Vous êtes sur la page 1sur 6

OS PROVRBIOS EM LATM MEDIEVAL COMO ESPELHO SOCIAL UMA ABORDAGEM HISTRICO-LINGSTICA lvaro Alfredo Bragana Jnior Universidade Federal

l do Rio de Janeiro RESUMO: A partir do sculo XII intensificou-se uma prxis nos estudos medievais, que enfatizava a confeco de exerccios escolares com finalidade mnemnica. Os provrbios em latim medieval ajudavam, pois, na preparao dos futuros prelados ao veicularem uma lio comportamental que deveria se adequar s normas estabelecidas essencialmente pelo clero, sinnimo ento de cultura literria. Partindo destas constataes teceremos alguns comentrios, em uma abordagem interdisciplinar, quanto estrutura lingstica das parmias em latim medieval, bem como procuraremos mostrar os principais eixos temticos dos provrbios, expresses que tinham no latim seu veculo de informao ideolgica. Palavras-chave: Paremiologia medieval; Latim Medieval; Histria Social. ABSTRACT: The proverbs in Medieval Latin as a social mirror: A historical- linguistic approach. Starting in the seventh century, the integration of mnemonic objectives into academic exercises had been a practice in the medieval studies. The proverbs of medieval Latin, therefore, eased the preparation of the future prelates by transmitting a behavioral lesson consistent with the norms established by and for the clergy, who were then considered the keepers of literary culture. Under this perspective, we intend to make some comments, through an interdisciplinary approach, on the linguistic proverbs in medieval Latin, as well as to depict the main thematic framework of the proverbial expressions. These expressions held in the Latin Language their vehicle for ideological information. Key words: Medieval Paremiology; Medieval Latin; Social History. O presente trabalho possui a finalidade precpua de estudar a produo paremiolgica em lngua latina da Baixa Idade Mdia em manuscritos provenientes, em sua grande maioria, do mundo germnico durante os sculos XII a XV. Discusses sobre o lngua latina na Idade Mdia, sobre o valor da rima bem como sobre caracterizaes mais pormenorizadas sobre a Idade Mdia fogem ao escopo deste opsculo. Nosso objetivo aqui trazer alguns exemplos de parmias e uma proposta de anlise scio-lingstica que, em nosso ver, revelam-nas como repositrio de uma mentalidade pedaggico-doutrinria que tencionava manter a ordem social de acordo com a prtica dogmtica das Sagradas Escrituras, as quais eram entronizadas, reveladas e guardadas pela Igreja. Exemplos de temticasi 1. O animal A tradio fabulstica de Esopo, Fedro e Aviano legou humanidade o uso de animais como imagens refletidas, metforas do prprio homem, com seus sentimentos nobres e vis. Joyce E. Salisbury em The beast within. Animals in the Middle Ages (1994,105) salienta o papel dos animais para o prprio auto-conhecimento do homem, pois quando ... as pessoas podem ver um animal agindo como um homem, a metfora pode ser eficaz nos dois sentidos, revelando o animal dentro de cada ser humano.

A partir da herana clssica, os animais ganharam cada vez maior prestgio dentro da literatura medieval. Bestirios e livros de falcoaria, por exemplo, foram obras de grande circulao nos meios intelectuais e entre os nobres. Homens da Igreja divulgavam estrias sobre animais que supostamente instavam as pessoas a uma conduta moral superior (1994,105). A partir do sculo XII foram includos nos sermes exempla e proverbia com o uso de animais para, segundo a recomendao de Bernardo de Claraval, estimular o intelecto do leitor.(1994,126) Vrias foram as funes dos animais presentes nos textos medievais. Essencialmente, as principais referiam-se a eles como smbolos do trabalho, de comida e de pardia ao comportamento humano. Dentre eles, temos o lobo, a raposa, o leo, o co, o cordeiro, a serpente, o boi, o sapo, o burro, o macaco, o gato, a cegonha, o esquilo e o veado, veiculando, portanto, veiculavam mensagens, que serviam para a reflexo do ouvinte/leitor (se adotarmos a dualidade produo escrita, destinada a um pblico litteratus X oralidade, presente, por exemplo, na homilias e sermes), mensagens essas que estavam imbudas de uma sabedoria experencial aliada sabedoria primeira oriunda do conhecimento e aplicao diria da palavra de Deus. Provrbio: Cattus sepe satur cum capto mure iocatur (manuscrito Ba 37) Traduo: Freqentemente o saciado gato brinca com o aprisionado rato. Preliminarmente, os gatos desempenham um papel de importncia na histria humana. Adorados e divinizados no Egito, simbolizados como animais demonacos ou portadores de m-sorte (at hoje em dia, deparar-se com gato preto numa sexta-feira, dia 13 de qualquer ms considerado sinnimo de azar), os felinos domsticos aparecem com freqncia nos libri proverbiorum e bestirios medievais. Rpidos, geis, perseguidores incansveis de ratos, h meno aos gatos e suas qualidades at no Direito gals do sculo X: Suas qualidades so ver, ouvir, matar ratos, possuir as patas sadias, nutrir e no devorar seus gatinhos.(SALISBURY:1994,14) Como controlador dos roedores, o gato possua (at hoje em dia) uma funo dentro da sociedade humana. Em uma pgina do manuscrito do Livro de Kells, de origem cltica e datao incerta, h uma figura, cuja simbologia nos similar do provrbio 37 do manuscrito de Basel. Joyce E. Salisbury (1994:65) assim a descreve:
A figura mostra dois gatos que apanharam dois ratos pelo rabo os quais parecem estar mordiscando um objeto circular marcado com a forma de uma cruz, provavelmente uma hstia de co munho. ... Os gatos neste caso representam os aprimorados guardies, desempenhando o papel deles esperado de manter a populao de ratos sob controle

