Vous êtes sur la page 1sur 13

O Conceito de Deus: O povo de Yorb A populao yorb, cerca de 40 milhes, ocupa o sudoeste da Nigria.

Eles so um dos maiores grupos tnicos na Nigria dotado de uma rica cultura e de diversas maneiras, um dos povos mais interessantes do continente africano. Sua tradio lhes confere um lugar nico entre as sociedades Africanas. Eles tm contribudo para as culturas do Caribe e da Amrica do Sul, nomeadamente em Cuba e no Brasil, onde a religio yorb praticada. Na Nigria, o yorb um dos trs maiores grupos tnicos. De acordo com Idowu (1962), "O yorb compreende vrios cls que esto unidos pela lngua, tradies, crenas e prticas religiosas" (p.4). O objetivo deste trabalho descrever o conceito de Deus monotesta entre os yorbs e seus orixs de suporte. nossa convico que qualquer tentativa de construir uma teoria para descrever o conceito de Deus entre os yorbs no vai dar uma imagem verdadeira. Portanto, o papel crtica a opinio de alguns estudiosos, seguida por descries dos atributos do Ser Supremo, concluindo com uma discusso de como Oldmar Deus monotesta comparvel ao conceito judaico-crist de Deus. Uma certeza sobre o yorb o fato de que muito difcil encontrar um yorb indgenas que no acredita no Ser Supremo. Se essa pessoa existe, que ele ou ela deve ter sido expostos a influncias no-Africano. Os yorbs acreditam no Ser Supremo que responsvel pela criao e manuteno do universo (Awolalu 1979). Baudin, um padre catlico romano de descendncia francesa, escreveu sobre o deus yorb com estas palavras: Os negros no tm nem estatutos, nem smbolos para representar Deus. Eles o consideram como o Primordial Ser Supremo, a autora e pai dos deuses e espritos. Ao mesmo tempo, eles pensam que Deus aps o incio da organizao do mundo, acusado Obatal para termin-lo e govern-lo, em seguida, retirou-se e entrou em um eterno descanso para cuidar de sua felicidade (Awolalu 1979, p. 4). Baudin est absolutamente correto quando disse: "Os negros no tm estatutos do Ser Supremo" (Awolalu 1979). A razo que Deus " demasiado grande e terrvel a ser fotografado ou formados em um molde de concreto" (p. 4). Ele est em toda parte e Ele um Esprito Supremo. O que preocupante sobre a anlise Baudin que ela parece sugerir que o Ocidente tem uma compreenso clara do conceito de Deus na cultura yorb Este no o caso Idowu (1962) observa: ". ... os autores desta concepo tenha cometido um erro, eles erraram dessa forma, porque eles tm sido ignorante do que constitui o ncleo real da religio, que se esforam para estudar "(p.44).

Idowu (1975) implica que o Ocidente no tem uma compreenso clara do conceito de Deus. O conceito de Deus no um monoplio da sociedade tradicional. Aps uma anlise mais aprofundada da declarao de Baudin, observa-se que ele no aprecia a idia fundamental de Deus, tal como concebido pelos yorbs, especialmente no que diz respeito criao. A coisa mais preocupante a sua abertura racial e sua atitude condescendente com os yorbs. Outro estudioso francs, Bouche (Awolalu 1979) tem a dizer: Um homem yorb pensa que Deus grande demais para lidar com ele, e ele delegada a ateno dos negros para o Orisa. Master of Heaven. Deus gosta de descansar abundncia e suave, mantendo seu favor para o homem branco. Que o homem branco freqenta Deus natural. Quanto aos negros, eles devem sacrifcios, suas ofertas e sua orao ao Orix nica. . . (P. 4) observaes Bouche demonstram sua falta de compreenso das crenas e do simbolismo na cultura yorb que se refere s prticas religiosas. Bouche resultados etnocentrismo em interpretaes baseadas em "opinio pessoal [que] inspirada pelo orgulho racial e cegueira." (Awolalu 1979 p.5). Se Bouche tinha sido mais sensvel aos aspectos culturais em seu estudo das crenas yorbs, ele teria descoberto que os yorbs acreditam que todos os seres humanos so criados iguais por Deus e so, de fato, membros de uma raa humana. Alm disso, descobrimos que Bouche no compreender a relao entre o Ser Supremo e as divindades (Orisa) (Awolalu 1979). No sculo 19, um oficial britnico chamado ABEllis alegou que Olorum o deus do cu do yorb, ou seja, ele endeusado firmamento, ou o cu pessoal. . . Ele apenas um deus-humorado, o cu divino, pessoalmente, e ele s controla fenmenos ligados na mente nativa com o teto do mundo. . . Como ele muito preguioso ou demasiado indiferente para exercer qualquer controle sobre os assuntos terrestres, o homem ao seu lado no perde tempo em endevouring para propiciar-lhe, mas reserva a sua adorao e sacrifcios pelos mais agentes ativos. . . . Na verdade, cada deus, Olorun includo, tem, por assim dizer, as suas funes prprias. . . ele no pode invadir os direitos dos outros (p. 5) Aqui, novamente, ns vemos o etnocentrismo dos estudiosos ocidentais. Na observao acima, primeiro, Ellis mostra sua falta de entendimento sobre Olorun associando Olorun com um "deus natureza". Em segundo lugar, Ellis combina com Olorun Eledaa. Ellis diz que est muito longe da verdade (Awolalu, 1979; Idowu, 1975) quando ele afirmou que Eledaa e Olorun significar duas coisas diferentes. Olorun em yorb terminologia refere-se ao Ser Supremo e Eledaa se refere a "Aquele que controla a chuva", enquanto Olodumare "reforador de crregos". Na verdade, estes termos (Olorun, Olodumare, e Eledaa) so intercambiveis para o mesmo Deus, Olorun. Eledaa significa aquele que cria em

