Vous êtes sur la page 1sur 4

1)Mencione a classificao dos estudo da estabilidade segundo o tipo de perturbao e qual o foco de interesse de estudo de cada um deles. R.

.: Grandes perturbaes: a maior preocupao o ngulo e se o sistema permanecer operando aps a perturbao. Exemplo: curtos circuitos e perdas de grandes cargas. Pequenas perturbaes: analisa o comportamento devido a pequenas variaes de carga e gerao. Variaes lentas de carga: analisa o comportamento aps a alterao lenta e continua de carga (previso de carga)

2) O estudo de estabilidade de sistemas eltricos de potencia muito complexo devido grande dimenso dos sistemas, no linearidades, incertezas e coexistncia de dinmicas com escalas de tempo variadas com o objetivo de simplificar o problema de analise e modelagem, os engenheiros dividem e classificam os estudos de estabilidade segundo: (a) tempo de anlise, (b) as variveis de interesse e (c) o tipo de perturbao. Classifique o problema de anlise de estabilidade transitria neste contexto (isto , segundo o tempo, variveis de interesse e tipo de perturbaao) e indique qual a forma geral dos modelos matemticos utilizados para este tipo de estudo. R.: Grandes perturbaes: variveis de interesse: - ngulo: estabilidade transitria, 0-10s - tenso: estabilidade de tenso a grandes perturbaes, segundos-minutos - modulo: no-linear =f(x); 0=g(x), dinmicas lentas desprezadas. Variaao lenta de carga: variveis de interesse: - tenso: analise esttica de estabilidade e tenso, verifica o valor mximo de carga permitida, minutos-horas. - modulo: modelo quase esttico 0=f(x,y, ;)0=g(x,y, ;)lambda = nvel de carregamento. Pequena perturbao: variveis de interesse: - ngulo: analisa a estabilidade a pequenas perturbaes, pequenas variaes de carga e gerao - modulo: =A. x+B.y; y= C.x+D. y

3) A margem de estabilidade esttica maior ou menor que a margem de estabilidade transitria?(justifique) R.: Estabilidade esttica: pode ser definida como a potncia eltrica mxima do gerador em relao a sua nominal. Essa margem no varia. J a margem de estabilidade transitria fica sendo a relao entre a potncia eltrica no momento da perturbao (que varia conforme o tipo de falta) e a potencia nominal do gerador. Logo, sabendo a definio dos 2 casos, conclumos que a margem esttica maior que a transitria.

4) Enumere as consideraes feitas para analisar a estabilidade transitria pela analise clssica. 1- Em regime permanente 2- Em regime transitrio 3- A constante de tempo da rede dura 1-3 ciclos e a constante de tempo das variveis eletromecnicas em torno de 1s. Portanto, a rede no tem dinmica (despreza-se a resposta dinmica da rede). 4- O gerador modelado por uma fonte constante atrs de uma reatncia transitria (analise clssica). 5- A Pmec constante (regulador de velocidade).

Explique o critrio das reas iguais O critrio das reas iguais baseia-se nas equaes de Newton. Em um sistema formado por 2 mquinas ou uma mquina ligada a um barramento infinito. possvel analisar a estabilidade transitria do sistema baseado na equao de oscilao. Esse critrio proporciona uma excelente interpretao fsica dos fenmenos dinmicos envolvidos no problema de estabilidade transitria e embasada no conceito de energia do sistema. A mesma solucionada a partir de um mtodo integrativo, relacionando assim as reas que classificam o sistema, ou seja, A1 (delta GO->delta a) e A2 (delta a -> delta u) sendo que A1 A2 para ser estvel, ou seja, Pe>Pm.

LISTA 1 A) Mencione os principais controles na operao de um SEP e suas principais funes No controle primrio temos o controle de velocidade, feito o controle nas ps das turbinas que controlam o fluxo de agua. Temos aqui o controle da potencia ativa e a regulao da frequncia no gerador. O Controle Automtico de Gerao complementar regulao primaria, atua no deslocamento da referencia de velocidade dos geradores que participam da CAG. Os clculos dos erros de controle de reas e as aes de controle so definidos no centro de operaes do sistema. Existe ainda o controle de excitao temos a regulao do modulo da tenso e do fornecimento de reativos. B) Mencione os requisitos do controle e operao do SEP - Satisfazer o balano das potencia - Qualidade de energia. - Tornar o sistema ao ponto de operao original aps uma perturbao. - Gerar energia a mnimo custo C) Mencione as vantagens e desvantagens das interligaes. VANTAGENS: - Socorro mutuo entre os sistemas - Compra e venda de potencia, menor custo e melhor aproveitamento de potencial hidrolgico. - Menores reservas rotantes em horrio de pico DESVANTAGENS: - operao completa. - Correntes de curto-circuito so maiores - Riscos de bleacautes so maiores. D) O que estabilidade em sistemas de potencia. Podemos afirmar que estabilidade vem do conceito de que no se modifica. Deve ser estudado em pontos especficos. Em SEP a capacidade que o sistema entre um novo equilbrio aps uma perturbao com a maioria das variveis limitadas, tal que o sistema permanea intacto. E) Por que foi feita a classificao do estudo de estabilidade. Para podermos fazer uma anlise mais detalhada para cada caso, tratando-se de um SEP. F) O que estabilidade de ngulo e como classificado? Estabilidade de ngulo analisa se os geradores mantem o sincronismo. classificado como diviso segundo a anlise.

G) O que estabilidade de frequncia e estabilidade de tenso. Estabilidade de tenso analisa o perfil de tenso de transmisso. Estabilidade de frequncia analisa se a frequncia esta dentro dos seus limites aps uma grande perturbao que resulta em um significativo desbalanceamento de potencia H) Mencione as diferenas entre estabilidade transitria e estabilidade de pequenas perturbaes segundo: (a) tipo de perturbao b)modelagem) - Estabilidade transitria: Grandes perturbaes, estuda as dinmicas (de 0 a 10seg). Segue o modelo no-linear x=f(x) e g(x)=0. As dinmicas lentas so desprezadas. - Estabilidade de pequenas perturbaes analisa a estabilidade a pequenas perturbaes, pequenas variaes de carga e gerao. Modelo linear: x=A x+B y y=C x+D y I) Defina o que margem de estabilidade esttica e margem de estabilidade transitria. A margem de estabilidade esttica varia com a margem de estudo - a esttica varia de 0 a 10 seg. - a transitria varia de 0 a 5 seg

Vous aimerez peut-être aussi