Vous êtes sur la page 1sur 9

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1a REGIO

Maro/2011

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova TD, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 55 questes, numeradas de 1 a 55.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Nesta prova, considera-se uso correto da lngua portuguesa o que est em conformidade com o padro culto escrito. Ateno: 1 Para responder s questes de nmeros 1 a 8, considere o texto abaixo. 2. correta a seguinte afirmao: (A) (B) (C) (linha 3) as expresses alguns deles e os anos finais remetem ao mesmo intervalo de tempo. (linha 4) sobretudo equivale a ainda que. (linhas 5 e 6) outra redao para no tomou conhecimento da grande escritora estaria tambm correta assim no deu importncia a grande escritora. (linha 7) a substituio de dias atrs por fazem dias mantm a correo original. (linha 7) o emprego de ento sinaliza que os jovens no atuam mais em Minas.

10

15

De dezembro de 1951 a abril de 1974, a aventura brasileira de Elizabeth Bishop estendeu-se por 22 anos alguns deles, os anos finais, vividos em Ouro Preto, sobretudo aps a morte de Lota de Macedo Soares, sua companheira, em 1967. A cidade no tomou conhecimento da grande escritora americana, cujo centenrio de nascimento se comemorou dias atrs. Ns, os ento jovens escritores de Minas, tambm no. Hoje leitor apaixonado de tudo o que ela escreveu, carrego a frustrao retroativa de ter cruzado com Elizabeth em Ouro Preto sem me dar conta da grandeza de quem ali estava, na sua Casa Mariana estupenda edificao por ela batizada em homenagem poeta Marianne Moore, sua amiga e mestra. Consolam-me as histrias que saltam de seus livros e, em especial, da memria de seus (e meus) amigos Linda e Jos Alberto Nemer, vinhetas que juntei na tentativa de iluminar ainda mais a personagem retratada por Marta Goes na pea Um Porto para Elizabeth. Algumas delas: * Ela adorava aquela casa, construda entre 1698, dois anos aps a descoberta do ouro na regio, e 1711, quando Ouro Preto foi elevada condio de vila. Comprou-a em 1965 e no teve outra na vida, a no ser o apartamentinho de Boston onde morreria em 1979. Tinha, dizia, o telhado mais lindo da cidade, cuja forma lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Bem cuidada, a casa, agora venda, pertence aos Nemer desde 1982. * Gosto de Ouro Preto, explicou Elizabeth ao poeta Robert Lowell, porque tudo l foi feito ali mesmo, mo, com pedra, ferro, cobre e madeira. Tiveram que inventar muita coisa e tudo est em perfeito estado h quase 300 anos.
(Humberto Werneck. Um porto na Montanha. O Estado de S. Paulo. Cidades/Metrpole. Domingo, 13 de fevereiro de 2011, C10)

(D) (E)

_________________________________________________________

3.

Hoje leitor apaixonado de tudo o que ela escreveu, carrego a frustrao retroativa de ter cruzado com Elizabeth em Ouro Preto sem me dar conta da grandeza de quem ali estava, na sua Casa Mariana estupenda edificao por ela batizada em homenagem poeta Marianne Moore, sua amiga e mestra. Considerado o fragmento acima transcrito, entende-se corretamente que Humberto Werneck (A) lastima no ter tido a oportunidade de encontrar-se numa rua de Ouro Preto com a grande escritora Elizabeth Bishop. se queixa de ter sido sempre imaturo, como leitor, para dar o devido valor produo potica de Elizabeth Bishop. admite que, no momento de sua fala, reconhece o grande valor de Elizabeth, o que o faz, ento, considerar uma perda o fato de ter feito essa constatao to tarde. faz confisso de culpa por falha do passado, quando ele e outros jovens de Ouro Preto no deram apoio a Elizabeth, principalmente quando teve grande perda afetiva. confessa admirao entusiasmada pela grandeza atual de Elizabeth e, fazendo uma retrospectiva, lastima que o talento da poeta tenha permanecido muito tempo incubado.

20

(B)

(C)

25

(D)

30 (E)

35

_________________________________________________________

4.

