Vous êtes sur la page 1sur 8

Owl-watching Tcnicas de observao de corujas

Corujinha-do-mato (Megascops choliba). Foto: Willian Menq 23/01/2012

Texto de: Willian Menq

H muitos anos atrs, durante minha infncia, sempre escutava nas noites quentes de vero algumas corujas cantando nas rvores dos arredores de casa. Eu costumava procur-las, mas muitas vezes no encontrava, o som me engava, o canto que parecia estar perto na verdade estava bem mais distante, e esse "ar de mistrio" me intrigava. As corujas so, de fato, misteriosas e pouco conhecidas, isso se deve principalmente dificuldade de observao/estudo destas aves, uma vez que a maioria so noturnas e florestais. Devido a esses hbitos, observar corujas na natureza no fcil, na maioria das vezes elas so mais escutadas do que vistas. Neste texto irei apresentar algumas dicas de observao/deteco de corujas na natureza. Quando observar corujas

Perodo dia/noite: As corujas, de forma geral, possuem maior atividade nas trs primeiras horas aps o escurecer e pouco antes do amanhecer, sendo estes os melhores horrios para observlas. Nestes horrios geralmente elas esto forrageando atrs de alimento ou cantando. Perodo do ano: O melhor perodo do ano para encontrar as corujas na poca reprodutiva dessas aves, que varia de acordo com a regio do Brasil. Na regio sul, sudeste e nos estados brasileiros com estaes mais definidas, o perodo reprodutivo tem inicio no comeo da primavera, j nas regies mais quentes do pas (norte e nordeste) elas podem se reproduzir em qualquer poca, principalmente no final da estao seca. Na poca reprodutiva, por serem territoriais, defendem a rea do ninho e/ou filhotes contra intrusos, sendo ento mais ativas, o que facilita a deteco. Em outras pocas do ano as corujas tambm podem ser encontradas, visto que nenhuma migratria (exceo para a mocho-dos-banhados). Porm, fora da poca reprodutiva a detectabilidade mais baixa, elas vocalizam com menor frequncia, algumas nem vocalizam.

Clima: As variveis climticas afetam o comportamento das corujas. Noites com muito vento, frio ou chuva, devem ser evitadas. O clima ideal so noites quentes e claras. As fases da lua parece influenciar a atividade das corujas, noites de lua cheia ou quase cheia so ideais para a observao da maioria das espcies. Em resumo, a melhor poca para observ-las no perodo reprodutivo (primavera/vero) em noites claras, nas primeiras horas da noite e antes do amanhecer. Como observar corujas (mtodos de campo) As corujas necessitam de equipamentos e mtodos especficos para serem encontradas. Os contatos visuais so difceis, na maioria das vezes elas so mais ouvidas do que vistas. Equipamentos
Roupas escuras (verde, marrom ou preto) e leves. Quando o observador est bem camuflado, as corujas costumam se aproximar mais (s vezes sobre nossas cabeas), garantindo bons minutos de observao e fotografias. Binculo, especialmente aqueles eficazes em condies de pouca luz (abertura das objetivas de 50mm em mdia). Lanterna, acessrio indispensvel para caminhar durante a noite e para encontrar corujas. Lanternas de leds so mais adequadas, pois so econmicas e possuem boa iluminao. Cmera fotogrfica e/ou gravador de udio. Aparelho de som porttil para reproduo das vocalizaes das corujas (realizao de playback). Guia de campo, para identificao das espcies. Pequena mochila para levar consigo, relepente, gua, comida e equipamentos.

