Vous êtes sur la page 1sur 4

5 - Quantos construo da autonomia da criana

Na segunda semana de aula foi proposto um trabalho, que o processo de educao seja uma parceria entre os pais e a Escola. Os pais so estimulados a participarem das atividades escolares. A Escola est consciente da necessidade de comunicar-se com os pais de vrias maneiras sobre assuntos relevantes sua misso com regularidade. Os pais so informados das atividades escolares atravs de boletins semanais e notificaes sobre eventos especficos nos quais seus filhos esto envolvidos, formando e ajudar para construo da autonomia da criana. Em observao, destaquei dois pontos que considerei exemplos de comportamento autnomo: capacidade para trabalhar sem a interveno da professora e capacidade de conversa sobre o final de semana, avaliao de desenho feito em casa, o exerccio e as apresentaes orais. Essas atividades ocorrer em sala de aula sem o mnimo de interferncia da professora, Dessa forma, o compromisso que os alunos assumiam com o plano de aula reflexivo, mas sim resultado da autoridade e vontade da dos prprios alunos.
Segundo os autores (Leffa, 2002; Freire, 1977; Moita Lopes, 1997) a um consenso de que a autonomia no algo dado, mas alcanado atravs de treinamento e conscientizao. Em nosso trabalho, tomamos essa premissa como bases para promover a autonomia em sala de aula observaram que as estratgias propostas e aplicadas durante as aulas contriburam para o entendimento e desenvolvimento da autonomia em nossos alunos. Contudo, importante reforar que s instrumentalizar os alunos pode no ser suficiente para o sucesso desse processo.

6 - Quanto ao uso da ludicidade


O que percebi e procurei observar foi o brincar que oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criana experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Alm de estimular a curiosidade, a autoconfiana e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentrao e ateno, para a eficincia e o equilbrio do adulto.
Os professores podem gui-las proporcionando-lhes os materiais apropriados mais o essencial que, para que uma criana entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criana estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecer com ela. (Jean Piaget, 1896).

Mais as crianas sempre procurava um bicho de pelcia ou boneco de algum personagem da TV pata substituir o papel do adulto, como um bom companheiro. Uma bola um convite ao exerccio motor, um quebra - cabeas desafia a inteligncia e um colar faz a menina sentir-se bonita e importante como a mame. Enfim, todos so como

amigos, servindo de intermedirios para que a criana consiga integrar-se melhor. Faltou um pouco de sentimento e carinhos com as crianas.

7 - Quanto s Atividades e Avaliaes


A participao do adulto na brincadeira da criana eleva o nvel de interesse, enriquece e contribui para o esclarecimento de dvidas durante o jogo. Ao mesmo tempo, a criana sente-se prestigiada e desafiada, descobrindo e vivendo experincias que tornam o brinquedo o recurso mais estimulante e mais rico em aprendizado. A criana trata os brinquedos conforme os receberam. Ela sente quando est recebendo por razes subjetivas do adulto, que muitas vezes, compra o brinquedo que gostaria de ter tido, ou que lhe d status, ou ainda para comprar afeto e outras vezes para servir como recurso para livrar-se da criana por um bom espao de tempo. indispensvel que a criana sinta-se atrada pelo brinquedo e cabe-nos mostrar a ela as possibilidades de explorao que ele oferece, permitindo tempo para observar e motivar-se.
Para HAETINGER, (2006, p. 51) O brincar est relacionado ao prazer. Uma brincadeira, criativa ou no, deve sempre proporcionar prazer aos participantes. A experincia da brincadeira e do viver criativo ocupa o espao potencial existente entre o individuo e o meio ambiente, dependendo da capacidade do individuo para confiar. Dessa forma, ao formar vnculos com os alunos, os professores facilitam a aprendizagem a partir das brincadeiras, aprendizagem esta que complexa e formadora de cultura.

Guardar os brinquedos com cuidado pode ser desenvolvido atravs da participao da criana na arrumao feita pelo adulto. O hbito constante e natural dos pais e da professora ao guardar com zelo o que utilizou, faz com que a criana adquira automaticamente o mesmo hbito, ocorrendo inclusive satisfao tanto no guardar como no brincar.

8 - Quanto relao famlia escola


O que avalie foi pais esperam aes dos professores e esses dizem no caber a eles tais tarefas. Professores, por sua vez, depositam nos pais expectativas que eles no tm condies - ou no sabem como - cumprir. No meio disso, esto os alunos, que, diante do fracasso escolar, transferem o nus ao professor. Esse jogo de empurra gera uma srie de equvocos e mitos sobre o relacionamento entre a famlia e a escola, prejudicando o estudante, que deveria ser a prioridade de todos. Tambm h divergncias de opinies e interesses. "O professor sempre fala em parceria, mas no costumam receber bem a opinio do pai leigo J os pais esto pouco dispostos a acatar recomendaes (ou ingerncias?) sobre como vivem e cuidam dos filhos.

Hoje em dia h a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a famlia. A escola uma instituio que complementa a famlia e juntas tornam-se lugares agradveis para a convivncia de nossos filhos e alunos. A escola no deveria viver sem a famlia e nem a famlia deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcanar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade.
O socilogo francs (Franois de Singly,1987) afirma no livro Sociologia da Famlia Contempornea que diversas configuraes familiares so fontes de estigmatizaco. s vezes, no discurso de psiclogos, professores e assistentes sociais, a desagregao a resposta rpida para problemas sociais e psicolgicos da criana. S que no existe nenhuma comprovao disso. Um divrcio pode abalar a vida de um garoto, mas isso no uma regra.

Bibliografia:

Pesquisas realizadas nos sites abaixo: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio- coordenador Marcos Azevedo da Silveira, pesquisado em 09/05/2012 as 14:30hs http://tempodeeducacao.blogspot.com.br- responsvel Eraldo Melo, pesquisado em 10/05/2012 as 13:25hs http://educarparacrescer.abril.com.br- coordenado pela revista abril educar e crescer, pesquisado em 11/05/2012 as 14:00hs

Vous aimerez peut-être aussi