Vous êtes sur la page 1sur 20

1

Pra Frente Brasil, Independncia ou Morte e o uso de musica e cinema como propaganda oficial: engajamento ou encampao? Evaldo Piccino Mestre em Multimeios pela UNICAMP - Instituto de Artes evaldopshell@hotmail.com

Resumo Durante a ditadura militar no Brasil (1964-1984) a censura e a represso contra artistas que utilizaram suas obras como meios de propaganda de oposio ao governo tiveram como contraponto o patrulhamento ideolgico contra aqueles que, por outro lado, tiveram suas obras utilizadas como propaganda oficial. Assim como muita coisa foi censurada e taxada como subversiva sem justificativa ou fundamento, tantas outras carregaram o pesado estigma do alinhamento com o regime, tambm sem que se investigasse de fato se houve inteno de engajamento por parte dos autores ou de encampao por parte do governo. O objetivo da comunicao apontar e discutir brevemente sob esta tica alguns casos concretos, focando a anlise na ocasio das comemoraes do sesquicentenrio da proclamao da independncia do Brasil (1972). Dentro deste perodo histrico sero abordadas trs obras: as canes: Chamamos aos Heris da Independncia de Geraldo Filme, Hino do Sesquicentenrio de Miguel Gustavo, autor tambm da marcha Pra frente Brasil) e o filme Independncia ou Morte de Carlos Coimbra. A idia

confrontar o contedo e a viso das obras com a viso oficial do governo militar sobre o fato histrico na ocasio do sesquicentenrio e, a partir da, levantar alguns elementos dentro das relaes das obras e dos autores com o governo que possam apontar possveis indcios de inteno de engajamento ou encampao no uso como propaganda oficial. Dentro deste contexto sero feitas referncias a outras obras dos mesmos autores ou da poca, outros meios de propaganda oficial e alguns documentos originais da poca.

Pra Frente Brasil, Independncia ou Morte e o uso de musica e cinema como propaganda oficial: engajamento ou encampao?

Introduo: Em 2004 ao tomar contato com a programao da mostra de cinema Golpe de 64: amarga memria, realizada no Centro Cultural So Paulo entre 9 a 24 de maro deparei com um clssico do perodo: Independncia ou Morte de Carlos Coimbra, exaustivamente exibido na dcada de setenta durante a Semana da Ptria em suas comemoraes. Quem, como eu, freqentou escola pblica neste perodo certamente h de se lembrar destas exibies ao lado de canes como Eu te amo meu Brasil e Pra Frente Brasil que, oficial ou extra - oficialmente, eram usadas para enaltecer o regime militar. Movido pela curiosidade e por uma certa nostalgia revi o filme, que acabou por me surpreender ao deixar uma dvida: At onde poderia o filme ser considerado de fato como propaganda oficial? Num primeiro momento conversei com o curador da mostra Reinaldo Cardenuto Filho, que terminou me deixando ainda mais intrigado ao comentar sobre as exigncias feitas pelo produtor executivo do filme, Anbal Massaini, para a exibio do filme na mostra. A partir da pesquisei por iniciativa prpria as canes da poca, o que acabou por induzir-me a traar uma breve anlise paralela com uma rea que melhor domino a fonografia, em especial da msica brasileira de massa e, ao menos em nvel da tentativa, procurar adotar alguns parmetros para este artigo. Procurei ento subsdios para minhas questes iniciais: Seria inteno dos autores fazer propaganda oficial? O contedo coincide com a verso oficial do fato histrico retratado? O sucesso no seria fator preponderante para o uso das obras como tal? Para isso procurei tambm contextualizar a poca de realizao.

O sesquicentenrio da Independncia e a viso oficial do governo militar sobre o fato histrico na ocasio

Os festejos na ocasio das comemoraes do sesquicentenrio, ou seja, o aniversrio de 150 anos da proclamao da Independncia do Brasil (1822 1972) foram oportunos para a resoluo de impasses diplomticos que envolviam Portugal e suas colnias africanas segundo relata o anurio da Rdio Jornal do Brasil de 1972 1 :

Em fins de novembro Mrio Gibson Barbosa visitou nove pases da frica. O chanceler brasileiro foi recebido com homenagens carinhosas e obteve xitos em sua busca de maior comrcio com os africanos. Chegou-se a anunciar que o Brasil se oferecera como mediador entre Portugal e suas provncias na frica, o que foi imediatamente desmentido, principalmente por que um dos pontos de maior realce da poltica externa brasileira durante o ano foi a aproximao com Portugal, a comear pela vinda dos restos mortais de D. Pedro I para o Brasil. Os despojos foram entregues pelo presidente Amrico Toms, que chegou ao Rio no dia 22 de abril e foi recebido com barulhento regozijo pela colnia portugus:

(voz de uma s pessoa): Viva o nosso presidente! Viva! Viva Portugal! Viva

Portugal! Viva!