1.

correto afirmar que interessa a Humberto Werneck (A) retratar a vivncia de Elizabeth Bishop em Ouro Preto, durante os 22 anos em que morou na cidade mineira. enaltecer a obra da escritora Elizabeth Bishop, cujos poemas o entusiasmaram desde quando era um jovem escritor. mostrar que, embora tardiamente, privou da intimidade da poeta, tendo tido acesso, inclusive, a cenas da vida privada de Elizabeth Bishop. proporcionar, por meio de breves registros, ngulos de observao que possam mais revelar sobre Elizabeth Bishop, alm do que uma pea j expe sobre a poeta. fazer um balano da vida e obra da escritora Elizabeth Bishop, com base em cenas que ele presenciou ou que lhe foram narradas por quem as vivenciou junto poeta.

Consolam-me as histrias que saltam de seus livros e, em especial, da memria de seus (e meus) amigos Linda e Jos Alberto Nemer, vinhetas que juntei na tentativa de iluminar ainda mais a personagem retratada por Marta Goes na pea Um Porto para Elizabeth. Algumas delas: Levando em conta o trecho acima transcrito, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) o segmento Consolam-me as histrias que saltam de seus livros apresenta verbo em voz passiva. retirando-se a vrgula depois do e em e, em especial, , a correo da frase fica preservada. a palavra vinhetas remete, exclusivamente, s histrias contadas pelos amigos Linda e Jos. a expresso na tentativa de exprime apenas um vago desejo, no uma finalidade. o emprego de ainda mais permite que se subentenda a ideia de que Marta Goes muito elucidou sobre Elizabeth Bishop.
TRF1R-Conhecimentos-Gerais2

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


5. No segundo pargrafo, a forma verbal que designa um evento posterior poca em que a poeta viveu no Brasil : (A) (linha 21) adorava. 8. Gosto de Ouro Preto, explicou Elizabeth ao poeta Robert Lowell... No segmento acima, o verbo gostar est empregado exatamente com a mesma regncia com que est empregado o verbo da seguinte frase: (A) (B) (C) (linha 24) Comprou-a. (C) (D) (D) (linha 25) morreria. (E) Ateno: 1 Os manifestantes de todas as idades desfilaram pelas ruas da cidade. No junte este lquido verde com aquele abrasivo. A casa pertence aos Nemer desde 1982. Patrocinou o evento do ltimo sbado. Encontraram com um comerciante essas anotaes. Para responder s questes de nmeros 9 a 11, considere o texto abaixo. Os pais zelosos costumam fazer grandes esforos pela educao de seus filhos e buscam, de muitas maneiras, ajudar na sua aprendizagem. O mais importante que podem fazer, porm, est dentro de casa, diuturnamente. O acesso e o apreo a bens culturais, especialmente livros, so fundamentais. A quantidade de livros que o aluno tem em casa apontada, em diversos estudos, como uma das mais importantes variveis explicativas para seu desempenho. claro que no basta ter livros: preciso l-los, e viver em ambiente em que o conhecimento valorizado. Alunos que leem mais tm desempenho melhor, importando pouco o que leem: a correlao observada para livros, jornais e revistas. Alunos que tiveram pais que leram para eles na tenra infncia tm melhor desempenho. Pais envolvidos com a vida escolar dos filhos e que os incentivam a fazer o dever de casa tm impacto positivo (curiosamente, o envolvimento dos pais no ambiente escolar tem-se mostrado irrelevante). Porm, pais que fazem o dever de casa com (ou pelo) seu filho provocam piora no desempenho acadmico, por melhores que sejam as intenes.
(Adap. de Gustavo Ioschpe. Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos. VEJA. ed. 2204, ano 44, n. 7, 16 de fevereiro de 2011, p. 94-95)

(B)

(linha 23) foi elevada.

_________________________________________________________

(E) 6.

(linha 26) Tinha.

_________________________________________________________

correto afirmar: (A) o contexto evidencia inquestionavelmente que apartamentinho (linha 25) foi empregado em sentido pejorativo, denotando desprezo pela vida americana.

(B)

as aspas (linhas 26 e 27) indicam que os segmentos foram empregados com sentido irnico. 10

(C)

o pronome lhe (linha 27), em cuja forma lhe sugeria, poderia ser deslocado para depois do verbo, sem comprometer a correo.

(D)

a substituio de venda (linha 28) por a ser vendida mantm a correo da frase.

