Vous êtes sur la page 1sur 13

DIREITO PREVIDENCIRIO 1-Servio social A Constituio Federal de 1988 em seu artigo 194 caput define o que seja seguridade

social nestes termos:


A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

O conceito de seguridade social pode ser definido como uma rede protetiva que formada no s pelo Estado como tambm por particulares em que todos contribuem, e que visa em prover o sustento de pessoas carentes, proporcionando um mnimo de dignidade a essas pessoas. O Estado tem a obrigao de intervir na seguridade social por meio de ao direta ou controle e deve atender a toda e qualquer demanda que vise o bem estar da pessoa humana. A seguridade social o meio para que se possa atingir a justia que o fim da ordem social. A justia social o objetivo do desenvolvimento nacional impondo que a riqueza nacional seja distribuda de forma a beneficiar toda a populao, requerendo do Poder Pblico como tambm da sociedade a distribuio de benefcios sociais baseados na seletividade e distributividade fazendo com isto que se tenha uma diretriz de valores baseados na interpretao e aplicao da normatizao protetiva. O Servio Social visa prestar ao beneficirio orientao e apoio nos problemas pessoais e familiares e melhoria da sua inter-relao com a Previdncia Social, inclusive por meio de obteno de outros recursos sociais da comunidade, alm da celebrao de convnios, acordos e credenciamento. O servio social prestado aos beneficirios tendo por objetivo esclarec-los de seus direitos sociais e os meios de exerc-los. Tem tambm por objetivo facilitar o acesso aos benefcios e aos servios do sistema.

A ao profissional est voltada para prestao de informao, acesso documentao para habilitao de benefcios, concesso e recursos materiais, encaminhamento a recursos sociais e atendimento ao alcoolismo. O recurso emergencial concedido desde que se apresente uma situao social de risco. O servio social visa prestar: I- Orientao e apoio no que concerne soluo de problemas pessoais e familiares; II- Orientao em busca da melhoria de sua relao com a previdncia social e; III- Esclarecimento de direito sociais e meios de exerc-los. O servio social ter como diretriz a participao do beneficirio na implantao e no fortalecimento da poltica previdenciria. Cabe ao servio social a elaborao de parecer socioeconmico para suprir a falta de documentos necessrios prova de dependncia econmica. Ser dada prioridade de atendimento a segurados em benefcio por incapacidade temporria, e ateno especial aos aposentados e pensionistas. O INSS, para dar efetividade s medidas de assistncia social, poder firmar convnios, acordos, contratos com empresas. O servio social prestar assessoramento tcnico aos estados, distrito federal e municpios na elaborao de suas respectivas propostas de trabalho relacionadas com a previdncia social.

2- Habilitao e reabilitao profissional

Visa proporcionar aos beneficirios, incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, em carter obrigatrio, independentemente de carncia, e s pessoas portadoras de deficincias, os meios indicados para proporcionar o reingresso no mercado de trabalho e no contexto em que visem. Portanto, podem utilizar este servio os segurados (reabilitao profissional), os dependentes (habilitao) e os portadores de deficincia (habilitao). A habilitao profissional difere da reabilitao por ser aquela um servio que visa inserir a pessoa pela primeira vez no mercado de trabalho, enquanto a reabilitao visa reintroduo no mercado de trabalho de trabalhador aleijado. Quando o servio tiver por usurio segurado ou dependente, ter natureza de prestao previdenciria, por ser seguro social mantido mediante contribuio dos que o fruem. Tratando-se, no entanto, de prestao a deficiente, tem natureza de servio de assistncia social, devido falta de carter retributivo. O artigo 90 da lei n 8.213/91, no determinando prioridades, dispe que o servio devido em carter obrigatrio aos segurados e, na medida das possibilidades, a seus dependentes, cabendo ao INSS sua manuteno. Discrimina, no obstante, que as pessoas portadoras de deficincias sero atendidas mediante celebrao de convnio, bem como a concesso de recursos materiais para fornecimento de prtese e rtese para estes ficar condicionada, tambm, celebrao de convenio. O artigos 88 a 93 da lei estabelece o que compete ao servio social bem como a habilitao e reabilitao de seus beneficiados, neste sentido estabelece:
Art. 88. Compete ao Servio Social esclarecer junto aos beneficirios seus direitos sociais e os meios de exerc-los e estabelecer conjuntamente com eles o processo de soluo dos problemas que emergirem da sua relao com