Playback: A principal tcnica para conhecer as espcies de corujas de um determinado local fazendo o playback. Sem o uso desta tcnica seria muito difcil encontr -las, j que a maioria so florestais e discretas. O playback consiste na reproduo da vocalizao de uma determinada espcie (usando aparelho de som), esperando que a mesma responda os chamados. Geralmente as corujas respondem achando que um parceiro(a) ou um intruso invadindo seu territrio. Para realizao desta tcnica necessrio o uso de um aparelho de som, e que ele tenha potncia suficiente para ser ouvido a pelo menos 200 m de distncia. Caixinhas de som ligadas a Ipod ou aparelhos celulares so eficientes para realizao da tcnica. Existem tambm, aparelhos de som portteis movidos a bateria que possuem entrada direta para pendrives e cartes de memria e com som de boa qualidade. O observador ao ir a campo, deve escolher um ponto adequado para a realizao do playback, preferencialmente em reas no interior da mata onde a vegetao mais densa. O tempo de reproduo de cada gravao deve ser no mximo dois minutos, sendo necessrio pelo menos trs minutos de espera, j que algumas corujas demoram um pouco para responder. A vocalizao das espcies pode ser baixada em formato mp3 em alguns sites na internet, como no Xeno Canto (xeno-canto.org). Para um melhor resultado, os sons podem ser tratados usando programas como oAudacity, onde possvel eliminar rudos/barulhos de fundo. O playback muito eficiente, se houver corujas na rea provavelmente elas responderam. Algumas no respondem o playback, simplesmente se aproximam. E como possuem um voo silencioso, raramente o observador percebe sua aproximao. Por isso, interessante aps a reproduo do som, vasculhar com a lanterna as rvores do local, pode acontecer de encontrar uma coruja pousada por ali mesmo ou sobre sua cabea. O observador pode iluminar com a lanterna diretamente na coruja, a luz pouco afeta essas aves.

- Regras gerais no uso do playback com corujas


Use moderadamente o playback, uma tcnica que infelizmente causa estresse na ave e seu uso prolongado pode causar perda de territrio e alterar a distribuio de indivduos. Portanto, tenha bom senso! No reproduza o som de uma espcie por mais de dois minutos, se perceber a resposta da espcie antes disso no h necessidade de continuar tocando. Ela provavelmente se aproximar da fonte, muitas vezes pousando muito prximo do observador e garantindo alguns minutos de observao. Tempo geralmente curto, mas suficiente para fazer algumas fotografias e registros sonoros. No realize playbacks prximos a ninhos (ocos e cavidades de rvores, fendas) ou locais com suspeita de ninho. No caso de tocar o som de vrias espcies no mesmo ponto, comece reproduzindo sempre das espcies menores (Glaucidium, Megascops) para as maiores (Pulsatrix, Bubo). Dessa forma, o observador evita que as pequenas corujas sejam inibidas pela presena das maiores. Estabelea uma distncia mnima de 400 metros entre os pontos estabelecidos para tocar playback, fazendo isso o observador evitaria atrair o mesmo indivduo em reas diferentes, poupando o bicho de um stress e gasto de energia devido ao deslocamento.

Onde observar corujas? Matas e florestas so os melhores locais para encontrar corujas, das 23 espcies existentes no Brasil, pelo menos 18 esto associadas aos ambientes florestais. interessante conhecer os habitats preferenciais de cada espcie. Pontos da mata com vegetao mais densa, rvores altas, com presena de troncos em p e cavidades, o habitat preferencial das espcies maiores, de dossel, como a murucututu (Pulsatrix perscipillata) e coruja-preta (Strix huhula). J bosques, campos com rvores esparsas, o habitat preferido do mocho-orelhudo (Asio clamator). Corujinhas do gneroMegascops costumam ocorrer em todo o tipo de mata, inclusive as de pequeno porte. Enquanto o mocho-dos-banhados (Asio flammeus) restrito a campos e banhados. Segue abaixo, a lista das espcies de ocorrncia no Brasil com o tipo de habitat preferencial e distribuio no pas. Corujinhas do gnero Megascops: So estritamente noturnas, j estando bem ativas nos primeiros minutos da noite. Todas espcies deste gnero so muito parecidas entre si, algumas indnticas, sendo a vocalizao o nico meio para distinguir cada coruja em campo. Ocorrem em vrios tipos de florestas, a corujinha-do-mato (M. choliba), por exemplo, a mais comum, ocorre desde florestas preservadas at em bosques, stios e reas arborizadas nas cidades. A corujinha-sapo (M. atricapilla) j mais restrita ao interior de florestas densas, enquanto a corujinha-do-sul (M. sanctaecatarinae) prefere reas semi-abertas, florestas mais abertas e matas de araucria. So corujas de fcil visualizao, bem detectveis, respondem quase que prontamente ao playback.

Corujinha-do-sul. Foto: Reni Santos

Coruja-de-crista. Foto: Elidier Vargas

Coruja-de-crista (Lophostrix cristata): A coruja-de-crista possui caractersticas que a torna facilmente indentificvel, tal espcie possui plumagem marrom e apresenta um V" branco na cabea bem destacado, comeando entre os olhos indo at as longas orelhas". No Brasil a coruja de-crista aparentemente rara e restrita a regio norte (ocorrendo do Amap e Par at o norte e oeste do Mato Grosso). Habita florestas densas, tendo preferncias pela copa das rvores. uma coruja estritamente noturna e de difcil visualizao, pode ser muitas vezes ouvida, mas os contatos visuais so mais raros. A Tcnica de playback o meio mais fcil de detectar a espcie nas reas de ocorrncia.