15

(E)

a substituio de Bem cuidada (linhas 27 e 28) por Mau cuidada preserva a correo do segmento. 20

_________________________________________________________

7.

Considere a frase original e a frase que a reformula. Tinha, dizia, o telhado mais lindo da cidade, cuja forma lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Ela dizia que tinha o telhado mais lindo da cidade, pois a forma dele lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Na nova redao, (A) nenhuma informao se perdeu, considerado o texto original.

9.

Compreende-se corretamente do texto: (A) as orientaes paternas so de grande valia para o futuro dos filhos, se forem dadas no estrito espao do ambiente familiar. a existncia, dentro de casa, de uma grande biblioteca a que o jovem possa recorrer quando tiver alguma curiosidade assegura seu futuro bom desempenho como leitor. a aprendizagem de um aluno pode ser significativamente facilitada, se seus pais determinarem perodo diurno ou noturno para que se entretenha com livros em casa. pais que propiciam o convvio de seu filho com livros e, tambm, por exemplo, com as artes plsticas e a msica, favorecendo o reconhecimento do valor dessas manifestaes, contribuem para o desempenho positivo do jovem. pode haver variaes de competncia, mas os jovens que leem em ambiente especialmente preparado para tarefas do conhecimento como a biblioteca valorizam as atividades culturais e buscam desempenh-las melhor. 3

(B)

(B)

o emprego de Ela foi necessrio, pois o nico modo de se saber quem o falante.

(C)

(C)

um trao descritivo do texto original foi apresentado como o motivo da apreciao de Elizabeth.

(D)

(D)

constitui erro a palavra pois no vir seguida de uma vrgula.

(E)

(E)

a vrgula poderia ser substituda por um ponto e vrgula, sem interferncia alguma no fluxo da leitura.

TRF1R-Conhecimentos-Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


10. O texto legitima o seguinte entendimento: (A) livros, jornais e revistas equivalem-se no estabelecimento da equao mais leitura, melhor desempenho, que expressa a atuao de alunos. a quantidade de livros efetivamente lidos por um aluno , na realidade, o fator determinante do bom desempenho, pouco implicando a qualidade da leitura realizada. alunos que foram alfabetizados na tenra infncia, pelos pais, revelam melhor desempenho no processo de aprendizagem. as boas intenes dos que coordenam o processo de aprendizagem no bastam para garantir o futuro bom desempenho do aluno, sendo til, ento, a interferncia dos pais. a presena dos pais tanto em casa, durante a realizao das tarefas do aluno, quanto na escola, durante o perodo de aulas, fator prejudicial ao rendimento. 14. Dentre as frases abaixo, a que est redigida de modo claro e correto : (A) Do mar de queixas emergiu a relativa aos ancios, e houve senhoras que se insurgiram contra o prefeito, dado o flagrante ultraje a que so submetidos no atendimento. Eles esto chegando perto soluo do problema que incessantemente demoli tantos projetos, por isso importante que todos ns, sem exceo, fazemos a nossa parte. Sobre as questes raciais, educacionais, gnero e de preveno de doenas que compe o rol, ele nada disse, para que ningum supusesse algum interesse prprio. Dentre as ideias que o texto apresenta, uma que eu considero mais significativo aquela de que se tratam as reinvindicaes dos funcionrios mais mal remunerados. Se as pessoas desde a infncia, for conscientizada que somos todos iguais, no tinham tantas formas de excluso social que existe no meio da adolescncia.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

11.

A alterao que preserva o sentido original do texto a de (A) (linhas 2 e 3) de muitas maneiras por diversamente.

15.

clara e correta a seguinte redao: (A) Na seo em que passou a trabalhar, o cenrio de intrigas e favorecimentos vrios, que o incomoda e quase o enlouquece, pois lhe parecem infernal. Ela sempre duvidou que o marido compusesse uma cano de tal fascnio, mas ele o fez exatamente para surpreender a esposa, qual muito devia de sua trajetria artstica. o relato de um passeio que o pretenso advinho fez com dois amigos, o qual, no momento em que passavam por uma ponte, o cu cobriu-se de nuvens negras. No h dvidas de que tm-se um avano tecnolgico e cientfico nessa rea, mas os professores e alunos at chegam a temer esse mundo que os cercam. So muitas as entidades que militam nesse mbito para qual prestei assessoria, mas no tenho a presunso de ter conquistado algum prestgio em alguma delas. Noes de Informtica

