Vous êtes sur la page 1sur 6

Como 'nasce' uma grandeza fsica

Densidade e peso especfico


Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br

Introduo Se compararmos, por exemplo, chumbo e madeira, qualquer um dir imediatamente, que o chumbo mais pesado que a madeira. Esta forma de expressar-se revela-se fruto de uma anlise bastante imprecisa, e pode at ser falsa; basta observar que uma pequena esfera de chumbo pode, certamente, ser mais leve do que um pedao de madeira suficientemente grande. Como vemos, as expresses do quotidiano mais leve e mais pesado no so suficientes para descrever com exatido uma propriedade da matria. Na Fsica temos que ter sempre em mente a preciso de nossa forma de expresso, e dar um significado bem especfico aos termos tirados da linguagem diria. Esse artigo poderia abranger boa quantidade de exemplos, tais como, "trabalho" e "energia", que no cotidiano tm os significados mais inusitados e todavia frontalmente afastados de seus significados cientficos. Vamos, de momento, apenas 'ver' o nascimento das grandezas 'massa especfica' (ou densidade absoluta) e 'peso especfico'. Na comparao de suas substncias o volume tem, evidentemente, importncia, pois sabemos que: com volumes iguais, um corpo de chumbo mais pesado que um corpo de madeira. Se pelo contrrio, ambos forem, no mesmo local, iguais em peso, ento seus volumes sero diferentes. Duas esferas de mesmo peso, uma de chumbo outra de madeira, a de madeira ter volume maior (cerca de 12 vezes maior em volume; cerca de 3 vezes maior em raio); mas, como peso e massa so proporcionais um ao outro, ento as duas esferas tm a mesma massa. Um corpo de chumbo com a mesma massa de um corpo de madeira ocupar, portanto, um espao (volume) menor. Por este motivo dizemos que o chumbo mais denso que a madeira. A diferenciao entre as substncias pode ser determinada quando comparamos primeiro corpos com massas iguais, e a seguir corpos com volumes iguais.

Comparando corpos com massas iguais e corpos com volumes iguais, de diferentes substancias.

Como corpos de uma mesma substncia podem ter tamanhos diversos, pesos diversos e massas diversas, temos que encontrar uma grandeza que seja independente da massa, do peso e do volume atual dos corpos. Esta grandeza deve ser caracterstica da substncia da qual o corpo feito, e no do corpo em si.
Ela deve caracterizar uma propriedade da substncia e no do corpo.

Vamos comparar a massa, ou o peso, de corpos de mesmo volume e de substncias diferentes. Seja o volume 1 cm3. Podemos dizer ento: se o peso de 1 cm3 de uma substncia maior que o peso correspondente de uma segunda substncia, ento a primeira substncia tem um peso especfico maior. Se a massa de 1 cm3 de uma substncia maior que a massa correspondente de uma segunda substncia, ento a primeira substncia mais densa. Continua ainda de p a pergunta se podemos abranger quantitativamente, isto , se podemos tornar mensurveis, estas caractersticas atravs da definio de uma grandeza fsica adequada. Como estas grandezas devem ser independentes das grandezas caractersticas de um corpo (volume, massa, peso) e representativas apenas da substncia, as grandezas representativas do corpo devem ser eliminadas de alguma forma. Para isto necessitamos da razo entre volume e massa, ou entre volume e peso. Experimento: Fragmentamos em pedaos trs tipos diferentes de pedras e os distribumos entre os alunos, de forma que cada grupo de trabalho receba diversos pedaos. Com a ajuda de um recipiente de transbordo determinado o volume, e com um jogo de 'pesos' e balana, determinada a massa. claro que deve ser observado a que espcie de pedra pertence cada medida. As medidas de todos os grupos de trabalho so transportados para um sistema de coordenadas, escolhendo-se para a massa o eixo vertical. e para o volume o eixo horizontal. Os pontos correspondentes a cada conjunto de medidas ordenam-se de uma forma determinada. Eles podem ser ligados por linhas retas. Todas retas passam pelo ponto zero. Os pontos correspondentes s medidas de uma mesma espcie de pedra esto em uma mesma reta. Portanto, o conjunto de pontos da reta nos informa que todos os pedaos de pedra so igualmente 'densos'. Pesamos diferentes quantidades de lcool, e determinamos cada vez o volume. O mesmo fazemos com ferro. Transportamos as medidas para um grfico. Em todos os casos temos grfico de uma reta.

