Vous êtes sur la page 1sur 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA FEIS DEPARTAMENTO DE ENGEHARIA ELTRICA DEE

CONTEDO:
INTRODUO: ELETRICIDADE - PERIGO INVISVEL ........ PRINCPIOS DA ELETRICIDADE .......................................... II.1 CHOQUE ELTRICO ........................................................ III. EFEITOS FSICOS DA CORRENTE ELTRICA ................... III.1 Efeitos da Tenso ............................................................ III.2 Efeitos da Corrente .......................................................... III.3 Efeitos da Resistncia do Corpo ...................................... III.4 Efeitos da Frequncia da Fonte .................................... III.5 Efeitos da Durao do Choque ........................................ IV. TIPOS COMUNS DE CHOQUES ........................................... V. PRIMEIROS SOCORROS S VTIMAS DE CHOQUE ......... V.1 - Tcnicas de Reanimao ............................................... VI. NORMAS DE SEGURANA NO LABORATRIO ............... VI.1 Nveis de Risco ................................................................ VI.2 Laboratrios com Mquinas Girantes,transformadores e acionamentos .................................................................... VI.3 Proteo contra Incndio.................................................. BIBLIOGRAFIA ................................................................................... I. II.

SEGURANA EM ELETRICIDADE: NORMAS DE CONDUTA EM EXPERIMENTOS COM RISCO POTENCIAL DE ACIDENTE


Segunda edio Revista e atualizada
LABORATRIO DE ENSINO DO DEE COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES CIPA

Ilha Solteira, fevereiro de 2006

I. INTRODUO: ELETRICIDADE - PERIGO INVISVEL


A eletricidade vital na vida moderna. desnecessrio ressaltar a sua importncia, quer proporcionando conforto aos nossos lares, quer atuando como insumo nos diversos segmentos da economia. Por outro lado, o uso da eletricidade exige do consumidor e/ou profissional da rea algumas precaues em virtude do risco que potencialmente pode representar. Muitos desconhecem ou negligenciam esse risco. O perigo eltrico invisvel, a ameaa no percebida e os usurios no pensaro na sua segurana ou de terceiros, a menos que sejam conscientizados (ou lembrados) sobre a origem do risco. As normas de segurana estabelecem que as pessoas devem ser informadas sobre os riscos a que se expem, assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurana aplicveis [1]. Este material de divulgao foi elaborado pelos professores e tcnicos do Laboratrio de Ensino do DEE, em conjunto com a CIPA, e tem por objetivos informar, principalmente, aos alunos dos primeiros anos do curso, os fundamentos da segurana em eletricidade. Segundo consulta encaminhada Assessoria Jurdica da UNESP (Ofcio GD 372/01 de 11/12/01), informa-se que: em ocorrendo acidente com discente necessrio verificar-se, de quem foi a culpa, se do prprio aluno, que no observou bem os procedimentos corretos que lhe foram indicados, ou do professor, que no deu orientao devida durante as aulas. E segue uma complementao: em princpio, caso ocorra um acidente, a Universidade responder diretamente/objetivamente pela reparao dos danos que seu servidor, nessa qualidade, causar a terceiros (aos alunos), exceto se houver culpa exclusiva do terceiro. Desta forma, neste texto pretende-se essencialmente discutir com os alunos os tpicos apresentados na Tabela I.1.

Tabela I.1 Objetivos deste manual


Informar aos alunos e funcionrios do laboratrio de ensino do DEE, mediante conscientizao, sobre a importncia da Segurana no Manuseio da Eletricidade; Conscientizar quanto ao cumprimento das medidas prevencionistas para reduzir, eliminar e/ou neutralizar os riscos de acidentes existentes; Capacitar para identificao, reconhecimento e comunicao das condies de riscos e atos inseguros no ambiente de trabalho; Contribuir para a incorporao de padro atitudinal favorvel melhoria da qualidade de ensino, aumento da produtividade e eliminao de acidentes.

II. PRINCPIOS BSICOS DA ELETRICIDADE


Um circuito eltrico se caracteriza por uma diferena de potencial ou tenso, uma intensidade de corrente eltrica e pela resistncia (ou impedncia) de seus elementos. Assim, quando uma tenso eltrica aplicada diretamente sobre o corpo humano, forma-se um circuito eltrico, ocorrendo a circulao de uma corrente de acordo com o valor da sua resistncia eltrica. A tenso medida em volts (V) e, quanto maior o seu valor, maior ser a quantidade de corrente eltrica passando atravs corpo; A intensidade de corrente medida em ampres (A), e definida como a quantidade de eletricidade que passa por um condutor em 1 segundo; A resistncia eltrica medida em ohms (). A resistncia se ope passagem da corrente e, quanto maior a resistncia, menor ser a facilidade de passagem da corrente. II.1 O CHOQUE ELTRICO A reao do organismo passagem da corrente eltrica pelo corpo caracterizada como choque eltrico. Sendo o corpo humano condutor (baixa resistncia corrente eltrica), o contato parcial ou total com um objeto energizado fecha o circuito, passando a circular a corrente pelo corpo. A figura II.1 ilustra esse circuito.

