Vous êtes sur la page 1sur 8

TEORIA BSICA DAS CORES

Ideia inicial para auxiliar a compor uma noo de clima de uma cena atravs das cores

Voc consegue imaginar o mundo em preto e branco? Observe a natureza - a criao de Deus, no existe absolutamente nada que no esteja em harmonia. Da cor da terra que est sob os nossos ps ao cu infinito que est sobre as nossas cabeas. Tudo est em harmonia, e por isso que conseguimos parar a qualquer momento para admirar a natureza. Seja uma pequena flor, seja o mar, seja o cu em todo o seu esplendor. atravs da cor que definimos o mundo. O que existe e o que no existe. A cor revela o nosso estado de esprito, nosso estado de sade, nossas emoes. As cores inspiram emoes, transformam condutas. Algumas cores nos deixam felizes, outras nos fazem mergulhar na melancolia, outras relaxam, algumas distraem e outras nos do energia. Ento, podemos dizer que cor sensao, pois ela afeta o estado de esprito e as emoes das pessoas. Da mesma forma que as cores compem, harmoniosamente, todos os nossos sentidos, como se fosse mgica, a cor deve completar o seu Quilt. Um Quilt pode ser produzido com os melhores tecidos, com costura e encaixe perfeitos, com o rigor e perfeio da tcnica, enfim, produzido por um(a) "expert". tudo muito legal, detalhes a serem julgados em um concurso. Mas, na verdade, a beleza e a harmonia do Quilt conseguida atravs da escolha das cores e tecidos. atravs da escolha da cor que iremos entrar em contato com a personalidade do artista. Fazer a combinao de cores se tornou a grande insegurana e preocupao da maioria das iniciantes em Patchwork. Com a quantidade de padres e cores de tecidos disponveis no mercado, acumulada com a nsia compulsiva de toda quilter em comprar paninhos, realmente o difcil em um projeto no a execuo e sim a combinao de cores. Voc no precisa ser um Van Gogh para entender sobre a importncia das cores, mas imprescindvel para um artista entender a teoria bsica das cores, como elas se complementam e interagem umas com as outras. Se voc iniciante comece assim: acredite em voc e no que os seus olhos esto "sentindo", e enriquea o seu trabalho fazendo algumas combinaes "politicamente" corretas.

AS CORES Cores Primrias: So cores que no podem ser formadas por nenhuma mistura. So elas: azul, amarelo e vermelho.

Cores Secundrias: Cores formadas pela mistura, em partes iguais, das cores primrias. Formam a trade na Roda de Cores. uma combinao harmoniosa que pode encontrar variao com o uso das tonalidades. Azul + amarelo = verde Azul + vermelho = violeta Amarelo + vermelho = laranja

Cores Tercirias: So as cores obtidas pela mistura das cores secundrias. Elas englobam as cores quentes e frias. As cores quentes abrangem o vermelho, o laranja, o marrom e o amarelo e suas combinaes. So as cores da terra, da areia, do fogo, do sol, do dia. Representam o calor e a expanso. O uso das cores quentes produz uma iluso ptica de aumento de tamanho.

As cores frias abrangem o azul, o verde e o violeta e suas combinaes. So as cores do cu, da gua, da noite. Representam o frio e a reduo. O uso dessas cores faz com que voc obtenha um efeito ptico de reduo no tamanho.

Cores Complementares: Uma cor primria complementar de uma cor secundria quando ela no faz parte da mistura que forma a cor secundria. a complementao por oposio. Devem ser usadas com cuidado, atraem a ateno, pois causam um maior impacto visual. Vermelho complementar do verde.

Azul complementar do laranja

Amarelo complementar do violeta.

Esse texto parte integrante do site www.patpatches.hpg.com.br e est sendo publicado em CyberArtes de forma devidamente autorizada. Apesar de j havermos falado sobre esse assunto, consideramos que ele foi apresentado de uma forma particularmente feliz, nesse caso, e solicitamos autorizao para reproduzi-lo. Ele faz parte de uma apostila sobre patchwork criada por Patrcia Rosana da Silva e est sendo oferecido gratuitamente, para seu uso pessoal, sendo proibida a reproduo da apostila e/ou seu contedo, parcial ou integral e/ou distribuio para fins comerciais ou para quaisquer outros fins que no seja o permitido. Para qualquer questo, consulte diretamente a autora: patpatches@ig.com.br Considerando o tamanho bsico das matrias em CyberArtes, dividimos o texto em 3 partes. Essa a segunda parte.

Cores Anlogas: So as cores adjacentes ou vizinhas no crculo de cores. So conhecidas como os bons vizinhos. Com essas cores voc obtm uma harmoniosa combinao para um quilt.

Cores Acromticas: So as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins.

Cores Monocromticas: uma famlia de uma determinada cor, incluindo os tons e sombras. Por exemplo: vermelho, magenta, cereja, rosa pink, rosa beb, etc.

VALOR O valor indica o grau de claridade ou escurido de uma cor. a mistura do branco ou preto a uma determinada cor. o valor que indica a intensidade, contraste e brilho de uma cor.

Quando uma cor misturada ao branco, voc obtm o tom (tonalidade) ou matiz. Por exemplo, se voc mistura o branco a um azul puro, voc obtm um azul celeste, um azul beb etc. Quando uma cor misturada ao preto, voc obtm a sombra, a graduao (ou gradao). Por exemplo, se voc mistura o preto a um azul puro, voc obtm um azul marinho, um azul escuro, um azul ndigo. Observe as combinaes das figuras: muito claro, mdio, muito escuro e combinao harmoniosa usando diferentes contrastes.

RODA DE CORES A Roda de Cores uma espcie de esquema, onde as cores esto dispostas, de uma maneira a facilitar a combinao das cores. Existem no mercado, em lojas especializadas em patchwork, algumas tabelas de combinao ou seletores de cores (Color Wheel - Color Tool etc.). Vrias marcas, vrios tamanhos e tambm vrios preos. Observe na figura ao lado, um exemplo de como a Roda de Cores:

Nas extremidades da Roda de Cores, esto dispostas as cores primrias (amarelo, azul e vermelho) e secundrias (verde, laranja e violeta), intercaladas com uma cor terciria. As cores apresentadas em direo ao

centro da Roda de Cores, nada mais que as nuances ou tonalidades da cores das extremidades, ou seja, primeiro foi acrescentado o branco e depois o preto. Voc pode fazer a sua prpria roda e ir testando as combinaes.

Vous aimerez peut-être aussi