(B) (B) (C) (D) (E) 12. (linha 4) porm por portanto. (linha 5) O acesso e o apreo por A posse. (linha 7) apontada por recomendada. (linha 19) irrelevante por pouco influente. (D) (C)

_________________________________________________________

As palavras esto corretamente grafadas na seguinte frase: (A) Que eles viajem sempre muito bom, mas no boa a ansiedade com que enfrentam o excesso de passageiros nos aeroportos. Comete muitos deslises, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em cheque sua reputao de pessoa corts. Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hbito do scio de descanar aps o almoo sob a frondoza rvore do ptio. No sei se isso influe, mas a persistncia dessa mgoa pode estar sendo o grande impecilho na superao dessa sua crise. O diretor exitou ao aprovar a reteno dessa alta quantia, mas no quiz ser taxado de conivente na concesso de privilgios ilegtimos. (E)

(B)

_________________________________________________________

16.

(C)

Em um e-mail, prtica comum usar o campo Bcc ou Cco quando se deseja endere-lo com o objetivo de (A) (B) (C) revelar s pessoas que no ocupam cargos de confiana, quem recebeu o e-mail. diminuir o impacto na rede, no caso de textos maiores que cem caracteres. agilizar o encaminhamento no caso de textos menores que cem caracteres porque assim vai por uma linha especial. ocultar a lista de destinatrios.

(D)

(E)

(D) (E)

revelar a lista de destinatrios. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 13. A palavra destacada est empregada corretamente em: (A) (B) (C) (D) (E) 4 Ele o guardio dos reptis que esto sendo estudados. Com esse clculo financeiro, o banco aleja os clientes. Se eu me abster, haver empate na votao. Os guarda-noturnos sero postos na formalidade. Essa mquina mi todos os detritos. 17. World Wide Web (que em portugus significa rede de alcance mundial), tambm conhecida como Web ou WWW (A) (B) (C) (D) (E) um mtodo para copiar e elaborar sites padronizados. a forma de encaminhar e-mails por uma rede sem fio, somente. um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na Internet.
TRF1R-Conhecimentos-Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


18. Dispositivo de entrada e sada, modulador e demodulador, utilizado para transmisso de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Utilizado nas conexes internet. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) 19. banda larga. modem. provedor de servios. placa de rede. cabo coaxial. 22. Dois Tcnicos Judicirios de um setor do Tribunal Regional Federal Paulo e Joo tm, respectivamente, 30 e 35 anos de idade e seus respectivos tempos de trabalho nesse setor so 6 e 9 anos. Incumbidos de arquivar os documentos de um lote, eles os dividiram entre si em partes diretamente proporcionais aos seus respectivos tempos de servio nesse setor, cabendo a Paulo 78 documentos. Se a diviso tivesse sido feita em partes inversamente proporcionais s suas respectivas idades, quantos documentos caberiam a Joo? (A) (B) (C) (D) (E) 23. 82. 85. 87. 90. 105.

_________________________________________________________

Um sistema de envio de notcias de um site para outro, tambm conhecido como Feeds, que ocorre de forma automtica. Para ter um site alimentado por outro, basta ter ...... do gerador de notcias para inserir chamadas das notcias no site receptor. Completa corretamente a lacuna: (A) (B) (C) (D) (E) o e-mail um computador igual ao o endereo RSS o mesmo provedor internet a mesma linha de comunicao

_________________________________________________________

Na compra de um computador, um Tcnico recebeu um desconto de 10% sobre o preo de M reais. Aps certo tempo, comprou um novo computador por R$ 2 370,00 e, para fazer o pagamento, deu o primeiro computador como entrada, com prejuzo de 10% sobre a quantia que havia pago, e mais trs parcelas sem juros de R$ 250,00 cada. Nessas condies, M igual a (A) (B) (C) (D) (E) 2 000. 2 050. 2 100. 2 105. 2 110.

_________________________________________________________

20.

Considerando o recebimento de um arquivo executvel de fonte desconhecida, no correio eletrnico, a atitude mais adequada diante deste fato (A) (B) (C) (D) (E) no execut-lo. baix-lo no seu desktop e execut-lo localmente, somente. repass-lo para sua lista de endereos solicitando aos mais experientes que o executem. execut-lo diretamente, sem baix-lo no seu desktop. execut-lo de qualquer forma, porm comunicar o fato ao administrador de sua rede. 24.

