Vous êtes sur la page 1sur 2

Histria do Futebol no Brasil Nascido no bairro paulistano do Brs, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos

de idade para estudar. L tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionrios de empresas inglesas que atuavam em So Paulo. Os funcionrios tambm eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONRIOS DA COMPANHIA DE GS X CIA. FERROVIARIA SO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888. No incio, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participao de negros em times de futebol. Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleo brasileira perdeu o ttulo, em pleno Maracan, para a seleo Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol ser realizada novamente no Brasil. Regras Regra 1:Campo de Jogo O campo de jogo retangular, sendo as duas linhas de marcao mais compridas as linhas laterais e as mais curtas, as linhas de baliza - ou linhas de fundo. O comprimento permitido para as linhas laterais varia entre 90 e 120 metros, e as linhas de fundo podem ter entre 45 e 90m. A linha de meio de campo traada paralela s linhas de fundo e divide o terreno de jogo em duas metades iguais. No ponto central desta linha localiza-se a marcao do centro do campo, ao redor do qual se traa um crculo com raio de 9,15 metros - o crculo central. A funo do crculo central determinar a distncia mnima a que os jogadores adversrios devem se manter da bola quando do incio e reincio de jogo por equipe adversria Regra 2:Bola A bola de jogo deve: Ser esfrica; Ser de borracha ou outro material mole; Com uma circunferncia no superior a 70 cm e no inferior a 68 cm; Com peso no superior a 450 g e no inferior a 410 g, no comeo da partida; Com presso equivalente a 0,6 1,1 atmosfera (600 1100 g/cm) ao nvel do mar. Regra 3:Nmero de jogadores A partida ser jogada por duas equipes formadas por no mximo 11 jogadores e no mnimo 7. A partida no pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um ser o goleiro. Regra 4:Equipamento dos jogadores Os jogadores no podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jias). O uniforme completo consiste de:

Camisa de mangas curtas ou compridas Cales Meias Compridas Caneleiras (material adequado) Chuteiras com cravo Se o jogador quiser, pode colocar munhequeiras Regra 5:O rtibro Cada partida ser controlada por um rbitro,que ter a autoridade total para se fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado. O rbitro controlar a partida em cooperao com os rbitros assistentes. Interromper, suspender ou finalizar a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infraes s regras de jogo. Regra 6:Durao da Partida A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no mximo 15 minutos. O intervalo no deve exceder os 15 minutos. Um jogo interrompido definitivamente antes do seu termo deve ser repetido, salvo disposio contraria estipulada no regulamento da competio. Regra 7:O Gol Regra do gol fora de casa|Gols marcados "fora de casa"; Prolongamento (prorrogao); Disputa de penaltis. Seleo e Torneios A nvel de selees nacionais, o torneio mais importante a Copa do Mundo FIFA de Futebol, que disputada desde 1930. Antes da criao da Copa do Mundo, particularmente durante os anos 1920, a competio de futebol dos Jogos Olmpicos era considerada a principal competio do desporto, ainda que atualmente se mantm como um torneio secundrio onde se permitem jogadores menores de 23 anos, com at trs jogadores que extrapolem esse limite de idade por equipe. No futebol feminino, o equivalente Copa do Mundo a Copa do Mundo de Futebol Feminino. A nvel das confederaes da FIFA, os torneios mais importantes so a Copa Amrica (Amrica do Sul) e Eurocopa (Europa), e; embora com menos importncia, a Copa Africana de Naes (frica), a Copa Ouro da CONCACAF (Amricas do Norte, Central e Caribe), a Copa Asitica (sia) e aCopa das Naes da OFC (Oceania). O torneio mais importante para jogadores jovens a Campeonato Mundial de Futebol Sub-20, que recebe equipes classificadas do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 (Amrica do Sul), do Campeonato Europeu de Futebol Sub-19 (Europa), do Campeonato Juvenil da CAF (frica), o Campeonato Sub-20 da Concacaf (Amricas do Norte, Central e Caribe), o Campeonato Juvenil da AFC (sia) e o Campeonato Sub-20 da OFC(Oceania)

Vous aimerez peut-être aussi