a Previdncia Social, tanto no mbito interno da instituio como na dinmica da sociedade. 1 Ser dada prioridade aos segurados em benefcio por incapacidade temporria e ateno especial aos aposentados e pensionistas. 2 Para assegurar o efetivo atendimento dos usurios sero utilizadas interveno tcnica, assistncia de natureza jurdica, ajuda material, recursos sociais, intercmbio com empresas e pesquisa social, inclusive mediante celebrao de convnios, acordos ou contratos. 3 O Servio Social ter como diretriz a participao do beneficirio na implementao e no fortalecimento da poltica previdenciria, em articulao com as associaes e entidades de classe. 4 O Servio Social, considerando a universalizao da Previdncia Social, prestar assessoramento tcnico aos Estados e Municpios na elaborao e implantao de suas propostas de trabalho. Art. 89. A habilitao e a reabilitao profissional e social devero proporcionar ao beneficirio incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e s pessoas portadoras de deficincia, os meios para a (re)educao e de (re)adaptao profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive. Pargrafo nico. A reabilitao profissional compreende: a) o fornecimento de aparelho de prtese, rtese e instrumentos de auxlio para locomoo quando a perda ou reduo da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessrios habilitao e reabilitao social e profissional; b) a reparao ou a substituio dos aparelhos mencionados no inciso anterior, desgastados pelo uso normal ou por ocorrncia estranha vontade do beneficirio; c) o transporte do acidentado do trabalho, quando necessrio. Art. 90. A prestao de que trata o artigo anterior devida em carter obrigatrio aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades do rgo da Previdncia Social, aos seus dependentes. Art. 91. Ser concedido, no caso de habilitao e reabilitao profissional, auxlio para tratamento ou exame fora do domiclio do beneficirio, conforme dispuser o Regulamento. Art. 92. Concludo o processo de habilitao ou reabilitao social e profissional, a Previdncia Social emitir certificado individual, indicando as atividades que podero ser exercidas pelo beneficirio, nada impedindo que este exera outra atividade para a qual se capacitar. Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo: I - at 200 empregados................................2%; II - de 201 a 500.........................................3%; III - de 501 a 1.000.....................................4%; IV - de 1.001 em diante. .............................5%.

1 A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, s poder ocorrer aps a contratao de substituto de condio semelhante. 2 O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social dever gerar estatsticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados.

3-Assistncia social

O art. 203 da Constituio Federal de 1988 estatui que: A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar. Portanto, quem no tem condies de por si s arcar com os custos, o Estado tm a obrigao de dar assistncia a elas, independentemente dela ter contribudo ou no com a previdncia, o requisito que a lei exige simplesmente a necessidade do assistido. A lei n 8.742/93 que trata da assistncia social traz a definio legal da seguridade social e estabelece que:
A assistncia social, direito do cidado e dever do Estado, poltica de seguridade social no-contributiva, que prov os mnimos sociais, realizada atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, para garantir o atendimento s necessidades bsicas.

Os objetivos da assistncia social so a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; o amparo s crianas e adolescentes carentes; a promoo da integrao ao mercado de trabalho; a habitao e a reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria e a garantia de 1 (um) salrio mnimo mensal a pessoa com deficincia e ao idoso que no tenha meios de prover a sua prpria subsistncia ou que tenha provida por sua famlia. O que a assistncia da seguridade se prope a fazer, preencher as lacunas deixadas pela previdncia social, j que est no extensiva a quem no contribui para o sistema, mas to somente ao contribuinte e seus dependentes. A assistncia social no compete previdncia social, pois est assegura apenas aos seus contribuintes cabendo ao Estado manter um segmento de assistncia social as pessoas que por alguma razo

no tenham contribudo para a prpria previdncia, por isso a assistncia social uma atividade complementar ao seguro social. O inciso XXV do art. 7 da Constituio Federal de 1988 traz outra regra de assistncia social que prev a assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at cinco anos de idade em creches e pr-escolas. Outras leis trazem outros conceitos de assistncia social, que so em resumo, bastante parecidos com o anterior, porm para melhor ilustrao do que assistncia social, recorremos ao conceito dado por Srgio Pinto MARTINS:

A assistncia social , portanto, um conjunto de princpios, de regras e instituies destinado a estabelecer uma poltica social aos hipossuficientes, por meio de atividades particulares e estatais, visando concesso de pequenos benefcios e servios, independentemente de contribuio por parte do prprio interessado. (MARTINS, 2006; p. 472)

Apesar de a Constituio Federal de 1988 no trazer um conceito de Assistncia Social, tratou do tema em seus artigos 203 e 204, nos quais assegura que ela ser prestada por meio de aes governamentais a quem dela necessitar, independentemente de sua contribuio Seguridade Social, sendo financiada com recursos do oramento de tal sistema, e organizada de forma descentralizada e com participao da populao. A lei 8.742/1993, tambm conhecida como Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS) e foi criada como forma de regulamentar o disposto nos artigos 203 e 204 da Constituio Federal de 1988, que dispe sobre os princpios, diretrizes, organizao e gesto, prestaes e financiamento da Assistncia Social. O principal ponto da LOAS a ser debatido o benefcio de Assistncia Continuada, previsto na Constituio de 1988 e regulamentado pela LOAS. A Constituio federal de 1988, que dedicou o Ttulo VIII ordem social e um captulo inteiro seguridade social da qual fazem parte a Sade, previdncia e assistncia social. Em 1990 os Ministrios da Previdncia e do Trabalho so novamente unificados, mas surge o Ministrio da Ao Social. Em 1993 foi promulgada a Lei Orgnica da Assistncia Social, Lei n 8742/93, conhecida como LOAS, que criou o benefcio assistencial de prestao continuada, extinguiu o Conselho Nacional do

Servio Social - CNSS e determinou a instalao do Conselho Nacional de assistncia Social

3.1 Princpios

So princpios da assistncia social: a) Supremacia do atendimento s necessidades sociais sobre as exigncias de rentabilidade econmica. Verifica-se que o que importa na assistncia social o atendimento s necessidades sociais; b) Universalizao dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatrio da ao assistencial alcanvel pelas demais polticas pblicas; c) Respeito dignidade do cidado, sua autonomia e ao seu direito a benefcios e servios de qualidade, bem como convenincia familiar e comunitria, vedando-se qualquer comprovao vexatria de necessidade; d) Igualdade de direito no acesso ao atendimento, sem descriminao de qualquer natureza, garantindo-se equivalncia s populaes vexatrias de necessidade; e) Divulgao ampla de benefcios, servios, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Pblico e dos critrios para sua concesso (art. 4 da lei 8.742/93). A assistncia social no tem caracterstica universal, pois no atinge a todos.

3.2 Diretrizes

Diretriz significa uma linha reguladora, um traado, um caminho a seguir. Envolve direo, rumo, sentido, uma conduta ou sentido a ser seguido, neste sentido o artigo 204 da Constituio Federal de 1988 estabelece:
Art. 204. As aes governamentais na rea da assistncia social sero realizadas com recursos do oramento da seguridade social, previstos no art. 195, alm de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: I - descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estaduais e municipais, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social; II - participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis.

E facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio incluso e promoo social at 0,5 de sua receita tributria lquida, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de: a) Despesas com pessoal e encargos sociais; b) Servio de dvida; c) Qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) A organizao da assistncia social tem como base as seguintes diretrizes, segundo o art. 5 da lei n 8.742/93
Artigo 5 - A organizao da assistncia social tem como base as seguintes diretrizes: I - descentralizao poltico-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, e comando nico das aes em cada esfera de governo; II - participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis; III - primazia da responsabilidade do Estado na conduo da poltica de assistncia social em cada esfera de governo.

