Vous êtes sur la page 1sur 9

PSICANLISE E NEUROCINCIAS: UM MAPA DOS DEBATES

Marcia Moraes Davidovich # Monah Winograd


RESUMO. Este artigo pretende apresentar um mapa panormico dos debates em torno da relao e da possvel articulao entre a psicanlise e as neurocincias. No campo psicanaltico so identificados trs grupos principais, definidos a partir de seus pressupostos: (1) hibridao, (2) isolamento e (3) interlocuo. O primeiro grupo entende ser necessria a construo de um campo hbrido, j que as neurocincias poderiam fornecer psicanlise fundamentos e instrumentos metodolgicos e conceituais mais slidos sobre o funcionamento psquico. Esta proposta vem sendo desenvolvida com a fundao da neuropsicanlise. J o segundo grupo, marcado fortemente pelo discurso lacaniano, refratrio a qualquer forma de articulao, por consider-las todas epistemologicamente inviveis, resultando necessariamente em uma submisso da psicanlise aos ditames cientificistas atuais. Por fim, o terceiro grupo entende ser a interlocuo, sem a hierarquizao dos modelos em jogo, fonte frtil para a formulao de novas hipteses tericas e para a reviso do edifcio conceitual da psicanlise.
Palavras-chave: Psicanlise; neurocincias; neuropsicanlise.

PSYCHOANALYSIS AND NEUROSCIENCES: A MAP OF THE DEBATES


ABSTRACT. This article will present an overview of the debate about the connections between psychoanalysis and neuroscience. In the psychoanalytic camp, the three main groups are identified as: (1) hybridisation, (2) isolation and (3) interlocution. The first group understands the need for creating a hybrid field, as neurosciences can provide psychoanalysis with underpinnings, methodological techniques and firmer concepts of mental function. This idea is developing as the foundation of Neuropsychoanalysis. The second group, marked strongly by the lacanian discourse, rejects any linkage, thinking them epistemologically incompatible, and predicting an inevitable subjugation of psychoanalysis to scientific dictums. Finally the third group understands interlocution, without hierarchification of the models in play, as a fertile ground for the formulation of new hypotheses and the renovation of the conceptual edifice of psychoanalysis.
Key words: Psychoanalysis; neurosciences; neuropsychoanalysis.

PSICOANLISIS Y NEUROCIENCIAS: UN MAPA DE LOS DEBATES


RESUMEN. Este artculo pretende presentar un mapa panormico de los debates sobre la relacin y la posible articulacin entre Psicoanlisis e Neurociencias. En el campo psicoanaltico, son identificados tres grupos principales, definidos a partir de sus presuposiciones: (1) hibridismo, (2) aislamiento e (3) interlocucin. El primer grupo entiende como necesaria la construccin de un campo hbrido, ya que las Neurociencias podran suministrar a la Psicoanlisis fundamentos e instrumentos metodolgicos y conceptuales ms slidos sobre el funcionamiento psquico. A su vez el segundo grupo, marcado fuertemente por el discurso lacaniano, es refractario a cualquier forma de articulacin por considerarla epistemolgicamente inviable y resultando necesariamente en una sumisin de la psicoanlisis al dictamen cientificista actual. Por ltimo, el tercer grupo entiende que la articulacin sin la jerarquizacin de los modelos en juego, es fuente frtil para la formulacin de nuevas hiptesis tericas y para la revisin del edificio conceptual de la psicoanlisis.
Palabras-clave: Psicoanlisis; neurociencias; neuropsicoanlisis.

1 *

Este trabalho fruto das atividades do grupo de pesquisa Matria Pensante com o apoio do CNPq (processo 401750/2007-8). Mestre em Psicologia Clnica pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio. Doutoranda em Psicologia Clnica na PUC-Rio. Membro provisrio da Sociedade Brasileira de Psicanlise do Rio de Janeiro. Psicanalista. Doutora em Teoria Psicanaltica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora assistente do departamento de Psicologia da PUC-Rio. Coordenadora do programa de ps-graduao em Psicologia Clnica da PUC-Rio.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

802

Davidovich & Winograd

H pouco tempo teve incio um movimento que busca integrar o conhecimento produzido pelas diferentes reas das neurocincias com aquele especfico Psicanlise. O propsito deste artigo apresentar os diversos grupos que se formaram no campo psicanaltico em torno das (im)possibilidades de interlocuo entre os dois campos e destacar brevemente o que pode ser formulado quer na esfera bsica da produo de conhecimento quer na rea clnica, relativamente compreenso dos processos envolvidos na interveno psicoteraputica. Pode-se notar serem basicamente trs os posicionamentos principais2 que podem ser encontrados em funo dos pressupostos implcitos de cada autor guardadas, evidentemente, suas diferenas especficas. Ao primeiro grupo, demos a denominao de grupo da hibridao, por propor uma composio entre a psicanlise e as neurocincias em um novo campo, a saber, a Neuropsicanlise. O segundo foi chamado de grupo do isolamento, por se entender que no h condies epistemolgicas para nenhum tipo de dilogo o que resulta na impossibilidade tanto de uma integrao quanto de qualquer outro tipo de contato entre os saberes em jogo. Finalmente, o terceiro grupo foi caracterizado como grupo da interlocuo, j que os autores que o compem acreditam que no se trata nem da produo de um campo hbrido nem da impossibilidade de dialogar. Trata-se, ao contrrio, da fertilidade de uma pesquisa interdisciplinar na qual as especificidades epistemolgicas e metodolgicas de cada campo so mantidas. Importa sublinhar que tais agrupamentos e suas denominaes tm a funo nica de facilitar a distino dos discursos envolvidos no debate a partir das premissas que se podem identificar em cada um deles. No se pretende com isso negligenciar ou obnubilar as diferenas entres as formulaes e propostas dos diversos autores.
A NEUROPSICANLISE: ELOGIO AO MTODO EXPERIMENTAL

