutura cristalina da mica, materiais pertencentes a este grupo tm sido usados na descontaminao do meio ambiente do lixo nuclear principalmente do elemento radioativo csio. A figura 3 mostra a mica annite estudada por nosso grupo.

R=K, Cs

Si

Al

Diana Guenzburger (esq.) e Joice Terra

Figura 3. Aglomerado representando a estrutura da annite. So vistos os tomos de potssio (esferas azuis), silcio (pretas), alumnio (cinzas) e oxignio (vermelhas). A esfera central (amarela), geralmente ocupada por um tomo de potssio, pode dar lugar a um do elemento radioativo csio, o que faz a annite ter aplicaes na descontaminao de lixo nuclear do meio ambiente.

30 REVISTA DO CBPF

[ESTRUTURA ELETRNICA]

EQUAO FUNDAMENTAL NO UNIVERSO QUNTICO


A hidroxiapatita, mais conhecida pela sigla HAP, o principal componente mineral dos ossos e esmalte dentrio (figura 4). Essa substncia, formada por tomos de clcio, fsforo, oxignio e hidrognio, como mostra a frmula Ca10 (PO4)6 (OH)2, tem sido intensivamente estudada e usada no reparo, na construo e na troca de partes doentes ou danificadas do corpo humano. As propriedades fsicas da HAP so fortemente influenciadas pela presena de impurezas, como tomos de flor, cloro, ferro, cobalto, cobre, zinco, chumbo, bem como ons carbonatados. H uma enormidade de estudos, usando vrias tcnicas, para entender o papel dessas impurezas na solubilidade e no processo de desmineralizao da hidroxiapatita. A investigao da estrutura eletrnica fundamental para entender a relao entre os aspectos estruturais e as propriedades da HAP contaminada. A equao de Schrdinger uma equao fundamental da teoria quntica, mais especificamente da chamada mecnica quntica, um desdobramento que nasceu na dcada de 1920. Para o universo de dimenses atmicas e moleculares, a equao de Schrdinger um equivalente das leis de movimento da mecnica clssica, introduzidas pelo fsico ingls Isaac Newton (16421727), e das equaes do eletromagnetismo (equaes de Maxwell), propostas pelo fsico escocs James Maxwell (1831-1879). De modo simplificado, pode-se dizer que a equao de Schrdinger fornece a energia de um sistema, este podendo ser um tomo ou uma molcula. Resolvida essa equao, todas as propriedades do sistema estudado podem ser obtidas. Quando esse sistema muito complexo por exemplo, formado por vrios ncleos e eltrons , os fsicos tm que utilizar outras ferramentas matemticas para aproximar ou simplificar o problema.

as propriedades corpusculares e ondulatrias da matria e o espectro de luz emitido pelos tomos quando excitados por radiao.

TRATANDO O PROBLEMA. Principalmente na dcada de 1920,


a teoria quntica obteve enorme sucesso terico e experimental. Sendo assim, logo nos primeiros anos da dcada seguinte, alguns cientistas mais apressados acreditavam que todos os problemas da qumica, da metalurgia, da cristalografia, bem como os relacionados biofsica, bioqumica e ao estudo da vida, estavam essencialmente resolvidos. Visto de hoje, esse otimismo compreensvel, pois o instrumental matemtico e conceitual da teoria quntica se mostrava poderoso. Particularmente, havia a chamada equao de Schrdinger, publicada em 1926 pelo fsico austraco Erwin Schrdinger (1887-1961), prmio Nobel de fsica de 1933. Sua equao possibilita calcular vrias propriedades dos tomos (ver Equao fundamental no universo quntico). No entanto, na prtica, a soluo da equao de Schrdinger para um sistema de vrios ncleos e eltrons como o caso de tomos, molculas e materiais extremamente complicada. Isso s foi possvel para sistemas mais complexos com o desenvolvimento de mtodos que envolviam aproximaes, as quais tornavam o problema tratvel.

Figura 4. Viso superior de um conjunto de 1.800 tomos da hidroxiapatita, principal componente mineral dos osso e esmalte dentrio. As esferas verdes e cinzas so tomos de clcio. As esferas laranjas so os tomos de fsforo. Todas as outras esferas representam os tomos de oxignio e hidrognio.