A Histria de 1972 ZYD-66 Rdio Jornal do Brasil AM/940 Khz. Documento Sonoro em Disco Continental; Produtor: Fernando Veiga; Locutores: Srgio Chapelin e Eliakim Arajo. Gravaes Eltricas, 1972.

(Presidente de Portugal): com o olho no cu, que vos confio, meus irmos

brasileiros, os restos mortais do grande chefe, que criou h cento e cinqenta anos esta ptria portentosa e que doou ao pas o seu corao e os seus ideais. Os prprios festejos dos cento e cinqenta anos da independncia incluram-se neste contxsto e, aos inici-los, o Presidente Mdici declarava: - Iniciando-se no dia de Tiradentes, nosso maior heri popular e patrono cvico da nao brasileira, as comemoraes do sesquicentenrio da independncia, em um imenso encontro dos brasileiros com o Brasil dos brasileiros consigo mesmo, queremos todos significar que o povo quem faz a histria. (off): Os restos mortais de D. Pedro I foram levados a diversos pontos do pas e no dia sete de setembro depositados na cripta do monumento do Ipiranga em So Paulo.

O incio das comemoraes coincidindo com no dia 22 de abril e a volta dos restos mortais de D. Pedro I para o Brasil e o final das comemoraes com o depsito no monumento da independncia no dia sete de setembro ilustram de maneira quase didtica o alinhamento dos dois momentos histricos e de D.Pedro I com Tiradentes. Esse alinhamento demonstra uma clara inteno de aproximao com Portugal e martirizao do imperador. Essa noo de alinhamento de dois momentos histricos se fez presente em outra forma de propaganda claramente oficial que a estampa de moedas, uma vez que a sua emisso monoplio do estado.

Moedas comemorativas dos 100 e 150 anos da Independncia : alinhamento entre fatos e personage

A moeda comemorativa do Sesquicentenrio da Independncia trazia cunhada em uma face o mapa do Brasil com uma estrela central com traos radiais, imagem utilizada pela campanha institucional da Agncia Nacional de Propaganda e na outra face as duas datas (1822 e 1972) unidas assim como as silhuetas de D. Pedro I e do Presidente Emlio G. Mdici, exatamente como moeda comemorativa do Centenrio da Independncia (1922) fazia com o Presidente Epitcio Pessoa e os Brases da Repblica e do Imprio.

O uso de Hino do Sesquicentenrio ,Chamamos aos Heris da Independncia e outros meios como propaganda oficial

As datas comemorativas, em especial os cinqentenrios e centenrios, so tradicionalmente comemoradas no Brasil, haja vista as comemoraes em 2004 das comemoraes dos cinqenta anos do quatro centenrio da fundao da cidade de So Paulo, ou seja a comemorao do aniversrio do aniversrio de um fato histrico. Nesta ocasio doze das dezesseis escolas de samba do primeiro grupo da cidade de So Paulo adotaram temas com referncias fundao da cidade em seus enredos e, por conseqncia, em seus sambas-enredo. Apesar do fato das escolas de samba tratarem-se sempre de associaes no ligadas diretamente ao estado, a tradio de referenciar fatos histricos constatada h muito e

demonstra que, apesar de no-oficial na essncia ou na inteno, um samba-enredo pode ser utilizado, ou ao menos associado, a esta finalidade, ainda que no alinhada ideologicamente. Ao contrrio da ocasio dos 450 da fundao de So Paulo, o sesquicentenrio da independncia foi adotado como tema do enredo e samba enredo apenas de uma Escola de samba em 1972, a escola de Samba Unidos do Peruche com Chamamos aos Heris da Independncia de autoria do compositor paulista Geraldo Filme.