adotado nas cincias fsicas e naturais, experimentalizando-se para se tornar, enfim, cientfica. As neurocincias poderiam fornecer psicanlise fundamentos empricos e conceituais mais slidos sobre o funcionamento psquico, entre os quais se destacariam os oriundos das novas tecnologias de neuroimagem, alm dos achados da Neuropsicologia Cognitiva. O pontap inicial para este movimento foi dado por Eric Kandel (1999), ao expressar o que acredita ter sido a grande falha da Psicanlise em seu desenvolvimento:
Muitas reas mdicas progrediram ao incorporar metodologias e conceitos de outras disciplinas, sendo que a Psicanlise falhou nesse aspecto, j que a Psicanlise ainda no se reconhece como um ramo da biologia. Ela no incorporou para a viso psicanaltica da mente os ricos conhecimentos sobre a biologia do crebro e seu controle do comportamento que foi identificado nos ltimos 50 anos (Kandel, 1999, p. 507).

O primeiro grupo, que chamamos de hibridao, especifica-se pelo entendimento de que a psicanlise no teria evoludo cientificamente por no ter desenvolvido mtodos empricos objetivos para testar suas hipteses, o que fez com que se tornasse obsoleta e devesse se revigorar. Para atingir esse objetivo, a Psicanlise deveria importar o modelo de cincia
2

Ainda que Kandel (1999) reconhea que a Psicanlise revolucionou nossa compreenso sobre a vida mental, oferecendo insights notveis sobre processos mentais inconscientes e, principalmente, a irracionalidade das motivaes humanas, ele entende que o mesmo vigor no pde ser observado nos anos posteriores, pois, embora o pensamento psicanaltico continue progredindo, tem havido poucos insights brilhantes, com exceo das teorias sobre o desenvolvimento infantil3. Kandel acredita que, conquanto a Psicanlise ainda represente a viso de mente mais coerente e cientificamente satisfatria dentre as que existem, ela entrou no sculo XXI em declnio por no ter desenvolvido mtodos objetivos para testar suas ideias o que s pode acontecer atravs de seu fortalecimento a partir de sua aproximao terica e, sobretudo, metodolgica, com a biologia em geral e com as neurocincias cognitivas em particular. Relativamente ao aspecto metodolgico, Kandel marca sua posio ao afirmar que a Psicanlise foi sempre melhor em gerar ideias do que test-las (p. 506). Embora reconhea que a privacidade da comunicao central para a confiana bsica engendrada na situao psicanaltica, considera que
3

Esta diviso em trs grupos foi inspirada no artigo de Benilton Bezerra Jr. (2006) intitulado O impacto das biotecnologias: um ponto de vista.

Aqui Kandel se refere ao autor L. Isenstadt que abordou o tema do desenvolvimento infantil no artigo intitulado The neurobiology of childhood emotion: anxiety, publicado em 1998, no Am Psychoanalyst; 32(3).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

Psicanlise e neurocincias

803

isto gera um impasse, pois s fornece as consideraes subjetivas do analista a respeito do que ele acredita ter ocorrido. Para este pesquisador, uma das grandes limitaes dos estudos psicanalticos dos processos psquicos foi justamente a inexistncia de um mtodo capaz de observao direta desses processos. Assim, uma contribuio-chave que a Biologia pode atualmente fornecer atravs da neuroimagem e do estudo de pacientes com leses em diferentes componentes da memria mudar a base do estudo dos processos mentais da inferncia indireta para a observao direta. Kandel (1999) entende que uma aproximao entre a Psicanlise e a Neurocincia Cognitiva geraria ainda um avano conceitual para a primeira, j que a ltima poderia prover, alm da metodologia, tambm um novo instrumental terico para seu crescimento futuro. Como sugerem Olds e Cooper (1997), a Neurocincia Cognitiva poderia ajudar a reescrever a metapsicologia em base cientfica. O resultado deste movimento foi o surgimento da Neuropsicanlise. Em 1999 foi publicado o 1 nmero da revista Neuro-psychoanalysis, de cujo corpo editorial fazem parte neurocientistas de renome, como o prmio Nobel Eric Kandel, Antnio Damsio e Oliver Sacks, e psicanalistas clebres, como Charles Brenner, Andr Green, Otto Kernberg e Daniel Widlcher. Pouco tempo depois, em julho de 2000, foi realizado em Londres o 1 Congresso Internacional de Neuropsicanlise ocasio em que foi fundada a Sociedade Internacional de Neuropsicanlise pelo psicanalista e neurocientista Mark Solms e por sua esposa, Karen Kaplan-Solms, fonoaudiloga, neuropsicloga e tambm psicanalista. Desde ento, a cada ano um novo congresso internacional vem sendo realizado, congregando cada vez mais estudiosos de todo o mundo e consolidando as posies tericas e metodolgicas dos que entendem ser necessrio estabelecer um campo hbrido entre a Psicanlise e as neurocincias. Um dos caminhos percorridos por esses pesquisadores no intuito de sustentar epistemolgica e metodologicamente o empreendimento neuropsicanaltico foi a retomada de textos freudianos histricos e precoces (anteriores a 1900 e relativos ao que se convencionou chamar de perodo prpsicanaltico ou neurolgico de sua produo) para mostrar a compatibilidade que eles afirmam existir entre os pressupostos de Freud em termos da correlao entre os processos psquicos e os neurolgicos e aqueles observados na pesquisa neuropsicanaltica. Eles alegam que a insuficincia do conhecimento das cincias do crebro da poca foi o

