Vous êtes sur la page 1sur 7

Introduo Bluetooth um sistema de telecomunicaes de curto alcance (em torno de 10 metros) que permite a interconexo de dispositivos eletrnicos sem

m a utilizao de cabos. Minsculos rdios embutidos em chips, utilizando uma tecnologia chamada "transmisso por salto de freqncia" , permitem uma comunicao confivel e prova de interferncias.

Porque Bluetooth? O nome Bluetooth uma homenagem ao Rei da Dinamarca do sculo X - Harald Bluetooth ( Blatand em dinamarqus ), devido capacidade do mesmo de unir. Como o Rei Harald a tecnologia Bluetooth tem o objetivo de unir as pessoas e permitir que elas falem entre si. Em respeito ao Rei Harald, o logotipo oficial da Bluetooth, mostrado abaixo composto dos caracteres rnicos H e B de Harald Bluetooth.

Bluetooth Bluetooth um padro de tecnologia global que tenta criar uma ponte entre as industrias de computadores e de comunicaes. Ela tem sido adotada pelas principais empresas de telecomunicao e computao, assim como um interessante conjunto de empresas atuantes em outros setores incluindo o setor de entretenimento, a industria automotiva, a rea de sade, os setores de automao industrial e de brinquedos. Promessas:

Eliminar cabos e fios entre dispositivos fixos e moveis separados por pequenas distancias (at 10 metros) Facilitar comunicao de dados e voz Ativar Redes ad hoc e fornecer sincronizao automtica entre vrios dispositivos compatveis com a tecnologia Bluetooth

Bluetooth uma tecnologia sem fio . Do mesmo modo que o WAP, foi especificado por entidades privadas e tornou-se um padro "de facto". "SIG" uma sigla para Special Interest Group, ou seja um Grupo de Interesse Especial, normalmente relacionado a uma organizao ou uma tecnologia . O "Bluetooth SIG" formado por empresas de porte como 3Com, Ericsson, IBM, Intel, Lucent, Microsoft, Motorola, Nokia, Toshiba e mais de 2000 companhias associadas.
____________________________________________________________________________________ Pgina 2

Seu website oficial est em http://www.bluetooth.com . O Bluetooth surgiu da necessidade de eliminao dos cabos de conexo entre os equipamentos (que no raro se transformam na popular "macarronada" ). Bem, o problema no exatamente o "cabo de conexo", mas sim o "cabo de conexo proprietrio" : hoje cada fabricante faz o seu , dificultando o "casamento" ou interligao dos equipamentos. Bluetooth Como Funciona A tecnologia Bluetooth visa a conectividade num sentido mais amplo, envolvendo todos os equipamentos de uma mesma rea (pequena), particularmente os "mveis" que entram e saem, interagindo entre si e com os "fixos". Cada "equipamento Bluetooth" trar embutido um chip que nada mais que um micro rdio transceptor ("Bluetooth Radio") , operando na faixa de freqncia de 2.4 GHz (gigahertz), na chamada banda ISM (Industrial, Scientific and Medical), disponvel mundialmente. O "Bluetooth Radio" um dispositivo confivel, robusto, seguro e de alta velocidade. Opera no modo "full duplex" (recebe e transmite ao mesmo tempo), com taxas de transferncia de at 1 Mb/s. As interferncias so "dribladas" por um processo conhecido como "salto de freqncia ("frequency hop scheme") em que o dispositivo como que procura uma freqncia livre executando 1600 saltos por segundo. O consumo de energia administrado por um dispositivo inteligente que identifica a distncia entre os equipamentos e "calibra" adequadamente a potncia de transmisso, aumentando ou diminuindo conforme o caso. Se o trfego de dados for muito baixo ou ocorrer uma foi interrupo, o dispositivo entra em um "estado de baixo consumo" de energia. O usurio tem total controle para selecionar os equipamentos que estaro trocando informaes. As especificaes atuais do Bluetooth permitem comunicao "ponto a ponto" (comunicao entre dois equipamentos) ou "ponto a muitos pontos" onde um equipamento principal ("master") se comunica com at sete outros secundrios ("slave") formando uma "pico-rede" (piconet). As piconets tambm podem se comunicar formando uma estrutura ou topologia de mltiplas e flexveis piconets. Qualquer sistema que utiliza a tecnologia Bluetooth pode ser visualizado em termos de quatro componentes : 1. uma unidade de rdio ("Radio Unit)"; 2. uma unidade de banda bsica ("Baseband Unit"); 3. uma pilha ou camada de software ("Software Stack") e 4. um programa aplicativo (Application Software"). De um modo geral, quando identificamos componentes como estes em circuitos eletrnicos, eles no esto separados fisicamente, apenas funcionalmente . Esses componentes esto integrados no microchip Bluetooth.
____________________________________________________________________________________ Pgina 3