Os gatos, defensores da sagrada tradio da eucaristia, aproximam-se, portanto, dos eclesisticos, que, atravs de seu comportamento, devem manter a ordem social de acordo com a palavra de Deus. Odo de Cheridon (nascido em 1185), ao utilizar suas fbulas para oferecer mensagens de comportamento humano para preservar a ordem social medieval, lanava freqentemente mo da figura de gatos tonsurados e paramentados como um monge para perseguir um rato. (SALISBURY, 1994:124-125) A mentalidade medieval associava os ratos, em geral, a estragos e danos, muitas vezes permanentes. Em Os defeitos das mulheres, poema datado do final do sculo XIII e incio do seguinte publicado na Frana, temos a mulher comparada a um rato para destruir (SALISBURY:1994, 157-158), donde inferimos a conotao negativa dada a ambos.

Assim, Cattus sepe satur cum capto mure iocatur transmite a singela mensagem do gato, saciado, que se diverte com o rato capturado, mas, em suas entrelinhas, vemos, nas metforas do gato e do rato as figuras da vigilncia da Igreja e dos males causados por este ltimo, o qual tenta destruir aos poucos a inabalvel ordem do mundo medieval. Os custodes desta ordem, enfim, aprazem-se com o rato capturado, pois sempre certa a vitria da palavra de Deus. 2. A Igreja
Numa sociedade ideologicamente controlada de muito perto pela Igreja e politicamente cada vez mais enquadrada por uma dupla burocracia, laica e eclesistica (cuja realizao mais conseguida a monarquia pontifcia, que, precisamente no sculo XIII, rene os dois aspectos), os intelectuais da Idade Mdia so, antes de tudo, intelectuais orgnicos, Fiis servidores da Igreja e do estado.

A afirmao acima de LE GOFF (s.d.:8) delimita precisamente a esfera de influncia dos meios eclesisticos dentro da vida medieval, mais precisamente, dentro da Baixa Idade Mdia. Com o crescente desenvolvimento das cidades, com a difuso do saber atravs das escolas abaciais e universidades preponderantemente a partir do sculo XII, estabelecem-se as bases para o aparecimento do pensador medieval. Jacques Le Goff assim sumariza este tpico ao afirmar que, um homem cuja profisso seja escrever ou ensinar e de preferncia ambas as coisas ao mesmo tempo -, um homem que profissionalmente tenha um actividade de professor e de sbio, em suma, um intelectual, esse homem s aparece com as cidades, que, nas universidades tem seu melhor meio propagador com a propagao do ensino das artes liberales de acordo com a cosmoviso teocntrica eclesistica, pois o corpo docente universitrio comea por ser uma corporao eclesistica. Entretanto, atravs das obras dos mestres gregos da filosofia como Aristteles, por exemplo, traduzidas mormente na Itlia do Norte, comeou a se formar o tipo de doutrina pedaggica dominante no seio do mundo intelectual medieval a partir de fins do sculo XII, que atingiria o pice no sculo seguinte, isto , a escolstica e seu mtodo de questionamento cientfico, a dialtica. No caso das universidades, Jacques Verger (1990:30) assim se expressa a respeito dessa paulatina mudana de pensamento dentro da organizao estrutural do ensino:
O estudo no era mais propedutico a uma leitura inteligen te da Sagrada Escritura: com a dialtica podia-se, agora, isolar da massa dos textos um certo nmero de problemas (quaestiones) filosficos e cientficos, nos quais o homem se interrogava sobre si mesmo, o mundo, Deus..