lngua ioruba e Olodumare, o Deus todo poderoso, o Ser Supremo. erro de Ellis que ele classifica Olorun com as divindades, quando disse: "Olorun no pode invadir os direitos dos outros" (Awolalu, 1979, p.5). Em outros, Ellis implica que Olorun no de forma superior s divindades. Isso falso (Ibid). Os yorbs acreditam que Orix no pode existir independente do Ser Supremo. O yorb vista as divindades como "espritos ministradores e intermedirios entre o homem eo Ser Supremo." Pode-se compar-los com os anjos de Deus, que est ministrando ao Ser Supremo de acordo com conceitos cristos. Ellis demonstra claramente sua falta de competncia cultural, quando ele afirma que a adorao prestado exclusivamente para os agentes que so mais ativos que Olorun. Ellis comentrios refletem imprecises ainda mais quando ele diz que o Ser Supremo muito preguioso, distante e indiferente. Em resposta a falcias Ellis, Fadipe (Awolalu, 1979) diz: No observaes poderia ter jogado em maior destaque a ignorncia de Ellis da vida quotidiana rotina dos yorbs. Longe de ser uma concepo Olorun distante para o povo, os yorbs mdia usa o nome, muitas vezes em provrbios, em oraes e desejos, nas promessas, no planejamento para o futuro, na tentativa de livrar-se de acusaes, lembrando-nos o seu adversrio de sua dever de falar a verdade, e assim por diante. De fato, para todos os efeitos gerais, mais natural para invocar o nome de Olorun do que a de Orisa (p.6). Fadipe esclarece falcias Ellis e mostra o impacto de Olorun sobre o povo yorb. SS Farrow apoia Fadipe e afirma ainda que "Encontramos entre os yorbs... A crena em um Ser chamado de Olorun, cuja posio nica em vrios aspectos... Esta idia no devido a Maom ou cristos" (p. 34). O problema com honestidade Farrow na clarificao do conceito de Olorun reside com a frase "Um Ser chamado Olorum" (Lucas 1948). Ele parece sugerir que Deus, tal como concebido pelos yorbs diferente do Deus Supremo, que o Criador de toda a terra (Lucas 1948; Awolalu 1979). O melhor de pesquisa, acadmica, dentro do conceito do Ser Supremo entre os yorbs vem EB Idowu. Em seu livro intitulado Deus-Olodumare em yorb Crena, afirma Idowu "Oldmar o nome tradicional do Ser Supremo e que Olorum, embora comumente usado na linguagem popular parece ter ganhado a sua moeda predominante em conseqncia de cristos e muulmanos impacto sobre os yorbs pensamento "(Awolalu, 1979). Naming Deus: yorb Terminologia e Definies Nossa reviso de pontos de vista desses estudiosos do conceito de Deus foi uma tentativa de identificar os principais erros nas afirmaes acadmicas. Infelizmente, a maioria dos estudiosos revista, demonstrou nas suas anlises, a falta de sensibilidade cultural para aqueles que so diferentes racialmente.