MOLCULAS E SLIDOS. Esses mtodos de aproximao envolvem clculos numricos tambm extremamente complexos e s puderam ser formulados e aplicados com o uso de mquinas de calcular a partir da dcada de 1930 e com o apareci>>> mento dos primeiros computadores na dcada de 1950.
REVISTA DO CBPF 31

[ESTRUTURA ELETRNICA]
MARCUS ALMEIDA/CONE

[FSICA NUCLEAR]

Antes do advento dos computadores, s sistemas muito simples, como pequenas molculas por exemplo, hidrognio (H2), gs carbnico (CO), xido de nitrognio (NO) , podiam ser estudados pela teoria quntica. E mesmo estes precisavam de uma simplificao. Depois da dcada de 1950, graas ao aparecimento de uma nova teoria conhecida por funcional da densidade (ou densidade local) conferiu-se maior rapidez aos clculos, permitindo assim a investigao de molculas grandes e slidos mais complexos.

SINERGISMO TOTAL. Em um slido, as distncias tpicas entre os tomos so de cerca 2 x 10-8 cm. Some-se a isso o fato de alguns gramas de qualquer slido conterem cerca de 1023 tomos, ou seja, o nmero 1 seguido de 23 zeros! Sendo assim, seria impossvel resolver a equao de Schrdinger para um sistema to grande, caso no tivssemos a ajuda do teorema de Bloch. Este teorema demonstrou que a simetria de translao do slido se reflete na funo de onda y do cristal. Os mtodos baseados neste teorema so conhecidos como clculos de bandas. O campo de pesquisa cientfica que envolve a aplicao de todos os mtodos de resoluo aproximada da equao de Schrdinger para tomos, molculas e slidos conhecido como estrutura eletrnica. H um sinergismo total entre a evoluo dessa rea da cincia e o desenvolvimento dos computadores, j que estes so a ferramenta fundamental para os clculos. IMPUREZAS E AGLOMERADOS. Nos slidos cristalinos, os tomos esto arranjados de forma peridica, de tal modo que h uma simetria de translao. Em outras palavras, podemos determinar a posio de cada tomo nesse tipo de slido simplesmente deslocando, em todas as direes, um pequeno nmero deles a chamada clula unitria. Em muitos casos, a simetria translacional do cristal quebrada localmente devido existncia de impurezas, vacncias (vazios) ou distores na posio dos tomos. Outros slidos no tm essa periodicidade e so chamados amorfos um exemplo de slido amorfo o vidro. Pode-se estudar tambm apenas as propriedades localizadas em um determinado tomo. Nesses casos, resolve-se a equao de Schrdinger para um conjunto de tomos, chamado aglomerado (cluster, em ingls), escolhidos para representar o sistema, sendo que a simulao da parte externa ao aglomerado no slido feita de forma aproximada. Ao longo de seu desenvolvimento, a rea de estrutura eletrnica, atravs do uso de tcnicas experimentais e ferramentas tericas, vem contribuindo para o descobrimento de novos materiais cujas aplicaes vo da medicina e eletrnica industria aeroespacial e informtica. n

Tanto o entendimento da radioatividade quanto o sucesso na sntese de novos elementos qumicos contaram com a ajuda de poderosa ferramenta terica de um dos mecanismos mais intrigantes da mecnica quntica: o efeito tnel.

A gerao de energia eltrica em usinas nucleares, como as de Angra I e Angra II (acima), no sul do estado do Rio de Janeiro, uma das alternativas vantajosas de suprimento de energia para um pas como o Brasil, que detm reservas de urnio (o combustvel dessas usinas) superiores a 300 mil toneladas. A radioatividade do urnio e dos radioelementos que o sucedem em uma espcie de cadeia radioativa natural , por excelncia, a propriedade nuclear de que se utiliza o tcnico de campo na identificao e caracterizao de ocorrncias de urnio que possam se mostrar tcnica e economicamente viveis.

32 REVISTA DO CBPF

Vous aimerez peut-être aussi