Vous êtes sur la page 1sur 2

Turbulence intensity A intensidade de turbulncia na atmosfera neutra depende claramente da rugosidade da superfcie.

Para o componente longitudinal, o desvio padro u aproximadamente constante com a altura, de modo a intensidade de turbulncia diminui com a altura. Mais precisamente, a relao u 2.5U * pode ser usado para calcular o desvio padro, com a velocidade de atrito u* calculado como na seco anterior. Um trabalho mais recente (ESDU, 1985) sugere uma variao dada pela equao:

onde;

Isso aproxima o parmetro u = 2.5U*, perto do cho, mas d valores maiores em alturas maiores. A intensidade de turbulncia longitudinal ento

As intensidades de turbulncia, laterais (v) e vertical (W), so dadas (ESDU, 1985) por:

Espectro da turbulncia: O espectro de turbulncia descreve o contedo de frequncia de variaes de velocidade do vento. De acordo com a lei de Kolmogorov, deve aproximar-se o espectro de um limite assinttico proporcional ao n-5/3 em alta frequncia (aqui n indica a frequncia, em Hz). Esta relao baseada no decaimento de vrtices turbulentos para frequncias mais elevadas e maior a energia turbulenta dissipada na forma de calor. Duas expresses alternativas para o espectro do componente longitudinal de turbulncia

so vulgarmente utilizados, ambas tendendo a este limite assinttico. So as equaes do espectro de Kaimal e a de von Karman , que so as seguintes:

Onde Su(n) representa a funo de densidade de autoespectral para o componente longitudinal e L1u e L2U so escalas de comprimento. Para que estas duas formas terem mesmo limite assinttico de alta frequncia, essas escalas de comprimento deve ser relacionado pela relao , Isto , L1u = 2,329 L2U.

De acordo com Petersen et al. (1998), o espectro de Von Karman d uma boa descrio para turbulncia em tneis de vento, embora o espectro Kaimal pode dar um melhor ajuste s observaes empricas da turbulncia atmosfrica. O espectro Kaimal tem um pico mais baixo e mais amplo do que o Von Karman. Um trabalho mais recente sugere que o espectro de Von Karman d uma boa representao da turbulncia atmosfrica acima de 150 m, mas tem algumas deficincias em altitudes mais baixas. Vrias modificaes tm sido sugeridas (Harris, 1990) e um espectro von Karman modificado da seguinte forma recomendada (ESDU, 1985):

Escalas de comprimento e outros parmetros: As escalas de comprimento dependem da rugosidade da superfcie z0, bem como da altura acima do solo (z): a proximidade do solo restringe o tamanho dos vrtices turbulentos e, assim, reduz as escalas de comprimento. Se houver muitos obstculos de pequenas dimenses no cho na altura tpica z , a altura acima do solo deve ser corrigida, assumindo que a superfcie do solo seja eficaz, a uma altura z -2.5z0 (ESDU, 1975).

Vous aimerez peut-être aussi