Vous êtes sur la page 1sur 4

Elaborao de Resenhas

Prof Idinaura Aparecida Marques CCHS -UFMS - Depto de Educao A resenha tambm conhecida pelo nome de recenso, de revista de livro e de anlise bibliogrfica. definida por Antonio Severino e por Eva Lakatos e Marina Marconi como "Sntese ou comentrio de obras publicadas feito em revistas especializadas" das diferentes reas do conhecimento. Q resenha depende de uma elaborao terica dos resenhista que pressupe a leitura temtica do texto e, preliminarmente, o seu resumo. A resenha tem se justificado em meios editorialistas e acadmicos como modo de informar o pblico ao qual as obras so recomendadas e tambm como forma de introduzir os estudantes ao universo do conhecimento produzido nas mais diferentes reas de conhecimento. Para especialistas, profissionais em geral, docentes e pesquisadores a resenha uma forma de atualizao das referncias bibliogrficas em temas de interesse no campo do conhecimento no qual se situa a especialidade. Severino assinala trs tipos de resenha: 1. A informativa que expe o contedo do texto; 2. A crtica que se refere ao valor e ao alcance do texto; 3. A crtico-informativa que expe o contedo do texto e sobre o mesmo, tece comentrios. LAKATOS e MARCONI (1994), definem a resenha crtica como a descrio minuciosa de certo nmero de fatos realizando a sntese de idias fundamentais apresentadas na obra resenhada. 1. Sobre a Resenha Informativa: A resenha informativa est mais presente no mbito publicitrio ou outros circuitos de divulgao de produes intelectuais de cunho literrio, filosfico, social, tcnicocientfico, entre outros. Informa sobre obras que esto sendo lanadas e/ou relanadas por editoras. O resenhista tem em vista a publicao a resenha elaborada com esse objetivo de publicidade/informao/divulgao da obras. A elaborao da resenha informativa segue princpios gerais de elaborao de resenha, porm pauta-se predominantemente pela exposio objetiva do contedo do texto, mostrando ao leitor aspectos atraentes da obra, importncia e/ou relevncia da mesma na rea de conhecimento em que esta se situa. Este tipo de resenha em geral curto e elaborado por especialistas a pedido de editores. Suas qualidades literrias so a preciso, a conciso, a correo da linguagem e a fidelidade ao texto. 2. Sobre a Resenha Crtica: Lakatos e Marconi entendem a resenha crtica como produo de pessoa versada na rea de conhecimento qual pertence a obra resenhada e dotada de juzo crtico.

A resenha crtica tem a finalidade de informar objetivamente e cortesmente o leitor sobre o assunto tratado, mostrar a contribuio do autor, [especificar novas abordagens s quais submeteu o tema/assunto; novos conhecimentos no campo especfico de conhecimento em que se situa a obra; teorias e/ou correntes de pensamento com as quais se identifica o autor quando for o caso]. Supe um modo prprio de elaborao que inclui, preliminarmente, a elaborao de um resumo, o levantamento e a demonstrao de falhas, erros de informao encontrados na obra sem descer a detalhes, o levantamento e a exposio de elogios, ponderados aos mritos da obra, evitando-se deturpao do pensamento do autor, perguntas de valos retrico e/ou "sarcsticas". (LAKATOS e MARCONI apud BARRAS, 1979, p. 139). A elaborao de uma resenha crtica relevante entre outros aspectos porque: Permite introduzir o estudante nos marcos de um tema j estudado por outrem; Facilita o acesso de estudiosos s mltiplas obras editadas em todos os domnios do conhecimento; Possibilita um conhecimento prvio quanto aos diferentes tratamentos dados a um assunto ou problema objeto de pesquisas; Permite o estabelecimento de critrios de seleo de referncias bibliogrficas para estudos diferenciados na medida em que traz comentrio e avaliao da obra realizados por especialistas na rea. Do ponto de vista da elaborao a crtica inclui segundo LAKATOS e MARCONI (1994 p. 89-97): 1. Dados da obra e do autor: informaes gerais a obra e de seu autor: nome completo do autor, ttulo e/ou subttulo da obra; local e ano de edio, editora, entre outros aspectos; 2. Credenciais do autor: autoridades no assunto que o autor representa; em qual campo do conhecimento; obras que publicou sobre o assunto; o campo profissional atual e/ou passado; a data e local do nascimento e/ou falecimento, as correntes de pensamento com as quais afirma identificar-se; 3. Dados do resenhista: nome completo; ttulo e/ou subttulo da resenha; revista em que publicada [ano, nmero, volume, editora, pginas]; rea de especialidade. Instituio em que atua; data e local do nascimento e/ou falecimento; outros; 4. Assunto ou tema; problema/objeto da obra; caractersticas do objeto da obra; abordagens a que o objeto da obra foi submetido pelo autor; 5. Abrangncia do conhecimento que o autor tem do assunto/tema; 6. Acessibilidade ao conhecimento do assunto que a obra propicia (inteligibilidade, clareza, conciso, coeso, coerncia entre outras qualidades); 7. Interesse que a obra pode suscitar em diferentes pblicos ou em um pblico especfico;