3.2 Da Organizao e da Gesto

O artigo 6 da lei 8.742/93 disciplina a organizao e gesto e d outras providencias acerca do tema dissertado. Neste sentido estabelece:
Artigo 6 - As aes na rea de assistncia social so organizadas em sistema descentralizado e participativo, constitudo pelas entidades e organizaes de assistncia social abrangidas por esta lei, que articule meios, esforos e recursos, e por um conjunto de instncias deliberativas compostas pelos diversos setores envolvidos na rea. Pargrafo nico - A instncia coordenadora da Poltica Nacional de Assistncia Social o Ministrio do Bem-Estar Social.

No mbito das entidades e organizaes de assistncia social, as aes observaro as normas expedidas pelo Conselho Nacional de Assistncia Social. O artigo 8 ao 17 da lei 8.742/93 estabelece a organizao e gesto, estabelecendo: Artigo 8 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, observados os princpios e diretrizes estabelecidos nesta Lei, fixaro suas respectivas Polticas de Assistncia Social.
Artigo 9 - O funcionamento das entidades e organizaes de assistncia social depende de prvia inscrio no respectivo Conselho Municipal de Assistncia social, ou no Conselho de Assistncia Social do Distrito Federal, conforme o caso.

1 - A regulamentao desta lei definir os critrios de inscrio e funcionamento das entidades com atuao em mais de um municpio no mesmo Estado, ou em mais de um Estado ou Distrito Federal. 2 - Cabe ao Conselho Municipal de Assistncia Social e ao Conselho de Assistncia Social do Distrito Federal a fiscalizao das entidades referidas no caput na forma prevista em lei ou regulamento. 3 - A inscrio da entidade no Conselho Municipal de Assistncia Social, ou no Conselho de Assistncia Social do Distrito Federal, condio essencial para o encaminhamento de pedido de registro e de certificado de entidade de fins filantrpicos junto ao Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS). 4 - As entidades e organizaes de assistncia social podem, para defesa de seus direitos referentes inscrio e ao funcionamento, recorrer aos Conselhos nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal. Artigo 10 - A Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal podem celebrar convnios com entidades e organizaes de assistncia social, em conformidade com os Planos aprovados pelos respectivos Conselhos. Artigo 11 - As aes das trs esferas de governo na rea de assistncia social realizam-se de forma articulada, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e execuo dos programas, em suas respectivas esferas, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. Artigo 12 - Compete Unio: I - responder pela concesso e manuteno dos benefcios de prestao continuada definidos no artigo 203 da Constituio Federal; II - apoiar tcnica e financeiramente os servios, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em mbito nacional; III - atender, em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, s aes assistenciais de carter de emergncia. Artigo 13 - Compete aos Estados: I - destinar recursos financeiros aos Municpios, a ttulo de participao no custeio do pagamento dos auxlios natalidade e funeral, mediante critrios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistncia Social; II - apoiar tcnica e financeiramente os servios, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em mbito regional ou local; III - atender, em conjunto com os Municpios, s aes assistenciais de carter de emergncia; IV - estimular e apoiar tcnica e financeiramente as associaes e consrcios municipais na prestao de servios de assistncia social; V - prestar os servios assistenciais cujos custos ou ausncia de demanda municipal justifiquem uma rede regional de servios, desconcentrada, no mbito do respectivo Estado. Artigo 14 - Compete ao Distrito Federal: I - destinar recursos financeiros para o custeio do pagamento dos auxlios natalidade e funeral, mediante critrios estabelecidos pelo Conselho de Assistncia social do Distrito Federal; II - efetuar o pagamento dos auxlios natalidade e funeral; III - executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizaes da sociedade civil; IV - atender s aes assistenciais de carter de emergncia; V - prestar os servios assistenciais de que trata o artigo 23 desta Lei. Artigo 15 - Compete aos Municpios: I - destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos auxlios natalidade e funeral, mediante critrios estabelecidas pelos Conselhos Municipais de Assistncia Social; II - efetuar o pagamento dos auxlios natalidade e funeral; III - executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizaes da sociedade civil; IV - atender s aes assistenciais de carter de emergncia; V - prestar os servios assistenciais de que trata o artigo 23 desta Lei.