FASE R TERRA
Figura II.1 Circuito eltrico formado durante um choque eltrico. a) Circuito real. b) Circuito eltrico equivalente.

quase que exclusivamente devida camada externa da pele, que constituda de clulas mortas. Quando a pele est seca, a resistncia maior, porm, quando ela se encontra mida (condio mais facilmente encontrada na prtica), a resistncia eltrica do corpo decai sensivelmente [2]. Os msculos do corpo agem sob a ao de impulsos eltricos emitidos pelo crebro atravs dos neurnios (nervos) at s fibras musculares do tecido, onde elas criam um potencial eletroqumico provocando a contrao (movimentao) muscular. A corrente eltrica, ao passar pelo corpo humano, causa alteraes nos impulsos eltricos prprios do nosso corpo (por conseguinte, afetando o funcionamento de todos os msculos, inclusive do corao e dos msculos respiratrios) e causa um aquecimento nos tecidos, levando a queimaduras. O msculo do corao se movimenta sob a ao de tais impulsos eltricos, originados no prprio corao. Durante um choque eltrico a corrente provoca o aparecimento de um potencial eletroqumico que produz a contrao muscular fora de ritmo. A condio irregular onde o corao no bombeia mais sangue, tal como na fibrilao ventricular ou na assstole cardaca, denominada de parada cardaca [3]. A seguir, so apresentados alguns dados gerais sobre choques eltricos: Mais de 1000 pessoas morrem por ano nos EUA devido a corrente eltrica, e outros tantos milhares sofrem devidos aos ferimentos; A maioria das mortes ocorrem em tenses domiciliares e baixas correntes; O fluxo de corrente pelo corpo pode causar queimaduras graves e paradas cardacas; O crebro e o corao so os rgos mais sensveis; Para correntes inferiores a 10 mA no nvel da pele, a pessoa sente um mero formigamento; Para correntes superiores a 10 mA, a pessoa cola no circuito e no consegue se soltar;

O que torna a eletricidade mais perigosa do que outros riscos fsicos como, por exemplo, o calor, o frio e o rudo que ela s percebida pelo organismo tarde demais, quando o mesmo j se encontra sob sua ao. importante alertar que os riscos do choque eltrico e os seus efeitos esto diretamente relacionados aos valores das tenses da instalao. Ressalta-se, ainda, que altas tenses costumam provocar grandes leses. Por um outro lado, existem mais pessoas expostas baixa tenso do que s altas tenses e, que leigos, normalmente, no se expem s altas tenses. Assim, proporcionalmente, pode-se concluir que as baixas tenses so as mais perigosas. O valor a resistncia eltrica do corpo humano varia de indivduo para indivduo, e tambm varia em funo do trajeto percorrido pela corrente eltrica. De acordo com a Lei de Ohm, e com base no valor da resistncia do corpo humano, pode-se avaliar a intensidade da corrente eltrica produzida por um choque eltrico. Esse valor serve para inferir sobre os efeitos danosos provocados pela corrente eltrica em funo de sua intensidade. O corpo humano um condutor de eletricidade. A resistncia eltrica que o corpo humano oferece passagem da corrente eltrica

Para correntes entre 100 mA e 1 A a possibilidade de morte sbita muito alta; Acima de 1 A, o corao se contrai e o aquecimento interno significativo.

podem atirar a vtima para longe do perigo.