Massa e volume, ou peso e volume so proporcionais um ao outro, respectivamente.

Isto significa que:


Para todos os corpos de uma mesma substncia, os quocientes de massa m e volume V, ou peso P e volume V, so constantes: m/V = constante = ou P/V = constante = .

No nosso caso, para o lcool = 0,79 g/cm3 e = 0,79 gf/cm3; para o ferro = 7,9 g/cm3 e = 7,9 gf/cm3. e so numericamente iguais, j que, praticamente, a massa e o peso coincidem numericamente (num local onde a acelerao da gravidade normal gn = 9,806 65 m.s-2). Estes quocientes tm para cada substncia um valor fixo. Para substncias diferentes estes valores so naturalmente diferentes. As grandezas e so portanto caractersticas para cada substncia e indicam uma propriedade do material. Chamamos de densidade absoluta (ou massa especfica) o quociente entre massa e volume: = m/V . Ao quociente entre peso e volume chamamos de peso especfico: = P/V . Como nova grandeza fsica a massa especfica tem por unidade de medida, no SI, o kg/m3 (l-se: quilograma por metro cbico), cujo submltiplo de uso comum o g/cm3 (l-se: grama por centmetro cbico), o peso especfico tem, no mesmo Sistema, por unidade de medida o N/m3 (l-se: newton por metro cbico); no Sistema Tcnico a unidade o kgf/m3 (l-se: quilograma-fora por metro cbico) e como submltiplo usual o gf/cm3 (l-se: grama-fora por centmetro cbico). Quando aquecidos, via de regra, os corpos se dilatam; seus volumes aumentam. O peso especfico e a densidade da substncia da qual eles se compem, tornam-se menores quando aquecida. Este conhecimento obtido da observao coincide com a definio de densidade . Como com o aquecimento a massa (clssica) no se altera, e pelo fato do volume estar no denominador, um aumento de volume implica em diminuio da densidade; a

reduo do volume implica em aumento da densidade. O mesmo podemos dizer com relao ao peso especfico. Diferente de grandezas fundamentais, como a massa ou o comprimento, designamos as grandezas e como grandezas derivadas, pois so definidas atravs de outras grandezas. Das definies da densidade e peso especifico resultam equaes que permitem calcular uma grandeza quando duas outras so conhecidas. Especialmente importante aqui o peso especfico, pois que com ele podemos calcular o peso de um corpo de uma substncia conhecida, quando o volume dado. Valem, tambm, as seguintes equaes: P = .V e P = m.g , donde: m.g = .V ou m/V = /g , e como = m/V vem: = /g ou = .g. Para o lcool = 0,79 gf/cm3. Qual o peso de 50 litros de lcool? Vamos calcular: P = .V = 0,79 (gf/cm3). 50 000 (cm3) = 39 500 gf = 39,5 kgf Para se determinar a densidade de uma determinada substncia, necessria a medio da massa e do volume da substncia. Atravs do quociente obtemos a densidade. Da mesma forma procede-se na determinao do peso especfico. Como j sabemos que os gases ocupam um espao como os corpos slidos e lquidos, poderamos determinar tambm, por exemplo, a densidade e o peso especfico do ar. J ouvimos dizer que na Antiguidade era defendida a tese, especialmente por Aristteles, de que o ar no teria peso e que se emanava da Terra. surpreendente que esta teoria tenha chegado at a Idade Mdia apesar do desacordo de alguns filsofos. Mas somente Otto von Guericke (1602-1686), burgomestre de Magdeburgo que ficou famoso devido s suas experincias com a bomba de ar, descreveu em seu livro surgido em 1 672, Novas Experincias de Magdeburgo sobre o Espao Vazio, um processo para a determinao do peso do ar. Com isto as teorias de Aristteles ficaram definitivamente ultrapassadas. Iremos determinar a densidade do ar da seguinte maneira: um balo de vidro com torneira, colocado com o ar contido em uma balana de travesso. Seja m1 a massa obtida. Bombeamos agora, com uma bomba de bicicleta, um pouco de ar dentro do balo e pesamos novamente. A medida agora a massa m2, um pouco maior. A diferena m2 - m1 , nos d a massa do ar bombeado. Agora teremos apenas que determinar o volume desta quantidade de ar. Para se determinar o volume da quantidade de ar adicional, recolhemos o ar em um cilindro de medio, o qual emborcado cheio dgua em uma cuba de vidro com gua. Seja V o volume. A densidade ento: = (m2 - m1)/V. Encontraremos o resultado = 1,3 mg/cm3.

