Vous êtes sur la page 1sur 23

31/01/2012

Introduo a

Ferrovias
Prof. Guilherme Soldati Ferreira

UFJF Faculdade de Engenharia Dept. De Transportes e Geotecnia

Construo de Estradas I

ELEMENTOS DA VIA PERMANENTE FERROVIRIA A via permanente ferroviria pode ser definida como o sistema de sustentao e rolamento dos trens em circulao. Ela dividida em duas partes que so a superestrutura e a infraestrutura. A infraestrutura o conjunto de obras implantadas em uma faixa de terreno, destinadas ao estabelecimento e proteo do caminho de rolamento da via. A infraestrutura tem papel fundamental na estabilidade da via, pois sendo ela a base da ferrovia, toda a superestrutura a utiliza como apoio.

COMPONENTES DA INFRAESTRUTURA: Sistema de drenagem: equipamentos que visam promover o escoamento satisfatrio da gua proveniente das chuvas. Sees de terraplanagem: So compostas pelos cortes e aterros. Obras de arte especiais: So obras de grande porte que se prestam a auxiliar na transposio de alguns obstculos ao caminho da ferrovia. Obras de conteno: So responsveis pela proteo da plataforma ferroviria.

31/01/2012

31/01/2012

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA A superestrutura a parte da via permanente responsvel por receber as cargas dos veculos ferrovirios e transmiti-la para a infraestrutura. Ela composta por: Trilhos: So vigas contnuas de ao que tem como funes principais: guiar as rodas dos veculos ferrovirios, receber os carregamentos verticais, laterais e longitudinais aplicados pelas rodas, fornecer uma superfcie de rolamento, conduzir energia para circuitos de sinalizao e comportar-se como terra para circuitos eltricos de trao das locomotivas

por boleto, alma e patim como mostra a figura a seguir:

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA O trilho composto por boleto, alma e patim como mostra a figura a seguir:

BOLETO

ALMA PATIM

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA Dormentes: Os dormentes so vigas posicionadas transversalmente em relao ao trilho que tem como principais funes: transferir a carga recebida ao lastro, manter a bitola, restringir os movimentos do trilho e amortecer as vibraes. Os materiais empregados para confeco dos dormentes so madeira, concreto, ao e polmeros. As dimenses dos dormentes variam de acordo com a dimenso da bitola e o espaamento entre eles.

31/01/2012

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA Dormentes: concreto e madeira

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA Lastro: Material granular idealmente de 15 a 45 cm de espessura, que fica logo acima do solo. Suas funes principais so: distribuir ao solo os esforos, dar elasticidade via quando da passagem dos veculos, corrigir as irregularidades da infraestrutura formando uma superfcie uniforme para colocao dos dormentes, impedir o deslocamento dos dormentes e manter a superestrutura drenada. O material mais utilizado como lastro ferrovirio a pedra britada.

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA Lastro:

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA Lastro:

31/01/2012

COMPONENTES DA SUPERESTRUTURA Fixao: o componente da via permanente responsvel por fixar os trilhos aos dormentes e manter a bitola nas dimenses adequadas. Elas podem ser rgidas ou elsticas. A fixao elstica apresenta outra funo que a de amortecer as vibraes causadas pela passagem dos trens (vrios modelos). Os materiais que compe a fixao da via so grampos, placas de apoio, tirefonds, pregos entre outros.

31/01/2012

CARACTERSTICAS DOS ELEMENTOS DA VIA PERMANENTE Trilhos. So elementos da via permanente que guiam o veculo no trajeto e do sustentao ao mesmo. Funcionam como viga continua e transferem as solicitaes das rodas para os dormentes. Os trilhos so designados pelo peso (kg) aproximado que apresentam por metro linear. Exemplos: TR 39 (39 Kg/m), 45, 50, 57 e 68.

31/01/2012

Perfis
Perfil Vignole (mais utilizado):
Trilho de perfil do tipo Vignole TR 39

A geometria do perfil Vignole favorece a resistncia a flexo.


Relembrando que um maior momento de inrcia indica que a geometria da seo concentra a maior parte da massa do trilho nos pontos onde as tenses normais so maiores.

