Vous êtes sur la page 1sur 18

INTRODUO

- Mercado de aes gerador de lucros mbito mundial. - Caracterstica principal: oscilao dos preos (volatilidade). - No se trata de um investimento misterioso, mas sim de negcios que utilizam tcnicas. - Em cada transao o operador faz uma projeo dos preos, visando auferir lucros com o acrscimo ou decrscimo de preo de um ativo.

O QUE UMA AO?


- Ttulo de renda varivel, emitido por sociedades annimas e que representa a menor frao do capital da empresa. - Conversveis em dinheiro a qualquer tempo pela negociao na bolsa de valores. - Os preos das aes de maneira geral oscilam de acordo com a previso de crescimento ou de retorno de lucros da empresa.
Insider Profissional Fundamentalista

Investidor de longo prazo

PREO

Investidor de curto prazo

Tcnico Leigo

Especulador

- Negociadas em lotes (100, 1000, etc), podendo ser negociadas tambm em fraes menores (mercado fracionrio). - Normalmente uma ao conhecida pela sua sigla. Ex: PETR4, VALE5, GGBR4, BBAS3, USIM5, POMO4, etc, que indica a empresa e o tipo de ao (ordinria ON ou preferencial PN). o AES ORDINRIAS (ON): participao nos resultados da empresa e direito de voto em assemblias gerais. Menos lquidas. o AES PREFERENCIAIS (PN): prioridade no recebimento de dividendos e reembolso de capital no caso de dissoluo ou falncia. Mais lquidas. - De maneira geral, faz-se dinheiro na bolsa de valores comprando uma ao quando o preo est baixo e vendendo-a quando o preo est alto. - Alm de compra e venda simples, h outras formas de se negociar. Exemplo: aluguel de aes e vendas a descoberto (mtodos para ganhar com a queda do preo de um ativo), compra e venda de opes, mercado a termo, negociao de ndice / mini-ndice, commodities, etc. - Mercado acionrio suscetvel a vrias influncias (bolsas externas, poltica, fatos marcantes, etc). Mas os grficos refletem tudo, melhor ainda, muitas vezes antecipadamente. - Lidando com aes, existe um fato: para algum ganhar, algum tem que perder (jogo de soma zero). - Faltam as respostas para duas perguntas: QUANDO COMPRAR? QUANDO VENDER?

ESCOLAS DE ANLISE DE INVESTIMENTO


- ESCOLA FUNDAMENTALISTA avalia aes considerando basicamente as informaes contbeis (lucro, receita, faturamento, entre outras) e os indicadores da empresa (produo, investimentos em infra-estrutura, ampliao e recursos humanos). Utilizando-se de um mtodo de clculo denominado Fluxo de Caixa Descontado, os analistas determinam o chamado preo justo de uma ao. o Caractersticas: dificuldade p/ obter, analisar e interpretar as informaes (conhecimento), seriedade das anlises, tempo hbil da informao e seriedade das mesmas, dificuldade em se admitir as crises, custos mais elevados. Se bem realizada, a anlise d bons retornos. - ESCOLA TCNICA Concentra-se em estudar o comportamento dos preos das aes, interpretando os grficos. A base terica da Anlise Tcnica que a cotao das aes possui um padro de tendncias que se repetem. Considera tambm que os grficos refletem tudo. importante nessa avaliao a observao e a interpretao do histrico das cotaes. o Caractersticas: Dificuldade para interpretao (conhecimento), custos baixos, anlise de grande nmero de empresas, timing baixo.