motivo principal pelo qual Freud se viu impedido de realizar o que a Neuropsicanlise atualmente pretende. Kaplan-Solms e Solms (2005) salientam que o objetivo da pesquisa neuropsicanaltica modesto e, ao mesmo tempo, de longo alcance. modesto no sentido de introduzir a combinao de dois mtodos anteriormente separados, e de longo alcance, no sentido daquilo que se pode adquirir a partir da aplicao desse novo mtodo. Eles acreditam que o mtodo neuropsicanaltico possa viabilizar o caminho para uma integrao em uma base emprica da Psicanlise e das neurocincias. Em suma, eles definem a sua proposta metodolgica da seguinte forma: a tcnica de associao-livre deve ser introduzida no mtodo neuropsicolgico de Luria (Kaplan-Solms & Solms, 2005, p. 88), que se caracteriza por dois estgios: (1) qualificao dos sintomas e (2) anlise da sndrome. Apesar de reconhecer que a psicanlise o melhor mtodo disponvel quando se chega queles aspectos mais profundos da vida mental que a Neuropsicologia no estudou (Kaplan-Solms & Solms, 2005, p. 89), os autores afirmam que, ironicamente, devemos o desenvolvimento de um procedimento clnico, ou seja, o mtodo psicanaltico, ao fato de Freud ter abandonado mtodos cientficos de investigao quando se deu conta de que eles eram incapazes de acomodar a natureza dinmica e virtual dos processos mentais; e acrescentam que agora chegou a hora de reintroduzirmos os frutos dos trabalhos de Freud no campo neurocientfico, fora do qual eles originalmente cresceram. Ao faz-lo, os pesquisadores acreditam estar aptos a reunir a psicanlise com a neurocincia, numa base clnica slida (...) (Kaplan-Solms & Solms, 2005, p. 89). Tendo em vista os pressupostos a partir dos quais a Neuropsicanlise opera quais sejam, que as neurocincias poderiam fornecer psicanlise fundamentos empricos e conceituais mais slidos sobre o funcionamento psquico, o que resulta na tentativa de se formar um campo hbrido pensamos ser contraditria a posio de Mark Solms a respeito do prprio mtodo de pesquisa quando afirma que atravs desse mtodo, as funes psicolgicas ainda so compreendidas em seus prprios termos psicolgicos; sua estrutura essencial, dinmica, respeitada e resguardada; elas no so reduzidas anatomia e fisiologia (...) (Kaplan-Solms & Solms, 2005, p. 64). O que, na verdade, observamos atravs da anlise dos casos clnicos atendidos por esses pesquisadores (Kaplan-Solms & Solms, 2004, 2005) uma fuso da compreenso psicanaltica com a descrio neuropsicolgica, o que indicaria, a nosso

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

804

Davidovich & Winograd

ver, uma tentativa de tornar a psicanlise cientfica e mais aceita por outras reas do saber, que, por sua vez, poderiam conferir credibilidade s hipteses psicanalticas. Considerando-se o que est implcito neste grupo, ou seja, uma hierarquizao de modelos epistemolgicos em que conferido s neurocincias um lugar de privilgio em relao psicanlise, exacerba-se o risco de se realizar nessas pesquisas uma reduo explicativa, e no apenas a necessria reduo metodolgica. Andrieu (2000) e Ehrenberg (2004) destacam existir em qualquer campo de investigao uma reduo metodolgica interna, que necessria para a constituio de qualquer saber, mas corre o srio risco de deslizar para uma reduo explicativa e ideolgica, ou seja, para uma explicao generalizada a partir de resultados parciais ou vlidos somente em um campo inicial. Por exemplo, em um trabalho recente, Solms (2007) identifica a libido conceito metapsicolgico que se refere energia sexual que gera a fora mental com o sistema de recompensa conceito neurocientfico relacionado com o prazer e comportamentos de adico, mediado pelo agente qumico dopamina. Ele defende que estes conceitos funcionam do mesmo modo, parecendo ignorar que uma possvel convergncia entre eles no significa uma identidade: aqui seu reducionismo explicativo fica evidente. Outro pioneiro da Neuropsicanlise Yusaku Soussumi. De forma aparentemente contraditria aos objetivos epistemolgicos da neuropsicanlise, ele defende inicialmente que psicanlise e neurocincias sejam cincias com objetos e mtodos prprios de investigao, no sendo possvel reduzir uma outra. De acordo com Soussumi (2003), contudo, a Neuropsicanlise, em seu trabalho de investigao em duas vias, deve pretender consolidar cientificamente os conceitos metapsicolgicos resultantes de observao acurada em anos de testagem na prtica psicanaltica. s neurocincias caberia auxiliar no reconhecimento e na correo dos erros, na afinao e na apurao dos dados imperfeitos e na correlao dos fenmenos psquicos com os fenmenos neurais concomitantes ao nvel dos rgos, das clulas e das molculas. interessante notar a contradio de Soussumi quando, apesar de afirmar que psicanlise e neurocincias so duas cincias que possuem objetos e mtodos prprios de investigao, defende que as neurocincias podero consolidar cientificamente conceitos metapsicolgicos e apurar dados imperfeitos. Ora, a partir de sua primeira afirmao, poder-se-ia supor que, ao se tratar de metodologias diferentes, seria atravs do prprio mtodo