III.2 Efeitos da Corrente O limiar de percepo para um contato dos dedos com o condutor em 60 Hz de aproximadamente 0,2 mA. Resultados obtidos a partir da observao de mais de 1000 acidentes permitiram estabelecer os dados da Tabela III.1, onde as reaes fisiolgicas diante da circulao de diferentes intensidades de corrente foram divididas em 4 grupos:
Tabela III.1 Reaes fisiolgicas de acordo com as faixas de intensidades de corrente eltrica

III. EFEITOS FSICOS DA CORRENTE ELTRICA


Como resultado de um choque eltrico pode-se ter sensaes que envolvem desde um leve formigamento, contraes musculares dolorosas, leso muscular e at parada cardaca. A intensidade de um choque eltrico basicamente depende dos seguintes fatores: Nvel de tenso; Corrente fluindo atravs da pessoa; Resistncia do corpo humano; Freqncia da fonte eltrica; Durao do choque; Trajeto da corrente. III.1 Efeitos da Tenso Tenses elevadas normalmente representam choques com maiores riscos, por causa das intensas correntes ou energias envolvidas. Outro problema da alta tenso se deve a falhas de isolao e ruptura dieltrica, com a consequente formao de arco eltrico, dependendo da forma dos eletrodos, taxa de subida e polaridade da tenso. Estas correntes, por sua vez, podem causar queimaduras graves devido ao calor de arcos eltricos ou danos ao tecido devido ao elevado fluxo de cargas. Correntes elevadas (acima de 1 A) tendem a produzir assstole cardaca, em vez de fibrilao ventricular. Uma queda ou um golpe no peito pode reveter o batimento cardaco ao normal. Quanto maior a tenso maior ser a corrente; Por outro lado, sob altas tenses, contraes musculares violentas

Grupo

Reaes Incio de percepo de corrente at o estado em que no mais possvel largar o contato por si s. Ausncia de influncia sobre os batimentos cardacos Intensidade de corrente ainda suportvel. Elevao da presso sangunea, irregularidades cardacas, parada reversvel do corao. Acima de 50 mA, perde-se os sentidos. Perda de sentidos, fibrilao ventricular Elevao da presso sangunea, parada reversvel do corao, arritimias, flatulncia pulmonar e perda de sentidos.

Intensidade mA eficaz

At 25

2 3 4

25 a 80 80 a 3000 acima 3000

Em caso de baixas tenses, como 110/220 V, o bito normalmente pode ser atribudo fibrilao ventricular, a qual se encontra no grupo 3. Dependendo do tipo de contato eltrico estabelecido com o corpo humano e do nvel de corrente produzido pela tenso, o bito pode ocorrer sem que nenhuma marca de queimadura seja percebida; nem mesmo vestgios que pudessem evidenciar uma eletrocuo so percebidos durante a autpsia.

A fibrilao ventricular corresponde a uma contrao descoordenada e assncrona das fibras do msculo ventricular cardaco, em contraste sua contrao normal, coordenada e rtmica. O corao parece tremer em vez de pulsar. O uso de um desfribilador ventricular se faz necessrio nesta situao. Um nvel de corrente bastante crtico pode surgir justamente sob baixas tenses, correspondente a corrente de desprendimento (let-go current). Numa tal situao, a vtima pode ficar involuntariamente presa por seus prprios msculos ao condutor energizado, sem poder se descolar. A pessoa tenta lutar contra seus prprios msculos, enquanto sofre um doloroso choque. A mente funciona, porm, os msculos no podem ser controlados voluntariamente [3]. Correntes elevadas causam aquecimentos danosos aos tecidos; Uma corrente de 10 A passando direto atravs do corao pode causar parada cardaca. As fibras musculares batem fora de sincronismo e assim, no h bombeio de sangue; O aquecimento trmico dos tecidos aumenta com o quadrado da corrente (I2R) As tenses mais letais esto entre 100 e 400 Vac Elevadas o suficiente para causar fluxo de corrente significativo pelo corpo Podem causar forte contrao muscular sobre o equipamento energizado Os acidentados no conseguem se soltar da fonte de energia devido ao movimento involuntrio dos msculos; III.3 Efeitos da Resistncia do Corpo A resistncia eltrica entre membros do corpo humano pode variar ao longo de ampla faixa de valores quando a pele est intacta. Esta se deve sobretudo a camada externa da pele, constituda por clulas mortas, sendo elevada quando est seca (entre 10 k e 600 k) e diminuindo muito quando est mida (entre 500 e 1000 apenas). Tomando a resistncia de 1000 e uma tenso de 220V, como exemplo, deve