Artigo 16 - As instncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistncia social, de carter permanente e composio paritria entre governo e sociedade civil, so: I - o Conselho Nacional de Assistncia Social; II - os Conselhos Estaduais de Assistncia Social; III - o Conselho de Assistncia Social do Distrito Federal; IV - os Conselhos Municipais de Assistncia Social. Artigo 17 - Fica institudo o Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS), rgo superior de deliberao colegiada, vinculado estrutura do rgo da Administrao Pblica Federal responsvel pela coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social, cujos membros, nomeados pelo Presidente da Repblica, tm mandato de 2 (dois) anos, permitida uma nica reconduo por igual perodo. 1 - O Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) composto por 18 (dezoito) membros e respectivos suplentes, cujos nomes so indicados ao rgo da Administrao Pblica Federal responsvel pela coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social, de acordo com os critrios seguintes: I - 9 (nove) representantes governamentais, incluindo 1 (um) representante dos Estados e 1 (um) dos Municpios; II - 9 (nove) representantes da sociedade civil, dentre representantes dos usurios ou de organizaes de usurios, das entidades e organizaes de assistncia social e dos trabalhadores do setor, escolhidos em foro prprio sob fiscalizao do Ministrio Pblico Federal. 2 - O Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) presidido por um de seus integrantes, eleito dentre seus membros, para mandato de 1 (um) ano, permitida uma nica reconduo por igual perodo. 3 - O Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) contar com uma Secretaria Executiva, a qual ter sua estrutura disciplinada em ato do Poder Executivo. 4 - Os Conselhos de que tratam os incisos II, III e IV do artigo 16 devero ser institudos, respectivamente, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios, mediante lei especfica. Artigo 18 - Compete ao Conselho Nacional de Assistncia Social: I - aprovar a Poltica Nacional de Assistncia Social; II - normatizar as aes e regular a prestao de servios de natureza pblica e privada no campo da assistncia social; III - fixar normas para a concesso de registro e certificado de fins filantrpicos s entidades privadas prestadoras de servios e assessoramento de assistncia social; IV - conceder atestado de registro e certificado de entidades de fins filantrpicos, na forma do regulamento a ser fixado, observado o disposto no artigo 9 desta Lei; V - zelar pela efetivao do sistema descentralizado e participativo de assistncia social; VI - a partir da realizao da II Conferncia Nacional de Assistncia Social em 1997, convocar ordinariamente a cada quatro anos a Conferncia Nacional de Assistncia Social, que ter a atribuio de avaliar a situao da assistncia social e propor diretrizes para o aperfeioamento do sistema; (Redao dada pela Lei n. 9.720, de 30 de novembro de 1998) (Redao dada pela Lei n. 9.720, de 30 de novembro de 1998) VII - (Vetado) VIII - apreciar e aprovar a proposta oramentria da Assistncia Social a ser encaminhada pelo rgo da Administrao Pblica Federal responsvel pela coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social; IX - aprovar critrios de transferncia de recursos para os Estados, Municpios e Distrito Federal, considerando, para tanto, indicadores que informem sua regionalizao mais eqitativa, tais como: populao, renda per capita, mortalidade infantil e concentrao de renda, alm de disciplinar os procedimentos de repasse de recursos para as entidades e organizaes de