Para obter uma viso precisa do conceito yorb do Ser Supremo, importante examinar os nomes e os significados que esto associados com o Ser Supremo. Deve-se ressaltar que os yorbs alternadamente usar os termos listados abaixo para descrever o Deus supremo. Para os yorb, eles so conhecidos como "oriki", livremente traduzido como "nicknames". De acordo com Idowu, o Ser Supremo "reconhecida por todas as divindades como chefe a quem pertence toda autoridade e toda lealdade devida. Ele no um entre muitos. Seu status de supremacia absoluta. . . Na adorao, os yorbs segur-lo em ltima instncia primeira e ltima da vida cotidiana do homem. Ele a preeminncia "(Ibid, p.53). Esses nomes e suas definies seguir (ver Bascom). Olodumare: O conceito denota algum que tem a plenitude ou grandeza superlativa, a majestade eterna a quem o homem pode confiar. Olorum: O proprietrio (Olorun), o cu acima, ou o Senhor, cuja casa est nos cus acima. s vezes, o uso yorb Olorun Olodumare juntos. Esta palavra significa dobrar o Ser Supremo, cuja morada est no cu. Olodumare Eledaa: O criador. Como o nome sugere, o Ser Supremo responsvel por toda a criao. Alaaye: A palavra significa o que vive. Isto significa que os yorbs acreditam que Deus eterno. Elemi: Elemi o guardio da vida. Usado para se referir ao Ser Supremo, ele sugere que todos os seres vivos devem sua sopro de vida ao Ser Supremo. Acredita-se pelos yorbs que, quando o guardio da vida retira "sopro de vida", a alma vivente morre. Olojo Oni: Esta palavra significa que o proprietrio e controlador deste dia ou do dia a dia. Para cham-lo Olojo Oni retrata que todos os homens e as mulheres dependem totalmente do Ser Supremo. Atributos do Ser Supremo Para melhorar ainda mais a compreenso da crena yorb, tambm necessrio para explorar as caractersticas que o diferencia de Oldmar Deus de outras coisas que Ele criou. Ele o Criador. Entre os yorbs, o mito da criao afirma que no incio o mundo era aguado, deserto pantanoso. Olodumare e algumas divindades viviam no cu, descendo e subindo por meio de "teias de aranha ou de uma cadeia. Eles frequentemente visitado a terra, particularmente para a caa. A humanidade no existia porque no havia terra (Parrinder 1986).

Um dia, Olodumare convocou seu chefe, Orisa-nla, a sua presena e encarregouo de que Ele (Oldmar) queria criar terra firme. Para os materiais, Oldmar deu-lhe terra solta em uma concha de caracol, um pombo e uma galinha. Orisanla desceu ao deserto pantanoso. Ele jogou a terra a partir da casca. Ele colocou o frango e da galinha sobre a terra, e eles comearam a arranhar o solo e espalham sobre. Orisa-nla relatou a Olodumare que o trabalho tinha sido concludo. Olodumare, em seguida, enviou um camaleo para ir para inspecionar o trabalho. Os camalees disse Olodumare que o trabalho foi feito, mas no seco o suficiente. O camaleo foi enviado pela segunda vez. Desta vez, o relatrio foi de que a terra era grande e seco. Olodumare prxima instrudo Orisa-nla, a divindade principal, para equipar a terra. Orisa-nla levou consigo Orunmila, orculo da divindade, como seu assessor e conselheiro. A misso consistia em plantar rvores e dar alimentos e riquezas para o homem. Ele forneceu a palmeira a ser plantada para fornecer alimentos, bebidas, leo e folhas para o abrigo. Aps o equipamento de terra, Orisa-nla foi convidado a chefiar uma delegao de dezesseis pessoas j criado por Olodumare. Para povoar a terra, Olodumare pediu Orisa-nla para moldar formas humanas. Orisa-nla moldadas formas humanas e os manteve inerte. Ocasionalmente, Olodumare viria e dar vida a estas formas. Tudo o que Orisa-nla podia fazer era modelar o sem vida, formas humanas, mas faltava-lhe o poder de dar-lhes vida. A criao da vida foi confiada ao Deus supremo, Oldmar. Diz-se que Orisa-nla ficaram com inveja de Olodumare para no compartilhar a capacidade de criar vida com ele. Ento, um dia, quando ele tinha acabado de moldagem formas humanas, ele escondeu-se com as formas de noite para que ele pudesse assistir Olodumare. Mas, Olodumare, sendo onisciente, colocar Orisa-nla para dormir e quando acordou, as formas moldadas humana havia chegado vida (Parrinder 1967). Esta a histria da criao contada pelos yorbs. Ele nico. Os yorbs acreditam que Olodumare nico. Isto significa que Ele o nico, no h ningum como ele. essa crena em sua singularidade, que impede as pessoas de criar imagens de escultura ou pintura pictrica Dele. No so smbolos ou emblemas, mas no h imagens para nada pode ser comparado a ele. Talvez, esta a razo observadores estrangeiros do povo religio do engano supor que Olodumare um Deus retirado sobre quem os homens so incertas.

