Vous êtes sur la page 1sur 27

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA PDDE - 2011

Orientaes bsicas sobre transferncia e execuo dos recursos, elaborao e encaminhamento das prestaes de contas

Florianpolis/2011

Prefeitura Municipal de Florianpolis Secretaria Municipal de Educao Gerncia Administrativa e Financeira Departamento de Convnios e Projetos Especiais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA PDDE 2011

Orientaes bsicas sobre transferncia e execuo dos recursos, elaborao e encaminhamento das prestaes de contas

APRESENTAO
Criado pelo Governo Federal/FNDE, o Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE, tem o objetivo de suplementar as escolas com recursos financeiros, realizando repasse anual at ento, somente s escolas do Ensino Fundamental. A partir de 2009 a Educao Infantil passou a fazer parte deste programa.

A execuo do Programa pela Prefeitura Municipal de Florianpolis atravs da Secretaria Municipal de Educao, das Unidades Escolares e das Associaes de Pais e Professores APPs, visa melhoria da estrutura fsica e pedaggica, contribuindo para a elevao da qualidade da educao bsica.

A descentralizao dos recursos financeiros para as Unidades Educativas refora a autonomia gerencial e a participao da comunidade escolar no planejamento e na execuo de algumas atividades.

O recurso financeiro depositado diretamente nas contas bancrias das APPs, que em parceria com a comunidade escolar e com a Secretaria de Educao vm gerenciando a aplicao desta verba.

Este manual tem por objetivo disponibilizar informaes sobre a forma de execuo e prestao de contas do PDDE, qualificando o emprego deste recurso pblico.

Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educao e, em particular, da Gerncia Administrativa e Financeira, que elaborou o presente manual, colocamo-nos disposio para esclarecimentos.

Cordialmente

Secretrio Municipal de Educao

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO

Prefeito Drio Elias Berger Vice-Prefeito Joo Batista Nunes Secretrio Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Secretria Adjunta Sidneya Gaspar de Oliveira Gerncia Administrativa e Financeira Marli Lorensetti Diretoria de Administrao Escolar Marcos Roberto Abreu Diretoria do Observatrio da Educao e Apoio ao Educando Simone Cabral Leite Passamai da Silva Diretoria de Infra-estrutura Mauricio Amorin Efe Diretoria de Educao Infantil Snia Cristina de Lima Fernandes Diretoria de Ensino Fundamental Pedro Rodrigues da Silva Diretoria de Educao Continuada Roberto Carlos Regis

I - LEGISLAO
Constituio Federal de 1988. Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei n 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, Lei n 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Lei n 11.947, de 16 de junho de 2009. Lei n 12.017, de 12 de agosto de 2009. Lei n 12.214, de 26 de janeiro de 2010. Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000. Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993. Lei n 8.078, de 12 de setembro de 1990. Decreto n 59.308, de 23 de setembro de 1966. Decreto n 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Decreto n 6.523 de 31 de julho de 2008. Portaria Normativa Interministerial n 19, de 24 de abril de 2007. Portaria Interministerial n 17, de 24 de abril de 2007. Portaria Normativa n 27, de 21 junho de 2007. Portaria n 448, 13 de setembro de 2002. Resoluo n 09 de 02de maro de 2011. Resoluo n 17 de 19 de abril de 2011.

II ORIENTAO
A) CADASTRAMENTO
As escolas pblicas de educao bsica da rede municipal Creches, NEIs e Unidades Escolares, podem ser beneficiadas com o recurso do PDDE mediante seguintes condies:

Estar recenseadas pelo Censo Escolar realizado pelo Ministrio da Educao, no ano anterior ao do atendimento; Permanecer ativas no ano do repasse dos recursos; Enviar a Secretaria Municipal de Educao, a cada ano, a documentao necessria para o cadastramento dentro do prazo estipulado pela mesma: Conferncia, preenchimento e assinatura do formulrio do FNDE Anexo I A CADASTRO DA UEX; Cpia da Carteira de Identidade e CPF do Presidente da APP. ATENO! Os Cadastramentos das APPs de 2011, esto sendo efetuados.

B) RECURSOS FINANCEIROS
Concludo o cadastramento, o FNDE providenciar a transferncia do valor em parcela nica, a cada Unidade Educativa determinado com base no nmero de alunos matriculados na educao bsica, conforme censo escolar do ano anterior;

C) VALORES ANUAIS A SEREM RECEBIDOS


Ser enviado para sua Unidade Educativa via correio escolar, atravs da REx o valor a ser recebido pela Unidade Executora/ APP.

D) TIPOS DE DESPESA:
Os recursos transferidos para as escolas beneficirias destinam-se a DESPESAS DE CUSTEIO: MANUTENO/CONSUMO E DESPESA DE CAPITAL: MATERIAIS

PERMANENTES.

DESPESAS DE CUSTEIO - MANUTENO/CONSUMO: Compreendem a


aquisio de materiais de consumo e a contratao de servios para o funcionamento e manuteno das atividades da escola. Os materiais de consumo so materiais que, em razo de seu uso corrente, perdem sua identidade fsica ou tem sua utilizao limitada h dois anos.