resultar numa corrente de 220 mA fluindo entre membros, caso situado no grupo 3. Isto significa perigo mortal de fibrilao ventricular. Outras partes do corpo podem ter resistncia bem inferior como, por exemplo, o peito que chega a ter apenas 100 . Em casos de acidentes com altas tenses, por exemplo, em 6 kV, resultaria numa corrente de 6 A, que situa-se no grupo 4. Mesmo assim, as chances de sobrevivncia neste caso so maiores que no grupo 3, dada a possibilidade de parada cardaca ser reversvel. A resistncia da palma da mo pode variar de 100 a 1 M; Nervos, artrias e msculos possuem baixas resistncias; Ossos, gorduras e tendes possuem resistncias elevadas; Atravs do peito de uma pessoa adulta, a resistncia mdia est em torno de 70 a 100 . III.4 Efeitos da Frequncia da Fonte O nvel de corrente para produzir fibrilao ventricular em C.C. (150 mA) 3 vezes maior que a necessria em C.A. na frequncia de 60 Hz (50 mA). Este valor no muda significativamente na faixa entre 15 e 100 Hz. Assim, efeitos da corrente eltrica em 50 ou 60 Hz so substancialmente os mesmos. A corrente de desprendimento no caso de mulheres menor que no caso de homens. As tabelas apresentadas a seguir foram levantadas a partir de um grupo de 50 indivduos saudveis, do sexo masculino e entre 19 e 39 anos de idade. Foram utilizados 2 eletrodos de lato com forma cilndrica com 90 cm2 de superfcie, nos quais os indivduos se agarravam. Os resultados evidenciam o quo danosa pode ser a corrente alternada (C.A.), relativamente a C.C. Para o caso de mulheres, os resultados so em geral 30% mais baixos que nos homens. Com corrente C.C. existe uma sensao severa de choque quando o circuito se fecha, porm, h pouca dor quando a corrente

estabelecida. No h o fenmeno de dificuldade de desprendimento do condutor para C.C.


Tabela III.1 Sensibilidade em C.C. Percurso mo-tronco-mo

Caimbra geral na musculatura dos braos at as axilas, largar ainda possvel

7,0

11

15

Sensaes

% de indivduos analisados Corrente eficaz em mA 5% 50% 95% 6 10 18 25 30 30 7 12 21 27 32 35 8 15 25 30 35 40

Ligeiro formigamento nas palmas das mos e nas pontas dos dedos Sensao de calor e formigamento mais forte nas mos; presso nos pulsos Forte presso; picadas nos pulsos e palmas das mos Formigamento nos antebraos, sensao mais forte de calor Dor de presso mais forte nos pulsos, formigamento chegando at os cotovelos Fortes dores de presso nos pulsos e dores agudas nas mos

Os nveis de corrente de fibrilao aumentam substancialmente acima de 100 Hz, sendo 5 vezes maior em 300 Hz e, aproximadamente, 15 vezes maior em 1 kHz, relativamente a 60 Hz. Entretanto, poder haver queimaduras pelo fato da corrente de alta frequncia circular pela parte externa do corpo. Correntes entre 50 e 60 Hz tm muito mais capacidade de causar fibrilao ventricular que correntes C.C.; Entre 50 e 60 Hz, os movimentos involuntrios dos msculos podem ser to severos que a pessoa no consegue se soltar da fonte de energia; No experimento acima descrito, 50% das mulheres no conseguiam se desprender com 10,5 mA, enquanto este valor sobe para 16 mA para 50% dos homens; A medida que a frequncia ultrapassa 500 Hz, aproximadamente, pouca energia passa atravs dos rgos internos. III.5 Efeitos da Durao do Choque O tempo de durao do choque eltrico exerce grande efeito sobre suas consequncias. Uma vez que o corao entra em fibrilao a circulao sangunea cessa, a inconscincia ocorre em menos de 10 segundos e danos irreversveis ao crebro comeam entre 4 e 6 minutos. Na situao onde a corrente to elevada que impede que o acidentado se solte do condutor (let-go current), o tempo de durao extremamente danoso. A medida que o tempo passa a resistncia de contato diminui devido a transpirao, dilaceramento da pele ou porque a pessoa agarra o condutor mais apertado, e assim, correntes cada vez mais letais atravessam o corpo. Se a pessoa no se soltar, o resultado final ser o bito. Quanto mais longa a durao, mais severo ser o aquecimento interno dos tecidos;

Tabela III.2 Sensibilidade em C.A. na frequncia de 50 Hz. Percurso mo-tronco-mo

Sensaes

% de indivduos analisados Corrente eficaz em mA 5% 50% 95% 0,7 1,0 1,5 1,2 2,0 2,5 3,2 5,2 6,2 6,6 1,7 3,0 3,5 4,4 7,2 8,2 8,9

Corrente perceptvel apenas nas palmas da mos Ligeiro formigamento nas palmas das mos como se estivessem dormentes Formigamento tambm perceptvel nos pulsos Leve vibrao nas mos; presso nos pulsos

2,0 Ligeira caimbra nos antebraos 3,2 As mos tornam-se rgidas e contradas, sensao de dores; largar ainda possvel Caimbra nos braos, mos insensveis, picadas em toda a superfcie dos braos 4,2 4,3

Entre110 e 240 Vac a pessoa torna-se incapaz de se soltar da fonte de energia. III.6 Efeitos do Percurso da Corrente

e/ou corao, A possibilidade de um resultado letal aumenta significativamente. A porcentagem de corrente que flui pelo corao chega a 10%.