Ele Onipotente. onipotente, os yorbs acreditam que com Olodumare, nada impossvel. Eles o descrevem como "Oba um se kan", significando o rei cujos trabalhos so feitos perfeio. A idia que, quando Ele sanes algo que feito facilmente. Os yorb tm um ditado: "Um dun ise bi ohun ti Olodumare lowo si, um soro bi ohun ko lowo si (tudo o que recebe a aprovao de Olodumare fcil, o que no difcil sano)". por isso que Ele conhecido como "Olorun Alagbara", o poderoso Deus. Ele tambm chamado de "oba ti Dandan re ki iseke", o rei cujo licitaes nunca esto por cumprir. Ele imortal. O Olodumare nunca morre. Os yorbs acreditam que inimaginvel para Elemi (o dono da vida) morrer. Louvam-lo cantando "A ibo ki iku Olodumare" significa que Ele uma rocha inabalvel que nunca morre. Ele onisciente. Olodumare sabe tudo. No h nada escondido dEle. Ele um sbio. Tudo est ao alcance de Olodumare. O conhecimento de Deus penetra em todas as coisas (Mbiti, 1975). O povo yorb, muitas vezes o descrevem como "A-rinu-andava Olumo okan" (aquele que v dentro e fora). Ele o Rei e Juiz. O yorb ver a Olodumare na importante posio de rei. As pessoas muitas vezes chamam "Oba Orun" (o Rei do Cu). Ele muitas vezes referida como "Oba dake dajo", o rei que se senta em silncio e dispensa acrdo. Olorum, o deus do cu. Olorun, que conhecido como Olodumare o Deus do Cu, que uma reminiscncia do Deus judaico-cristo eo Deus muulmano. O cu Deus o criador de todas as coisas e outras divindades, e, como o Nyame de Ashanti e de outras culturas Oeste Africano, Ele est acima e alm de outros deuses menores. Ao contrrio de outras divindades, Olodumare no objeto de adorao, oraes so dirigidas a ele, mas no so oferecidos sacrifcios. No s a Olodumare criar, sustentar e proteger os homens, Ele tambm protege os homens de mecanizaes de outros homens. No entanto, Olodumare nem to remoto, nem estranhas que Ele no intervir nos assuntos na terra. A maioria dos sacrifcios prescritos pelo Babalawo-o, seu padre, so levadas a Olorun por Exu. De acordo com os yorbs, os homens so filhos de Deus. Como a divindade que atribui e controla os destinos individuais da humanidade, Olorun pode ser considerado como o Deus do Destino. O que deve ser enfatizado que os yorbs dar o Ser Supremo vrios nomes e que os orixs no vivem independente do Ser Supremo, Olorun. Ele seu criador. O Papel das Divindades