Chamamos aos Heris da Independncia Geraldo Filme

Chamamos aos Heris da Independncia Presente presente Trazendo o fogo sagrado da ptria Iluminando quem nos fez independente L nas Minas gerais Houve um movimento e conjurao Foi a Bahia e Pernambuco em So Paulo foi a deciso Glria aos heris que tombaram Para nos dar um Brasil novo Homens que no mediram sacrifcio

Pela independncia de seu povo Liberdade Palavra singela Fosse eu pintor Tua grandeza eu faria em aquarela Liberdade Ao levantar da espada L na colina histrica Risos e lgrimas com o brado Independncia ou morte Senhores deixando palcios Negros partindo as correntes ndios saindo das matas Unidos por um Brasil independente Mil vidas tivessem dariam as mil Pela independncia do Brasil No foi em vo teu povo no esquece A chama da liberdade nosso peito ainda aquece

Segue teu caminho meu Brasil Alerta mocidade para manter acesa A chama da nossa liberdade

No entanto o LP dos sambas-enredo, editado pela Federao das Escolas de Samba e pela Rdio Record tem como ttulo Brasil, 150 anos de Independncia e traz na capa um desenho do monumento da Independncia. O tema predominante mesmo So Paulo, presente em quatro das dez faixas. O texto da contra-capa o seguinte 2 :

So Paulo foi a determinante da Independncia do Brasil. Inegvel atravs de monumentos, avenidas, ruas, viadutos, arranha-cus, gente...gente. Gente que constri com amor. Com vontade de crescer o que j nasceu grande. So Paulo, um corao. Brasil. Um mundo novo, continental. Uma histria, muitas estrias. 150 anos livres 150 anos presos: ao amor, alma pura, ao sentimento valoroso da Ptria-Amada. Brasil moreno, ritmo, terra, samba, So Paulo, Samba. Samba de Escola, de gente moa, de companheiros de Rdio, de Jornal, de Turismo de Federao. So Paulo, o grande enredo da Independncia do Samba. dison Guerra

Encarte do LP TC-008Brasil, 150 anos de Independncia So Paulo, o samba pede passagem. Tapecar, 1972.

evidente, seno uma inteno, ao menos uma aproximao bastante oportuna.

Oportuna tambm pode ser considerada a gravao em disco compacto do Hino da Independncia pelo ento popularssimo conjunto musical Os Incrveis no ano de 1971 (LC6700-RCA Victor). O arranjo do hino foi com base na formao de grupo de I-I-I: saxofone; rgo, guitarras e contra-baixo eletrnicos e bateria. Esta gravao foi um dos hits referentes s comemoraes mais executados. em especial nas escolas pblicas. De certa forma, pode ser encarada como um encampao s avessas, correndo at mesmo o risco de acusao de violao de smbolo nacional (como ocorreu em outros momentos com Caetano Veloso e Faf de Belm como intrpretes do Hino Nacional).

Capas de discos das Escolas de Samba de So Paulo e Os Incrveis: aproximaes oportunas

10

Outra gravao de sucesso significativo foi o Hino do sesquicentenrio de Miguel Gustavo. Sobre o autor, bom lembrar que foi o compositor de grandes sucessos da MPB como Fanzoca de rdio, Caf soaite e O ltimo dos moicanos. Comps tambm jingles clssicos como o das Casas da Banha, Toddy e Pra frente Brasil, marcha executada como hino oficial da copa de 70 e tida como um dos grandes cones da ditadura militar, que na verdade foi composta com a finalidade de servir como jingle, conforme relata MXIMO 3 :

...Grande sucesso. Como seria, 15 anos depois, um jingle que Gustavo fez por encomenda da Rdio Globo, para produtos que patrocinariam a cobertura da Copa de 70. Ficou to boa a marcha, com tanto apelo e vibrao, que pediram ao compositor para substituir os nomes dos produtos por algo mais geral e menos comercial. Pois o resultado, Pra frente Brasil, acabou virando

sucesso nacional, hino da seleo tricampe do mundo e uma das maiores peas de propaganda dos tempos do general Mdici

Diante desse sucesso, Miguel Gustavo foi ento convidado oficialmente para compor o Hino do sesquicentenrio no ano seguinte. No entanto faleceria no incio de 1972 no chegando a presenciar as comemoraes do evento. Apesar do carter formalmente oficial, o sucesso do hino no foi to intenso nem duradouro quando o de Pra frente Brasil.

Hino do sesquicentenrio Miguel Gustavo Marco extraordinrio


3

Mximo, Joo. Jingle tambm acaba em samba in O Globo; Rio de Janeiro: 2000.