A crescente dissociao entre sapere e professare tambm pode ser aplicada no que tange atuao do elemento eclesistico dentro da sociedade medivica. Sua preparao via de regra acontecia em escolas abaciais, localizadas em regies rurais. Como uma de suas primeiras atribuies, os monges deveriam desempenhar a funo de guias sociais, pois nas palavras de Georges Duby (1979:66), a partir de fins do sculo XI, a Igreja passou a recomendar desde ento a todo o povo cristo, ... que os imitasse, que se impusesse as mesmas regras de pobreza, de castidade, de paz e de abstinncia, e que voltasse as costas como eles a tudo o que no mundo carnal. Um sculo mais tarde, porm, com a rpida implementao do modelo de urbanizao da vida social, d-se a transferncia da iniciativa artstica da abadia para as catedrais, j que aquela acompanhava por outro lado o profundo movimento das estruturas sociais. Para celebrar a glria do Criador

necessitava-se cada vez mais de recursos e as bolsas eclesisticas enchiam-se de donativos nem sempre piedosos. O sistema feudal de acumulao de bens e de poder secular perverte o prelado, que agora tenciona possuir as duas espadas mencionadas por So Bernardo, advindas da reforma gregoriana, quais sejam, a espada espiritual e a espada temporal, apesar das vozes discordantes emergentes da prpria Igreja. Dentre os inmeros exemplos de parmias com contedo relacionado doutrina da religio catlica selecionamos para anlise um que remete o leitor/ouvinte ao clero e seus sacerdotes.
Provrbio: Palma sacerdotum nil dans retinet sibi totum, Est adiectiva numquam vel raro dativa. (manuscrito B) Traduo: A mo dos sacerdotes, ao dar nada, retm tudo para si, Ela se estende, nunca ou raramente gosta de doar.

Um fato que nos chama ateno prende-se s formas adiectiva e dativa, as quais aparecem no segundo verso desse dstico em versos leoninos e compem um inteligente jogo com os termos gramaticais adiectiva e dativa, que nos leva a deduzir que a circulao de tal parmia deveria ocorrer essencialmente dentro do meio letrado da poca. De um ponto de vista eminentemente cultural, o provrbio acima faz uma crtica cupidez do clero, pois este sempre conserva para si tudo o que pode, estendendo a mo para receber, porm nunca ou raramente dando a sua para contribuir. Uma tal opinio negativa a respeito do clero era comum em grande parte das regies de lngua alem no sculo XV. Aproximadamente um sculo e meio antes, vozes de protesto contra a mundanizao do clero j ecoavam naquelas regies. Um dos mais representativos textos com crticas ao comportamento do clero o conhecido Bulla fulminante (Carmen Buranum 131-131a.), o qual se inicia com as belas assonncias e aliteraes Dic, Christi veritas, Diz, verdade de Cristo, dic, cara raritas, diz, cara raridade, dic, rara Caritas, diz, rara caridade, ubi nunc habitas? onde habitas agora? e termina com a exortao O sedes apostolica, Sede Apostlica, catlica, que vix latet, katholica ela com dificuldade se esconde convertere! convertere! Converta-te! Converta-te! iam mundus languet opere. Pois o mundo espera aes. Com efeito, muitos poemas da abadia bvara de Beuren retratam o afastamento por parte de membros do clero dos ensinamentos de Deus, criticando essa postura e tentando conscientiz-los a seguirem o modelo exemplar de Cristo. 3. A personagem clssica Ernst Robert Curtius, em Literatura europia e Idade Mdia latina (1957:51), ao tratar da questo de quais autores seriam os mais utilizados dentro do sistema educacional medieval, cita-nos uma lista de vinte e um nomes de autoria de Konrad von Hirsau, monge germnico do sculo XII:
1)o gramtico Donato; 2) o aforista Cato ...; 3) Esopo ...; 4) Aviano ...; 5) Sedlio ...; 6) Juvenco ...; 7) Prspero de Aquitnia ..; 8) Tedulo; 9) Artor ...; 10) Prudncio...; 11) Ccero; 12) Salstio; 13) Bocio; 14) Lucano; 15) Horcio; 16) Ovdio; 17) Juvenal; 18) Homero; 19) Prsio; 20) Es-

tcio 21) Virglio.