DESPESAS DE CAPITAL - MATERIAIS PERMANENTES: So bens adquiridos


que em razo de seu uso corrente, no perde a sua identidade fsica e tem durabilidade superior a 2 (dois) anos, como exemplo, destacamos a aquisio de mobilirios,

equipamentos, mquinas, etc. A guarda e a conservao do material permanente so de inteira responsabilidade da escola beneficiada. Para incorporao dos bens ao patrimnio da escola, a Secretaria Municipal de Educao responsabiliza-se pelos procedimentos para que sejam efetuados os tombamentos. Para isso, cada UEx dever encaminhar PMF/SME uma cpia das notas fiscais dos materiais permanentes e do Termo de Doao.

Relao de materiais de CONSUMO E PERMANENTE, conforme Portaria N 448, de 13 de setembro de 2002 da (SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL).

1) DESPESA DE MANUTENO (Aquisio de Material de consumo e/ou Prestao de Servios).

1.1 - MATERIAL DE CONSUMO MATERIAL DE CONSUMO MATERIAL EDUCATIVO E ESPORTIVO apitos, bolas, bons, brinquedos educativos, camisas de malha, cordas, esteiras, joelheiras, luvas, raquetes, redes para prtica de esportes, tatame de EVA, tornozeleiras, quimonos e afins. MATERIAL DE EXPEDIENTE agenda, alfinete de ao, almofada para carimbos, apagador, apontador de lpis, arquivo para disquete, bandeja para papis, bloco para rascunho bobina papel para calculadoras, borracha, caderno, caneta, capa e processo, carimbos em geral, cartolina, classificador, clipe cola, colchete, corretivo, envelope, esptula, estncil, estilete, extrator de grampos, fita adesiva, fita para mquina de escrever e calcular, giz, goma elstica, grafite, grampeador, grampos, guia para arquivo, guia de endereamento postal, impressos e formulrio em geral, intercalador para fichrio, lacre, lpis, lapiseira, limpa tipos, livros de ata, de ponto e de protocolo, papis, pastas em geral, percevejo, perfurador, pina, placas de acrlico, plsticos, porta-lpis, registrador, rgua, selos para correspondncia, tesoura, tintas, toner, transparncias e afins. MATERIAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS cartuchos de tinta, capas plsticas protetoras para micros e impressoras, CDROM virgem, disquetes, mouse PAD peas e acessrios para computadores e perifricos (mouse, pen drive), recarga de cartuchos de tinta, toner para impressora lazer, cartes magnticos e afins.

MATERIAL DE ACONDICIONAMENTO E EMBALAGEM arame, barbante, caixas plsticas, de madeira, papelo, cordas, engradados, fitas de ao ou metlicas, fitas gomadoras, garrafas e potes, linha, papel de embrulho, papelo, sacolas, sacos e afins. MATERIAL DE CAMA, MESA E BANHO cobertores, colchas, colchonetes, fronhas, lenis, toalhas, travesseiros, almofadas e afins. MATERIAL DE COPA E COZINHA abridor de garrafa, aucareiros, artigos de vidro e plstico, bandejas, coadores, colheres, copos, facas, farinheiras frigideiras, garfos, garrafas trmicas, paliteiros, panelas, panela de presso no industrial, panos de cozinha, papel alumnio, pratos, recipientes para gua, suportes de copos para cafezinho, tigelas, xcaras, bandejas e travessas e inox, e afins. MATERIAL DE LIMPEZA E PRODUO DE HIGIENIZAO capacho, cesto para lixo, creme dental, desinfetante, escova de dente, mangueira, papel higinico, sabonete, lcool gel 70%, repelente , protetor solar, balde plstico, luvas, algodo, e afins. MATERIAL PARA MANUTENO DE BENS IMVEIS amianto, aparelhos sanitrios, arames liso e farpado, areia, basculante, boca de lobo, bia, brita, brocha, cabo metlico, cal, cano, cermica, cimento, cola, condutores de fios, conexes, curvas, esquadrias, fechaduras, ferro, gaxetas, grades, impermeabilizantes, isolantes acsticos e trmicos,janelas, joelhos, ladrilhos, lavatrios, lixas, madeira, marcos de concreto, massa corrida, niple, papel de parede, parafusos, pias, pigmentos, portas e portais, pregos, rolos solventes, sifo, tacos, tampa para vaso, tampo de ferro, tanque, tela de estuque, telha, tijolo, tinta, torneira, trincha, tubo de concreto, vlvulas, verniz, vidro, varo para cortinas e afins. MATERIAL PARA MANUTENO DE BENS MVEIS cabos, chaves, cilindros para mquinas copiadoras, compressor para ar condicionado, mangueira para fogo margaridas, peas de reposio de aparelhos e mquinas em geral, materiais de reposio para instrumentos musicais e afins. MATERIAL ELTRICO E ELETRNICO benjamins, bocais, calhas, capacitores e resistores, chaves de ligao, circuitos eletrnicos, condutores, componentes de aparelho eletrnico, diodos, disjuntores, eletrodos, eliminador de pilhas, espelhos para interruptores, fios e cabos, fita isolante, fusveis, interruptores, lmpadas e luminrias, pilhas e baterias, pinos e plugs, placas de baquelite, reatores, receptculos,