IV. TIPOS MAIS COMUNS DE CHOQUES ELTRICOS


A condio de fibrilao ventricular normalmente provocada por um choque eltrico onde o percurso da corrente ocorre atravs do peito, tais como entre os dois braos ou entre um brao e uma perna. Choques onde o percurso da corrente acontece atravs do centro respiratrio podem ocasionar parada respiratria. O centro respiratrio se localiza na medula ssea, na base do crnio. Choques indo da cabea para pontos abaixo do pescoo, ou entre os dois braos, podem levar parada respiratria. A seguir, so exemplificadas algumas situaes de risco cujas consequncias dependem do percurso da corrente pelo corpo: O caso de um dos ps estar em contato com um condutor vivo, e o outro estar no terra, no to grave pois no h fluxo de corrente pelo corao. Pode ocorrer leso nos rgos abdominais. Quando uma das mos est em contato com um condutor energizado e os ps esto em contato com a terra, ocorre atuao da corrente eltrica sobre o diafragma (msculo respiratrio localizado entre o trax e o abdome). Trata-se de um percurso muito perigoso, onde a porcentagem de corrente que atinge o corao chega a 8%. Se o percurso ocorre entre as duas mos em contato com condutores sob tenso (fase e neutro), e atravessa o corpo, a corrente flui pelo trax e pode atingir centros nervosos que controlam a respirao, bem como o corao (com at 3% da corrente). Importante: Usar apenas uma das mos ao operar circuitos energizados ! Casos graves ocorrem no caso do tronco espinhal ser afetado, alterando-se o controle da respirao. Correntes entre 100 e 1000 mA so suficientes para induzir parada respiratria e/ou parada cardaca; Se a corrente flui da cabea, em contato com um condutor energizado, para os ps em contato com o terra, fatalmente atravessar o crebro Nas Figuras IV.1 e IV.2 so ilustradas algumas situaes comuns envolvendo choques eltricos devido a contatos com condutores energizados, entre fase e terra e entre fase e fase. No caso da Figura IV.2 b), no ocorreria choque eltrico pois as polaridades dos enrolamentos secundrios so opostas.

(a)

(b)
Figura IV.1 Choques eltricos para secundrios associados com polaridades aditivas. a) Contato entre fase e terra. b) Contato entre fases.

Lado da Alta Tenso

Carga

Resistncia do Cabo

Terminal de Neutro

(a)

(a)

Carga

(b) (b)
Figura IV.2- Casos de secundrios associados com polaridades opostas. a) Choques do tipo fase-terra. b) No ocorre choque eltrico. Figura IV.3 O problema de neutro e de terra. a) Fluxo de corrente pelos condutores com resistncias finitas. b) Choque ao estabelecer contato com a baixa tenso na carga.

Na Figura IV.3 discute-se o problema do condutor neutro e do fio terra. Quando o aterramento est localizado no incio do enrolamento secundrio, poder haver uma tenso considervel na carga, no lado da baixa tenso, uma vez que a resistncia do fio condutor no nula. Por exemplo, se esta resistncia for de apenas 1 , para uma tenso de secundrio igual a 100 V, haver uma tenso de V=RxI =100 x 1 = 100 V , conforme ilustra a Figura IV.3 b).

Na Figura IV.4 discute-se o problema do aterramento com o, objetivo de solucionar os problemas anteriores. Se o neutro, na posio da carga for aterrado, evita-se o perigo de choques eltricos no lado de baixa tenso na carga. Porm, a carcaa (chassis) do equipamento, normalmente conectada ao fio neutro, passa a ficar energizada. Na Figura IV.4 b), soluciona-se o problema anterior aterrando-se adequadamente a carcaa do equipamento.