Perfis: Requisitos Boleto: deve ser possuir muita massa para que o desgaste no afete o momento de inrcia da seo. Alma: deve possuir altura suficiente para resistir flexo. Quanto maior a alma, maior a distncia do boleto e do patim com relao a linha neutra da seo (maior ser o momento de inrcia). Sabemos que quanto mais a massa do trilho estiver concentrada no boleto e no patim, mais resistente esse trilho ser flexo. Entretanto, deve-se conservar uma espessura mnima na alma capaz de garantir adequada resistncia e rigidez transversal.

Patim: No deve ser muito fino, garantindo que a alma continue perpendicular ao dormente durante solicitaes transversais. Se no possuir espessura adequada ao nvel de solicitao transversal, pode acumular deformaes permanentes ao longo da vida til e provocar acidentes. Assim como na alma, a espessura do patim deve prever a diminuio da mesma com o tempo devido a ao da corroso. A espessura nas extremidades funo do gabarito da fixao elstica. A largura do patim define o nvel de tenses com o qual solicitar o dormente (ou placa).

31/01/2012

Tipo de ao dos trilhos O ao o material utilizado nos trilhos por diversas razes relacionadas resistncia e qualidade, como: Elevada tenso de escoamento e ruptura, Composio qumica uniforme, Iseno de incluses no metlicas, vazios e trincas trmicas. Os trilhos de ao especiais so de alta qualidade (resistncia e dureza), produzidos com ligas que combinam o ferro com vandio (V), cromo (Cr), molibdnio (Mo), titnio (Ti), nibio (Nb), entre outros.

Tipo de ao dos trilhos Para um aumento da dureza superficial, os trilhos podem ainda ser tratados termicamente. Tal processo consiste num resfriamento rpido do trilho, que reaquecido pelo calor interno, esfriando lentamente depois. Existem processos que tratam totalmente o trilho, enquanto outros tratam apenas o boleto.

Recebimento Para verificar a qualidade do lote de trilhos recebidos, existem diversos controles do tipo destrutivo e no destrutivo: Teste de trao: analisa resistncia, extensibilidade e ductilidade. Teste de impacto: verifica a formao de trincas. Dureza Brinell (BHD). Entalhe e fratura: trincas, esfoliaes, cavidades, matria estranha, estrutura brilhante.

31/01/2012

Defeitos que os trilhos podem apresentar. De fabricao: Vazios, Segregaes, Incluses, Fissuras provocadas por tenses internas de trao no resfriamento, Defeitos de laminao. Avarias em servio: Deformao das pontas, Autotmpera superficial, Escoamento do metal na superficie do boleto, Ataque da alma e do patim por corroso atmosfrica, Desgaste por atrito principalmente nas curvas, Desgaste ondulatrio, Fratura provocada principalmente por fissuras decorrentes da fadiga.

Vida til do trilhos A vida til limitada pelo desgaste do trilho ou pela ruptura por fadiga decorrente do carregamento cclico. Geralmente o desgaste o fator limitante que ocorre primeiro. Desgaste: decorrente da ao mecnica entre a roda e o trilho, que podem ou no possuir a mesma dureza. A rapidez com que surge o desgaste funo do raio das curvas e do peso da carga transportada pelos veculos. O limite geralmente estabelecido para o desgaste e de 25% da rea total do boleto (seo transversal).

Vida til do trilhos Para se medir o desgaste utilizam-se aparelhos como o pantgrafo e as ponteiras.

Vida til do trilhos Fadiga: A fadiga o fenmeno que leva o trilho ruptura mesmo quando solicitado com uma tenso menor que a de ruptura. Isso acontece devido ao acmulo de rearranjos dos cristais do metal que ocorrem a cada ciclo de solicitao. As passagens intermitentes do trem ao longo dos anos constituem um carregamento cclico que pode levar o trilho a ruptura por esse fenmeno.