resistncias, starts, suportes, tomada de corrente, controle p/porto eletrnico. Controle p/ TV e DVD, e afins. MATERIAL DE PROTEO E SEGURANA cadeados, capacetes, chaves, cintos, coletes, dedais, guarda-chuvas, lona, luvas, mangueira de lona, mscaras, recargas de extintores e afins. MATERIAL DE SINALIZAO placas indicativas para setores e sees, crachs, cones e afins. MATERIAL PARA UDIO, VDEO E FOTO lbuns para retratos, alto-falantes, antenas internas, carto de memria para cmera fotogrfica, filmes virgens, fitas virgens de udio e vdeo, lmpadas especiais, molduras, pen drive e afins. MATERIAL BIBLIOGRFICO NO IMOBILIZVEL jornais, revistas, peridicos em geral (podendo estar na forma de CD-ROM) e afins. SEMENTES, MUDAS DE PLANTAS E INSUMOS adubos, argila, plantas ornamentais, bulbos, enxertos, fertilizantes, mudas envasadas ou com razes nuas, sementes, terra, tubrculos e afins. MATERIAL LABORATORIAL bastes, bico de gs, clices, corantes, filtros de papel, fixadoras, frascos, funis, garra metlica, lminas de vidro para microscpio, lmpadas especiais, luvas de borracha, pinas, rolhas, vidraria,tais como: balo volumtrico, Becker, conta-gotas, Erlemeyer, pipeta, proveta, termmetro, tubo de ensaio e afins. FERRAMENTAS alicate, broca, caixa para ferramentas, chaves em geral, enxada, esptulas, martelo, p, picareta, serrote, tesoura de podar, regador, trena e afins. SERVIO DE MANUTENO E CONSERVAO DE EQUIPAMENTOS Servios de reparos e consertos em mquinas e equipamentos de processamento de dados e perifricos, em mquinas e equipamentos grficos, em aparelhos de fax, em calculadoras, em eletrodomsticos, em mquinas de escrever e afins. SERVIO DE MANUTENO E CONSERVAO DE BENS IMVEIS pedreiro, carpinteiro e serralheiro, pintura, reparos em instalaes eltricas e hidrulicas, reparos, recuperaes e adaptaes de biombos, carpetes, divisrias e lambris e afins. SERVIO DE MANUTENO E CONSERVAO DE MQUINAS E EQUIPAMENTOS

aparelhos de fax e telex, calculadoras, eletrodomsticos, equipamentos de proteo e segurana, equipamentos grficos, mquinas de escrever, turbinas e afins. SERVIOS DE UDIO, VDEO E FOTO confeco de lbuns, emolduramento de fotografias, revelao de filmes e afins. SERVIOS GRFICOS confeco de impressos em geral, encadernao de livros jornais e revistas, impresso de jornais, boletins, encartes, folder e assemelhados e afins. 2 - MATERIAL PERMANENTE

APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE COMUNICAO , ORIENTAO, MEDIO antena parablica, aparelho de telefonia, bloqueador telefnico, central telefnica, detector de chamadas telefnicas, fac-smile, interfone, PABX, rdio receptor, secretaria eletrnica, bssola, balanas em geral, e afins. APARELHOS E UTENSLIOS DOMSTICOS aparelhos de copa e cozinha, aspirador de p, batedeira, botijo de gs, cafeteira eltrica, chuveiro ou ducha eltrica, circulador de ar, condicionador de ar (mvel), conjunto de ch/caf/jantar, escada porttil, enceradeira, exaustor, faqueiro, filtro de gua, fogo, forno de microondas, geladeira, grill, liquidificador, mquina de lavar louca, mquina de lavar roupa, mquina de moer caf, mquina de secar pratos, secador de prato, tbua de passar roupas, torneira eltrica, torradeira eltrica, umidificador de ar, fechadura eltrica, panela de presso grande,cuba inox, e afins. COLEES E MATERIAIS BIBLIOGRFICOS lbum de carter educativo, colees e materiais bibliogrficos informatizados, dicionrios, enciclopdia, ficha bibliogrfica, jornal e revista (que constitua documentrio), livro, mapa, material folclrico, partitura musical, publicaes e documentos especializados destinados a bibliotecas, repertorio legislativo e afins. DISCOTECAS E FILMOTECAS disco educativo, fita de udio e vdeo com aula de carter educativo, microfilme e afins. EQUIPAMENTO DE PROTEO, SEGURANA E SOCORRO

