Vous êtes sur la page 1sur 3

Exmo. Sr. Juiz de Belo Horizonte, MG.

Direito

da

55

Vara

Cvel

da

Comarca

de

Autos n 000.00.0000.000.0

GUARDA TUDO LTDA., j qualificada nos autos da ao de depsito em que contende com FINOCA, vem perante Vossa Excelncia, por seu procurador ao final assinado, apresentar sua CONTESTAO, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.

I Preliminares: I.I Da incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao. Na presente ao, a autora interditada, vale dizer, absolutamente incapaz de exercer os atos da vida civil, se no por meio de um curador devidamente institudo para tal. Conforme o Cdigo Civil, a personalidade jurdica da pessoa natural se inicia a partir do nascimento com vida. A capacidade de ser parte a aptido para figurar como parte em um dos polos da relao processual. Pode ser parte todo aquele que tiver capacidade de direito. Falta ao incapaz, porm, a capacidade processual, pois no pode estar validamente em juzo se no estiver representado ou assistido por seu representante legal, sendo a capacidade processual um pressuposto processual de validade, conforme art. 267, IV do Cdigo de Processo Civil. Assim, nos termos da legislao civil e processual civil, os absoluta e os relativamente incapazes podem ser parte, mas no podem praticar atos processuais, por lhes faltar a capacidade processual. Esta reconhecida queles que tm capacidade plena para o exerccio dos seus direitos, sendo que os incapazes devem ser representados ou assistidos em juzo. Portanto, sendo a autora interditada e no estando representada por seu curador, ela no possui capacidade processual, faltando um dos pressupostos processuais de validade, devendo ser o presente processo extinto sem resoluo do mrito.

I.II Da ausncia de procurao. Na presente ao, a autora no constituiu procurador que defendesse seus interesses em juzo. Vale dizer, no h procurao nos autos. A capacidade postulatria consiste na aptido de praticar atos tcnicos dentro do processo (formular a pea inicial, contestao, recursos, peties em geral etc.). Em regra, essa capacidade detida pelo advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e que tenha recebido procurao da parte (arts. 36 e 37 do CPC). Sob certa perspectiva, a capacidade postulatria pode ser encarada como pressuposto processual de existncia. Vale dizer, nos termos do art. 37, caput e pargrafo nico, sero havidos por inexistentes os atos praticados por advogado sem procurao que no forem ratificados pela exibio do mandato em quinze dias (prorrogveis por outros quinze). Sendo assim, a petio inicial assinada por advogado sem mandato, no sendo ratificada pela oportuna apresentao da procurao, ser inexistente - o que vir a afetar a prpria existncia do processo. Para que o processo possa existir necessrio que ele preencha alguns requisitos, que so os pressupostos de constituio e existncia do Processo. So eles: (i) a petio inicial; (ii) que a mesma seja dirigida a um rgo jurisdicional; (iii) citao; e (iv) capacidade postulatria. Se no h procurao constituindo advogado para defesa de interesses dos autores, ou o advogado no se encontra regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil restar ausente no processo o requisito da capacidade postulatria. Portanto, como o autor no constituiu procurao para o advogado que o representa em juzo, alm de o mesmo no estar regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, no foram cumpridos os pressupostos de validade do processo, devendo, por conseguinte, ser extinto sem resoluo do mrito.

I.III Da conveno de arbitragem. Consta na clusula 10 do contrato de depsito firmado entre as partes clusula expressa de conveno de arbitragem. A conveno de arbitragem um pressuposto processual negativo. A lei 9307/96 descreve a arbitragem, que uma forma alternativa de soluo dos conflitos de interesses. Pessoas capazes, diante de direitos disponveis, podero colocar uma clusula no seu contrato (semelhante do foro de eleio), estabelecendo que se houver algum desentendimento relacionado ao contrato, ao invs de recorrer ao Poder Judicirio, as partes resolvero o conflito atravs de rbitros escolhidos por ambas as partes.

Portanto, como a autora e a r, ao celebrarem o contrato de depsito fizeram remisso expressa conveno de arbitragem para dirimir as controvrsias oriundas do presente contrato, deve ser reconhecida e proclamada a existncia de conveno de arbitragem, devendo o presente processo ser extinto sem resoluo do mrito.

II Dos Fatos: Efetivamente, a r ajustou com a autora o depsito do carro referido na inicial, constante do contrato anexado a fls. 15.

III Dos fundamentos: Entretanto, no verdade, como alega a autora que a r se recusa a devolver-lhe a coisa depositada sem motivo justo. Na verdade, h um motivo mais do que justo, e legal, que impede a r, depositria, a devolver autora a coisa depositada. Por ter sido a autora representada no momento da celebrao do contrato por seu curador, a entrega do bem depositado s pode ser efetivamente realizada para quem legitimamente capaz de receb-la, sob pena de estar a r entregando o bem para quem no parte legtima para concretizao do negocio jurdico ora referido. Pelo exposto, requer a r sejam acolhidas as presentes preliminares, e caso superadas, que a presente ao seja julgada improcedente, condenando a autora no nus da sucumbncia. Por fim, requer a r provar o alegado por todos os meios em direito admitidos. P. deferimento Data e assinatura do advogado.

Vous aimerez peut-être aussi