Para completar a compreenso do leitor de crena yorb, tambm importante para entender as divindades. O trabalho agora ser identificar as divindades e explicar suas funes. Exu, o mensageiro divino. Exu, tambm conhecido como Elegb ou Elegbara, o mais novo e mais inteligente das divindades (Bascom, 1969). Ele o mensageiro divino que oferece sacrifcios prescritos pelo Babalawo a Olorun depois de terem sido colocados ao seu santurio. O santurio composto por um pedao simples) alfabetizados vermelho (areia encontrada em Ife, Nigria. As pessoas acreditam que Exu yorb um malandro que se deleita em dar problemas, que ele serve outras divindades, causando problemas para os seres humanos que os ofendem ou negligenci-las. Como ilustrao, digamos que Sango, um Deus do Trovo, desejos de matar uma pessoa com um raio. Ele deve perguntar primeiro Exu para limpar o caminho para ele. Exu pode utilizar vrias punies sua disposio. O yorb Exu sabe como o aplicador da lei, porque ele pune aqueles que deixam de fazer sacrifcios prescritos pelos sumos sacerdotes e recompensa aqueles que o fazem. Quando qualquer uma das divindades desejo de premiar aqueles que na terra, eles enviam Exu faz-lo. estudiosos ocidentais tm feito esforos concertados para pintar Exu como o equivalente do judaico-crist "Diabo". Isso no verdade. Exu o papel de um mensageiro que oferece sacrifcios a Olorum e faz bem para outras divindades. Sua notvel imparcialidade em seu papel de executor divino no consistente com a identificao como Satans por cristos e muulmanos (Bascom 1969). Independentemente do que serve uma divindade, todos oram a Exu com freqncia para que ele no vai perturb-los. Ifa, o Deus da adivinhao. If o) deus (divindade da adivinhao e um amigo prximo a Exu. Ele conhecido como o secretrio de outras divindades, e ele considerado como o sumo sacerdote (conhecida na lngua yorb como Babalawo). Babalawo frequentemente descrito como um homem culto e erudito por causa de seu conhecimento e sabedoria nos versos de If. Ele atua como intrprete entre os deuses e os humanos. Olorum, o Deus Supremo, deu-lhe poder para falar em nome dos deuses e se comunicar com seres humanos por meio da adivinhao. Por exemplo, quando um deus do trovo ou qualquer divindade quer um sacrifcio especial, ele envia mensagens para os seres humanos na terra atravs de Ifa. Importante, If o nico que transmite e interpreta os desejos de Olorun para a humanidade. Ele prescreve os sacrifcios que Exu carrega com ele. Seja qual for orixs pessoais pode-se culto, todos os crentes no turno da religio yorb para Ifa no tempo da angstia. Com base nos pareceres do Babalawo, sacrifcios adequadas para Exu so identificados e feita atravs de Exu a Olorun (Bascom 1969). Nem todos os adoradores de If pode tornar-se Babalawo. O

ttulo do Babalawo dado somente aos adoradores especiais que tm um vasto domnio de If. Ela exige uma iniciao, mais caras anos de aprendizado para aprender os valores, os sacrifcios e medicamentos. Odua, o Criador da Terra e seus aliados. Odua, conhecido como Oduduwa. O povo de yorbs acreditam que ele o criador da Terra. Ele considerado como o progenitor de todos os yorbs e os primeiros a governar a terra, como rei de If. Orishal, o Deus de branquidade e seus aliados. Orishal ou Oxal melhor descrito como o deus da brancura. Ele considerado o criador da humanidade, tendo feito o primeiro homem e mulher. Ele tem o papel de moldar a forma dos seres humanos no tero antes de nascer. Trabalhando na escurido com uma faca, ele molda seus corpos como um escultor, e depois separa os braos, pernas, mos e ps, e abre os olhos, nariz e boca. Ele tambm chamado de Olorun o escultor. Aqueles que ele fez como albinos (AFIN), corcundas (abuke), aleijados (ARO), anes (arara) e mudos (ODI) so sagrados para Orishal. Eles no so o resultado de erros, ele torna a marc-los como seus servos, para que seu culto no ser esquecido. Orishal conhecido como "Rei do Pano Branco" (Obatala). Seus servos podem vestir outra roupa, mas o branco o traje apropriado. Ogum, o deus do ferro. Ogun o deus do ferro e do padroeiro de todos aqueles que usam instrumentos de ferro. Ele conhecido por ser o patrono dos caadores, e vrios guerreiros e, portanto, Deus da guerra, um dos ferreiros, barbeiros e, nos ltimos tempos, um patrono das locomotivas e motoristas de automveis. Yorbs acreditam que, sem a Ogun, as pessoas no poderia ter os seus cabelos, cortar as exploraes no podem ser cultivados, caminhos e furos de gua seria coberta de ervas daninhas e ningum poderia ter feito fogo sem as luzes da greve que foram usadas antes dos jogos foram importados. As outras divindades so dependentes de Ogum, porque ele abre o caminho para eles com seu faco. Ele conhecido como um ferreiro e um guerreiro. Se Ogum aborrecido, ou lutar com uma pessoa qualquer uma das seguintes pode causar a morte dessa pessoa. Por exemplo, a pessoa pode ser mordido por um tiro, cobra por um caador, ferido em um acidente de trnsito, cortado com uma faca ou um ferreiro pode libra seu dedo. Ogun sempre usado para a juramento assim como os cristos usam a Bblia para os juramentos. Oranmiyan, o Filho de Ogum e Odua. Oramiyan ou Oranyan dito ter dois pais, Ogun e Odua. Um mito conta como Ogun trouxe muitos escravos de