alarme, extintor de incndio, pra-raio, sinalizador de garagem, porta giratria, circuito interno de televiso e afins. INSTRUMENTOS MUSICAIS E ARTSTICOS todos os instrumentos de cordas, sopro ou percusso, como tambm outros instrumentos utilizados pelos artistas em geral. clarinete, guitarra, pisto, saxofone, trombone, xilofone, flauta doce e afins. MQUINAS E EQUIPAMENTOS GRFICOS aparelho para encadernao, copiadora, cortadeira eltrica, costuradora de papel, duplicadora, grampeadeira, gravadora de extenso, guilhotina e afins. EQUIPAMENTOS PARA UDIO, VDEO E FOTO amplificador de som, caixa acstica, carregador de pilhas, data show, equalizador de som, filmadora, flash eletrnico, fone de ouvido, gravador de som, mquina fotogrfica, microfilmadora, microfone, objetiva, projetor, rdio, rebobinadora, retro-projetor, sintonizador de som, tanques para revelao de filmes, tape-deck, televisor, tela para projeo, toca-discos, vdeo-cassete, cabeote (tipo de caixa acstica) e afins. MQUINAS, UTENSLIOS E EQUIPAMENTOS DIVERSOS aparador de grama, aparelho de ar condicionado, bebedouro carrinho de feira, furadeira, ventilador, varal de alumnio, e afins. EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS caneta ptica, computador, data show fitas e discos magnticos, impressora, kit multimdia, leitora, mesa digitalizadora, modem, monitor de vdeo, placas, processador, roteador wirelles, scanner, teclado para micro, HUB (distribuidor para internet) e afins. MQUINAS, INSTALAES E UTENS. DE ESCRITRIO apontador fixo (de mesa), caixa registradora, carimbo digitador de metal, desumidificador, globo terrestre, grampeador (exceto de mesa), mquina autenticadora, mquina de calcular, quebra-luz (luminria de mesa) e afins. MOBILIRIO EM GERAL armrio, arquivo de ao ou madeira, balco (tipo atendimento), banco, banqueta, base para mastro, cadeira, cama, carrinho fichrio, carteira e banco escolar, cristaleira, escrivaninha, espelho moldurado, estante de madeira ou ao, estofado, guarda-loua, mapoteca, mesa, poltrona, porta-chapus, prancheta para desenho, quadro de chaves, quadro imantado, quadro negro/verde, quadro para editais e avisos, relgio de mesa/parede/ponto, roupeiro, sof, suporte para TV e vdeo, suporte para bandeira (mastro), vitrine, varal de alumnio, e afins.

PEAS NO INCORPORVEIS A IMVEIS biombos, carpetes (primeira instalao), cortinas, divisrias removveis, estrados, persianas, tapetes, grades, toldos, e afins.

E) COMO MELHOR UTILIZAR OS RECURSOS RECEBIDOS.


Convocar assemblia para definir os itens a serem adquiridos e suas finalidades registrando em ata; Afixar cpia da ata em local legvel na sede escolar; Realizar pesquisa de preos dos Materiais de Consumo, Permanentes e Prestao de Servios, junto ao maior nmero possvel de fornecedores, sendo Obrigatrio apresentao de 03 oramentos; Lavrar ata incluindo os 03 fornecedores vitoriosos pelo critrio de escolha, menor preo por item; Apresentar os oramentos em formulrio prprio, contendo os dados do fornecedor, como: CNPJ, endereo, telefone, validade da proposta (30 dias), forma de pagamento, condio de entrega ou prestao de servios, alm de especificar com clareza os itens; Ser admitida aquisio de Materiais de Consumo, Permanentes e Prestao de Servios, com base no menor preo global, se o valor da proposta for inferior ao menor preo por item; Para clculo final da proposta de oramento dever ser includo os dispndios com fretem, seguro, se no forem prestados gratuitamente pelo fornecedor; As aquisies de materiais e bens e/ou contratao de servios em empresas de comrcio eletrnico pela internet devero observar as disposies do Cdigo de Defesa do Consumidor, de que trata a Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990 , as diretrizes gerais estabelecidas na Oficina Desafios da Sociedade de Informao: comrcio eletrnico e proteo de dados pessoais, de 30 de junho e 1 de julho de 2010, da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), disponvel no endereo eletrnico portal.mj.gov.br, bem como instrues e normas similares emanadas de organismos competentes para legislarem sobre a matria. As pesquisas de preos que no forem realizadas com no mnimo 03 fornecedores, s sero aceitas se precedidas de justificativa comprovando a inviabilidade dessa exigncia;

Evitar pesquisa de preos nos mesmos fornecedores; No caso de empate entre duas ou mais propostas de oramentos realizar sorteio pblico (contendo 03 representantes da APP, e se possvel responsvel pela proposta)

Na aquisio de Materiais de Consumo, Permanentes e Prestao de Servios, dever ser atendido o princpio de padronizao, que impe compatibilidade de especificaes tcnicas e de desempenhos dos produtos adquiridos; Ex: 01 caderno brochura 60 fls (no colocar marca, nem detalhar muito)

proibido pagamento antes da entrega do produto ou prestao do servio;

F) FINALIDADE DOS RECURSOS:

1 - Os recursos podem ser utilizados nas seguintes finalidades:


Recursos de capital, podero ser empregados em: Aquisio de material permanente;

Recursos de custeio, podero ser empregados em: Manuteno, conservao e pequenos reparos da unidade escolar; Aquisio de material de consumo necessrio ao funcionamento da escola/creche/NEI; Implementao de projetos pedaggicos e desenvolvimento de atividades educacionais.