assistncia social, sem prejuzo das disposies da Lei de Diretrizes Oramentrias; X - acompanhar e avaliar a gesto dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos aprovados; XI - estabelecer diretrizes, apreciar e aprovar os programas anuais e plurianuais do Fundo Nacional de Assistncia Social (FNAS); XII - indicar o representante do Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) junto ao Conselho Nacional da Seguridade Social; XIII - elaborar e aprovar seu regimento interno; XIV - divulgar, no Dirio Oficial da Unio, todas as suas decises, bem como as contas do Fundo Nacional de Assistncia Social (FNAS) e os respectivos pareceres emitidos. Artigo 19 - Compete ao rgo da Administrao Pblica Federal responsvel pela coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social: I - coordenar e articular as aes no campo da assistncia social; II - propor ao Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) a Poltica nacional de Assistncia Social, suas normas gerais, bem como os critrios de prioridade e de elegibilidade, alm de padres de qualidade na prestao de benefcios, servios, programas e projetos; III - prover recursos para o pagamento dos benefcios de prestao continuada definidos nesta lei; IV - elaborar e encaminhar a proposta oramentria da assistncia social, em conjunto com as demais da Seguridade Social; V - propor os critrios de transferncia dos recursos de que trata esta Lei; VI - proceder transferncia dos recursos destinados assistncia social, na forma prevista nesta Lei; VII - encaminhar apreciao do Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) relatrios trimestrais e anuais de atividades e de realizao financeira dos recursos; VIII - prestar assessoramento tcnico aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municpios e s entidades e organizaes de assistncia social; IX - formular poltica para a qualificao sistemtica e continuada de recursos humanos no campo da assistncia social; X - desenvolver estudos e pesquisas para fundamentar as anlises de necessidades e formulao de proposies para a rea; XI - coordenar e manter atualizado o sistema de cadastro de entidades e organizaes de assistncia social, em articulao com os Estados, os Municpios e o Distrito Federal; XII - articular-se com os rgos responsveis pelas polticas de sade e previdncia social, bem como com os demais responsveis pelas polticas scio-econmicas setoriais, visando elevao do patamar mnimo de atendimento s necessidades bsicas; XIII - expedir os atos normativos necessrios gesto do Fundo Nacional de Assistncia Social (FNAS), de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS); XIV - elaborar e submeter ao Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) os programas anuais e plurianuais de aplicao dos recursos do Fundo Nacional de Assistncia Social (FNAS).

As entidades e organizaes de assistncia social que incorrerem em alguma irregularidade na aplicao dos recursos tero cancelado seu registro no CNAS, sem prejuzo das aes cveis e penais.

3.3 Do Benefcio de Prestao Continuada

O benefcio assistencial em comento devido; na forma de prestao continuada, cujo valor corresponde a um salrio mnimo; para idosos e deficientes, com o escopo de benefici-los, independentemente de contribuio para a Seguridade Social, desde que sejam considerados incapazes de sobreviver sem o auxlio do Estado, nos termos do artigo 20 da Lei Orgnica de Assistncia Social (lei 8.742/1993):
Art. 20. O benefcio de prestao continuada a garantia de um (um) salrio mnimo mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso com 70 (setenta) anos ou mais e que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. 1 o Para os efeitos do disposto no caput, entende-se como famlia o conjunto de pessoas elencadas no art. 16 da, desde que vivam sob o mesmo teto.

3.4 Custeio

O custeio da assistncia social ser realizado com recursos do oramento da seguridade social (art. 204 CF/88), como um encargo de toda sociedade, de forma direta ou indireta, nos termos da lei. O financiamento dos benefcios, servios, programas e projetos estabelecidos pela lei n 8.742/93 far-se- com os recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e das demais contribuies sociais previstas no art. 195 da Constituio Federal de 1988, alm daqueles que compem o FNAS. Para o repasse dos recursos decorrentes da lei n 8.742/93 aos Municpios, aos Estados e ao Distrito Federal, necessrio a efetiva instituio e o funcionamento do Conselho de Assistncia Social, de composio paritria entre governo e sociedade civil, do Fundo de Assistncia Social, com orientao e controle dos respectivos Conselhos de Assistncia Social, com orientao e controle dos respectivos Conselhos de Assistncia Social, alocados em seus respectivos Fundos de Assistncia Social.

3.4 Servios

Servios assistenciais so as atividades continuadas que visem melhoria de vida da populao e cujas aes, voltadas para as necessidades bsicas, observem os objetivos, princpios e diretrizes da Assistncia Social. Na organizao dos servios de Assistncia Social sero criados programas de amparo; I- s crianas e adolescentes em situao de riscos pessoal e social, em cumprimento ao disposto no art. 227 da Constituio Federal de 1988 e na lei n 8.060/90; II- s pessoas que vivem em situao de rua. Os servios de Assistncia Social so ainda prestados na maior parte pela Previdncia Social.

BIBLIOGRAFIA

IBRAHIM, Fbio Zambitte . Curso de direito previdencirio. Rio de Janeiro: Editora Impetus . MARTINS, Sergio Pinto. Direito da Seguridade Social . 24 ed. So Paulo: Editora Atlas S.A, 2007 TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito Previdencirio. 11 ed. Niteri, RJ: Editora Impetus, 2009

Vous aimerez peut-être aussi