ANLISE TCNICA
- o estudo do movimento do mercado, principalmente atravs do uso de grficos, com o propsito de prever a tendncia futura dos preos. (John J. Murphy) - Oriente: Munehisa Homma (1724 1803) Incio da utilizao de grficos candlestick no Japo. - Bolsa de arroz de Osaka 1654. A partir de 1710, passaram a ser negociados cupons de arroz ou cestas vazias, que no necessariamente significavam a posse do arroz fsico (primeiro mercado futuro). - Incio no ocidente: Charles Henry Dow (1851 1902) Lanou as bases da anlise tcnica. Associou-se com Edward Jones em 1882 e fundaram a Dow Jones & Company, divulgando em um informe financeiro cotaes e notcias sobre o mercado da bolsa de NY. Passou a utilizar em 1884 a mdia de preos de um grupo de aes para prever a tendncia de mercado como um todo. - Teoria de Dow: determina mudanas nos movimentos principais ou de longo prazo do mercado. Preocupa-se com a direo do movimento, no com sua durao ou amplitude. - Samuel A. Nelson: aps a morte de Dow, compilou tudo a respeito de sua teoria e lanou em livros a base da Teoria de Dow.

TEORIA DE DOW
1. 2. 3. 4. As mdias e os preos descontam tudo. H trs tipos de movimento: curto prazo, mdio prazo e longo prazo. As tendncias do mercado so divididas em: primria, secundria e terciria. O mercado de alta compe-se de trs fases: acumulao, alta e euforia. Ex: FJTA4.

Mercados altistas nascem do pessimismo, crescem no ceticismo, amadurecem no otimismo e morrem na euforia. Sir John Templeton 5. O mercado de baixa compe-se de trs fases: distribuio, baixa e pnico. Ex: EMBR3.

6. As mdias devem se confirmar. 7. O volume acompanha a tendncia (tendncia forte volume forte, tendncia fraca volume fraco). 8. Usar somente preos de fechamento. 9. Deve-se presumir que uma tendncia ser mantida at que se tenha uma sinalizao definitiva de sua reverso.

O GRFICO
- Principal ferramenta da anlise tcnica. Representao da atividade do preo de um ativo durante um perodo de tempo. - Grfico cartesiano, sendo a abscissa (x) o tempo e a ordenada (y) o preo. - Obs: em qualquer grfico, o preo mais importante o de FECHAMENTO. - Tipos de grficos:

GRFICO DE LINHA

o Representa somente o preo de fechamento de cada perodo. pouco utilizado. Ex: PCAR4. GRFICO DE BARRAS

o Era o nico grfico no mercado ocidental at a dcada de 90. Ex: VALE5. o Cada barra vertical representa um determinado perodo.

Mxima Abertura

Fechamento

Mnima

o Corpo da barra: oscilao do preo ocorrida no perodo (visualizao do preo mximo e mnimo). o Preo de abertura e fechamento expressos respectivamente esquerda e direita da barra por um trao horizontal. 4

GRFICO CANDLESTICK

o Existente no Japo desde o sculo XVIII. Foi introduzido no mercado ocidental na dcada de 90. Ex: VALE5. o Segue o raciocnio do de linha e o mais utilizado e mais eficiente. o Cada candle representa um determinado perodo, de acordo com o perfil do analista.
Mxima Fechamento Sombra superior Corpo do candle Abertura Mnima Sombra inferior Fechamento Mnima Mxima Abertura

o Preos mximos e mnimos normalmente representados pelas sombras superior e inferior. o Corpo do candle: indica o intervalo entre os preos de abertura e fechamento do perodo. Normalmente usa as cores branco x preto ou verde x vermelho. o Quando o fechamento mais alto do que a abertura, o corpo de cor positiva. Quando a abertura mais alta do que o fechamento, a cor negativa.

ESCALAS
- O grfico pode utilizar dois tipos de escala: o ESCALA ARITMTICA OU LINEAR: intervalos de preos iguais so representados com tamanhos iguais. Ex: de 1 para 2 = de 3 para 4. a que fica melhor pra visualizar as projees. o ESCALA LOGARTMICA OU SEMI-LOGARTMICA: tamanhos iguais representam porcentagens iguais. Ex: de 1 para 2 = de 2 para 4 (100%). Ex: VALE5.