Alta Tenso
Circuito Interno
Neutro (mesmo se aterrado)
Conduo direta ou indireta

recomenda condies mnimas para garantir a segurana das pessoas, e estabelece critrios para proteo contra os riscos de contato, incndio e exploso, dentre outros. Para acessar essas normas consulte o site: http://www.areaseg.com/nrindex/nr10.html

V. PRIMEIROS SOCORROS S VTIMAS DECHOQUE


As chances de salvamento da vtima de choque eltrico diminuem com o passar de alguns minutos. Pesquisas realizadas apresentam as chances de salvamento em funo do nmero de minutos decorridos do choque aparentemente mortal. Pela anlise da Tabela V.1 esperar a chegada da assistncia mdica para socorrer a vtima o mesmo que assumir a sua morte. Ento no se deve esperar. A soluo a aplicao de tcnicas de primeiros socorros por pessoa que esteja nas proximidades.
Tabela V.1 - Chances de Salvamento

(a)
Alta Tenso

Circuito Interno

Neutro

(b)
Figura IV.4 Aterramento de sistemas os sistemas. A) Aterrando-se o neutro. B) Aterramento da carcaa.

Tempo aps o choque p/ iniciar respirao Chances artificial vtima 1 minuto 2 minutos 3 minutos 4 minutos 5 minutos 6 minutos 8 minutos

de

reanimao

da

95 % 90 % 75 % 50 % 25 % 1,0 % 0,5 %

Quando se trata de medidas preventivas de choque eltrico torna se obrigatrio consultar 2 normas brasileiras [1]: a NBR 5410 e a NR 10. A NBR 5410, intitulada de "Instalaes Eltricas de Baixa Tenso", fixa condies de segurana nas instalaes com tenso at 1000 V em corrente alternada e de at 1500 V em corrente continua. J a norma regulamentadora NR-10 - Instalaes e Servios com Eletricidade,

O ser humano que esteja com parada respiratrio e cardaca passa a ter morte cerebral dentro de 4 minutos, por isso necessrio que o profissional que trabalha com eletricidade deve estar apto a prestar os primeiros socorros a acidentados, especialmente atravs de tcnicas de reanimao crdio-respiratria.

V.1 - TCNICAS DE REANIMAO


A respirao artificial empregada em todos os casos em que a respirao natural interrompida. Na maioria dos casos de acidente por choque eltrico, a MORTE apenas APARENTE, por isso, socorra a vtima rapidamente sem perda de tempo.

A. Mtodo de "Holger e Nielsen"


Este mtodo consiste em um conjunto de manobras mecnicas por meio das quais o ar, em ritmo certo e determinado, forado a entrar e sair alternadamente dos pulmes. As instrues gerais referentes aplicao desse mtodo so as seguintes : 1- Antes de tocar no corpo da vtima, procure livr-la da corrente eltrica, com a mxima segurana possvel e a mxima rapidez. Nunca use as mos ou qualquer objeto metlico ou molhado para interromper um circuito ou afastar um fio. 2- No mova a vtima mais do que o necessrio sua segurana. Antes de aplicar o mtodo, examine a vtima para verificar se respira; em caso negativo, inicie a respirao artificial. Quanto mais rapidamente for socorrida a vtima, maior ser a probabilidade de xito no salvamento. 3- Chame imediatamente um mdico e algum que possa auxili-lo nas demais tarefas, sem prejuzo da respirao artificial, bem como, para possibilitar o revezamento de operadores. No distraia sua ateno com outros auxlios suplementares que a vtima necessita. Enquanto estiver aplicando o mtodo, outras pessoas devem ocupar se deles. 4- Procure abrir e examinar a boca da vtima ao ser iniciada a respirao artificial, afim de retirar possveis objetos estranhos (dentadura, palito, alimentos, etc.), examine tambm narinas e garganta. Desaperte punhos, cinto, colarinho, ou quaisquer peas de roupas que por acaso apertem o pescoo, peito e abdmen da vtima. Desenrole a lngua caso esteja enrolada. Em caso de haver dificuldade em abrir a boca da vtima, no perca tempo, inicie o mtodo imediatamente e deixe essa tarefa a cargo de outra pessoa. 5- Agasalhe a vtima, a fim de aquec-la; outra pessoa deve cuidar dessa tarefa de modo a no prejudicar a aplicao da respirao artificial. No

faa qualquer interrupo, por mais breve que seja, na aplicao da respirao artificial. Mesmo no caso de se tornar necessrio o transporte da vtima a aplicao deve continuar. 6- O tempo de aplicao indeterminado, podendo atingir 5 horas ou mais. Enquanto houver calor no corpo da vtima e esta no apresentar rigidez cadavrica h possibilidade de salvamento. O revezamento de pessoas, durante a aplicao deve ser feito de modo a no alterar o ritmo da respirao artificial. 7- Ao ter reinicio a respirao natural, sintonize o ritmo da respirao artificial com a natural. Depois de recuperada a vtima, mantenha-a em repouso e agasalhada, no permitindo que se levante ou se sente, mesmo que para isso precise usar fora. No lhe d bebida, a fim de evitar que se engasgue. Aps a recuperao total da vtima, pode dar lhe ento caf ou ch quente. No aplique injeo alguma, at que a vtima respire normalmente. 8- Este procedimento aplica-se em qualquer caso de colapso respiratrio, como no caso de pessoas intoxicadas por gases venenosos ou que sofram afogamentos.