Os gases dilatam-se muito quando aquecidos. Por isso determinamos sua densidade e peso especfico a uma temperatura de 0 oC. Todos os dados valem portanto para condies bastante especficas (0 oC, presso normal). Em lugar da bomba de ar podemos tambm usar uma seringa calibrada. O volume do ar bombeado pode ser medido pelo deslocamento do mbolo. No que se deve prestar ateno? Nossas experincias mostraram que a densidade e o peso especfico de um corpo praticamente no se diferenciam numericamente. A rigor isto somente vale num local padro, local onde a acelerao da gravidade normal; g n = 9,806 65 m/s2. Em toda a superfcie terrestre, no entanto, o peso de um corpo de massa 1 g varia, no mximo em 0,3% de 1 gf. Nas proximidades do local padro a diferena naturalmente menor. Na maior parte dos casos prticos, portanto, os valores numricos da densidade absoluta podem ser igualados aos do peso especfico. isto se modifica em muito quando nos afastamos da superfcie terrestre. Importante: Massa especfica e peso especfico so diferentes da mesma forma que massa e peso. A densidade de uma substncia tem o mesmo valor em todos os lugares, enquanto que o peso especfico pode ser at zero. A seguinte tabela d as densidade absoluta e os pesos especficos de algumas substncias:
Densidades ou pesos especficos 3 3 g/cm gf/cm AI Pb Fe Au Cu Mg Ag Pt Zn Lato 2,7 11,35 7,86 19,3 8,93 1,74 10,5 21,45 7,13 8,3 Vidro Mrmore Pinheiro Faia Cortia gua Petrleo Mercrio Ar Oxignio 2,4 - 2,7 2,5 - 2,8 0,4 - 0,8 0,6 - 0,9 0,2 - 0,4 0,9982 0,85 13,55 1,29 . 10-3 1,43 . 10-3

A densidade e o peso especfico do lcool so = 0,79 g/cm3 e = 0,79 gf/cm3. Se V = 1 cm3 , ento obteremos para a massa e o peso de um centmetro cbico de lcool m = 0,79 g e P = 0,79 gf. O valor numrico do peso especfico nos d portanto quantos gramas-fora 1 centmetro cbico pesa. Da mesma forma o valor numrico da densidade nos d quantos gramas de uma substncia esto contidas em um centmetro cbico. O peso de um centmetro cbico de uma substncia e seu peso especfico so por isso numericamente iguais, mas so grandezas fsicas diferentes.

O mesmo vale para a massa e a densidade absoluta de um centmetro cbico de uma substncia. Nota: Em nosso terceiro pargrafo desse trabalho, onde comparamos volumes e raios de esferas de chumbo e madeira de mesmo peso (portanto de mesma massa) indicamos que a de madeira ter volume cerca de 9 vezes maior e raio cerca de 3 vezes maior. Vamos melhorar esse confronto considerando os seguintes dados para suas massas especficas: 11,35 g/cm 3 para o chumbo e 0,8 g/cm3 para a madeira. Sejam r e R os raios das esferas macias de chumbo e madeira, respectivamente; seus volumes sero: (4/3)r3 e (4/3)R3 e suas massas especficas sero Pb= 11,35 = m/(4/3)r3 e m= 0,8 = m/(4/3)R3 . Como suas massas so iguais, escrevemos: m = 11,35.(4/3)R3 = 0,8.(4/3)R3 . Ento, para comparar os volumes e raios fazemos: 11,35/0,8 = [(4/3)R3]/[(4/3)r3] =~ 14,2 [(4/3)R3]/[(4/3)r3] = R3/r3 = ~ 14,2 R/r = 14,21/3 = 2,42 A esfera de madeira ter volume 14,2 vezes maior que a de chumbo e seu raio ser 2,42 vezes maior.

Vous aimerez peut-être aussi