31/01/2012

Vida til do trilhos Fadiga:

Soldagem Os trilhos de uma via podem ser montados em duas configuraes: trilhos curtos ou trilhos longos soldados. Em ambos os casos, aparece a necessidade da solda, pois os trilhos so laminados em perfis com comprimentos de 12 ou 18 m e a menor unidade inteiria que aparece entre duas folgas numa via de 36 m (trilhos curtos). Para tanto, duas tcnicas so as mais utilizadas:

Solda Alumino-trmica: solda feita no campo (fuso in loco), obtida por reao qumica exotrmica. Na junta dos trilhos a serem soldados feito um molde de argila onde so entornados os componentes reagentes. A folga deixada entre os topos dos trilhos (aproximadamente 17 a 26 mm) preenchida com a liga fundida produzida na reao qumica. Este tipo de solda caro e exige habilidade do soldador. Alm disso, o acabamento no muito bom, contribuindo para o desconforto do passageiro. Como vantagem facilita o transporte de barras que sero soldadas no campo.

Solda por Caldeamento: O caldeamento um processo de soldagem feito por uma mquina de solda no estaleiro. Constitui na fuso dos topos dos trilhos a serem soldados, ao serem pressionados de 400 a 700 kgf/cm numa temperatura de 1100 C. Este processo produz a melhor solda, com quase as mesmas condies de resistncia do material laminado. Entretanto, por limitaes de transporte, os comprimentos das barras soldadas so limitados.

10

31/01/2012

Solda por Caldeamento

Trilhos curtos: Esta forma de fixao dos trilhos foi utilizada at aproximadamente a dcada de 50. Neste tipo de montagem, os trilhos possuem livre dilatao quando da variao de temperatura . O comprimento mximo do trilho funo da folga na junta, onde: lmax = comprimento mximo do trilho. = coef. de dilatao trmica do material. T = variao de temperatura.

A folga mxima permitida da ordem de 1,5cm. Resulta em lmax 40 m. Para tanto, solda-se dois trilhos de 18 m ou trs de 12 m.

Trilhos Longos Soldados (TLS) Quando a temperatura varia na via, os trilhos tendem a sofrer alterao no comprimento. Esta dilatao ou contrao permitida na tecnologia de implantao de trilhos curtos sendo absorvida nas juntas. Tais descontinuidades, entretanto, provocam impactos das rodas nos trilhos que resultam em dispendiosa manuteno e considervel desconforto ao passageiro. Os trilhos longos soldados simplesmente impedem que o trilho se movimente nas variaes de temperatura, tornando desnecessrias as folgas.

Trilhos Longos Soldados (TLS) Para um entendimento mais fcil, faamos uma breve analogia entre o comportamento do trilho na via e o de uma barra engastada nas duas extremidades.

11

31/01/2012

Trilhos Longos Soldados (TLS) Pode-se deduzir a relao entre a fora normal (N) que aparece na barra e a variao de temperatura (T) a que a mesma submetida:

Trilhos Longos Soldados (TLS) Se os fixadores nas extremidades resistirem a esta fora, o limite superior para o comprimento do trilho no importa mais.

A fora normal que aparece no trilho devido variao de temperatura simplesmente no depende do comprimento do mesmo. Uma vez estabelecida a mxima variao de temperatura que algum dia o trilho pode vir a sofrer, determina-se tambm a fora normal a que o mesmo estar submetido.

Pode-se afirmar ainda que este comprimento ld varivel, pois: Os retensores azuis no sofrem esforo longitudinal de origem trmica e, portanto no se deslocam. Cada retensor em vermelho est submetido a uma parcela da fora N, de forma que se desloca um pouco" e resiste "um pouco". A soma das resistncias de cada lado resulta na fora de reao a N (equivalente ao engaste) e a soma dos deslocamentos resulta na folga necessria nas extremidades. 1- A fora normal a ser resistida pelo trecho ld depende do T imposto ao trilho. 2- Os retensores oferecem resistncias iguais, de forma que atravs de ensaios pode-se determinar a contribuio de cada metro da via na resistncia a fora normal N.