B. Mtodo da respirao artificial boca a boca


1. Deite a vtima da costas com os braos estendidos. 2. Restabelea a respirao: coloque a mo na nuca do acidentados e a outra na testa, incline a cabea da vtima para trs. 3. Com o polegar e o indicador aperte o nariz, para evitar a sada do ar. 4. Encha os pulmes de ar. 5. Cubra a boca da vtima com a sua boca, no deixando o ar sair. 6. Sopre at ver o peito se erguer. 7. Solte as narinas e afaste os seus lbios da boca da vtima para sair o ar. 8. Repita esta operao, na razo de 13 a 16 vezes por minuto. 9. Continue aplicando este mtodo at que a vtima respire por si mesma. 10. Aplicada a respirao artificial pelo espao aproximado de 1 minuto, sem que a vtima d sinais de vida, poder tratar se de um caso de parada cardaca.

C. Para verificar se houve parada cardaca, existem 2 processos : 1. Pressione levemente com as pontas dos dedos indicador e mdio a cartida, quase localizada no pescoo, junto ao pomo de Ado (gog). 2. Levante a plpebra de um dos olhos da vtima. Se a pupila (menina dos olhos) se contrair, sinal que o corao est funcionando, caso contrrio (se a pupila permanecer dilatada, isto , sem reao), sinal de que houve uma parada cardaca. D. Ocorrendo a Parada Cardaca:
Deve se aplicar sem perda de tempo, a respirao artificial e a massagem cardaca, conjugadas. 1. Esta massagem deve ser aplicada sobre o corao, que est localizado no centro do trax entre o externo e a coluna vertebral. 2. Colocar as 2 mos sobrepostas na metade inferior do externo. 3. Pressionar, com suficiente vigor, para fazer abaixar o centro do trax, de 3 a 4 cm. Somente uma parte da mo deve fazer presso, e os dedos devem ficar levantados do trax. 4. Repetir a operao: 15 massagens cardacas e 2 respiraes artificiais, at a chegada de um mdico.

Tabela VI.1 Nveis de risco no laboratrio do DEE

Nvel
I

Caractersticas
Risco mximo: tenso superior a 220V, corrente superior a 1A, grandes mquinas (Laboratrios de Materiais eltricos, Mquinas eltricas I e II, Converso de Energia, Acionamento de mquinas); Risco mdio: Tenso entre 50V a 220V, corrente at 1A, pequenas mquinas (Laboratrios de Medidas eltricas, Circuitos eltricos II, Eletrotcnica, Eletrnica industrial); Risco pequeno: tenses inferiores a 50V, pequenas correntes (at 1A) (Laboratrios de Eletrnica I, II e III, Circuitos digitais I e II, Instrumentao eletrnica I e II, Microprocessadores I e II, Processamento analgico de sinal, Princpios de comunicao).

II

III

VI.2 LABORATRIOS COM MQUINAS GIRANTES, TRANSFORMADORES E ACIONAMENTOS A. Cuidados com circuitos de mquinas eltricas e de converso de energia (Lab. Nvel I):
No altere as conexes das mquinas/transformadores e no solte ou conecte fios condutores das mquinas/transformadores ou dos instrumentos de medida quando os circuitos estiverem energizados, exceto sob instruo do professor ou tcnico responsvel. A abertura de um circuito indutivo pode provocar sobretenses de milhares de volts. Em circuitos de elevada corrente eltrica, certifique se os condutores e terminais so adequados e se os contatos eltricos esto bons. O cabelo comprido deve ficar amarrado, para se evitar que o mesmo entre em contato com partes energizadas (o cabelo humano condutor de eletricidade).

VI. NORMAS DE SEGURANA NO LABORATRIO


VI.1 NVEIS DE RISCO
Em reunio do Conselho do Departamento de Engenharia Eltrica, foram estabelecidos 3 nveis de risco para cada disciplina do laboratrio de ensino. A Tabela VI.1 apresenta esta classificao.

