Vous êtes sur la page 1sur 2

Cinemtica: parte da mecnica que estuda os movimentos dos corpos e suas trajetrias.

. Mvel: Todo corpo cujo movimento o objeto de estudo da cinemtica. Referencial: corpo ou sistema fsico em relao ao qual se realizam as observaes, as descries as formulaes de leis fsicas. Movimento e Repouso: Um objeto estar em movimento ou repouso dependendo do referencial que tiver sido escolhido. Movimento: o fenmeno fsico no qual o mvel muda de posio, com o passar do tempo, em relao a um referencial adotado. Repouso: o fenmeno fsico no qual o mvel mantem a mesma posio, no decorrer do tempo, em relao a determinado referencial. DESLOCAMENTO ESCALAR

velocidade mdia do avio 800 km/h, qual o espao percorrido por esse avio?

3- Um observador est a 1,6 km do local atingido por um raio. Supondo que a velocidade do som no ar seja constante e igual a 320 m/s. quanto tempo depois de ver o relmpago o observador ir ouvir o trovo?

4- A distncia entre duas cidades de 48 km. Um carro percorre a primeira metade do percurso com velocidade escalar mdia de 60 km/h, e a segunda metade com velocidade escalar mdia de 80 km/h. Qual a velocidade mdia ao longo de todo o percurso? MOVIMENTO UNIFORME: permanece constante ACELERAO MDIA Quando velocidade

S = S S0
S = Variao do espao S = Posio Final S0 = Posio Inicial Exemplo: se um automvel inicia sua viagem no marco 60 km de uma estrada e 2h depois est no marco 180 km da mesma estrada, sua velocidade mdia foi: A acelerao (m/s2)

v = v v0 = t t0
MOVIMENTO PROGRESSIVO: Quando a velocidade positiva. MOVIMENTO RETROGRDO: Quando a velocidade negativa.

VELOCIDADE MEDIA

FUNO HORARIA DOS ESPAOS M.U

S = S0 + v.t
EXERCICIOS 1) Em um trecho de declive de 10km, a velocidade mxima permitida de 70km/h. Suponha que um carro inicie este trecho com velocidade igual a mxima permitida, ao mesmo tempo em que uma bicicleta o faz com velocidade igual a 30km/h. Qual a distncia entre o carro e a bicicleta quando o carro completar o trajeto?

Unidade de medida: m/s, km/h. EXERCICIOS 1- Um automvel sai de So Paulo s 10 horas e chega ao Rio de Janeiro s 17 horas, tendo percorrido 420 km. Qual foi a velocidade escalar mdia desse automvel.

2- Um avio que vai de Braslia a Recife decola s 7h e aterrissa s 9h e 30 min. Sabendo que a

2)

A funo horria do espao de um carro em movimento retilneo uniforme dada pela

seguinte expresso: x = 100 + 8.t. Determine em que instante esse mvel passar pela posio 260m.

2)

Um mvel parte do repouso da origem das posies com movimento uniformemente variado e acelerao igual a 2 m/s2 . Determine sua posio aps 6 s. Um corredor chega a linha de chegada em uma corrida com velocidade igual a 18m/s. Aps a chegada ele anda mais 6 metros at parar completamente. Qual o valor de sua acelerao?

3) 3)

Um mvel com velocidade constante percorre uma trajetria retilnea qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posio do mvel x0 = 500m e, no instante t = 20s, a posio x = 200m. Determine:

a. A velocidade do mvel. b. A funo da posio. c. A posio nos instantes t = 1s e t = 15s. d. O instante em que ele passa pela origem. MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO: Quando sua acelerao constante, ou seja, sua velocidade aumenta ou diminui de acordo com sua acelerao. FUNO HORARIA PARA M.U.V

S = Posio no instante S0 = Posio inicial


V0 = Velocidade inicial t = tempo a = acelerao FUNO HORARIA DA VELOCIDADE ESCALAR

V = V0 + v.t EQUAO DE TORRICELLI V2 = V02 + 2.a.s V = velocidade em um instante V0 = velocidade inicial


a = acelerao s = distancia percorrida EXERCICIOS
1)

Um mvel, partindo do repouso com uma acelerao constante igual 1m/s se desloca durante 5 minutos. Ao final deste tempo, qual a velocidade por ele adquirida?

Vous aimerez peut-être aussi