A "Radio Unit" como o nome j vai dizendo, a parte do radio transceptor propriamente dito que estabelece a comunicao sem fio entre os equipamentos dotados de Bluetooth. A "Baseband Unit" a parte computacional do chip, consistindo basicamente de uma memria flash e uma CPU ("Central Processing Unit") que interage com o hardware do dispositivo que aloja o chip. A "Software Stack" constituda pelos programas que administram a comunicao interna entre os componentes "Baseband Unit" e "Application Software". A "Application Software" proporciona a interface para que o usurio interaja com o sistema Bluetooth. J vimos que o rdio transceptor embutido no chip Bluetooth opera na faixa de 2.4 GHz ou 2400 Mhz. O modo de transmisso por espalhamento espectral ("spread spectrum")(*) com potncia de at 100mW. A transmisso por espalhamento espectral proporcionado pela tcnica de salto de freqncia ("frequency hopping"). H um total de 79 freqncias disponveis no intervalo de 2402 Mhz a 2480 Mhz ( 2403, 2404, 2405.... 2479, 2480). As freqncias de transmisso so mudadas de um modo pseudo-aleatrio (de acordo com um algoritmo) a uma taxa de at 1600 saltos por segundo ("1600 hop/s"). Na figura abaixo tentamos apresentar uma visualizao muito simplificada desta tcnica, mostrando 6 saltos de freqncias de transmisso num intervalo de 6 unidades de tempo. Suponha que o algoritmo determinou a seqncia 5 - 2 - 6 - 3 - 1 - 4. A transmisso tem incio na freqncia 5 e interrompida; prossegue na freqncia 2; ocorre um novo salto para a freqncia 6, e assim por diante.

Esta figura exemplifica uma transmisso por salto de freqncia


____________________________________________________________________________________ Pgina 4

Se considerarmos os 1600 saltos por segundo, ento a durao da transmisso em cada uma das freqncias selecionadas ser de 0,000625s, ou 625 microsegundos (1 dividido por 1600) . Este intervalo de tempo constitui-se em uma unidade de tempo para o sistema, chamada de "slot" ou "time slot". Um equipamento Bluetooth, quando em operao, transmite e recebe quase simultaneamente. O mtodo usado para tal chama-se TDD (Time Division Duplex). Uma explicao aproximada seria: ocorre uma transmisso durante um "time slot"; no prximo "time slot", ocorre uma recepo. Devido ao esquema de saltos, as transmisses e recepes ento ocorrem em tempos diferentes e tambm em freqncias diferentes. Utilizando a mesma figura anterior como referncia, podemos tentar visualizar este "fenmeno" atribuindo uma cor amarela, por exemplo, para as transmisses e azul para as recepes.

Esta figura exemplifica uma transmisso e recepo por salto de freqncia Assim, no "time slot 1" ocorre uma transmisso na freqncia 5; no "time slot 2" ocorre uma recepo na freqncia 2; no "time slot 3" ocorre uma nova recepo, agora na freqncia 6; e assim por diante. Mesmo com esta simplificao, possvel perceber que este esquema eficiente para driblar interferncias externas e interferncias entre transmisses e recepes ("cross-talk). Apenas um observao para os "no iniciados" que podero buscar mais informaes na literatura tcnica. Um observador da figura acima postado de frente para o eixo das freqncias, estaria raciocinando no "domnio da freqncia" ("frequency domain"). Se postado de frente para o eixo dos tempos (no lado direito da figura), seu raciocnio seria no domnio do tempo ("time domain").

____________________________________________________________________________________ Pgina 5

As figuras abaixo mostram a faixa de freqncias e os time slots (no domnio do tempo)

Viso no domnio da freqncia

Viso no domnio do tempo Tipicamente, no intervalo de tempo correspondente a 1 slot, enviado um conjunto de dados chamado de "pacote" (packet) . Ento, o sistema envia um "packet" e executa um salto para outra freqncia. Em alguns sistemas, um "packet" pode durar mais de 1 slot, ("multi-slot packet"): neste caso, o "packet" todo transmitido antes do salto de freqncia, implicando numa menor taxa de saltos por segundo. A seqncia de dois "packets", um transmitido e outro recebido, chamada de "frame". Na seqncia destas explicaes vamos estudar a constituio destes "packets". Aqui pode-se observar o porqu desta tcnica ocupar uma faixa maior de operao ou um maior espalhamento no espectro: ao invs de uma nica freqncia disponvel para transmisso das informaes so utilizadas 79 freqncias (bem entendido: cada transmisso ocorre numa nica freqncia, mas no total utilizada uma faixa maior). Os "Bluetooth Radio" dos equipamentos que esto em comunicao evidentemente operam em um modo sincronizado, ou seja, quando o transmissor muda de freqncia, o receptor correspondente o acompanha. Antes de detalhar a parte tcnica, vamos dar uma geral sobre o funcionamento do chip Bluetooth. Equipamentos dotados de chips Bluetooth, estando prximos, ficam em condies de estabelecer uma ligao automtica, direta, particular e temporria, conhecida como "ad hoc connection". Quando esta conexo feita, est formada uma piconet.
____________________________________________________________________________________ Pgina 6