11

Sesquicentenrio da Independncia Potncia de amor e paz Esse Brasil faz coisas Que ningum imagina que faz Dom Pedro Primeiro Dom Pedro do grito Esse grito de glria Que afaga a histria E vitria nos traz Na mistura das raas Na esperana do rio O imenso continente nossa gente Brasil Sesquicentenrio e vamos mais e mais Na festa, no amor e na paz

Transcreverei a seguir a letra de Samba da vida, composio de Miguel Gustavo executada pela primeira vez na segunda eliminatria da I Bienal do Samba promovida pela TV Record de So Paulo e pela Revista Intervalo em 1968.

12

Samba da vida Miguel Gustavo Oh vida! Voc no tem jeito No se d o respeito No se d a razo

Fazer tanta gente subir e descer Dormir e sonhar, acordar e sofrer E lutar e vencer e morrer

Jogar tanta bomba, louvar quem jogou Gritar liberdade e pender quem gritou Gritar liberdade e pender quem gritou na multido

Vida, voc no Vida, voc no

13

O teor da letra, em especial do verso: Gritar liberdade e pender quem gritou na multido no pode ser considerado exatamente de agrado do governo militar, ainda mais levando-se em conta que a bienal realizou-se apenas sete meses entes da promulgao do Ato Institucional n 5, ponto mximo da represso na ditadura. No cumpre aqui estabelecer parmetros para mensurar o teor do contedo, comparar as canes citadas e eleger qual seria a mais enaltecedora (ou contestadora) do regime militar ou coisa parecida, no entanto menciono fator um digno de nota: Hino do sesquicentenrio e Chamamos aos Heris da Independncia fazem ambos referncias parecidas - como por exemplo a mistura e unio de raas - , mas a

composio de Geraldo Filme se aproxima mais do discurso oficial das comemoraes do sesquicentenrio pelo alinhamento simblico que faz da proclamao da independncia com a inconfidncia mineira. Uma frase do refro, salvo engano, coincide em letra e melodia com o Hino de Proclamao da Repblica: Liberdade (... abre as asas sobre ns... a frase que a precede no Hino), funcionando com uma citao. No obstante, o autor raramente foi vtima de patrulhamento ideolgico ou acusao de alinhamento com o regime militar, bem como jamais tenha deixado de formar juntamente com Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa a santssima trindade do samba paulista. Um caso emblematicamente oposto o do compositor e cantor Ravel (Eduardo Gomes de Farias que, formou com seu irmo a dupla Dom e Ravel, autora da j citada Eu te amo meu Brasil). NGELO 4 menciona que, segundo Ravel, foram casos de encampao o uso de suas

NGELO, Assis. Pascaligundum! Os Eternos Demnios da Garoa. So Paulo: Ed. do Autor,

2009. O autor se refere ao debate Ps 68 na Msica Brasileira: AI-5, Engajados, Alienados e Alinhados realizado em 08/11/2008 com Ravel, Theo de Barros, Edu Viola e o prprio Assis ngelo. Sobre a trajetria de Ravel ver tambm: CHAGAS, Luiz. Direita, volver! In Revista Isto n 1653, So Paulo, 06/06//2001.

14

canes Voc tambm responsvel (em campanha publicitria do Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetizao) e Obrigado ao Homem do Campo (campanha do Programa de Incentivo Agricultura). Segundo o autor, Ravel tambm teve um disco proibido pela censura, recolhido de todas as rdios, e liberado somente seis meses aps (Animais Irracionais

lanado em 1974 pela Copacabana). A declarao foi feita em debate na Biblioteca Temtica de Musica Cassiano Ricardo:

tudo mentira o que tem dito de ns. Somos vtimas. Somos injustiados e como tal condenados e queimados vivos na fogueira da irracionalidade humana. Nunca apoiamos a violncia, nunca apoiamos a direita. Sempre fomos apolticos. Nunca fizemos musica por encomenda, tampouco para os militares.

Independncia ou Morte - a viso do filme sobre o fato histrico

15

Independncia cor,108 min)

ou

Morte

(1972,

Direo: Carlos Coimbra Elenco: Tarcsio Meira, Glria Menezes. Dionsio de Azevedo, Kate Hansen, Anselmo Duarte, Ablio Pereira de Almeida. O Brasil, no comeo do sculo XIX, parte do Reino Unido de Portugal e Algarves. Com o regresso de D. Joo VI a Lisboa, permanece no pas, como regente, o Prncipe D. Pedro de Alcntara, que aps hesitar entre a obedincia corte de Lisboa e os anseios de libertao da nova ptria, decide em sete de setembro de 1822, tornar independente o Brasil.