12

31/01/2012

A extremidade do trilho est ligada a outro trilho por uma tala de juno. Esta ligao fornece uma contribuio R na extremidade do trilho, que normalmente pode ser desprezada. Assim, temos:

A temperatura de instalao escolhida em funo da mxima e mnima temperatura que pode ocorrer na via. tmax = 60 C tmin = 0,0 C tmdio = 30 C A temperatura de instalao dada pela temperatura mdia, com uma folga definida por Norma de 5 C. tinstalao = tmdio 5C

A dilatao U na extremidade do trilho pode ser calculada da seguinte forma:

TEMPERATURA DE INSTALAO

TEMPERATURA DE INSTALAO

A temperatura de instalao escolhida em funo da mxima e mnima temperatura que pode ocorrer na via. tmax = 60 C tmin = 0,0 C tmdio = 30 C A temperatura de instalao dada pela temperatura mdia, com uma folga definida por Norma de 5 C. tinstalao = tmdio 5C

Mximos intervalos possveis de trao e compresso no trilho p/ Tinst = 30.

13

31/01/2012

TEMPERATURA DE INSTALAO

Flambagem dos trilhos da via.

tem-se uma preocupao especial, principalmente nos pases clima frio, com o intervalo de temperatura a que o trilho estar submetido a compresso, pois pode ocorrer o fenmeno da flambagem. Dessa forma, acrescenta-se 5C temperatura mdia: tinstalao = tmdio + 5 5C

O comprimento mximo a ser utilizado deve ponderar o custo de soldagem e transporte com a economia na conservao das juntas. No entanto, deve-se evitar o uso de TLS com comprimentos prximos ao mnimo, o que levaria a trechos instveis, distribuio de tenses assimtricas no trilho e maior nmero de retensores e juntas.

TALAS DE JUNO So elementos que atuam na emenda mecnica dos trilhos. A junta feita por duas talas justapostas, montadas na alma do trilho e apertadas com quatro ou seis parafusos de alta resistncia com um torque pr-estabelecido. Estas peas introduzem grandes esforos adicionais (vibraes, solicitaes dinmicas) e defeitos nas extremidades dos trilhos. Os furos so ovais para permitir dilatao das extremidades.

14

31/01/2012

TALAS DE JUNO

TALAS DE JUNO

TALAS DE JUNO Com relao aos dormentes, podem ser apoiadas ou em balano (suspensa), como mostra afigura a seguir.

TALAS DE JUNO Na Europa, as juntas dos dois trilhos da via so dispostas de forma coincidente (par). Nos EUA e no Brasil, so alternadas ou desencontradas.

15

31/01/2012

FIXAES

So elementos que tm como funo manter o trilho na posio correta e garantir a bitola da via. Oferecem resistncia ao deslocamento longitudinal e horizontal do trilho (variao de temperatura ou frenagem dos veculos). As cargas horizontais e verticais devem ser transferidas para os dormentes sem prejudicar o sistema de fixao. Fixaes rgidas. So pregos e parafusos (Tirefond). Soltam com o tempo devido vibrao, perdendo a capacidade de resistir a esforos longitudinais.

FIXAES

Fixaes elsticas. Mantm presso constante sobre o trilho, no afrouxando-se com o trfego. Existem diversos modelos, como Pandrol, McKay e Vossloh.

DORMENTES Suas principais funes so: Distribuir a carga no lastro, Manter a bitola constante, Dar suporte adequado e seguro para o trilho, Garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via e Amortecer parcialmente as vibraes. O dormente deve ser de fcil manuseio (assentamento e substituio) e possuir longa vida til.

16

31/01/2012

Dormentes de Madeira: Normalmente a resistncia das madeiras cresce com a densidade. Utiliza-se comumente madeira de lei (aroeira, ip, angico) e tambm madeira de menor resistncia (pinho, eucalipto), tendo as primeiras maior durabilidade.

Dormentes de Madeira: O tratamento das madeiras resolve o apodrecimento, mas no atua na resistncia. Como conservantes pode-se usar: Produtos oleosos ou Sais hidrossolveis. Os mtodos de tratamento so atravs da impregnao em autoclave. O custo do tratamento varia de 60 a 100% do custo inicial do dormente. A durabilidade funo da qualidade da madeira, clima, drenagem, trfego, poca do ano em que a madeira foi cortada, grau de secagem, tipo de fixao, lastro, existncia de placa de apoio, etc.

Dormentes de Madeira:

No Brasil a durabilidade dos dormente de madeira em mdia: Madeira de lei: 15 a 20 anos, dependendo do conservante. Madeiras comuns: 5 a 6 anos, se tratados. No tratados: 2 a 10 anos.