_________________________________________________________

Um anagrama de uma palavra obtido trocando-se a ordem de suas letras, no importando se o resultado tem ou no significado em nosso idioma. Colocando em ordem alfabtica todos os anagramas da palavra PROVA, a posio ocupada pela palavra PROVA a (A) (B) (C) (D) (E) 62 . 63 . 64 . 65 . 66 .
a a a a a

_________________________________________________________

Matemtica e Raciocnio Lgico-Matemtico 21. Analisando o nmero de horas dedicadas consulta a banco de dados nas quatro semanas de certo ms, um Tcnico Judicirio verificou que o nmero de horas referente primeira semana correspondeu a horas das quatro semanas; segunda semana correspondeu a terceira semana; quarta semana foi igual a 5.
4 do referente 5 3 do total de 10

_________________________________________________________

25.

Em 2010, trs Tcnicos Judicirios, Alfredo, Bencio e Carlos, viajaram em suas frias, cada um para um local diferente. Sabe-se que: seus destinos foram: uma praia, uma regio montanhosa e uma cidade do interior do Estado; as acomodaes por ele utilizadas foram: uma pousada, um pequeno hotel e uma casa alugada; o tcnico que foi praia alojou-se em uma pousada; Carlos foi a uma cidade do interior; Alfredo no foi praia; quem hospedou-se em um hotel no foi Carlos.

Se a soma das horas dedicadas a essa tarefa na primeira e na terceira semanas foi igual a 11, ento o nmero de horas referente segunda semana foi igual a (A) (B) (C) (D) (E) 3. 4. 5. 6. 7.

Nessas condies, verdade que (A) (B) (C) (D) (E) Alfredo alugou uma casa. Bencio foi s montanhas. Carlos hospedou-se em uma pousada. aquele que foi cidade hospedou-se em uma pousada. aquele que foi s montanhas hospedou-se em um hotel. 5

TRF1R-Conhecimentos-Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Administrativo 26. Ana Maria foi nomeada para o cargo de Tcnico Judicia rio rea Administrativa do TRF 1 Regio. Nesse caso, a Administrao Pblica deve saber que, em matria de posse e exerccio, o correto : (B) (A) (B) (C) (D) S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao. A posse ocorrer no prazo de quarenta e cinco dias contados da publicao do ato de provimento. A posse no poder dar-se mediante procurao, ainda que especfica. O prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, de trinta dias, contados da data da posse. A posse em cargo pblico independe de prvia inspeo mdica oficial. (C) 30. Dentre outras situaes, ao servidor proibido (A) cometer a pessoa estranha repartio, ainda que em casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado. retirar, ainda que com prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio. opor resistncia justificada ao andamento de documento e processo. promover manifestao de apreo ou desapreo fora da repartio. participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada.

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

31.

Da sindicncia poder resultar a aplicao das seguintes penalidades: (A) (B) (C) advertncia ou suspenso de at trinta dias. censura ou suspenso de at quarenta e cinco dias. suspenso de at quarenta e cinco dias ou demisso. destituio de cargo em comisso ou suspenso por at sessenta dias. advertncia ou destituio de cargo em comisso.

27.

Dentre outras hipteses, a vacncia do cargo pblico decorrer de (A) (B) (C) (D) (E) reintegrao. readaptao. reverso. aproveitamento. remoo.

_________________________________________________________

(D)

28.

Sobre as frias dos servidores pblicos federais, correto afirmar: (A) O servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. No vedado ao servidor levar conta de frias alguma falta ao servio. As frias podero ser parceladas em at duas etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. O servidor exonerado do cargo efetivo perceber indenizao, relativa ao perodo das frias a que tiver direito, calculada com base na remunerao do ms anterior ao da publicao do ato exoneratrio. O servidor que opera direta e permanentemente com raios X ou substncias radioativas gozar trinta dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. 32.

