Vous êtes sur la page 1sur 19

Lazarus pelo SVN Linux/Windows

Sei que no faltam artigos sobre como obter e compilar o Lazarus e o FPC pelo SVN, mas sei tambm que nunca de mais divulgar um pouco mais e talvez escrever algo diferente.

No Linux
Para fazer o passo a passo usei Debian Testing em uma VM. O primeiro passo para baixar o FPC e o Lazarus no SVN instalar o Subversion (Sistema para controle de verso), com o comando apt-get install subversion, esse comando deve ser executado como usurio root:

Instale tambm o pacote build-essential:

Aps os pacotes do Subversion instalados nos podemos baixar os fontes do FPC/Lazarus, neste endereo http://www.freepascal.org/develop.var voc pode encontrar informaes a respeito do desenvolvimento do FPC, e l est o comando que vamos usar para baixar o FPC no SVN. Agora vamos criar o diretrio onde ficaram os fontes que vamos baixa, estas etapas no necessitam de serem executadas como root. No diretrio do seu usurio crie um diretrio com o nome SVN (ou o nome que preferir).

Agora que estamos dentro do diretrio onde vamos baixar os fontes do FPC, vamos executar o

comando que far esse trabalho:

Aps alguns instantes voc ter os fontes do FPC. Agora o momento de baixar os fontes do Lazarus, que um processo semelhante:

Aps alguns instantes ser finalizado o processo e voc ter os fontes dos dois programas:

Agora precisamos instalar um compilador FPC, voc pode conseguir no endereo http://www.freepascal.org no menu Download e na lista escolher o seu SO, ou ir direto no endereo do Sourceforge http://sourceforge.net/projects/freepascal/files/ e l escolha os pacote para seu SO, o que eu sempre uso o do espelho gerado automtico no endereo http://www.hu.freepascal.org/lazarus. Aps baixar o FPC, no meu caso com verso 2.4.2 para Debian i386, devemos descompactar e instalar o contedo do pacote (Se tiver baixado o pacote tar no hu.freepascal):

Para instalar os pacotes DEB preciso estar logado como root, o comando para instalar estes pacotes o dpkg -i <nome do pacote>, no nome do pacote pode ser usado o carcter curinga *, assim o dpkg processar todo o contedo da pasta, mas para evitar problemas com arquivos que no so .deb o comando deve ser dpkg -i *.deb:

Voc poder receber uma lista de erros no final do processo:

Estes so erros simples, so dependncias de pacotes no resolvidas ou seja voc tem que instalar as dependncias do FPC, a soluo simples:

Ainda como resultado desse comando deve aparecer algo parecido com:

neste ponto s confirmar para instalar os pacotes que esto faltando. Se esta ultima mensagem disser que vai remover os pacotes do FPC, significa que seu repositrio no est configurado corretamente e que ele no capaz de baixar os pacotes que faltam para o FPC funcionar corretamente, para corrigir este problema inclua no arquivo /etc/apt/sources.list um repositrio que tenha os pacotes exigidos pelo FPC, um site que gera lista de repositrios Debian este http://debgen.simplylinux.ch/. Aps o processo de instalao das dependncias, voc ter o FPC instalado e corretamente configurado:

Agora nos vamos copiar os arquivos dos fontes para algum outro lugar, no meu caso gosto de fazer o processo de compilao dentro do diretrio /tmp:

Para saber se seu sistema est preparado para para compilar os fontes do FPC e do Lazarus vamos executar o comando make nos fontes: FPC: V para o diretrio com a cpia dos fontes $cd /tmp/fpc e depois execute $make clean all:

Se aps o processo no retornar erros, quer dizer que voc ser capaz de criar um pacote com o FPC, agora vamos repetir o processo com o Lazarus:

Se o processo terminar sem erro, estaremos a poucos passos de criar os pacotes Lazarus e FPC, mas se o processo retornar algum erro, voc no ser capaz de gerar o pacote com o Lazarus, e como os motivos de erros durante a compilao so muitos voc ter que pesquisar para tentar uma soluo, um dos motivos mais comuns algum trecho de cdigo errado nos fontes, ai a soluo esperar uma correo. Agora vamos gerar os pacotes, para isso v para o diretrio /tmp/lazarus/tools/install:

Nesta lista vamos usar o script create_fpc_deb.sh para gerar os pacotes do FPC, para gerar o pacote fpc-src vamos usar o comando $./create_fpc_deb.sh fpc-src /tmp/fpc/

Como resultado provavelmente voc receber o seguinte erro:

Esse erro pelo fato de o script tentar compilar um teste, mas como j testamos e funcionou, vamos evitar este erro, para isso comente dentro do script check_fpc_dependencies.sh as linhas: echo "{\$linklib gpm}" >> $TestPas echo "{\$linklib ncurses}" >> $TestPas

e ento repita o processo: aps o termino do processo ser gerado um arquivo .deb:

agora vamos gerar o pacote com os binrios com comando $./create_fpc_deb.sh fpc /tmp/fpc/: depois de algum tempo voc ter mais um pacote deb com os binrios do FPC:

Agora falta gerar o pacote do Lazarus, e para isso vamos usar o script create_lazarus_deb.sh: Aps o termino teremos o pacote com os binrios do Lazarus:

Agora estamos pronto para instalar, mas primeiro vamos remover os FPC que usamos para compilar tudo:

O resultado ser uma lista parecida com esta:

Basta confirmar. Agora vamos instalar os novos pacotes com o comando da imagem a baixo:

Se voc tiver algum problema com dependncias nesta etapa, use o comando apt-get -f install como no processo de instalao do FPC antigo. Aps esta etapa o Lazarus/FPC j esto instalado e pronto para uso, mas talvez precise de alguns ajustes. Para que voc possa recompilar a IDE sem ter problemas, voc pode mudar o dono do diretrio onde ele foi instalado para seu usurio:

Antes de executar o Lazarus instale o depurador:

Agora vamos executar o Lazarus pela primeira vez:

No Windows
Para fazer o passo a passo usei Windows 7 em uma VM. O primeiro passo para baixar o FPC e o Lazarus no SVN instalar o TortoiseSVN , voc pode baixar no Link http://tortoisesvn.net/download.html. Apos baixar o TortoiseSVN voc no ter dificuldade para instalar pois tudo praticamente automtico. Para baixar os fontes do FPC no SVN pelo Tortoise siga os passo: Clique com o boto direito em uma diretrio (aqui usarei C:\SVN\fpc)

Depois preencha o campo URL of repository com o url do SVN: http://svn.freepascal.org/svn/fpc/trunk

Ao confirmar ele iniciar o download dos fontes:

Aps o termino faremos o mesmo para os mesmos passos para baixar o Lazarus, s que usarei o diretrio C:\SVN\lazarus e em URL of repository usarei o URL http://svn.freepascal.org/svn/lazarus/trunk:

Ao confirmar ele iniciar o download dos fontes:

Ao final do processo voc ter duas pastas desta forma:

Copie os fontes para outro lugar caso queira manter esses fontes limpos e atualizados. Agora falta baixar e instalar o FPC para Windows, para isso vamos no endereo do Sourceforge http://sourceforge.net/projects/freepascal/files/ e l escolha o instalador correspondente a verso do seu Windows, no meu caso Windows 7 32bits. A instalao deste FPC no ser abordada, uma vez que muito simples e basta aceitar o padro. Aps instalar o FPC com os parmetros padro do instalador provavelmente ele estar no diretrio C:\FPC:

O prximo passo ser colocar os binrios do FPC no PATH do sistema isso se o instalador do FPC j no tiver feito, isso serve para quando um comando como make for executado no CMD (Prompt de comandos do Windows) o Windows ir encontr-lo na pasta do FPC, para isso clique com o boto direito em Computador no Explorer:

Clique em Configuraes Avanado do Sistema:

Ou v em iniciar e na caixa de pesquisa digite Configuraes Avanadas:

Na aba Avanado clique no boto Variveis de Ambiente:

Na janela que se abrir localize a varivel Path em Variveis do Sistema:

Clique no boto Editar e inclua o endereo dos binrios FPC no final da linha separado por ponto e virgula(;), no meu caso eles esto em C:\FPC\2.4.2\bin\i386-win32:

Agora vamos compilar o Lazarus: Abra o prompt de comando (digite cdm na caixa de pesquisa do iniciar) e v para i diretrio dos fontes do Lazarus:

Agora vamos executar o comando make clean all, para compilar:

Se tudo der certo, hora de instalar com make install:

Isso far com que o Lazarus seja instalado em C:\lazarus, mas no ter o FPC instalado com ele como de habito.

Pronto o Lazarus j est instalado agora falta o FPC e para pular para o prximo passo vamos criar um diretrio dentro de C:\lazarus para instalar o FPC com mkdir C:\lazarus\fpc

Agora vamos compilar o FPC, v para o diretrio com as fontes do fpc:

O comando para compilar o mesmo que foi usado para compilar o FPC, make clean all:

Aps compilar hora de instalar, use o comando make install PREFIX=C:\lazarus\fpc, isso far com que o FPC seja instalado no diretrio C:\lazarus\fpc:

Aps a instalao terminar, preciso limpar os fontes para ser o Source(FPC-SRC) para o Lazarus:

Quando este comando terminar, os fontes do FPC estaro limpos para serem usado pelo Lazarus e sem ocupar espao desnecessrio. Para incluir estes fontes no FPC, voc deve copiar a pasta com o fonte para o diretrio C:\lazarus\fpc\fpcsrc:

Ainda faltam alguns passos, dentro do diretrio binrio do seu recm compilado FPC, esto faltando vrios arquivos, estes arquivos so ferramentas extras que no fazem parte do FPC, mas so necessrios. No preciso fazer nenhum download agora, eles esto dentro da pasta de binrios do FPC instalado em C:\, a dica aqui ir at o diretrio de binrios do FPC (no meu caso C:\FPC\2.4.2\bin\i386-win32) e copiar todos os arquivos para o nosso novo FPC(C:\lazarus\fpc\bin\i386-win32) e quando for questionado se os arquivos devem ser substitudos basta indicar que NO.

Vamos configurar o FPC. Neste diretrio voc acaba de copiar o arquivo fpc.cfg, abra-o com um editor de textos como o bloco de notas e altere todas linhas que tenha C:\FPC\2.4.2 por C:\lazarus\fpc.

Agora devemos configurar o Lazarus. Primeiro vamos criar o atalho do Lazarus na rea de Trabalho, v no diretrio C:\lazarus e clique com o boto direito sobre o executvel do Lazarus, no menu selecione Enviar para > rea de trabalho:

Ao executar a Lazarus pela primeira vez ele vai exibir a seguinte janela:

Vamos configurar da seguinte forma, na aba Compiler coloque o novo FPC:

Na aba FPC Source coloque o diretrio fpcsrc:

e clique em Start IDE Agora hora de desinstalar o FPC antigo e remover o diretrio binrio do FPC do PATH do Sistema. Aps isso hora de terminar de configurar o Lazarus. Abra o Lazarus e v ao menu Ferramentas>Opes

Na janela que abrir configure da forma que se segue:

O resultado ser o seguinte:

Pode parecer trabalhoso, e realmente , mas vale a pena manter suas ferramentas atualizadas com as novas funcionalidades e correes de erros. Tambm tenho que ressaltar que nem sempre a instalao por SVN vai funcionar, de vez em quando baixamos fontes que esto com algum problema, e ento a compilao no funciona. bom entender tambm como o SVN funciona, manter os fontes atualizados pode poupar um bom tempo. Visite o Grupo Lazarus-BR (https://groups.google.com/group/lazarus-br) Elson Junio (elsonjunio@yahoo.com.br)

Vous aimerez peut-être aussi