- Os recursos NO podem ser utilizados:


a) Na compra de:

Bens e na contratao de servios que individualizem sua utilizao (a exemplo de material escolar para distribuio aos alunos), ou que concorram com o objeto de programas institudos (como o da alimentao escolar e o do livro didtico), financiados pelo FNDE;

Livros didticos, posto que toda escola pblica do ensino fundamental recebe do FNDE tais livros, mas possvel a compra de livros literrios para composio da biblioteca da escola, desde que observada, claro, a condio do uso coletivo;

b) No pagamento de:

A qualquer ttulo, a servidores da administrao pblica federal, estadual, do Distrito


Federal ou municipal; De pessoal e encargos sociais; Suspensa a possibilidade de destinao dos recursos do PDDE para capacitao e aperfeioamento de profissionais de educao (art. 2 Resoluo N 10, de 22/03/2004); De gneros alimentcios; De festividades e comemoraes (coquetis, recepes, etc.); De gua, luz, telefone, aluguel e taxas de qualquer natureza; Combustvel, material para manuteno de veculos, transporte para desenvolver aes administrativas; Cheques, extratos bancrios e encargos por devoluo de cheques, alm de outros.

G) PRESTAO DE CONTAS
Sendo a APP uma entidade que administra dinheiro pblico, deve prestar contas dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE. Portanto, para que no haja impropriedade ou irregularidade na Prestao de Contas, importante que sejam respeitadas determinaes legais que disciplinam o gerenciamento, utilizao, guarda e prestao de contas de recursos pblicos, observando os LEMBRETES IMPORTANTES a seguir relacionados e listagem dos documentos que constituem a Prestao de Contas.

Antes de entregar a Prestao de Contas GEAF necessrio fazer uma cpia para ficar na Unidade Educativa.

1 A PRESTAO DE CONTAS DEVER SER ELABORADA E APRESENTADA NOS SEGUINTES FORMULRIOS:

A - OFCIO de encaminhamento e parecer do Conselho Fiscal da APP;

B - Demonstrativo da Execuo da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados (vide modelo em anexo); o

Neste formulrio devero ser prestadas as informaes referentes aos

pagamentos efetuados despesas de custeio e/ou de capital indicando os favorecidos e especificando, com detalhes os bens adquiridos ou os servios contratados conta dos recursos do PDDE, de modo que se tenha noo precisa do que exatamente foi adquirido e contratado e quando foi pago.

C - Relao de Bens Adquiridos ou Produzidos (vide modelo em anexo); o Neste formulrio devero ser relacionados os bens patrimoniais

(equipamentos, materiais permanentes, etc.), adquiridos com recursos do PDDE.

D - TERMO DE DOAO - dos Bens Adquiridos ou Produzidos (vide modelo em anexo);

E - CONSOLIDAO DA PESQUISA DE PREOS o Neste formulrio devero ser relacionados os dados dos 03 oramentos

obtidos (vide modelo em anexo)

F - CPIAS DAS ATAS o Ata de definio da compra dos itens e suas finalidades, o Ata de registro de escolha do menor oramento obtido; o Ata de desempate por sorteio, em caso de empate de proposta oramentria;

G - NOTAS FISCAIS ORIGINAIS o Devero ser emitidas em nome da APP; o Conter a as siglas FNDE e da destinao do repasse do PDDE a serem indicadas pela UEx, conforme exemplificado a seguir: FNDE/PDDE, ou FNDE/PDDE/PDE Escola, ou FNDE/PDDE/Educao Integral, etc.; o Conter o atesto do recebimento do bem ou material fornecido e/ou do servio prestado escola, com a data, a identificao e a assinatura do membro da UEx que firmou o atesto;

APRESENTAO DA NOTA FISCAL NOTAS FISCAIS 1 VIA ( ORIGINAIS ) No verso de cada nota fiscal, o(a) Membro(a) da UEx (APP) dever certificar/assinar que o material/servio foi entregue/prestado na Unidade Educativa (recomenda-se carimbo, mas no APRESENTAO DE NOTAS FISCAIS: obrigatrio). Modelo de carimbo:
Material Servio Certifico que o foi Entregue Prestado

Data : ____/____/____ __________________ Membro da UEx (APP) da despesa efetivada, Matrcula

o Conter o registro de quitao com a data, a identificao e assinatura do representante legal do fornecedor do bem ou material ou do prestador do servio. (Carimbo da loja) H - Justificativa, se necessria. I - Cpia dos comprovantes dos pagamentos efetuados (cheques, transferncias eletrnicas de disponibilidade, etc.) J - Cpias do Termo de Doao e Notas Fiscais dos bens adquiridos (Permanentes) para tombamento;
L - CONCILIAO BANCRIA, se

necessria.

2 PRAZO FINAL:
> Para realizao de Despesa: at 15 de setembro de 2011. > Para PRESTAO DE CONTAS: at 01 de outubro de 2011.

> Local para entrega da Prestao de contas: Edifcio da Prefeitura 5 andar sala 503 SME/Departamento de Convnios e Projetos Especiais fone: 3251-6138.

H - ATRIBUIES DAS APPs PREVISTAS NA RESOLUO/ FNDE/CD N 17 DE 19 DE ABRIL DE 2011.