volta da guerra e lhes dava tudo para Odua, o rei, exceto uma mulher conhecida como Lankange. Porque Ogun adicionaram Lankange, ele mantinha-se. Quando soube da Odua da escritura Ogun, Ogun mandou trazer Lankange para ele. Antes de Ogun fez, ele explicou que tinha relaes sexuais com o Lankange. No entanto, Odua Lankange tomou como esposa. Quando Lankange deu luz Oranmiyan, o filho era metade de pele branca como Odua e meia preta descascada como Ogun (Bascom, 1969). Xang, o Deus do Trovo. Xang o Deus do Trovo e filho de Oranmiyan. Viver no cu, ele arremessa trovoadas terra matar aqueles que ofendem ou estabelecimento de suas casas em chamas. brigas com Xang desordeiros e aqueles que utilizam medicamentos ruim para prejudicar os outros, bem como adoradores que o ofendem. Xang comparado ao fogo, pois quando ele falava, o fogo saam da sua boca. Ele venerado por seus poderes mgicos. Segundo o mito, Xang deixou Ile Ife (cidade no sudoeste da Nigria), quando foi derrotado em um concurso de mgicos e se enforcou. Quando relmpagos, seus adoradores mensagem: "O Rei no se enforcar" (Oba ko so) (Tidjani-Serpos, 1996). Discusses O povo do yorb, como o Akan de Gana, reconheceram Olorun o cuidado providencial e outros deuses menores que a aproximao das pessoas quando esto em dificuldades. Acredita-se que a maioria dos deuses menores so agentes de Olorun ou o Deus Supremo. Olorun no destruir a vida, ele cria e alimenta a vida. Ele o que atribui um destino. Quando Olorun lhe d a doena, ele fornece um com os medicamentos adequados. Antes que uma criana nasce, a alma guarda aparece antes de Olorum, o Deus do cu para receber um novo corpo, novo flego e seu destino para a sua vida na terra. Ajoelhando-se diante Olorun, esta alma dada a oportunidade de escolher seu prprio destino. Acredita-se que a alma pode fazer qualquer pedido seja razovel ou no. Destiny envolve um determinado dia em que a alma deve voltar para o cu e que envolve a personalidade do indivduo, ocupao e sorte. O tempo da morte de algum no podem ser adiados, mas outros aspectos do seu destino pode ser modificado pelos atos humanos. As divindades ajudar as pessoas a apreciar o destino prometido por Deus (Olorum). Como resultado, ao longo da vida, faz sacrifcios para seu guardio ancestral e as divindades. Os encantos e os medicamentos so prescritos pelo Babalawo para ajudar as pessoas quando esto em dificuldades. Quando algum est em apuros, uma consulta um adivinho do Deus de If (Babalawo) para determinar o que deve ser feito para melhorar o seu lote de terra. O yorb acredita que quando se morre, se faz visitas de despedida aos membros do cl. Se uma pessoa viveu um perodo cheio de vida, sua alma mltiplas