Atesta-se esta particularidade, ou seja, a utilidade dos autores para veicular lies de moral, na literatura de cunho dogmtico-doutrinrio, que tinha, entre as suas formas de expresso, os exerccios escolares com provrbios rimados, muitos deles usados como preparo para o recreio do esprito e da inteligncia. Sem negar, portanto, o embasamento cultural dos textos da tradio crist-patrstica, os autores medievais, e sobretudo os do sculo XII, retomam os autores antigos como alavancas para a ampliao do horizonte cultural de ento, cuja importncia foi tornada clebre atravs das palavras de Bernardo de Chartres: Somos anes que treparam aos ombros dos gigantes. Desse modo, vemos mais e mais longe do que eles, no porque a nossa vista seja mais aguda ou a nossa estatura maior, mas porque eles nos erguem no ar e nos elevam com toda a sua altura gigantesca.
3.1 Bachus Provrbio: Tesseribus, Bacho, stabili meretricis amore Qui committit ei, proprio privatur honore. (manuscrito B) Traduo: Nos dados, em Baco, no constante amor de uma meretriz

Quem nisso incorre, privado da prpria honra. No campo da anlise lexical e semntica encontramos tesseribus, do latim tessera e este do grego tssares, os dados, objetos de forma cbica utilizados em jogos; Bacho, de Bacchus, deus romano do vinho e da inspirao potica, aqui simbolizando a bebida; meretricis, forma do genitivo singular de meretrix e esta ligada ao verbo merere, merecer: prostituta; honore, forma ablativa de honos, -ris, a honra prpria. O valor da honos para os romanos est contido neste provrbio medieval, pois quem se entrega aos prazeres do jogo, do vinho e de prostitutas est destitudo de sua prpria dignidade. A sua relao com o suco fermentado do fruto da videira reflete-se nas oferendas feitas pelos seus seguidores. Como afirma o estudioso francs, imolavam-lhe a pega, porque o vinho solta a lngua e torna os bebedores indiscretos. Pelo exposto, nota-se, a partir da definio de seus atributos, que o deus Baco e o vinho simbolizam uma unio, cujo resultado expresso basicamente em orgias e descontrole ao falar, derivados da embriaguez, que, segundo a viso eclesistica medieval, afasta os homens da sobriedade e sapincia indispensveis ao comportamento de um cristo. O vinho dentro do iderio cristo representa a transsubstanciao do sangue de Cristo, motivo pelo qual a bebida do fruto da videira deve ser tomada com o respeito devido ao valor sagrado da Eucaristia. Concluso Aliando a sabedoria advinda do conhecimento divino e a cultura laica de tradio eminentemente greco-romana configurou-se, atravs de exerccios escolares de escrita com finalidade mnemnica, o discurso proverbial intelectualizado, em forma metrificada, que deveria ser aplicado realidade concreta do dia-a-dia. Em muitos casos, frutos de uma vivncia popular, porm em muitos outros adaptados ao longo dos sculos para justificar uma primazia poltico-ideolgica, os provrbios revelam, pelo menos, os subterrneos de um discurso de dominao. James Obelkevich em seu artigo Proverbs and Social History (apud Mieder, 1994, 213) tambm possui a mesma opinio:
O que define o provrbio, entretanto, no seu desenho ex terno, mas sua funo externa, e aquele, geralmente, moral e didtico: as pessoas usam provrbios para dizer a outras o que fazer em uma dada situao ou que atitude tomar diante

dela. Provrbios, ento, so estratgias para situaes;mas eles so estratgias com autoridade, que formulam uma parte de um senso comum da sociedade, seus valores e modo de fazer as coisas.

As estratgias para situaes, pois, incluam diversos topoi de recorrente cunho no discurso paremiolgico. Em suma, animais como metforas do comportamento humano, as lies de vida pregadas e defendidas pela Igreja e o legado cultural da Antigidade Clssica presente em deuses e personagens reais carregados de uma nova simbologia, determinam, em linhas gerais, algumas das principais temticas dos provrbios medievais rimados, reflexos incontestveis de uma sociedade, que ainda tinha na palavra de Deus e na escritura da Igreja os sustentculos morais para a sua prpria sobrevivncia! REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. BRAGANA JNIOR, lvaro Alfredo. A fraseologia medieval latina como reflexo de uma sociedade. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1999. 207 p. Tese de Doutorado em Letras Clssicas. (Indita)

- Todos os ttulos bibliogrficos citados esto presentes na obra indexada na Bibliografia.

Vous aimerez peut-être aussi