Corujo-orelhudo (Bubo virginianus): Com seus 50 cm de comprimento, o corujo-orelhudo a maior coruja das Amricas. Ocorre em praticamente todo o Brasil, exceo a algumas reas no norte do pas. Essa coruja habita matas, borda de mata, capes e campos, cerrado, normalmente prximo a corpos dgua. ativa durante a noite, em algumas regies ela est alerta j no final da tarde ou inicio da manh. Apesar do grande porte, no fcil de ser encontrada durante o dia, geralmente fica escondida (camuflada) no meio da folhagem das rvores ou sobre ninhos abandonados. Para encontr-la interessante realizar procura ativa por bosques e outros habitats preferenciais, olhando atentamente nos galhos mais baixos, ou Jacurutu. Foto: Marcelo Xavier mesmo testar o playback durante a noite.

Murucututu (Pulsatrix perspicillata): Tambm de grande porte, com 48 cm de comprimento, a murucututu a segunda maior coruja do Brasil. A caracterstica mais marcante desta espcie uma faixa branca que se estende desde a sobrancelha at a lateral do bico, num desenho que lembra a letra "X". A murucututu estritamente noturna e florestal, habita o interior de florestas preservadas, geralmente em reas prxima a corpos dgua. uma coruja de dossel, ou seja, habita o alto das rvores. Como ficam no alto de grandes rvores, sua observao no fcil. Ocorre em quase todo o Brasil, nas reas sob domnio da mata atlntica e da floresta amaznica. Geralmente responde ao playback emitindo seu chamado de Murucututu. Foto: Leslie Howle alerta que descrito como um "aoooou".

Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana): Assim como a murucututu, essa espcie noturna e florestal, habitando florestas preservadas de tamanhos considerveis. Gosta mais do interior da floresta, de reas com dossel mais alto e com presena de rvores de tronco mais grosso. Essa espcie restrita a mata atlntica, ocorrendo em todos os estados sob domnio deste bioma (exceto a mata atlntica do nordeste). Responde bem ao playback na poca reprodutiva, geralmente emite um chamado do tipo Aoooouuuu. Esse grito de alerta muito parecido com o da coruja-do-mato (Strix virgata), podendo ser confundido com esta.
Murucututu-de-barriga-amarela Foto: Luciano Cunha

Coruja-preta (Strix huhula): Coruja rara e de difcil observao, e devido a escassez de registros e ao comportamento arisco, esta coruja considerada uma "espcie fantasma". Noturna, habita florestas densas, vrzeas, borda de matas, clareiras, e ocasionalmente pode ser encontrada em plantaes, como bananais e cafezais. H tambm registros inusitados da espcie em reas urbanas. Ocorre em quase todo o Brasil, menos na regio nordeste. uma coruja discreta, podendo aparecer em silncio aps um playback e passar despercebida pelos olhos do observador.
Coruja-preta. Foto: Maurcio N. Godoi

Coruja-do-mato (Strix virgata): Noturna, habita florestas, bosques e parques urbanos. Ocorre em todo o Brasil. Apresenta porte mdio com 33 cm de comprimento, o peito marrom rajado verticalmente de branco, dorso pardo salpicado de canela e sobrancelhas brancas bastante evidentes formando um disco facial. uma coruja comum e facilmente detectvel nas reas onde habita. Contatos visuais tambm so fceis, visto que responde bem ao playback e costuma se aproximar bastante da fonte. Tal espcie possui uma variedade de chamados e cantos, o que pode confundir observadores menos experientes.
Coruja-do-mato Foto: Rodrigo Dela Rosa

Coruja-listrada (Strix hylophila): Noturna e florestal ocorre somente no sul e sudeste do Brasil. Seu peito possui listras horizontais o que a diferencia da Strix virgata. Frequenta tanto o interior quanto a borda da mata. Aparentemente prefere as matas de araucria e florestas mais altas, sendo rara na floresta estacional semidecidual. Vocaliza bastante no perodo reprodutivo, e responde bem ao playback. Seu canto grave, podendo passar despercebido por ouvidos menos atentos. J a vocalizao de chamado mais aguda bem caracterstica, esta vocalizao de chamado descrita como ioooouuunn mais indicada para realizao do playback.
Coruja-listrada Foto: Rodrigo Dela Rosa