Cartaz e sinopse do filme Independncia ou Morte

No se pode afirmar com propriedade que a viso que o Independncia ou Morte mostre, em especial de D. Pedro I, coincida com a viso oficial. O personagem retratado se aproxima mais de um esteretipo do Imperador inconseqente, adltero e manipulvel. A imagem de inconseqente retratada desde as travessuras de infncia e adolescncia at vida adulta, em especial no seu relacionamento extraconjugal com Domitila de Castro, futura marquesa de Santos. Essa imagem comea ento a fundir-se com a de adltero, reforado com o fato dos dois atores que representam o casal (Tarcsio Meira e Glria Menezes) serem casados de fato na vida real e muito populares em televiso desde 1963 como casal de personagens

protagonistas em novelas da Rede Globo (Homem que Deve Morrer , Irmos Coragem, Rosa

16

Rebelde e Sangue e areia) e TV Excelsior (O grande segredo, Almas de pedra, A Deusa Vencida, Pedra Redonda, 39, Uma sombra em minha vida e 2-5499 Ocupado). A oposio das facetas do Imperador adltero, inconseqente e manipulvel, trabalhada desde o incio do filme formando uma espcie de tringulo de relaes entre o casal e Jos Bonifcio e tem seu pice na cena em que, ao ser advertido pelo ministro sobre Domitila, o imperador acaba por demiti-lo, preferindo ficar com a amante. Em oura cena o ttulo de Marquesa de Santos concedido originria da cidade. No entanto a moral prevalece e, ao retornar Portugal, D. Pedro I confia a guarda de D. Pedro II, ento criana Bonifcio, com quem se reconcilia. como forma de provocao famlia Andrada, que era

Contexto da poca de realizao do filme, relaes com o governo Militar, intenes e encampao como propaganda oficial.

Em 1969 foi criada a Embrafilme e em 1972 foi realizado o primeiro Congresso da Indstria Cinematogrfica no Brasil que apregoava uma indstria baseada na reserva de mercado, taxando o percentagem obrigatria de dias por ano de cinema nacional. BERNARDET 5 atenta para fato de que a partir de 1970 o Ministrio da Educao tomou a iniciativa de aconselhar a produo de filmes histricos aos cineastas, no deixando mais a eles a espontaneidade de produzi-los, inclusive sugerindo temas. Ao analisar a eficcia das polticas estatais para incentivo produes de filmes histricos, o autor afirma que o produtor Oswaldo Massaini no conseguiu apoio oficial para as filmagens.

BERNARDET, Jean Claude e RAMOS , Alcides Freire; Cinema e Histria do Brasil, So Paulo: Ed. Contexto, 1988.

17

Em entrevista concedida para a realizao deste artigo, Reinaldo Cardenuto Filho, curador da mostra Golpe de 64: amarga memria, declarou que Anbal Massaini, condicionou a exibio do filme na mostra publicao junto sinopse na programao de uma nota intitulada Esclarecimento do produtor aqui transcrita:

Independncia ou Morte foi por produzido Oswaldo Massaini, a partir da sugesto de seu filho Anbal, que veio a se tornar o produtor executivo do filme. A direo esteve a cargo de Carlos Coimbra.

Oswaldo Massaini realizou esta reconstituio histrica exclusivamente com recursos prprios. No houve qualquer apoio do governo sua realizao.
Enviado a Braslia, para obter o certificado de censura, ele recebeu classificao para dez anos. Aps nosso apelo para a reduo desta classificao, foi assistido por algumas autoridades e passou a ser enaltecido e recomendado para alunos do primeiro e segundo graus. O governo da poca tomou conhecimento deste filme quando j estava finalizado. Oswaldo Massaini reuniu em torno desta produo a melhor equipe tcnica e artstica disponvel. Lanada na semana da ptria de 1972 para comemorar os 150 anos da Independncia, tornou-se grande sucesso de bilheteria, que perdurou nas trs dcadas seguintes.

Cinedistri.