psicanaltico que se tentaria apurar os dados imperfeitos, e no com outra metodologia, como sugere sua segunda afirmao. Por sua vez, Kernberg (2006) prope que o fomento da pesquisa emprica em psicanlise poderia auxiliar no fortalecimento da consistncia dos conceitos psicanalticos, servindo como complemento do mtodo comumente utilizado, qual seja, a formulao de teorias a partir da investigao do material clnico. Seu objetivo, em ltima anlise, avanar no conhecimento e dar garantias ao pblico a respeito dos efeitos benficos da psicanlise, alm de fortalecer o lugar desta entre as cincias. Segundo sua linha de pensamento, a falta de esforos na comunidade psicanaltica em desenvolver pesquisas sistemticas sobre sua eficcia acabou por abrir espaos para outras terapias, como as cognitivocomportamentais, as quais realizam pesquisas empricas constantes. A pesquisa aqui entendida como observaes sistemticas sob condies controladas que possam levar a novos conhecimentos. A sua crtica principal em relao ao campo psicanaltico refere-se assuno de que a pesquisa emprica, tal como vem sendo realizada, no chegou a acrescentar algo efetivo prtica psicanaltica e que os avanos significativos na teoria e na tcnica psicanalticas vieram dos trabalhos inspiradores de tericos e clnicos. No obstante, ele mesmo admite que Melanie Klein, Edith Jacobson, Winnicott, Bion, Andr Green e outros foram muito mais importantes em suas contribuies do que qualquer pesquisa emprica em psicanlise. Apesar de reconhecer que a sutileza, a riqueza e a complexidade do processo psicanaltico no podem ser apreendidas em projetos de pesquisa, que tm, necessariamente, uma ao restrita, ele defende que o efeito cumulativo de pesquisas bem dirigidas caminharia nesta direo. A preocupao com a falta de verificao emprica, que os autores do grupo da hibridao acreditam ameaar a psicanlise, levou criao, nos EUA, da Sociedade para o Avano da Pesquisa Quantitativa (SAQRP), em 1989. O objetivo fazer com que a psicanlise se atualize constantemente e possa se encaixar e se alinhar mais estreitamente ao conhecimento que a cincia emprica permite. Atravs dos argumentos do grupo da hibridao, ao defender que a psicanlise deve adotar o mtodo das cincias naturais no sentido de se experimentalizar e, alm de importar o seu modelo, importar tambm os conceitos, observamos a ameaa de distoro que sofre a psicanlise. Se na psicanlise existe um problema de falta de homogeneidade institucional, metodolgica ou

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

Psicanlise e neurocincias

805

terica, esse problema deve ser resolvido dentro do prprio campo.


O ISOLAMENTO E A RECUSA AO DILOGO

O segundo grupo que se pode observar caracteriza-se tipicamente por um discurso inserido na linhagem psicanaltica lacaniana e refratrio a qualquer possibilidade de articulao entre psicanlise e neurocincias. Recusa de modo aberto o que considera ser uma diluio da herana psicanaltica e uma submisso epistemolgica e tica aos ditames da cultura cientificista e biotecnolgica atual4. Para este grupo, o enfrentamento das crticas psicanlise deveria ser feito pela reafirmao de sua singularidade discursiva e prtica e pela renovao criativa de seus prprios vocabulrios e dispositivos clnicos (Bezerra Jr., 2006). Baseando-se no pensamento de Lacan, os representantes desse grupo discordam de uma articulao entre psicanlise e neurocincias, alegando ser uma proposta invivel, j que a psicanlise no poderia ser considerada uma cincia. Deve-se notar que a posio lacaniana apenas reconhece que a psicanlise nasceu da cincia, tendo introduzido nela algo novo, que assume um valor de subverso. O discurso lacaniano orienta-se, em sua maior parte, pelo raciocnio de que a psicanlise introduziu na cincia aquilo mesmo que, tendo-o inventado e sendo por ele sustentado, a cincia exclui: o sujeito (Elia, 1999, p. 43). Ou seja, mesmo sendo derivada da cincia, a psicanlise realiza um furo na cincia, por ter como objeto exatamente uma parte que deve ser excluda da cincia para que ela possa funcionar, eliminando a apreenso subjetiva, em detrimento de um dado objetivo mais acurado. Dessa forma, o sujeito da cincia e o sujeito da psicanlise seriam o mesmo, portanto o sujeito da psicanlise no pode ser considerado um objeto de estudo da mesma forma que os referentes cientficos. Assim, a psicanlise estaria situada em um mbito bastante resistente captao conceitual da cincia (Miller, 1987). Para demonstrar a inviabilidade de uma articulao entre psicanlise e neurocincias, a psicanalista Amlia Imbriano (2008), por exemplo, apoiada nas ideias de Lacan, sugere que Freud (1915/2004), ao definir a pulso (Trieb), cuja fonte o corpo (organismo), deparou-se com um impasse para o desenvolvimento de sua teoria sobre o psiquismo.
4