Escala arirmtica

Escala logartmica

PERIODICIDADES
- Os grficos podem ter periodicidades distintas: - MENSAL - SEMANAL - DIRIA - INTRADIRIA

Grfico mensal PCAR4

Grfico semanal GOLL4

Grfico dirio BISA3

Grfico intradirio (15 min) ELET6

- Dependendo da estratgia de negociao (longo / mdio / curto / curtssimo prazo) cada periodicidade ser mais adequada. - Convm que seja analisado o grfico com a periodicidade da estratgia considerada e a imediatamente superior a esta. Ex: se vamos fazer uma operao de curto prazo, verificamos o grfico dirio e o semanal; se for de curtssimo prazo, verificamos o grfico intradirio e o dirio.

VOLUME
- O volume de negcios uma informao das mais importantes e estudado juntamente com a variao dos preos. Verifica-se a liquidez de um papel pelo volume negociado. Atravs da relao do volume com o preo e com as formaes grficas diversas, concluses podem ser tiradas visando projetar os preos. Ex: CSNA3.

SUPORTES E RESISTNCIAS
- SUPORTES so nveis de preo onde as compras so fortes o suficientes para interromper ou at reverter um processo de queda, gerando um ponto de retorno. Ex: GOLL4.

- RESISTNCIAS: o inverso dos suportes. As vendas so fortes e interrompem ou revertem uma alta. Ex: NATU3.

- Os nveis de suporte e resistncia so justificados pela memria do mercado, ou dos investidores, que mantm os nveis de preo em determinado ponto. - Quando o preo se alterna entre um suporte e uma resistncia cria-se uma CONGESTO. - Quanto mais longa for uma rea de suporte ou resistncia, maior ser sua fora. - Quanto maior a amplitude, maior a fora da congesto. - O volume confirma os nveis de suporte e resistncia. Volume forte nvel forte.

TENDNCIAS
- Os preos tm sempre uma inrcia, que chamamos de tendncia. Normalmente no h quebras abruptas na continuidade dos preos. - TENDNCIA DE ALTA: sucesso de topos e fundos ascendentes.

- TENDNCIA DE BAIXA: sucesso de topos e fundos descendentes.

- TENDNCIA LATERAL OU DE LADO: topos e fundos de mesmo nvel (congesto).

- PERIODICIDADES DAS TENDNCIAS CONFLITANTES: dentro das tendncias primria, secundria e terciria podemos visualizar diferentes movimentos (longo, mdio e curto prazo). Ex: CSNA3.

- LINHAS DE TENDNCIA: podem ser de ALTA ou de BAIXA. o LINHA DE TENDNCIA DE ALTA (LTA) a reta de suporte inclinada que mostra a subida dos preos, sendo direcionada para cima. o LINHA DE RETORNO: juntamente com a LTA ou LTB forma um canal, que pode ser de alta ou baixa. Ex: ALLL11.

o LINHA DE TENDNCIA DE BAIXA (LTB) a reta de resistncia inclinada para baixo. Ex: BISA3.

- Qual a importncia das tendncias? o Elas iro dizer, em linhas gerais, se hora de entrar, sair ou se manter no mercado. Desta forma consegue-se fazer o capital subir. - O bom investidor aproveita bem a tendncia corrente e sabe identificar corretamente os momentos de reverso. - Importante lembrar que teoricamente impossvel comprar na mnima e vender na mxima; s se consegue isso por acaso. - Para identificar melhor estes momentos de reverso h diversas ferramentas, que sero a tnica de nosso estudo. - Como aproveitar as tendncias? o O sinal dado quando a linha de tendncia rompida. Ex: BISA3.

o Aps o rompimento, a tendncia pode reverter de vez ou entrar em tendncia lateral antes disso. o Confirmar a mudana de tendncia com outro indicador.

ONDAS DE ELLIOT
- Ralph Nelson Elliot desenvolveu sua teoria das ondas na dcada de 30. Segundo ele, o movimento do preo sempre segue o seguinte padro: o A tendncia principal composta por cinco ondas (trs de alta e duas de baixa); o A correo da tendncia principal tem trs ondas. 10

5 4

b c

3 1 2

o Um ciclo completo , portanto, composto por oito ondas. o Esta estrutura existe na alta e na baixa.