Se, depois de mais de trs dcadas, ainda causa mal estar a associao do filme como propaganda oficial a servio do governo militar, a este no houve qualquer constrangimento ou restrio. A Agncia Nacional de Propaganda ainda utilizou um trecho do filme (a cena do grito) para editar um comercial em 1972 assinado com a vinheta oficial em udio: A Independncia somos todos ns. BERNARDET 6 quem utiliza o termo encampar ao relatar que o governo tomara posio ideolgica e esttica, ajudando a vender o filme. O autor ainda relata que numa terceira fase de tentativas de estimular a produo de filmes histricos, o ento novo Ministrio da Educao nos anos setenta apontou Independncia ou Morte como modelo a ser seguido. Transcreve ainda um telegrama do presidente da Repblica:

BERNARDET, Op. Cit

18

Acabo de ver o filme Independncia ou Morte e desejo registrar a excelente impresso que me causou. Est de parabns toda a equipe: Diretor, atores, produtores e tcnicos pelo trabalho realizado que mostra o quanto pode fazer o cinema brasileiro nos caminhos de nossa histria, Este filme abre amplo e claro horizonte para o tratamento cinematogrfico de filmes e emocionam e educam, comovem e informam a nossas platias. Adequado na interpretao, cuidadoso na tcnica, srio na linguagem, digno nas intenes e sobretudo muito brasileiro Independncia ou Morte responde nossa confiana no cinema Nacional.

Emilio G. Mdici, Presidente da Repblica.

Consideraes Finais

Atravs do exposto neste artigo procurei levantar elementos para responder as questes iniciais e demonstrar que o uso de uma obra de arte, como propaganda oficial, depende mais da eficcia que este venha a ter do que da real inteno desta finalidade ou mesmo do contedo esttico e ideolgico. Das trs canes citadas de autoria de Miguel Gustavo, pode-se afirmar que, apesar da crtica quase explcita aos regimes autoritrios de Samba da vida e do fato do Hino do sesquicentenrio ter sido composto de encomenda pelo governo militar para as comemoraes, ambas no obtiveram o mesmo sucesso que Pra frente Brasil, composio pragmaticamente mais associada ditadura, embora sua da inteno original fosse servir apenas como jingle dos patrocinadores da retransmisso do Copa do mundo.

19

No se pode deixar de levar em conta o alcance e a visibilidade que a conquista do tri campeonato na Copa de 70 alcanou, ao contrario do desempenho do Samba da vida, no classificada para as finais da I Bienal do Samba, o que dilui a sua visibilidade dentro do evento da TV Record. Por essa tica e em outro eixo, pode ser comparado o caso de um filme estrelado por um casal global (Independncia ou Morte ) e um samba-enredo paulistano da fase anterior aos sambdromos e cobertura televisiva intensa (Chamamos aos Heris da Independncia ). Entendendo encampao e patrulhamento com conseqncia, Pra Frente Brasil e Independncia ou Morte vieram a se constituir como grandes cones do regime militar mais pela amplitude que vieram a tomar que pelas intenes, seja da composio / produo, seja das encampaes por parte do governo que, como na maioria das vezes, foram feitas depois de consagrado o sucesso da cano e do filme.

BIBLIOGRAFIA: NGELO, Assis. Pascaligundum! Os Eternos Demnios da Garoa. So Paulo: Ed. do Autor, 2009 BERNARDET, Jean Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e Histria do Brasil, So Paulo: Ed. Contexto, 1988. FERRO, Marc. Cine y historia. Barcelona: Editorial Gustavo Gil, 1982. GARCIA, Nelson Jahr. Propaganda: Ideologia e Manipulao; eBooksBrasil, 2002. XAVIER, Ismail; BERNARDET, Jean Claude e PEREIRA, Miguel. O Desafio do cinema: a poltica do estado e a poltica dos autores, Rio der Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ARTIGOS EM PERIDICOS:

20

MXIMO, Joo. Jingle tambm acaba em samba in O Globo; Rio de Janeiro: 2000. CHAGAS, Luiz. Direita, volver! In Revista Isto n 1653, So Paulo, 06/06//2001.

DISCOGRAFIA: Brasil, 150 anos de Independncia So Paulo, o samba pede passagem. , LP TC-008 , Tapecar, 1972.

A Histria de 1972 ZYD-66 - Rdio Jornal do Brasil AM/940 Khz. Documento Sonoro em Disco Continental; Produtor: Fernando Veiga; Locutores: Srgio Chapelin e Eliakim Arajo. Gravaes Eltricas, 1972.

Vous aimerez peut-être aussi