As APPs tm obrigaes legais, dentre outras, a de apresentar anualmente:

a) Apresentar na poca oportuna, quando solicitado, Prefeitura/ Secretaria Municipal de Educao, os dados cadastrais e os documentos exigidos para fins de atendimento dos estabelecimentos de ensino beneficirios que representam; b) Manterem-se informados sobre os valores destinados, conta do PDDE, s escolas que representam; c) Fazer gesto permanente no sentido de garantir que a comunidade escolar tenha participao sistemtica e efetiva nas decises colegiadas, desde a seleo das necessidades educacionais prioritrias a serem satisfeitas at o acompanhamento do resultado do emprego dos recursos do programa; d) Empregar os recursos em favor das escolas que mantm, em conformidade com o disposto na alnea anterior e com as normas e os critrios estabelecidos para a execuo do PDDE; e) Adotar procedimentos estabelecidos na Resoluo N 9 de 2 de maro de 2011 para as aquisies de bens permanentes e materiais de consumo e contrataes de servios em favor das escolas que representam, mantendo os comprovantes das referidas despesas em seus arquivos, disposio do FNDE, dos rgos de controle interno e externo e do Ministrio Pblico, pelo prazo previsto no caput do art. 16; f) Afixar nas sedes das escolas que representam, em local de fcil acesso e visibilidade, a relao dos seus membros e demonstrativo evidenciando os bens e materiais adquiridos e servios que quelas forem fornecidos e prestados e a disponibilizarem toda e qualquer informao referente aplicao dos recursos do programa. g) Prestar contas da utilizao dos recursos do PDDE PMF/ Secretaria Municipal de Educao nos prazos estabelecidos neste manual; h) Apresentar, anualmente, Declarao de Iseno de Imposto de Renda Pessoa Jurdica e Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), ainda que negativa, na forma e nos prazos estabelecidos, respectivamente, pela Secretaria da Receita Federal do Ministrio da Fazenda e pela Secretaria de Polticas de Empregos e Salrios do Ministrio do Trabalho DRT/ Fpolis; Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais DCTF; Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica DIPJ. i) Disponibilizar, quando solicitada, s comunidades escolar e local toda e qualquer informao referente aplicao dos recursos do programa; j) Garantir livre acesso s suas dependncias a representantes do FNDE, do

Tribunal de Contas da Unio (TCU), do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e do Ministrio Pblico, prestando-lhes esclarecimentos e fornecendo-lhes documentos requeridos, quando em misso de acompanhamento, fiscalizao e auditoria.

l) Proceder, quando da contratao de servios de pessoas fsicas para consecuo das finalidades do programa sobre os quais incidirem imposto de renda, ao imediato recolhimento das parcelas correspondentes ao tributo e apresentao, anual, da Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) na forma e prazo estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministrio da Fazenda;

m) Formular consultas prvias e regulares ao setor contbil ou financeiro da EEx qual se vinculam e/ou ao rgo mais prximo da Fazenda Federal, Estadual, Distrital ou Municipal quanto possvel obrigatoriedade de reteno e recolhimento de valores a ttulo de tributos incidentes sobre servios contratados a expensas do programa, bem como para informar-se sobre outros encargos tributrios, previdencirios ou sociais a que porventura venham a estar sujeitas.

LEMBRETES IMPORTANTES ANO 2011


Prazo para realizao das despesas: at 15 de setembro de 2011; Os recursos so destinados a CUSTEIO E CAPITAL (consumo e permanente); Os valores destinados para cada finalidade devem ser respeitados; No pode usar valor de Manuteno em Equipamento e/ou vice-versa; Verificar o saldo de recursos do FNDE do ano de 2010 reprogramado e prestar contas junto com o valor de 2011; No caso de aquisio de Materiais de Consumo, Bens Permanentes e Prestao de Servios fazer pesquisa de preos/oramentos de no mnimo 03 fornecedores e adquirir o de menor preo. Caso o produto seja fornecido por apenas um fornecedor, fazer uma justificativa indicando a inexistncia de outras empresas;

Lavrar ata incluindo os 03 fornecedores vitoriosos pelo critrio de escolha, menor preo por item ou excepcionalmente, qualidade. A nota fiscal/cupom fiscal deve ser em nome da APP; Identificar cada Nota Fiscal/cupom fiscal com: FNDE/PDDE 2011; S sero aceitas despesas efetuadas no perodo de execuo do PDDE data do repasse at 15 de setembro de 2011 (no pode pagar nota antiga); As despesas devem ser pagas com cheque nominal; Incluir cpia de cheque na prestao de Contas; No pode haver rasuras nas notas e/ou cupons fiscais; Movimentar os recursos do PDDE na conta especfica; Equipamento/ material permanente adquirido ser patrimnio da escola. A APP deve encaminhar documentos originais na prestao de contas (1 via da N. F.) e ainda cpia da Nota Fiscal para a Secretaria Municipal de Educao/ Departamento de Convnios e Projetos Especiais e cpia do Termo de Doao para que seja procedida a legalizao burocrtica. Cada equipamento/ material permanente receber um n. de registro (Tombamento);

Exigir do Banco e guardar todos os extratos bancrios, mensalmente, depois do recebimento do recurso. Observar sempre se o extrato traz do primeiro ao ltimo dia do ms, pois se faltar um dia ser necessrio tirar outro extrato e isso poder acarretar em nus se o ms referido for anterior ao corrente;

Todas as cpias das Notas Fiscais/cupons fiscais devem ser guardadas pela APP, por cinco anos; Prestao de contas: Dever ser elaborada, de acordo com as instrues em anexo e encaminhada SME/Departamento de Convnios e Projetos Especiais (sala 503), impreterivelmente, at 01 de outubro de 2011;

As EEx, UEx e EM sero isentas de pagamento de taxas e tarifas bancrias em conformidade com os termos do Acordo de Cooperao Mtua n 41/2011, disponveis no stio www.fnde.gov.br, celebrados entre o FNDE e as instituies financeiras em cujas agncias foram abertas as contas depositrias dos recursos do programa.