8. Pertinncia dos contedos para esclarecer os propsitos do autor; 9. Comparabilidade da obra resenhada com outras escritas pelo mesmo autor ou por outros autores, mas sobre o mesmo tema; 10. Comentrios (itens de avaliao que participam da avaliao global): conhecimento produzido na obra [idia principal, assunto, contedos, traos peculiares, tipo de abordagem, conhecimentos prvios exigidos, concluses do autor e sua localizao no texto; quadro de referncias e modelo terico do autor, teoria (s) embasadoras; mtodo de reflexo, exposio, pesquisa e/ou outros) 11. Crtica (apreciao e/ou avaliao global) da obra: emisso de um julgamento (sobre a situao do autor em relao a correntes de pensamentos e a circunstncias culturais e/ou outras; apreciao do mrito da obra [sua contribuio, originalidade da abordagem); apreciao do estilo (conciso, objetividade, preciso, clareza; coerncias, coeso); apreciao da forma: lgico-sistemtica; do equilbrio e/ou desequilbrio na distribuio das partes; indicao do pblico ao qual se destina ou ao qual recomendada. 12. Formalizao da obra do ponto de vista, apresentao grfica, textual, redacional, lingstica entre outros; 13. Formalizao da resenha. Para Antonio Joaquim Severino (1999 p. 102-103), as resenhas se constituem dos seguintes tpicos: Supe desta, conhecimento prvio. Se diz da resenha critico-informativa que expe esse tipo de resenha; expe objetivamente os contedos tratados na obra e sobre ele tece comentrios de carter crtico e interpretativos sobre a mesma. Alem disso, discute, compara, avalia e sintetiza os contedos da obra. Para elaborar uma resenha criticoinformativa o resenhista deve apresentar capacidade de sntese, maturidade intelectual, domnio do assunto tratado no texto, privilegiar uma escrita sbria e objetiva ao tecer os comentrios crticos. Expe e aprecia as idias e/ou pontos de vista prprios sobre o assunto que podem ou no coincidir com aqueles do autor. Partes lgico-redacionais a) Cabealho: dados bibliogrficos completos da publicao resenhada; b) Pequena informao sobre o autor; c) Exposio sinttica, seqenciada e precisa dos contedos do texto contendo partes principais e significativas [assunto, objetivos, idia central, passos do raciocnio). d) Contextualizao da obra no mbito do pensamento do autor (de seus outros trabalhos publicados) e no mbito das condies gerais da cultura da rea do conhecimento, da poca social em que foi produzida a obra resenhada). e) Comentrio crtico (a avaliao do texto pelo resenhista que o sintetizou assinalando aspectos positivos e negativos - destacando como positivos: as contribuies do texto para setores especficos da cultura; a qualidade tcnica-cientfica e/ou literria, filosfica, entre outras; os aspectos negativos: faltas, incoerncias, limitaes.

f) Observao: sobre a localizao dos comentrios: estes podem aparecer somente no final da resenha ou distribudos no decorrer do texto ao se apresentar s idias do autor s quais os mesmos se referem. Estrutura da Resenha a) Cabealho (dados biogrficos da publicao resenhada); informao sobre o autor; b) Exposio sinttica do contedo do texto com pontos principais e significativos, captulos ou parte por parte; destaque do assunto, objetivos, passos do raciocnio do autor; c) Comentrio crtico (avaliao crtica onde assinala aspectos positivos [contribuies do autor, qualidade do trabalho, originalidade], aspectos negativos (falhas, incoerncias, limitaes). d) Contextualizao da obra analisada quanto ao pensamento do autor, outros trabalhos do mesmo, a cultura intelectual na rea e na poca de sua produo. Observao: a) O comentrio vem logo aps a exposio do contedo, mas tambm pode ser distribudo difusamente aps cada momento de exposio das idias do autor. b) A base da resenha a leitura analtica que objetiva: Compreenso global do significado do texto Compreenso e interpretao crtica do texto Desenvolvimento do raciocnio lgico c) Sobre crticas: as crticas do resenhista so dirigidas s idias e posies do autor, jamais a sua pessoa.

Vous aimerez peut-être aussi