Corujinhas do gnero Glaucidium: As espcies deste gnero so to pequenas quanto um pardal. So corujas florestais e principalmente noturnas, mas o melhor horrio para ouvi-las certamente logo nos primeiros minutos do anoitecer e do amanhecer. A corujinha-cabur (G. brasilianum) a mais comum deste gnero, habita o estrato baixo de vrios tipos de vegetao, desde s densas florestas at matas mais fragmentadas e cerrado. Vocaliza o ano todo, principalmente no perodo reprodutivo, o som um assobio fino e curto, constante, que repetido por vrios minutos. A G. brasilianum responde muito bem ao playback, na maioria das vezes de forma rpida, aps poucos segundos de reproduo. J a caburCorujinha-cabur miudinho (G. minutissimum) menos comum que a anterior, habita Foto: Douglas Fernandes somente a mata atlntica, prefere o interior de florestas densas. A caburda-amaznia (G. hardy), restrita a floresta amaznica, uma coruja de difcil observao, vive no estrato alto das florestas, mais frequente em reas prximas de igaraps. A cabur-do-pernambuco (G. mooreorum) sem duvida a mais rara das corujas brasileiras, e provavelmente uma das mais raras do mundo. Ela endmica da mata atlntica do nordeste brasileiro, at hoje s foi registrada na Reserva Biolgica Saltinho e em uma propriedade privada denominada Usina Trapiche, em Sirinham, ambos no estado de Pernambuco. Depois da descoberta, a espcie nunca mais foi vista muitos pesquisadores acreditam que ela j se encontra extinta, outros mais otimistas acreditam que ainda existam pequenas populaes nestas reas e talvez, devido ao comportamento tmido, no respondem ao playback.

Coruja-buraqueira (Athene cunicularia): uma coruja sem muito segredo de observao, comum em todo o Brasil, pode ser facilmente vista durante o dia pousada em locais expostos e com movimentao humana. A coruja-buraqueira possui uma cabea redonda com sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Terrcola, tem o hbito de viver e nidificar em cavidades no solo. O mtodo mais fcil de encontrar esta coruja procurar nos habitats preferenciais da espcie, como campos de futebol, na beira de estradas, terrenos baldios, gramados em geral, lavouras, pastagens, etc.
Coruja-buraqueira. Foto: Willian Menq

Cabur-acanelado Foto: Juliana Oliveira

Cabur-acanelado (Aegolius harrisii): Rarssima, uma coruja enquadrada como espcie-fantasma, sendo registrada em poucas localidades do territrio nacional. Apresenta colorao dorsal negra contrastando com disco facial amarelado margeado por listra negra e asas e cauda com ndoas brancas e ris amarela, sendo bem identificvel. Ocorre no nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. Habita florestas, mata rala e cerrado, h tambm registros nos pampas gachos, indicando que esta coruja pode utilizar reas abertas e degradadas. Sua vocalizao pode ser confundida com a corujinha-do-sul (M. sanctaecatarinae) e com a corujinha-sapo (M. atricapilla).

Mocho-orelhudo (Asio clamator): uma coruja relativamente comum, ocorre em praticamente todo o Brasil, habita reas abertas, bosques, cerrado, caatinga, e at mesmo ambientes urbanos com um pouco de vegetao. Pode ser ativa durante o dia, mas principalmente noturna. Sua vocalizao bem caracterstica, geralmente uma sequncia aguda de aut aut-aut. Possui penachos em forma de orelhas bem destacados, observadores menos experientes podem confundi-la com a jacurutu (B. virginianus), porm alm das vrias diferenas estruturais, esta tem um porte menor e possui estrias verticais no peito.
Mocho-orelhudo. Foto: Lucas Valrio do COAVAP

Mocho-diabo (Asio stygius): De grande porte e discreta, a mocho-diabo inconfundvel. Apresenta o dorso preto, mosqueado e barrado de brancoardsia, as partes inferiores em ardsia com muitas estriaes pretas, face escura, ris amarela e bico preto. Ocorre em grande parte do Brasil, habita florestas primrias e secundrias, principalmente em locais montanhosos, com altitudes que variam de 600 a 3000 m de altitude. Tambm ocorre em paisagens semi-abertas com grupos de rvores esparsos e arbustos. uma espcie noturna, s vezes no responde ao playback, simplesmente se aproximando da fonte em silncio, permanecendo em rvores prximas.
Mocho-diabo Foto: Eric Douglas Meyer