avanar para o outro mundo onde o Deus do Cu vidas. Quando a alma atinge o cu, a alma d uma conta antes de Olorun. Se um homem tem sido bom e gentil na terra o seu almas so enviados para o cu bom (ORUN RERE). Se as suas obras tm sido maus, tais como o envenenamento do seu prximo, cometer um assassinato e se engajar em engano, ele est condenado ao cu ruim (buru orun) ou "apadi orun" (inferno) pelo Deus do cu. Aqueles que no vivem a sua vida cheia permanecer na terra como fantasmas. Por exemplo, algum cuja vida foi interrompida por um acidente de automvel vai existir na Terra como um fantasma. Uma coisa certa sobre o destino designado; qualquer mortal, no pode alter-lo. Se todo o ser humano vem ao mundo com um destino prefixado, e se Olorun to bom, como os yorbs ocorrncias explicam de morte prematura? As pessoas em Yorubaland tentar reagir a tais incidentes das seguintes maneiras: primeiro, a pessoa pode ter ofendido os deuses menores, proporcionando assim o castigo para si mesmo. Em segundo lugar, a pessoa pode ter sido destinado para a ocorrncia e isso que ele pediu de Olorun antes de nascer. Em terceiro lugar, uma pessoa yorb pode culpar outras pessoas para colocar um "feitio" sobre ele, causando a infelicidade. Por conseguinte, o povo yorb acreditam no poder Olorun de benevolncia mas eles afirmam que possvel para homens e poderes sobrenaturais para induzir os homens a exercer certos atos que interfiram com o destino nomeado Olorun para cada ser humano. Ento, quando ocorrem desgraas ningum culpa Olorun vez os yorbs acreditam que a desconfiana dos agentes (divindades) de Olorun, que so responsveis (Agyakwa 1996, p.59). A questo central : como poderia o Criador Africano, como o ser supremo Olodumare ainda unworshipped? A resposta a essa pergunta levou SS Farrow, JO e Lucas, os outros no compreendem as funes e as relaes entre as divindades e Olodumare (Awolalu p. 7). Em resposta Farrow e Lucas, Joo e Mbiti Idowu Bolaji esclarecer este equvoco que tem afectado o monotesmo Africano. Estes eminentes estudiosos oferecem evidncias de que "Africano deuses supremos eram, de fato, intimamente envolvido nos assuntos humanos e que foram objeto de culto religioso em muitas sociedades" (Ray, 2000, p. 25-26). Ambos os estudiosos enfatizaram que "o conceito Africano de Deus justamente se encaixa no modelo do monotesmo judaico-crist" (Ibid.) Bolaji Idowu em Olodumare. Deus em yorb Crena apresenta evidncias de que o conceito do Ser Supremo um princpio monotestas do yorb . De acordo com a religio Idowu, religio yorb um "monotesmo difundido", em que as muitas divindades yorb "no so mais de conceituaes dos atributos de Olodumare", o Supremo yorb Deus (qtd. em Ray) como Ray pontos em Religies Africano.: Smbolo, Ritual e Comunidade ", Idowu baseia a sua interpretao sobre o fato de que a religio yorb concebe Olodumare como governante (Oba) e os deuses

menores podem ser considerados como seus ministros, anloga hierarquia poltica da tradio na qual o rei yorb regras por meio dos subordinados de seus ministros (ver Awolalu, p. 17-18; Ray 2000, p. 26). Outra perspectiva diferente que suporta observaes Idowu oferecido pela obra de Philip John Niemark: O Caminho do Orix que respeita Olodumare como um Deus supremo da religio yorb que significa que a ioruba monotesta de Deus. Ele percebe muitas orix ou orixs como "energia" foras ou intermedirios de Olodumare, que lidam com seres humanos em seus afazeres cotidianos ou frustra o cumprimento dos destinos na Terra (Veja Neimark, p.14 e Ray. P. 26). A fim de colocar a discusso sobre se o Deus do yorb monotesta para descansar, Ray escreve: Como um governante yorb, ou ob, Olodumare reina supremo no cu distante e governa o mundo atravs de seus intermedirios, o orix O cu habitao Olodumare transcendente, onisciente, todo-poderoso. Ao contrrio do orix, ele no tem templos nem sacerdotes, nem sacrifcios ou oferendas feitas a ele, porque sua vontade no pode ser influenciado ou alterado. No entanto, Olodumare pode ser invocada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento e deixar que ele sabe das suas necessidades (Ibid. p. 10). Opoku (1978) apoia a posio de Ray, que errada para descrever a religio yorb como politesmo. De acordo com Opoku, . . . "Politesmo" totalmente inadequado como uma descrio da religio tradicional Africano, para uma religio no pode ser considerado politesta simplesmente porque existem muitas divindades, em que a religio. A questo fundamental no que diz respeito ao politesmo continua a ser a relao entre os deuses do panteo, e aqui, as crenas religiosas dos egpcios, babilnios e gregos, que so exemplos de politesmo clssico, pode lanar luz sobre a nossa compreenso do termo. No politesmo clssica, os deuses do panteo eram independentes um do outro. Um dos deuses pode ser considerado como o chefe, mas ele nunca foi considerado como o criador dos deuses. Na religio tradicional Africano, no entanto, o quadro bastante diferente. Deus, ou o Ser Supremo, est fora do panteo dos deuses. Ele o Criador eterno de todos os outros deuses e dos homens e do universo. Isso faz com que ele absolutamente nico, e Ele diferenciado dos outros deuses por ter um nome especial. Esse nome sempre no singular, e no um nome genrico, como obosom (Akan) ou Orix (Yorb). Todas as outras divindades tm uma denominao genrica, alm de seus nomes especficos. Esta a dos africanos maneira de mostrar a unicidade de Deus (p. 5). Isto ilustra a estrutura hierrquica da tradio yorb. De acordo com Awolalu ele lamenta que algumas pessoas que escrevem sobre religio yorb deixar de