17

31/01/2012

Dormentes de Madeira:

Obs: Para evitar o fendilhamento da madeira, fazse o uso de cintas galvanizadas ou S metlicos.

Dormentes de concreto Este tipo de dormente comeou a ser utilizado aps a Segunda Guerra Mundial. Era de concreto armado, monobloco, no protendido. Nesse modelo apareceram fissuras prximas seo central, causadas pela trao que solicita essa regio.

Atualmente existem em uso os seguintes tipos de dormente de concreto: Dormente de dois blocos (70 x 29 x 23 cm) ou mistos, com haste metlica interligando-os. Podem ser armados (Frana) ou protendidos (Sucia).

Dormentes protendidos monobloco. Ps-tencionados ou Pr-tencionados. Possuem diversas vantagens sobre o tipo misto, como por exemplo: a- Maior rea de apoio sobre o lastro, b- Maior peso = mais estabilidade = maior dificuldade de manuseio, c- Resistente flexo no centro, d- Absorve e transmite bem esforos horizontais e verticais, mesmo em caso de desnivelamento transversal.

18

31/01/2012

Dormentes protendidos monobloco

Dormentes de Concreto A vida til dos dormentes de concreto cerca de 40 anos, se no houver descarrilamentos.

Outros tipos de Dormentes - AO

Outros tipos de Dormentes - POLMERO

19

31/01/2012

LASTRO Suas principais funes so: Distribuir esforos do dormente; Drenagem da via; Resistir a esforo transversal (empuxo passivo atuando no dormente); Permitir reconstituio do nivelamento (atravs de equipamentos de manuteno).

20

31/01/2012

Principais Propriedades do Lastro: A fim de garantir a drenagem, o lastro deve apresentar granulometria uniforme; A forma cbica das partculas evita os recalques que ocorreriam com a passagem do trfego caso fossem lamelares; As faces fraturadas proporcionam embricamento entre as partculas (maior ngulo de atrito, maior resistncia).

SUBLASTRO Tem como funo evitar o fenmeno do bombeamento de finos do subleito e diminuir a altura necessria de lastro. O sub-lastro uma camada situada entre o lastro e o sub-leito, com funo de filtro, impedindo a subida da lama. Seu dimensionamento segue os critrios de Terzaghi para granulometria e de Araken Silveira para altura. Para vias menos importantes, utiliza-se bica corrida.

SUBLASTRO O bombeamento de finos um processo que consiste no enrijecimento do lastro e posterior ruptura devido a secagem de lama proveniente do sub-leito bombeada pelo trfego. Ocorre na presena de solo fino, gua e super-solicitao.

SUBLEITO O subleito deve receber compactao, com o objetivo de aumentar sua resistncia. Cuidados devem ser tomados quanto a drenagem, como o uso de trincheiras e drenos para rebaixar o nvel de gua quando necessrio em cortes no terreno.

21

31/01/2012

Aparelho de Mudana de Via (AMV). Tem a funo de desviar os veculos com segurana e velocidade compatvel. D flexibilidade ao traado, mas por ser um elemento mvel da via (nico), pea-chave na segurana da operao. Possui alto Custo de aquisio (dormentes especiais, etc.) e manuteno.

22

31/01/2012

O AMV caracterizado pelo nmero do corao ou jacar: Quanto maior for N, menor o ngulo e maior o raio da curva e a velocidade. Nos EUA, emprega-se o AMV-A onde o contato da agulha com o trilho secante, o que lhe torna mais simples, barato e robusto. Entretanto, no permite sobreelevao e portanto, mais conveniente para ptios ou linhas com preponderncia de cargas.
Funcionamento de um Aparelho de Mudana de Via

Na Europa, utiliza-se o AMV-U onde o contato da agulha com o trilho feito em tangente, garantindo menos impacto e desgaste, maior conforto, segurana e velocidade. mais indicado para o transporte de passageiros.

No Brasil se utiliza o AMV-A em ptios e transporte de cargas e o AMV-U para transporte de passageiros. O METR-SP "nacionalizou" o AMV-U, criando o AMV-M.

23

Vous aimerez peut-être aussi