Segundo essa autora, tal impasse s foi superado com as contribuies de Lacan (1964/1979) ao propor, no Seminrio XI: Os quatro conceitos fundamentais de psicanlise, uma reformulao do conceito de pulso, alm de outro modo de conceituar o inconsciente, que passa a ser estruturado como linguagem, como efeito de discurso. Imbriano (2008) chama ateno para o fato de que na concepo freudiana de pulso h uma assimilao da pulso a algo natural, j que o modelo de cincia utilizado por Freud o das cincias naturais, revelando um apelo ao modelo fisiolgico que lhe serve para pensar a teoria do aparato psquico, sobretudo no que se refere s aplicaes da Fsica e da Fisiologia, em particular das leis do arco reflexo e da termodinmica. por esse motivo que Freud, para definir o conceito de pulso, faria uma primeira comparao entre o estmulo pulsional que vem do interior do organismo e o estmulo do arco reflexo resposta a estmulos externos; porm, diferentemente do estmulo externo, que atua como uma fora momentnea e abrupta, a pulso seria um estmulo contnuo, pois o organismo vivo no cessa seu funcionamento, e o mesmo ocorre com a pulso, que no cessa de estimular o psiquismo (Freud, 1915/2004). Lacan (1964/1979), por sua vez, prope outro entendimento para o conceito de pulso, oferecendo uma nova definio para os seus quatro elementos, e salienta que o modelo da fisiologia que serviu como base para Freud definir a pulso tornou-se um obstculo para o desenvolvimento do conceito. Ora, se olharmos atentamente a teoria freudiana da pulso, poderemos identificar um entendimento distinto daquele que Imbriano defende. H um trecho onde Freud (1915/2004) deixa claro, em Pulses e destinos da pulso, que um dos quatro elementos da pulso, a fonte que orgnica de interesse da Biologia, portanto no da alada da Psicanlise, donde se conclui que no h, em Freud, uma assimilao da pulso a algo natural. No obstante, isto no o impede de admitir o organismo como fonte, j que no possvel conceber a pulso como algo independente do corpo. Um ponto que foi questionado sobre a concepo freudiana de pulso refere-se satisfao da pulso. Freud (1920/1976) utiliza o modelo do sistema nervoso, em que h uma tendncia a cessar o estmulo externo atravs do arco-reflexo. Imbriano (2008) recorre a Lacan (1964/1979) para discordar desse ponto, afirmando:
A clnica psicanaltica nos mostra a impossibilidade do encontro da pulso com algo de acordo com os fins da satisfao. Este de acordo ou adequado no se pode

Como exemplo, ver Laurent, Eric. Notre politique pour la psychanalyse et celle de lIPA: trois exemple; e Forbes, J. Complexo de Cinderela, recuperado em 3 de maro de 2009 de www.jorgeforbes.com.br. (citado por Bezerra Jr., 2006).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

806

Davidovich & Winograd

determinar previamente e por isso sempre se trata de algo em discordncia que tem o vis de misterioso e escondido (Imbriano, 2008, p. 182, traduo nossa).

Enquanto Freud estaria regido pelos conhecimentos e pressupostos das cincias naturais, Imbriano (2008) aponta que Lacan se orienta pelo marco epistmico das cincias conjecturais e encontra nelas a possibilidade de resolver as interrogaes e obstculos que a fisiologia gerou na concepo de Freud. Lacan (1964/1979) apresenta outro modelo: a incidncia do significante. Esse o ponto diferencial entre Freud e Lacan, quando este ltimo traduz o termo pulso por aventura, vicissitude. Pensar a pulso como aventura o impulso que foi identificado por Freud como uma simples tendncia descarga no to simples, pois, para se descarregar, aventura-se (Imbriano, 2008), ou seja, o que descarregado um suplemento de energia que foi admitido no aparato psquico (Lacan, 1964/1979). Imbriano toma como exemplo o elemento Drang presso (ou, em espanhol, traduzido pelo termo impulso) para elucidar as diferentes concepes de Freud e Lacan. Para Freud, Drang presso se refere ao fator motor da pulso, a quantidade de fora ou a medida da exigncia de trabalho que ela representa. Deve-se notar que Freud concebe que os estmulos pulsionais se originam no sistema nervoso e exigem um trabalho de eliminao. este trabalho exigido pela pulso que vai conduzir s representaes psquicas. Para Lacan (1960/1993), o Drang, ou presso, j no uma soma de foras, mas uma excitao produzida pela incidncia do significante. No Seminrio XI, Lacan (1964/1979), contrariando Freud, argumenta que a constncia do impulso impede qualquer assimilao da pulso a uma funo biolgica, a qual sempre tem um ritmo. Dito de outro modo, a pulso no natural, no se trata de um metabolismo, nem de ritmos biolgicos; no uma funo homeosttica. Sonia Alberti (2003), outra autora que parece compartilhar dos pressupostos do grupo do isolamento, afirma que pretende melhor situar as contribuies que a Psicanlise pode dar a questes que adviro com os progressos das pesquisas neurocientficas, e alerta que seu texto se inscreve no contexto das conexes da Psicanlise, mesmo sabendo que tanto Freud quanto Lacan partiram de uma tomada de posio frente ao organicismo (Alberti, 2003, p. 1). O que apreendemos da sua afirmao que, apesar de falar sobre as possveis conexes da Psicanlise com a Neurocincia, tambm toma uma posio frente ao organicismo porque Freud e Lacan o fizeram. Ento cabe a indagao: ser que isso