FORMAES GRFICAS
- Ao registrar os preos, o grfico desenha diversas formaes que podem significar padres de continuidade ou reverso de uma tendncia. - A tendncia inercial dos preos normalmente no quebrada abruptamente, salvo em alguns casos de desdobramentos ou agrupamentos de aes ou ainda por GAPS (situao de descontinuidade dos preos). - No h frmula exata para identificao de figuras. O grfico nos induz a um raciocnio que tende a acontecer.

PADRES COM ALVOS DEFINIDOS


- TRINGULOS So reas de congesto de preos cujos limites convergem para a direita. Normalmente o volume de negcios cai. Ao se aproximar do vrtice, o preo rompe para um dos lados. o Projeo de preos: num tringulo, depois que um dos limites rompido, o preo projeta-se na direo do rompimento no mesmo valor da maior amplitude vertical do tringulo. o Os tringulos podem ser: Tringulo simtrico: lados com mesmo ngulo de inclinao. Ex: USIM5.

Tringulo ascendente: lado superior paralelo ao eixo X. Tringulo descendente: lado inferior paralelo ao eixo X. Ex: UOLL4.

11

- RETNGULOS So reas de congesto de preos bem delimitadas em suportes e resistncias. Reflete grande equilbrio no mercado entre as foras oponentes. Ex: SDIA4.

o Volume diminui durante a formao do retngulo. o Pode aparecer tambm como padro de reverso de tendncia. o Projeo de preos: pode-se estabelecer como objetivo mnimo aps o rompimento do suporte ou resistncia a projeo de sua amplitude de preos. - CUNHAS Flutuaes de preos que ocorrem dentro de linhas convergentes inclinadas na mesma direo, para cima ou para baixo. Rompimento geralmente ocorre na direo oposta cunha. Ex: FJTA4.

12

o Uma cunha inclinada para cima (cunha ascendente) baixista; para baixo (cunha descendente) altista. o Projeo de preos: amplitude a partir do incio da cunha at seu vrtice a partir do rompimento. - BANDEIRAS E FLMULAS So resistncias dentro de um canal de alta, aps uma subida/descida rpida dos preos (mastro). o As bandeiras e flmulas demoram de uma a trs semanas para se formar e o volume diminui durante a formao. o Projeo de preos: tamanho do mastro a partir do rompimento, ficando a bandeira ou flmula no meio do caminho. Ex: GGBR4.

Flmula e bandeira CNFB4 e BBAS13

PADRES DE REVERSO DE TENDNCIA


13

- OMBRO CABEA OMBRO (OCO) Formao grfica que indica que os preos perderam a fora da tendncia que seguiam, tendendo a mudar de rumo. o Em um OCO, mostra-se que a sucesso de topos / fundos foi interrompida, formando-se um topo/fundo no sentido contrrio, que o segundo ombro. o Projeo de preos: amplitude do topo da cabea at a linha de pescoo projetada a partir do rompimento da linha de pescoo d o objetivo mnimo. Ex: BOBR4.

- TOPOS E FUNDOS DUPLOS E TRIPLOS Formao grfica semelhante ao OCO, que indica perda na fora da tendncia corrente. o A subida / descida de preos se depara com um suporte/resistncia, indicando que o preo perdeu a fora que seguia, entrando em congesto (tendncia lateral) at reverter a tendncia. o modo natural da reverso de uma tendncia. o Projeo de preos: amplitude do vale entre os topos e fundos da formao projetada a partir do rompimento do canal d o objetivo mnimo. Ex: BRKM5.

- GAP: salto de preos; intervalo de valores onde no houve negociao de ativos. Ex: VAGV4.