B. Cuidados com eixo mecnico (mquinas eltricas Lab. Nvel I):


Antes de ligar a mquina (no caso, a vazio), certifique-se de que o eixo est livre para executar o movimento de giro, Antes de ligar a mquina ( no caso, em carga), certifique-se de que a conexo mecnica esteja em condio segura (sem partes soltas, que podero ser arremessadas devido fora centrfuga),

D preferncia para utilizar camisas de mangas curtas, Qualquer tipo de improvisao no uso de suas ferramentas e dispositivos manuais, podem se tornar perigosos, se as mesmas forem utilizadas para outras finalidades diferentes daquelas a que se destinam. Por isso, certifique-se que est usando a ferramenta correta. Por exemplo, no use alicate como martelo ou como chave fixa, chave-de-fenda como alavanca, etc. Mangas de camisa, correntes e outros objetos que podem prender-se aos eixos girantes devem ser motivo de ateno, O cabelo comprido deve ficar amarrado, para se evitar que o mesmo fique preso em algum dispositivo em movimento, acarretando gravssimos acidentes. Nunca tente segurar eixo em rotao e cuidado com efeito estroboscpico (sensao de que eixo est parado devido frequncia da luminosidade), Em equipe, o aluno responsvel pela energizao do circuito/motor deve alertar todos os companheiros, momentos antes em que pretenda energiz-lo. Correntes ou objetos pendentes no pescoo ou no pulso devem ser evitados (ou motivo de maior cuidado).

E. Conduta pessoal (Todos os nveis):


A cortesia, o respeito e a colaborao aos colegas de trabalho, contribuem para o bom andamento do servio e preveno de acidentes. As brincadeiras, durante o trabalho, so muito perigosas, pois podem provocar acidentes graves.alm de brigas e discusses entre os colegas. Portanto, como regra geral, deve-se evitar qualquer tipo de brincadeira em sala de aula. A organizao das bancadas e das montagens dos circuitos de grande importncia na preveno de acidentes. Tambm no se deve ingerir bebidas alcolicas, antes e durante a jornada de trabalho, pois altera os seus reflexos, predispondo-o a acidentes.

C. Cuidados com circuitos de comandos e acionamento (Lab. Nvel I):


Faa as conexes eltricas dos circuitos com o painel de alimentao desligado, Para circuitos de comando, ao terminar, energize primeiro o circuito de comando e, com o circuito de fora desligado, verifique se a lgica pretendida est de fato sendo executada, Conexes com ampermetros e osciloscpio devem ser motivo de grande ateno,

VI.3 Proteo contra Incndio


Em equipe, o aluno responsvel pela energizao do circuito/motor deve alertar todos os companheiros momentos antes em que pretenda energiz-lo, Todos os alunos da equipe devem conferir com muita ateno as conexes eltricas dos circuitos.

O fogo sempre comea em pequenos focos. Diante deste fato, importante que algumas regras bsicas sejam observadas para evitar grandes catstrofes: a) Avise o tcnico ou professor imediatamente; b) Procure impedir a propagao do fogo, combatendo as chamas no estgio inicial; c) Utilize o equipamento adequado de combate ao fogo; d) No hesite em usar o extintor, seguindo as instrues que ele traz; e) Nunca utilize gua ou espuma em material eltrico.

D. Vestimentas (Lab. Nvel I):


Sempre deve-se comparecer calado com sapato ou tnis (nunca descalo ou de chinelos),

BIBLIOGRAFIA
[1] NBR 5410, Norma regulamentadora: "Instalaes Eltricas de Baixa Tenso", e NR-10, Norma regulamentadora: Instalaes e Servios com Eletricidade, in http://www.areaseg.com/nrindex/nr10.html [2] Ramos, M.C.G., Segurana Eltrica Industrial, Apostila, Fac. Eng. Da Universidade de Mogi das Cruzes. [3] Berstein, T., Electrical Schock Hazards and Safety Standards, IEEE Transactions on Education, vol.34, no.3, pp.216-222, Aug. 1991.

Lembretes de Segurana:
Pense em segurana sempre que a tenso ultrapassar 12 V; No opere circuitos energizados; Use sapatos com sola isolante (quando a eletricidade esttica no for problema); Em situaes inevitveis, use apenas uma mo ao operar em circuitos energizados (recomenda-se, novamente: no operar circuitos energizados); Aprenda primeiros socorros; Evite trabalhar sozinho; Adquira o hbito e a conscincia de trabalhar com a mxima segurana em qualquer local onde se encontre; Todas as regras de segurana devem ser lidas, entendidas e obedecidas; Adquira o hbito de ficar atento, para qualquer anormalidade que encontre em sala de aula; Quando tiver qualquer dvida sobre a execuo do seu trabalho com segurana, procure o professor ou tcnico de laboratrio.

Vous aimerez peut-être aussi