(E)

_________________________________________________________

A reviso do processo disciplinar (A) ser dirigida ao Ministro de Estado, ou autoridade equivalente, que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar. somente poder ser requerida, na hiptese de falecimento do servidor, pela pessoa da famlia titular da qualidade de inventariante. em sendo julgada procedente, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relao destituio do cargo em comisso, que ser convertida em exonerao. no poder, ao ser julgada, resultar agravamento de penalidade, valendo destacar que ao longo do processo revisional o nus da prova cabe Administrao Pblica. tambm admissvel quando seu fundamento constituir-se na simples alegao de injustia da penalidade.

(B) (C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

29.

Joo, servidor pblico federal, pretende retirar do mundo jurdico determinado ato administrativo, em razo de vcio nele detectado, ou seja, por ter sido praticado sem finalidade pblica. No caso, esse ato administrativo (A) (B) (C) (D) (E) deve ser revogado. pode permanecer no mundo jurdico, pois trata-se de vcio sanvel. possui vcio de objeto e, portanto, deve ser retirado do mundo jurdico apenas pelo Judicirio. deve ser anulado. possui vcio de motivo e, portanto, deve ser retirado do mundo jurdico por Joo. 33.

(E)

_________________________________________________________

Dentre outros, exemplo de ato administrativo ordinatrio (A) (B) (C) (D) (E) a circular. o regulamento. a resoluo. a admisso. o decreto.
TRF1R-Tc.Jud.-Administrativa-TD

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


38. Noes de Direito Constitucional 34. Ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo, alm de outra hiptese, no caso de (A) (B) (C) (D) (E) 35. trfico de drogas. tortura. racismo. terrorismo. (D) transgresso militar, definida em lei. (E)
_________________________________________________________

As administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma (A) (B) desassociada, sendo vedado o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais. integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. separada, dividindo-se em trs rgos multidisciplinares, controladores dos cadastros e de informaes fiscais em mbito nacional, estadual e municipal. separada, dividindo-se em dois rgos multidisciplinares, controladores dos cadastros e de informaes fiscais em mbito nacional. subordinada Receita Federal, sendo que, por ordem judicial, sero compartilhados os cadastros e as informaes fiscais.

(C)

Em carter excepcional, direito dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social, (A) (B) proteo em face da automao, na forma da lei. remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinquenta por cento do normal. proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei. participao na gesto da empresa, conforme definido em lei. igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso.

_________________________________________________________

39.

Em relao aos Deputados Federais e Senadores, correto afirmar: (A) Recebida a denncia, por crime ocorrido antes da diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto de um tero de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. Desde os resultados das eleies, no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel, sendo que nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. Desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de trinta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. Sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato e sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes.

(C)

(D)

(B)

(E)

_________________________________________________________

36.

vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso se dar nas hipteses abaixo, salvo no caso de (A) (B) incapacidade civil relativa. cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado. condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou o prestao alternativa, nos termos do art. 5 , VIII, da Constituio Federal. improbidade administrativa, nos termos do art. 37, o 4 , da Constituio Federal. 40.

(C) (D)

(E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

No tocante ao processo eleitoral do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, (A) se, depois de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao. se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio em at vinte dias aps a proclamao do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos vlidos. tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o compromisso de apenas defender e cumprir a Constituio Federal. se, decorridos trinta dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago. em caso de impedimento do Presidente e do VicePresidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente do Senado Federal, da Cmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal. 7

(E)

_________________________________________________________

(B)

37.

A incorporao de Municpios far-se- por Lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e depender de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao (A) (B) (C) do parecer favorvel do Procurador-Geral do Estado. da deciso do Presidente da Assembleia Legislativa. do Decreto Estadual emitido pelo Governador do Estado.

(C)

(D)

(E) (D) (E) do parecer favorvel do Ministro do Planejamento. dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