significa se opor ao organicismo, no sentido de negar suas contribuies e, assim, isolar-se? Alberti (2003) faz referncia a Lacan (19611962/1981) quando este afirma que o organismo aspirado pelos efeitos do isso fala, o que no permite confundir a funo da pulso com a iminncia vital, portanto o modelo mais prximo da pulso j no biolgico, mas lgico. Ou seja, Lacan prossegue no campo da lgica nesse seminrio, negando seu aspecto biolgico. Alberti afirma que Lacan distingue definitivamente a memria orgnica da memria que interessa a ns, analistas (Alberti, 2003, p. 5). Dito isto, pensamos que quando ela afirma que a memria que interessa a ns analistas outra, ela deve tomar o cuidado de no ignorar o fato de que a memria que interessa, subjetiva, simblica, consciente e inconsciente, no pode funcionar caso o seu substrato orgnico esteja comprometido. A memria orgnica, em todos os seus nveis atualmente descritos pelas Neurocincias nvel molecular com a LTP, nvel de estruturas cerebrais, com a amgdala, o hipocampo, etc., ou no nvel dos sistemas, implcito, explcito e seus subsistemas naturalmente interessa aos psicanalistas, pois imprescindvel para que o psiquismo possa funcionar satisfatoriamente. O prprio fundador da Psicanlise reconheceu a dependncia entre esses dois processos, atravs da premissa oriunda de Hughlings Jackson da relao entre crebro e psiquismo de dependncia concomitante. evidente que cada memria deve ser investigada de forma independente, cada qual com seu prprio mtodo, sem supor que determinado modelo seja superior e que um campo deveria importar o mtodo e a nomenclatura de outro, como pretendem os hibridadores. Tampouco significa supor que nada tenham em comum, de acordo com os isoladores. Assim, isolar a memria subjetiva de seu componente orgnico deve ser feito apenas em termos metodolgicos, de forma relativa, pois no se trata de uma diferena absoluta, como parecem supor Lacan e alguns de seus seguidores. Aqui tambm se observa um reducionismo, mas no sentido inverso das Neurocincias, atravs da exaltao do psquico em detrimento do orgnico. Alberti (2003) conclui perguntando: se no h concomitncia, se no h relao biunvoca entre o fisiolgico e o psicolgico, se a ideia para a Psicologia algo muito especfico e definvel somente na associao com outras ideias, tendo ela prpria um carter elementar, at que ponto a associao de ambas essas lnguas, ou seja, a associao de ambos os corpos conceituais e tericos vela um no saber que Freud (1891) j denunciava, desculpabilizando os

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

Psicanlise e neurocincias

807

erros grotescos de tais estudos cientficos? Aqui novamente entendemos estar diante de uma posio extremada, para a qual o fato de a especificidade psquica no poder ser associada biolgica no sentido de uma traduo de conceitos significa que cada especificidade no pode compartilhar seu conhecimento.
O DILOGO NECESSRIO E A MANUTENO DAS ESPECIFICIDADES

A apresentao e descrio das premissas e de algumas ideias dos dois grupos anteriores revelaram uma polarizao entre extremos na qual, de um lado, verifica-se a expectativa de encontrar fundamentos biolgicos para proposies psicanalticas, e de outro, percebe-se a recusa da importncia da dimenso biolgica na vida psquica. Entre um extremo e outro, o terceiro grupo se move num campo intermedirio, procurando aprofundar a interlocuo entre Psicanlise e Neurocincia a partir de alguns pressupostos (Bezerra Jr., 2006), entre os quais se destacam: (1) a recusa do fisicalismo e da crena segundo a qual a linguagem da Fsica a linguagem de toda cincia, natural ou social e humana; (2) a adoo de uma posio no reducionista e, consequentemente, da recusa crtica ao projeto de traduo exaustiva da experincia subjetiva em termos biolgicos e vice-versa; (3) a defesa do pluralismo terico e metodolgico na produo de conhecimento sobre o psiquismo humano, o que supe o entendimento de que a manuteno das especificidades epistemolgicas de cada saber s pode enriquecer o conhecimento, e no limit-lo; (4) o reconhecimento e explorao da importncia da corporeidade na vida psquica, referida no apenas problemtica das representaes conscientes e inconscientes do corpo, mas sobretudo sua funo determinante na constituio psquica; e (5) a adoo da postura interdisciplinar, segundo a qual a colaborao entre os campos de saber necessria para a pesquisa dos diversos aspectos do psiquismo humano, sem que seja possvel hierarquiz-los. Nota-se que os pressupostos deste grupo da interlocuo se diferenciam daqueles da hibridao, os quais supem que a Psicanlise melhor em formular hipteses do que em test-las, sendo necessria outra metodologia para lhe dar validade e credibilidade. Por sua vez, para os que no entendem ser a hibridao o melhor caminho, nem rechaam o dilogo, a Psicanlise no corre o risco de perder o seu lugar, pois o psiquismo no pode ser reduzido ao cerebral. No obstante, as diferenas epistemolgicas

no impedem que as reas possam dialogar, formulando hipteses novas, cada qual em seu campo prprio, o que no seria possvel caso as disciplinas se mantivessem em uma posio de isolamento. Como exemplo das atividades de interlocuo, podem-se citar a clnica psicanaltica com pacientes neurolgicos e os desdobramentos tericos da resultantes, tais como o problema da cognio na organizao psquica e nos processos psquicos inconscientes e conscientes. Os distrbios cognitivos atingem o sujeito em suas sensaes de identidade e de existncia sustentadas pela memria, pela imagem do corpo, pelo esquema corporal, pela relao com o espao e a temporalidade, bem como pela continuidade da relao com o outro e pelos processos de reconhecimento de si e do outro. Em outras palavras, a cognio parece ter uma funo de apoio interno para o sujeito, permitindo-lhe integrar em seu espao psquico as representaes de si e do mundo (Winograd, 2005). Tais questes fazem eco ao pensamento de Donald Winnicott, cujas obras representam uma das maiores contribuies Psicanlise depois de Freud. Winnicott (1960/1988) postula que os distrbios cognitivos pem o "self" em perigo, uma vez que o sentimento de integridade se apoiaria no desenvolvimento de um "eu integrado", abalado, por exemplo, por distrbios neurolgicos envolvendo a memria ou a noo de tempo do sujeito. importante salientar que as abordagens psicanaltica e neuropsicolgica so incomparveis do ponto de vista terico e epistemolgico o que absolutamente no impede que possam trabalhar lado a lado e em colaborao. Se a Psicanlise uma prtica centrada na transferncia e na causalidade psquica inconsciente, a Neuropsicologia Cognitiva situa-se do lado de uma causalidade cientfica apoiada no mtodo experimental; porm, em torno do mesmo objeto de investigao (o lugar da cognio na organizao psquica) e da interveno clnica no acompanhamento dos pacientes, uma no substitui a outra. Ou seja, se a Neuropsicologia Cognitiva descreve os mecanismos da cognio e suas ligaes com as estruturas cerebrais, intervindo para a reabilitao das funes deficitrias, a Psicanlise se debrua sobre o dano cognitivo na economia psquica em geral, tendo em vista, principalmente: (a) as leses cerebrais e sua traduo neuropsicolgica, (b) a histria familiar e pessoal consciente e inconsciente atualizada no e pelo adoecimento neurolgico, (c) a ressonncia dos problemas cognitivos e perceptivos sobre a vivncia do paciente e sobre sua economia psquica e (d) os efeitos da violncia da doena.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