Uma piconet pode ser formada por mais de dois dispositivos Bluetooth, mas um deles sempre o principal ("master") e os demais secundrios ou escravos ("slaves"). O hardware o mesmo para todos os chips Bluetooth, da sua capacidade de atuar ora como "master" ora como "slave". O estado normal ("defaut") de operao dos dispositivos Bluetooth antes do estabelecimento de uma piconet o de espera ("standby mode"). Neste "standby mode" os dispositivos que no se encontram em comunicao efetiva para troca de dados, periodicamente realizam uma espcie de "escuta", na expectativa de receber alguma mensagem. Este procedimento chamado de varredura ("scanning"). O termo varredura apropriado pois so pesquisadas diversas freqncias de operao. H dois tipos de "scanning" de escuta: "page scan" e "inquiry scan". O "page scan" o sub-estado dentro do estado de "espera" em que um dispositivo tenta localizar outros dispositivos que o estejam chamando, ou seja, tenta identificar seu cdigos de acesso (DAC - Device Access Code) emitido por outros dispositivos. O "inquiry scan" o sub-estado dentro do estado de espera em que um dispositivo tenta localizar outros dispositivos que estejam nas proximidades, preparando-se para uma eventual conexo, ou seja, tenta identificar quais so seu cdigos de acesso (DAC) e a freqncia de seus relgios internos (Clock). Como conseqncia da varredura poder ser estabelecida uma conexo com outro dispositivo e os novos estados ou modos de operao podero ser : "active", "hold" "sniff" e "park" . O estado "active" o da transmisso efetiva de informaes entre os dispositivos. Os outros trs so modos ou estados de "economia de energia" ("power saving mode"). O estado "hold" utilizado para uma pequena interrupo durante a transmisso, que ainda no est concluda. Um timer interno fica pulsando deixando o dispositivo em condies de conectar-se imediatamente quando solicitado. No estado "sniff" o dispositivo ainda participa do trafego de dados mas espera, operando num ciclo reduzido. No estado "hold" o dispositivo ainda est na piconet mas j no participa do trfego de dados. Evidentemente, o outro resultado da varredura dever ser o no estabelecimento de uma nova conexo e ento tem incio um novo ciclo de "scanning". Suponhamos dois dispositivos, A e B (por exemplo, um micro e um celular, ambos dotados de chips Bluetooth), colocados prximos um do outro (dentro do alcance de seus "Bluetooth radios"). Durante o "page scan" cada dispositivo alterna sua atuao, ora com "master", ora
____________________________________________________________________________________ Pgina 7

como "slave". Quando na situao de "slave", o dispositivo "escuta" para identificar se outro o chama (isto , se est emitindo seu DAC) num intervalo de tempo maior ("scan window"). Esta escuta se realiza numa seqncia de saltos de freqncia determinada pelo seu prprio hardware (seu prprio clock) e so varridas um nmero menor de freqncias do que as 79 disponveis. O sistema como um todo pressupe que o dispositivo que atua momentaneamente como "master" possui em sua memria a identificao e o "clock" do "slave". Supondo que A o master e deseja comunicar-se, ele emite a identificao (DAC) do slave B. O slave B a recebe e responde enviando sua identificao (DAC) de volta, como confirmao. O master A reenvia a identificao do B acrescida da informao do seu prprio clock. Neste momento, o dispositivo B faz um ajuste em seu clock e os dois dispositivos passam a atuar com o mesmo clock, sincronizadamente, e a comunicao estabelecida, com o dispositivo A na situao de master e o B na de slave.

O que a tecnologia Bluetooth far por voc


Cordless Desktop Um dos modelos mais provveis, esse cenrio apresenta conexes sem fio entre o computador e todos os tipos de perifricos, desde teclados e impressoras at scanners e redes. Internet Brigde Utilizada para fornecer uma conexo sem fio com a internet, para um telefone mvel, um PC porttil, um PDA ou algum dispositivo porttil. LAN Access Semelhante ao anterior, exceto que a conexo entre um computador e uma rede local. File Transfer Capacidade de transferir qualquer tipo de arquivo de dados de um dispositivo para outro. Automatic Syncrhonizer Os dados localizados em dispositivos separados compatveis com Bluetooth so automaticamente sincronizados quando os diferentes dispositivos entram nas faixas de rdio de cada um deles. Instant Postcard Fotos estticas tiradas com uma cmera digital compatvel Bluetooth so enviadas via internet ( via telefone mvel compatvel ) para um computador pessoal tambm compatvel.

____________________________________________________________________________________ Pgina 8

Vous aimerez peut-être aussi