Vous êtes sur la page 1sur 20

Negcios Internacionais

Negcios Internacionais

rgo

supremo do SFN sem funes executivas, rgo normativo responsvel pela fixao de diretrizes das polticas monetrias, creditcia e cambial do Pais funcionando como um Conselho de Poltica Econmica.

Ao

CMN compete: estabelecer as diretrizes gerais das polticas monetria, cambial e creditcia; regular as condies de constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras e disciplinar os instrumentos de poltica monetria e cambial.

Ministro

de Estado da Fazenda (presidente do conselho): Guido Mantega; Ministra de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto: Miriam Belchior; Presidente do Banco Central do Brasil: Alexandre Tombini;

Seus

integrantes so nomeados diretamente pela funo que exercem, ou seja, o presidente do CMN sempre ser o Ministro de Estado da Fazenda. Se este destitudo de sua funo, automaticamente deixa de ser o presidente do CMN.

Formular,

adotar, implementar e coordenar as polticas e atividades relativas ao comrcio exterior de bens e servios, incluindo o turismo.

rgo de deliberao superior e final da CAMEX o Conselho de Ministros.

Na

implementao da poltica de comrcio exterior, o Conselho de Ministros da Camex dever ter presente: I - os compromissos internacionais firmados pelo Pas, em particular:
a) na Organizao Mundial do Comrcio - OMC; b) no Mercosul; e c) na Associao Latino-Americana de Integrao Aladi.

II

- o papel do comrcio exterior como instrumento indispensvel para promover o crescimento da economia nacional e para o aumento da produtividade e da qualidade dos bens produzidos no Pas; III - as polticas de investimento estrangeiro, de investimento nacional no exterior e de transferncia de tecnologia, que complementam a poltica de comrcio exterior; e

IV

- as competncias de coordenao atribudas ao Ministrio das Relaes Exteriores no mbito da promoo comercial e da representao do Governo em alguns rgos internacionais.

Conselho de Ministros reunir-se- pelo menos uma vez a cada ms, ou sempre que convocada pelo seu Presidente com antecedncia mnima de cinco dias.

Ministro

do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, que o presidir; Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica; Ministro das Relaes Exteriores; Ministro da Fazenda; Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; Ministro da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; Ministro do Desenvolvimento Agrrio.

Essa

secretaria subordinada ao Ministrio de Desenvolvimento, Industria e Comrcio, direciona seus esforos para criar melhores condies de atuao do Brasil no comrcio internacional.

um rgo constitudo de poderes quase plenipotencirios, visto que, alm de opinar, recomendar, pronunciar-se sobre assuntos relacionados ao comrcio exterior, esse quase Ministrio pode baixar normas, modificar, suspender, traar orientaes, estabelecer bases polticas de seguros no comrcio exterior, formular as diretrizes da poltica tarifria no campo das importaes.

Subordinado

ao Ministrio da Fazenda tem atuao intensa na rea do COMEX. Juntos, Secretaria da Receita Federal - SRF, secretaria de comrcio exterior SECEX e Banco Central do Brasil BCB formam o triunvirato(associao poltica entre trs homens em p de igualdade) que exerce o maior poder sobre o COMEX brasileiro.

Banco central, entidade autrquica(comandar a si mesmo) vinculada ao Ministrio da Fazenda. Cabe-lhe cumprir e fazer cumprir as disposies que lhe so atribudas pela legislao em vigor e as normas emanadas do CMN.

BACEN : Banco dos Bancos: Compulsrio, redesconto; Gestor do Sistema Financeiro: Normatiza, autoriza, fiscaliza e intervm; Agente de autoridade monetria: Controla fluxos e liquidez monetria; Banco de Emisso: Emite e controla fluxos de moeda;

Suas

atribuies so: Emitir dinheiro; Executar os servios de circulao do dinheiro; Executar o recolhimento de compulsrio; Realizar operaes de redesconto e emprstimo a instituies financeiras; Controlar e fiscalizar o crdito; Controlar e fiscalizar o capital estrangeiro;

Fiscalizar

as instituies financeiras e aplicar as penalidades previstas; Todos os atos relativos a instalao, funcionamento, fuses e etc., de instituies financeiras; Negociar a divida externa; Administrar a divida interna;

Vous aimerez peut-être aussi