808

Davidovich & Winograd

Ao pensar a respeito dessas interconexes entre mecanismos cognitivos, postulados pela Neurocincia Cognitiva, e mecanismos de defesa inconscientes, postulados pela Psicanlise, pensamos que essas questes merecem ser desdobradas internamente ao campo psicanaltico e, tambm, em um confronto com as Neurocincias, por meio de um trabalho de pesquisa interdisciplinar que permita entender melhor as relaes entre os mecanismos cerebrais, os processos cognitivos e a emergncia do inconsciente (Winograd, 2004). Deve-se notar um aspecto importante que elucida a ideia da manuteno dos limites epistemolgicos presente no grupo da interlocuo, que se refere noo de que a pesquisa em Psicanlise tem seu principal ponto de apoio na clnica, uma clnica de investigao, um espao no qual tratamento, cura e pesquisa ocorrem simultaneamente. Alm disso, preciso atentar para a particularidade do objeto de estudo introduzido pela Psicanlise: o inconsciente. No se trata de torn-lo apreensvel pelas tcnicas e mtodos de investigao de outras reas do saber, pois o inconsciente opera como um corte epistemolgico ou uma ruptura paradigmtica com as outras cincias, ou seja, d incio a um movimento fundador de uma nova cincia. Ao invs de impedir uma produo cientfica psicanaltica, como supem os hibridadores, o que esse novo objeto revela que se faz necessrio outro entendimento da pesquisa e do conhecimento igualmente legtimo em termos de cientificidade. Neste sentido, a Psicanlise uma cincia exatamente por apresentar um objeto de estudo definido e ter uma tcnica de pesquisa que origina uma teoria coerente e slida. A ideia central do grupo da interlocuo refere-se noo de que imprescindvel que se estabelea uma relao de respeito mtuo entre os profissionais de cada campo a partir do entendimento de que no pode haver uma hierarquizao dos modelos em jogo (Winograd, 2004, 2005).
CONSIDERAES FINAIS

Embora o dilogo entre Psicanlise e Neurocincias possa enriquecer o conhecimento sobre o psiquismo humano em seus diversos aspectos, ele s se torna verdadeiramente frtil se cada disciplina mantiver o entendimento dos limites e das limitaes de seu campo de ao e de reflexo ou seja, se o recorte metodolgico necessrio no deslizar para uma reduo explicativa e ontolgica. Importa lembrar,

como nos mostra o socilogo Alain Ehrenberg5, que parte dos estudos do crebro e a nova biologia da mente deixaram de lado os limites do neurolgico e do neuroqumico para se transformarem explicitamente em cincias da vida social e da cultura (Ehrenberg, 2004). Diferentes dimenses humanas que abrangem decises econmicas, julgamentos morais e polticos, crenas religiosas, preferncias sexuais, emoes, amor e motivaes inconscientes parecem encontrar sua chave de elucidao no vocabulrio biolgico. Tal vocabulrio transforma-se em vocabulrio final, e para ele todos os demais devem ser vertidos. Termos como Neuroteologia, Neuroeducao, Neurofilosofia, Neuroeconomia, Neurotica e Neuropoltica entram rapidamente na linguagem cotidiana, testemunhando a fora do paradigma biolgico na descrio e na elucidao da dinmica da vida em sociedade (Bezerra Jr., 2006). No obstante, Ehrenberg faz uma importante ressalva ao alertar que pensar que o homem neuronal, como defende Changeux (1993), ou que se pode explicar o social a partir do crebro, segundo postula Edelman (1992), seriam teses eminentemente filosficas, mais do que hipteses cientficas. Neste quadro, como afirma Ehrenberg (2004), o impacto das Neurocincias se d em diferentes planos que se articulam: no plano terico, o fortalecimento de concepes fisicalistas de intenso colorido reducionista, que fazem do crebro a base explicativa da experincia subjetiva; no plano clnico, a aproximao da Psiquiatria e da Psicopatologia ao campo da Neurologia, com o surgimento de uma perspectiva na qual as duas de fundiriam numa s disciplina; e, no plano social, a emergncia dessa nova figura antropolgica, o sujeito cerebral ou seja, a crescente percepo do crebro como detentor de propriedades e funes antes atribudas pessoa, ao indivduo ou ao sujeito. Mas a nfase neste rgo para se compreender a subjetividade parece, em grande parte, estar sendo alimentada pelo extraordinrio poder de persuaso e fascnio das imagens coloridas e em movimento do funcionamento cerebral (Dumit, 2004; Ortega, 2006). Podemos dizer, como defende Bezerra Jr. (2006), que o impacto da Biologia e das biotecnologias por meio das Neurocincias, embora afete de vrias maneiras o campo psicanaltico, no chega a abalar suas bases tericas e seus dispositivos clnicos. Em verdade, ele precipitou um reordenamento no campo
5