14

Gaps

o Pode ser de quatro tipos: - Gap de rea - Gap de fuga (ou de perfurao ou de corte) - Gap de medida (ou continuao) - Gap de exausto

Gap de exausto Gap de fuga Gap de medida

Gap de fuga

resistncia Gap de rea suporte

o Pode ser difcil de se verificar o tipo de gap (medida ou exausto). o Contextualizar junto a outros indicadores. Importante entender o motivo e provveis consequncias de um gap. o Muitos analistas dizem que um gap sempre tende a ser fechado. - ILHA DE REVERSO Congesto pequena e compacta, isolada do movimento que leva sua formao por um gap de exausto e do movimento da direo oposta por um gap de fuga. No muito comum. o Projeo de preos: a ilha de reverso muda o movimento corrente no mesmo tamanho do movimento tercirio que o antecedeu.

15

Gap de exausto

Ilha de reverso Gap de fuga

Ilha de reverso TNLP4

TIPOS DE CANDLES
- DIAS LONGOS (LONG DAYS): forte movimento de preo da abertura at o fechamento. Indica alta volatilidade.

- MARUBOZU: expresso japonesa que significa careca. Candle sem sombras. Predomnio completo de foras compradoras (alta) ou vendedoras (baixa). Se acompanhar a tendncia vigente, deve-se esperar continuidade do movimento. Se contrrio, pode-se esperar que haja reverso do movimento.

- DIAS CURTOS (SHORT DAYS): equilbrio no mercado, indefinio. 16

- SPINNING TOPS (PEO GIRATRIO): equilbrio entre compradores e vendedores com forte oscilao de preos. Alta volatilidade e instabilidade.

- DOJI: Preos de abertura e fechamento iguais. Significa instabilidade no mercado; a massa est definindo para onde vai. Pode ser tipo star, tumba (gravestone) ou liblula (dragonfly).

- MARTELO E ENFORCADO: candles com corpos pequenos e sombras inferiores grandes (dobro do corpo). Se num fundo, chama-se martelo; se num topo, chama-se enforcado.

o Se o martelo for de alta e o enforcado for de baixa, h maior probabilidade de reverso. o Se o volume for alto, o significado maior. o Melhor aguardar a confirmao da mudana. - ESTRELA CADENTE E MARTELO INVERTIDO: inverso dos martelos e enforcados. Se num fundo, chama-se martelo invertido; se num topo, chama-se estrela cadente.

SINAIS DE REVERSO MOSTRADOS POR CANDLES COMBINADOS


- Candles combinados podem significar reverso de tendncia. - Obs: no significam reverso imediata. Um dia pode no significar nada. - Para que se considerem formaes de candles, necessrio que se entenda qual o significado de mercado e o novo impulso que estas formaes trazem. - So mais importantes para o curto prazo (swing-trade e day-trade). A longo prazo perdem sua importncia. 17

o ENGOLFO: Combinao de dois candles: um primeiro menor e um segundo que engole o anterior, revertendo a tendncia vigente. Preo abre em gap e reverte. Os dois candles so de cores diferentes.

Nos engolfos, o primeiro candle segue a tendncia corrente com um candle curto e o segundo a reverte com um candle longo. Se fagocita at as sombras do anterior, seu significado mais importante. Quanto maior a diferena entre os corpos, maior ser a tendncia de reverso. o NUVEM NEGRA (TOPO) E LINHA PENETRANTE ou PIERCING (FUNDO): So dois candles longos. O 1 dia segue a tendncia, o 2 dia abre com gap no sentido da tendncia e a reverte at mais da metade do corpo do 1 candle, indicando virada na dominncia do mercado, fechando o dia com corpo de cor oposta ao primeiro.

o HARAMI (MULHER GRVIDA): Combinao de dois candles que so o inverso dos engolfos; tambm reverte movimentos de alta ou de baixa. O primeiro candle maior e segue a tendncia; o segundo um candle curto e de cor oposta ao primeiro. O segundo candle pode ser um Doji.

o ESTRELAS: Combinao de 3 candles. O 1 longo, seguindo a tendncia; o 2 um candle curto em gap e o 3 de cor inversa do primeiro. Quando em um fundo, estrela da manh e quando num topo estrela da tarde.

VAMO QUE VAMO!

18

Vous aimerez peut-être aussi