Vous êtes sur la page 1sur 2

APOSTILA

Nome: Data: N: Disciplina: Biologia Nota: Srie/Turma: 1Ano Professor(a): Vanessa Lima

Evoluo Evoluo significa mudana: as espcies modificam-se ao longo do tempo. Na histria da cincia a idia evolucionista relativamente recente; o que prevaleceu at o final do sculo XVIII foi a idia de que os seres vivos eram em nmero fixo e imutveis o fixismo.

I. Jean Baptiste Lamarck O primeiro a tentar explicar o processo da evoluo foi Jean Baptiste Lamarck. Lamarck combatia as idias criacionistas e fixistas da poca e foi o primeiro a tentar explicar cientificamente o mecanismo pelo qual a evoluo acontece, da a sua grande importncia.

Para Lamarck, os seres vivos vo desenvolvendo determinados rgos de acordo com suas necessidades de sobrevivncia. Um dos exemplos mais conhecidos o do pescoo de girafa. Segundo Lamarck, as girafas atuais, com pescoo comprido, eram descendentes de girafas ancestrais que provavelmente tinham pescoo curto. Mas, com a necessidade de alcanar alimentos (folhagens das rvores), tinham de esticar o pescoo e, com isso, o pescoo alongou-se.

E essa caracterstica adquirida foi transmitida aos seus descendentes, originando as atuais girafas de pescoo longo. Portanto, pelo uso ou desuso da caracterstica, e sua transmisso aos descendentes, ocorreu a evoluo das espcies. E quando o organismo no necessita do rgo o mesmo atrofia.

A partir da, Lamarck elaborou algumas leis.

A 1 Lei de Lamarck, a Lei do Uso e Desuso, afirmava que quanto mais se usa um rgo mais desenvolvido ele fica, ocorrendo o inverso se o rgo no for utilizado.

A 2 Lei, Lei dos Caracteres Adquiridos propunha que todas as caractersticas que fossem adquiridas durante a vida do indivduo, seriam passadas aos seus descendentes. Apesar das idias de Lamarck terem sido rejeitadas na poca, j que no se tinha o conhecimento de gentica e acreditava-se no fixismo, ele merece ser respeitado por defender idias sobre evoluo.

II. Charles Darwin Aps vrios anos de observaes em viagens, o naturalista ingls Charles Darwin conseguiu chegar a algumas concluses a respeito da evoluo.

Para Darwin, os indivduos de uma mesma espcie apresentam variaes entre si. Como na natureza existe o livre cruzamento entre as espcies, temos uma maior variabilidade desses indivduos. As alteraes que forem positivas para aquela espcie, naquele ambiente, vo favorecer o indivduo que, por sua vez, ir ter maior chance de sobreviver idade adulta e, por conta disso, ter maior chance de reproduzir, deixando assim maior quantidade de indivduos descendentes com aquelas caractersticas favorveis.

Resumindo: Darwin tinha o conhecimento que na natureza, ao longo de vrios anos, as espcies sofriam modificaes. A partir de ento, surgiu a teoria da Seleo Natural de Darwin, segundo a qual indivduos de uma determinada populao, que apresentam variaes vantajosas para a sobrevivncia, so selecionados positivamente.

Porm, do mesmo modo que Lamarck, Darwin no conseguiu explicar a origem da variabilidade nas populaes, nem como as caractersticas so transmitidas ao longo das geraes.

Contudo, Darwin contribuiu para a construo da Teoria Sinttica da Evoluo. Essa teoria aproveita os princpios de Darwin, porm com o conhecimento das variaes, visto que com o avano da gentica foi possvel verificar as variaes que ocorrem em nvel de gen.

Alguns fatores podem aumentar a variabilidade gentica. Entre eles podemos citar: mutao gnica, mutao cromossmica e recombinao. J alguns fatores podem atuar sobre a variao gentica como a prpria seleo natural e a migrao.

Vous aimerez peut-être aussi