apreciar a interao da cultura e como isso transmite em yorb crenas religiosas. O uso da esfera secular para ilustrar o conceito de monotesmo yorb de Deus para demonstrar a posio do Oba como "Pontifex Maximus" (Awolalu, p. 17), e significativamente, que Oldmar representa o conceitual percebida como um Deus na cultura ocidental . Awolalu assinala que desta maneira, tem a Olodumare (Awolalu, p. 17) a palavra final. Esta m interpretao da posio do Olodumare levou Tidjani-Serpos para advertir-nos que: Sim, ns podemos, com humildade e tolerncia, a escuta crtica crtica do nosso patrimnio cultural, sem, no entanto, recusar-se a estar em plena sintonia com o nosso tempo. Podemos calma e abertamente discutir o nosso passado, sem escolher a olhar para nossa prpria cultura do ponto de vista de valor de outros povos (Tidjani-Serpos: 1996, p.18). Essa a razo estudiosos como Mbiti, Idowu, Awolalu, s para citar alguns, no querem instituir um debate entre os antigos e crenas modernos, mas sim ajustar o registro reto. Resumo Os investigadores em incio eram tendenciosas e prejudiciais em sua anlise sobre o conceito yorb de Deus. O que temos aprendido atravs da anlise do conceito de Deus pelos yorbs que a religio ioruba monotesta. De vrios nomes dados a Olodumare, uma imagem clara de Deus emerge. Ele visto como o Senhor do cu, o Criador de toda a humanidade, o Doador da vida e Ele visto como invisvel. Devido invisibilidade de Deus, o yorb no fazer esforos concertados para erguer um santurio de ele ou qualquer tipo de "representao fsica" (Opoku, p. 18). Embora, as divindades so reverenciadas, e so criados por Deus para servir a funes especficas como os anjos so criados para servir a Deus. Referncias Agyakwa, KO (1996). O problema do mal de acordo com o Akan e whiteheadiana sistemas metafsicos. mdyE: Um blog de filosofia Africano, 2, 45-61. Awolalu, JO (1979). crenas yorb e ritos de sacrifcio. London: Longman Group Ltd. Bascom, W. (1969). O yorb no sudoeste da Nigria. New York: Holt, Rinehart e Winston. Idowu, EB (1962). Olodumare: Deus na crena yorb. Ikeje: Longman Nigria Plc. Idowu, EB (1975). religio tradio Africano. Maryknoll, NY: Orbis Books. Lucas, JO (1948). A religio dos. Yorubas Lagos, na Nigria.

Mbiti, JS (1975). Introduo religio Africano. Postsmouth: Heinemann Livros Educativos, Ltd. Niemark, PJ (1993). O caminho do Orix. New York: Harper Collins. Opoku, KA (1978). West religio tradicional Africano. Accra, Gana: FEP Internacional Privado Ltd. Parrinder, G. (1954). religio tradicional Africano. Westport: Greenwood Press. Parrinder, G. (1967). mitologia Africano. New York: Peter Bedrick Books. Parrinder, G. (1969). Religio na frica. Nova York: Praeger Publishers. Ray, BC (2000). religies Africano:, ritual e smbolo de continuidade (2 ed). Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall. Tidjani-Serpos, N. (1996). A condio ps-colonial: A arqueologia do saber Africano: a partir do talento de Ogum e Sango criatividade ps-colonial de Obatal. Africano de Pesquisa em Literatura, 27, 3-19.

Vous aimerez peut-être aussi