ATENO:

As despesas a serem realizadas (compra de materiais e/ou

servios) devero ser decididas em comum acordo APP e comunidade escolar

(Diretor, professores, pais, etc.) e

registrado em Ata, para posterior

encaminhamento junto prestao de contas.

SIGLAS UTILIZADAS
CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CPF - Cadastro de Pessoa Fsica FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao PDDE Programa Dinheiro Direto na Escola UEx Unidade Executora Prpria SME Secretaria Municipal de Educao GEAF Gerncia Administrativa e Financeira DIPJ Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica DCTF Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais RAIS Relao Anual de Informaes Sociais REx Relao Unidades Executoras Prprias

Qualquer dvida dirigir-se Secretaria Municipal de Educao / GEAF Departamento de Convnios e Projetos Especiais Telefone: 3251-6138.

EDUCAO INFANTIL: Dinor ou Snia Email: dinora@pmf.sc.gov Email: sonia.souza@pmf.sc.gov ENSINO FUNDAMENTAL: Cida, Paula ou Rosana Email:cida.si@pmf.sc.gov.br Email:rosana.ramos@pmf.sc.gov.br Email:paulacortinhas@gmail.com ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANPOLIS

APP:_________________________________________________

MEC - FNDE

PDDE - 2011
PRESTAO DE CONTAS

VALOR: R$___________________________

MEC/FNDE - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANPOLIS/SC

ASSOCIAO DE PAIS E PROFESSORES - APP


PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA PDDE/2011 APP/ ESCOLA: __________________________________________________________________________ I OFCIO de encaminhamento Senhores Conselheiros, Estamos encaminhando a esse CONSELHO FISCAL a Prestao de Contas dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, referentes ao Programa PDDE/2011, no valor de R$ ________________________, para fins de anlise da documentao e da aplicao dos recursos, de acordo com os tens assinalados abaixo: ( ) ANEXO III DEMONSTRATIVO DA EXECUO DA RECEITA E DA DESPESA E DE PAGAMENTOS EFETUADOS Formulrio do FNDE ( ) ANEXO IV - RELAO DE BENS ADQUIRIDOS OU PRODUZIDOS - Formulrio do FNDE ( ) TERMO DE DOAO DOS BENS ADQUIRIDOS E/OU PRODUZIDOS ( ) CONSOLIDAO DA PESQUISA DE PREOS ( ) EXTRATO DA CONTA CORRENTE ( ) EXTRATO DA APLICAO FINANCEIRA ( ) NOTAS FISCAIS/FATURAS 1 via ( ) CPIAS DOS CHEQUES ( ) TERMO DE DOAO ( ) ATA DE DECISES COM A COMUNIDADE ESCOLAR

DATA ____________

NOME DO PRESIDENTE DA APP __________________________________________________

ASSINATURA ____________________________

II PARECER do Conselho Fiscal da APP Aps a anlise da documentao, acima relacionada, e a verificao do recebimento dos materiais e/ou servios, conclumos que a utilizao dos recursos financeiros foi considerada: ( ) REGULAR ( ) IRREGULAR especificar, abaixo, os motivos da irregularidade, se for o caso CONSELHO FISCAL: 1 NOME: ________________________________________ 2 - NOME: ________________________________________ 3 - NOME: ________________________________________ DATA: _______/ _______/2011

ASSINATURA ______________________________ ASSINATURA______________________________ ASSINATURA______________________________

III PARECER da Prefeitura Municipal Ao analisarmos a execuo FSICO-FINANCEIRA, conclumos que: 1 A APP apresentou a Prestao de Contas em conformidade com a Resoluo do FNDE? 2 - Os recursos foram aplicados e atenderam os objetivos previstos no Programa? Caso alguma das alternativas acima for negativa, especificar o(s) motivo(s) SIM ( ) ( ) NO ( ) ( )

ASSINATURA NOME DO TCNICO DA SME RESPONSVEL PELA ANALISE DA PRESTAO DE CONTAS

ASSINATURA NOME DO(A) SECRETRIO (A) MUNICIPAL DE EDUCAO

FLORIANPOLIS

_____/____/___

UNIDADE ESCOLAR:_______________________________________________________ PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA PDDE/2011

PESQUISA DE PREOS
Ao Fornecedor/ Prestador de Servios, Com a finalidade de garantir para a escola bens e servios de qualidade, com MENOR PREO, solicitamos vossa COTAO DE PREOS para fornecimento dos materiais/servios, abaixo relacionados, com pagamento vista. Sua proposta pode ser encaminhada a esta APP atravs de oramento prprio ou preenchendo a coluna relativa a preos, do presente Formulrio:
SOLICITAO DA APP/ESCOLA