Mocho-dos-banhados Foto: Joo Srgio Barros

Mocho-dos-banhados (Asio flammeus): uma coruja tpica de ambientes abertos, apresentando uma boa envergadura. Ocorre do oeste da Bahia at o sul do Brasil. Habita campos abertos com vegetao rasteira alta (que seja suficiente para camufl-la quando pousada) e banhados. Pode ser observada durante o dia pousada sobre o solo, moures de cerca ou mesmo peneirando a baixa altura. ativa tanto de dia quanto de noite, mas o melhor horrio para observ-la principalmente no final da tarde pouco antes de escurecer. Por ser uma coruja que habita reas abertas, ela no responde ao playback, a melhor forma de encontr-la atravs de contatos visuais nos habitats preferenciais.

Suindara Foto: Izaltino Guimares

Suindara (Tyto alba): De plumagem predominante branca, inconfundvel. Por ser estritamente noturna, pouco vista, geralmente mais encontrada em seus poleiros diurnos quando esto dormindo. Muito comum, ocorre em todo o pas, habita reas abertas e tambm ambientes urbanos. Costuma usar como territrio de caa, campos abertos, pastagens, cemitrios, terrenos baldios e outros locais onde haja roedores, que seu principal alimento. Pode ser visualizada em torres de igreja, forros e stos de casas, barraces e celeiros, locais que geralmente usam para dormir ou para usar como ninho. Portanto o meio mais eficiente de encontrar a suindara procurando pelos locais de dormitrio da espcie.

Identificando corujas jovens: A plumagem das corujas jovens na maioria das espcies bem diferente dos adultos, por isso importante conhecer atravs de guias de identificao ou imagens as diferentes fases de plumagem de cada espcie. Abaixo algumas fotografias de jovens corujas das principais espcies do pas.

Filhote de Corujo-orelhudo Foto: Jos Paulo Dias

Filhote de Coruja-listrada Foto: Carlos Biazotto

Filhote de Coruja-do-mato Foto: Leslie Howle

Filhote de Coruja-de-crista Foto: Roberto Guido Mendez

Filhote de Corujinha-do-sul Foto: Tony B. Teixeira

Filhote de Murucututu-debarriga-amarela. Foto: Julio C. Silveira

Filhote de Murucututu Foto: Aldir Jnior

Filhotes de Suindara Foto: Danilo Mota

Filhotes de Coruja-buraqueira Foto: Andr L. M. C.

Dicas e Regras gerais Segurana


Leve baterias/pilhas reservas para a Lanterna. Avise algum onde voc est indo e quando ir retornar. Leve celular com bateria carregada. Leve um casaco ou uma blusa, pois mesmo no vero as noites na floresta costumam ser mais frias. Durma, descanse antes de ir a campo observar corujas. No dirija cansando. Quando visitar reas privadas, pea autorizao aos proprietrios. Para evitar surpresas, consulte a previso do tempo. Usar repelente fundamental, ele auxilia na proteo contra mosquitos que podem transmitir doenas como a dengue, malria e leishmaniose. Conhea a rea que ir visitar durante o dia, e estabelea os pontos mais adequados para ocorrncia das espcies que deseja observar. Se suspeitar que o local est sendo usado como um poleiro de caa ou como ninho, no perturbe, afaste-se rapidamente do local, mas de maneira calma e observe as aves de uma distancia segura. Jamais perturbe as corujas, tente ser o mais discreto possvel durante as caminhadas e observaes, estressar muito a ave pode fazer com que ela abandone a rea. importante usar calados confortveis e fechados, como botas ou tnis. Bota de cano alto uma boa proteo contra picadas de cobras ou carrapatos. O chapu outro acessrio indispensvel para se proteger do sol ou da chuva. Use este site para conhecer mais sobre o comportamento e hbitos das corujas. O site possui informaes de todas as espcies do Brasil (link). Visite tambm sites e fruns sobre observao de aves e ornitologia, como o wikiaves, revista birdwacther, dentre outros (lista de links).

Lembre-se que para ser um bom corujlogo importante conhecer a vocalizao de cada espcie, o padro de plumagem, o comportamento e hbitos de cada uma, ver espcimes de museus, conversar com observadores mais experientes e principalmente respeitar as corujas em seu ambiente. So aves fantsticas, misteriosas e que despertam a curiosidade de qualquer apaixonado pela natureza.

Vous aimerez peut-être aussi