TRF1R-Tc.Jud.-Administrativa-TD

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


44. Noes de Direito Processual Civil 41. Compete ao Juizado Especial Federal Cvel processar, conciliar e julgar causas (A) (B) que tenham como objeto a anulao de lanamento fiscal de valor inferior a sessenta salrios mnimos. de competncia da Justia Federal at o valor de setenta salrios mnimos, bem como executar as suas sentenas. sobre bens imveis das autarquias e fundaes pblicas federais. que tenham como objeto a impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis. que versem sobre direitos ou interesses individuais homogneos quando, havendo indenizao em pecnia, o valor no ultrapasse quarenta salrios mnimos. (D) (B) Vera Lcia ajuizou ao de cobrana em face de Gilberto. Durante o curso da lide, dolosamente, requereu a citao de Gilberto por edital alegando que o mesmo encontravase em local incerto, mesmo sabendo que ele residia no edifcio de sua irm. Neste caso, Vera Lcia incorrer em multa de (A) cinco vezes o salrio mnimo vigente na sede do juzo, multa esta que ser revertida em benefcio do citando. dez vezes o salrio mnimo vigente na sede do juzo, multa esta que ser revertida em benefcio do citando. quinze vezes o salrio mnimo vigente na sede do juzo, multa esta que ser revertida para o Fundo de Despesas do Tribunal de Justia do Estado competente. vinte vezes o salrio mnimo vigente na sede do juzo, multa esta que ser revertida para o Fundo de Despesas do Tribunal de Justia do Estado competente. trinta vezes o salrio mnimo vigente na sede do juzo, multa esta que ser revertida para o citando.

(C) (D) (E)

(C)

_________________________________________________________

42.

A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Os honorrios sero fixados entre o mnimo de (A) 10% e o mximo de 20% sobre o valor da condenao, no sendo devidos ao advogado que funcionar em causa prpria. 10% e o mximo de 20% sobre o valor da condenao, sendo devidos tambm ao advogado que funcionar em causa prpria. 10% e o mximo de 15% sobre o valor da condenao, no sendo devido ao advogado que funcionar em causa prpria. 5% e o mximo de 15% sobre o valor da condenao, sendo devidos tambm ao advogado que funcionar em causa prpria. 5% e o mximo de 20% sobre o valor da condenao, no sendo devidos ao advogado que funcionar em causa prpria. (E)

_________________________________________________________

(B)

45.

Considere as seguintes assertivas a respeito da distribuio:

(C)

I. Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores.

(D)

II. Distribuir-se-o por dependncia as causas de


(E) qualquer natureza quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que sejam parcialmente alterados os rus da demanda.

_________________________________________________________

43.

Em determinada ao de cobrana, as partes, de comum acordo, pretendem prorrogar um prazo dilatrio, alegando justo motivo. Neste caso, a conveno (A) nula, uma vez que tanto os prazos peremptrios como os dilatrios no podem ser prorrogados por conveno das partes. ter sempre eficcia, independentemente do momento do requerimento, tendo em vista que no se trata de prazo peremptrio, devendo o juiz fixar o dia do vencimento do prazo da prorrogao. s tem eficcia se for requerida antes do vencimento do prazo, sendo o prazo da prorrogao de, no mximo, cinco dias, conforme previso expressa no Cdigo de Processo Civil brasileiro. ter sempre eficcia, independentemente do momento do requerimento, tendo em vista que no se trata de prazo peremptrio, sendo o prazo da prorrogao de, no mximo, cinco dias, conforme previso expressa no Cdigo de Processo Civil brasileiro. s tem eficcia se for requerida antes do vencimento do prazo, devendo o juiz fixar o dia do vencimento do prazo da prorrogao.

III. O juiz, de ofcio ou a requerimento do interessado,


corrigir o erro ou a falta de distribuio, compensando-a.

IV. vedada a fiscalizao da distribuio pela parte


ou por seu procurador, tratando-se de ato interno exclusivo do cartrio competente.

(B)

(C)

De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. II e IV. I, II e III. I, II e IV. II, III e IV.


TRF1R-Tc.Jud.-Administrativa-TD

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TD, Tipo 001


Noes de Direito Processual Penal 46. Arquivado o inqurito policial por despacho do juiz, a requerimento do Ministrio Pblico, a ao penal (A) (B) s poder ser instaurada com base em novas provas. s poder ser instaurada se o pedido de arquivamento do Ministrio Pblico tiver se baseado em prova falsa. no poder mais ser instaurada por ter se exaurido a atividade de acusao. no poder mais ser instaurada, pois implicaria reviso prejudicial ao acusado. s poder ser instaurada se houver requisio do Procurador-Geral de Justia. 52. Noes de Regimento Interno do Tribunal Regional Federal a da 1 Regio 51. A direo da Coordenao dos Juizados Especiais Federais, designada pelo presidente do Tribunal, aps aprovao do Conselho de Administrao caber (A) a um Desembargador Federal. (B) a um juiz federal de primeira instncia. (C) a um bacharel em Direito, nomeado em comisso. (D) ao diretor-geral da Secretaria do Tribunal. (E) ao diretor de Secretaria especializado na rea.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