Alain Ehrenberg diretor do Cesames (Centre do recherche psychotropes, Sant mentale, Socit), Universit Paris Descartes (UPD): www.cesames.org.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

Psicanlise e neurocincias

809

que tem fertilizado embates tericos e discusses clnicas que acabaram por enriquec-lo. Nesse contexto, pensamos ser a interdisciplinaridade frtil, na medida em que os mecanismos cerebrais, os processos cognitivos e a emergncia do inconsciente esto intrinsecamente interligados, tornando-se relevante investigar as vicissitudes dessas interconexes. Porm, dialogar no implica fundir-se ou hibridar-se. Tampouco o isolamento beneficiaria o maior interessado o paciente j que impediria o efeito da multidisciplinaridade. Assim, parece-nos que a interlocuo conduziria a uma maior compreenso do ser humano em suas diferentes dimenses - a biolgica, a psquica e a social.
REFERNCIAS
Alberti, S. (2003). Primeiras questes sobre psicanlise e neurocincias. Trabalho apresentado em Estados Gerais da psicanlise (Segundo Encontro Mundial), Rio de Janeiro. Andrieu, B. (2000). Le cerveau: essai sur le corps pensant. Paris: Hatier. Bezerra Jr., B. (2006). O impacto das biotecnologias: um ponto de vista. Ide: psicanlise e cultura, 29(43), 50-56. Changeux, J. P. (1993). Lhomme neuronal. Paris: Fayard. Dumit, J. (2004). Picturing personhood: brain scans and biomedical identity. Princeton, NJ: Princeton University Press. Edelman, G. M. (1992). Biologie de la conscience. Paris: O. Jacob. Ehrenberg, A. (2004). Le sujet crbral. Esprit, 309, 130-155. Elia, L. (1999). Uma cincia sem corao. Revista Agora: estudos em teoria psicanaltica, 2(1), 41-53. Freud, S. (1969). Esboo de Psicanlise. (J. Salomo, Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas (Vol. 23, pp. 169-237). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1940 [1938]). Freud, S. (1976a). Alm do princpio do prazer. (J. Salomo, Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas (Vol. 23, pp. 17-85). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1920). Freud, S. (1976b). A questo da anlise leiga. (J. Salomo, Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas (Vol. 20, pp. 209-283). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1926). Freud, S. (1976c). Ps-escrito. (J. Salomo, Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas (Vol. 20, pp. 209283). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1927). Freud, S. (2004). Pulses e destinos da pulso. (L. A. Hanns, Trad.), Obras psicolgicas de Sigmund Freud (1911-1915). Volume I: Escritos sobre a psicologia do inconsciente (Vol. 1, pp. 145-173). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1915).

Imbriano, A. (2008). El Drang ms all del modelo neorofisiolgico. Psicoanlisis e el Hospital, 17(33), p. 181-185. Kandel, E. R. (1999). Biology and the future of psychoanalysis: a new intellectual framework for psychiatry revisited. The American Journal of Psychiatry, 156, 505-524. Kaplan-Solms, K. & Solms, M. (2004). O que a neuro-psicanlise: a real e difcil articulao entre a neurocincia e a psicanlise. So Paulo: Terceira Margem. Kaplan-Solms, K. & Solms, M. (2005). Estudos clnicos em neuropsicanlise. So Paulo: Lemos Editorial. Kernberg, O. (2006). The pressing need to increase research in and on psychoanalysis. International Journal of Psychoanalysis, 87(4) 919926. Lacan, J. (1979). Desmontagem da pulso. (M. D. Magno, Trad.). O Seminrio, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanlise. (pp. 153-164). Rio de Janeiro: Zahar. (Originalmente publicado em 1964). Lacan, J. (1981). Sminaire, 1961-1962. 1, Lidentification. Paris : ditions du Piranha. Lacan, J. (1993). Subversin del sujeto y la dialctica del inconsciente freudiano. (T. Segovia, Trad.), In Escritos II (17a. ed., pp. 773807). Mxico: Siglo Veintiuno ed. (Originalmente publicado em 1960). Miller, J.-A. (1987). Percurso de Lacan: uma introduo. Rio de Janeiro: J. Zahar. Olds, D. & Cooper, A. M. (1997). Dialogue with other sciences: opportunities for mutual gain. International Journal of Psychoanalysis, 78(2), 219-225. Ortega, F. (2006). O corpo transparente: visualizao mdica e cultura popular no sculo XX. Histria, cincias, sade - Maguinhos, 13 (Supl.), 89-107. Solms, M. (2007). Sigmund Freud hoy. Revista Psicoanlisis, 5, 115119. Soussumi, Y. (2003). Uma experincia prtica de psicanlise fundamentada pela neuro-psicanlise. Revista Brasileira de Psicanlise, 37(2/3), 573-596. Winnicott, D. W. (1988). Distoro do ego em termos de falso e verdadeiro self. (I. C. S. Ortiz, Trad.), O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (2a. ed., pp. 128-139). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Originalmente publicado em 1960). Winograd, M. (2004). Matria pensante a fertilidade do encontro entre psicanlise e neurocincia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 56(1/2), 24-38. Winograd, M. (2005). Psicanlise e Neurocincia: condies para o debate. Anais do CONPSI. Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 4, Salvador, Ba.

Recebido em 09/07/2009 Aceito em 31/08/2010

Endereo para correspondncia:

Marcia Moraes Davidovich. Rua Mrio Pederneiras 10/117, Humait, CEP: 22261-020, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. E-mail: madovic@attglobal.net.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 4, p. 801-809, out./dez. 2010

Vous aimerez peut-être aussi