COTAO DO FORNECEDOR QUANTIDADE


PREO UNITRIO R$ PREO TOTAL R$

MATERIAL/SERVIO

UNIDADE

DECLARAO DO PROPONENTE: Proponho os preos acima registrados. Prazo para entrega do material/Execuo do Servio:

_____________________________________________ Prazo de validade da proposta: 30 dias conforme Art 3 1 da Resoluo n 09 de 02 de maro de 2011 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao/FNDE.
IDENTIFICAO DO PROPONENTE
Atravs de carimbo, contendo: CNPJ, NOME DA EMPRESA e ENDEREO Nome e CPF do vendedor/gerente/prestador de servio do estabelecimento (pode estar no carimbo ou ser manuscrito) e assinatura.

Local e Data: ___________________________________________

DIRETORIA FINANCEIRA COORDENAO-GERAL DE CONTABILIDADE E ACOMPANHAMENTO DE PRESTAO DE CONTAS

PRESTAO DE CONTAS

DEMONSTRATIVO DA EXECUO DA RECEITA E DA DESPESA E DE PAGAMENTOS EFETUADOS


BLOCO 1 IDENTIFICAO
01 Programa/Ao 03 Nome 05 Endereo 06 Municpio 04 Nmero do CNPJ 07 UF 02 Exerccio

BLOCO 2 SNTENSE DA EXECUO DA RECEITA E DA DESPESA (R$)


08 Saldo Reprogramado do Exerccio Anterior Custeio Capital 09 Valor Creditado pelo FNDE no Exerccio Custeio Capital 10 Recursos Prprios Custeio Capital 11 Rendimento de Aplicao Financeira Custeio Capital 12 Devoluo de Recursos ao FNDE (-) Custeio Capital

13 Valor Total da Receita Custeio Capital

14 Valor da Despesa Realizada (-) Custeio Capital

15 Saldo a Reprogramar para o Exerccio Seguinte Custeio Capital

16 Saldo Devolvido Custeio Capital

17 Perodo de Execuo

18 N de Escolas Atendidas

_____/_____/_____ a _____/_____/_____ BLOCO 3 PAGAMENTOS EFETUADOS


19 Item 20 Nome do Favorecido e CNPJ ou CPF 21 Tipo de Bens e Materiais Adquiridos ou Servios Contratados 22 Origem R$ (*) 23 Nat. Desp 24 Documento Tipo Nmero Data 25 Pagamento N Ch/OB Data 26 Valor (R$)

27 TOTAL BLOCO 4 AUTENTICAO

_________________________________________
Local e Data

________________________________________________
Nome do(a) Dirigente ou do Representante Legal

______________________________________________________
Assinatura do(a) Dirigente ou do Representante Legal

T E R M O DE D O A O
Pelo presente instrumento a(o) ___________________________________________________________________________, da Escola _______________________________________________________________ faz, em conformidade com a legislao aplicvel ao Programa
Nome da Escola

Nome da UEx

Nome da UEx

Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e demais normas pertinentes matria, a doao do(s) bem(ns), conforme discriminado(s) abaixo, adquirido(s) ou produzido(s) com recursos do referido Programa, ao()_________________________________________________ para que seja(m) tombado (s) e
Nome do municpio ou da secretaria de educao do estado ou do Distrito Federal

incorporado(s) ao seu patrimnio pblico e destinado(s) escola acima identificada, qual cabe a responsabilidade pela guarda e conservao do(s) mesmo(s). N. ORD. DESCRIO DO BEM QTDE. NOTA FISCAL N. DATA UNITRIO VALOR (R$) TOTAL

TOTAIS: ______________________________________ ______________________________________ Local e Data Nome do(a) Responsvel pela UEx ____________________________________________ Assinatura do(a) Responsvel pela UEx

BLOCO I - IDENTIFICAO DA UNIDADE EXECUTORA PRPRIA (UEx)


01 - Razo Social 02 - CNPJ

BLOCO II - IDENTIFICAO DOS PROPONENTES (Fornecedores de produtos ou prestadores de servios)


03 - Razo Social do Proponente (A) 04 - CNPJ do Proponente (A) 03 - Razo Social do Proponente (B) 04 - CNPJ do Proponente (B) 03 - Razo Social do Proponente (C) 04 - CNPJ do Proponente (C)

BLOCO III - PROPOSTAS (R$ 1,00)


05 - Item 06 - Descrio dos Produtos e Servios 07 - Unid. 08 - Quant. 09 - Valor Proponente (A) 10 - Valor Proponente (B) 11 - Valor Proponente (C)

Proponente (A) 12 - Valor Total da Proposta 13 - Valor Total da Proposta com Desconto

Proponente (B)

Proponente (C)

BLOCO IV - APURAO DAS PROPOSTAS


14 - Itens de Menor Valor 15 - Valor Total dos Itens de Menor Valor

Proponente (A) Proponente (B) Proponente (C)


16 - Valor Total

BLOCO V - AUTENTICAO
17 - Local e Data 18 - Nome do Dirigente ou do Representante Legal da UEx 19 - Assinatura do Dirigente ou do Representante Legal da UEx

Vous aimerez peut-être aussi