certo que a Corte Especial, constituda de dezoito desembargadores federais e presidida pelo presidente do Tribunal, ter (A) metade de suas vagas providas por designao do Conselho Nacional de Justia, conforme merecimento, e metade por eleio pelo Tribunal. (B) metade de suas vagas providas por antiguidade e metade por eleio pelo Tribunal Pleno, nos termos de resoluo do Conselho Nacional de Justia. dois teros de suas vagas providas por antiguidade e um tero por eleio do Tribunal, nos termos de resoluo do Conselho Nacional de Justia. dois teros de suas vagas providas por merecimento e um tero por antiguidade, em conformidade com deliberao do Conselho Nacional de Justia. metade de suas vagas providas por antiguidade e metade por merecimento, indicadas pelo Conselho Nacional de Justia.

47.

A ao penal privada exclusiva tem incio por meio de (A) (B) (C) denncia do Ministrio Pblico, independentemente de qualquer manifestao do ofendido. queixa-crime ajuizada pelo ofendido ou por quem tenha qualidade para represent-lo. denncia do Ministrio Pblico condicionada representao do ofendido ou de quem tenha qualidade para represent-lo. portaria do Juiz de Direito baseada em prvia representao do Ministrio Pblico. queixa formulada pessoalmente pelo ofendido autoridade policial competente. 53.

(C)

(D)

(D) (E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Analise:

I. Expedir instrues e orientaes normativas destinadas ao aperfeioamento, padronizao e racionalizao dos servios forenses de primeiro grau.

48.

O acusado NO (A) (B) (C) (D) (E) o sujeito passivo da pretenso punitiva. parte na relao processual. ser considerado culpado at o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. ter direito a defensor se estiver ausente ou foragido. tem o direito de permanecer calado, cumprindo-lhe prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo juiz.

II. Designar os servidores dos gabinetes, entre outros,


da Corregedoria Regional e da Vice-Presidncia. Referidas atribuies so, respectivamente, do (A) (B) (C) (D) (E) Corregedor-Regional e do Vice-Presidente do Tribunal. Presidente do Tribunal e do Corregedor-Regional. Vice-Presidente e do Presidente do Tribunal. Corregedor-Regional e do Presidente do Tribunal. Presidente do Tribunal e de seu Vice-Presidente.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

49.

A respeito do perdo, considere:

54.

I. O perdo concedido a um dos querelados no


aproveitar aos demais, por se tratar de liberalidade que deve ser interpretada restritivamente.

II. O perdo pode ser concedido at o trnsito em


julgado da sentena condenatria.

Os Juzes federais substitutos sero nomeados pelo Presidente (A) da Repblica, conforme a Constituio Federal, e tomaro posse perante a Corte Especial, em sesso solene. (B) (C) da Repblica, na forma da lei, e tomaro posse, sempre, perante o Plenrio, em sesso solene. do Tribunal, na forma da lei, e tomaro posse perante o Plenrio, em sesso solene, ou no gabinete do Presidente. do Tribunal, na forma da resoluo cabvel, e tomaro posse, sempre, perante a Corte Especial em sesso solene. do Tribunal, na forma regimental, perante, o Conselho de Administrao, ou no gabinete do CorregedorRegional.
a

III. O perdo poder ser aceito por procurador com


poderes especiais. Est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) (B) (C) (D) (E) 50.

II e III. I e II. I e III. I. II.


55.

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

O processo e o julgamento das infraes penais comuns atribudas aos membros dos Tribunais Regionais Eleitorais competem (A) (B) (C) (D) (E) ao Tribunal Superior Eleitoral. ao Supremo Tribunal Federal. aos Tribunais Regionais Federais. ao Superior Tribunal de Justia. aos Juzes Federais da respectiva rea de jurisdio.

Em conformidade com o Regimento Interno do TRF 1 Regio, NO considerada comisso permanente nesse Tribunal a Comisso (A) (B) (C) (D) (E) de Regimento. de Jurisprudncia. de Acervo Jurdico. de Promoo. Processante Administrativa. 9

TRF1R-Tc.Jud.-Administrativa-TD

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi